Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Setembro/2017


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

É, o processo de aquecimento segue à todo vapor. Enquanto isso o "resfriamento global" vai sendo adiado como sempre :mosking: :rofl:

 

O aquecimento foi comprovado cientificamente, então não vejo motivos para contestação. A questão em jogo é o motivo para este aquecimento. Daí surgem várias teorias, que se complementam a meu ver.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 774
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

SETEMBRO TÓRRIDO NO MIRANTE

 

Até ontem o Mirante tinha as seguintes médias, com os seguintes desvios em relação a Média 1981-2010:

 

Mínima: 15,9ºC (+1,5)

 

Máxima: 29,5ºC (+5,2)

 

Compensada: 22,0ºC (+3,6)

 

 

Se setembro acabasse hoje, [highlight=yellow]continuaria sendo o mais quente da história, com +0,8ºC acima do recorde de 2004 que é de 21,2ºC.[/highlight]

 

Nas máximas médias, [highlight=yellow]Setembro terminaria hoje com +0,8ºC também do recorde de 2004, que é de 28,7ºC[/highlight]

 

Nas Mínimas, [highlight=yellow]hoje o Mirante tem a 4ª maior média desde 1961.[/highlight]

 

 

MODELOS INDICAM ALTO POTENCIAL PARA QUEBRA DO RECORDE DE CALOR NO MIRANTE

 

E pelos prognósticos dos modelos, o potencial do recorde de setembro mais quente do Mirante, tem boas chances de acontecer.

 

Saída do Europeu segue indicando Temperaturas acima da média em todo o Estado de São Paulo nos próximos 7 e 14 dias, portanto indo até o final do mês.

 

uGwxIy6.png

2vRE1xI.png

 

Outro fator que também seria recorde, seria o de chuvas.

 

Até o momento com 0,0mm acumulados, Setembro de 2017 seria o mais seco da história, superando os 1,4mm de 1994.

 

Porém GFS e ECMWF projetam o retorno das chuvas daqui a 10-12 dias, perto do final do mês, o que provavelmente nos fará passar longe do recorde.

 

Kre36RF.png

 

Pela última saída do Europeu/EPS, teriamos acumulados em torno dos 25mm até o final de Setembro em São Paulo.

 

zumpNkG.png

Link to comment
Share on other sites

Como se pode ver, outubro começará quente, a não ser que a anomalia de temperatura apresentada no mapa de 24/9 a 10/10 esteja concentrando o calor em setembro.

 

Eu já estou preparado para um outubro péssimo. Se eu apostasse colocaria anomalia de +2,5° no mês que vem. Qualquer "menos pior" será lucro.

 

Agora 19,5° com 86%. Agora o sol voltou; há pouco chovia. Ficou boa parte da manhã assim.

Link to comment
Share on other sites

A tragédia de setembro 2017 é irreversível. Caminhando para o mais quente de todos os tempos e um novo paradigma a moda agosto de 2015. Um dos piores de todos os tempos ao lado de 2015 este inverno.

 

O quadro é tão ruim, tão desanimador, que não dá a mínima vontade de acompanhar os modelos, a não ser que seja pra entrar em depressão.

Este quadro já estava posto no início de agosto. TODOS os meses, ao menos no RS, foram acima da média até julho, e a tendência dos modelos para os dois meses seguintes era manter o quadro. Só uma primavera muito fria poderia evitar isso, mas sem El Niño (e ainda por cima com risco de La Niña) fica difícil.

 

2017 é para enfiar na privada e puxar a descarga. Entrará, junto com 2012, como o pior ano que já vi (com a diferença que o calor ficou mais distribuído e não teve inverno).

 

Agora 19,7°.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo Alves,

 

na estação convencional de Itaperuna setembro de 2017 por enquanto é o pior em acumulado de chuvas, 0,0 mm até hoje.

Se considerarmos desde 1991, o pior tinha sido em 1994 com 0,8 mm, depois vem 2004 com 5,9 mm.

Aqui em Laje do Muriaé por enquanto é o pior setembro, medi apenas 0,2 mm no amanhecer do dia 1º/09 foi uma garoa fraquíssima que durou uns 30 minutos.

 

Em relação as temperaturas na convencional de Itaperuna as mínimas estão abaixo da média e as máximas acima da média.Temos mais 13 dias para subir a temperatura por aqui.

Link to comment
Share on other sites

 

O aquecimento foi comprovado cientificamente, então não vejo motivos para contestação. A questão em jogo é o motivo para este aquecimento. Daí surgem várias teorias, que se complementam a meu ver.

 

Entendo, Renan. Meu 'ranço', se é que posso dizer assim, é com quem nega que exista aquecimento (a velha história de os dados são manipulados, etc. O conspiratório) . :hi:

Link to comment
Share on other sites

A tragédia de setembro 2017 é irreversível. Caminhando para o mais quente de todos os tempos e um novo paradigma a moda agosto de 2015. Um dos piores de todos os tempos ao lado de 2015 este inverno.

 

O quadro é tão ruim, tão desanimador, que não dá a mínima vontade de acompanhar os modelos, a não ser que seja pra entrar em depressão.

Este quadro já estava posto no início de agosto. TODOS os meses, ao menos no RS, foram acima da média até julho, e a tendência dos modelos para os dois meses seguintes era manter o quadro. Só uma primavera muito fria poderia evitar isso, mas sem El Niño (e ainda por cima com risco de La Niña) fica difícil.

 

2017 é para enfiar na privada e puxar a descarga. Entrará, junto com 2012, como o pior ano que já vi (com a diferença que o calor ficou mais distribuído e não teve inverno).

 

Agora 19,7°.

Em termos de média, 2017 vai ser o pior. Mas, pessoalmente, o pior foi 2015. Um ano simplesmente de marasmo total, sem nenhum extremo de frio. 2017, 2014, 2012 todos tiveram algum evento significativo de frio isolado. 2012, na verdade, teve um JJ abaixo da média. E 2017, ironicamente o ano dos recordes de média máxima, teve a menor máxima desde 1975.

Link to comment
Share on other sites

Como se pode ver, outubro começará quente, a não ser que a anomalia de temperatura apresentada no mapa de 24/9 a 10/10 esteja concentrando o calor em setembro.

 

Eu já estou preparado para um outubro péssimo. Se eu apostasse colocaria anomalia de +2,5° no mês que vem. Qualquer "menos pior" será lucro.

 

Agora 19,5° com 86%. Agora o sol voltou; há pouco chovia. Ficou boa parte da manhã assim.

Marcos.. O mapa é até 01 de outubro e não 10 o "o" de oct . Atrapalha a visão .. Eu tbm achei primeiro.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA DAS MÁXIMAS - SETEMBRO 2017

 

24,7 Florianópolis :heart:

26,5 Salvador

26,5 Vitória

26,8 Belo Horizonte

27,2 Porto Alegre

27,4 Natal

27,8 Aracaju

27,8 Curitiba

28,0 Brasília

28,5 Recife

28,9 Maceió

29,6 São Paulo

29,8 João Pessoa

31,9 Rio de Janeiro

37,4 Cuiabá

39,2 Palmas

 

Levantamento do Bruno Maon, no grupinho do Whatsapp.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, após um tempo ausente, faço um resumo das condições predominantes em Belo Horizonte nesse mês de setembro:

 

O mês está sendo absolutamente ensolarado. Aliás, vivemos um inverno mais seco que a média, faz pouco mais de um mês que o céu azul é constante por aqui, com raros períodos nublados. Apesar de muito sol, as temperaturas se mantém agradáveis. Dado interessante é que BH passou de 30C apenas 1 vez nesse mês, por poucos décimos.

 

Anomalias referentes à normal 1960-1990:

Convencional

Média máxima: 26,8 (-0,4C)

Média mínima: 15,9 (-0,3C)

 

Pampulha

Média máxima: 27,4 (-0,1C)

Média mínima: 15,4 (-0,8C)

 

Faz 3 meses e alguns dias que não chove. Período bem maior que o ocorrido nos últimos anos. Pelas previsões, as primeiras chuvas ocorrerão entre o final desse mês e o começo de outubro, de forma isolada. Ganharão consistência a partir da 2ª quinzena do mês e, por enquanto, a perspectiva é de uma primavera de muita chuva por aqui. Seria excelente, tendo em vista o déficit hídrico que o estado vive desde 2014.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal

Ando meio distante do fórum ultimamente nas postagens mas acompanhando sempre...ta meio sem graça postar dados e prognosticos terríveis hahaha...

Bom, fiz um levantamento por efeito de comparação de algumas cidades de MG e PR em relação às medias das máximas de acordo com estações do Inmet de setembro 2017 ate agora e o que dá pra ver é a tamanha aberração entre os dados dos dois estados e até mesmo dentro do estado de MG

Veja:

MG:

DIAMANTINA: 23,0

BARBACENA:23,9

JUIZ DE FORA: 24,2

MARIA DA FÉ: 26,2

SANTA LUZIA: 26,4

EXTREMA: 26,6

OURO PRETO: 26,6

TEÓFILO OTONI: 27,2

VIÇOSA: 27,8

GOVERNADOR VALADARES: 28,5

ARAXÁ: 28,9

ITAMONTE: 29,0

MONTES CLAROS: 29,8

POÇOS DE CALDAS: 29,9

UBERLÂNDIA: 30,9

 

Agora os do PR:

PARANAGUÁ: 26,0

PALMAS: 26,5

ARAUCARIA: 27,5

PONTA GROSSA: 27,9

UNIÃO DA VITÓRIA: 27,9

GENERAL CARNEIRO: 27,9

IRATI: 28,1

INÁCIO MARTINS: 28,7

PATO BRANCO: 29,1

GUARAPUAVA: 29,4

CASCAVEL: 30,8

FOZ DO IGUAÇU: 31,6

UMUARAMA: 32,7

TOLEDO: 32,7

LONDRINA: 33,1

 

Peguei 15 cidades de cada estado...dá pra ver a incrivel aberração do que está acontecendo nesse setembro até o momento e no inverno como um todo no sul do Brasil...e dentro do proprio estado de MG as incríveis temperaturas amenas do leste em relação ao sul mineiro nesse mês. ..Poços de Caldas com 29,9 :shok: e Montes Claros com 29,8!!! e entre os dois estados Gen. Carneiro 27,9 :scare: e Teófilo Otoni 27,2!!!!!!!!!!!!!!!...

Sem palavras, simplesmente 2017 uma aberração para o sul e uma maravilha pro leste do SE... achei que o RS estava terrível mas quando olhei os dados do PR me assustei...

Não sei se fico depressivo por causa do Sul ou feliz por Minas :laugh: :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Alguém já pesquisou as médias máximas e média compensada de outubro de 1989 na região Sudeste?

 

na convencional de Itaperuna a média máxima de 1989, foi baixa 26,8ºC(média máx. de 28,9ºC).

Na década de 2000 já registrou até 33,2ºC de média máxima.

Outubro de 1989 na cidade de São Paulo (Mirante):

 

Média das máximas: 23,3°C (-1,5°C em relação à normal 1961-1990)

 

Média das mínimas: 14,1°C (-1,2°C)

 

Média compensada: 17,7°C (-1,3°C)

Link to comment
Share on other sites

dia GÉLIDO em Blumenau, após a mínima de 20,2C tenho céu escuro e apenas 21,4C. :laugh:

 

A coisa está tão bizarra que hoje pareceu um dia fresco. Isso porque desde o dia 6 não temos um dia parecido com esse. E desde o dia 2 não temos uma máxima menor. Ainda assim a mínima foi a mais alta do mês...

 

Com muita sorte um dia assim só dia 25/26 agora. A única coisa um pouco razoável é que a máxima absoluta do mês parece que não será tão alta.

Link to comment
Share on other sites

Noite bem agradável aqui em Sampa por causa dos ventos que sopram com mais força do mar.

Temos céu praticamente tomado por nuvens baixas, algo que não ocorreu (ao menos aqui) nesse mês de setembro.

 

Agora temos 19 graus na Mooca e umidade em 85%.

A máxima ficou em 33,6 graus e umidade em 21%.

Mínima de 17,3 graus.

 

--------------------------

 

Já na torcida para que essa previsão de mudança mais drástica no tempo se torne um fato consumado.

Isso só vai acontecer quando o evento tiver dentro de 96 horas.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA DAS MÁXIMAS - SETEMBRO 2017

 

24,7 Florianópolis :heart:

Hoje foi o único dia que não passei calor em Setembro.

Variação de 18,9ºC a 20,8ºC no INMET (automática).

 

Convencional está quase sempre marcando cerca de 1 grau a mais que automática e as outras estações da ilha, possivelmente a média das máximas e um pouco menor que os 24.7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Como se pode ver, outubro começará quente, a não ser que a anomalia de temperatura apresentada no mapa de 24/9 a 10/10 esteja concentrando o calor em setembro.

Marcos.. O mapa é até 01 de outubro e não 10 o "o" de oct . Atrapalha a visão .. Eu tbm achei primeiro.

Ih, caramba... Obrigado pela correção. :russian: Menos mal.

 

Aqui máxima de 21,9°. Agora estou com a mínima do dia: 14,7°. Tempo bom com alguns estratus. Devo chegar aos 12°, algo fora do comum.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA DAS MÁXIMAS - SETEMBRO 2017

 

24,7 Florianópolis :heart:

26,5 Salvador

26,5 Vitória

26,8 Belo Horizonte

27,2 Porto Alegre

27,4 Natal

27,8 Aracaju

27,8 Curitiba

28,0 Brasília

28,5 Recife

28,9 Maceió

29,6 São Paulo

29,8 João Pessoa

31,9 Rio de Janeiro

37,4 Cuiabá

39,2 Palmas

 

Levantamento do Bruno Maon, no grupinho do Whatsapp.

 

Curitiba ali no meio com aquela média? Se trata de alguma miragem? Meu PC deu bug? Ou é o fim dos tempos mesmo?

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA DAS MÁXIMAS - SETEMBRO 2017

 

24,7 Florianópolis :heart:

 

 

Levantamento do Bruno Maon, no grupinho do Whatsapp.

 

Curitiba ali no meio com aquela média? Se trata de alguma miragem? Meu PC deu bug? Ou é o fim dos tempos mesmo?

 

 

Acho que Florianópolis está com média maior não ? Esses dados são das estações convencionais ?

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA DAS MÁXIMAS - SETEMBRO 2017

 

24,7 Florianópolis :heart:

 

 

Levantamento do Bruno Maon, no grupinho do Whatsapp.

Acho que Florianópolis está com média maior não ? Esses dados são das estações convencionais ?

Sim, das estações convencionais. Na verdade, Florianópolis está com média das máximas menor em todas as outras estações:

 

Convencional/Inmet (São José): 24,7°C

Automática/Inmet (São José): 24,2°C

Itacorubi/Epagri (ilha): 24,5°C

Carijós/Epagri (ilha): 24,2°C

Link to comment
Share on other sites

Acho que ouvi notícia de terremoto no Paraná.

Estava dormindo.

Efeito do calor. :mosking:

 

Notícia verídica, porem sem maiores problemas:

 

Tremores de terra atingem cidades do Paraná

Tremores foram registrados pelo Centro de Sismologia da USP em Rio Branco do Sul e São Jerônimo da Serra. Nenhum atendimento foi registrado entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda, conforme o Corpo de Bombeiros.

 

https://glo.bo/2x7EIsI

Link to comment
Share on other sites

Boa noite pessoal

Ando meio distante do fórum ultimamente nas postagens mas acompanhando sempre...ta meio sem graça postar dados e prognosticos terríveis hahaha...

Bom, fiz um levantamento por efeito de comparação de algumas cidades de MG e PR em relação às medias das máximas de acordo com estações do Inmet de setembro 2017 ate agora e o que dá pra ver é a tamanha aberração entre os dados dos dois estados e até mesmo dentro do estado de MG

Veja:

MG:

DIAMANTINA: 23,0

BARBACENA:23,9

JUIZ DE FORA: 24,2

MARIA DA FÉ: 26,2

SANTA LUZIA: 26,4

EXTREMA: 26,6

OURO PRETO: 26,6

TEÓFILO OTONI: 27,2

VIÇOSA: 27,8

GOVERNADOR VALADARES: 28,5

ARAXÁ: 28,9

ITAMONTE: 29,0

MONTES CLAROS: 29,8

POÇOS DE CALDAS: 29,9

UBERLÂNDIA: 30,9

 

Agora os do PR:

PARANAGUÁ: 26,0

PALMAS: 26,5

ARAUCARIA: 27,5

PONTA GROSSA: 27,9

UNIÃO DA VITÓRIA: 27,9

GENERAL CARNEIRO: 27,9

IRATI: 28,1

INÁCIO MARTINS: 28,7

PATO BRANCO: 29,1

GUARAPUAVA: 29,4

CASCAVEL: 30,8

FOZ DO IGUAÇU: 31,6

UMUARAMA: 32,7

TOLEDO: 32,7

LONDRINA: 33,1

 

Peguei 15 cidades de cada estado...dá pra ver a incrivel aberração do que está acontecendo nesse setembro até o momento e no inverno como um todo no sul do Brasil...e dentro do proprio estado de MG as incríveis temperaturas amenas do leste em relação ao sul mineiro nesse mês. ..Poços de Caldas com 29,9 :shok: e Montes Claros com 29,8!!! e entre os dois estados Gen. Carneiro 27,9 :scare: e Teófilo Otoni 27,2!!!!!!!!!!!!!!!...

Sem palavras, simplesmente 2017 uma aberração para o sul e uma maravilha pro leste do SE... achei que o RS estava terrível mas quando olhei os dados do PR me assustei...

Não sei se fico depressivo por causa do Sul ou feliz por Minas :laugh: :hang1:

 

Olá Tarso , belo trabalho .

 

Maringá pertinho de Londrina , pelo jeito das previsões terá apenas um dia com máxima abaixo dos 30. Pior do que janeiro de 14, nunca vi uma aberração assim. A média de máxima aqui em setembro é entre 26 a 28 c.

Inclusive em setembro sempre temos sub 20 de máximas, poucas mas temos. Esse ano setembro deve fechar com 33 c de media máxima, algo q ocorre apenas nos meses mais quentes de dez a fev.

Link to comment
Share on other sites

Acho que ouvi notícia de terremoto no Paraná.

Estava dormindo.

Efeito do calor. :mosking:

 

Notícia verídica, porem sem maiores problemas:

 

Tremores de terra atingem cidades do Paraná

Tremores foram registrados pelo Centro de Sismologia da USP em Rio Branco do Sul e São Jerônimo da Serra. Nenhum atendimento foi registrado entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda, conforme o Corpo de Bombeiros.

 

https://glo.bo/2x7EIsI

 

Pessoal q mora em predios altos em Maringá, jura q tb sentiu o tremor.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIA DAS MÁXIMAS - SETEMBRO 2017

 

24,7 Florianópolis :heart:

 

 

Levantamento do Bruno Maon, no grupinho do Whatsapp.

 

Curitiba ali no meio com aquela média? Se trata de alguma miragem? Meu PC deu bug? Ou é o fim dos tempos mesmo?

 

 

Acho que Florianópolis está com média maior não ? Esses dados são das estações convencionais ?

 

Amigo esteve em Curitiba no fds, e disse que a sensação de calor , está semelhante a daqui de Maringá... Os curitibanos devem estar morrendo...

Link to comment
Share on other sites

Efeito do calor. :mosking:

 

Notícia verídica, porem sem maiores problemas:

 

Tremores de terra atingem cidades do Paraná

Tremores foram registrados pelo Centro de Sismologia da USP em Rio Branco do Sul e São Jerônimo da Serra. Nenhum atendimento foi registrado entre a noite de domingo (17) e a madrugada desta segunda, conforme o Corpo de Bombeiros.

 

https://glo.bo/2x7EIsI

 

Pessoal q mora em predios altos em Maringá, jura q tb sentiu o tremor.

 

Marcos: Hoje ouvi a primeira cigarra do ano (as formigas continuam a trabalhar) e coincidência....primeira partida no ar condicionado.

 

Flávio: Ótimo que sem maiores consequências (tempos interessantes).

 

Evandro: Quando eu morava em prédios altos em São Paulo (apenas uma vez eu senti). Tenho um amigo que morou no Japão e ''te juro: sentia todos os reflexos....e ele jura que foi trauma adquirido no Japão.....O cara tem medo que os céus caiam sobre a sua cabeça....Por Tutatis.

Link to comment
Share on other sites

Marcos: Hoje ouvi a primeira cigarra do ano (as formigas continuam a trabalhar) e coincidência....primeira partida no ar condicionado.

Aqui ouço os pássaros anunciarem a primavera desde a metade de agosto, há um mês. Já os mosquitos sumiram em definitivo APENAS na primeira quinzena de agosto. De lá para cá eles mal aparecem, mas não ficaram totalmente ausentes.

 

Hoje mínima de 14,1°. Agora faz 21,7°.

Link to comment
Share on other sites

Marcos: Hoje ouvi a primeira cigarra do ano (as formigas continuam a trabalhar) e coincidência....primeira partida no ar condicionado.

Aqui ouço os pássaros anunciarem a primavera desde a metade de agosto, há um mês. Já os mosquitos sumiram em definitivo APENAS na primeira quinzena de agosto. De lá para cá eles mal aparecem, mas não ficaram totalmente ausentes.

 

Hoje mínima de 14,1°. Agora faz 21,7°.

 

Esse '''''quase que absoluta certeza que não houve pinguin de Magalhães no litoral de São Paulo'''' e no ano passado ''' quase corto meu braço se houve um caso no litoral de São Paulo'''

 

Suponho que quando chegam na foz do Plata os sensores indiquem que estão prestes a cruzar a linha do Equador.....

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

Hoje os ventos marítimos entraram bem mais cedo e com mais força.

Após chegar aos 31 graus na Mooca, agora temos 19,5 graus. A mínima ficou em 17,9 graus.

 

Hoje o menor valor da umidade ficou um pouco mais alto, em 37%.

Embora tenho sido um valor não tão superior, deu pra perceber diferença, ou seja, hoje transpirei um pouco.

Entretanto, o lado positivo é que ao andar na rua, eu já não fiquei logo indisposto.

Link to comment
Share on other sites

Marcos: Hoje ouvi a primeira cigarra do ano (as formigas continuam a trabalhar) e coincidência....primeira partida no ar condicionado.

Aqui ouço os pássaros anunciarem a primavera desde a metade de agosto, há um mês. Já os mosquitos sumiram em definitivo APENAS na primeira quinzena de agosto. De lá para cá eles mal aparecem, mas não ficaram totalmente ausentes.

 

Hoje mínima de 14,1°. Agora faz 21,7°.

Nós tivemos uma transição verão-outono bem definida e nos eixos. Aí veio o "inverno", que teve máximas mais altas que o outono, e agora pulamos pra esse veranico que vai durar até março :laugh:

 

ikPuIHr.png

Link to comment
Share on other sites

Vocês reclamam de mosquitos, já aqui no noroeste todos estão apavorados com a infestação de escorpiões! Algumas mortes, maioria crianças. Eu tenho certeza que o que mais está contribuindo é esse tempo extremamente seco, estiagem mais longa que me lembro desde 2.000, afinal, escorpião vive em deserto também. Lógico que há sempre o desequilíbrio por parte dos predadores naturais, mas enfim, a situação está saindo fora de controle. Espero que as chuvas previstas a partir do domingo comecem a amenizar essa situação.

Link to comment
Share on other sites

Buenos Aires está tendo outro mês com temperaturas acima da média, porém, ao contrário do centro-sul do Brasil, por aqui o desvio é pequeno e não tem feito calor. A máxima de setembro, até agora, foi de 25ºC. No que se refere a médias e desvios em relação ao período 81-10, estamos assim:

 

Média das mínimas: 11,7ºC (+1,4ºC)

Média das máximas: 19,7ºC (+0,4ºC)

Média simples: 15,7ºC (+0,9ºC)

Tem os dados de precipitação? Porque Buenos Aires, o Prata e principalmente o Uruguai tiveram MUITA água.

 

Aqui chuva fraca e 16,6°. Tirando o atraso de dias de inverno.

 

144 mm, mas 129 mm caíram em dois dias.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! No sábado Buenos Aires teve dia de sol e temperatura amena: mínima de 10,1ºC e máxima de 18,4ºC. Ontem dia ensolarado do começo ao fim, com mínima de 9,5ºC e máxima de 20,9ºC. Hoje novamente dia ensolarado, mas mais de primavera: mínima de 12,8ºC e máxima de 22,1ºC. Agora temo uma noite relativamente quente para a época do ano, com 17,7ºC, URA de 81%, vento noroeste a 7 km/h e pressão em 1.016,9 hpa.

 

Nos próximos dias dois segue esquentando, antes de uma queda acentuada de temperatura prevista para quinta. Para amanhã a previsão do SMN indica dia ensolarado ou com poucas nuvens, com mínima de 14ºC e máxima de 24ºC. O sol nasce às 6h46 e se põe às 18h47, e, portanto, voltaremos a ter mais de 12 horas de claridade.

Link to comment
Share on other sites

Parece miragem , as chuvas estão pra voltar :heart: :heart: :heart: :heart: :heart: :heart:

O GFS/Avn começou a pegar este quadro: com a entrada de uma frente no RS entre sexta e sábado, a atmosfera se instabiliza por aqui e no domingo no Sudeste. O Sul ficará numa fronteira climática entre o ar frio do Prata e o calor do PR ao norte, e a instabilidade puxará umidade da Amazônia sobre todo o Sul, parte do Centro-Oeste e Sudeste. É uma mudança de padrão!

 

Tudo indica que minha mínima absoluta de 14,1° será esta mesma, a primeira vez na totalidade de meus registros desde ago/1995 que minha mínima absoluta não chega na média mínima do mês, de 13,1°.

 

Aqui mínima de 16,1°. Agora faz 16,9° com 86%.

Link to comment
Share on other sites

Parece miragem , as chuvas estão pra voltar :heart: :heart: :heart: :heart: :heart: :heart:

O GFS/Avn começou a pegar este quadro: com a entrada de uma frente no RS entre sexta e sábado, a atmosfera se instabiliza por aqui e no domingo no Sudeste. O Sul ficará numa fronteira climática entre o ar frio do Prata e o calor do PR ao norte, e a instabilidade puxará umidade da Amazônia sobre todo o Sul, parte do Centro-Oeste e Sudeste. É uma mudança de padrão!

 

Tudo indica que minha mínima absoluta de 14,1° será esta mesma, a primeira vez na totalidade de meus registros desde ago/1995 que minha mínima absoluta não chega na média mínima do mês, de 13,1°.

 

Aqui mínima de 16,1°. Agora faz 16,9° com 86%.

 

 

Acumulados para 10 e 16 dias

 

 

gfs_tprecip_saopaulo_65.thumb.png.0419c9ab543dd9e3f2a5432202dfa2bb.png

gfs_tprecip_saopaulo_41.thumb.png.8b4a31dca146784431a30d4d40a21917.png

Link to comment
Share on other sites

Está em inglês, mas não está difícil de entender:

 

https://www.wunderground.com/cat6/earth-has-its-third-warmest-august-record-2017

 

Seguem os recordes de calor :hi: :heart: :heart:

 

Renan, o mapa indica o sudeste e o nordeste como ''acima da média'' em agosto e eu tenho impressão que não foi bem isso. O que você acha?

 

:hi:

Link to comment
Share on other sites

Está em inglês, mas não está difícil de entender:

 

https://www.wunderground.com/cat6/earth-has-its-third-warmest-august-record-2017

 

Seguem os recordes de calor :hi: :heart: :heart:

 

Renan, o mapa indica o sudeste e o nordeste como ''acima da média'' em agosto e eu tenho impressão que não foi bem isso. O que você acha?

 

:hi:

Por aqui, o mapa está certo, agosto foi levemente acima da média;

Já setembro deste ano deve ser, se confirmarem as previsões, o mês de setembro mais frio da história na minha região.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.