Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Estação Mirante de Santana - São Paulo/SP


Carlos Dias
 Share

Recommended Posts

Eu costumo tentar entender os diversos pontos de vista, mas com sinceridade mover a estação do Mirante do Santana seria um absurdo, é uma das raras estações do Inmet do Brasil que está no mesmo lugar há décadas e permitiu acompanhar muito bem a mudança do clima na região, representa adequadamente dentro das limitações de uma estação (que no fim não passa de um ponto) as áreas urbanizadas da cidade.

 

Eu sei que tem muita gente que, levando em conta unicamente o próprio gosto, acha que uma cidade do tamanho de São Paulo deve ter sua estação principal no meio do mato (vide CGE Capela do Socorro) para registrar mínima sub-10ºC 100 dias por ano, mas a estação do Mirante do Santana é importantíssima por permanecer no mesmo lugar há tanto tempo e a urbanização ao redor está dentro do esperado para uma estação urbana da maior metrópole da América do Sul (uma agradável praça num bairro residencial, nada demais), inclusive existem lugares (e não são poucos) ainda mais quentes no meio da formidável ilha de calor paulistana, em junho de 2011 por exemplo quando fez 6,1ºC no Mirante teve estação do CGE que parou na casa dos 8ºC no miolo da cidade.

 

O fato de ficar em topo também está longe de ser um problema, afinal a estação registra melhor os ventos e o topo representa com mais exatidão o comportamento da atmosfera, o objetivo do Inmet não é procurar as menores mínimas dentro das cidades, e nem deveria ser, isto é para aficionados (e nada contra).

 

O maior dano de trocar a estação de lugar seria ter que começar do zero uma nova série e sem parâmetros para comparação, realmente não faz sentido algum fazer isso já que são Paulo conta com uma ótima estação em um parque urbano (USP) e com estações não profissionais espalhadas desde o meio da ilha de calor até dentro de um matagal pelo CGE. Seria ótimo se tivéssemos ainda mais estações, mas que não cometam a estupidez de encerrar as observações no Mirante após 70 anos.

 

Para quem acha esta bucólica pracinha de bairro um absurdo, vejam as fotos das estações de Melbourne (1) e Tucson University (2), ou ainda procure no site das convencionais do Inmet onde fica o abrigo da convencional do Rio de Janeiro.

 

1 - download1.jpg

free jpeg images

 

2 - download2.jpg

image url upload

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Em hipotese nenhuma tem que mudar a estação de lugar..e jogar toda uma serie fora..!! Apesar que Santana estar n Zona Norte não considero um bairro quente na capital. Morei por 25 nos na Zona Norte de SP e tenho muitas lembranças com ver o termometro do Shopping Center Norte marcar 3 graus..

 

Concordo com o Aldo..estas estações do CGE tem dados duvidosos...algumas estação como Mooca, Lapa, Sto Amaro, Butanta, penso que estão dentro da normalidade...Mas Capela do Socorro e S Mateus penso que há alguma coisa errada.

 

Das quentes, posso dizer que a Mooca e Lapa lideram...E mesmo que tivesse uma estação na AV Paulista nos seus 818m de altitude, ela ficaria no grupo das quentes , o Mirante no Grupo intermediario e Tremembé, Parelheiros nas frias...

Link to comment
Share on other sites

1. No caso da "academia", a prefeitura de Sampa está colocando esses aparelhos em várias praças da cidade, não é só no Mirante.

A praça em questão (Praça Vaz Guaçu) é o ponto de lazer da vizinhança. Embora esteja a 4 ou 5 quadras de ruas comerciais movimentadas, o local é tranquilo.

Apenas como dado curioso, há uma estação do metrô a 5 quadras da estação do Mirante (Estação Jardim São Paulo, linha norte-sul, azul).

Como a rede de metrô de Sampa é ridiculamente pequena, dá para ver que a estação é bem próxima do centro.

 

2. Concordo que a mudança da estação implica na perda de uma série de dados de 70 anos. Também acho que deveria ficar lá.

Porém, o problema é o crescimento desordenado de nossas cidades.

Já existem 2 prédios de apartamentos (15 a 20 andares) a 2 quadras de distância.

Sou leigo mas acho que, se continuar assim, a estação vai ficar inviabilizada no futuro, porque os prédios vão interferir nos ventos de N, NO e NE.

Para os lados sul, oeste e leste não há tanto problema porque há um desnível de cerca de 20, 30, 40 m (Dependendo do lado) até a rua mais próxima.

 

3. Sampa tem a estação do IAG que, embora também sofra os efeitos da urbanização, fica num parque de 5,5 km² (550 hectares).

É o Parque Estadual das Fontes do Ipiranga (Nome oficial), conhecido popularmente por Parque do Estado (Nome antigo) ou parque da Água Funda (Bairro onde está), onde também ficam o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico.

 

4. Há outro problema.

O município de Sampa tem zona rural (Pode parecer incrível para a maioria :sarcastic: mas é verdade) além de toda a região metropolitana, onde se planta grande quantidade de verduras e hortaliças.

Se um sujeito for plantar alguma coisa sensível ao frio e for se basear nas mínimas do Mirante, estará lascado. :negative:

Por isso, acho que seria interessante outra estação do INMET numa região mais rural de Sampa ou da RM.

 

5. O ideal seria as estações do CGE serem instaladas obedecendo a condições técnicas mínimas, como aquelas de vários colegas do BAZ.

Aí sim teríamos uma boa idéia (Confiável) do clima de toda a cidade.

 

6. A localização da convencional de Belo Horizonte é, acho eu, bem pior que a do Mirante.

Ela fica ao lado da sede do 5º DISME, no cruzamento Av. do Contorno x av. Raja Gabaglia, no centro de BH.

Vocês podem ver pelo Google Maps e o Street View.

Link to comment
Share on other sites

A estação pode até ficar onde está, mas deveria haver uma outra numa região não-urbanizada,

justamente para termos uma comparação dos dados, do quanto a urbanização tem feito a

diferença.

 

Vocês poderiam falar das automáticas próximas ao Mirante, mas elas estão instaladas há pouco tempo.

Os técnicos do INMET deveriam ter considerado a possibilidade de duas convencionais na maior cidade

do hemisfério sul. Ao menos nas maiores cidades e com maiores variações de microclima, seria interessante

se houvesse mais de 1 estação oficial. São Paulo ainda tem a sorte de ter uma do governo federal e outra

do estado. Mas deveria ter outras....minha opinião.

Link to comment
Share on other sites

A estação do INMET-Juiz de Fora mudou de lugar em 1973. A explicação dessa mudança, pelo

que meu professor de climatologia me disse na época, era que a urbanização já estava atrapalhando

os dados no antigo local. Mas, se a estação daqui foi transferida por este motivo, o que dirá da

paulistana? Por isso eu acho que o verdadeiro motivo é que o local atual é um super topo, com

bons dados de ventos. O INMET se interessa mais pelos ventos que pela temperatura.

Link to comment
Share on other sites

A estação pode até ficar onde está, mas deveria haver uma outra numa região não-urbanizada,

justamente para termos uma comparação dos dados, do quanto a urbanização tem feito a

diferença.

Totalmente de acordo.

Pelo menos mais uma, como eu disse acima.

 

Existia a do Horto Florestal, sobre a qual já comentei várias vezes aqui, e que foi desativada... :sad:

Link to comment
Share on other sites

De fato existe esta visão equivocada entre alguns climatologistas de que qualquer efeito de urbanização sobre uma estação é indesejável, mas esta visão é totalmente anacrônica, não há como defender que a estação meteorológica principal de uma grande metrópole fique numa área onde os efeitos da urbanização são mínimos, é como defender que o clima de áreas densamente urbanizadas (para onde uma parcela cada vez maior da população mundial está se mudando, sem entrar no mérito se isto é bom ou não) não deve ser monitorado, realmente um absurdo sequer pensar nisso.

 

Agora, defender que eixstam mais estações eu também defendo, inclusive em áreas rurais aqui da região, acho que a da Capela do Socorro apesar de não ser profissional (também olho dados do CGE mais por curiosidade, é outro nível para Inmet/IAG) é um exemplo, pela foto que o Troyano colocou fica no meio de um matagal e ainda tem drenagem de ar frio, vale por curiosidade e uma estação profissional ali também seria válida mas num terreno mais limpo.

 

A estação de Belo Horizonte é a que mais aproxima da foto de Melbourne que coloquei, nestes casos eu já sou contra colocar o sensor de temperatura do lado de uma avenida movimentada, mas considero a do Rio pior ainda pois nem gramado tem e todo o calor absorvido pela construção influencia o abrigo (e Tucson também outra tristeza em cima do asfalto e com o calor dos carros estacionados ao sol).

 

Quando a automática do Mirante começou a funcionar no mesmo lugar da convencional eu também fui contra, logo pensei que era um desperdício, mas hoje entendo o valor desta decisão, além de servir para controlar melhor a qualidade dos dados (teria servido para esclarecer as inconsistências nas mínimas em 1994 e nas máximas em 1999, entre outras), ainda está sendo a salvação agora que as máximas da convencional misteriosamente deixaram de ser divulgadas (desde 31/03), e está impedindo a formação de um buraco na série.

 

A automática de Barueri foi um avanço, de longe parece mais uma estação em área urbanizada mas basta dar o zoom e ver que está numa grande área verde ainda que cercada por urbanização (certamente a cidade de Barueri é mais quente que a estação, principalmente à noite), mas que venham mais estações, só não dá é para fechar a mais antiga e perder toda uma referência, é dar um tiro no pé.

 

Infelizmente o Inmet tem muitas limitações, entre os absurdos está o fato de que o litoral paulista só contar com uma estação automática (Iguape, nem conto Moela que vive com problemas) e não ter nenhuma estação convencional do instituto, então se quisermos mais estações na grande SP terá que ser por outros caminhos.

Link to comment
Share on other sites

Quando a automática do Mirante começou a funcionar no mesmo lugar da convencional eu também fui contra, logo pensei que era um desperdício, mas hoje entendo o valor desta decisão, além de servir para controlar melhor a qualidade dos dados (teria servido para esclarecer as inconsistências nas mínimas em 1994 e nas máximas em 1999, entre outras), ainda está sendo a salvação agora que as máximas da convencional misteriosamente deixaram de ser divulgadas (desde 31/03), e está impedindo a formação de um buraco na série.

Não duvido que seja problema com o termômetro de máxima.

 

Se for mesmo, será que é tão difícil substituir aqui em São Paulo?

 

A convencional de São Simão-SP, próxima a Ribeirão Preto, está sem registrar mínimas desde julho de 2012.

E lá não tem automática.

Link to comment
Share on other sites

Seja qual for o motivo é injustificável estar sem dados desde o dia 31/03, ainda mais num lugar como SP, ainda tenho pequena esperança que por algum erro as máximas só não estejam sendo divulgadas no site, mas só quando atualizarem o BDMEP vai dar para saber.

 

Apesar de tudo, eu não sou contra mudar o lugar de uma estação em casos extremos, como quando a cidade sufoca totalmente a estação a ponto de fontes artificiais de calor ficarem ao lado dos sensores de temperatura (caso de Melbourne por exemplo), talvez seja até o de Juiz de Fora, mas em SP não chegou a este ponto ainda, e tomara que não chegue.

 

Imaginem uma estação no meio de um vão cercada por prédios de 30/50 andares, o vento e a insolação vão à zero e amplitude térmica cai para menos da metade (recordes nunca mais), aí também deixa de fazer sentido a estação.

:hang1:

Link to comment
Share on other sites

Se a estação do INMET daqui continuasse no mesmo lugar nos dias de hoje, ela sofreria influência da segunda principal avenida da cidade, a Av. Brasil,

e de várias fábricas que se instalaram próximas ao antigo local. Creio eu que os dados sairiam distorcidos. A estação do Mirante ainda tem um verde

ao redor, no caso daqui ficaria parecido com a estação de BH. Não entendo porque eles não mudaram de lugar a convencional da capital...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...

Ual! Belas Fotos do Mirante Aldo! Parabens! Só vi agora!

 

Concordo com as opiniões. Acho que a estação do Mirante não deve ser movida de lugar, até pq ficaria sem nexo, para comparar os dados atuais com o do passado. Agora levemos em conta que em 1945, quando começou o Mirante, São Paulo tinha entre 1 e 2 milhões de habitantes. Hoje passamos pra mais de 11 milhões. Ninguem imaginava esse booom demográfico.

 

Embora o INMET não tenha mais de uma estação, São Paulo (cidade) como todos aqui sabem é bem servida de estações, graças a Prefeitura via CGE (ao menos nisso eles tão bem), sendo ao todo mais de 20 estações em todos os pontos da cidade permitindo todos nós acompanharmos os microclimas da cidade.

 

Num termo geral em estações, dá pra citar as quase 100 estações Pluviométricas/Fluviométricas espalhadas pelos leitos dos rios da Capital/RMSP coordenadas pelo SAISP/CGE, como a da foto embaixo na Avenida Aricanduva, mais as estaçoes dos usuários no Wunderground, da Cetesb (meteorologica e de qualidade do ar) e por aí vai.

 

1tr4.png

Link to comment
Share on other sites

  • 2 years later...
  • 1 month later...

Interessante, Evandro.

 

Só agora que eu vi este teu post.

 

Pode-se ver que o local já tinha certa urbanização em 1958 mas muito longe da situação atual.

 

No extremo direito da foto de 1958, na metade superior, dá para ver um pequeno trecho, em curva, da linha do antigo trem da Cantareira, ramal de Guarulhos, imortalizado na música de Adoniram Barbosa: "Trem das Onze".

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

As menores temperaturas da estação do Mirante de Santana, S.Paulo-SP

 

-2,1°C (02/8/1955)

0,8ºC (09/08/1948)

0,8°C (10/07/1994)

1,2°C (01/06/1979)

1,2°C (26/06/1994)

1,5ºC (01/08/1955)

1,5°C (18/07/1975)

1,9°C (12/07/1965)

2,0°C (27/06/1994)

2,0°C (09/07/1994)

2,1°C (22/07/1946)

2,2°C (08/07/1956)

2,2°C (31/05/1979)

2,8°C (04/06/1946)

2,8°C (30/07/1990)

2,8°C (09/07/1994)

3,1°C (06/07/1951)

3,1°C (25/07/1951)

3,1°C (13/07/1965)

3,1°C (11/07/1969)

3,2°C (19/07/1975)

3,2°C (???/07/1960)

3,2°C (18/07/1979)

3,3°C (09/06/1957)

3,3°C (21/07/1957)

3,4°C (27/08/1984)

3,5°C (04/09/1964)

3,5°C (21/08/1965)

3,5°C (13/06/2016)

3,6°C (12/07/1950)

3,6°C (25/08/1962)

3,7°C (29/05/1974)

3,7°C (21/07/1981)

 

 

Mínimas registradas nas ondas de frio de 1955, 75, 79, 94, 2000, 11 e 16 no Mirante de Santana

 

1955

-2,1°C = 2/8/1955

 

1975

1,5°C = 18/7/1975

 

1979

1,2°C = 1º/6/1979

 

1994

0,8°C = 10/7/1994

 

2000

4,1°C = 18/7/2000

 

2011

6,0°C = 4/8/2011

 

2016

3,5°C = 13/6/2016

 

Fonte: Aldo Santos, INMET e Rodolfo Alves

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Mais alguns dados de frio no Mirante:

 

OCORRÊNCIA DE VARIÁVEIS ENTRE 1980-2014 (Pesquisa feita por mim, com base no arquivo do INMET):

Ocorrências Mínimas Sub-10 no Mirante:

520 ocorrências entre 1980-2014 de mínimas Sub10, com a maior parte delas (35%) ocorrendo em Julho durante esse período.

7HnHrwC.png

 

Ocorrências de Mínimas entre 10 e 13ºC no Mirante:

A0iCfs3.png

 

Ocorrências de Máximas Sub 17 no Mirante:

R8LWvJD.png

 

 

 

==============================================================================================

 

MENORES TEMPERATURAS MENSAIS NO MIRANTE DE SANTANA:

Fonte: Tempo e Clima/INMET

Janeiro: 10,2ºC (21/1/1952)

 

Fevereiro: 11,1ºC (10/2/1949)

 

Março: 11,0ºC (23/3/1950)

 

Abril: 6,0ºC (20/4/1951)

 

Maio: 2,2ºC ( 31/5/1979)

 

Junho: 1,2ºC (01/07/1979; 26/07/1994)

 

Julho: 0,8ºC (10/07/1994)

 

Agosto: -2,1ºC ( 2/8/1955)

 

Setembro: 2,3ºC (15/9/1943)

 

Outubro: 4,3ºC ( 13/10/1947)

 

Novembro: 7,1ºC (02/11/1949)

 

Dezembro: 9,4ºC (14/12/1951)

 

=============================================================================

 

Menores Temperaturas Anuais no Mirante de Santana:

(Fonte: Tempo e Clima/INMET)

 

1943 mín 2,3ºC dia 15/09

1944 Sem Dados

 

1945 mín 4,0ºC dia 02/05

 

1946 mín 2,1ºC dia 22/07

 

1947 mín 4,3ºC dia 13/10

 

1948 mín 0,8ºC dia 09/08

 

1949 mín 5,3ºC dia 14/05,

 

1950 mín 3,6ºC dia 12/07

 

1951 mín 3,1ºC dias 06 e 25/07

 

1952 mín 4,1ºC dia 19/07

 

 

1953 Sem Dados

 

1954 mín 6,6ºC dia 30/08

 

 

1955 mín -2,1ºC dia 02/08

 

 

1956 mín 2,2ºC dia 08/07

 

 

1957 mín 3,3ºC dias 09/06 e 21/07

 

 

1958 mín 6,2ºC dias 22 e 24/07

 

 

1959 mín 4,6ºC dia 09/06

 

 

1960 mín 3,2ºC julho

 

1961 mín 8,5ºC dia 15/06

 

1962 mín 3,6ºC dia 25/08

 

1963 mín 4,8ºC dia 06/08

 

1964 mín 3,5ºC dia 04/09

 

1965 mín 1,9ºC 12/07

 

1966 mín 5,2ºC dia 07/08

 

1967 mín 4,6ºC dia 09/06

 

1968 mín 3,9ºC dia 18/05

 

1969 mín 3,1ºC dia 11/07

 

1970 mín 5,9ºC dia 03/07

 

1971 mín 4,7ºC dia 07/07

 

1972 mín 4,0ºC dia 11/07

 

1973 mín 5,9ºC dias 13/05 20/06

 

1974 mín 3,7ºC dia 29/05

 

1975 mín 1,5ºC dia 18/07

 

1976 mín 5,2ºC dia 16/08

 

1977 mín 6,9ºC dia 17/05

 

1978 mín 4,0ºC dia 15/08

 

1979 mín 1,2ºC dia 01/06

 

 

1980 mín 6,5ºC dia 23/09

 

 

1981 mín 3,7ºC dia 21/07

 

 

1982 mín 8,7ºC dia 31/07

 

 

1983 mín 5,4ºC dia 06/08

 

 

1984 mín 3,4ºC dia 27/08

 

 

1985 mín 5,2ºC dia 08/06

 

 

1986 mín 8,2ºC dia 09/07

 

 

1987 mín 5,2ºC dia 08/08

 

 

1988 mín 4,2ºC dia 06/06

 

 

1989 mín 6,2ºC dia 10/05

 

 

1990 mín 2,8ºC dia 30/07

 

 

1991 mín 6,4ºC dia 02/08

 

 

1992 mín 7,9ºC dia 26/08

 

 

1993 mín 4,4ºC dia 01/08

 

 

1994 mín 0,8ºC dia 10/07,

 

 

1995 mín 9,6ºC dia 05/08 e 05/09,

 

 

1996 mín 7,5ºC dia 22/07,

 

 

1997 mín 5º0C dia 09/06,

 

 

1998 mín 9,3ºC dia 17/07

 

 

1999 mín 5,4ºC dia 16/08

 

 

2000 mín 4,1ºC dia 18/07

 

 

2001 mín 5,6ºC dia 29/07

 

 

2002 mín 5,7ºC dia 03/09

 

 

2003 mín 5,9ºC dia18/08

 

 

2004 mín 6,8ºC dia 09/08

 

 

2005 mín 9,4ºC dia 09/07

 

 

2006 mín 6,2ºC dia 06/09

 

 

2007 mín 6,4ºC dia 30/07

 

 

2008 mín 8,3ºC dia 17/06

 

 

2009 mín 7,7ºC dia 04/06

 

2010 mín 8,5ºC dia 15/08

 

2011 mín 6,0ºC dia 04/08

 

2012 mín 8,7ºC dia 27/09

 

2013 mín 5,2ºC dia 24/07

 

2014: mín 9,0ºC dia 14/08

 

2015: mín 10,6ºC dia 27/06 (Primeira vez que não se registra uma Sub10)

Link to comment
Share on other sites

A lista das máximas anuais do Mirante também é interessante com vários anos sub-33°C, algo impensável hoje.

 

A título de curiosidade, vejam estas máximas absolutas anuais no Mirante:

 

1992: 32,3°C (28/01 e 18/02. Foi o último ano em que o Mirante não passou dos 33°C)

1991: 33,0°C (16/10)

1989: 32,0°C (27/01, 31/01 e 01/02)

1983: 32,8°C (17/02)

1982: 32,4°C (12/02 e 04/11)

1981: 33,0°C (19/09)

1979: 32,6°C (28/09)

1977: 32,8°C (25/10)

1976: 32,5°C (19/01)

1970: 32,8°C (23/12)

1967: 32,8°C (11/10)

1966: 33,0°C (20/01)

1964: 32,7°C (31/01)

1962: 33,0°C (14/01)

1960: 32,8°C (??/09)

1957: 33,0°C (18/10)

1954: 32,9°C (28/01)

1950: 32,5°C (20/09)

1948: 32,4°C (28/12)

 

Períodos em que a estação do Mirante não chegou aos 34°C:

1973-1983 (11 anos)

1964-1970 (7 anos)

1989-1993 (5 anos)

1954-1957 (4 anos)

 

Hoje é difícil de acreditar... mas 34°C em Sampa dava notícia no jornal. :laugh:

Atualmente, virou coisa normal. :cray:

Link to comment
Share on other sites

A lista das máximas anuais do Mirante também é interessante com vários anos sub-33°C, algo impensável hoje.

 

A título de curiosidade, vejam estas máximas absolutas anuais no Mirante:

 

1992: 32,3°C (28/01 e 18/02. Foi o último ano em que o Mirante não passou dos 33°C)

1991: 33,0°C (16/10)

1989: 32,0°C (27/01, 31/01 e 01/02)

1983: 32,8°C (17/02)

1982: 32,4°C (12/02 e 04/11)

1981: 33,0°C (19/09)

1979: 32,6°C (28/09)

1977: 32,8°C (25/10)

1976: 32,5°C (19/01)

1970: 32,8°C (23/12)

1967: 32,8°C (11/10)

1966: 33,0°C (20/01)

1964: 32,7°C (31/01)

1962: 33,0°C (14/01)

1960: 32,8°C (??/09)

1957: 33,0°C (18/10)

1954: 32,9°C (28/01)

1950: 32,5°C (20/09)

1948: 32,4°C (28/12)

 

Períodos em que a estação do Mirante não chegou aos 34°C:

1973-1983 (11 anos)

1964-1970 (7 anos)

1989-1993 (5 anos)

1954-1957 (4 anos)

 

Hoje é difícil de acreditar... mas 34°C em Sampa dava notícia no jornal. :laugh:

Atualmente, virou coisa normal. :cray:

 

No meu entendimento, a barreira das máximas anuais iguais ou superiores a 34 graus, foi quebrada, a partir de 1984, para a estação do Mirante de Santana. Tornando-se mais comum, registro de máximas dessa magnitude.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Rosamelo, sem considerar a mínima anual registrada em 6 de agosto de 1983 no Mirante de Santana, as mínimas de junho e julho de 1983 devem ter sido bem altas em comparação aos outros anos de junho e julho.

 

A maior sequência de mínimas menores mensais e mais altas aqui em Laje do Muriaé ocorreram nos meses de maio, junho e julho de 1983,nem os invernos quentes pós 2000 tiveram mínimas tão altas aqui em maio, junho e julho.

Link to comment
Share on other sites

As maiores temperaturas registradas na estação do Mirante de Santana, S.Paulo-SP

 

37,8°C (17/10/2014)

37,0ºC (20/1/1999)

36,7ºC (19/1/1999)

36,7ºC (21/1/1999)

36,6°C (31/10/2012)

36,4°C (7/2/2014)

36,1°C (30/10/2012)

35,9°C (1º/2/2014)

35,7°C (3/12/1998)

35,7°C (10/10/2002)

35,5°C (11/10/2002)

35,5°C (5/2/2014)

35,4°C (3/1/2014)

35,3°C (15/11/1985)

35,2°C (20/9/1961)

35,2°C (6/2/2014)

35,0°C (17/11/1985)

35,0°C (3/2/2014)

34,7°C (4/2/2014)

34,7°C (4/2/1984)

34,5°C (16/11/1985)

34,5°C (2/2/2014)

 

 

 

Fonte: BDMEP

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)#Clima

 

http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/134745-sp-registra-recorde-de--temperatura-maxima-fevereiro-nesta-sexta-feira-7.html#.V1caLzUrK1s

Link to comment
Share on other sites

Rosamelo, ainda tem essas:

 

36,3°C (08/02/2014)

36,0°C (09/02/2014)

35,9°C (13/10/2014)

35,8°C (19/10/2014)

35,8°C (17/01/2015)

35,8°C (15/10/2015)

35,7°C (16/10/2015)

35,6°C (03/12/1998)

35,6°C (11/10/2002)

35,6°C (18/01/2015)

35,6°C (20/01/2015)

35,5°C (03/01/2014)

35,5°C (19/09/2015)

35,4°C (12/01/2015)

35,3°C (12/10/2002)

35,3°C (26/09/2004)

35,3°C (28/10/2012)

35,3°C (24/09/2015)

35,3°C (20/10/2015)

35,2°C (11/11/1997)

35,2°C (16/10/2002)

35,1°C (27/09/1961)

35,0°C (05 e 09/10/1944)

35,0°C (21/09/1961)

34,9°C (27/09/1988)

34,9°C (23/10/2000)

34,8°C (31/12/2007)

Link to comment
Share on other sites

Rosamelo, ainda tem essas:

 

36,3°C (08/02/2014)

...

34,8°C (31/12/2007)

 

Muito obrigado, Aldo, pela contribuição!!!

 

As maiores temperaturas registradas na estação do Mirante de Santana, S.Paulo-SP

37,8°C (17/10/2014)

37,0ºC (20/1/1999)

36,7ºC (19/1/1999)

36,7ºC (21/1/1999)

36,6°C (31/10/2012)

36,4°C (7/2/2014)

36,3°C (08/02/2014)

36,1°C (30/10/2012)

36,0°C (09/02/2014)

35,9°C (1º/2/2014)

35,9°C (13/10/2014)

35,8°C (19/10/2014)

35,8°C (17/01/2015)

35,8°C (15/10/2015)

35,7°C (3/12/1998)

35,7°C (10/10/2002)

35,7°C (16/10/2015)

35,6°C (03/12/1998)

35,6°C (11/10/2002)

35,6°C (18/01/2015)

35,6°C (20/01/2015)

35,5°C (11/10/2002)

35,5°C (03/01/2014)

35,5°C (5/2/2014)

35,5°C (19/09/2015)

35,4°C (12/01/2015)

35,3°C (15/11/1985)

35,3°C (12/10/2002)

35,3°C (26/09/2004)

35,3°C (28/10/2012)

35,3°C (24/09/2015)

35,3°C (20/10/2015)

35,2°C (20/9/1961)

35,2°C (11/11/1997)

35,2°C (16/10/2002)

35,2°C (6/2/2014)

35,1°C (27/09/1961)

35,0°C (05/10/1944)

35,0°C (09/10/1944)

35,0°C (21/09/1961)

35,0°C (17/11/1985)

35,0°C (3/2/2014)

34,9°C (27/09/1988)

34,9°C (23/10/2000)

34,8°C (31/12/2007)

34,7°C (4/2/1984)

34,7°C (4/2/2014)

34,5°C (16/11/1985)

34,5°C (31/1/2014)

34,5°C (2/2/2014)

 

 

 

 

 

Fonte: Aldo Santos, BDMEP

https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo_(cidade)#Clima

 

http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias/clima/134745-sp-registra-recorde-de--temperatura-maxima-fevereiro-nesta-sexta-feira-7.html#.V1caLzUrK1s

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

O que tem de 2014 nas maiores máximas já registradas no Mirante, heim ? É brincadeira! :negative:

 

Números de máximas superiores ou igual à 34,5ºC

 

2014 = 14 registros;

2015 = 9 registros;

 

Totalmente atípico, fora da casinha ! Esperamos que anos como essa duplinha aí demorem uns 50 anos pra ocorrer novamente !

Link to comment
Share on other sites

E pensar que em todos os 30 anos da normal 1961-1990, a estação do Mirante registrou apenas 5 marcas de 35°C ou mais... :cray:

 

Foram as seguintes:

35,3°C (15/11/1985)

35,2°C (20/09/1961)

35,1°C (27/09/1961)

35,0°C (21/09/1961)

35,0°C (17/11/1985)

 

Era outro mundo.

 

Comparando os períodos temporais:

 

1991 à 2016 = 36 registros;

1961 à 1990 = 5 registros;

1944 à 1960 = 2 registros.

Link to comment
Share on other sites

O que tem de 2014 nas maiores máximas já registradas no Mirante, heim ? É brincadeira! :negative:

 

Números de máximas superiores ou igual à 34,5ºC

 

2014 = 14 registros;

2015 = 9 registros;

 

Totalmente atípico, fora da casinha ! Esperamos que anos como essa duplinha aí demorem uns 50 anos pra ocorrer novamente !

 

Foi algo digno de Burnmenau!

Link to comment
Share on other sites

 

Números de máximas superiores ou igual à 34,5ºC

 

2014 = 14 registros;

2015 = 9 registros;

 

Totalmente atípico, fora da casinha ! Esperamos que anos como essa duplinha aí demorem uns 50 anos pra ocorrer novamente !

 

Foi algo digno de Burnmenau!

 

Aí já ta exagerando kkkkk, esse verão foi meio fraco de máximas e chegou a 38,8C :sarcastic:

 

Brincadeiras à parte, realmente muito forte o aquecimento visto na Grande São Paulo :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...

Máximas abaixo de 14°C registradas na estação do INMET- Mirante de Santana, na capital paulista, desde 1961:

 

5,2°C / 8,5°C (24/07/2013)

 

2,2°C / 9,6°C (31/05/1979)

 

6,0°C / 10,2°C (12/07/1988)

 

8,7°C / 10,4°C (16/06/1961)

 

9,0°C / 10,8°C (14/09/1990)

 

8,0°C / 10,9°C (14/08/1978)

 

5,9°C / 11,0°C (03/09/1964)

7,2°C / 11,0°C (20/07/1981)

 

5,0°C / 11,1°C (26/08/1984)

 

9,4°C / 11,2°C (24/06/1987)

 

9,8°C / 11,4°C (30/06/1976)

8,8°C / 11,4°C (22/07/1990)

 

6,9°C / 11,5°C (25/07/2013)

 

9,3°C / 11,6°C (20/07/1964)

1,5°C / 11,6°C (18/07/1975)

8,8°C / 11,6°C (01/07/1976)

 

10,1°C / 11,7°C (19/07/1981)

 

7,4°C / 11,8°C (10/07/1976)

6,8°C / 11,8°C (03/08/1991)

 

9,2°C / 11,9°C (28/07/2007)

7,9°C / 11,9°C (29/07/2007)

 

7,5°C / 12,0°C (06/06/1964)

10,2°C / 12,0°C (28/06/1984)

6,1°C / 12,0°C (12/08/2000)

 

9,2°C / 12,1°C (19/09/1979)

 

6,4°C / 12,2°C (09/06/1985)

5,4°C / 12,2°C (13/07/1988)

6,9°C / 12,2°C (26/07/1988)

10,4°C / 12,2°C (26/06/1988)

6,4°C / 12,2°C (02/08/1991)

8,0°C / 12,2°C (24/07/1992)

0,8°C / 12,2°C (10/07/1994)

5,4°C / 12,2°C (15/08/1999)

 

9,9°C / 12,3°C (16/08/1966)

8,9°C / 12,3°C (23/07/1984)

7,2°C / 12,3°C (28/07/2001)

 

9,6°C / 12,4°C (20/09/1979)

5,2°C / 12,4°C (08/06/1985)

10,2°C / 12,4°C (15/06/1988)

7,7°C / 12,4°C (06/07/1989)

9,1°C / 12,4°C (12/07/2003)

9,8°C / 12,4°C (29/08/2003)

 

4,8°C / 12,5°C (06/08/1963)

9,5°C / 12,5°C (30/07/1982)

8,0°C / 12,5°C (29/08/1990)

 

9,6°C / 12,6°C (25/08/1966)

6,9°C / 12,6°C (17/05/1977)

10,4°C / 12,6°C (27/08/1980)

8,0°C / 12,6°C (28/08/1984)

11,4°C / 12,6°C (22/07/1986)

10,6°C / 12,6°C (04/10/1999)

9,0°C / 12,6°C (14/08/2014)

 

8,0°C / 12,7°C (30/06/1964)

10,1°C / 12,7°C (05/08/1972)

9,0°C / 12,7°C (31/08/1972)

10,0°C / 12,7°C (03/07/1976)

11,1°C / 12,7°C (16/08/1984)

10,6°C / 12,7°C (30/07/1996)

9,0°C / 12,7°C (14/07/2000)

10,4°C / 12,7°C (31/07/2006)

 

9,7°C / 12,8°C (19/07/1964)

10,0°C / 12,8°C (13/06/1974)

8,9°C / 12,8°C (07/07/1989)

 

9,3°C / 12,9°C (02/07/1976)

10,8°C / 12,9°C 29/06/1984)

 

9,5°C / 13,0°C (29/06/1976)

9,2°C / 13,0°C (21/07/1990)

------- / 13,0°C (29/07/1990)

8,5°C / 13,0°C (03/08/1992)

9,4°C / 13,0°C (15/07/1993)

 

10,8°C / 13,1°C (17/06/1971)

10,7°C / 13,1°C (02/09/1973)

7,5°C / 13,1°C (22/07/1996)

9,5°C / 13,1°C (26/09/2000)

 

10,1°C / 13,2°C (26/06/1964)

9,4°C / 13,2°C (21/08/1969)

7,4°C / 13,2°C (11/07/1976)

6,5°C / 13,2°C (10/06/1985)

6,8°C / 13,2°C (01/06/1988)

9,4°C / 13,2°C (08/07/1992)

8,4°C / 13,2°C (23/07/1992)

8,4°C / 13,2°C (02/08/1992)

 

3,4°C / 13,3°C (27/08/1984)

9,4°C / 13,3°C (30/05/2007)

 

9,0°C / 13,4°C (08/07/1989)

5,0°C / 13,4°C (31/07/1990)

9,6°C / 13,4°C (21/08/2011)

 

9,5°C / 13,5°C (24/07/1963)

11,4°C / 13,5°C (24/07/1966)

11,1°C / 13,5°C (20/08/1969)

6,6°C / 13,5°C (15/08/1976)

4,0°C / 13,5°C (15/08/1978)

1,2°C / 13,5°C (26/06/1994)

9,0°C / 13,5°C (29/06/1996)

 

6,5°C / 13,6°C (27/07/1964)

10,9°C / 13,6°C (28/05/1971)

11,0°C / 13,6°C (04/08/1972)

10,4°C / 13,6°C (23/08/1990)

9,6°C / 13,6°C (05/08/1995)

 

10,3°C / 13,7°C (04/08/1964)

5,3°C / 13,7°C (10/07/1969)

11,4°C / 13,7°C (03/08/1969)

9,0°C / 13,7°C (22/07/1984)

11,4°C / 13,7°C (18/08/1987)

8,6°C / 13,7°C (11/08/2000)

8,0°C / 13,7°C (26/07/2013)

 

10,6°C / 13,8°C (24/07/1962)

5,4°C / 13,8°C (22/06/1963)

9,9°C / 13,8°C (05/07/1964)

11,8°C / 13,8°C (12/06/1971)

7,4°C / 13,8°C (21/08/1976)

10,9°C / 13,8°C (05/09/1979)

2,8°C / 13,8°C (30/07/1990)

12,4°C / 13,8°C (14/07/1991)

9,4°C / 13,8°C (07/07/1992)

11,2°C / 13,8°C (03/09/2000)

8,5°C / 13,8°C (13/06/2004)

 

11,4°C / 13,9°C (01/08/1966)

 

9,8°C / 14,0°C (17/06/1961)

11,4°C / 14,0°C (17/08/1963)

10,2°C / 14,0°C (03/09/1968)

9,0°C / 14,0°C (08/07/1972)

7,5°C / 14,0°C (07/09/1973)

11,0°C / 14,0°C (26/09/1975)

11,9°C / 14,0°C (25/07/1981)

10,2°C / 14,0°C (20/09/1987)

9,8°C / 14,0°C (11/07/1988)

8,0°C / 14,0°C (25/07/1988)

10,0°C / 14,0°C (25/07/1992)

4,2°C / 14,0°C (09/07/1994)

9,5°C / 14,0°C (10/07/1998)

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

CURIOSIDADE DE SUB-10 NO MIRANTE:

 

Entre 1980 e 2014 há um registro de 520 vezes, que as mínimas foram menores que 10 graus no Mirante Convencional. Sendo dessas mínimas:

 

35% registradas em Julho

24% registradas em Junho

24% registradas em Agosto

9% registradas em Setembro

7% registradas em Maio

1% registrada em Outubro

0,5% registrada em Abril.

 

 

CURIOSIDADE DE PLUS 35 NO MIRANTE:

 

Por outro lado, no mesmo período há um registro de 27 vezes em que o Mirante registrou máximas acima de 35ºC na Convencional. Sendo dessas máximas:

 

41% em Outubro

26% em Fevereiro

15% em Janeiro

11% em Novembro

4% em Dezembro

3% em Setembro

 

Resumo da História: Julho é o mês mais favorável para extremos de frio, enquanto Outubro para extremos de calor.

Link to comment
Share on other sites

Pode acrescentar à lista dos dias mais quentes: 36,5ºC 19/01/2015.

 

Também me recordo dessas máximas entre 34,5º e 35ºC:

34,9ºC 21/11/2002

34,8ºC 11/01/2015

34,8ºC 13/01/2015

34,7ºC 21/10/2007

34,7ºC 13/10/2005

34,7ºC 08/10/2002

34,6ºC 27/12/2014

34,6ºC 29/10/2007

34,6ºC 12/11/2003

34,6ºC 18/01/1999

34,5ºC 11/11/2013

34,5ºC 15/10/2008

34,5ºC 25/01/2006

Link to comment
Share on other sites

Essa lista das máximas iguais ou menores que 14°C está incompleta.

 

Parei em 1985.

Até 2015 tem pelo menos o dobro.

 

Vou continuar.

Concluída.

 

Incrível como máxima sub14 virou artigo de luxo de 2000 pra cá! Nos últimos 17 anos, 17 máximas sub14.

A facilidade de Sampa (Santana/Centro Expandido) chegar a ter máxima sub14 atualmente, é equivalente à de Curita (área urbana da capital) para máxima sub10.

Link to comment
Share on other sites

O que tem de 2014 nas maiores máximas já registradas no Mirante, heim ? É brincadeira! :negative:

Sinceramente, o período 2012-2015 (fora parte de 2013) no Centro-Sul do Brasil é para ser socado na privada e puxado a descarga para NUNCA MAIS VOLTAR!

 

P...q...p...!!! :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, o período 2012-2015 (fora parte de 2013) no Centro-Sul do Brasil é para ser socado na privada e puxado a descarga para NUNCA MAIS VOLTAR!

 

P...q...p...!!! :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm:

 

Concordo e espero que a aberração climática deste período por aqui não volte nos próximos 50 anos, embora eu não seja muito otimista quanto à isso. :negative:

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Máximas abaixo de 14°C registradas na estação do INMET- Mirante de Santana, na capital paulista, desde 1961:

 

5,2°C / 8,5°C (24/07/2013)

 

Aldo, baixou uma dúvida aqui... Este registro de máxima em São Paulo em 24/07/2013 no Mirante foi a mais baixa de todos os registros (desde 1945???***) ou "apenas" da série histórica desde 1961?

 

***O Mirante teve seu início de registros em 1945, certo?

Link to comment
Share on other sites

É desde 1961.

 

Só quando o INMET disponibilizar os registros desde 1945 é que saberemos.

 

A menor máxima da estação do IAG foi 7,2°C em 11/07/1942.

No dia 24/07/2013 a estação do IAG registrou 8,6°C de máxima.

 

Mas o INMET não poderia já ter divulgado o recorde de menor máxima, como divulga outros recordes anteriores aos dados digitalizados?

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Estação do Mirante de Santana, operada pelo INMET é conhecida como a estação meteorológica oficial da cidade de São Paulo. A estação fica no bairro de Santana na zona norte da cidade de São Paulo, num topo a 786 metros de altitude.

 

IEuqIol.png

dY4xYZo.png

 

Sua inauguração foi em 01/12/1945. É a segunda mais antiga em operação na cidade, só perdendo para o IAG que começou em 1933.

 

Atualmente opera tanto com uma estação convencional, e uma automática, esta inaugurada em 25/07/2006.

 

Aqui algumas fotos da estação tiradas por mim ontem da estação, no dia 3 de Novembro.

 

2w6gi51.jpg

85vgogB.jpg

itevFwI.jpg

EJuVUo7.jpg

JPismMV.jpg

qJYHrFy.jpg

tnPqZyl.jpg

CEa07ua.jpg

H8EPk30.jpg

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.