Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Novembro/2017


Renan
 Share

Recommended Posts

  • Replies 627
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aqui em São Paulo novembro do ano passado acumulou 166,8mm. Vamos ver como se comportará a chuva deste mês de novembro no Mirante(e tem uma observação: estamos quase atingindo a média anual de chuva no Mirante, o primeiro semestre(sobretudo janeiro e o outono) contribuiu para isso, e o segundo as chuvas deram uma acalmada. Se chover pelo menos 60% da média este mês, já ultrapassaremos a média anual(e ainda temos dezembro)). E é um mês especial para mim(hoje por ser meu aniversário(rsrs) e no final deste mês tem um evento legal pra mim aqui em São Paulo, por isso quero ver também a previsão para a última semana deste mês).

Link to comment
Share on other sites

Mínimas na área de maçã região de S.Joaquim,Urupema,Urubici e Bom Jardim da Serra.

 

-1,2 Caminhos das Neve/F.Keiser (perímetro urbano de S.J)

-0,9 Cruzeiro/S.Joaquim/F.Keiser recorde de novembro

0,1 Borda serra/B.Jardim/EcoResort

0,2 B.Jardim/Epagri/recorde de novembro

0,8 Fazenda Santa Rita/B.Jardim

0,8 Santa Bárbara/B.Jardim/F.Keiser

0,9 Boava/S.Joaquim/Epagri

1,3 chapada Bonita/Epagri

1,4 Pericó/S.Joaquim/F.Keiser

1,5 Climaterra/cidade de S.Joaquim

1,8 Despraiado/S.Joaquim/Epagri

1,9 M.Igreja/B.Jardim/Inmet

2,7 Luizinho/S.Joaquim/Epagri

2,9 Santa Cruz/cidade de S.Joaquim/Giuliandres Hugen

3,1 Urupema/Epagri

3,2 Cruzeiro/S.Joaquim/Epagri

3,4 Chapada Seca/S.Joaquim/Epagri

3,4 Bentinho/S.Joaquim/Epagri

3,6 S.Joaquim/Epagri

4,2 Mundo Novo/Urubici/Epagri

4,2 S.Joaquim/Inmet

4,5 Morro das Torres/Epagri

4,6 Bossoroca/Urupema/Epagri

4,7 Urupema/Caio Cesar

4,8 Alecrim/S.Joaquim/Epagri

 

Geada mais intensa nos pomares de baixada.

Link to comment
Share on other sites

Noite fresca por aqui. Tive mínima de 13,4° e no INMET deu 12,2°. Incrível que Campo Bom conseguiu chegar em um dígito: 9,9°! Mesmo assim aqui foi bem menos frio do que no interior, como de praxe.

 

Como disse na postagem de outubro, nada de calor pela frente, muito pelo contrário: a MetSul dá para cá máxima de 21° na terça da semana que vem. Teremos uma forte mp para novembro na costa com a linha de 4° em 850 hpa pegando o S do RS e a de 6° chegando em POA. Esta mp será mais intensa do que a de agora. O jato manterá a situação atual, oscilando mais ao norte sobre o Atlântico.

 

Agora faz 25,0° com 38% e p.o. em 9,7°. Não há uma nuvem, nem mesmo brisa.

Link to comment
Share on other sites

Noite fresca por aqui. Tive mínima de 13,4° e no INMET deu 12,2°. Incrível que Campo Bom conseguiu chegar em um dígito: 9,9°! Mesmo assim aqui foi bem menos frio do que no interior, como de praxe.

 

Como disse na postagem de outubro, nada de calor pela frente, muito pelo contrário: a MetSul dá para cá máxima de 21° na terça da semana que vem. Teremos uma forte mp para novembro na costa com a linha de 4° em 850 hpa pegando o S do RS e a de 6° chegando em POA. Esta mp será mais intensa do que a de agora. O jato manterá a situação atual, oscilando mais ao norte sobre o Atlântico.

 

Agora faz 25,0° com 38% e p.o. em 9,7°. Não há uma nuvem, nem mesmo brisa.

 

É a natureza tirando onda com a nossa cara, já que vocês não tiveram inverno então vou dar essas migalhas pra vocês. E essa migalha é bem-vinda porque enfrentar calor depois de um maio a setembro como esse seria preocupante.

Link to comment
Share on other sites

Mínimas na área de maçã região de S.Joaquim,Urupema,Urubici e Bom Jardim da Serra.

 

-1,2 Caminhos das Neve/F.Keiser (perímetro urbano de S.J)

-0,9 Cruzeiro/S.Joaquim/F.Keiser recorde de novembro

0,1 Borda serra/B.Jardim/EcoResort

0,2 B.Jardim/Epagri/recorde de novembro

0,8 Fazenda Santa Rita/B.Jardim

0,8 Santa Bárbara/B.Jardim/F.Keiser

0,9 Boava/S.Joaquim/Epagri

1,3 chapada Bonita/Epagri

1,4 Pericó/S.Joaquim/F.Keiser

1,5 Climaterra/cidade de S.Joaquim

1,8 Despraiado/S.Joaquim/Epagri

1,9 M.Igreja/B.Jardim/Inmet

2,7 Luizinho/S.Joaquim/Epagri

2,9 Santa Cruz/cidade de S.Joaquim/Giuliandres Hugen

3,1 Urupema/Epagri

3,2 Cruzeiro/S.Joaquim/Epagri

3,4 Chapada Seca/S.Joaquim/Epagri

3,4 Bentinho/S.Joaquim/Epagri

3,6 S.Joaquim/Epagri

4,2 Mundo Novo/Urubici/Epagri

4,2 S.Joaquim/Inmet

4,5 Morro das Torres/Epagri

4,6 Bossoroca/Urupema/Epagri

4,7 Urupema/Caio Cesar

4,8 Alecrim/S.Joaquim/Epagri

 

Geada mais intensa nos pomares de baixada.

 

Como vai estar a qualidade da maçã e uva esse ano após um setembro desastroso e depois com retorno do frio?

Link to comment
Share on other sites

É a natureza tirando onda com a nossa cara, já que vocês não tiveram inverno então vou dar essas migalhas pra vocês. E essa migalha é bem-vinda porque enfrentar calor depois de um maio a setembro como esse seria preocupante.

Assino embaixo. Mas pelo menos se vem contra o calor, tem meu aval.

 

Agora 25,8° e 38%.

Link to comment
Share on other sites

Primeiro dia do mês começou com chuva fraca em BH.

Daquela chuva que realmente molha a terra!

E o INPE classificou o corredor de umidade que atravessa o centro norte do país ( GO,DF, Tocantins, norte de minas e BA) como uma ZCOU. Uma boa quantidade de chuva está prevista nesses locais que tanto sofreram com a seca nos últimos anos.

 

Em Bh a chuva cessa hoje e retorna domingo com previsão de uma semana instável! Novembro promete, acho que esse ano será nossa redenção no frio e na chuva que estavam ausentes!

Link to comment
Share on other sites

E o primeiro dia de Novembro foi com influência forte da famosa "massa polar atlântica" dos livros de geografia. As temperaturas mantiveram-se extremamente amenas ao longo de todo o dia, com a máxima de apenas 22ºC às 11:12 (durante um momento de rápido mormaço). Já a mínima poderá ainda ser registrada até meia noite, mas por enquanto está em 17,5ºC, dados da minha estação.

 

No INMET, tivemos uma máxima sub-20 de 18,6ºC. Diferença bastante grande em relação à minha estação, poucas vezes vi tanta diferença.

Link to comment
Share on other sites

Mensagempor Moretão » sexta out 27, 2017 8:07 pm

 

Houve uma cortada no frio em algumas rodadas esta semana, e agora voltou. No ótimo ano passado, Novembro teve mínimas de 11 e 13 graus. Este ano entre 12/15 já estaria ótimo!

 

--

 

No primeiro dia de Novembro, ocorreram as mínimas que eu queria dias atrás: Fez 15,2°C no Centro e 12,8°C no Santa Luzia. Mínimas atrapalhadas pela nebulosidade. Se estivesse totalmente limpo poderia ter ficado entre 11 e 13 como ano passado. MP forte para Novembro. Pelo menos nos últimos anos. :good2:

Link to comment
Share on other sites

A capital paulista também teve um dia ameno hoje.

A noite e a madrugada foram de céu encoberto e alguma garoa.

Aqui em casa, o quintal e a rua amanheceram molhados.

 

A manhã foi de sol entre nuvens aqui na zona norte.

Agora à tarde o céu foi abrindo gradativamente e tivemos períodos quase sem nuvens.

 

Os ventos constantes de SE dão uma sensação de "friozinho".

 

Mirante (Conv): 14,6°C / 22,0°C

IAG: 13,6°C / 21,9°C

Um dia ameno de novembro que lembra os "velhos tempos". :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Estive olhando dados antigos do IAG para um post que estou preparando e fiquei surpreso com a frequência de MP's fortes e tardias que ocorriam nas décadas de 1930 a 1950 (E possivelmente antes, claro).

 

Vejam algumas mínimas na estação do IAG, reparem nas datas:

5,3°C (16/11/1933)

5,6°C (10/11/1933)

4,7°C (13/10/1934)

5,9°C (23/10/1936)

6,2°C (24/10/1936)

6,9°C (08/10/1939)

5,7°C (19/10/1941)

5,4°C (11/10/1942)

6,4°C (10/10/1942)

9,4°C (13/12/1944)

9,9°C (12/12/1944)

5,2°C (13/10/1947)

5,4°C (12/10/1947)

6,3°C (11/10/1947)

9,2°C (04/12/1949)

9,1°C (15/12/1951)

9,5°C (14/12/1951)

5,8°C (16/10/1952)

Link to comment
Share on other sites

Dia excelente em Blumenau, tivemos sol e secura, variação de 15,4C e 27,8C aqui com UR chegando a 39%. Muito legal que nessa época depois das 19h ainda é dia. :good:

 

Outubro fechou um pouco mais quente que o normal, mas ainda assim menos quente que setembro, que setembro terrível senhores.!!!

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Foi só o período mais frio do ano terminar que as temperaturas voltaram à média em Buenos Aires. Outubro terminou com média simples de 18,2ºC, um desvio de apenas +0,2ºC em relação à normal 81-10. A média das mínimas ficou em 13,3ºC (0,0ºC) e das máximas em 23ºC (+0,4ºC).

 

Novembro começou abafado. O primeiro dia do mês foi nublado, com alguns períodos de sol na parte da tarde, principalmente depois das 16h, 17h. A temperatura variou entre 18,7ºC e 25,1ºC. Agora, 21h56, temos céu parcialmente nublado e 23ºC, com URA de 52%, vento norte a 7 km/h e pressão em 1.010,9 hpa.

 

O tempo deve se instabilizar nas próximas horas e a quinta-feira deve ser nublada, com possibilidade de chuvas e temporais. A temperatura varia entre 18 e 21ºC, segundo o SMN (na verdade a máxima oficial do dia ficaria com os 23ºC de agora). O sol nasce às 5h50 e se põe às 19h24.

Link to comment
Share on other sites

Parece que o frescor foi generalizado hoje. Belo Horizonte teve um dia encoberto e chuvoso, com temperatura máxima de 24,2C registrada ontem à noite, pois hoje no meio da tarde fazia 19,7C. Choveu na maior parte do dia mas, como a intensidade foi muito leve com vários períodos de chuviscos, os volumes foram baixos, entre 1 e 2mm. Ou seja, choveu 1 a 2mm de forma distribuída em 9 horas :mosking:

 

A previsão é de que o sol reapareça amanhã, mas ainda será um dia de muitas nuvens e temperaturas amenas.

 

A noite é nublada sem chuva, 18°C.

Link to comment
Share on other sites

Belíssima mínima de 12,4ºC hoje no INMET daqui, enquanto na minha estação o registro foi de 15,0ºC. Como é bom esse friozinho tardio.

É o que tivemos nesses últimos dias por aqui. Hoje tive mínima de 15,9°.

 

A coisa está tão boa que mesmo quente não sentimos calor algum: temos ar seco e venta. Faz 29,5° com 42% e vento E moderado. Mas amanhã já abafa o tempo.

Link to comment
Share on other sites

Hoje o sol voltou a aparecer com mais força por aqui e desde a parte da manhã já.

Tivemos ainda um pouco de nuvens baixas (isoladas) e uma leve cobertura de cirrus.

 

Com o sol mais forte, a temperatura na Mooca subiu ainda mais. Máxima de 25.4 graus.

A mínima ficou em 14.6 graus.

Agora temos 18.7 graus.

Link to comment
Share on other sites

Belíssima mínima de 12,4ºC hoje no INMET daqui, enquanto na minha estação o registro foi de 15,0ºC. Como é bom esse friozinho tardio.

 

Renan,

o modelo Cosmo/Inmet indicando mínimas de 14ºC a 16ºC amanhã em parte do Noroeste do Rio e região de Muriaé, Miraí, Cataguases.

Para Juiz de Fora indicando de 12ºC a 14ºC.

 

O calor volta no sábado e domingo aqui no Noroeste, já na segunda-feira o Cosmo/Inmet indicando máximas baixas a tarde.

 

O interessante é que para a terça e quarta indicando máximas baixas em toda Zona da Mata,Sul de Minas e todo Rio de Janeiro.Mas está bem longe ainda.

 

O que estamos precisando em Minas, Rio e ES é de muita chuva.

Link to comment
Share on other sites

Belíssima mínima de 12,4ºC hoje no INMET daqui, enquanto na minha estação o registro foi de 15,0ºC. Como é bom esse friozinho tardio.

 

Renan,

o modelo Cosmo/Inmet indicando mínimas de 14ºC a 16ºC amanhã em parte do Noroeste do Rio e região de Muriaé, Miraí, Cataguases.

Para Juiz de Fora indicando de 12ºC a 14ºC.

 

O calor volta no sábado e domingo aqui no Noroeste, já na segunda-feira o Cosmo/Inmet indicando máximas baixas a tarde.

 

O interessante é que para a terça e quarta indicando máximas baixas em toda Zona da Mata,Sul de Minas e todo Rio de Janeiro.Mas está bem longe ainda.

 

O que estamos precisando em Minas, Rio e ES é de muita chuva.

 

Nani, realmente o mês de Novembro será bem ameno nos primeiros dias. Mas o que o COSMO mostra quanto a chuvas ? Pelo GFS e Euro, devemos ter precipitações boas entre Domingo e Terça.

Link to comment
Share on other sites

Entre São Borja e Santa Maria está acontecendo uma verdadeira pauleira!! E há uma tempestade muito perigosa na província de Missiones, logo a NO de São Borja.

 

Aqui tempo bom e faz 20,5° com 71%. Ao que parece mal choverá ou sequer choverá aqui amanhã de manhã. Mas já deve amanhecer nublado.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Ontem Buenos Aires começou o dia nublada e abafada. No fim da manhã choveu e a temperatura caiu bem, de quase 20ºC pra 15ºC, que foi a mínima do dia (já a máxima foi de 23ºC à 0Z, 21h de quarta). No começo da tarde deixou de chover e a temperatura começou a subir, até voltar a quase 20ºC já por volta das 19h.

 

Hoje vamos tendo uma manhã ensolarada e agradável. Agora (6h44, hora local) faz 14,8ºC, com URA de 98%, vento oeste a 3 km/h e pressão em 1.005,2 hpa. A máxima prevista para hoje é de 27ºC. O sol nasceu às 5h48 e se põe às 19h25.

Link to comment
Share on other sites

Em breve Davis Vantage Vue no Santo Antão.

A estação ficará em local bem melhor do que está hoje, mais no fundo da baixada e sem correr o risco de perder os dados. Além disso, nos testes do Sr Backendorf a estação WS se mostrou inconfiável nas máximas.

 

A estação marca bem as mínimas mas "manipula" os dados de máxima. Em dias com nuvens e/ou ventosos sempre marca menos que a Davis e sob sol com pouco vento marca bem mais (abrigo ruim). Como eu protegia o abrigo do sol vespertino as máximas que tenho marcado aqui desde setembro de 2016 são em sua maioria menores que a realidade. Sinceramente não sei explicar o motivo disso, mas creio que o software tende a mandar os dados mínimos dos períodos e amortecer todos os picos, ou sei lá... Querem qualidade? Comprem Davis. Estou bem satisfeito com a Vue.

 

No mais Novembro começou fresco por aqui, mínimas bem abaixo da média nesses 3 dias.

 

O Outubro que se encerrou foi o mais quente já registrado pelas medições de Satélite, com anomalia de +0.63ºC, isso depois de Setembro que foi também recorde. (bizarro)

Link to comment
Share on other sites

Em breve Davis Vantage Vue no Santo Antão.

A estação ficará em local bem melhor do que está hoje, mais no fundo da baixada e sem correr o risco de perder os dados. Além disso, nos testes do Sr Backendorf a estação WS se mostrou inconfiável nas máximas.

 

A estação marca bem as mínimas mas "manipula" os dados de máxima. Em dias com nuvens e/ou ventosos sempre marca menos que a Davis e sob sol com pouco vento marca bem mais (abrigo ruim). Como eu protegia o abrigo do sol vespertino as máximas que tenho marcado aqui desde setembro de 2016 são em sua maioria menores que a realidade. Sinceramente não sei explicar o motivo disso, mas creio que o software tende a mandar os dados mínimos dos períodos e amortecer todos os picos, ou sei lá... Querem qualidade? Comprem Davis. Estou bem satisfeito com a Vue.

 

No mais Novembro começou fresco por aqui, mínimas bem abaixo da média nesses 3 dias.

 

O Outubro que se encerrou foi o mais quente já registrado pelas medições de Satélite, com anomalia de +0.63ºC, isso depois de Setembro que foi também recorde. (bizarro)

 

 

Eu sempre fui contra essa tua ideia de querer colocar isopor no abrigo da estação. Era mais do que óbvio que ia mascarar a máxima...

Link to comment
Share on other sites

Em breve Davis Vantage Vue no Santo Antão.

A estação ficará em local bem melhor do que está hoje, mais no fundo da baixada e sem correr o risco de perder os dados. Além disso, nos testes do Sr Backendorf a estação WS se mostrou inconfiável nas máximas.

 

A estação marca bem as mínimas mas "manipula" os dados de máxima. Em dias com nuvens e/ou ventosos sempre marca menos que a Davis e sob sol com pouco vento marca bem mais (abrigo ruim). Como eu protegia o abrigo do sol vespertino as máximas que tenho marcado aqui desde setembro de 2016 são em sua maioria menores que a realidade. Sinceramente não sei explicar o motivo disso, mas creio que o software tende a mandar os dados mínimos dos períodos e amortecer todos os picos, ou sei lá... Querem qualidade? Comprem Davis. Estou bem satisfeito com a Vue.

 

No mais Novembro começou fresco por aqui, mínimas bem abaixo da média nesses 3 dias.

 

O Outubro que se encerrou foi o mais quente já registrado pelas medições de Satélite, com anomalia de +0.63ºC, isso depois de Setembro que foi também recorde. (bizarro)

 

 

Eu sempre fui contra essa tua ideia de querer colocar isopor no abrigo da estação. Era mais do que óbvio que ia mascarar a máxima...

 

Mas não foi só isso que mascarou, foi a estação. Se eu deixasse sem nada teria passado dos 42C naquele dia de dezembro, pois havia sol e pouco vento.

 

Edit: e quem observava via que ela disparava um monte de manhã cedo quando não tinha vento, o mesmo aconteceria nas tardes

Link to comment
Share on other sites

Hoje a temperatura subiu bem por aqui em relação a ontem. Já não temos mais nenhuma influência da massa de ar frio que atuou nos últimos dias.

Durante a tarde chegamos a ter alguns cúmulos no céu, mas que de longe ameaçavam chuva.

 

A temperatura na Mooca chegou aos 32.7 graus, após uma mínima de 15 graus.

 

A noite começa com bastante abafamento e ainda algumas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos um dia que começou friozinho, mas após as 14h o tempo abriu completamente e o sol brilhou com força. Mesmo assim, não fez tanto calor assim.

 

Variação de hoje: 16,3ºC a 27,9ºC.

 

Amanhã chega ou passa dos 30. E no Domingo podemos ter trovoadas ou temporais à tarde. E Segunda volta o frio.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! O INCAPER-ES lançou um Aviso Meteorológico para as chuvas que devem ocorrer a partir de amanhã aqui no ES.

 

AVISO METEOROLÓGICO 002/2017

 

Validade: 05 a 07/11/2017

 

Atualizado em 03/11/2017 - 15:40h

 

Estado de observação - Devido às condições favoráveis para a ocorrência de tempo severo, a partir da tarde do próximo domingo, dia 05 de novembro de 2017, o Sistema de Informações Meteorológicas do Incaper recomenda um estado de observação*, conforme segue:

 

 

Da tarde para a noite do próximo domingo (05), as condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva intensa, rajadas de vento e trovoadas em alguns trechos das Regiões Sul, Serrana e Grande Vitória. A chuva pode avançar para as demais regiões do estado da madrugada do domingo para a segunda-feira (06).

 

Na segunda-feira (06), ainda há previsão de chuva significativa em alguns trechos das Regiões Sul, Serrana e Grande Vitória, mas já sem condições para vento forte e trovoadas. Contudo, é prevista chuva intensa, rajadas de vento e trovoadas em alguns trechos das Regiões Norte, Nordeste e Noroeste.

 

Na terça-feira (07) ainda existe a expectativa de continuidade das chuvas no estado, mesmo com a diminuição de sua intensidade. Sendo assim, devido aos acumulados de chuva que podem ser observados durante estes dias, este dia segue como parte deste estado de observação.

 

Em caso de situação de perigo iminente, recomenda-se entrar em contato com os órgãos de Defesa Civil, para que os mesmos tomem as medidas adequadas, visando minimizar os impactos causados por essas condições meteorológicas adversas.

 

¨¨¨¨

Acredito que na região metropolitana de Vitória vão ocorrer transtornos se a chuva vire volumosa como previsto.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.