Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Marcos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2017

Recommended Posts

INPE/CPTEC EMITIU UM RARO ALERTA VERMELHO DE TEMPESTADES.

O ALERTA FOI EMITIDO AS 18:46 DE HOJE E É VÁLIDO ATÉ AS 9:00 DESSA SEGUNDA

jS3vNDp.png

Dos temporais que já peguei aqui em casa, este foi sem dúvida o mais forte. Não estava aqui em janeiro de 2016, quando do downburst, mas na época ele atingiu mais em cheio a sul daqui.

O de agora pegou em cheio toda a cidade, por ser uma LI; ventou aqui MUITO FORTE com granizo e raios esverdeados! :shok: :shok:

Chegada da shelf aqui em casa:

0Ih2fJh.jpg

iwKSrJG.jpg

bu6Zarb.jpg

Que baita tempestade em POA, além de temporais em várias outras cidades do RS. É só começou o festival.

Por aqui, um incidente chato: minha estação caiu com força no chão após o mastro que a segura receber um golpe direto de um carro que estava dando ré. Felizmente o único estrago foi no medidor de direção do vento, que perdeu um pedaço da frente. O restante da Davis está ok, as medições continuam aparecendo normalmente no console. Mas, foi ruim !

Em Teutônia também foi forte a tempestade. No bairro Languiru registrei a menor pressão (991,7 hPa) e a maior rajada de vento (88,6 Km/h) desde o início dos registros, em 2011.

Na Linha Welp a pressão mínima foi de 986,7 hPa e rajada de vento de 123,2 Km/h (Não foi recorde da estação, continua sendo os 136,8 Km/h de 05/17).

No Morro das Antenas a rajada máxima foi de 132,1 Km/h, também não é recorde. A estação do Morro das Antenas e da Lagoa da Harmonia estão offline desde então.

Foram registrados alguns estragos aqui, destelhamentos e queda de linhas de transmissão. Fiquei sem energia até às 20:30, mas ainda há pontos do município sem energia elétrica.

Tivemos o retorno do sol por aqui nesse primeiro dia de outubro.

Por conta ainda da atuação da baixa em alto mar e também do desenvolvimento de outro sistema de baixa pressão entre o sul brasileiro e norte argentino, os ventos continuaram a soprar com força de N-NW por aqui.

A noite segue abafada com predomínio de nuvens altas, vindas das instabilidades que estão entre o sul e centro oeste do país.

Na Mooca temos 21.5 graus e umidade em 68%.

A máxima chegou aos 27.6 graus.

A mínima ficou em 16.2 graus.

Não sei em qual informação o pessoal da OSPA se orientou para não cancelar o evento, no Jardim Botânico, às 18hs de ontem. Foi extremamente perigoso, o palco começou a se mexer. Meu filho estava lá e conseguiu sair. Não chegou a ser algo catastrófico.Mas, num local cheio de árvores, ao ar livre, permitir que um evento, reunindo 3000 pessoas ao ar livre, fosse realizado, é muito preocupante. Poderia ter ocorrido tragédia. Ora, sabemos que não há precisão, exata, nos satélites, eles erram em km, muita vezes. Ao olhar o radar, a tempestade já estava próxima de Porto Alegre às 17h30min.

Depois de mais de quarenta dias, a chuva retornou ao Oeste Paulista, madrugada "tempestuosa" rendeu bons acumulados;

Pres Prudente;

39.6mm INMET.

59.4mm CIIAGRO.

71.4mm UNOESTE.

Na região;

Dracena/INMET 68.8mm

Rancharia/INMET 54.6mm

Pres Epitácio/CIIAGRO 73,3mm.

Depois de um setembro com temperaturas muito abaixo do normal, em outubro as temperaturas parece que vão voltar ao normal, ou seja, calor.

Ontem a máxima chegou a 37,5°C, a segunda maior do ano, felizmente como a umidade estava baixa (cerca de 11%) a sensação não foi tão ruim quanto parece.

No Piauí, a maior máxima ocorreu em Oeiras, 41,4°C, maior do estado no ano.

Outubro é o segundo mês mais quente do ano, perdendo apenas para novembro.

Segunda feira de muito calor aqui na zona sul do Rio, mesmo com o tempo mormacento. Tenho impressionantes 37,4°C aqui em Copacabana, há apenas dois quarteirões da praia, uma marca que para essa região é muito significativa, e que desde 26 de janeiro não era alcançada (na verdade, desde 1° de março que não atingia nem 35°C aqui), com muito vento quente. A pressão atmosférica é muito baixa (apenas 1001 hpa segundo o Alerta Rio), e diante dessas condições, acho provável que temporais ocorram no fim do dia.

Segue um dia de chuva e temperaturas amenas por aqui 14°C e 15mm acumulados !

Saiu totalmente da seca, heim ? Aqui ainda está devendo, se chover mais uns 50mm já estarei feliz ! Agora céu escuro, 25C.

Segue um dia de chuva e temperaturas amenas por aqui 14°C e 15mm acumulados !

Saiu totalmente da seca, heim ? Aqui ainda está devendo, se chover mais uns 50mm já estarei feliz ! Agora céu escuro, 25C.

Pico da Bandeira (Fake)

5a4e8a3159b24_Semttulo.thumb.jpg.4c5d2a96427c11acdc7b5dc512f4cdee.jpg

Não sei em qual informação o pessoal da OSPA se orientou para não cancelar o evento, no Jardim Botânico, às 18hs de ontem. Foi extremamente perigoso, o palco começou a se mexer. Meu filho estava lá e conseguiu sair. Não chegou a ser algo catastrófico.Mas, num local cheio de árvores, ao ar livre, permitir que um evento, reunindo 3000 pessoas ao ar livre, fosse realizado, é muito preocupante. Poderia ter ocorrido tragédia. Ora, sabemos que não há precisão, exata, nos satélites, eles erram em km, muita vezes. Ao olhar o radar, a tempestade já estava próxima de Porto Alegre às 17h30min.

Este total despreparo chamou minha atenção. E pior que o palco DESABOU!!!

A última noite foi de tempestades em SC, principalmente oeste. No vale o que tivemos foi uma forte ventania na madrugada, com rajada de 87km/h registrada em Indaial. Choveu quase nada mas amanheceu fresco, mínima de 16,5C em casa.

O dia foi tomado por nuvens altas e um sol mais fraco, a máxima chegou a 27,7C apenas no Bairro Progresso.

FORTÍSSIMA TEMPESTADE SOBRE JF ! CAINDO O MUNDO !!!

O radar mostra um ponto bem vermelho exatamente na tua região. Núcleo muito potente!!

Aqui nublado. Variação de 16,0° a 22,3°. Agora faz 18,7° com 57% e uma brisa fria.

FORTÍSSIMA TEMPESTADE SOBRE JF ! CAINDO O MUNDO !!!

Imagem de satélite :clapping:

sbBlrj3.png

Aqui choveu na hora do almoço, 10 mm em casa!

Mínima de 19,5 e 31,0 a máxima.

Por volta de 12:30h:

J5OHw1z.jpg

Edit: Relâmpagos e trovoadas, faz 24,5°C e 85%

Ontem foi tenso, pressão atmosférica chegou a níveis absurdos, 990hpa,em alguns locais 989hpa, (algo que eu nunca tinha visto)poderia ter sido pior.Ainda assim, vento chegou a 118km/h no Aeroporto Municipal de Soledade(a 5km sudoeste da cidade).Várias casas e prédios destelhados, uma casa totalmente destruída, inúmeros postes de energia, e muitas árvores caídas.

Vejam que espetacular vídeo de Robson Portela Dipp, aproximação do temporal https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fdrive.google.com%2Ffile%2Fd%2F0B3u5pQXcMrhCblEtdm9zNTd2TUk%2Fview&h=ATPpNniXsVIjDjeHz0224kLWkFehqZSZbzlnE9YbbnQEn2sJ79c25sJ-5CR0Se2VKUVLyFm_MV-YvVMEt5yLTrQD0Syy_jkYnjpmrGaazZgF34Ej1tf4Z__-VP_xou71GF1im3woMrptlT0xpv1QOGPNbpm5VBbRiIRTuT-Vu-I_OfIqWbcVJpPZLKue-1FwpnYE0fYbpZMSVYHIvjm42bfjX-dW90_8nxWTPjkHO9yJcjXDASMOivSUPkejnOQhLoEpwcW7uVLWSjOkAZ_MfifjLRzHeXRM

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this