Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
LucianoD

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2017

Recommended Posts

Hoje esta meio grau mais frio que ontem nesse horario. Temos 12.0 graus as 9 da noite aqui em Brasilia. A maxima foi de 19.2 graus.

Edited by Guest

No "maravilhoso mundo do fim da grade do GFS" (by Melo), uma nova era do gelo no Cone-sul em 200h e no Brasil em 240h.

Ei, essa frase é minha! :laugh:

Apesar de ser outro mundo, vale a pensa postar:

lLdCXzp.png

WGyrVK3.png

Lyda56Y.png

Desde que começou o mês de julho, nem o Morro da Igreja nem o Morro das Torres chegaram aos 10°C!

No MI, a máxima do mês até agora é de 8,7°C.

No MT, é de 9,5°C.

Máxima de 27,8°C hoje por aqui, terceira menor do ano.

Pelas últimas rodadas, a segunda quinzena e início de Agosto vão salvar o inverno de 2017, há tempo não via uma projeção continental como esta..Alta de 1050 no cone sul chegando a projetar 1040 no sul...sistema projeta uma gradiente digna dos eventos mais representativos que tivemos nos últimos anos....neve generalizada, temperatura com o centro de massa -15C, avançando com -6C em 850 até 24LS, camadas de 700 com -25C e 500 -35C, sobre o conesul...vamos esperar pra ver...

Em Lages, 9C, nublado, vento Norte..

Pelas últimas rodadas, a segunda quinzena e início de Agosto vão salvar o inverno de 2017, há tempo não via uma projeção continental como esta..Alta de 1050 no cone sul chegando a projetar 1040 no sul...sistema projeta uma gradiente digna dos eventos mais representativos que tivemos nos últimos anos....neve generalizada, temperatura com o centro de massa -15C, avançando com -6C em 850 até 24LS, camadas de 700 com -25C e 500 -35C, sobre o conesul...vamos esperar pra ver...

Em Lages, 9C, nublado, vento Norte..

O pai eterno, vô começar a rezar agora pra se tornar realidade.

Por aqui dia de sol com poucas nuvens....Acqua Rio Cerro variou de 14 C a meia noite a 23,2....agora 13,7 e a MM tomando conta....em casa variação de 13,8 e 23,8....

O céu abriu um pouco aqui. A nebulosidade que eu comentei no post anterior na verdade não era MM, mas sim nuvens um pouco mais altas.

Agora temos 13,8 graus na Mooca.

No "maravilhoso mundo do fim da grade do GFS" (by Melo), uma nova era do gelo no Cone-sul em 200h e no Brasil em 240h.

Apesar de ser outro mundo, vale a pensa postar:

Meu Deus........ com esse cenário nevaria na totalidade do RS, salvando-se o Litoral Norte, e todo o interior de SC e S do PR.

O GFS/Avn pega a mesma alta polar, mas um pouco menos intensa. O fim da grade, 15/7, dá 1039 mb sobre o N da Argentina e -6° em 850 hpa sobre o Chuí. Mas a mp ainda estaria entrando. Linha de 0° em POA.

Edited by Guest

Estou indo para São Paulo entre os dias 26 e 28. Pelamordedeus, espero que NÃO dê um porrada polar neste meio tempo.

Estou indo para São Paulo entre os dias 26 e 28. Pelamordedeus, espero que NÃO dê um porrada polar neste meio tempo.

Sei bem o que é esse drama! Passei por isso o ano passado, quando algumas saídas apontavam neve para a serra justo em um fim de semana em que eu estaria em POA visitando amigos. Pela primeira vez achei bem que para CxS não se confirmou...egoísticamente, admito...mas sou de carne e osso e não consegui evitar o sentimento de alívio...

Sei bem o que é esse drama! Passei por isso o ano passado, quando algumas saídas apontavam neve para a serra justo em um fim de semana em que eu estaria em POA visitando amigos. Pela primeira vez achei bem que para CxS não se confirmou...egoísticamente, admito...mas sou de carne e osso e não consegui evitar o sentimento de alívio...

Tenho a mesma posição que tu: prefiro que não dê nada. Em julho de 1996 passei exatamente o período de frio intenso aqui fora do Brasil: fui embora no dia da chegada da mp e na volta peguei só dois dias frios. Em 2001 viajei por três dias, EXATAMENTE o período da mp mais forte do ano.

Sobre a proxima onda de frio do inicio da segunda quinzena? : eu bem que avisei! :laugh: :laugh: :laugh: :mosking:

Brincadeiras a parte, quase nunca considero rodadas tao distantes no fim da grade..quase nunca acontecem e a gente sempre acaba ficando bastante decepcionando com uma previsão ilusória. ..acontece que existem fatos curiosos desta vez e um deles é essa bela sincronia entre GFS, ECMWF e CFS aliado ao fato de que a um tempinho o CFS ja estar prevendo essa Alta que atingiria o sul da América do Sul dia 15...bom, quando apenas um modelo fica mostrando isoladamente hecatombes polares (especialmente se esse um é o GFS) os demais nao dão qualquer sustentação ao mesmo, realmente não é de se dar qualquer valia, nao tem apoio de demais previsores, esta muito longe e é sempre muito volatil, sem estabilidade...

O que me chama a atenção dessa vez é que não ha uma previsão isolada, mas de tres modelos que apesar de volateis de um modo geral mantem certa estabilidade com relação ao quem vem prevendo..nao digo que acontecerá nem tenho bola de cristal, cautela é sempre bem vinda, mas convenhamos é de se considerar ao menos como probabilidade de tendência. ..

Vamos aos fatos:

Reparem a convergência, a sincronia e sintonia entre os tres modelos...existe uma diferença: GFS de um a dois dias a frente de ECMWF e CFS,mas dentro do periodo de 14, 15 de julho...

Eis os mesmos:

Europeu

5a4e8a18ca815_ecmwf_mslp_samerica_41(1).thumb.png.09b33254b9208ef5858ef276a6eed9d2.png

ecmwf_t850_samerica_41.thumb.png.5b1473fca764c4dbba27bd068a71b160.png

ecmwf_t700_samerica_41.thumb.png.919133e862c5c89a3ae1d1914683105b.png

GFS

gfs_mslp_plev_samerica_40.thumb.png.c799ee3fc505879e4af278d563452716.png

gfs_t850_nh_samerica_40.thumb.png.19ac06190547f1286cd92a4be6ae9fba.png

gfs_t700_x1_samerica_40.thumb.png.f581a54a2f77ffada86eeb4beb18e9be.png

CFS

17071500_2_0500.thumb.gif.7b204974f8362f24046083c843151834.gif

5a4e8a18ddd05_17071500_2_0500(1).thumb.gif.f07b6d44ed6c08b70535f179ee42c330.gif

Bom, sem alardes (calma Tassio) sigamos acompanhando...

Estamos de olho...

Todas estações da Capital Paulista entre 10/13ºC neste momento. Aqui em Pinheiros, 11,6ºC.

Os extremos e mais frios:

Santana Parnaíba (RMSP/Oeste) 7,7ºC

Capela Socorro (Extremo ZSul) 7,8ºC

São Mateus (Extremo ZLeste) 8,7ºC

Aliado a isso o Indice de Oscilação Antártica propondo forte queda por volta do dia 7, 8 mais ou menos...sabendo que possa vir a responder entre 10 a 15 dias, cairia para a ocorrência de algo mais intenso pelo menos por volta de meados da segunda quinzena:

[attachment=0]aao.fcst(1).gif[/attachment]

Sigamos observando...

Ei, é sério ? Achei que a autoria fosse do Melo :laugh:

Ahhhhhhhh, o maravilhoso mundo do fim da grade...mas como disse o Tássio (e eu concordo com ele), eu diria que é grande a chance de uma entrada boa de ar frio entre os dias 14/07 e 16/07. Temos uma tendência interessante entre os modelos para esses período, que muitas vezes é o auge supremo do nosso inverno.

São Mateus fica bem menos afastado do centro do que a Capela do Socorro.

É que o bairro fica ao lado de uma grande área verde, que é o parque do Carmo.

Depois de São Mateus ainda tem "muito chão" para chegar no extremo leste da cidade,

Sabia que a Capela ficava mais distante do centro em relação a São Mateus, mas ao mesmo tempo imaginava que São Mateus ficasse "bem mais distante do centro" por apresentar mínimas tão baixas. O que uma grande área verde não proporciona ao clima, hein? Mínimas tão mais baixas...Incrível. O mesmo se aplica ao IAG. Que eu saiba os extremos da ZLeste são Guaianazes, São Miguel Paulista, Itaim Paulista, Cidade Tiradentes. Itaquera seria o "início" do extremo da Z/Leste.

Itaquera e São Mateus ficam o mesmo tanto a leste, porém as mínimas em São Mateus são excepcionalmente mais baixas.

Os modelos ainda divergem um pouco no prazo, na amplitude e na intensidade, mas parece consenso geral que o padrão muda na segunda quinzena.

Um grande e potente anticiclone polar se aproximará pelo Pacífico Sul, e o GFS ainda varia entre rodadas dos sonhos (18Z ontem) e mais bloqueadas (06Z de hoje) logo no primeiro "ataque" desta alta pressão sobre o Cone Sul.

Pelo que tenho visto até o momento, há semelhança com eventos que a alta pressão no pacífico faz diversos "ataques" sequenciais ao continente, incentivado por uma grande baixa pressão estabilizada juto a costa do Atlântico Sul.

Veremos...

Ei, é sério ? Achei que a autoria fosse do Melo :laugh:

Ahhhhhhhh, o maravilhoso mundo do fim da grade...mas como disse o Tássio (e eu concordo com ele), eu diria que é grande a chance de uma entrada boa de ar frio entre os dias 14/07 e 16/07. Temos uma tendência interessante entre os modelos para esses período, que muitas vezes é o auge supremo do nosso inverno.

É citação do Tomas WRuas! Alias, a rodada dehoje do GFS foi péssima! :hang1: Bom dia!!! Edited by Guest

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.