Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Marcos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2017

Recommended Posts

Ronaldo Coutinho Do Prado Coutinho Prado

Agora mesmo ·

Na Climaterra igualou o recorde, -1,0°C, (dia 8/10/2016 e agora 23), também foi a temperatura negativa mais baixa tardia em 21 anos (98/17)

Realmente, foram temperaturas muito baixas para a época. Esses -3ºC na serra catarinense são incríveis !

Por aqui, uma felicidade que não cabe no peito, nesta madrugada choveu bem! Foram mais de 30mm em casa e no INMET, agora o mês conta com 71,4mm de chuva acumulada ! :heart: :clapping:

Em Brusque variamos entre modestos 12,5°C e 15,3°C. Ruim, mas não há muito o que reclamar, afinal a nebulosidade esteve presente por toda noite. Se estivesse limpo por toda noite, poderia ter até um dígito em alguma estação!

Urupema -3,2°C "voltando à normalidade". 2ª negativa do mês por lá! O mesmo valor do Cruzeiro. -1,8°C em Urubici e -1,5°C em Bom Jardim da Serra. No Meio Oeste 1,4ºC em Fraiburgo, 1,3°C em Frei Rogério e 0,4°C em Monte Carlo. Frio de respeito, que muito lugar não tem nem uma vez ao ano!

Bom dia! Em Buenos Aires o ar frio trouxe ontem um dia de temperaturas típicas de agosto: mínima de 8,1ºC (a menor desde 23 de setembro) e máxima de 18,2ºC. Foi um dia totalmente ensolarado.

A segunda-feira também vai sendo ensolarada em Buenos Aires, mas desde a madrugada com vento norte, fazendo com que a temperatura se eleve nas próximas horas e nos próximos dias. Agora faz 14ºC, com URA de 67%, vento noroeste a 14 km/h e pressão em 1.018,5 hpa. A máxima prevista para hoje é de 21ºC. O sol hoje nasceu às 6h01 e se põe às 19h14.

RECORDE NO CRUZEIRO/ADEMAR, -3,0 COM -8,4 RELVA, A MAIOR GEADA EM 10 ANOS PELO MENOS!

CMC cravou a minima em cima da hora

pJmAY2t.png

CMC é o rei das baixadas daqui do sul. Geralmente crava as mínimas negativas.

Boa noite, passei alguns dias em Buenos Aires revivendo o inverno de Belo Horizonte. Como o colega de lá relatou, as temperaturas variaram entre 11 e 22C em média, o que corresponde à atuação de massas polares marítimas fracas a moderadas na capital mineira na temporada de frio. A propósito, linda cidade...

Agora estou em Bariloche, conhecendo um frio até então inédito pra mim. De fato, está bastante frio aqui, mas ainda é comparável ao que vivi na grande massa polar do começo de julho, quando variei de 7/18 graus em BH. Mas amanhã promete uma mínima de 5 e máxima de 14C, o que seria o dia mais frio da minha vida, rsrs.

Aproveite bastante, e tente ver alguma neve nos pontos mais elevados da região. Em Setembro deste ano, peguei nevasca e -7ºC ao meio dia na estação de esqui de Valle Nevado no Chile. Foi o maior frio da minha vida, além da maior altitude.

Antes, havia testemunhado temperaturas negativas e geada forte no RS, SC e serra da Mantiqueira. Nunca vi geada em Juiz de Fora, mas sei que ocorre nas ondas mais excepcionais de frio.

NANI,

36,0mm foi o valor acumulado entre Sábado até o momento, hoje, conforme dados da estação convencional de Juiz de Fora.

De acordo com os modelos, segue a chance de chuva até QUarta-feira de manhã, ocorre uma pausa e no fim de semana retornaria a chuva.

Caiu alguma chuva aí na sua região, Nani ?

Infelizmente confirmou os avisos de frio intenso na serra de SC e no Estado, tivemos geada intensa em áreas de pomares do topo da serra com mínimas bem baixas para época do ano.

Relação das mínimas inferiores a 4°C em SC

-3,2 S.Joaquim/Cruzeiro/F.Keiser

-3,2 Urupema/Epagri

-2,1 B.Jardim/Eco Resort

-1,8 Urubici/Vacas Gordas/Joel Faria

0,2 Curitibanos/UFSC*

0,4 Monte Carlo*

0,5 Ponte Alta do Norte*

0,8 Painel*

1,3 Frei Rogério*

1,4 Fraiburgo*

1,4 Rio Rufino*

1,7 Santa Cecília*

2,1 Lages*

2,1 Bom Retiro*

2,6 Caçador*

2,6 Lebon Régis*

2,6 Palmeira*

2,6 Água Doce/DSoares

2,7 Ponte Serrada*

2,8 São Cristovão do sul*

3,0 Rio das Antas*

3,0 Brunópolis*

3,1 Campos Novos*

3,2 Abdon Batísta*

3,2 Matos Costa*

3,3 Otacílio Costa*

3,4 Monte Castelo*

3,4 Campo Belo do Sul*

3,4 Ibiam

*Epagri

-1,0°C Climaterra/ cidade de S.Joaquim/recorde junto com 2016

9,5 Florianópolis/Epagri.

Mínimas na área de pomares na parte mais fria de SC

-3,2 Urupema*/cidade

-3,2 Cruzeiro/S.Joaquim/F.Keiser

-3,0 Cruzeiro/Climaterra (-8,4°C relva) Recorde de outubro

-2,6 Caminhos das Neve/S.Joaquim/cidade/F.Keiser

-2,1 Bom Jardim/EcoResort

-1,9 Urupema/Caio Cesar/cidade

-1,8 Urubici/Vacas Gordas/Joel Faria

-1,7 Pericó/S.Joaquim/F.Keiser

-1,5 Boava/S.Joaquim*

-1,4 Bom Jardim*/Recorde de outubro

-1,5 Campos de Santa Bárbara/B.Jardim/F.Keiser

-1,3 Morro das Torres/Urupema*

-1,2 Cetrejo/S.Joaquim/Epagri

-1,1 Mundo Novo/Urubici*

-1,0 Climaterra/cidade de S.Joaquim/Recorde junto 2016 para outubro, também a negativa mais baixa tardia em 21 anos

-0,8 Morro da Igreja/Inmet/B.Jardim

-0,7 Fazenda Santa Rita/B.Jardim

-0,6 Epagri/S.Joaquim*

-0,5 Chapada Bonita/S.Joaquim*

-0,5 Cruzeiro/S.Joaquim*

-0,3 Urupema/Bossoroca*

-0,3 S.Joaquim/Inmet

-0,1 Bentinho/S.Joaquim*

0,0 Despraiado/S.Joaquim*

0,3 Santa Isabel/S.Joaquim*

0,7 Luizinho/S.Joaquim*

2,0 Alecrim/S.Joaquim*

* Epagri.

Geada moderada a forte na região.

Registros de temperatura minima espetaculares em Santa Catarina, Paraná e no Rio Grande do Sul.

Destaque para mim foram Urupema-SC(-3,2º), Pinheiro Machado-RS (0,3º/4,8º), Bom Jesus-RS(1,2º), Vacaria-RS (1,3º) e General Carneiro-PR (2,2º)

Tive incrível queda de temperatura: 11,1°. Para quem tinha algo como 14,7° à meia-noite, chegar a esta mínima num local ruim de resfriamento por perda de radiação foi um ótimo resultado.

É minha menor temperatura desde 22 de agosto!!!!! Na ocasião tive 8,3°, minha última mínima de um dígito!

Por outro lado nada a comemorar: o INMET de POA ficou 11,4° (sim, ganhei do INMET). Foi segunda maior mínima da totalidade do RS, atrás apenas de Mostardas com 12,0°. Só que POA tinha leve brisa enquanto Mostardas teve vento acima dos 20 km/h a madrugada inteira! Neste aspecto nossa mínima foi péssima, pra dizer o mínimo.

Outros dados que chamaram a atenção: MI com -0,8° e rajada de 46,8 km/h e a negativa de -0,3° no INMET de SJ.

Agora tenho 20,4° com 45%. P.o. em 8,0°.

Se essa MP tivesse vindo uns 40 dias mais cedo com certeza teria dado aqueles geadão de 5/7 negativos na serra e mínimas de 1 dígito mesmo no litoral de SC.

Outubro é o primeiro mês desde ABRIL em que não tenho que reclamar, que aninho fdp, as anomalias positivas se concentraram justamente no período invernal maio a setembro.

ENTRE 5/9°C EM BOA PARTE DO LITORAL SUL E 9,5 FPOLIS. SEM OLHAR OS DADOS, NESTA ÉPOCA, CAPITAL, O ÚLTIMO FRIO ASSIM FOI EM 86

Outubro é o primeiro mês desde ABRIL em que não tenho que reclamar, que aninho fdp, as anomalias positivas se concentraram justamente no período invernal maio a setembro.

2

Com o agravante que o verão foi um inferno. Pelo menos tive a felicidade de ir embora daqui justamente no período mais quente do verão. Que época que eu detesto, pelamor!

Edited by Guest

ENTRE 5/9°C EM BOA PARTE DO LITORAL SUL E 9,5 FPOLIS. SEM OLHAR OS DADOS, NESTA ÉPOCA, CAPITAL, O ÚLTIMO FRIO ASSIM FOI EM 86

Aqui havia potencial para bater o valor do ano passado, mas como já dito a nebulosidade não deu trégua. Mas ano passado deu uma refrescada boa.

29/10/2016:

11,8°C Centro

10°C Santa Luzia

-1.3°C Ausentes, menor do RS ( vento na maior parte da noite )

7.8°C Turvo

Essa noite ainda deve ser bem fria.

A capital paulista vai tendo uma tarde fria pra época, ainda mais se considerarmos a dinâmica dos últimos 15 anos.

Teremos mais uma máxima invertida hoje.

A convencional do Mirante registrou 19,7°C a 0h UTC (22h verão de ontem).

Agora às 15h, a automática do Mirante (Zona norte) registrava 16,3°C, com ventos incômodos de SE a SSE baixando a sensação térmica, céu encoberto.

O aeroporto de Congonhas, zona sul, reporta chuva leve com 15°C.

Chove também no litoral.

Alguns pluviômetros de CEMADEN passam dos 50 mm nas últimas 24h por lá.

Na base aérea de Santos: 18°C.

Aqui havia potencial para bater o valor do ano passado, mas como já dito a nebulosidade não deu trégua. Mas ano passado deu uma refrescada boa.

29/10/2016:

11,8°C Centro

10°C Santa Luzia

Aqui em casa tive mínima de 9,6C no dia 04 desse mês agora, hoje a mínima ficou em 14,9C devido às nuvens e durante o dia o sol e a secura predominaram, cheguei a 26,4C com UR mínima em 34%.

Segue o link da minha nova estação que está em teste com a antiga, uma Davis Vantage Vue, que por sinal é bem melhor que a WS:

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IBLUMENA9#history

Destaque para a amplitude de Santa Rosa que teve 3,1°C de manhã e chegou a 27,3°C agora de tarde! De fato, frio e calor no mesmo dia!

Aqui em casa tive mínima de 9,6C no dia 04 desse mês agora, hoje a mínima ficou em 14,9C devido às nuvens e durante o dia o sol e a secura predominaram, cheguei a 26,4C com UR mínima em 34%.

Segue o link da minha nova estação que está em teste com a antiga, uma Davis Vantage Vue, que por sinal é bem melhor que a WS:

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=IBLUMENA9#history

:good:

Não tenho certeza, mas certa vez alguém comparou com a PRO 6153 no Fórum e ajustou a VUE com a PRO, que acho que é mais precisa. Acho que de repente poderia ser interessante. Foi o Frederico ou o Gabriel Cassol, salvo engano.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.