Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Outubro/2017


Marcos
 Share

Recommended Posts

Após um dia muito quente, as nuvens aumentaram bastante (por causa do calor e de alguma umidade) e no final da tarde tivemos pancadas isoladas, com até forte intensidade.

Aqui no meu bairro acabou não chovendo. Ficou apenas na ameaça.

 

A temperatura máxima na Mooca chegou aos 35.1 graus.

A mínima ficou em 19.2 graus, o que é um valor um pouco alto.

Link to comment
Share on other sites

Após o calor, as trovoadas trouxeram acumulados de 16 até 67 mm até o momento, acabando com todo e qualquer resquício de seca que tínhamos antes.

 

Amanhã teremos um alívio no calor. No momento segue chovendo, com trovoadas fracas, entre 19 e 21 graus.

 

Em SC granizo em vários pontos do centro-leste.

Link to comment
Share on other sites

EURO 0Z trazendo forte bloqueio para daqui a 10 dias. Temperaturas vão as alturas em SP e no RJ.

Em compensação as chuvas ficarão retidas no Sul. Teremos muita instabilidade até perto do dia 20, pelo menos. O padrão que perdurou no inverno, de bloqueio no Prata e calor no Sul, curiosamente se deslocou para o norte na primavera. Isto tem a ver com o deslocamento da mTa para mais alto mar./

 

Quanto às temperaturas, só tenho a comemorar: nada de calor no RS. Parece que mordi a língua na virada do mês. Ainda bem.

 

Tive mínima de 16,5°. Agora faz 23,6° com 56% e venta bastante de E. Sol e nuvens. Belo dia.

Link to comment
Share on other sites

Depois do calorão de ontem (33,6°C na convencional do Mirante de Santana), a cidade de São Paulo vai tendo um sábado ameno.

 

O dia vem sendo de céu encoberto e chuva leve intermitente (O "famoso" chove-pára-chove-pára...).

As chuvas estiveram mais constantes pela manhã.

 

Hoje foi mais um dia de máxima invertida.

A convencional do Mirante registrava 26,0°C a 0h UTC (21h de ontem).

Durante o dia, a automática não passou de 20,2°C.

 

A mínima na convencional foi 17,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Hoje tivemos aquela situação parecida com a que ocorreu no dia 5 de junho, ou seja, as chuvas ficaram mais ao norte que o previsto e dessa forma o tivemos um sábado excelente por aqui. A previsão indicava um tempo abafado e com pancadas de chuvas, mas o calor seria menor do que os dias anteriores.

Em nenhum momento o sol apareceu.

 

Na Mooca temos agora 19 graus e 5.6 mm de chuva.

Link to comment
Share on other sites

ONDA DE CALOR (09 a 16 de Outubro)

 

A entrada de ventos muito quentes de noroeste, vindos principalmente do Brasil Central, deve provocar a partir de amanhã (09/10) uma intensa onda de calor em todo o estado de São Paulo, leste do Mato Grosso do Sul, centro e norte do Paraná, sudeste do Mato Grosso, centro-sul de Goiás, Rio de Janeiro e Triângulo Mineiro até, pelo menos, o dia 16. O alerta se deve principalmente ao risco à saúde pela exposição prolongada ao sol, à permanência em ambientes fechados sem ventilação, e a baixa umidade relativa do ar que acompanha as altas temperaturas.

 

Em São Paulo, máximas próximas a 40°C são esperadas a partir de terça-feira (10/10) no extremo noroeste e norte (regiões de Jales, Votuporanga e Barretos). Na quarta-feira, as regiões com máximas entre 38 e 40°C se estende para as regiões de Araçatuba, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto; na quarta-feira (11/10), para as regiões de Bauru, Araraquara; no feriado (12/10), para Presidente Prudente, Marília, Ourinhos e Piracicaba - a partir deste dia, a umidade relativa do ar pode cair abaixo dos 15%. Nos dias 13 e 14, máximas entre 40 e 42°C em grande parte das regiões de São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Franca e Araçatuba; nas regiões de Araraquara e Bauru, algumas cidades também podem ter temperaturas acima dos 40°C. Destaque para a manhã de sábado (14/10), que deve ser excepcionalmente quente em quase todo o estado de SP, exceto extremo sul e oeste, com marcas acima dos 33°C já às 9:00.

 

A tendência é que na faixa litorânea, incluindo Grande São Paulo, ocorra queda nas temperaturas devido a passagem de uma frente fria; no interior, salvo pelo breve alívio no calor muito intenso, nada muda.

 

Chuvas podem ocorrer neste período, mas de forma bastante localizada e rápida entre a tarde e a noite.

 

b3n7YwR.png

XGvX2aK.png

 

Pra cá, espero máximas entre 39 e 40°C nos dias 12, 13, 14 e 15.

Link to comment
Share on other sites

O problema é que este quadro no Sudeste tende a perdurar até perto do dia 20 pelo menos. Neste mesmo período teremos muita chuva no Sul! O padrão mudou de vez em outubro.

 

Hoje variação de 17,0° a 23,3° e sempre com bastante nebulosidade e vento E. Agora faz 21,3° com 71%. Agora as instabilidades começam a chegar em Uruguaiana. Há núcleos muito potentes em Misiones.

 

A tendência é de MUITA chuva para cá de terça à sexta. Centro e N do RS e SC serão os locais mais afetados pela chuvarada.

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto primavera seguindo Padrão menino neste mês de Outubro, não era isto o esperado segundo algumas previsões mais extendidas. Cheiro de recordes em SP? Geralmente é nesta época do Ano que acontece às máximas anuais, o problema é que 2014 e 2015 foram traumáticos e este cenário se desenhando assusta.

Link to comment
Share on other sites

Impressiona a quantidade de chuva em POA prevista pelo modelo europeu essa semana. Se confirmar, teremos estragos !

A MetSul está dando vários alertas de chuva para cá. Amanhã ainda teremos sol, mas de terça à sexta ele nem vai aparecer, e vai chover pra *$¨%*@#$!!!

 

Agora tenho 18,0° com 87%. No Sul do Paraguai e em Misiones ainda há fortes tempestades. Quero ver quando este sistema começar a se alinhar sobre o N do RS e SC.

Link to comment
Share on other sites

Domingo nublado e abafado aqui em Sampa.

O sol apareceu, porém de forma fraca.

Durante a hora do almoço, uma linha de chuva atravessou a cidade, mas a chuva não atingiu a parte norte da cidade. No meu bairro choveu na região do Jardim Anália Franco (que fica ao sul, perto da Água Rasa, Vila Formosa).

A noite o céu ficou limpo e um certo abafamento.

 

A madrugada começa com 20 graus na Mooca.

Link to comment
Share on other sites

Desanimado aqui com o ''calvário'' de calor que nos espera nos próximos dias. Até uns dias atrás os modelos indicavam ao menos um pulso fraco de MP e dias amenos para Curitiba. Agora, nem isso.

 

Bom dia!

 

Não há mais dúvidas quanto a esse forte bloqueio e a onda de calor que deve durar de 7 a 10 dias, segundo os modelos, sobre a região Sudeste e Centro-oeste. E assim, maaaaaaais uma vez, Outubro vai se destacar como sendo seco e quentíssimo sobre nós. O que antigamente não era bem assim. Novos tempos que temos que nos acostumar, amigo. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Em Juiz de Fora, os dias mais quentes devem ser Quinta, Sexta e Sábado, quando podemos ter máximas de até 33C. No entanto, os modelos não indicam chance de chegar aos 35C ou mais por aqui. A máxima absoluta na minha estação, neste ano, está em 34,9C em Janeiro. Ou seja, não chegamos aos 35 em nenhuma oportunidade ainda. E parece ser remota a possibilidade disso acontecer agora, nesta onda de calor, a não ser que o anticiclone tipo bloqueio se posicione um pouco mais a leste do que o previsto. Assim, o giro dele sobre o continente vai trazer o bafo do norte bem em cima de MG. Por enquanto, o auge está sobre o interior de SP e GO.

Link to comment
Share on other sites

Por enquanto Outubro por aqui se destaca pelas boas amplitudes térmicas, devido À MP do início do mês temos mínimas abaixo da média e máximas acima da média, excelente, mas não deve durar... dia bem úmido aqui e temperatura em 26C com céu nublado.

 

Minhas médias contando com hoje: 15,7/27,5, Indaial 15,9/27,0 (anomalias de -1,5/+1,5) :good2:

Link to comment
Share on other sites

Segunda feira quente e abafada aqui em Sampa.

O sol apareceu com mais força e chegamos a ter o desenvolvimento de alguns cúmulos, mas não a ponto de trazer pancadas de chuvas.

Pela imagem do radar, nesse momento está praticamente tudo limpo em torno da Grande SP.

 

Agora temos ainda 29.5 graus na Mooca com umidade em 48%, que está sendo o menor valor deste dia.

A máxima chegou aos 31.8 graus e a mínima ficou em 18.3 graus.

 

É pessoal! Infelizmente outubro está sendo sinônimo de um mês inóspito climaticamente. É a época que o interior do Brasil "quarenta" (verbo no presente, vindo de quarentar hehe).

Daí novembro vem um sosseguinho e quando chega fim de dezembro, o bloqueio volta a nos atormentar.

Link to comment
Share on other sites

Incrível: a MetSul dá CINCO dias seguidos de chuva em POA!! Sabendo que neste período devemos ter vários momentos de chuva forte, é realmente preocupante!

 

Amanhã ainda não será o pior, mas 4ª a chuva pode vir torrencial. Nesse período sem passar dos 20°/21°, já que teremos ar frio atravessando o Prata.

 

Hoje variação de 17,0° a 28,4°. Agora faz 21,5° com 85%.

Link to comment
Share on other sites

Europeu aumentou as perspectivas do calor para esta semana, GFS sendo mais comedido.

 

Pelo Euro, podemos chegar atingir os 35 graus no Sábado. Lembrando que na minha estação, que fica em vale, as chances de chegar aos 35 são ainda maiores. Acho que vamos ter o recorde de calor do ano ! Não acreditava muito nisso antes, mas agora tenho convicção.

Link to comment
Share on other sites

Muito calor nesta manhã em todo o estado de São Paulo. Hoje começam a pipocar os primeiros 40°C+ isolados pelo noroeste e extremo norte paulista.

Às 11:30 fazia 34,0°C aqui em casa. Em Pradópolis, 34,7°C. No noroeste, 36,1°C em Jales e 35,7°C em Votuporanga.

 

O pico do calor se dará entre sexta e sábado!

Link to comment
Share on other sites

Temperatura bem alta, com 31,6ºC agora na Davis. Pode chegar perto dos 33C, quem sabe.

 

Na atualização das 14h e principalmente das 15h, vamos ver algumas estações do INMET chegando aos 40 graus pelo interior do país. Enquanto isso, o sudoeste do PR e oeste de SC estão gelados agora à tarde, com muita chuva!

Link to comment
Share on other sites

:beach: :heat: :diablo: :smoke:

 

FERVENTE

 

Máximas de hoje (Apenas rede Inmet):

40,1°C São Simão-GO

39,9°C Três Lagoas-MS

39,6°C Guiratinga-MT

39,5°C Cassilândia-MS

39,4°C Aragarças-GO

39,4°C Porto Murtinho-MS

39,2°C Paranaíba-MS

39,0°C Água Clara-MS

38,8°C Campina Verde-MG

38,6°C José Bonifácio-SP

38,5°C Aquidauana-MS

38,5°C Barretos-SP

38,5°C Bela Vista-MS

38,5°C Nhumirim-MS

38,4°C Maracaju-MS

38,4°C Valparaíso-SP

38,3°C Ituiutaba-MG

38,2°C Coxim-MS

38,2°C Rio Brilhante-MS

38,2°C Votuporanga-SP

38,1°C Dracena-SP

38,1°C Itumbiara-GO

38,1°C Jales-SP

38,0°C Rio de Janeiro-RJ (Vila Militar)

38,0°C Seropédica-RJ

37,9°C Amambaí-MS

37,9°C Ariranha-SP

37,9°C Conceição das Alagoas-MG

37,8°C Lins-SP

37,7°C Dourados-MS

37,7°C Juti-MS

37,7°C Pradópolis-SP

37,6°C Ibitinga-SP

37,3°C Corumbá-MS

37,3°C Ivinhema-MS

37,2°C Barra Bonita-SP

37,2°C Coronel Pacheco-MG

37,1°C Miranda-MS

37,0°C Ituverava-SP

 

Aqui em casa tive 37,7°C. Amanhã será ainda pior!

Link to comment
Share on other sites

E Sampa esquentou bem mais que o previsto hoje.

A automática do Mirante de Santana (INMET) chegou nos 34,0°C.

Teremos que esperar a leitura de 0h UTC (21h) pra saber o valor oficial da convencional.

 

A mínima da convencional foi 20,3°C.

Desde 12 de abril que o Mirante não registrava mínima igual o maior que 20°C.

 

O calor provocou várias pancadas de chuva com trovoadas pela cidade agora à tarde.

Com isso, a temperatura caiu bem, registrando 23,1°C às 17h na automática.

 

Amanhã deve esquentar mais... :sad: :heat:

 

Outubro é o mês do ano com o maior registro de máximas anuais aqui em Sampa.

Até aí, nada de novo.

O problema é que, a partir de 2014, as temperaturas de 35°C viraram rotina neste mês. :heat: :negative:

Link to comment
Share on other sites

Centro do Brasil fervendo hehe

 

Hoje tivemos um dia bastante quente por aqui.

À partir da hora do almoço, nuvens começaram a surgir e no decorrer da tarde elas foram se desenvolvendo bastante, principalmente com a entrada da brisa marítima.

Choveu forte em alguns locais da Grande SP. Aqui no Tatuapé choveu forte por alguns minutos, sendo suficiente para diminuir bem o calor.

 

Na Mooca, a temperatura chegou aos 35.4 graus, após uma mínima tropical de 20.4 graus.

Agora após a chuva, faz 20.9 graus.

A umidade que no início da tarde chegou aos 30%, agora subiu bem para 87%.

Link to comment
Share on other sites

E Sampa esquentou bem mais que o previsto hoje.

A automática do Mirante de Santana (INMET) chegou nos 34,0°C....

 

Não foi dessa vez que o recorde de fevereiro foi batido.

Se esse ano terminar com máxima absoluta sub-35 ou até mesmo com a maior máxima sendo os 34.6 graus de fevereiro, é motivo para comemorar bastante.

 

De uns anos pra cá, novembro tem sido o melhor mês da primavera/verão aqui. Mês em que os bloqueios dão um pouco de folga. Daí chega segunda quinzena de dezembro e eles tornam a aparecer.

Link to comment
Share on other sites

Outubro é o mês do ano com o maior registro de máximas anuais aqui em Sampa.

Até aí, nada de novo.

O problema é que, a partir de 2014, as temperaturas de 35°C viraram rotina neste mês. :heat: :negative:

Distribuição das máximas absolutas anuais por mês de ocorrência na estação do INMET no Mirante de Santana, em Sampa, desde a sua abertura:

 

Outubro: 21

Janeiro: 17

Novembro: 14

Setembro: 11

Fevereiro: 10

Dezembro: 4

Março: 2

Link to comment
Share on other sites

Oeste Paulista | Máximas

 

38,1°C Dracena/INMET.

37,7°C Adamantina/CIIAGRO.

37,7°C Iepê/CIIAGRO.

37,5°C Pres Epitácio/CIIAGRO.

37,5°C Prudente/CIIAGRO.

36,5°C Rancharia/INMET.

36,4°C Pres Prudente/INMET. **Recorde do ano.

36,1°C M. Do Paranapanema/CIIAGRO.

35,9°C Teodoro Sampaio/CIIAGRO.

 

:diablo: :diablo: :heat:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito calor na região, tive máxima de 36,0°C em casa :heat:

 

Mínima foi 19,3°C

 

Sexta/sábado, espero 38/39 aqui :smoke:

 

 

Extremos hoje:

 

Resende: 19,0/36,6 (aut) (maior do ano na aut)

Valença: 18,9/35,7 (maior do ano)

Rio Claro: 17,5/35,4

Três Rios: 18,7/35,6

Angra dos Reis: 20,3/29,9

Paraty: 20,0/29,6

Link to comment
Share on other sites

Outubro é o mês do ano com o maior registro de máximas anuais aqui em Sampa.

Até aí, nada de novo.

O problema é que, a partir de 2014, as temperaturas de 35°C viraram rotina neste mês. :heat: :negative:

Distribuição das máximas absolutas anuais por mês de ocorrência na estação do INMET no Mirante de Santana, em Sampa, desde a sua abertura:

 

Outubro: 21

Janeiro: 17

Novembro: 14

Setembro: 11

Fevereiro: 10

Dezembro: 4

Março: 2

 

Nossa, achava que era Outubro o primeiro lugar ok, mas sempre achei que Setembro e Novembro seriam a sequência e depois Fevereiro, surpreso por Janeiro estar em segundo e Fevereiro em quinto.

Link to comment
Share on other sites

máxima do ano em casa registrada hoje !!, fez 39,8° por aqui :heat: :heat: :heat:

 

Rio de Janeiro e seu relevo favorece os micro-climas né....

 

A estação da vila Militar bateu 38º, enquanto no forte de Copacabana não passou dos 27º.... Apesar desta última fica de frente para o Mar é uma baita diferença de mais de 11º.

 

hehehehe

Link to comment
Share on other sites

Enquanto o Centro-Oeste e o Sudeste torram, aqui começam forte emoções: tivemos duas pancadas fortes de chuva, a maior em torno das 16 h. Acumulei 21,9 mm até agora, sendo 17,6 mm de tarde.

 

Agora há um núcleo muito intenso com provável granizo a leste de São Marcos, e outra área menos potente entre Garibaldi, Bento Gonçalves e Nova Petrópolis. As famosas formações em "V" criadas pelo jato.

 

Aqui nublado e alguma trovoada ao longe. Faz 19,9°. Hoje fiquei entre 19,6° a 24,6°. Foi um dia abafado.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.