Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2017


Recommended Posts

ESTAMOS COM -3/-4 MAIS FRIO QUE JULHO 2016, LITORAL UM POUCO ABAIXO, BOAS ENTRADAS DE FRIO A FRENTE, TEM HORA QUE É BRABO LER ALGO AQUI.

 

Ruim no vale, média de 13,8/22,5 em Blumenau/AlertaBlu contra 13,0/22,4 do ano passado, isso que deve subir bastante nos próximos dias

 

Uma coisa é ter essa média vindo de maio/junho de frio a gelado como foi ano passado, outra coisa é vir de abril/maio/junho acima da média e 80% do tempo sem graça.

 

Tenho a impressão que a ideia de inverno ruim é devido a poucas mínimas e máximas baixas. As médias nem estão tão ruins. Mas poucas MPs fortes. Geralmente alternamos com mais frio e calor.

 

Mas a MP deve trazer anomalia negativa.

 

Brusque hoje com tempo nublado.

 

Centro: 16,8°C/23,1°C

Rio Branco: 15,8°C/22,7°C

Santa Luzia: 15,5°C/22°C

Link to comment
Share on other sites

EXATO, INVERNO NORMAL, PORÉM SEM EXTREMOS, AINDA. MAIO É QUE FOI QUENTE, EM SC ESTÁ SEGUINDO O RITMO NORMAL, SEM EXTREMOS, NA SERRA E BOA PARTE DO ESTADO JULHO ESTÁ FRIO A BEM FRIO.

NO RS nada de normal. Mais parece outubro. E sei que SC, exceto a parte bem alta da serra, está acima da média também. Maio xoxo e sem frio significativo, junho acima da média e julho está parecendo primavera aqui em Porto Alegre. Desculpa, mas não consigo enxergar até agora inverno frio nisso. Se isso que estamos tendo é inverno frio, acho que teremos que redefinir o que seria frio e tempo quente para um mês de julho! Espero que venha ao menos essa bomba polar nos próximos dias, para reverter o quadro. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

18Z GFS, AUMENTOU MAIS UM POUCO A BOMBA.

 

Coutinho,

vi a previsão de Neve do GFS 18Z, parece que a neve começa na fronteira com o Uruguai e vai avançando em direção a Soledade, Serra/Aparados, Planalto de SC.

Tomara que mantenha a força do frio nos próximos dias e aumente a quantidade de neve.

Link to comment
Share on other sites

Inverno perfeito, nunca vi tão bom por aqui. Padrão excelente até o momento, já estou virando um picolé.

 

Maio e Junho pra quem pesquisar na história, daqui a um século, vai achar essa maravilha na reanálise:

 

3ojfrrR.png

 

Na verdade, maio e junho, nenhuma surpresa. Padrão análogo Modoki batendo perfeitamente.

Link to comment
Share on other sites

Inverno perfeito, nunca vi tão bom por aqui. Padrão excelente até o momento, já estou virando um picolé.

 

Maio e Junho pra quem pesquisar na história, daqui a um século, vai achar essa maravilha na reanálise:

 

3ojfrrR.png

 

Na verdade, maio e junho, nenhuma surpresa. Padrão análogo Modoki batendo perfeitamente.

 

é pra acabar ainda ter que ler que esse lixo está normal :hang1:

 

Vão me perdoar

Link to comment
Share on other sites

18Z GFS, AUMENTOU MAIS UM POUCO A BOMBA.

 

Coutinho,

vi a previsão de Neve do GFS 18Z, parece que a neve começa na fronteira com o Uruguai e vai avançando em direção a Soledade, Serra/Aparados, Planalto de SC.

Tomara que mantenha a força do frio nos próximos dias e aumente a quantidade de neve.

 

Está interessante o quadro e o Caio cantou a pedra faz uns 3 dias aqui...

Link to comment
Share on other sites

Vinicius Lucyrio,

 

tem como transferir para o Tópico Fotos/Vídeos os videos e fotos relacionados a chuva congelada e sincelo que ocorreu no Pico da Bandeira.

 

Selecionei as páginas e horário das mensagens:

 

1ª mensagem da página 11

 

página 11 ás 8 h 27 fotos postadas por Everton.

 

página 12 ás 11 h 03 foram 2 vídeos postados por Everton.

 

página 14 ás 12 h 42(última mensagem) foto e vídeo

Link to comment
Share on other sites

Vou falar apenas pela região onde eu moro: Até agora o inverno está bem fraco, tanto que a melhor MP pra nós foi em abril. É só contar quantas sub 10 eu tive em Joinville, ou o Felipe em Blumenau...

 

Mas pode ser que dê uma reviravolta agora em julho e agosto, vamos torcer!

Com certeza, inverno fraquíssimo! Vamos ver se o quadro reverte na segunda quinzena de julho. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Um aspecto que me chama a atenção nesta próxima erupção são as projeções em altos níveis, que vão influenciar diretamente o que ocorre aqui em superfície.

 

Um fenômeno interessante a notar é que muito possivelmente este sistema dará origem a formação do um clássico "displaced-vortex".

 

Ou seja, o jato polar vai se desorganizar a tal ponto, que a sua ondulação deverá originar a formação de uma baixa fria seccionada em altos níveis. Esse "displaced-vortex" deve carregar características "originais" de seu sistema-mãe: ar extremamente gelado, que deve acompanhar e alimentar a evolução anticiclone polar.

 

 

As imagens baixo são auto-explicativas:

 

Displaced Vortex

 

vortex-diagram.png

 

 

bG80PJO.png

 

 

Projeção do modelo Europeu (bastante estável entre a 00Z e a 12Z)

 

 

V5J7JUD.png

 

2EBs4lJ.png

 

8F6sMZt.png

 

 

Traduzindo em absurdo o frio em 500mb:

 

4OY5C7y.png

 

 

Tudo isso vai alimentar o poderosíssimo anticiclone polar em zona de ataque ao Cone Sul.

 

Friooooo a caminho...

Link to comment
Share on other sites

EXATO, INVERNO NORMAL, PORÉM SEM EXTREMOS, AINDA. MAIO É QUE FOI QUENTE, EM SC ESTÁ SEGUINDO O RITMO NORMAL, SEM EXTREMOS, NA SERRA E BOA PARTE DO ESTADO JULHO ESTÁ FRIO A BEM FRIO.

 

Mas aí que está a questão: Não é normal tão sem extremos. Normal é ter um frio maior e também algum calorzinho por alguns dias. Tenho esta impressão.

 

Para nós aqui embaixo é angustiante sem extremos. Não dá para sentir frio em nenhuma hora do dia. Na serra não deve fazer diferença.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite a todos,

 

Estou muito confiante neste evento que está por vir,mas confesso que fico desmotivado qdo vejo a frustração de alguns aqui ,que sempre reclamam que tá fraco, tá horrível , sugiro que passem um inverno em Montreal , já morei lá e posso garantir que em Montreal não tem erro, o inverno fraco deles pra vcs seria fantástico. Aqui é Brasil, mesmo no Sul não dá pra esperar frio intenso e constante.por isso fica a dica , o outono de Montreal é mais frio do que qualquer super mega onda de frio que possa chegar aqui no Brasil. Um abraço a todos.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Aqui em Buenos Aires em abril tivemos desvio de +0,5ºC em relação à média sumples 81-10, em maio de +0,9ºC, junho de +1,6ºC e julho de +2ºC até agora. Desastroso até agora aqui.

 

Hoje tivemos um dia bem nublado, escuro e frio, mas sem chuvas. A máxima foi de 15,1ºC e a mínima foi alterada para 11,1ºC à noite.

 

Agora temos céu nublado, temperatura de 10,9ºC, URA de 87%, vento sudoeste a 11 km/h e pressão em 1.018,4 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de mais um dia nublado, com possibilidade de chuvas à tarde. A temperatura varia entre 10 e 14ºC, de acordo com o SMN. O sol nasce às 8h e se põe às 17h57.

Link to comment
Share on other sites

:clapping: :clapping: ta pertinho...

 

meteograma para o Quiriri

 

Panel Date/Time W.10M W.850 Rain Cape LI DAM H.850 H.500 T.2M RH.2M T.850 T.500 Baro Clouds Snow

+201 Mon 17/07 03H 36 41 0.9 0 18.9 551 1550 5746 0.6 70 0.4 -14.1 1028.5 98 [glow=red]1250[/glow] :heart: :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

Quanto ao inverno, lamento, mas sobre POA desde 1996 este está entre os quatro com menos frio até a presente data.

 

Hoje variação de 16,1° a 26,1°. Agora, em pleno início da madrugada de julho, faz 18,9° com 70%. E ainda por cima nublado. Que maravilha!!!!!

Exato, Marcos! Fraquíssimo aqui. Se basear em alguns pontos da serra, que conseguem ter um frio bom na madrugada por causa do ar seco somente, chegando a 20°c de tarde, não é referência pra dizer que o inverno está frio. O frio, a meu ver, tem que ser democrático, com diversos locais frios, cada localidade na sua realidade de frio obviamente! Apesar de não apagar todo tempo xoxo e quente que fez até agora predominantemente, ao menos essa nova incursão polar forte não deixará 2017 passar em branco sem um frio mais forte. Abraços!

Link to comment
Share on other sites

Sem desespero com a 06Z do GFS, ok pessoal ? Apenas essa rodada e a 00Z do Global que bloqueiam o anticiclone. Demais modelos permanecem indicando um forte avanço, liderados pelo Europeu que sabemos ser o melhor modelo.

 

06Z é a rodada menos precisa do americano e o Global serve para pegar tendências a longo prazo. Mantido o quadro de forte resfriamento a partir do dia 15 ou 16.

Link to comment
Share on other sites

Sem desespero com a 06Z do GFS, ok pessoal ? Apenas essa rodada e a 00Z do Global que bloqueiam o anticiclone. Demais modelos permanecem indicando um forte avanço, liderados pelo Europeu que sabemos ser o melhor modelo.

 

06Z é a rodada menos precisa do americano e o Global serve para pegar tendências a longo prazo. Mantido o quadro de forte resfriamento a partir do dia 15 ou 16.

 

Boa, Renan!

Link to comment
Share on other sites

Pra que serve esta porcaria de GFS???Assim até eu acerto mais...é só dizer que vai ter frio de rachar numa rodada, dali 6 horas mudo para frio médio e na próxima, para pouco frio...não sei como tem gente que é fã desta coisa... :laugh: :rtfm: :punish:

 

Calma, é a 6z... A 12z é mais confiável.

Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu é uma bela bomba e vem mostrando estabilidade em relação as rodadas anteriores. Não vi diminuição, pelo contrário. Faz tempo que não vejo ele indicando pressão de 1040mb no Chaco Paraguaio por uma vasta área. GFS 00Z suportou o cenário. O CMC está indo no caminho do Europeu, porém mais fraco.

 

O Global tem estado uma bela porcaria neste ano. Além de mostrar algumas miragens que só ele pega, foi o último a pegar a última marítima que atingiu o sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Pelo Europeu é uma bela bomba e vem mostrando estabilidade em relação as rodadas anteriores. Não vi diminuição, pelo contrário. Faz tempo que não vejo ele indicando pressão de 1040mb no Chaco Paraguaio por uma vasta área. GFS 00Z suportou o cenário. O CMC está indo no caminho do Europeu, porém mais fraco.

 

O Global tem estado uma bela porcaria neste ano. Além de mostrar algumas miragens que só ele pega, foi o último a pegar a última marítima que atingiu o sudeste.

 

Concordo, Caio. Como sempre , o Euro é o melhor para nós, o mais estável. O Global tá mais perdido que cego em tiroteio. Performance fraquissima a meu ver. A 12Z do americano vai mostra uma ótima projeção.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 15,2°. É um valor surpreendente para quem tinha 18,9° com tempo fechado à 0:20. Para verem como as coisas estão ruins por aqui.

 

O consolo é que o GSF/Avn continua mostrando uma CACETADA polar no dia 17 com pico de frio de -8°/-10° em 850 hpa entre o NO do RS, Missiones e o S do Paraguai!!!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: Se isso acontecer haverá negativas generalizadas em quase a totalidade da Região Sul, com exceção ainda do NE do PR, litoral de SC e Litoral Norte do RS. Sobre POA dá -5°, o que traria 0° aqui ou mesmo negativa em alguns bairros.

 

Chama também a atenção da entrada rápida do ar frio. Nesses quadro TODO o RS teria máxima de um dígito, exceção talvez de Torres. O oeste da Região Sul seria a área que sentiria mais a porrada do ar frio. Alta de 1038 mb sobre a divisa Paraguai/Argentina/Bolívia. Certamente haveria friagem na Amazônia.

 

Agora 23,9° com 56%.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Hoje é um dia histórico em Buenos Aires. Primeiro por ser o dia da Independência na Argentina. E, segundo, meteorologicamente falando, hoje faz 10 anos da histórica queda de neve que aconteceu aqui na cidade, que foi a mais intensa desde 1918.

 

Aquele dia nevou durante 14 horas seguidas em Ezeiza, durante 13 horas seguidas na estação oficial aqui em Buenos Aires e durante 11 horas no Aeroparque, que teve sua primeira neve da história. Naquele dia, a estação oficial registrou mínima de 0,6ºC e máxima de 5,7ºC. No entanto, Às 15h, quando começou a nevar, já fazia apenas 2,6ºC e ficou abaixo disso o resto do dia.

 

O SMN fez um post esta semana analisando a situação naquele dia. Está em espanhol, mas acho que dá pra entender. Tem alguns mapas também:

 

Na internet, se voces buscarem por "nieve 9 de julio 2007" há muito material, tanto fotos quanto vídeos no YouTube. Mas deixo aqui duas fotos que achei no jornal La Nación:

 

Casa Rosada

fUPGLJT.jpg

 

Obelisco

gi53rC2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Tem feito frio nas madrugadas aqui no Rio, tendo o aquecimento sido mínimo em comparação aos dias que estávamos sob efeito da MP. Aqui em Copacabana, na zona sul, tive mínima de 16,8°C ontem e de 16,4°C hoje, sempre com poucas nuvens. No momento ainda tenho 22,4°C mesmo com céu quase limpo. Venta moderadamente, aumentando a sensação amena.

Link to comment
Share on other sites

Feltrim, tu é fera hombre!!!Que magnífica semelhança entre 75 e a projeção de agora do europeu,que memória hein amigo! :clapping: :good2:

Mesma data tbm.

E 2017 a agricultura carregando o PIB nas costas.

Torcer pra que não seja adianta tanto quanto torcer pra que seja, que venha o que vier.

Mas seria uma calamidade econômica.

A pá de cal.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.