Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Agosto/2017


Recommended Posts

Uma coisa que eu nunca tive dificuldade e sempre levei como base pra minha vida é encarar a realidade dos fatos e não mascarar nada. Dois colegas do fórum me comentaram pelo whatsapp dessa dificuldade que alguns têm aqui no fórum. Tenho que concordar plenamente com eles. Noite parece de verão hoje! Passei pela Cidade Baixa, região boemia da cidade mais perto do Centro,, e os barzinhos de rua lotados, com o povo bebendo chopp ao ar livre. Dois motivos: o calor fora de época e o início do mês! Abraços e boa noite a todos!

Link to comment
Share on other sites

O GFS/Avn coloca um MONSTRO de 1051 mb no Atlântico Sul que drenaria ar frio para o sertão do NE e o TO. Frio em todo o Sudeste, GO, DF e parte do Nordeste. É o mesmo quadro de julho, mas mais potente.

 

O pior é que a previsão NÃO mostra mp na retaguarda. Este poderá ser o túmulo definitivo deste inverno no Sul. E só confirma o que eu já esperava de agosto.

 

Eu particularmente desisti. Larguei deste ano. Nem quero mais frio. Quero chuva, mas acima de tudo NÃO faça calor.

 

Foreca:

45621.PNG.333a74c230a7ccd7373910af26ff16ac.PNG

Link to comment
Share on other sites

É como ja foi dito, na ausência de MP's o sul, infelizmente, praticamente não tem inverno algum. ..a região, bem como o Uruguai e parte do nordeste argentino são extremamente dependentes de mp,s pois não tem altitude suficiente pra sustentar algum frio na ausência das mesmas...aqui no sul salva-se areas isoladas acima de 1400m que mantem certo frio ainda que na ausência de advecções polares...nem mesmo as serras escapam onde aqui tenho registrado nesse periodo longamente xoxo diversas minimas na casa dos 11C e maximas entre 22 e 25C...trocando em miúdos, não temos INVERNO, temos periodos invernais intercalados pela realidade local...óbvio, uma ASAS como a dos últimos dias ampliam a temperatura gerando anomalias muito positivas...o que falo é numa questão de neutralidade, ausência de ASAS porém sem entrada de qualquer mp no continente, nao teriamos calor porém estariamos longe de qualquer lembrança de inverno...

Link to comment
Share on other sites

Tomás provou com seus dados irretocáveis o que eu já dizia há anos. Provou que inclusive o próprio inverno de Porto Alegre tinha esquentado, devido a agosto. Pelo visto essa confirmação de que eu em parte ( ou grande parte) tinha uma certa razão, incomoda alguns. Não sei o porquê, pois quando me provam que eu estou errado, sempre aceito na boa. Há pessoas que tem uma grande dificuldade em reconhecer seus erros e esse não é meu caso. Até porque , admito que mesmo no pós 2000 tivemos invernos excelentes: 2007, 2010, 2013, 2016. Quando falo no padrão ruim é de um modo geral. E jamais minha intenção foi ofender alguém com isso. São fatos, simples assim. Fatos são fatos e dados são dados. Se olharmos as postagens de agosto de 2012, veremos alguns, que me criticam, totalmente desacreditados no inverno e afirmando que "nunca tinham visto uma sequência tão grande de dias quentes" naquele mês. Reclamavam na época tanto ou mais que eu , confirmem no histórico do BAZ. Eu continuo afirmando sobre o ruim padrão pós 2000 SIM. E afirmo: não sou somente eu no BAZ que acredito nesse padrão ruim não. O fato é que, quando eu me manifesto costumam levantar polêmicas desnecessárias. Todo mundo tem direito a ter e defender seu ponto de vista. Respeito o de todos e sempre respeitarei, quem me conhece pessoalmente sabe como sou . Respeitem o meu também. Abraços!

JT

Pra vc o que seria exatamente "respeitar o ponto de vista alheio"? Concordar com opiniões divergentes às suas próprias?

Não, vc não é obrigado a concordar com nada que esteja em desacordo com as tuas próprias idéias.

Na tua opinião pessoal o padrão dos invernos em POA se tornaram ruins após a virada do milênio. Como argumentos comprobatórios vc se utiliza geralmente dos seguintes anos: 2012 (agosto) 2014 (todo) 2015 (todo) 2017 (todo, mesmo ainda não tendo terminado). Esses são os que vc cita com maior frequência, talvez por não se lembrar exatamente como foram os invernos anteriores à 2012. Em torno desses 4 anos anômalos vc criou uma "polêmica" (segundo vc mesmo diz) de que POA eskentou e de que isso é um fato incontestável e portanto qualker contestação à essa nova realidade seria plenamente refutada, já que segundo vc disse tbm, os dados apresentados pelo Tomás comprovam isso e contra dados não há argumentos.

Sendo assim, vc não aceitaria como correta uma afirmação de que independente dos anos sem inverno rigoroso, o clima em POA continua basicamente o mesmo do passado? Se não aceita (e vc já deu provas disso centenas de vezes) significaria que vc também estaria desrespeitando opiniões contrárias?

POLÊMICAS: Vc não é polêmico!

Uma pessoa "polêmica" é akela que geralmente trás informações ou fatos que vão de encontro aos pontos de vista comuns. No teu caso eu trocaria o termo "polêmico" por "repetitivo" (até a exaustão).

Vou dar um exemplo: Se eu, Carlos Campos, colocasse em 90% dos meus posts a informação de que os invernos curitibanos estão mais frios e utilizasse os anos 2009, 2011, 2013, 2016 como exemplo disso eu me tornaria um cara polêmico? De forma alguma. A definição geral das minhas participações diárias no fórum seria outra.

Outro ponto que vc mencionou acima: a "confirmação de que vc tinha razão incomoda alguns e vc não sabe o pq disso": não é o fato de vc ter razão que incomoda. Tenho certeza de que isso não incomoda.

O que incomoda são as tuas afirmações de que vc tinha razão em 90% das tuas postagens, e isso vc faz tanto em palavras diretas (eu tinha razão) qto através de citações de pekenos trechos de terceiros que concordam (em parte) de que a dinâmica mudou para pior.

O resultado disso tudo (e mencionei pouca coisa nesse respeito) é de que estamos participando de um site em que pelo menos 70% dos posts giram em torno dos teus argumentos e das tuas contestações. Das tuas auto-afirmações de que vc é uma boa pessoa e que kem te conhece pessoalmente pode confirmar isso. Essa é a verdade.

O tópico MONITORAMENTO se torna a cada dia que passa, a cada mês que se passa um local para debater o PADRÃO RUIM PÓS 2000!

Se esta é a finalidade do tópico, então está correto, ou no caminho certo.

Para pensar: se a grande maioria aki passasse a colocar várias vezes ao dia as suas próprias opiniões sobre a qualidade do inverno (em latitude onde inverno "bom" depende de INÚMEROS fatores e inverno "XUXA" não depende de muita coisa) o que aconteceria?

Eu não ficaria aki para ver...

 

(Qto à tua pessoa, eu acredito sim que vc seja um cara do bem e com excelentes qualidades)

 

(Gosto bastante das opiniões ponderadas de muitos colegas aki e cito Gamboa como um grande entendedor do funcionamento da dinâmica (maluca) ao longo das décadas passadas. Bruno tbm tem mostrado um trabalho bem elucidativo sobre médias/variações sazonais e aulas e mais aulas sobre as diferentes regiões climáticas do RS e de parte do Centro Sul brasileiro).

Estão de parabéns!

Abraços

 

 

Link to comment
Share on other sites

O GFS coloca uma situação de ar extremamente quente p norte da Argentina com temperatura beirando 40 ºC a partir de segunda 07/08. Pressão baixa e ar quente no interior do continente já é uma dinâmica de primavera mesmo.

 

Se é pra detonar com o ano sem inverno, que seja com chuva. Tempo seco e sem nada de frio é deprimente.

Link to comment
Share on other sites

Tomás provou com seus dados irretocáveis o que eu já dizia há anos. Provou que inclusive o próprio inverno de Porto Alegre tinha esquentado, devido a agosto. Pelo visto essa confirmação de que eu em parte ( ou grande parte) tinha uma certa razão, incomoda alguns. Não sei o porquê, pois quando me provam que eu estou errado, sempre aceito na boa. Há pessoas que tem uma grande dificuldade em reconhecer seus erros e esse não é meu caso. Até porque , admito que mesmo no pós 2000 tivemos invernos excelentes: 2007, 2010, 2013, 2016. Quando falo no padrão ruim é de um modo geral. E jamais minha intenção foi ofender alguém com isso. São fatos, simples assim. Fatos são fatos e dados são dados. Se olharmos as postagens de agosto de 2012, veremos alguns, que me criticam, totalmente desacreditados no inverno e afirmando que "nunca tinham visto uma sequência tão grande de dias quentes" naquele mês. Reclamavam na época tanto ou mais que eu , confirmem no histórico do BAZ. Eu continuo afirmando sobre o ruim padrão pós 2000 SIM. E afirmo: não sou somente eu no BAZ que acredito nesse padrão ruim não. O fato é que, quando eu me manifesto costumam levantar polêmicas desnecessárias. Todo mundo tem direito a ter e defender seu ponto de vista. Respeito o de todos e sempre respeitarei, quem me conhece pessoalmente sabe como sou . Respeitem o meu também. Abraços!

JT

Pra vc o que seria exatamente "respeitar o ponto de vista alheio"? Concordar com opiniões divergentes às suas próprias?

Não, vc não é obrigado a concordar com nada que esteja em desacordo com as tuas próprias idéias.

Na tua opinião pessoal o padrão dos invernos em POA se tornaram ruins após a virada do milênio. Como argumentos comprobatórios vc se utiliza geralmente dos seguintes anos: 2012 (agosto) 2014 (todo) 2015 (todo) 2017 (todo, mesmo ainda não tendo terminado). Esses são os que vc cita com maior frequência, talvez por não se lembrar exatamente como foram os invernos anteriores à 2012. Em torno desses 4 anos anômalos vc criou uma "polêmica" (segundo vc mesmo diz) de que POA eskentou e de que isso é um fato incontestável e portanto qualker contestação à essa nova realidade seria plenamente refutada, já que segundo vc disse tbm, os dados apresentados pelo Tomás comprovam isso e contra dados não há argumentos.

Sendo assim, vc não aceitaria como correta uma afirmação de que independente dos anos sem inverno rigoroso, o clima em POA continua basicamente o mesmo do passado? Se não aceita (e vc já deu provas disso centenas de vezes) significaria que vc também estaria desrespeitando opiniões contrárias?

POLÊMICAS: Vc não é polêmico!

Uma pessoa "polêmica" é akela que geralmente trás informações ou fatos que vão de encontro aos pontos de vista comuns. No teu caso eu trocaria o termo "polêmico" por "repetitivo" (até a exaustão).

Vou dar um exemplo: Se eu, Carlos Campos, colocasse em 90% dos meus posts a informação de que os invernos curitibanos estão mais frios e utilizasse os anos 2009, 2011, 2013, 2016 como exemplo disso eu me tornaria um cara polêmico? De forma alguma. A definição geral das minhas participações diárias no fórum seria outra.

Outro ponto que vc mencionou acima: a "confirmação de que vc tinha razão incomoda alguns e vc não sabe o pq disso": não é o fato de vc ter razão que incomoda. Tenho certeza de que isso não incomoda.

O que incomoda são as tuas afirmações de que vc tinha razão em 90% das tuas postagens, e isso vc faz tanto em palavras diretas (eu tinha razão) qto através de citações de pekenos trechos de terceiros que concordam (em parte) de que a dinâmica mudou para pior.

O resultado disso tudo (e mencionei pouca coisa nesse respeito) é de que estamos participando de um site em que pelo menos 70% dos posts giram em torno dos teus argumentos e das tuas contestações. Das tuas auto-afirmações de que vc é uma boa pessoa e que kem te conhece pessoalmente pode confirmar isso. Essa é a verdade.

O tópico MONITORAMENTO se torna a cada dia que passa, a cada mês que se passa um local para debater o PADRÃO RUIM PÓS 2000!

Se esta é a finalidade do tópico, então está correto, ou no caminho certo.

Para pensar: se a grande maioria aki passasse a colocar várias vezes ao dia as suas próprias opiniões sobre a qualidade do inverno (em latitude onde inverno "bom" depende de INÚMEROS fatores e inverno "XUXA" não depende de muita coisa) o que aconteceria?

Eu não ficaria aki para ver...

 

(Qto à tua pessoa, eu acredito sim que vc seja um cara do bem e com excelentes qualidades)

 

(Gosto bastante das opiniões ponderadas de muitos colegas aki e cito Gamboa como um grande entendedor do funcionamento da dinâmica (maluca) ao longo das décadas passadas. Bruno tbm tem mostrado um trabalho bem elucidativo sobre médias/variações sazonais e aulas e mais aulas sobre as diferentes regiões climáticas do RS e de parte do Centro Sul brasileiro).

Estão de parabéns!

Abraços

 

 

Carlos Campos: mandei MP pra você. Quanto a reclamar, falar do padrão pós 2000 ( que não sou somente eu que venho fazendo nesse ano praticamente sem inverno no Sul) , sinto muito: comentarei sempre que achar que devo, citando educadamente a mensagem de algum colega e debatendo. Afinal, um fórum não é um local para ditadura, mas de debate e crescimento entre todos. Muitas pessoas por whatsapp ou MP estão me comentando que já se tornando obsessiva essa sua intenção de sempre desfazer ou desqualificar tudo o que eu escrevo. Quanto a minha pessoa, bem sugiro perguntar a alguns aqui que me conhecem pessalmente e tiveram a oportunidade de conviver um pouco comigo e terá algumas opiniões. Pela paz do fórum e a boa convivência, não acho saudável rixas , nem tentar ridicularizar algum colega de fórum. Vamos manter a boa convivência. Grande abraço e fique em paz!

Link to comment
Share on other sites

Podem comentar, trazer dados, discutir (saudavelmente, claro) numa boa aqui no fórum. O problema é que a maioria está fazendo isso no local errado. Isso aqui é Monitoramento e Previsão!

 

Há locais adequados, como este:

 

viewtopic.php?f=139&t=15727&hilit=esquentou&start=200

Que bom que você escreveu bem: a maioria. Fica parecendo que somente eu estou equivocado em comentar aqui, quando tem muitos fazendo a mesma coisa. Concordo que há tópicos mais adequados, mas te afirmo: participo desde 2003 ou 2004 aqui e infelizmente as pessoas acabam comentando e debatendo outros temas meteorológicos no setor de monitoramento. Vai indo, indo, quando se vê o assunto fora do tópico surge. Não deveria, mas acontece muito, sem as pessoas até se darem conta. E não é por mal que o fazem. Abraços

Link to comment
Share on other sites

O GFS coloca uma situação de ar extremamente quente p norte da Argentina com temperatura beirando 40 ºC a partir de segunda 07/08. Pressão baixa e ar quente no interior do continente já é uma dinâmica de primavera mesmo.

 

Se é pra detonar com o ano sem inverno, que seja com chuva. Tempo seco e sem nada de frio é deprimente.

Tempo extremamente seco por aki.

Vegetação sob risco constante devido ao frio/geadas e falta de chuvas.

Foram 5 mm em Julho.

As nuvens não sinalizam nada até o momento.

20525948_663898000474506_5079894362157437393_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=f9cc4c691925a09429476878edbbc0ec&oe=5A3213C9

20479694_663897817141191_314510726058270148_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=d288873071a979f947a25696a24cd4fa&oe=5A32E414

20597269_663897847141188_4746044610192701800_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=01132ea6df636630040a225294f57e0f&oe=59EB87F8

Keimadas diárias:

20449317_663899707141002_2857087029100124296_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=d4c06ba7f0fa80d3ea9f172beb220acd&oe=59EC61A3

20479638_663897900474516_854199564843393796_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=edcc9c228a29ffb23e150df700f3e9e5&oe=5A01FB05

 

Aguardando a chuva (pouca) que deve retornar na quinta feira.

Abraço

(Obrigado)

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal!!

Depois de 15 dias de férias pelo Peru e Bolívia (depois postarei fotos no fórum de imagens), voltei para BH no dia 29/07, e tive a sorte de continuar a pegar um tempo frio, com máximas baixas e sensação de frio vespertino igual ou maior ao frio que peguei no altiplano peruano e boliviano (lá, apesar do frio noturno (0/1 grau em Cusco e 3/5 em La Paz), o tempo era seco e esquentava de dia, chegando a uns 22/23 graus em Cusco e 17/18 em La Paz, mas com bastante sol, diferente daqui, onde tem estado nublado a parcialmente nublado de dia, com brisa fria).

Aqui em casa tive os seguintes registros desde que voltei:

29/07: 20,0º/13,6º

30/07: 21,3º/14,2º

31/07: 20,0º/14,3º

01/08: 20,3º/11,2º

No mais, parabenizo o Henrique BH sobre as belas postagens em julho, com interessantes análises sobre o clima em BH (compartilho a tese de que a Praça Raul Soares seja o local mais quente da cidade, pois trabalho perto, no Barro Preto, e de lá para a minha casa são uns 2 graus de diferença sempre). Agradeço, também, ao Marinhoani pela informação sobre a reativação de Florestal, a Transilvânia da Grande BH (terra do frio vampiro).

Link to comment
Share on other sites

Aguardando a chuva (pouca) que deve retornar na quinta feira.

Abraço

(Obrigado)

[/b]

 

Pode até ser forte em alguns pontos, mas creio que na maioria das regiões sequer vai molhar a terra. Esfriará muito rapidamente!

 

Simepar:

 

Nesta quarta-feira, o avanço de uma frente fria pelo Sul do País, rompe o bloqueio atmosférico que atuava no Sul do País nas últimas semanas. No Paraná, este sistema chegara entre a tarde e à noite com pancadas de chuvas acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de ventos moderados a fortes, primeiramente nas regiões oeste, sudoeste e sul do estado. No decorrer da madrugada de quinta-feira, o sistema avança em direção as demais regiões do Estado.

Link to comment
Share on other sites

Podem comentar, trazer dados, discutir (saudavelmente, claro) numa boa aqui no fórum. O problema é que a maioria está fazendo isso no local errado. Isso aqui é Monitoramento e Previsão!

 

Há locais adequados, como este:

 

viewtopic.php?f=139&t=15727&hilit=esquentou&start=200

 

Igor,

bem lembrado esse tópico, está uma chatura aguentar esse repetição do julho quente em Porto Alegre.

Link to comment
Share on other sites

Podem comentar, trazer dados, discutir (saudavelmente, claro) numa boa aqui no fórum. O problema é que a maioria está fazendo isso no local errado. Isso aqui é Monitoramento e Previsão!

 

Há locais adequados, como este:

 

viewtopic.php?f=139&t=15727&hilit=esquentou&start=200

 

Igor,

bem lembrado esse tópico, está uma chatura aguentar esse repetição do julho quente em Porto Alegre.

Lembrando mais uma vez: eu , Marcos , Tomás e até o Bruno estamos reclamando do julho quente em Porto Alegre. Somos todos portoalegrenses. Assim como o pessoal do Sudeste está comemorando o frio que não tinham há tempo, temos o direito todos de reclamarmos do calor fora de época. Obrigado. Abraços

Link to comment
Share on other sites

Igor, bem lembrado. O tópico sobre Akecimento em POA é outro e não este!

 

Mudando, como estão as keimadas aí no oeste/noroeste?

 

Vários focos, como era de se esperar, mas nenhum duradouro. O ar está respirável.

20526070_663909487140024_2101486947781022569_n.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=181c9588e9a7fe17173ccab7727aa592&oe=59EF1DCA

Ainda tolerável!

Essas nuvens sobre o centro leste (da imagem que vc postou) nada mais são do que Fractus e finas Stratocumulus!

 

Link to comment
Share on other sites

Antes que eu seja taxado como chato, só trouxe a dica acima por uma questão de organização. Quem chega no fórum pela primeira vez e vê um debate de alto nível no tópico de monitoramento vai ficar boiando. Somos nós mesmos bazianos que devemos mudar certos vícios. Um local organizado e com a participação de todos fica muito mais atraente.

Link to comment
Share on other sites

O "frio" no Sudeste é algo sim a se comemorar e comentar muito.

Eu mesmo estou construindo algumas tabelas com números impressionantes.

Um paradoxo ao que está ocorrendo no RS.

Akecimento (ou não) em POA vem sendo imposto ao MONITORAMENTO ano após ano quase que exclusivamente por 1 única pessoa.

Link to comment
Share on other sites

 

a minha colocação se deve ao fato de termos termos tido um forte aquecimento global nesse período medieval. Logo, deveriam estar nus, mesmo.Mas, não por costume.Mas, pelo fato de pouco frio. Aqui, que eu saiba, índios já se agasalhavam bem nos invernos das missões jesuíticas. Na região onde hoje é Sâo Miguel das Missões, Santo Angelo, Palmeira das Missões, era muito frio no perído que foi da pequena eera do gelo que iniciou lá pelos 1440 e foi até 1900.

 

Bem difícil na terra do fogo os povos andarem sem roupas por falta de frio, a média de inverno é quase 0C, teria que ter aquecido coisa de 10C, algo totalmente fora de questão...

 

Não temos registros meteorológicos dessa época. Fazia frio, claro. O aquecimento que houve não siginfica que o mundo degelou e esquentou como um todo. Mas foi intenso e forte, a ponto de degelar boa parte do extremo norte. Eu teria que pesquisar estudos para afirmar algo. A princípio andavam nus. Essa talvez tenha sido a idéia que nos impuseram, com o desembarque aqui na América do Sul.

Link to comment
Share on other sites

:sarcastic:

Antes que eu seja taxado como chato, só trouxe a dica acima por uma questão de organização. Quem chega no fórum pela primeira vez e vê um debate de alto nível no tópico de monitoramento vai ficar boiando. Somos nós mesmos bazianos que devemos mudar certos vícios. Um local organizado e com a participação de todos fica muito mais atraente.

Leia o que eu escrevi mais acima, citando você. Não tiro a sua razão. Só tem que levar em consideração que alguns comentários sobre aquecimento e padrão pós 2000 não são somente meus , mas de muitos no tópico errado. Para mudar os "vícios* de escrever o assunto no local errado TODOS devem colaborar e a administração deve ser ( ou pelo menos deveria) imparcial e cobrar que todos cumpram com as regras. Boa noite!

Link to comment
Share on other sites

O "frio" no Sudeste é algo sim a se comemorar e comentar muito.

Eu mesmo estou construindo algumas tabelas com números impressionantes.

Um paradoxo ao que está ocorrendo no RS.

Akecimento (ou não) em POA vem sendo imposto ao MONITORAMENTO ano após ano quase que exclusivamente por 1 única pessoa.

 

Copiando alguns que adoram escrever a palavra "perfeito"(ninguém é perfeito).

 

Carlos Campos,

perfeito

 

Como ficou repetitivo sobre julho quente em Porto Alegre, vão debater no tópico Porto Alegre aqueceu.

Link to comment
Share on other sites

[th][/th]

O "frio" no Sudeste é algo sim a se comemorar e comentar muito.

Eu mesmo estou construindo algumas tabelas com números impressionantes.

Um paradoxo ao que está ocorrendo no RS.

Akecimento (ou não) em POA vem sendo imposto ao MONITORAMENTO ano após ano quase que exclusivamente por 1 única pessoa.

Criem um tópico para comemorar e postar tabelas sobre o frio no Sudeste este ano também. Como o Igor bem lembrou, aqui é MONITORAMENTO. E eu não estou impondo aquecimento algum, até porque não tenho esse poder, pois ele acontece, infelizmente, naturalmente. E repito: NÃO sou o único portoalegrense reclamando do calor. Há diversas postagens de outros, alguns que você até citou nos seus elogios . Grande abraço!

Link to comment
Share on other sites

:sarcastic:

Leia o que eu escrevi mais acima, citando você. Não tiro a sua razão. Só tem que levar em consideração que alguns comentários sobre aquecimento e padrão pós 2000 não são somente meus , mas de muitos no tópico errado. Para mudar os "vícios* de escrever o assunto no local errado TODOS devem colaborar e a administração deve ser ( ou pelo menos deveria) imparcial e cobrar que todos cumpram com as regras. Boa noite!

 

Reescreveu o que eu disse, com outras palavras, levando novamente para o lado pessoal, quando nem sequer citei somente seu nome. Mas tudo bem. Boa noite!

Link to comment
Share on other sites

Nuvens essas que seguraram um pouco as máximas por aqui, previsão era de possivelmente chegar a 30C em Blumenau, mas ficou em 27,1C com mínima de 15,0. Apesar de começar quente, tivemos um dia abaixo da média de agosto/2015 na estação oficial, variação de 17,4 a 25,6C no AlertaBlu

 

Neste momento calorosos 19,0C

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Os últimos dias foram bem úmidos e frios em Buenos Aires. No domingo tivemos céu nublado, com momentos de chuva fraca a moderada. A temperatura variou entre 9,4ºC e 15,2ºC. Na verdade, os 15,2ºC foram na noite de sábado, porque durante a tarde de domingo não passamos de 11ºC. Na segunda, céu nublado e vários momentos de chuva bem fininha, com gotas pequenas, mas em grandes quantidades, tipo uma "poeira molhada" como um borrifador ou um aspersor. A mínima foi de 9,2ºC e a máxima de 13ºC. Hoje a mesma situação, com mínima de 11,4ºC e 14,5ºC. Também tivemos névoa nestes três dias.

 

Agora temos céu nublado, 12,5ºC, URA de 89%, vento leste a 5 km/h e pressão em 1.016,9 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de céu nublado e névoas de manhã, com céu passando a parcialmente nublado. A temperatura se mantém parecida à de hoje, com mínima de 9ºC e máxima de 15ºC. O sol nasce às 7h46 e se põe às 18h13.

Link to comment
Share on other sites

Concordo que a faixa leste de SP tem um clima diferente do resto do estado a partir da serra do Japi (ainda mais antigamente). Tanto é que São Paulo era a terra da garoa, e o que mudou isso foi a grande urbanização que gerou um micro clima. Tanto é que se alguem pega a Regis sentido Curitiba, assim que saiu de SP passando Itapecerica o clima já esfria bem e tem mais umidade no ar. Juquitiba é bem mais frio, varias vezes na regis sentido sul já percebi despencadas de 4 graus pro centro de SP e neblina intensa...

Link to comment
Share on other sites

Nuvens essas que seguraram um pouco as máximas por aqui, previsão era de possivelmente chegar a 30C em Blumenau, mas ficou em 27,1C com mínima de 15,0. Apesar de começar quente, tivemos um dia abaixo da média de agosto/2015 na estação oficial, variação de 17,4 a 25,6C no AlertaBlu

 

Neste momento calorosos 19,0C

Graças à presença dessas nuvens (finas, parecendo linhas de ondas no mar, vistas de longe) eu senti frio na tarde de hj, com vento norte constante.

O sol apareceu em boa parte do dia mas vez por outra coberto por essas nuvens sem deslocamento definido.

 

Link to comment
Share on other sites

22hrs: (finalmente a nebulosidade dos últimos dias foi embora)

 

PWS Vila del Rey: 9.1ºC

 

PWS Alphaville Lagoa dos Ingleses: 10.4ºC

 

Aeroporto Pampulha: 12ºC

 

PWS Mangabeiras: 14.6ºC

 

Aeroporto Confins: 15ºC

 

Aeroporto Lagoa Santa: 15ºC

 

PWS Pampulha: 16.0 ºC

 

Destaque do dia: maxima sub-20 em BH! --> 19.6ºC na estacao INMET-Cercadinho.

 

20,5ºC na Convencional 22,3ºC na Automática.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

[th][/th]
O "frio" no Sudeste é algo sim a se comemorar e comentar muito.

Eu mesmo estou construindo algumas tabelas com números impressionantes.

Um paradoxo ao que está ocorrendo no RS.

Akecimento (ou não) em POA vem sendo imposto ao MONITORAMENTO ano após ano quase que exclusivamente por 1 única pessoa.

Criem um tópico para comemorar e postar tabelas sobre o frio no Sudeste este ano.... aqui é MONITORAMENTO.

Perfeito!

:good2:

Link to comment
Share on other sites

No mínimo, se admitirmos a existência de um ''pós 2000'', também teríamos que acrescentar à lista os pré e os pós 1900, 1800, 1700... :sarcastic:

A ''única'' dificuldade é para esse outros pós e prés existe uma certa dificuldade no armazenamento de dados! :russian:

Estimativa das temperaturas nos últimos 500 milhões de anos (lembrando que a Terra tem aproximadamente 4,5 bilhões de anos).

T500Ma.thumb.jpg.a747e7df80470a21728cfdc8d6fd6cc6.jpg

 

Recomendo a leitura para todos, bem simples, porém vai ajudar a maioria a entender um pouco mais sobre tempo cronológico e sair do "mundinho" do tempo psicológico.

http://www.avph.com.br/eras.htm

Link to comment
Share on other sites

O "frio" no Sudeste é algo sim a se comemorar e comentar muito.

Eu mesmo estou construindo algumas tabelas com números impressionantes.

Um paradoxo ao que está ocorrendo no RS.

Akecimento (ou não) em POA vem sendo imposto ao MONITORAMENTO ano após ano quase que exclusivamente por 1 única pessoa.

 

Copiando alguns que adoram escrever a palavra "perfeito"(ninguém é perfeito).

 

Carlos Campos,

perfeito

 

Como ficou repetitivo sobre julho quente em Porto Alegre, vão debater no tópico Porto Alegre aqueceu.

Óbvio que ninguém é "perfeito"! Perfeita , para alguém, pode ser a colocação ou a ideia defendida pela outra pessoa. Simples assim.

Link to comment
Share on other sites

Graças à presença dessas nuvens (finas, parecendo linhas de ondas no mar, vistas de longe) eu senti frio na tarde de hj, com vento norte constante.

O sol apareceu em boa parte do dia mas vez por outra coberto por essas nuvens sem deslocamento definido.

 

 

Ta sentindo frio fácil mesmo :laugh:

 

Máxima de SC novamente no sul do estado, 31,0C em Criciúma. Falando em Criciúma, apesar das mínimas baixas fechou julho com MÉDIA MÁXIMA em 25,3C :vampire:

Link to comment
Share on other sites

Graças à presença dessas nuvens (finas, parecendo linhas de ondas no mar, vistas de longe) eu senti frio na tarde de hj, com vento norte constante.

O sol apareceu em boa parte do dia mas vez por outra coberto por essas nuvens sem deslocamento definido.

 

 

Ta sentindo frio fácil mesmo :laugh:

 

Máxima de SC novamente no sul do estado, 31,0C em Criciúma. Falando em Criciúma, apesar das mínimas baixas fechou julho com MÉDIA MÁXIMA em 25,3C :vampire:

Nossa! Média máxima alta em Criciúma, hein amigo? Abraços, Felipe!

Link to comment
Share on other sites

Foreca:

Eu vi esta tragédia. Com uma alta de 1050 mb no Atlântico, que se instalará a partir dos dias 9 ou 10 (fim da grade do Foreca) não há mp que avance. Quer dizer que o dia 10 seria o INÍCIO de um mega bloqueio, quando as tardes em POA já baterão os 25° (e acima disto no oeste da Região Sul). Minha expectativa é de que, se vier frio decente, só do dia 20 em diante. Mas eu duvido que isso vá acontecer.

 

Eu já considero agosto perdido. Sério. Não estou exagerando. A única saída seria o último decênio, mas desisti de esperar por algo bom.

 

Agora 19,4° com 77%.

Link to comment
Share on other sites

Com relação à dinâmica de inverno de 2017 no sul do país, alguns pontos precisam ficar claros:

 

- Apenas lembre que a Campanha do RS (nas terras sem altitude tipo Pinheiro Machado) as médias de inverno são mais frias ou tão frias quanto todas terras altas Brasil, exceto Parna e regiões acima de 1500 metros na Mantiqueira. Bagé, Pelotas, Livramento, Camaquã, São Gabriel, Jaguarão, SVP, etc, tem tudo médias entre 10 e 12C em Junho/Julho, o que é mais frio 100% das terras entre 800 e 1000 metros acima do paralelo 25S.

 

Creio que a no auge inverno Pinheiro Machado é mais frio que Campos do Jordão do alto dos seus 1.650mts de altitude. Sem contar que é o frio diurno com temperaturas máximas baixas durante todo o dia. Não é aquele frio vampiro de 0º pela manha e que chega facilmente aos 22º.

 

Pinheiro passou quase dois meses sem registrar temperatura máxima acima de 18º.

Link to comment
Share on other sites

Graças à presença dessas nuvens (finas, parecendo linhas de ondas no mar, vistas de longe) eu senti frio na tarde de hj, com vento norte constante.

O sol apareceu em boa parte do dia mas vez por outra coberto por essas nuvens sem deslocamento definido.

 

 

Ta sentindo frio fácil mesmo :laugh:

Muito fácil pra mim sentir frio :laugh:

Principalmente de 2000 para cá :sarcastic:

Tô pensando seriamente em me mudar para POA :dirol: sqn

Link to comment
Share on other sites

Foreca:

Eu vi esta tragédia. Com uma alta de 1050 mb no Atlântico, que se instalará a partir dos dias 9 ou 10 (fim da grade do Foreca) não há mp que avance. Quer dizer que o dia 10 seria o INÍCIO de um mega bloqueio, quando as tardes em POA já baterão os 25° (e acima disto no oeste da Região Sul). Minha expectativa é de que, se vier frio decente, só do dia 20 em diante. Mas eu duvido que isso vá acontecer.

 

Eu já considero agosto perdido. Sério. Não estou exagerando. A única saída seria o último decênio, mas desisti de esperar por algo bom.

 

Agora 19,4° com 77%.

Cuidado, meu amigo Marcos . Não seja pessimista e nem reclame do calor! Tem algumas pessoas incomodadas com as reclamações de nós, portoalegrenses. Kkkkk Abraços!

Link to comment
Share on other sites

A RPC Noroeste noticiou que no dia 25 de julho Umuarama teria máxima 32°C, sendo que a máxima nesse dia não passou dos 28°C. Agora, mais uma vez, dizem que máxima na cidade será de 31°C. Estão errando feio todos os dias. Não aprendem. Pelo Simepar, a máxima amanhã deve alcançar os 28°C. Que vergonha, RPC. Pelo amor de Deus.

 

Vejam:

458.PNG.14793447e5c24122e9b49b271e75e2b6.PNG

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.