Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Marcos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2017

Recommended Posts

Urupema também estraçalhou seu antigo recorde de máxima absoluta para outubro. Registrou hoje 29,4°C contra 27,5°C em 2014. É o maior valor desde fevereiro.

Outras estações da Serra Catarinense registraram a sua máxima absoluta do ano hoje, como o Cruzeiro (28,9°C) e os Campos de Santa Bárbara (31,1°C).

Aqui em Buenos Aires tivemos manhã de intensa névoa, com visibilidade de 300 m, que provocou atrasos nos voos. Durante o dia, muita nebulosidade, sol fraquinho e um pouco de abafamento, apesar da máxima de 23,7ºC, bem abaixo dos 27ºC previstos para hoje. No fim da tarde o tempo começou a escurecer e nesta noite choveu fraco a moderado com vários relâmpagos e alguns trovões. O destaque ficou por conta dos ventos, que chegaram a 80 km/h em Ezeiza, novamente complicando as operações aéreas por aqui. A temperatura desabou 6ºC em uma hora por causa da chuva (de 22,2ºC às 20h para 16,4ºC às 21h, que acabou sendo a mínima do dia).

Agora (22h44, hora local) Buenos Aires tem céu nublado, 16,2ºC, URA de 93%, vento sudeste a 22 km/h e a pressão em 1.003 hpa. A tendência é que o tempo abra nas próximas horas, mas com bastante vento sul. A quinta-feira deve ser de pouca nebulosidade e mais fresca, com mínima de 14ºC e máxima de 21ºC. O sol nasce às 6h06 e se põe às 19h11.

Mínima de incríveis 25,9ºC na madrugada! Acho que estou em Cuiabá e ainda não me dei conta. Só mais um combustível para tempestades severas aqui no PR no decorrer do dia, com certeza. Felizmente não será a mínima do dia.

• Like 1

Bom dia! Após a chuva da noite de ontem, Buenos Aires amanhece com sol e poucas nuvens. Agora (6h41, hora local), faz 12,8ºC, com URA de 80%, pressão em 1.010,8 hpa e vento sudeste a 14 km/h com algumas rajadas, que devem diminuir ao longo do dia. A máxima prevista para hoje é de 22ºC.

Vai chover entre Domingo e Terça ? Vai, mas não estou muito confiante com a quantidade de chuva. Na minha opinião, nada demais, não chegará nem a 10mm na zona da mata de uma forma geral.

Mínima de 13,8C hoje graças ao ar seco. Foi a menor do mês até agora.

Vai chover entre Domingo e Terça ? Vai, mas não estou muito confiante com a quantidade de chuva. Na minha opinião, nada demais, não chegará nem a 10mm na zona da mata de uma forma geral.

Mínima de 13,8C hoje graças ao ar seco. Foi a menor do mês até agora.

Se cair metade do previsto pelo GFS ta otimo

732veHF.png

Agora o euro bem mais comedido

xlF7mSA.png

Meu Deus chegou a 31,25°C em Bom Jardim da Serra. Deve ser quase recorde! :heat: :heat: :heat:

A estação de Bom Jardim está muito estranha ultimamente, registrando valores muito extremos. Setembro por pouco não figurou entre os mais quente dos registros dentre qualquer mês (mesmo DJF) em média máxima.

Esses 31,6°C seriam nada mais nada menos que o segundo maior valor já registrado pela estação, ganhando de fevereiro de 2014. Não estou considerando por ora.

Não tenho observado os outros dias. Mas ontem fez 30,9°C na Fazenda Santa Rita que é quase 100 metros mais alta. E próximo aos Campos de Santa Bárbara, temperatura ainda mais alta, fez 31,1°C! E olhando no wundeground marca este valor as 12:42. Depois disso só aparecem dados depois das 14:00. Talvez tenha sido até um pouco maior.

Para ontem, parece factível.

Vento extremo em Soledade, no Inmet Aeroporto, rajada de 112km/h, muitos danos, destelhamentos, árvores e postes caídos.Provável tornado na cidade.

Uma notícia ruim e assustadora , PH. Tem fotos ?

Meu Deus chegou a 31,25°C em Bom Jardim da Serra. Deve ser quase recorde! :heat: :heat: :heat:

A estação de Bom Jardim está muito estranha ultimamente, registrando valores muito extremos. Setembro por pouco não figurou entre os mais quente dos registros dentre qualquer mês (mesmo DJF) em média máxima.

Esses 31,6°C seriam nada mais nada menos que o segundo maior valor já registrado pela estação, ganhando de fevereiro de 2014. Não estou considerando por ora.

Não tenho observado os outros dias. Mas ontem fez 30,9°C na Fazenda Santa Rita que é quase 100 metros mais alta. E próximo aos Campos de Santa Bárbara, temperatura ainda mais alta, fez 31,1°C! E olhando no wundeground marca este valor as 12:42. Depois disso só aparecem dados depois das 14:00. Talvez tenha sido até um pouco maior.

Para mim tb parece plausível, ainda mais com a explosão de recordes outubrinos reportada pelo próprio Tomas.

Lembro de uma situação em jan ou fev de 2014 que a maior temp registrada naquele dia, em São Joca, foi no Cruzeiro.

Vento extremo em Soledade, no Inmet Aeroporto, rajada de 112km/h, muitos danos, destelhamentos, árvores e postes caídos.Provável tornado na cidade.

Uma notícia ruim e assustadora , PH. Tem fotos ?

http://www.clicsoledade.com.br/clicnews/?pg=ler&id=15584

http://www.cristal.am.br/noticias/geral/19-10-2017/ventos-de-112-kmh-deixam-estragos-em-diversos-pontos-de-soledade

http://www.radiosoledade.com/web/?menu=noticias&id=7083

Triste imagens, PH.

Realmente o GFS foi uma maravilha, William, vamos torcer muito para o Euro também melhorar.

Para mim tb parece plausível, ainda mais com a explosão de recordes outubrinos reportada pelo próprio Tomas.

Lembro de uma situação em jan ou fev de 2014 que a maior temp registrada naquele dia, em São Joca, foi no Cruzeiro.

É que, vejam bem:

1. Os 31,6°C foram o maior valor do topo da serra, o que não era nem um pouco comum para Bom Jardim da Serra, mas veio acontecendo algumas vezes em setembro e mais essa agora;

2. Esse valor é o segundo mais alto já registrado na estação para qualquer mês. Nenhuma outra estação de baixada da região registrou recorde parecido;

3. Em setembro a estação já estava bem "estranha". Até o dia 22, a média das máximas estava em 26,0°C, o que seria a segunda maior média máxima já registrada na estação para qualquer mês (ultrapassando mesmo jan e fev de 2014!). Urupema, que é uma baixada 95 m mais alta, estava com 23,3°C na média no mesmo período, e fechou o mês com 22,1°C contra 24,5°C de Bom Jardim.

Dentre motivos para esses valores acima do normal, temos a medição do Fernando Keiser, que flagrou a estação a 1,25 m do solo. Mas essa altura da estação pode não ser algo recente, então deve existir algum fator mais novo que pode estar fazendo a estação ter acentuado os extremos.

Diferente do que vem acontecendo nas últimas semanas, hoje até o litoral paulista e o vale do Ribeira estão "pegando fogo". :heat:

Algumas máximas de hoje até 15h verão (INMET):

Registro-SP: 38,8°C

Iguape-SP: 38,5°C

Bertioga-SP: 36,2°C

Morretes-PR: 36,6°C

Angra dos Reis-RJ: 38,1°C

Parati-RJ: 35,6°C

----------------

Na capital paulista também estamos tendo muito calor.

Dia de muito sol, praticamente sem nuvens pela manhã e alguns cumulus agora à tarde.

A automática do Mirante já bateu nos 32,3°C.

----------------

Na metade oeste e no norte paulistas, as temperaturas estão entre 35 e 37°C (INMET).

Após dias amenos, hoje esquentou pra valer aqui na cidade do Rio, nas zonas norte e oeste já bateu até 38°C nessa tarde com URA abaixo de 20% e solzão de rachar(nenhuma nuvem no céu), mesmo aqui na zona sul está calor apesar de mais leve, no Jardim Botânico já bateu 33,5°C hoje(Geo-Rio) e aqui em Copacabana tive 32,2°C (segunda maior do mês, só perdendo pro extremo fora da curva de 37,8°C dia 2, que foi inclusive a segunda maior do ano aqui) com mínima de 20,6°C, agora já caiu um pouco e faz 30,0°C, mas segue o céu limpo.

• Like 1

Em Cruz Alta (rs) vento chegou a 133 km/h. Aqui em cruzeiro do sul .rs tbm teve temporal com muito vento e chuva intensa. Alias muitas áreas com temporal no RS.. Vários pontos sem energia elétrica... Na minha opinião é que o RS é o estado mais atingido por temporais durante o ano.. Disparado !!!

• Like 1

A mudança dos ventos para esse final de tarde prevista pelos modelos ainda não aconteceu e dessa forma, estamos tendo um final de tarde (horário normal) muito quente.

Não há nem sinal de que os ventos passem a soprar do mar já que Parelheiros ainda está com 29 graus e umidade de 38%.

Já por aqui, agora ainda faz 32 graus na Mooca, apenas 1.3 graus a menos do que a máxima (que foi de 33.3 graus).

A mínima ficou em 20.3 graus.

Alívio mesmo só no domingo, embora os modelos indiquem uma queda nas temperaturas amanhã.

Edited by Guest

A mudança dos ventos para esse final de tarde prevista pelos modelos ainda não aconteceu e dessa forma, estamos tendo um final de tarde (horário normal) muito quente.

Não há nem sinal de que os ventos passem a soprar do mar já que Parelheiros ainda está com 29 graus e umidade de 38%.

Já por aqui, agora ainda faz 32 graus na Mooca, apenas 1.3 graus a menos do que a máxima (que foi de 33.3 graus).

Alívio mesmo só no domingo.

Falando em Parelheiros... lá começou, já tá 25,5. :mosking:

Alívio mesmo só no domingo.

Falando em Parelheiros... lá começou, já tá 25,5. :mosking:

Graças a Deus. A umidade já disparou pra 65%.

Pelos modelos amanhã será mais tranquilo e com possibilidade de chuvas por aqui. Tomara!

Mapa de chuvas entre as 1 horas sexta e 1 horas de sábado (horário de verão)

uQTPVEc.png

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.