Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Julho/2017


Recommended Posts

boa noite! mais um dia quente no Vale do Taquari (rs).. beiramos os 30 graus novamente..média do mes bem acima da média...e chuva muito abaixo da média.. choveu entre 30 e 50 mm no mes de julho ,enquanto a média é 130 mm .ano passado foram 250mm. Agosto deve ter chuva dentro da média, mas temperatura n se sabe ainda,(não dah pra confiar muito nos modelos).

Link to comment
Share on other sites

Julho histórico também aqui em Belo Horizonte. É o 3° mês de julho mais frio em, pelo menos, 56 anos (desde 1961, quando o inmet disponibiliza os dados no bdmep). Fez mais frio e julho de 2004 e julho de 1964.

 

Na convencional do centro, a média máxima ficou em 22,7C, desvio de -1,9 em relação à normal 1960-1990.

 

No tópico adequado, postarei dados mais completos desta estação e das automáticas da Pampulha e cercadinho.

 

Por aqui, 17C na Pampulha e 13C nos bairros altos da ZS com nuvens e vento.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

20479958_321950521590522_1281555702405410654_n.jpg?oh=a30b3cc662bd201c1df24a9938eb594d&oe=59FB6752

 

Chuva nos últimos 30 dias. Santo Augusto e Passo Fundo com apenas 0,2 mm. Porto União com 0. Pequenos acumulados em quase todo o Sul do país.

Muito bom que tenha postado este mapa.

Eu não tinha idéia da real situação mais ao sul da minha região.

Realmente algo raro de se observar no mês mais frio e relativamente chuvoso em partes do RS e do centro oeste catarinense. No Paraná mesma situação, lembrando que Julho é um dos meses mais chuvosos no Sul do Estado. Principalmente na área dos Campos de Palmas.

 

Link to comment
Share on other sites

[/img]

 

Chuva nos últimos 30 dias. Santo Augusto e Passo Fundo com apenas 0,2 mm. Porto União com 0. Pequenos acumulados em quase todo o Sul do país.

Muito bom que tenha postado este mapa.

Eu não tinha idéia da real situação mais ao sul da minha região.

Realmente algo raro de se observar no mês mais frio e relativamente chuvoso em partes do RS e do centro oeste catarinense. No Paraná mesma situação, lembrando que Julho é um dos meses mais chuvosos no Sul do Estado. Principalmente na área dos Campos de Palmas.

Foi o mês de julho mais seco em Porto Alegre desde 1951! Choveu apenas 18,7 mm contra 11 mm em 1951.

Link to comment
Share on other sites

Tomás, vc teria uma tabela com os menores índices pluviométricos invernais (ou os meses mais secos do trimestre) de POA?

Seria interessante...

Infelizmente, não...

 

Só tabelo temperatura rsrs, não me animo a tabelar precipitação. :lazy:

2

Ultimamente nem temperaturas me animam kk

:lazy: :lazy:

Link to comment
Share on other sites

Em Brasília já estamos a uma semana com máxima amenas, inferiores a 24°C, tivemos um julho bem fresco, com apenas 4 máximas superiores a casa dos 24°C :clapping: :clapping:... Os últimos dias tem sido marcados por manhãs e noites frias, hoje mesmo não tivemos nenhuma mínima superior a 10 dentre as estações, o Parkway fechou o mês de Julho com uma boa anomalia, quando puder posto aqui, vai aqui as mínimas reportadas pelas estações hoje: :good:

 

Fzd. Capão - Planaltina (WeatherLink): 3.3°C

Dumas Brasília - Parkway (WeatherLink): 6.1°C

Gama (INMET): 7.7°C

Parkway: 7.8°C

Sobradinho; 8.4°C

Paranoá (INMET): 8.8°C

Lago Sul: 9°C

Fazenda Phytus - Planaltina: 9.1°C

Aguas Emendadas (INMET): 9.6°C

Aeroporto: 10°C

Sudoeste: (INMET) 10°C

Brazlândia: (INMET) 10.2°C

Link to comment
Share on other sites

:friends:

Noite quente, agosto vai começar daquele jeito :ok:

 

Faz 19,3C em Blumenau...

11,5°C aki, após uma máxima de 23,4°C.

Não sei se seria percepção errada, mas há uns 20 anos eu acharia elevada essa máxima. Hoje não sinto calor com 23/24°C no inverno. No verão eu sentiria frio rs

 

Agosto ainda nos trará uma bela surpresa... no mais tardar, início de Setembro.

Em 2002 (o pior inverno e Março infernal), tive 2 negativas no comecinho de Setembro.

Link to comment
Share on other sites

EPS recém saído da duas marítimas pros primeiros 10 dias de agosto

 

[attachment=1]eps_m_t850a_c_samerica_11 (2).png[/attachment][attachment=5]eps_m_t850a_c_samerica_13 (1).png[/attachment][attachment=2]eps_m_t850a_c_samerica_15 (4).png[/attachment][attachment=6]eps_m_t850a_c_samerica_19 (2).png[/attachment][attachment=3]eps_m_t850a_c_samerica_21 (4).png[/attachment][attachment=4]eps_m_t850a_c_samerica_25 (2).png[/attachment]

 

William,

esse mapa ECWMF/EPS mostra anomalia e a temperatura em 850 hPa?

 

Então seria um bom frio na noite dos dias 10 e 11 de agosto, com frio forte no amanhecer de 11 e 12 no Leste do Sudeste, todo Sul da Bahia indo até o Recôncavo baiano.

Na noite de quinta(10/08) linha de 4ºC em 850 hPa cruzando região Serrana Fluminense,leste paulista.

Link to comment
Share on other sites

Outras duas coisas:

 

a) do que me recordo é a primeira vez que vejo as árvores florescerem em POA em pleno mês de julho;

b) é a primeira vez que convivo com mosquitos até julho. Como agosto geralmente é mais quente, é possível que eles continuem por aqui durante todo o 2017, algo inédito.

 

Hoje variação de 14,6° a 27,1°. Fomos salvos de uma máxima pior devido aos cirrus. Agora 21,6° com 65%.

 

Amanhã será a última máxima alta. AVE!!!

 

Simplesmente o mês de julho MAIS QUENTE em minha vida!

 

Tivemos apenas 2 dias de frio diurno. Um dia em que estava chovendo com a FF e aquela MP forte e no dia seguinte de céu limpo e forte advecção. De resto só frio vampírico.

 

Resumindo:

 

Apenas 1 dia de chuva

Apenas 1 MP

 

Estou morando no Brasil central.

Link to comment
Share on other sites

Julho terminando assim pelo CFS

 

Disse tudo, Marcos. Em PORTO ALEGRE, por exemplo, praticamente não tivemos inverno. Estoques de roupas de frio todo nas prateleiras das lojas. Se tivemos 5 ou 6 dias de frio bem significativo até agora foi muito. Abraços!

 

Se eu fosse para Porto Alegre em agosto, ia aproveitar e comprar roupas do inverno com descontos de 50 % a 70% :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Vivi um julho absolutamente tropical com uma friagem de 3 dias em porto alegre. Algo absolutamente inédito em toda a minha vida. O Brasil inteiro viveu a mesma dinâmica tropical, bloqueada por uma mega alta. INCRÍVEL. Latitude influenciou absolutamente nada. As distinções ocorreram basicamente em funcao da altitude. Gramado teve o mesmo clima de Petrópolis, Ausentes o mesmo clima de Maria da Fé, o Planalto Sul de SC o mesmo clima da Mantiqueira, BH igual a Curitiba, Brasília igual a Bom Jesus, Porto Alegre igual ao interior baixo de Goiás. Incrível. Chuva tendendo a zero em todo o país. Dinâmica porca de se viver.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.