Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2017


Recommended Posts

Relação das marcas acima de 40°C em SC e RS neste ano:

 

42,0°C Braço do Norte/SC - 17/12/2017

41,2°C Itapiranga/SC- 16/12/2017

40,4°C Blumenau/SC - 16/11/2017

40,2°C Criciúma/SC - 17/12/2017

40,2°C Corupá/SC (MDA) - 16/11/2017

40,1°C Corupá/SC (SDS) - 16/11/2017

40,1°C Santa Cruz do Sul/RS 16/12/2017

 

Esqueci alguma?

 

Curiosamente no dia 15/12 a máxima na Epagri foi de 38,16°C e no dia 16/12 38,29°C. Já no Sr. Wolfang deu 40°C no dia 15/12 e 41,2°C no dia 16/12. :russian:

Link to comment
Share on other sites

A chuva prevista para essa tarde decepcionou por aqui.

Provavelmente o que atrapalhou a chuva foi a entrada dos ventos marítimos mais fortes, que acabaram por empurrar os núcleos de chuva mais pro interior.

Aqui no Tatuapé não choveu, apenas trovejou. Apesar disso, tivemos um pouco de chuva no início da última madrugada.

 

Na Mooca, a máxima chegou aos 29.9 graus, após uma mínima de 19.6 graus.

Agora temos 24.4 graus.

A chuva da noite acumulou 6 mm.

Link to comment
Share on other sites

A estação chuvosa começou muito mal por aqui.

No atual trimestre (OND), caíram apenas 37 mm em Queimada Nova, sendo que a média para o período é de cerca de 135 mm.

Os modelos estão muito pessimistas quanto a chuva prevista para os próximos 3 meses. Seria um novo 2012?

 

A curto prazo, há previsão de pancadas de chuva para o Natal e para a véspera.

Link to comment
Share on other sites

Vendo os comentarios aqui na página fico com a impressao de que estou em outro país.

Esse 2o semestre está perfeito em BH, inverno frio e primavera também, com total ausencia de calor.

Não bastasse isso, a chuva bateu a média em out e nov (início da temporada aqui) e já superou em dezembro também.

Em algumas estações caminhamos para 500mm nesse mês já! Surreal! Sem falar que esse calorão todo do centro sul não chegou nem perto aqui!

2017 tá perfeito para nós, espero que melhore nas outras regiões ate o reveillon e fique democrático pra todos!!!

Link to comment
Share on other sites

Vendo os comentarios aqui na página fico com a impressao de que estou em outro país.

Esse 2o semestre está perfeito em BH, inverno frio e primavera também, com total ausencia de calor.

Não bastasse isso, a chuva bateu a média em out e nov (início da temporada aqui) e já superou em dezembro também.

Em algumas estações caminhamos para 500mm nesse mês já! Surreal! Sem falar que esse calorão todo do centro sul não chegou nem perto aqui!

2017 tá perfeito para nós, espero que melhore nas outras regiões ate o reveillon e fique democrático pra todos!!!

 

Aqui na mata mineira estava muito bom até há pouco tempo atrás, a coisa deu uma desandada quando a ZCAS migrou pro norte de Minas. Mas a expectativa é de MUITA CHUVA a partir do Natal.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Sampa, também estamos ruins de chuva até agora.

 

Até a manhã de hoje, a estação do INMET, no Mirante de Santana, acumula 37,9 mm.

A média pra dezembro na normal baziana 1981-2010 é: 224,4 mm.

E hoje já é dia 18... :sad:

Só resta torcer pra que se confirmem as previsões do GFS para o resto do mês.

 

Quanto às temperaturas, vínhamos mais ou menos na média até uns 4 ou 5 dias atrás.

Porém, os últimos dias já deram uma ligeira anomalia positiva.

 

Fiz um cálculo rápido e, até hoje, estamos assim no Mirante (Referência normal 1981-2010):

Máximas: 28,7°C (+1,1)

Mínimas: 18,9°C (+0,6)

 

Depois, o Rodolfo deve postar dados mais completos.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A chuva vai voltar ao sul de mg

 

 

[attachment=0]ecmwf_tprecip_rio_41.png[/attachment][attachment=1]gfs_tprecip_saopaulo_41.png[/attachment]

e pro rs ? alguma chuva ? ontem ocorreram temporais ,mas praticamente só vento .. foi pouca chuva (na maioria das cidades foram menos de 10 mm). hoje temos um dia encoberto o dia inteiro com temperatura maxima de 22,2 graus , enquanto ontem deu 36.8.

Link to comment
Share on other sites

A chuva vai voltar ao sul de mg

 

 

[attachment=0]ecmwf_tprecip_rio_41.png[/attachment][attachment=1]gfs_tprecip_saopaulo_41.png[/attachment]

 

William e Renan,

as previsões do Euro e GFS 12Z para as chuvas na minha região e Zona da Mata estão melhorando bem após o dia de Natal.

Agora para a região Serrana do Rio é muita chuva.

Link to comment
Share on other sites

Relação das marcas acima de 40°C em SC e RS neste ano:

 

42,0°C Braço do Norte/SC - 17/12/2017

41,2°C Itapiranga/SC- 16/12/2017

40,4°C Blumenau/SC - 16/11/2017

40,2°C Criciúma/SC - 17/12/2017

40,2°C Corupá/SC (MDA) - 16/11/2017

40,1°C Corupá/SC (SDS) - 16/11/2017

40,1°C Santa Cruz do Sul/RS 16/12/2017

 

Esqueci alguma?

 

Curiosamente no dia 15/12 a máxima na Epagri foi de 38,16°C e no dia 16/12 38,29°C. Já no Sr. Wolfang deu 40°C no dia 15/12 e 41,2°C no dia 16/12. :russian:[/quo

 

EPAGRI FICA NAS MARGENS DO URUGUAI, WOLFGANG FICA A +-3/4 KM DENTRO.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia quente e com CBs nas redondezas.

 

Últimos dias aqui;

 

15/12: 21,1/34,0

16/12: 18,3/35,6 (extremos do mês)

17/12: 20,7/34,5 - 4,6mm

Hoje: 21,0/35,1

 

Choveu apenas 34,0mm em casa e 33,8mm em Resende, no mês....

 

RIDÍCULO...!!

 

 

Ainda bem quente.

 

nDW8VTH.jpg

 

Só ontem tive 70,6mm em Joinville/Floresta. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na minha região caso não chova o previsto nesses ultimas semanas corre o risco de ser o dezembro mais seco desde de 1961.

 

Outros dezembros com pouca chuva, segundo INMET:

 

1963 - 99 mm

2007 - 152,6 mm

2016 - 155,6 mm

 

Até o presente dia, choveu 62,8 mm.

 

Aproveitando seu post, aqui o registro é assim.

 

Dezembros mais secos desde 1973:

 

1997: 122,2mm

 

1975: 125,6mm

 

Esses dois são os mais secos já registrados. Ou seja, NUNCA houve um Dezembro com menos de 100mm aqui. E me parece certo de que não será isso a ocorrer este ano. A previsão está boa para os últimos 10 dias.

Link to comment
Share on other sites

Dezembro se não me engano é o mês que mais chove em BH. Aí tipo, o canal de umidade vai "descendo para São Paulo", partir 2ª quinzena dez/JAN/até início FEV = maior probabilidade eventos ZCAS em Sampa.

 

Parece que está tudo "encaminhado"; as instabilidades já começam no decorrer desta semana aqui na Capital, aliviando a tarde e a noite, ao menos.

 

E estou na espera de um janeiro "frio" (bem chuvoso e instável). Acho que há tempos isso não ocorre. Os últimos janeiro tem sido bem quentes (tanto com chuva - ano passado, ou seco!). Fevereiro quente é chover no molhado.

 

Agora, noite quente, mas um pouquinho menos pior que ontem à noite.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na minha região caso não chova o previsto nesses ultimas semanas corre o risco de ser o dezembro mais seco desde de 1961.

 

Outros dezembros com pouca chuva, segundo INMET:

 

1963 - 99 mm

2007 - 152,6 mm

2016 - 155,6 mm

 

Até o presente dia, choveu 62,8 mm.

 

Aproveitando seu post, aqui o registro é assim.

 

Dezembros mais secos desde 1973:

 

1997: 122,2mm

 

1975: 125,6mm

 

Esses dois são os mais secos já registrados. Ou seja, NUNCA houve um Dezembro com menos de 100mm aqui. E me parece certo de que não será isso a ocorrer este ano. A previsão está boa para os últimos 10 dias.

 

Renan,

com menos de 100 mm em dezembro na cidade de Juiz de Fora desde 1961.

 

Mas de 1893 até 1930 duas vezes choveu abaixo de 100mm em Juiz de Fora

 

42,2 mm em 1895(em janeiro e fevereiro de 1896 somou 993 mm)

 

97,0 mm em 1923( em janeiro e fevereiro de 1924 somou 1055 mm)

 

Outros valores baixos para dezembro

 

109,1 mm em 1915

128,6 mm em 1896

130,8 mm em 1910

131,0 mm em 1927

Link to comment
Share on other sites

Dezembro atípico com relação a chuva, até agora choveu apenas 52.5mm no mês, sendo que a ultima chuva significativa foi no dia 07/12.

 

 

 

Choveu apenas 34,0mm em casa e 33,8mm em Resende, no mês....

 

RIDÍCULO...!!

 

Pelo menos agora eu sei que não estou sozinho na crise hidrica do mês, kkkkkkkkkkk.

 

Eu estou com 71,4mm neste Dezembro de 2017....muito abaixo da média.

 

A luz no fim do túnel fica por conta do GFS. Se a previsão do americano se confirmar, a gente consegue a proeza de chegar ou mesmo ultrapassar a média normal de chuvas em apenas 10 dias (do dia 21 ao 31).

 

Aqui em casa 35mm nos ultimos 30 DIAS!!!! Terra muito seca, mesmo no fundo

Link to comment
Share on other sites

 

 

Choveu apenas 34,0mm em casa e 33,8mm em Resende, no mês....

 

RIDÍCULO...!!

 

Pelo menos agora eu sei que não estou sozinho na crise hidrica do mês, kkkkkkkkkkk.

 

Eu estou com 71,4mm neste Dezembro de 2017....muito abaixo da média.

 

A luz no fim do túnel fica por conta do GFS. Se a previsão do americano se confirmar, a gente consegue a proeza de chegar ou mesmo ultrapassar a média normal de chuvas em apenas 10 dias (do dia 21 ao 31).

 

Pois é, "tamo junto" kkkkkkkk

Não confio muito no GFS...mas...ficarei na torcida.

 

 

 

Resende esse mês (anomalias da 1981/2010)

 

UIvP8Pq.png

 

 

 

 

 

Só ontem tive 70,6mm em Joinville/Floresta. Abraços.

 

E de uma chuva dessa (de preferência, com raios) que tô precisando kkkkkkk

 

Volta VERÃO RAIZ! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Noite nublada aqui em Sampa, com predomínio de nuvens baixas.

Agora temos 21.7 graus na Mooca.

 

-------------------

 

Acredito que a diferença gritante nos acumulados de chuva previstos entre os modelos ECMWF e GFS se deve já que o GFS superestima as chuvas de convecção (o que teremos na metade sul do sudeste nos próximos dias até o Natal), enquanto o europeu subestima.

Particularmente não estou confiante que em SP a chuva deva ficar dentro ou até acima da média.

Link to comment
Share on other sites

No fim da tarde e anoitecer de ontem, tivemos duas formações convectivas por aqui, bem isoladas e interessantes, que geraram algumas trovoadas e relâmpagos. A segunda, curiosamente, veio pelo quadrante Sudeste e atingiu parte da cidade (trovoadas vindas dessa direção são muito raras). Tivemos uma breve pancada de chuva forte, acumulando 5mm em casa e 2,2mm no INMET. Enfim, qualquer milho para os pintos é bem vindo.

 

Vamos agora a mais uma tarde bem típica de verão, deixando o meu quarto parecido com uma sauna. Quem sabe, dessa vez, as nuvens não escondem o sol antes do quarto ficar estupidamente quente ?

Link to comment
Share on other sites

Vendo os comentarios aqui na página fico com a impressao de que estou em outro país.

Esse 2o semestre está perfeito em BH, inverno frio e primavera também, com total ausencia de calor.

Não bastasse isso, a chuva bateu a média em out e nov (início da temporada aqui) e já superou em dezembro também.

Em algumas estações caminhamos para 500mm nesse mês já! Surreal! Sem falar que esse calorão todo do centro sul não chegou nem perto aqui!

2017 tá perfeito para nós, espero que melhore nas outras regiões ate o reveillon e fique democrático pra todos!!!

Em termos de temperatura julho e setembro foram perfeitos por aqui.

Setembro deste ano foi o mês de setembro mais frio da história em boa parte do Nordeste, julho também bateu muitos recordes.

 

Já novembro e dezembro decepcionaram muito em termos de chuva, as pancadas foram fracas e irregulares.

Em decorrência disso, as temperaturas ficaram acima da média.

Muito estranho para uma "La Niña".

Link to comment
Share on other sites

Relação das marcas acima de 40°C em SC e RS neste ano:

 

42,0°C Braço do Norte/SC - 17/12/2017

41,2°C Itapiranga/SC- 16/12/2017

40,4°C Blumenau/SC - 16/11/2017

40,2°C Criciúma/SC - 17/12/2017

40,2°C Corupá/SC (MDA) - 16/11/2017

40,1°C Corupá/SC (SDS) - 16/11/2017

40,1°C Santa Cruz do Sul/RS 16/12/2017

 

Esqueci alguma?

 

Curiosamente no dia 15/12 a máxima na Epagri foi de 38,16°C e no dia 16/12 38,29°C. Já no Sr. Wolfang deu 40°C no dia 15/12 e 41,2°C no dia 16/12. :russian:[/quo

 

EPAGRI FICA NAS MARGENS DO URUGUAI, WOLFGANG FICA A +-3/4 KM DENTRO.

 

Pretendo instalar minha estação antiga na região, vamos ver como se comporta em relação à epagri, isso nos próximos dias já.

 

Em Blumenau mais um dia chato e garoento, faz 24,3C com uma garoa bem fina e contínua.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Choveu apenas 34,0mm em casa e 33,8mm em Resende, no mês....

 

Eu estou com 71,4mm neste Dezembro de 2017....muito abaixo da média.

 

A luz no fim do túnel fica por conta do GFS. Se a previsão do americano se confirmar, a gente consegue a proeza de chegar ou mesmo ultrapassar a média normal de chuvas em apenas 10 dias (do dia 21 ao 31).

 

Pois é, "tamo junto" kkkkkkkk

Não confio muito no GFS...mas...ficarei na torcida.

 

Andoni,

o GFS acertou bem na quantidade de chuvas para os últimos dias de novembro e 1ª quinzena de dezembro para o Centro-Norte de Minas, ES.

O modelo Europeu chegou a indicar valores altíssimos na 1ª quinzena de dezembro para cidades a oeste, noroeste de Belo Horizonte, teve uma previsão do dia 4 a 14/12 que indicava mais de 600 mm para região de Curvelo até Patos de Minas(500mm), não aconteceu.

Link to comment
Share on other sites

Bonitos temporais, William e Felipe.

 

Continua muito boa a saída 12Z do GFS, condiz muito bem com o que tenho recebido da Climatempo, chuvas mais abundantes sobre o PR, SP, MS, RJ e MG (centro-sul do estado) até o final do ano, podendo os acumulados ficarem entre 100mm e 200mm na maior parte das cidades, porém em SP e PR alguns lugares pode passar de 200mm e quem sabe chegando aos 300mm em locais mais isolados. A situação merece acompanhamento.

 

A princípio sem ZCAS, toda essa instabilidade será motivada pela influência de cavados em 500mb e difluência em altos níveis.

Link to comment
Share on other sites

Não sei se é pedir demais, mas eu gostaria de um natal chuvoso esse ano em Belo Horizonte, já fazem anos que nem o natal e nem o réveillon são chuvosos aqui e ainda tivemos que aguentar um calor excessivo até para Dezembro nos últimos anos. Antigamente era tradição chover nestas datas.

 

As previsões indicam que a noite de natal tem grandes chances de registrar alguma chuva, mas ainda estão instáveis. Vamos aguardar e tomara que se concretizem!

Link to comment
Share on other sites

Só pra lembrar: será que vamos ter um acumulado gigante no Mirante na semana do Natal? A semana mais chuvosa de 2017 no Mirante foi entre os dias 15 e 21 de janeiro(só nessa semana choveu praticamente toda a média de chuva de janeiro, mais de 210mm).

Torcer para que a semana do Natal não se repita com o que ocorreu em dezembro de 2015(só que no caso de dezembro de 2015 isso ocorreu na semana entre o natal e o ano novo, foram + ou- 245 mm, mais do que a média de qualquer mês no Mirante). Mas estão prevendo que a semana entre o Natal e o Ano Novo será tranquila por aqui.

 

Obs: na semana do Natal de 2008 também teve muita chuva, entre os dias 22 e 23 de dezembro de 2008 choveu 72,4mm no Mirante(a chuva foi toda na tarde e noite do dia 22 e a cidade ficou um caos, essa chuva alagou a região de Santana e da Rodoviária do Tietê).

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia aqui em Sampa em que os ventos marítimos atrapalharam a formação de pancadas de chuvas.

Alguns cúmulos chegaram a se desenvolver, mas a entrada desses ventos acabaram empurrando as nuvens mais para o interior e por isso chegamos a ver um tempo mais aberto, até o aparecimento de nuvens baixas que agora deixam o tempo fechado.

 

Agora temos 22.9 graus na Mooca.

A máxima chegou aos 29.5 graus.

Já a mínima ficou em 20.5 graus.

Link to comment
Share on other sites

Calorão no Oeste Catarinense. Em Itapiranga chegou a 37,0°C na Epagri. Do centro ao litoral não passou de 30°C e houveram máximas mais frescas.

 

Brusque teve as menores máximas de Dezembro e as menores desde 23 de Novembro. Máximas de 23,8 a 24,4 com "spray" e tempo nublado. Amanhã a começar a esquentar gradativamente até Sábado.

 

Parece que o Natal e véspera serão frescos e com chuva. Me lembra um pouco o de 2002.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais um dia aqui em Sampa em que os ventos marítimos atrapalharam a formação de pancadas de chuvas.

Alguns cúmulos chegaram a se desenvolver, mas a entrada desses ventos acabaram empurrando as nuvens mais para o interior e por isso chegamos a ver um tempo mais aberto, até o aparecimento de nuvens baixas que agora deixam o tempo fechado.

 

Agora temos 22.9 graus na Mooca.

A máxima chegou aos 29.5 graus.

Já a mínima ficou em 20.5 graus.

 

Os modelos tem MUITA dificuldade com meteorologia tropical.

 

Não caiu nem perto a chuva prevista pelo Europeu. Chegava a 500mm em alguns locais de Minas.

Link to comment
Share on other sites

Tarde muito quente hoje no interior de São Paulo. As chuvas andam isoladas demais e não tem beneficiado a maioria da população. Hoje tive máxima de 35,6°C, a maior desde outubro.

 

Máximas pela região:

36,1°C Lins

35,7°C Ibitinga

35,5°C Bauru

34,9°C Pradópolis

34,7°C Ariranha

34,4°C Bebedouro

33,7°C Barra Bonita

31,7°C São Carlos

 

O calorão deve continuar amanhã, mas o alívio deve começar a partir de quinta-feira (21), com a volta de chuvas mais amplas principalmente do centro para o sul do estado de SP. Entre 22 e 28 de dezembro pode chover bastante, de forma ampla, em quase todo o estado, com queda nas temperaturas máximas de ~6/8°C, talvez mais. As chuvas serão provocadas por ação pura e simples da termodinâmica, facilitada em alguns momentos por cavados em superfície e médios níveis, e ventos de noroeste.

Link to comment
Share on other sites

Outro dia de sol o dia todo, e agora com muito calor dentro de casa. Certamente essa é a pior parte do verão, é o calor dentro de casa.

 

Ao contrário dos últimos dias, desta vez não chegou a formar nenhuma nuvem de desenvolvimento vertical. É possível que o padrão anticiclônico em 500mb tenha sido mais significativo sobre minha região hoje.

 

Máxima: 31,4C

Mínima: 19,2C.

Link to comment
Share on other sites

A título de curiosidade, meses de dezembro menos chuvosos na estação do IAG, na capital paulista, que tem uma série mais longa de dados:

 

49,2 mm (1963)

72,1 mm (2013)

85,8 mm (1953)

87,2 mm (1985)

90,2 mm (1999)

95,2 mm (1948)

96,5 mm (1943)

98,2 mm (1944)

 

-------------------------------------------------------------

 

Na estação do INMET (Mirante de Santana) desde 1961:

 

70,8 mm (1963)

74,6 mm (1999)

83,1 mm (2013)

98,6 mm (1969)

Link to comment
Share on other sites

Pois é...

Aqui em Sampa, as noites estavam agradáveis até o fim da semana passada.

Boas pra dormir.

 

Nestes últimos 2 ou 3 dias também já começa a esquentar dentro de casa. :heat: :sad:

Ainda não precisei de ventilador à noite mas é simples questão de tempo, se não tivermos um refresco nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Outro dia de sol o dia todo, e agora com muito calor dentro de casa. Certamente essa é a pior parte do verão, é o calor dentro de casa.

 

Ao contrário dos últimos dias, desta vez não chegou a formar nenhuma nuvem de desenvolvimento vertical. É possível que o padrão anticiclônico em 500mb tenha sido mais significativo sobre minha região hoje.

 

Máxima: 31,4C

Mínima: 19,2C.

 

A umidade em BH chegou a 35% hoje. Um escândalo se falando de Dezembro.

 

Porém, veja que o ano vai terminar chuvoso:

 

LPZl1JX.png

Link to comment
Share on other sites

Parece consolidado que o período de Natal em JF e região (24 e 25) realmente será de sol entre muitas nuvens, com calor e possibilidade de temporais na parte da tarde ou à noite. Como a chuva deve vir na forma de pancadas, é difícil precisar o volume das precipitações. Algumas áreas podem ter grandes acumulados pontuais, outras podem ter pouco ou nada de chuva. De uma forma geral, o tempo deve colaborar na maior parte do período, mas atenção com as confraternizações ao ar livre. Melhor mantermos mecanismos de proteção contra os temporais (chuva forte, rajadas de vento, raios), hehehe !

Link to comment
Share on other sites

Chegamos ao dia 20, se o mês terminasse hoje, Sp terminaria com um acumulado de chuvas digno de Agosto, muito pouco se tratando de Dezembro.

Mesmo estas previsões dando mais chuvas até o fim do mês. Acho difícil chegar na média, precisaria cair dias seguidos com chuva volumosa, mas quem sabe. A título de curiosidade o maior acumulado em 24h do Mirante é de Dezembro de 1988.

Tem até um jornal do dia do ocorrido no YouTube

 

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.