Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Carlos Dias

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2017

Recommended Posts

O período de 2001 a 2006 e 2012 a 2017 é difícil saber qual deles é o pior!

Ao menos chovendo legal aqui pela primeira vez desde a primeira quinzena de junho! Fato raro isso.

Parabéns pelas tuas análises, Caio! Incontestáveis sempre, pois buscas dados precisos. Assim como as do Tomas, como foi no caso de Porto Alegre Ele, inclusive, com tão pouca idade e tão competente! Digo e reafirmo: admiro muito vocês dois. Abraços

Erramos no prognóstico, imaginei que seria um inverno fraco/xoxo mas melhor que 2014/2015, com um ou dois eventos marcantes.

Pra mim essa MP de 3 dias vou nem considerar marcante e por enquanto está bem pior que eu imaginava :sarcastic:

Bem isso , Beto! Penso igual. Eu imaginava que seria no máximo estilo 2014, que já foi fraco. Não pensei em ver algo igual ou pior a 2015 tão cedo, mas é o que estamos presenciando. Abraços!

Minima baixa de novo em Brasilia. Hoje foi de 7.0 graus aqui no parkway ,com umidade de 89%, e na automatica do inmet de aguas emendadadas está 5.6 graus agora. Contando hoje já são 20 dias com minimas inferiores a 10 graus. Gol da Alemanha :laugh: :laugh: :laugh:

Advecção de ar frio sobre a faixa oeste e noroeste paranaense. Venta de sudoeste e tenho 17ºC, caindo. Chuva leve por alguns instantes, mas sequer chegou a 1 mm ainda. Tosco. Achei que a máxima chegaria aos trinta, mas graças a nebulosidade ficou "apenas" em 27ºC.

Lamentavelmente essa seca aqui no norte do PR vai continuar pelo visto por um bom tempo, praticamente 1 mm acumulado durante um periodo da madrugada.. :sad: :cray:

Máximas hoje em Porto Alegre:

Automática: 19,5°C

Convencional: 21,4°C (até as 15h)

serto! :crazy:

Mas a automática registrou 21,1°C a 0h UTC (21h de ontem).

Coerentes com os 21,4°C da convencional (Diferença de 1,4 %).

Às 18h UTC (15h), a convencional marcou 19,8°C.

Mais um caso de máxima invertida.

Eu sou uma anta! Na pressa, fui direto olhar o meio da tarde e esqueci do resto. Valeu a correção. Que bom que a convencional não está tão fora da casinha rsrs

Menor temperatura do ano sendo registrada no DF (INMET):

Estação: Águas Emendadas-A045

Código OMM: 86716

Registro: 10 UTC

Temp. Max.: 6.9 ºC

Temp. Min.: 5.7 ºC

Umidade: 87%

Pressão: 904.3 hPa

Precipitação: 0.0 mm

Vento Dir: 92 º

Vento Vel: 0.5 m/s

Essa Reanálise do Caio só mostra que o inverno foi SENSACIONAL pra Brasília, aposto que a manchinha azul escura é o planalto central!

Desconfio que surrou sp por muito, alguem tem as medias das minimas?

:good2:

Essa Reanálise do Caio só mostra que o inverno foi SENSACIONAL pra Brasília, aposto que a manchinha azul escura é o planalto central!

Desconfio que surrou sp por muito, alguem tem as medias das minimas?

Até o dia 28 de Julho tínhamos em 9.4°C a média mínima no Parkway.

Menor temperatura do ano sendo registrada no DF (INMET):

Estação: Águas Emendadas-A045

Código OMM: 86716

Registro: 10 UTC

Temp. Max.: 6.9 ºC

Temp. Min.: 5.7 ºC

Umidade: 87%

Pressão: 904.3 hPa

Precipitação: 0.0 mm

Vento Dir: 92 º

Vento Vel: 0.5 m/s

Essa temperatura é menor que qualquer uma registrada por mim aqui em JF nesse ano, até o momento.

Inverno histórico na capital federal !

Renan,

vi a previsão de mínimas do Cosmo/Inmet 12Z, esfriando bem em Juiz de Fora no amanhecer dos dias 6, 7 e 8 de agosto, indicando mínimas de 8ºC a 10ºC, mas como é conservador nas mínimas, na sua estação pode ficar abaixo de 7ºC ou 8ºC. Tem que ir acompanhando até sábado. Como disse anteriormente indica mínimas num patamar, dali 2 dias as mínimas previstas são maiores.

Aqui para Laje do Muriaé-RJ os dias mais frios seriam 7/08 e 8/08 com mínimas variando de 10ºC a 12ºC, esses valores seriam registrados de Sul a Norte no Espírito Santo na segunda e terça nas regiões de divisa com Minas Gerais, nas serras do ES mínimas bem menores.

Estarei em Tuiutinga entre Sábado e a madrugada de Segunda-feira, vou experimentar uma boa sensação térmica baixa por lá, que venta muito.

Para que essa MP traga os recordes do ano, precisa trazer uma mínima inferior a 7,3C em casa e abaixo dos 9C no Inmet. Estou achando possível de acontecer.

A MP do dia 11 foi sepultada... mas pelo menos tem o frio do dia 7. Porem ele vai ser muito seco e vampiresco. Inútil, a menos que vc acorde 5/6 horas da manha pois a tarde esquenta. Eu pelo menos não fico nem sabendo que fez frio de manha pois eh so o sol aparecer que dispara os termômetros. Nem da pra sentir frio direito.

Acho que meteorologicamente falando o período mais frio do ano no sudeste acaba agora na primeira quinzena....vai ficando cada vez mais pontual e no fim de Agosto começa a fazer calor. Esse tanto de dia de sol previsto e o aumento da radiação solar vai fazer esquentar a atmosfera.

Edited by Guest

A MP do dia 11 foi sepultada... mas pelo menos tem o frio do dia 7. Porem ele vai ser muito seco e vampiresco. Inútil, a menos que vc acorde 5/6 horas da manha pois a tarde esquenta. Eu pelo menos não fico nem sabendo que fez frio de manha pois eh so o sol aparecer que dispara os termômetros. Nem da pra sentir frio direito.

Creio que por causa dessa baixa atrapalhando o frio subir

1.thumb.png.737eb276a5b13a74c95896fab5aa14e2.png

ecmwf_z500_samerica_34.thumb.png.0402e79ff717fa9a52d8c0cc484fbca3.png

É uma pena, pois tava prometendo ser uma grande onda polar marítima esse anticiclone do dia 11. No entanto, algumas sobras vão chegar, ajudando a manter a primeira quinzena de Agosto com temperatura abaixo da média no Sudeste.

Nada mais natural começar a esquentar a partir desse mês. Estou ansioso pela primavera, já fiquei satisfeito com o frio desse inverno.

JULHO 2017 - PARKWAY (DF):

MÉDIA NORMAL MÁX.: 25.1°C

MÉDIA MÁX. OBSERVADA: 22.1°C (-3.0°C)

MÁXIMAS ABAIXO DE 25°C: 28

MENOR MÁXIMA: 19.2°C

MAIOR MÁXIMA: 26°C

MÉDIA NORMAL MÍN.: 12.9°C

MÉDIA MÍN. OBSERVADA: 9.8°C (-3.1°C)

MÍNIMAS ABAIXO OU = à 10°C: 25

MENOR MÍNIMA: 6.6°C

MAIOR MÍNIMA: 13.8°C

MÍNIMAS - DISTRITO FEDERAL - 03/08:

Fzd. Capão 5.4°C

Aguas Emendadas (INMET) 5.7°C

Dumas Brasilia 6.2°C

Parkway 7.0°C

Lago Sul 7.5°C

Aeroporto 9°C

Gama (INMET) 9.4°C

Edited by Guest

Depois de mais de 50 dias de estiagem, finalmente choveu em Umuarama. O "cheiro da chuva" foi maravilhoso. Foi muito fraca. A estação do Simepar registrou 4.4 mm. Como diz o ditado popular, antes pouco que nada.

Precipitação acumulada - 02/08/17 até as 5h do dia 03/08/17:

29930.png.44dab4fc8bd9a7c76d99ee0f36fba7fd.png

Fzd. Capão 5.4°C

Dumas Brasilia 6.2°C

Parkway 7.0°C

Lago Sul 7.5°C

Aeroporto 9°C

Gama (INMET) 9.4°C

E agora já está por volta dos 25 graus no DF. Frio vampiraço.

Bom dia.

A quinta feira amanheceu com tempo fechado em boa parte do ES e chuvoso no litoral. As previsões indicavam um dia de sol e aquecimento pré-frontal.

Por enquanto, só no sul que o sol consegui aparecer, mas bem cedinho, por lá também estava nublado.

PWWhdTp.jpg

Fzd. Capão 5.4°C

Dumas Brasilia 6.2°C

Parkway 7.0°C

Lago Sul 7.5°C

Aeroporto 9°C

Gama (INMET) 9.4°C

E agora já está por volta dos 25 graus no DF. Frio vampiraço.

Agosto chegou mostrando grande potencial pra frio vampiro mesmo, acredito em 28°C hoje, refresca só lá pro dia 11.

Quando chove depois de um mês de secura, um cheiro forte de chuva/terra molhada tomou contra da cidade. Todo mundo falando nisso

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.