Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Dezembro/2017


Recommended Posts

Em Buenos Aires tivemos sorte e nos livramos, pelo menos até agora, do calor. A temperatura foi até 30 e pouco, 31, ainda no meio da manhã, mas logo depois começou a chover a noroeste daqui. Por isso, o tempo aqui também ficou nublado e como tínhamos vento noroeste, o ar fresco dessas chuvas chegou aqui e a temperatura está caindo. Agora faz 24,8ºC, mínima do dia. Essas áreas de instabilidade estão chegando a Buenos Aires. Caem algumas gotas, há muitos relâmpagos e trovões e o céu está escuro.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito calor no RS! Máximas até as 16h:

 

39,2°C Uruguaiana

39,1°C Bagé

 

38,9°C Livramento

38,7°C Venâncio Aires

38,6°C Quaraí

38,4°C Itaqui

38,3°C Santa Maria

38,3°C Campo Bom

38,2°C São Vicente do Sul

 

37,7°C Taquara

37,7°C São Borja

37,7°C São Luiz Gonzaga

37,6°C Três Coroas

37,5°C Bagé

37,3°C Jaguarão

37,2°C Alegrete*

37,1°C Teutônia

37,0°C São Leopoldo

 

36,9°C São Gabriel

36,8°C Cerro Largo

36,4°C Santa Rosa

36,2°C Santiago

36,0 Rio Pardo

Link to comment
Share on other sites

E, sem essa de "Grêmio é Brasil!" (by Galvão), mas Dá-lhe Grêmio, porque: Quero acabar com a banca do Real, o Grêmio merece, gosto do Renato Gaúcho, dar um "UP" indireto para nossa seleção para a Copa ano que vem, não é Corinthians nem Palmeiras!!!

 

Força Grêmio!!!!

 

Mensagens datadas assim são tão interessantes de analisar quanto os manuscritos de Pompéia! :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos pancadas de chuva em Sampa, provocadas pelo calor junto com a influência da extrema urbanização da cidade.

Choveu entre 14:30 e 16 horas aqui no meu bairro. A intensidade não foi forte.

 

Na Mooca, o acumulado ficou em 3.6 mm.

Ja nas temperaturas, a máxima chegou aos 32.6 graus, após uma mínima de 20.4 graus.

Agora temos 26.4 graus.

Link to comment
Share on other sites

Após uma manhã e inicio de tarde com forte calor aqui, choveu muito forte neste final de tarde aqui em Friburgo com direito a granizo, acumulando hj até o momento 25,8mm no Campus da Uerj no bairro Vila Amélia. A máxima foi de 31,xC na área urbana, no momento agradáveis 18,5C e tempo encoberto.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui não houve tempestades, nem próximo disso. Que decepção ! Apenas uma chuva fraca muito passageira agora há pouco, e calorão de 31,9C. Sol o dia todo, com grandes CBs observadas à distância, mas nenhuma se aproximou daqui.

 

Não vai demorar muito. Pelo visto o Europeu voltou atrás na chuva.

 

No máximo uns 3 dias sem chuva para um final de ano tempestuoso em MG. :drinks:

 

R8qQVrt.png

Link to comment
Share on other sites

SERÁ DEZEMBRO??

 

Coutinho,

 

não me arrisco a fazer previsões a longo prazo (sou péssimo nisso, e apenas me baseio no Global). Mas, com os dados de hoje, teremos um Natal quente (já faz um certo tempo que não passamos por um frescor no Natal, falha a memória).

 

Apesar disso, Dezembro (Novembro idem!) foi muito prazeroso até quinta feira passada, e, sem dúvida alguma, aqui em São Paulo, foi o verão climático mais com seu início mais tardio.

 

Somente neste sábado e a analisando os próximos dias, cheguei à conclusão que iniciamos o verão por estas bandas dia 14/dez; simplesmente FANTÁSTICO! O início mais tardio havia sido em 201: 10/dez. [highlight=yellow]O normal é ser até a 1ª semana de dezembro.

[/highlight]

Apesar de ausente em postagens, acompanhava você dizer ainda no início,meados Outubro (acompanhado pelo companheiro de Curitiba, profissional em meteorologia - fugiu-me o nome...), coisa do tipo "após o calorão fora de hora, virá meses mais frio que o normal...". Bingo! Novembro/Dez (ao menos a 1ª quinzena).

 

Aliás, o ano em São Paulo foi marcado por um inverno longo mais ou menos e uma primavera longa e precoce, além de bem quente. Inverno curto e menos. Verão normal, com volta ao menos de 1 evento de ZCAS. Neste início de verão 2017/2018, tardio, por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Dia dinâmico meteorologicamente falando aqui em Buenos Aires. Como relatei mais cedo, a madrugada foi bem quente, com mínima de 26,5ºC. A manhã foi nublada, mas já com muita nebulosidade. A máxima foi de 31,1ºC ainda por volta das 10h. Isso porque logo depois áreas de chuva se formaram a noroeste de Buenos Aires, trazendo ar mais fresco pra cá. Aqui a chuva chegou no meio da tarde, com muitos trovões, relâmpagos, mas apenas algumas gotas. A temperatura caiu bem, chegando a 21,6ºC, que foi a mínima do dia.

 

Passada a chuva, tivemos algumas aberturas de sol e desde então a temperatura está subindo. Agora, 21h32, já temos muito calor novamente, com 28,6ºC. A URA é de 55%, o vento sopra de noroeste a 17 km/h e a pressão atmosférica está baixíssima e chama a atenção: apenas 992,6 hpa. Novamente há relâmpagos, por enquanto distantes, no lado oeste.

 

Há uma grande área de chuvas cobrindo todo o sul da província de Córdoba, de Entre Rios e toda a metade norte da cidade de Buenos Aires. O tamanho da chuva é tão grande que os aviões estão sendo obrigados a fazer desvios imensos. Um voo vindo de Santiago, por exemplo, que tem duração de 1h30 normalmente, levou aproximadamente três horas para fazer o trajeto hoje, algumas horas atrás.

 

E essas instabilidades devem chegar aqui nas próximas horas, trazendo tempestades e ventania, ao que tudo indica. Será no começo da madrugada, por volta de 1h. Em breve volto com mais novidades.

Link to comment
Share on other sites

AQUI SETEMBRO FOI UMA ABERRAÇÃO, VEIO O CLIMA NORMAL A FRIO ATÉ INÍCIO DE DEZEMBRO, SÓ NOS ÚLTIMOS 3/5 DIAS É QUE TIVEMOS "VERÃO"

 

Bem, aqui setembro foi uma aberração também. Outubro foi MUITO QUENTE. E "verão mesmo", a partir de 5ª feira. Novembro foi excelente (para temp. abaixo da média), e dez, até 4ª feira estava ótimo!

 

Aliás, hoje conheci um professor da USP em meteorologia, que foi professor do Luan (nosso Morsa). Totalmente da corrente "aquecimentista", com papos de que o CO2 realmente aquece o planeta, que as calotas do Ártico e da Antartida estão derretendo e tal....

 

Falei sobre o Molion, ele aparentemente não gostou.

 

Falei sobre o BAZ, ele até conhece, mas seu "entendimento" é que é sobre um site sobre "amantes do frio". Disse-lhe que isso talvez tenha sido nos primórdios, que hoje o site é muito mais sobre climatologia.

 

O papo foi curto, mas é gente boa. Disse também que acompanha previsões pelo Weatherchannel, Climatempo e CPTEC, e que o CPTEC está praticamente falido.

 

Bem, apenas uma curiosidade do dia de hoje....

Link to comment
Share on other sites

A chuva está por chegar a Buenos Aires (na mensagem anterior disse que seria à 1h, mas esse seria o horário da passagem da frente fria). Muitos raios e trovões. Permanecemos com 28,6ºC e a pressão subiu um pouco, para 994 hpa.

 

Ezeiza já tem chuva. Desabou para 22ºC, está com vento de sudoeste a 33 km/h e rajadas de 59 km/h.

Link to comment
Share on other sites

A chuva está por chegar a Buenos Aires (na mensagem anterior disse que seria à 1h, mas esse seria o horário da passagem da frente fria). Muitos raios e trovões. Permanecemos com 28,6ºC e a pressão subiu um pouco, para 994 hpa.

 

Ezeiza já tem chuva. Desabou para 22ºC, está com vento de sudoeste a 33 km/h e rajadas de 59 km/h.

 

Aliviou bem.

 

Aqui extremamente quente esta noite. Madrugada será uma m****

Link to comment
Share on other sites

Esta é a primeira noite quente em POA depois do "inverno". Agora faz 26,5° com 76% e o céu está limpo. Ao contrário do que acontecia até ontem, com o cair da noite não refrescou, e só no fim da noite nos distanciamentos dos 30°.

 

A semana que vem será quente e úmida, em regra entre 20° e 30°. Verão instalado.

Link to comment
Share on other sites

Assuntos off NÃO SÃO permitidos aqui. As mensagens com este teor foram movidas, e a reincidência acarretará em advertência e/ou suspensão.

 

E ainda não sabe porque o Forum morreu. !!!

 

O lugar onde você vive não tem regras, mesmo que de bom senso? O país que você vive não tem leis? A empresa que você trabalha não tem regimento interno?

Link to comment
Share on other sites

viewtopic.php?f=20&t=16127

 

O conjunto das regras, que trabalhamos para que fosse da forma mais sucinta possível e que facilitasse o entendimento de todos, e também não tomasse tanto tempo na leitura, postado em setembro de 2015. O tópico de número 1 é bem clara quanto à postagem de off-topic fora do espaço para tal (que teve que ser fechado por causa das brigas ininterruptas).

Link to comment
Share on other sites

Calor terrível em POA: pré-frontal com 33,2° e 55% com tempo nublado!! Está um bafo, tudo quente, independente de onde estiver. Hoje só com ar-condicionado ou ventilador na cara.

 

Ademais, nem esfriou de madrugada: mínima de 24,6°. Detalhe que estava 24,X° à 1 h da manhã. Contando os minutos para a chegada da chuva, que pelo visto virá forte! Agora a linha atravessa exatamente sobre Santa Maria e Santiago, e logo chegará à Cachoeira do Sul e a região das Missões. Aqui em POA o tempo deve virar lá pelas 15 h.

Link to comment
Share on other sites

Na últimas noite tivemos 79 mm acumulados em Palmas, sendo 53 mm em apenas 1h. Houve alagamentos em vários pontos da cidade com alguns carros ilhados.

Foi a terceira maior pancada de chuva do ano. Com isso ultrapassamos a média de chuvas esperada para Dezembro em 30 mm até o momento. :clapping:

 

39077136622_39862f7dc2_b.jpgpalmas by EDUARDO RIES, no Flickr

 

39108428251_2e0a8d979d_h.jpgPALMASchuva by EDUARDO RIES, no Flickr

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Em Buenos Aires tivemos vários momentos com chuva entre 22h de ontem e 5h de hoje. No total foram 48 mm. A chuva veio acompanhada por fortes rajadas de vento, que chegaram a 67 km/h no Aeroparque, 74 km/h em Ezeiza e 122 km/h em La Plata, a 60 km de Buenos Aires. Depois das 5h novamente rajadas, mas de sul, trazendo ar fresco, que derrubaram a temperatura para 16,1ºC, mínima de hoje. Agora, 10h50, temos sol entre muitas nuvens, agradáveis 18,9ºC, com URA de 62%, vento sul a 13 km/h e pressão em 1.008,8 hpa.

Link to comment
Share on other sites

Falando em chuva, os acumulados mensais até agora em algumas estações da metade sul:

 

Santa Vitória: 8,3 mm

Chuí: 8,4 mm

Jaguarão: 12 mm

Bagé: 16 mm

Rio Grande: 25,0 mm

Pelotas: 30,6 mm

Canguçu: 37,4 mm

Livramento: 60,6 mm

 

A escassez de chuva iniciou-se no final de outubro. Novembro também foi de baixos acumulados.

 

 

Isso configura um quadro de estiagem agrícola

 

ogb98p.jpg

 

Disponibilidade de água no solo:

 

 

i28tg6.png

 

 

E a evapotranspiração. Para quem não sabe é a evaporação + transpiração das plantas.

 

 

155tau9.png

 

 

Se tem muita evapotranspiração (saída de água do sistema) e pouca chuva (entrada de água no sistema) complica as coisas. Na estação da embrapa em Pelotas choveu 32 mm esse mês enquanto evapotranspirou 77 mm.

Faz-se necessário uso de irrigação em algumas culturas!

Esse tempo seco tem agravado o risco de incêndios florestais como o que ocorreu entre Pinheiro Machado e Pedras Altas, no último dia 13, queimando aproximadamente 1000 ha de campos, mata nativa e florestas ligada a silvicultura.

 

25324005_1469392479840653_1561511890_n.png

 

Foto: PinheiroOnline

Link to comment
Share on other sites

E as tormentas seguem causando transtornos no Sul Gaúcho, desta vez em Pinheiro Machado - RS:

 

 

Segunda vez esse ano que isso ocorre. Da outra vez deu mais de 80 km/h.

 

 

Pena que a estação está offline desde a madrugada. Não dá pra saber a velocidade do vento e nem o acumulado de chuva.

Link to comment
Share on other sites

Aproveitando... sei que o Climatempo não é lá essas coisas de previsão mas é possível aproveitar alguma coisa dessa previsão do Verão 2017/2018? Fiquei preocupado com o excesso de calor em Fevereiro mesmo com um pseudo La Nina

 

Alguns destaques para o verão 2017/2018

- A maior parte da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste ocorrerá principalmente na primeira metade do verão. Risco elevado para enchentes

- Excesso de calor deve ser destaque em fevereiro

- O Sul do Brasil, em média, deve ter chuva abaixo da média, mas não será completamente seco

- Região Norte terá muita chuva neste verão

- Nordeste terá muito calor e pouco chuva, mas áreas produtoras terão chuva suficiente

- Grande pressão para pragas e doenças na agricultura

- Provavelmente teremos uma temporada de muitos mosquitos

Link to comment
Share on other sites

Este pré-frontal está brabo, realmente!! Aqui em POA ficamos longe deste absurdo do Litoral Sul de SC, mas mesmo com tempo nublado e mais escuro a máxima atingiu incríveis 35,2° só com o vento N!!! A u.r. não baixou dos 48% o que dá sensação de 42°!!

 

Há pouco tivemos uma pancada muito forte, mas bem rápida. Despenquei para os atuais 25,4° e 77%. Queda de 10° em 30 minutos! Mas o principal fator que derrubou a temperatura foi o vento forte, mas nada excepcional.

 

Houve granizo no bairro vizinho da Bom Jesus. Aqui só um pancadão com vento.

Link to comment
Share on other sites

42,0°C com índice de calor de 52°C. Vale do Braço do Norte mostrando seu calor.

 

Outras máximas até o momento:

 

39,4°C - Criciúma/SATC

39,35°C - Criciúma/Epagri

39,16°C - Siderópolis

39°C - Urussanga

38,56°C - Nova Veneza

38,54°C - Meleiro

38,2°C - Turvo

 

Enquanto isso, não muito longe, o Cabo de Santa Marta não consegue esquentar. Máxima de 22,1°C com vento sustentado de 50 km/h.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.