Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2017


Recommended Posts

Agosto vai começando quente a exemplo dos meses anteriores de inverno, as médias até hoje de manhã são 15,1/24,8 sendo o normal dessa época 13,x/23,x.

 

Ontem tivemos um dia frio de chuvisco quase constante, consegui máxima de 18,9C e finalmente sensação de frio devido ao vento. Hoje mínima de 17C, hoje tenho continuação da ventania de leste, chuvisco e 19,5C

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agosto vai começando quente a exemplo dos meses anteriores de inverno, as médias até hoje de manhã são 15,1/24,8 sendo o normal dessa época 13,x/23,x.

 

Ontem tivemos um dia frio de chuvisco quase constante, consegui máxima de 18,9C e finalmente sensação de frio devido ao vento. Hoje mínima de 17C, hoje tenho continuação da ventania de leste, chuvisco e 19,5C

 

Realmente Felipe, fraquíssima a primeira quinzena de agosto.

 

4fubtVS.gif

 

833j2Sq.png

 

 

Um dos invernos mais monótonos da história, frio no extremo fundo de algumas poucas baixadas, visto que em Urupema o desastre é igualmente grande.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É verdade, Marcos e Henrique. Melhor não subestimar as loucuras do tempo. A máxima absoluta daqui foi de 36,6C no Inmet, na famosa onda de calor de Outubro de 2015. Lá em casa registrei 37,8C neste mesmo evento.

 

Vai ser difícil superar aquilo, mas....nunca se sabe.

 

Lucas, realmente a sensação térmica já passou dos 40 algumas vezes, mas é incomum. Geralmente ocorre em Janeiro e Fevereiro, quando há uma significativa massa quente e úmida atuando, quando chega aos 34/35 graus com umidade de uns 50%, aí é fatal.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Enquanto o calor do verão não chega, vamos tendo outro dia friozinho neste (até agora) bom mês de Agosto. O mapa do Caio não deixa dúvidas quanto a isso, o mês está abaixo da média no leste do Sudeste.

 

Estamos perto do meio dia e agora faz 16,7C na Davis. Céu nublado, ventos frios.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Enquanto o calor do verão não chega, vamos tendo outro dia friozinho neste (até agora) bom mês de Agosto. O mapa do Caio não deixa dúvidas quanto a isso, o mês está abaixo da média no leste do Sudeste.

 

Estamos perto do meio dia e agora faz 16,7C na Davis. Céu nublado, ventos frios.

Eu estou impressionado com como a tua região está vivendo o oposto do que nós do Sul presenciamos.

 

Em quanto está a média mínima e máxima do trimestre MJJ por aí? Acredito que está abaixo da média de POA.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Se cair a chuva prevista do GFS (que caia mesmo ) seria algo histórico aqui

 

 

[attachment=1]gfs_tprecip_saopaulo_41 (2).png[/attachment]

 

William,

se fosse no final de outubro/início de novembro,aí sim poderia chover uma quantidade dessas no Sul de Minas, Mantiqueira.

Mas em pleno mês de agosto, inverno ainda.

 

No estado do Paraná e Mato Grosso do Sul acredito que sim, pode chover muito.

 

Mais uma rodada maluca do GFS, só que hoje para chuva, geralmente para onda de frio fortíssimas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Na minha singela inocência, afetada pelo ano merda terrível que estamos tendo, pensei que agosto estava na média. Não está. Até ontem:

 

Média compensada: 16,4°C (+1,1°)

 

Média mínima: 12,6°C (+1,2°)

Média máxima: 22,0°C (+1,6°)

Minhas médias até 11/8

 

mínima: 12,8°

máxima: 21,2°

simples: 17,0°

 

O problema é a falta de mínimas baixas. Até agora não baixei dos 10,2° em agosto, sendo que tive 4 mínimas de 10,X° e não registro um dígito a 20 dias, desde 23/7 quando tive 9,9°.

 

E segue esteve inverno de m****, tão m**** que estou achando bom esses dias entre 10° e 20° com nebulosidade e alguma chuva. A que ponto chegamos. Agora 18,1°, nublado, tudo molhado, e estou achando bom. Veja só.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agosto vai começando quente a exemplo dos meses anteriores de inverno, as médias até hoje de manhã são 15,1/24,8 sendo o normal dessa época 13,x/23,x.

 

Ontem tivemos um dia frio de chuvisco quase constante, consegui máxima de 18,9C e finalmente sensação de frio devido ao vento. Hoje mínima de 17C, hoje tenho continuação da ventania de leste, chuvisco e 19,5C

 

Realmente Felipe, fraquíssima a primeira quinzena de agosto.

 

[img

 

[img

 

Um dos invernos mais monótonos da história, frio no extremo fundo de algumas poucas baixadas, visto que em Urupema o desastre é igualmente grande.

 

Lamentável, quem esperava mudança pra agosto nas temperaturas se enganou, infelizmente :negative:

 

Ventania de leste segue intensa aqui, faz 19,2C com garoa, tive rajada de 28km/h antes :girlwitch:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E segue esteve inverno de m****, tão m**** que estou achando bom esses dias entre 10° e 20° com nebulosidade e alguma chuva. A que ponto chegamos. Agora 18,1°, nublado, tudo molhado, e estou achando bom. Veja só.

Exato! Por isso que disse que o ano me enganou. Como não estou passando calor neste agosto, parece que ele está na média. Só que não. :punish:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E segue esteve inverno de m****, tão m**** que estou achando bom esses dias entre 10° e 20° com nebulosidade e alguma chuva. A que ponto chegamos. Agora 18,1°, nublado, tudo molhado, e estou achando bom. Veja só.

Exato! Por isso que disse que o ano me enganou. Como não estou passando calor neste agosto, parece que ele está na média. Só que não. :punish:

 

the Inverno is over

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

E segue esteve inverno de m****, tão m**** que estou achando bom esses dias entre 10° e 20° com nebulosidade e alguma chuva. A que ponto chegamos. Agora 18,1°, nublado, tudo molhado, e estou achando bom. Veja só.

Exato! Por isso que disse que o ano me enganou. Como não estou passando calor neste agosto, parece que ele está na média. Só que não. :punish:

 

the Inverno is over

-Summer is coming.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Exato! Por isso que disse que o ano me enganou. Como não estou passando calor neste agosto, parece que ele está na média. Só que não. :punish:

the Inverno is over

Acabou mesmo. Estamos desde o dia 20 de julho numa transição climática para a primavera. É o fim do inverno climático mais cedo que já vi na minha vida.

 

Agora 20,6° com 77%. Mas parece até "frio", só que esta é a média máxima do mês e o tempo está bem carregado. Imagine se tivesse sol.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vixe... a Climatempo fez um video falando que so vai chover em BH no final de setembro.

sera que vao queimar a lingua?

achei exagerado a Josélia fazer uma previsão assim, prever volta da chuva depois da estiagem eh muito difícil e quase todo ano a gente costuma ter um temporal na primeira quinzena de setembro.

O proprio Europeu bipolar esta tendendo a alguma pancada rápida no dia 20.

 

http://i.imgur.com/xLEgYt2m.png

http://i.imgur.com/F9NrVs7.png

A título de curiosidade, totais de chuva em BH em 1963, ano da histórica seca:

 

Jan - 61,3 mm

Fev - 209,7 mm

Mar - 7,0 mm

Abr - 6,0 mm

Mai - 0,0 mm

Jun - 0,0 mm

Jul - 0,0 mm

Ago - 0,6 mm

Set - 0,0 mm

Out - 36,0 mm

Nov - 89,8 mm

Dez - 86,6 mm

Total do ano: 497,0 mm

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É verdade, Marcos e Henrique. Melhor não subestimar as loucuras do tempo. A máxima absoluta daqui foi de 36,6C no Inmet, na famosa onda de calor de Outubro de 2015. Lá em casa registrei 37,8C neste mesmo evento.

 

Vai ser difícil superar aquilo, mas....nunca se sabe.

 

Lucas, realmente a sensação térmica já passou dos 40 algumas vezes, mas é incomum. Geralmente ocorre em Janeiro e Fevereiro, quando há uma significativa massa quente e úmida atuando, quando chega aos 34/35 graus com umidade de uns 50%, aí é fatal.

É... Renan

Aqui em Sampa, em todos os 30 anos da normal 1961-1990, a estação do Mirante registrou 5 marcas de 35°C ou mais.

Tudo isso foi pro espaço apenas nos 9 primeiros dias de fevereiro de 2014, com 7 registros acima de 35°C.

 

Em 9 dias aconteceu o que não havia ocorrido em 30 anos. :shok: :wacko:

 

----------------

 

Morei 6 anos em Santos e, pra mim, o verão lá é extremamente desagradável.

Não tanto por temperaturas exageradas: valores acima de 37°C não são frequentes.

Mas é um calor úmido, pegajoso, abafado, extremamente desconfortável. :heat:

A gente fica completamente suado, parado dentro de casa. :sad:

 

Além disso, as mínimas são altas, normalmente na faixa de 23 a 25°C.

Em consequência, as temperaturas dentro de casa tornam as noites "indormíveis" sem ventilador ou sem ar condicionado (Que é muitíssimo melhor).

 

Por outro lado, aproximadamente de abril a novembro as temperaturas são bem "civilizadas", com raros dias quentes em situações pré-frontais.

Mas aí é um calor seco com ventos continentais, bem mais suportável.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Puxa vida! Por essa previsão do Euro o PR saíra de estiagem severa para um quase dilúvio. Não tem jeito, os últimos anos estão nesse padrão 8 ou 80. Só que 2017 piorou no quesito secura.

Máxima de 31ºC e URA de 35%, vento norte sopra ainda. Trovoadas já avançam do MS sentido nossa faixa Oeste.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Agosto vai começando quente a exemplo dos meses anteriores de inverno, as médias até hoje de manhã são 15,1/24,8 sendo o normal dessa época 13,x/23,x.

 

Ontem tivemos um dia frio de chuvisco quase constante, consegui máxima de 18,9C e finalmente sensação de frio devido ao vento. Hoje mínima de 17C, hoje tenho continuação da ventania de leste, chuvisco e 19,5C

 

Realmente Felipe, fraquíssima a primeira quinzena de agosto.

 

 

e pelo CFS, nada a melhorar para o restante de Agosto.

 

e382Rpt.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

GFS 12z ratificou o excelente acumulado previsto , euro 12z é mais comedido porem tambem aponta boas chuvas ETA da 111mm

 

 

Embora não se possa duvidar, mas pra mim, esses valores do GFS aparentam ser superestimados (como é de costume) kkkkkkkk

 

Pela configuração apresentada pelos modelos, valores entre 100-150mm seriam mais realistas para pontos da Mantiqueira.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vixe... a Climatempo fez um video falando que so vai chover em BH no final de setembro.

sera que vao queimar a lingua?

achei exagerado a Josélia fazer uma previsão assim, prever volta da chuva depois da estiagem eh muito difícil e quase todo ano a gente costuma ter um temporal na primeira quinzena de setembro.

O proprio Europeu bipolar esta tendendo a alguma pancada rápida no dia 20.

 

http://i.imgur.com/xLEgYt2m.png

http://i.imgur.com/F9NrVs7.png

A título de curiosidade, totais de chuva em BH em 1963, ano da histórica seca:

 

Jan - 61,3 mm

Fev - 209,7 mm

Mar - 7,0 mm

Abr - 6,0 mm

Mai - 0,0 mm

Jun - 0,0 mm

Jul - 0,0 mm

Ago - 0,6 mm

Set - 0,0 mm

Out - 36,0 mm

Nov - 89,8 mm

Dez - 86,6 mm

Total do ano: 497,0 mm

 

Apenas 7 mm em março? Acumulado digno de julho ou agosto!

Fico também bem surpreso ao ver que em pleno ano seco, Fevereiro foi o mês que teve mais de 200 mm. Embora seja um mês úmido, é o mais propício (do período chuvoso) à atuação de bloqueios.

 

--------

 

A temperatura subiu um pouco mais hoje aqui. Já deu pra sentir um pouco de calor ao andar na rua, mesmo com o sol fraco devido a nebulosidade alta.

 

A máxima chegou aos 25,4 graus na Mooca, após uma mínima 14,4 graus.

Agora temos 23,1 graus.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Enquanto o calor do verão não chega, vamos tendo outro dia friozinho neste (até agora) bom mês de Agosto. O mapa do Caio não deixa dúvidas quanto a isso, o mês está abaixo da média no leste do Sudeste.

 

Estamos perto do meio dia e agora faz 16,7C na Davis. Céu nublado, ventos frios.

Eu estou impressionado com como a tua região está vivendo o oposto do que nós do Sul presenciamos.

 

Em quanto está a média mínima e máxima do trimestre MJJ por aí? Acredito que está abaixo da média de POA.

 

MJJ de 2017:

 

Média máxima: 21,1ºC

Média mínima: 13,7ºC

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

É fácil perceber que a ruindade de 2015 se repete agora no sul do país. Já para o Sudeste, 2017 é infinitamente melhor que aquele ano.

 

Exato.

 

Enquanto que no Sudeste há uma melhora, no Sul o Inverno em termos de média, é muito similar a 2015.

 

Os dados estão aí pra mostrar!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Domingo dos pais foi frio em Juiz de Fora. A temperatura máxima foi a mais baixa de Agosto até agora, com 18,7C em casa e 16,7C no INMET. Tempo nublado e ventoso, garantindo boa sensação de frio o dia todo.

 

Já a mínima está sendo agora, pois o céu está claro. Temos 14,3C aqui no sítio neste momento. Dia perfeito!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Domingo dos pais foi frio em Juiz de Fora. A temperatura máxima foi a mais baixa de Agosto até agora, com 18,7C em casa e 16,7C no INMET. Tempo nublado e ventoso, garantindo boa sensação de frio o dia todo.

 

Já a mínima está sendo agora, pois o céu está claro. Temos 14,3C aqui no sítio neste momento. Dia perfeito!

 

Renan,

 

a máxima na sua estação foi menor que na estação PNI/Furnas, lá 18,8 máx e -4,4 mín.

Pela primeira vez que vejo a temperatura em sua estação menor do que no bairro Reserva/Maria da Fé, isso desde o final da tarde e continua mais frio.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tarde de Calor em todo o Estado de São Paulo, com a aproximação do sistema frontal.

 

Em São Paulo, a máxima chegou a 30,1ºC no Mirante de Santana (Convencional).

 

Nesse momento a imagem composta dos Radares do IPMET e São Roque, mostram a linha de chuva associada ao sistema frontal avançando pelo interior de São Paulo. Pela indicação dos modelos, quase nada deve chegar a RMSP.

 

BUG9gUe.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

MJJ 2015 foi melhor que 2017 na média, agosto que muda o quadro...

Exatamente. Além do que a sensação de frio neste ano foi quase nula, enquanto em 2015, mesmo estando acima da média, tínhamos dias mais úmidos e um frio mais intercalado com dias quentes.

 

Aqui acumulado de 38,8 mm. Choveu a madrugada toda até início da tarde sem parar. Agora nublado, venta bastante e faz 17,0° com 86%.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Noite abafada aqui em Sampa, após uma tarde quente.

No momento temos céu nublado por nuvens médias.

 

Pelos modelos, essa chuva que está no interior ainda não chegará aqui. Ela enfraquecerá durante o trajeto.

 

Apesar de a chuva só chegar mesmo na terça feira, amanhã já teremos algum alívio tanto no calor quanto na secura.

Tanto o GFS quanto o europeu prevê queda na temperatura e mudança na direção dos ventos (trazendo umidade marítima) à partir ainda da manhã dessa segunda.

A diferença é que ECMWF é mais agressivo quanto a queda de temperatura e indica máxima de apenas 20 graus, enquanto o modelo americano prevê 25 graus.

 

Na Mooca, a máxima ficou nos 30,6 graus, após uma mínima de 14,4 graus.

Agora temos 22,5 graus.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Hoje o dia foi muito instável em Umuarama. Choveu pouco, mas está ótimo. Não temos mais toda aquela secura horrível. A estação do Simepar registrou 9 mm. Deve voltar a chover no final da tarde de amanhã. A umidade está de volta, graças a Deus. Faz 14.4°C no momento, com umidade do ar em 100%.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.