Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2017


Marcos
 Share

Recommended Posts

Urupema também estraçalhou seu antigo recorde de máxima absoluta para outubro. Registrou hoje 29,4°C contra 27,5°C em 2014. É o maior valor desde fevereiro.

 

Outras estações da Serra Catarinense registraram a sua máxima absoluta do ano hoje, como o Cruzeiro (28,9°C) e os Campos de Santa Bárbara (31,1°C).

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Buenos Aires tivemos manhã de intensa névoa, com visibilidade de 300 m, que provocou atrasos nos voos. Durante o dia, muita nebulosidade, sol fraquinho e um pouco de abafamento, apesar da máxima de 23,7ºC, bem abaixo dos 27ºC previstos para hoje. No fim da tarde o tempo começou a escurecer e nesta noite choveu fraco a moderado com vários relâmpagos e alguns trovões. O destaque ficou por conta dos ventos, que chegaram a 80 km/h em Ezeiza, novamente complicando as operações aéreas por aqui. A temperatura desabou 6ºC em uma hora por causa da chuva (de 22,2ºC às 20h para 16,4ºC às 21h, que acabou sendo a mínima do dia).

 

Agora (22h44, hora local) Buenos Aires tem céu nublado, 16,2ºC, URA de 93%, vento sudeste a 22 km/h e a pressão em 1.003 hpa. A tendência é que o tempo abra nas próximas horas, mas com bastante vento sul. A quinta-feira deve ser de pouca nebulosidade e mais fresca, com mínima de 14ºC e máxima de 21ºC. O sol nasce às 6h06 e se põe às 19h11.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Após a chuva da noite de ontem, Buenos Aires amanhece com sol e poucas nuvens. Agora (6h41, hora local), faz 12,8ºC, com URA de 80%, pressão em 1.010,8 hpa e vento sudeste a 14 km/h com algumas rajadas, que devem diminuir ao longo do dia. A máxima prevista para hoje é de 22ºC.

Link to comment
Share on other sites

Vai chover entre Domingo e Terça ? Vai, mas não estou muito confiante com a quantidade de chuva. Na minha opinião, nada demais, não chegará nem a 10mm na zona da mata de uma forma geral.

 

Mínima de 13,8C hoje graças ao ar seco. Foi a menor do mês até agora.

 

 

Se cair metade do previsto pelo GFS ta otimo

 

732veHF.png

 

 

Agora o euro bem mais comedido

 

xlF7mSA.png

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus chegou a 31,25°C em Bom Jardim da Serra. Deve ser quase recorde! :heat: :heat: :heat:

A estação de Bom Jardim está muito estranha ultimamente, registrando valores muito extremos. Setembro por pouco não figurou entre os mais quente dos registros dentre qualquer mês (mesmo DJF) em média máxima.

 

Esses 31,6°C seriam nada mais nada menos que o segundo maior valor já registrado pela estação, ganhando de fevereiro de 2014. Não estou considerando por ora.

 

Não tenho observado os outros dias. Mas ontem fez 30,9°C na Fazenda Santa Rita que é quase 100 metros mais alta. E próximo aos Campos de Santa Bárbara, temperatura ainda mais alta, fez 31,1°C! E olhando no wundeground marca este valor as 12:42. Depois disso só aparecem dados depois das 14:00. Talvez tenha sido até um pouco maior.

 

Para ontem, parece factível.

Link to comment
Share on other sites

Meu Deus chegou a 31,25°C em Bom Jardim da Serra. Deve ser quase recorde! :heat: :heat: :heat:

A estação de Bom Jardim está muito estranha ultimamente, registrando valores muito extremos. Setembro por pouco não figurou entre os mais quente dos registros dentre qualquer mês (mesmo DJF) em média máxima.

 

Esses 31,6°C seriam nada mais nada menos que o segundo maior valor já registrado pela estação, ganhando de fevereiro de 2014. Não estou considerando por ora.

 

Não tenho observado os outros dias. Mas ontem fez 30,9°C na Fazenda Santa Rita que é quase 100 metros mais alta. E próximo aos Campos de Santa Bárbara, temperatura ainda mais alta, fez 31,1°C! E olhando no wundeground marca este valor as 12:42. Depois disso só aparecem dados depois das 14:00. Talvez tenha sido até um pouco maior.

 

Para ontem, parece factível.

Para mim tb parece plausível, ainda mais com a explosão de recordes outubrinos reportada pelo próprio Tomas.

Lembro de uma situação em jan ou fev de 2014 que a maior temp registrada naquele dia, em São Joca, foi no Cruzeiro.

Link to comment
Share on other sites

Vento extremo em Soledade, no Inmet Aeroporto, rajada de 112km/h, muitos danos, destelhamentos, árvores e postes caídos.Provável tornado na cidade.

 

Uma notícia ruim e assustadora , PH. Tem fotos ?

http://www.clicsoledade.com.br/clicnews/?pg=ler&id=15584

http://www.cristal.am.br/noticias/geral/19-10-2017/ventos-de-112-kmh-deixam-estragos-em-diversos-pontos-de-soledade

http://www.radiosoledade.com/web/?menu=noticias&id=7083

Link to comment
Share on other sites

A estação de Bom Jardim está muito estranha ultimamente, registrando valores muito extremos. Setembro por pouco não figurou entre os mais quente dos registros dentre qualquer mês (mesmo DJF) em média máxima.

 

Esses 31,6°C seriam nada mais nada menos que o segundo maior valor já registrado pela estação, ganhando de fevereiro de 2014. Não estou considerando por ora.

 

Não tenho observado os outros dias. Mas ontem fez 30,9°C na Fazenda Santa Rita que é quase 100 metros mais alta. E próximo aos Campos de Santa Bárbara, temperatura ainda mais alta, fez 31,1°C! E olhando no wundeground marca este valor as 12:42. Depois disso só aparecem dados depois das 14:00. Talvez tenha sido até um pouco maior.

 

Para ontem, parece factível.

Para mim tb parece plausível, ainda mais com a explosão de recordes outubrinos reportada pelo próprio Tomas.

Lembro de uma situação em jan ou fev de 2014 que a maior temp registrada naquele dia, em São Joca, foi no Cruzeiro.

É que, vejam bem:

 

1. Os 31,6°C foram o maior valor do topo da serra, o que não era nem um pouco comum para Bom Jardim da Serra, mas veio acontecendo algumas vezes em setembro e mais essa agora;

2. Esse valor é o segundo mais alto já registrado na estação para qualquer mês. Nenhuma outra estação de baixada da região registrou recorde parecido;

3. Em setembro a estação já estava bem "estranha". Até o dia 22, a média das máximas estava em 26,0°C, o que seria a segunda maior média máxima já registrada na estação para qualquer mês (ultrapassando mesmo jan e fev de 2014!). Urupema, que é uma baixada 95 m mais alta, estava com 23,3°C na média no mesmo período, e fechou o mês com 22,1°C contra 24,5°C de Bom Jardim.

 

Dentre motivos para esses valores acima do normal, temos a medição do Fernando Keiser, que flagrou a estação a 1,25 m do solo. Mas essa altura da estação pode não ser algo recente, então deve existir algum fator mais novo que pode estar fazendo a estação ter acentuado os extremos.

Link to comment
Share on other sites

Diferente do que vem acontecendo nas últimas semanas, hoje até o litoral paulista e o vale do Ribeira estão "pegando fogo". :heat:

 

Algumas máximas de hoje até 15h verão (INMET):

Registro-SP: 38,8°C

Iguape-SP: 38,5°C

Bertioga-SP: 36,2°C

 

Morretes-PR: 36,6°C

Angra dos Reis-RJ: 38,1°C

Parati-RJ: 35,6°C

 

----------------

 

Na capital paulista também estamos tendo muito calor.

Dia de muito sol, praticamente sem nuvens pela manhã e alguns cumulus agora à tarde.

 

A automática do Mirante já bateu nos 32,3°C.

 

----------------

 

Na metade oeste e no norte paulistas, as temperaturas estão entre 35 e 37°C (INMET).

Link to comment
Share on other sites

Após dias amenos, hoje esquentou pra valer aqui na cidade do Rio, nas zonas norte e oeste já bateu até 38°C nessa tarde com URA abaixo de 20% e solzão de rachar(nenhuma nuvem no céu), mesmo aqui na zona sul está calor apesar de mais leve, no Jardim Botânico já bateu 33,5°C hoje(Geo-Rio) e aqui em Copacabana tive 32,2°C (segunda maior do mês, só perdendo pro extremo fora da curva de 37,8°C dia 2, que foi inclusive a segunda maior do ano aqui) com mínima de 20,6°C, agora já caiu um pouco e faz 30,0°C, mas segue o céu limpo.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em Cruz Alta (rs) vento chegou a 133 km/h. Aqui em cruzeiro do sul .rs tbm teve temporal com muito vento e chuva intensa. Alias muitas áreas com temporal no RS.. Vários pontos sem energia elétrica... Na minha opinião é que o RS é o estado mais atingido por temporais durante o ano.. Disparado !!!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A mudança dos ventos para esse final de tarde prevista pelos modelos ainda não aconteceu e dessa forma, estamos tendo um final de tarde (horário normal) muito quente.

Não há nem sinal de que os ventos passem a soprar do mar já que Parelheiros ainda está com 29 graus e umidade de 38%.

 

Já por aqui, agora ainda faz 32 graus na Mooca, apenas 1.3 graus a menos do que a máxima (que foi de 33.3 graus).

A mínima ficou em 20.3 graus.

 

Alívio mesmo só no domingo, embora os modelos indiquem uma queda nas temperaturas amanhã.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

A mudança dos ventos para esse final de tarde prevista pelos modelos ainda não aconteceu e dessa forma, estamos tendo um final de tarde (horário normal) muito quente.

Não há nem sinal de que os ventos passem a soprar do mar já que Parelheiros ainda está com 29 graus e umidade de 38%.

 

Já por aqui, agora ainda faz 32 graus na Mooca, apenas 1.3 graus a menos do que a máxima (que foi de 33.3 graus).

A mínima ficou em 20.3 graus.

 

Alívio mesmo só no domingo.

 

Falando em Parelheiros... lá começou, já tá 25,5. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

A mudança dos ventos para esse final de tarde prevista pelos modelos ainda não aconteceu e dessa forma, estamos tendo um final de tarde (horário normal) muito quente.

Não há nem sinal de que os ventos passem a soprar do mar já que Parelheiros ainda está com 29 graus e umidade de 38%.

 

Já por aqui, agora ainda faz 32 graus na Mooca, apenas 1.3 graus a menos do que a máxima (que foi de 33.3 graus).

A mínima ficou em 20.3 graus.

 

Alívio mesmo só no domingo.

 

Falando em Parelheiros... lá começou, já tá 25,5. :mosking:

 

Graças a Deus. A umidade já disparou pra 65%.

 

Pelos modelos amanhã será mais tranquilo e com possibilidade de chuvas por aqui. Tomara!

 

Mapa de chuvas entre as 1 horas sexta e 1 horas de sábado (horário de verão)

uQTPVEc.png

Link to comment
Share on other sites

A estação automática do Inmet de São Vicente do Sul, no sul do RS, entre Santa Maria e Alegrete, registrou nesta madrugada rajada de 166,3 km/h.

 

No site do Inmet o dado foi escondido:

 

hzNj2ht.png

 

Mas no site do Funceme, que tem os dados das estações automáticas do Brasil, o valor ficou registrado:

 

PRUtCx1.png

 

Analisando as imagens do radar, o núcleo que passou sobre a cidade foi bem forte:

 

Tyb9Oeb.gif

 

Se o dado for correto, deve ser a rajada de vento mais forte já registrada em estação automática no Brasil fora do Morro da Igreja.

Link to comment
Share on other sites

 

Então Nani, nós retiramos a estação da coisas do arco da velha e trouxemos pro Rio, ela está na casa do Gabriel Cardoso no momento, no próximo dia 21 iremos instalar ela no Parque Estadual da Serra do Papagaio, em Baependi, Minas Gerais, numa bela baixada a 1641 metros de altitude. Já compramos outra estação que está vindo ao Brasil e acredito que ainda esse ano instalaremos novamente em Maringá, porém não no mesmo local, ficará numa outra pousada um pouquinho mais afastada do centro de maringá, numa área menos urbanizada e com mais gramado, mais frio que o antigo local :good2: :good2:

 

Gvieira,

essa baixada que fica a 1641 metros de altitude no Parque Estadual da Serra do Papagaio é a mesma que o Gabriel Cardoso comentou que pode ser mais fria do que na fazenda do Garrafão.

Link to comment
Share on other sites

Falando em Parelheiros... lá começou, já tá 25,5. :mosking:

 

Graças a Deus. A umidade já disparou pra 65%.

 

Pelos modelos amanhã será mais tranquilo e com possibilidade de chuvas por aqui. Tomara!

 

Mapa de chuvas entre as 1 horas sexta e 1 horas de sábado (horário de verão)

https://i.imgur.com/uQTPVEc.png

Aqui na zona norte de Sampa tivemos uma ventania há pouco.

A automática do Mirante registrou rajadas de 55 km/h de sul.

 

A temperatura caiu de 30,5°C às 19h (Verão) para 23,8°C às 20h.

Link to comment
Share on other sites

É que, vejam bem:

 

1. Os 31,6°C foram o maior valor do topo da serra, o que não era nem um pouco comum para Bom Jardim da Serra, mas veio acontecendo algumas vezes em setembro e mais essa agora;

2. Esse valor é o segundo mais alto já registrado na estação para qualquer mês. Nenhuma outra estação de baixada da região registrou recorde parecido;

3. Em setembro a estação já estava bem "estranha". Até o dia 22, a média das máximas estava em 26,0°C, o que seria a segunda maior média máxima já registrada na estação para qualquer mês (ultrapassando mesmo jan e fev de 2014!). Urupema, que é uma baixada 95 m mais alta, estava com 23,3°C na média no mesmo período, e fechou o mês com 22,1°C contra 24,5°C de Bom Jardim.

 

Compreendo, mas não sei se há desconfiança está correta. Pode ser, pode ser que não. Mas vai alguns pontos:

 

1, 3.Setembro foi bastante "fora da casinha". Por ser fora da casinha eu acredito que seja possível que umas estações se sobressaiam mais em relação as outras. Outro fatores menores deveriam ser levado em conta como insolação, nebulosidade e vento. Permaneceram iguai neste mês? É bom lembrar que a distância entre as duas estações não é tão pequena e em um mês maluco pode trazer alguma diferença "anormal".

2.Aqui discordo bastante. Pois apontei os dois casos de duas estações (Santa Rita e Santa Bárbara) e foram bem próximas como já dito.

 

A mesma desconfiança que você sobre BJS, eu tenho sobre Urupema que apresentou um inverno bem abaixo do que se espera em relação a outras estações. Mas por enquanto, estou considerando variação normal e um inverno ruim por lá.

 

--

 

Como você consegue ver dados escondidos das automáticas?

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

É que, vejam bem:

 

1. Os 31,6°C foram o maior valor do topo da serra, o que não era nem um pouco comum para Bom Jardim da Serra, mas veio acontecendo algumas vezes em setembro e mais essa agora;

2. Esse valor é o segundo mais alto já registrado na estação para qualquer mês. Nenhuma outra estação de baixada da região registrou recorde parecido; 31,2 STA BÁRBARA E 30,8 PERICÓ, 30,7 STO ANTÃO....

3. Em setembro a estação já estava bem "estranha". Até o dia 22, a média das máximas estava em 26,0°C, o que seria a segunda maior média máxima já registrada na estação para qualquer mês (ultrapassando mesmo jan e fev de 2014!). Urupema, que é uma baixada 95 m mais alta, estava com 23,3°C na média no mesmo período, e fechou o mês com 22,1°C contra 24,5°C de Bom Jardim.

 

Compreendo, mas não sei se há desconfiança está correta. Pode ser, pode ser que não. Mas vai alguns pontos:

 

1, 3.Setembro foi bastante "fora da casinha". Por ser fora da casinha eu acredito que seja possível que umas estações se sobressaiam mais em relação as outras. Outro fatores menores deveriam ser levado em conta como insolação, nebulosidade e vento. Permaneceram iguai neste mês? É bom lembrar que a distância entre as duas estações não é tão pequena e em um mês maluco pode trazer alguma diferença em um mês "anormal".

2.Aqui discordo bastante. Pois apontei os dois casos de duas estações (Santa Rita e Santa Bárbara) e foram bem próximas como já dito.

 

A mesma desconfiança que você sobre BJS, eu tenho sobre Urupema que apresentou um inverno bem abaixo do que se espera em relação a outras estações/NORDESTE MUITO MAIS FREQUENTE QUE O NORMAL, VENENO P/LÁ.. Mas por enquanto, estou considerando variação normal e um inverno ruim por lá.

 

--

 

Como você consegue ver dados escondidos das automáticas?

 

ANTES DE ESCREVER PERGUNTE. É COMUM SIM, LÁ TINHA ESTAÇÃO DA CIDASC, QUASE NO MESMO LOCAL E TEM VÁRIOS REGISTROS DE 31/34°C ENTRE NOV A MARÇO, JÁ PASSOU DOS 30 EM OUTUBRO.

Link to comment
Share on other sites

Compreendo, mas não sei se há desconfiança está correta. Pode ser, pode ser que não. Mas vai alguns pontos:

 

1, 3.Setembro foi bastante "fora da casinha". Por ser fora da casinha eu acredito que seja possível que umas estações se sobressaiam mais em relação as outras. Outro fatores menores deveriam ser levado em conta como insolação, nebulosidade e vento. Permaneceram iguai neste mês? É bom lembrar que a distância entre as duas estações não é tão pequena e em um mês maluco pode trazer alguma diferença em um mês "anormal".

2.Aqui discordo bastante. Pois apontei os dois casos de duas estações (Santa Rita e Santa Bárbara) e foram bem próximas como já dito.

 

A mesma desconfiança que você sobre BJS, eu tenho sobre Urupema que apresentou um inverno bem abaixo do que se espera em relação a outras estações. Mas por enquanto, estou considerando variação normal e um inverno ruim por lá.

Sobre o 1., sim, setembro foi muito fora da casinha. Mas comparando com as estações ao redor e com o próprio desempenho de Bom Jardim em meses quentes, destoa muito.

 

Sobre o item 2., me referi ao fato de nenhuma estação ter tido recordes semelhantes, e não valores. O valor registrado em Bom Jardim é absurdo se comparado ao histórico da própria estação. Os maiores valores da estação são:

32,0° em 29/01/2014

31,4° em 07/02/2014

31,3° em 28/01/2014

e mais nenhum registro sob 31°. Só este de 31,6°C de ontem, e nenhuma outra estação de baixada registrou um valor que fosse quase recorde absoluto para a mini-normal. Sim, pode estar certo. Mas é de se desconfiar, afinal, não dá pra se considerar todos os dados que se vê.

 

Sobre Urupema, eu também achei estranho a princípio, mas depois deu pra perceber que está dentro da variação normal da baixada. Neste mês, por exemplo, ela voltou a ser a mais fria das Epagris em média mínima. Não sei se das PWS, veremos no fim do mês.

 

Como você consegue ver dados escondidos das automáticas?

No Funceme, mas não é sempre. Ele é bom pra ver os registros de 0, 1 e 2h UTC enquanto não saem no site do Inmet: http://www.funceme.br/produtos/script/rede_monitoramento/Pcd/inmet/?regiao=B&sensor=2&intervalo=1

Link to comment
Share on other sites

Falando em Parelheiros... lá começou, já tá 25,5. :mosking:

 

Graças a Deus. A umidade já disparou pra 65%.

 

Pelos modelos amanhã será mais tranquilo e com possibilidade de chuvas por aqui. Tomara!

 

Mapa de chuvas entre as 1 horas sexta e 1 horas de sábado (horário de verão)

https://i.imgur.com/uQTPVEc.png

Aqui na zona norte de Sampa tivemos uma ventania há pouco.

A automática do Mirante registrou rajadas de 55 km/h de sul.

 

A temperatura caiu de 30,5°C às 19h (Verão) para 23,8°C às 20h.

 

Aqui também ventou forte na mesma hora. Indicativo da chegada da frente fria na hora.

A temperatura caiu bastante e agora temos 22 graus na Mooca. Umidade levemente baixa ainda, 63%.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Buenos Aires teve dia de sol e pouca nebulosidade, com temperaturas outonais hoje, com mínima de 11,8ºC e máxima de 22,1ºC, bem agradável. Agora temos 16ºC, com URA de 59%, vento leste a 5 km/h e pressão em 1.014,1 hpa.

 

Para amanhã a previsão do SMN indica poucas nuvens de manhã e aumento de nuvens no período da tarde/noite. Mínima de 10ºC e máxima de 24ºC. O sol nasce às 6h04 e se põe às 19h12.

Link to comment
Share on other sites

Sobre o item 2., me referi ao fato de nenhuma estação ter tido recordes semelhantes, e não valores. O valor registrado em Bom Jardim é absurdo se comparado ao histórico da própria estação. Os maiores valores da estação são:

32,0° em 29/01/2014

31,4° em 07/02/2014

31,3° em 28/01/2014

e mais nenhum registro sob 31°. Só este de 31,6°C de ontem, e nenhuma outra estação de baixada registrou um valor que fosse quase recorde absoluto para a mini-normal. Sim, pode estar certo. Mas é de se desconfiar, afinal, não dá pra se considerar todos os dados que se vê.

 

VOLTO A DIZER, DADOS ANTIGOS DA CIDASC, VÁRIOS ANOS, QUASE NO MESMO LOCAL, TEM VÁRIOS DIAS/ANO ENTRE 30/32 E ALGUNS ENTRE 33/34°C. NO MESMO DIA DEU 31,2°C NA SANTA BÁRBARA A MAIS DE 1300 M!.

 

EM 2009 NA CLIMATERRA/1350 M DEU 30,6°C EM OUTUBRO/A MÁXIMA ATÉ HOJE EM OUT.

 

Sobre Urupema, eu também achei estranho a princípio, mas depois deu pra perceber que está dentro da variação normal da baixada. Neste mês, por exemplo, ela voltou a ser a mais fria das Epagris em média mínima. Não sei se das PWS, veremos no fim do mês.

 

Como você consegue ver dados escondidos das automáticas?

No Funceme, mas não é sempre. Ele é bom pra ver os registros de 0, 1 e 2h UTC enquanto não saem no site do Inmet: http://www.funceme.br/produtos/script/rede_monitoramento/Pcd/inmet/?regiao=B&sensor=2&intervalo=1

Link to comment
Share on other sites

Ronaldo,

 

A geada pode matar quais tipos de culturas nessa época ?

 

 

0/-1 POR 1 HORA OU MAIS , PERDA MUITO GRANDE

-1/-2, QUASE TOTAL A TOAL, -2/-3 EM DIANTE PERDA TOTAL (DE 50/60 TON/HA PODE SOBRAR ALGUMAS CENTENAS DE KG.

 

LAVOURAS DE FEIJÃO ENTRE 0/2 NO ABRIGO, PERDAS GRANDES A INVIÁVEL, MELHOR REPLANTAR.

Link to comment
Share on other sites

Bom, você já está avisando há algum tempo sobre essa situação. Na minha opinião vai abaixo de zero por algumas horas na madrugada / amanhecer de Segunda-feira, em umas boas terras acima dos 1000m em SC, RS e extremo sul do PR. Os agricultores devem ficar atentos.

 

E sobre a chuva no Sudeste, não há dúvidas de que há uma enorme diferença entre GFS e Europeu neste momento.

 

Enquanto o americano espalha bons acumulados pela região, o Euro é bem mais pessimista e coloca chance zero de sairmos da estiagem. Além disso, o ECMWF também é bastante agressivo nas projeções de calor antes da chegada da FF, com nova quebra de recorde aqui em JF (acima dos 35C) e acima dos 40C no litoral, e não coloca resfriamento significativo após a frente. Ou seja, o EUro é um lixo total para o Sudeste, enquanto o GFS é um sonho. E agora, José ?

Link to comment
Share on other sites

Mais uma Davis no litoral de Santa Catarina, cidade de Capivari de Baixo, bem próximo de Tubarão.

Proprietário, Augusto Olivo

Mais uma vez com a participação fundamental do Frederico Wessel.

Só falta inverter o anemômetro!

 

http://www.weatherlink.com/user/agroaviao/index.php?view=summary&headers=1

https://www.wunderground.com/personal-weather-station/dashboard?ID=ICAPIVAR2#history

Link to comment
Share on other sites

Sobre Urupema, eu também achei estranho a princípio, mas depois deu pra perceber que está dentro da variação normal da baixada. Neste mês, por exemplo, ela voltou a ser a mais fria das Epagris em média mínima. Não sei se das PWS, veremos no fim do mês.

Das PWS tenho 90% de certeza que Urupema está mais baixo que as outras. Aliás foi a única estação que negativou este mês. Na média mínima acho por enquanto acho que ainda é a estação com melhor média mínima, em invernos normais.

 

Como você consegue ver dados escondidos das automáticas?

No Funceme, mas não é sempre. Ele é bom pra ver os registros de 0, 1 e 2h UTC enquanto não saem no site do Inmet: http://www.funceme.br/produtos/script/rede_monitoramento/Pcd/inmet/?regiao=B&sensor=2&intervalo=1

 

Legal. Mas infelizmente acho que não ajuda muito. Geralmente quando há episódios de tempo severo no Sul as estações do INMET param de reportar. E assim nunca sabemos qual foi o extremo de vento.

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO AS MÁXIMAS SOB40° DO ESTADO DE SÃO PAULO NESTE 2017:

 

10/10 (terça)

 

40,2°C Sud Menucci

40,1°C Cardoso

 

 

11/10 (quarta)

 

40,6°C Cardoso

40,6°C Aparecida d'Oeste

40,6°C Santa Salete

40,1°C Indiaporã

 

 

12/10 (quinta)

 

40,6°C Cardoso

40,2°C Aparecida d'Oeste

40,1°C Borborema

 

 

13/10 (sexta)

 

40,9°C Cardoso

40,7°C Santa Salete

40,7°C Sud Menucci

40,3°C Ilha Solteira

40,0°C Borborema

40,0°C Indiaporã

 

 

19/10 (quinta)

 

41,1°C Santos

 

 

Fonte: CIIAGRO, UNESP e CETESB

 

 

Exceto Borborema e Santos, todas as demais ficam no Noroeste paulista. Abaixo a localização dessas estações:

 

xNpZpl1.png

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.