Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2017


Recommended Posts

Ontem a temperatura atingiu 32C e 20% de UR em Taubaté. Por isso que meu nariz está todo arrebentado...

 

Estou de volta a Juiz de Fora, por aqui dia morno hoje devido à maior influência de um fraco ar polar. Segue sob influência dessa MP fracote até Domingo, e o calor volta na Segunda. Não estou reclamando nem um pouco, pois eu adoro esse calor seco de fim de inverno, já na expectativa do iminente retorno das chuvas.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Tempo mudou aqui em Sampa hoje.

Em nenhum momento do dia o sol deu as caras. Tivemos um dia de céu bem cinzento.

Apesar do tempo carrancudo, a infiltração marítima está tão fraca que as nuvens baixas não conseguem transpor a serra da Cantareira e do Japi ao olhar as fotos do satélite.

Enfim, hoje tivemos aquela situação que o Aldo as vezes comenta, ou seja, saindo de Sampa pela Fernão Dias temos tempo nublado, mas após passar o túnel da Mata Fria, num passe de mágica o céu fica limpo.

 

Agora temos 16,3 graus na Mooca.

A máxima chegou aos 17,9 graus.

A mínima ficou em 14,9 graus.

 

A umidade ficou alta durante a tarde toda.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

39 dias com mínima negativas e 79 dias com geada no topo da serra/SC. Abaixo as mínimas inferiores a 4°C.

 

-3,3 S.Joaquim/Pericó/F.Keiser

-3,0 Urupema*

-2,5 Urubici/Vacas Gordas/Joel Faria

-1,2 B.Jardim*

-0,6 Rio Rufino*

-0,1 Curitibanos/UFSC*

-0,1 Ponte Alta do Norte*

0,4 Frei Rogério*

0,8 Otacílio Costa*

1,1 Bom Retiro*

1,8 Lages/UDESC*

1,9 Campo Belo do Sul*

1,9 Brunópolis*

2,1 Palmeira*

2,1 Fraiburgo*

2,7 Monte Carlo*

3,1 Ibiam*

3,2 Lebon Régis*

3,5 Santa Cecília*

3,9 Rio do Campo*

3,9 Videira*

 

*Epagri

 

1,4°C/18,3°C Climaterra/cidade de S.Joaquim

8,5°C/23,0°C Florianópolis/Epagri.

12,0°C/30,9°C Maravilha/Epagri.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Não tenho postado sobre o tempo aqui em Porto Alegre porque ele está muito chato rs. Hoje, mais um dia chato, mas agradável. Variação de 10,0°C a 21,6°C, um dia dentro da média pro mês. Ventou e venta bastante.

 

Eu definitivamente gosto de variação. Que venha alguma mudança boa, seja pro frio ou calor, porque esse marasmo de temperaturas na média não dá!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Hoje observa-se grande variação de temperaturas nos Campos de Cima da Serra e Serra do RS. No momento:

 

Vacaria-INMET: 20,0ºC

Castelinho/Canela -PWS: 19,4ºC

 

Ausentes e São Chico estão registrando uma tarde relativamente fria:

 

S.F. de Paula/PWS: 14,7ºC

Ausentes/Mario: 12,2ºC

Infiltração marítima o dia todo hoje.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Pelas previsões do modelo GFS e ECMWF no site Windy, amanhã ainda será um dia com temperaturas amenas, mas o sol já voltará a aparecer e a máxima poderá ficar entre 20 e 22 graus.

Para sábado, a temperatura sobe mais, chegando aos 24/26 graus.

Já para domingo o calorão volta e as máximas poderão encostar nos 30 graus (GFS sugere esse valor, já o europeu, 29 graus). Os ventos passarão a soprar com mais força do continente.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

BOM DIA A TODOS!

Temperaturas no momento em torno de 16°c e 17°c em Porto Alegre, segundo o METROCLIMA.

Amanhã teremos a maior máxima, chegando a 26°c. A partir de segunda-feira, manhãs mais frias e tardes agradáveis. Terça e quarta-feira que vem teremos as menores mínimas, segundo a METSUL, em torno de 8°c.

Abraços e uma excelente e próspera sexta-feira! :good:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui em POA o tempo anda meio maluco: venta bastante de E e está muito instável, ora mais claro, ora bem mais escuro. Em torno das 11 h tivemos uma pancada de chuva muito forte que pegou principalmente a Zona Sul e foi para o leste. Agora está escurecendo de novo. Ao norte o céu está menos carregado.

 

Este será nosso período mais longe de instabilidade desde a virada maio/junho.

 

Tive mínima de 15,6°. Agora faz 19,2° com 78%. Acumulado de 7,8 mm.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Eita, mas o q explica isso? Altitude? Baixada? Geladeira kkkk. Qual as máximas daí?

 

Surpreende esse lugar!

Baixada + Altitude + Ar seco

 

aguas-vermelhas.jpg

 

4,6/29,6

4,9/30,4

 

Outras amplitudes interessantes

São Romão 10,5/37,2

Janaúba 14,9/35,7 (12,2 hoje)

Rio Pardo de Minas 8,3/31,4

Montalvânia 11,7/34,7

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dia nublado e bem ameno no Rio, ainda mais que ontem, em que ainda ocorreram algumas aberturas de sol. Hoje ele não deu as caras, e chegou até a chover fraco rapidamente na madrugada e no final da manhã. Aqui em Copacabana a mínima foi de 17,9°C e tenho agora 21,5°C, após uma máxima de amenos 22,2°C.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Esta aqui o registro de 4.9ºC em Aguas Vermelhas, norte de Minas em plena pre-frontal:

4.6ºC no dia anterior.

 

http://i.imgur.com/4lQSTJj.png :rtfm:

http://i.imgur.com/6noM3NW.png

Eita, mas o q explica isso? Altitude? Baixada? Geladeira kkkk. Qual as máximas daí?

Surpreende esse lugar!

Eu chutaria 3 coisas:

- Ar muito seco

- Altitude

- Possivelmente formato do relevo

 

Outras estações do norte e NE mineiro também registraram marcas do tipo.

 

Águas Vermelhas (754 m)

09/08: 4,6 / 29,6

10/08: 4,9 / 30,4

 

Capelinha (932 m)

09/08: 6,9 / 27,2

10/08: 9,4 / 29,6

 

Rio Pardo de Minas (850 m)

09/08: 8,2 / 29,2

10/08: 8,3 / 31,4

 

Itamarandiba (Conv., 914 m)

08/08: 7,7 / 25,0

09/08: 8,1 / 29,2

 

Caparaó (Conv., 843 m)

08/08: 5,6 / 24,4

09/08: 9,0 / 28,0

10/08: 8,4 / 28,0

 

Conceição do Mato Dentro (Conv., 652 m)

08/08: 7,8 / 25,7

09/08: 7,4 / 30,6

10/08: 8,4 / 32,3

 

--------------

 

Lembrando que no dia 05/09/2011, a estação automática de Rancharia-SP registrou:

7,5°C / 36,6°C :shok:

Com 29,1°C de amplitude. :wacko:

 

E.T.: Não tinha visto o post do Felipe, acima. :mrgreen:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Nossa, o dia hoje no RS se transformou num festival de maluquices: vento muito forte no litora, enormes variações de temperaturas, frio, calor e chuva forte. Tudo ao mesmo tempo!!

 

Na última hora:

 

Ausentes: 11,3°

Cambará: 12,5°

Canguçu: 13,6°

Santo Augusto (490 m): 29,5°

São Luiz Gonzaga: 31,0°

Santa Rosa: 32,3°

 

POA: 18,7°

Campo Bom: 23,8°

 

Rajadas

Tramandaí: 85,0 km/h

Mostardas: 86,8 km/h

Chuí: 84,6 km/h

 

Chegou a 34,6° na baixada em Santa Rosa!!

 

Núcleos de chuva forte ao longo da fronteira de Uruguaiana à Livramento e na região de Bagé.

 

Resumo: calor de 28°-32° nas Missões, morno na casa dos 24°-28° em todo o Planalto, frio de 10°-12° nos Aparados, ventania em todo o litoral, ameno nas terras baixas desde Itaqui até POA e todo o S do RS, chuva forte na fronteira e parte do sul.

 

Aqui em casa vento moderado de E, nublado e faz 18,2° com 78%.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dia nublado e chuvoso com manhã de céu parcialmente nublado no Rio, a mínima em casa foi de 16,6° e a máxima chegou aos 24,1° as 9h40 da manhã, logo depois entraram as nuvens e veio a chuva e no período da tarde ficou flutuando entre 18 e 19 graus com chuva fraca a moderada, não estava prevista essa tarde fria. Agora não chove e faz 19°, muita nebulosidade, dia bem confortável :good2:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Dia ventoso e muito agradável em Belo Horizonte. Essa piaba polar no oceano ao menos deixou a temperatura dentro do normal, pois o calor dos últimos 2 dias foi anômalo para o período do ano. Também aumentou bem a URA, que esteve em 46% na parte da tarde. Hoje variamos de 16,9 a 26,0 graus, com céu claro e ventos ao longo do dia. Ontem a máxima ficou entre 32 e 31C na cidade, valor alto até mesmo para o verão.

 

Exceto pelo começo do mês, as noites de agosto estão agradabilíssimas, sem o frio de julho, sempre com temperaturas entre 22-17 graus até a meia noite. Agora, temos 20°C com muito vento lá fora. Mais tarde até sensação de frio teremos.

 

Bom final de semana a todos.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Como já era previsto o sol reapareceu aqui em Sampa nessa sexta e a temperatura subiu, mas ainda sem calor.

O céu ficou aberto desde a manhã, mas à partir do meio da tarde os ventos passaram a soprar com mais força do mar, trazendo nuvens baixas.

Agora o céu está encoberto.

 

A máxima na Mooca 23,1 graus, após uma mínima de 12,8 graus. No momento temos 16,8 graus.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Depois de um longo período de estiagem, coisa rara nos últimos anos, a chuva deve voltar ao Paraná no domingo. Os rios estão muito abaixo do normal e os gramados virando palha. A próxima semana deve ser amena e chuvosa, com exceção de segunda-feira de dia, pois a noite volta a instabilizar.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Vixe... a Climatempo fez um video falando que so vai chover em BH no final de setembro.

 

sera que vao queimar a lingua?

 

achei exagerado a Josélia fazer uma previsão assim, prever volta da chuva depois da estiagem eh muito difícil e quase todo ano a gente costuma ter um temporal na primeira quinzena de setembro.

 

O proprio Europeu bipolar esta tendendo a alguma pancada rápida no dia 20.

 

xLEgYt2m.png

 

F9NrVs7.png

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

40.3ºC em Palmas - TO :prankster:

Me perdoem, mas é nessas horas que vejo que sou feliz em nascer no RS, mesmo com o verão abafado daqui. Imagine isso durante dois meses com sol direto na cabeça, aquele marasmo infernal. Tá loco.

 

E o que dizer de mim, que mora numa cidade em que JAMAIS CHEGOU a 40C (e provavelmente nunca chegará) ?

 

As temperaturas aqui são quase sempre bastante confortáveis. Mesmo as noites do verão são bem gostosas.

 

Enfim, nada a reclamar, hehehe.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

A nova estacao do Rio esta mais fria que a Vila Militar...se a Climatempo considerar isso como recorde eu vou contestar....alias nao sao eles que dizem que se considera o maior historico de dados? :rtfm: se o INMET passar a considerar uma estação de 1 dia abre espaço pra considerar as estações de todas as outras cidades do Brasil.

 

acho uma chatura isso do INMET...pq so no Rio eles consideram tudo?? Pega a mais antiga e mais próxima do centro urbano e faz a oficial. Caso contrario muda o critério pro resto do Brasil oras.

 

nao sei o criterio nos EUA por exemplo, mas acho errado "esconder" as temperaturas maximas/minimas absolutas de outras estações oficiais.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

40.3ºC em Palmas - TO :prankster:

Me perdoem, mas é nessas horas que vejo que sou feliz em nascer no RS, mesmo com o verão abafado daqui. Imagine isso durante dois meses com sol direto na cabeça, aquele marasmo infernal. Tá loco.

 

E o que dizer de mim, que mora numa cidade em que JAMAIS CHEGOU a 40C (e provavelmente nunca chegará) ?

 

As temperaturas aqui são quase sempre bastante confortáveis. Mesmo as noites do verão são bem gostosas.

 

Enfim, nada a reclamar, hehehe.

 

olha essa boca...ultimamente o calor tem se inovado de tantas formas que eu nunca acreditaria.

 

Morar em Palmas sem ar-condicionado deve ser uó, porem ainda acho melhor esse calor seco que o bafo quente e úmido que faz no litoral do nordeste. Insuportável pra quem mora no sudeste-sul.

 

o leste da região sudeste e da região sul realmente são verdadeiro oasis nesse forno chamado Brasil.O vento marítimo do oceano mais ameno faz as temperaturas ficarem comportadas. É uma bela amostra grátis do inverno numa região tropical. :mosking:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Aqui nublado e ventoso com 16,9° e 82%. Fortíssimas áreas de instabilidade desde São Borja até o norte de Bagé.

 

Agora de noite a MetSul publicou no twitter um modelo de previsão que mostrava a chuva chegando por aqui em torno das 15h, mas pelo visto a chuva em POA vai chegar em torno do meio-dia, acredito eu. Nem teremos sol amanhã.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

40.3ºC em Palmas - TO :prankster:

Me perdoem, mas é nessas horas que vejo que sou feliz em nascer no RS, mesmo com o verão abafado daqui. Imagine isso durante dois meses com sol direto na cabeça, aquele marasmo infernal. Tá loco.

 

 

Em Porto Alegre faz 42º com umidade com sensação térmica surreal. Já os 40º de lá é seco. Sou gaúcho e conhece o país de norte a sul. Nunca em lugar nenhum sentir o calor que já sentir no Rio Grande do Sul em cidades como Santa Maria e Porto Alegre.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

40.3ºC em Palmas - TO :prankster:

Me perdoem, mas é nessas horas que vejo que sou feliz em nascer no RS, mesmo com o verão abafado daqui. Imagine isso durante dois meses com sol direto na cabeça, aquele marasmo infernal. Tá loco.

 

E o que dizer de mim, que mora numa cidade em que JAMAIS CHEGOU a 40C (e provavelmente nunca chegará) ?

 

As temperaturas aqui são quase sempre bastante confortáveis. Mesmo as noites do verão são bem gostosas.

 

Enfim, nada a reclamar, hehehe.

 

Não chegou no termômetro a sensação térmica com certeza já ultrapassou essa marca diversas vezes e diferente do centro do país que o ar extremamente seco ajuda na contenção da sensação térmica.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

 

o leste da região sudeste e da região sul realmente são verdadeiro oasis nesse forno chamado Brasil.O vento marítimo do oceano mais ameno faz as temperaturas ficarem comportadas. É uma bela amostra grátis do inverno numa região tropical. :mosking:

Farei um parênteses: terras altas do leste, todo o litoral do sul e sudeste tem um verão muito quente, Blumenau tem média 22/32(com umidade MUITO alta) em fevereiro, o Rio de Janeiro tem médias 23/34, muito longe de ser "ameno", outras cidades do leste devem ter dinâmica parecida.

 

Mas na primavera eu até concordo, é bem agradável por aqui :hi:

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.