Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Finalmente! Minha primeira sub-10 do ano!

 

Demorou, mas aconteceu. Obrigado a todos que estavam torcendo por mim :laugh:

 

Registrei hoje cedo o valor de 09,8ºC, novo recorde do ano. Naturalmente, esse recorde será quebrado algumas vezes no decorrer dessa semana e na semana que vem.

 

KEISER, parabéns pela estação no Santo Antão! Um valor simplesmente espetacular hoje cedo por lá. Provavelmente trata-se da estação mais fria da serra catarinense. Fica numa baixada a quantos metros de altitude ? Morro ao redor de quantos metros ?

Link to comment
Share on other sites

Vini e Caio,

 

De acordo com as previsões para o início de Julho, o que acham da possibilidade, mesmo que remota, de uma neve acima dos 2600m de altitude na serra da Mantiqueira ? Viram como a cota do ponto de congelamento esbarra nos picos da serra, aliado à umidade que será farta ?

Link to comment
Share on other sites

Parabéns ao Fernando , Caio e Diego Soares por terem sido citados pelo Coutinho. Um elogio justo. Destes, conheço o Diego e o Caio, ótimas pessoas. O que atesta o trabalho sério na instalação e monitoramento das estações. Pois não é somente instalá-las, tem que serem mantidas. Claro, o Coutinho fala de SC. Temos várias outras espalhadas pelo Brasil, gente que está aqui no BAZ.

Não tenho participado mais. Falta-me tempo. Dou aquela espiada constante. Necessária, para um louco por frio.

O aprendizado aqui foi e está sendo grande. Não cessa o crescimento que temos adquirido na convivência com todos. Independente de alguns percalços de opiniões diferentes(noutros pontos e visão de mundo).

 

Abaixo, a citação feita pelo Coutinho.

 

Ronaldo Coutinho Do Prado Coutinho Prado

26 min ·

Em 19 anos morando em S.Joaquim nunca tinha registrado uma diferença tão grande num raio de 3 km do centro da cidade, as 6 horas da manhã oscilava entre -4,7°C a 14,0°C!!! Tudo graças ao monitoramento feito por Fernando Keiser, Caio Cesar e Diego Soares, que tem ao todo mais de 10 estações, padronizadas e alta qualidade, entre o topo da serra, planalto norte, litoral norte e oeste/campos de Palmas. Também tem uma nova em Ratones/Florianópolis ponto mais frio da ilha. Tem outros que também fazem este excelente trabalho, são estações padronizadas e a maioria está em melhor situação que muitas ditas oficiais. Parabéns a todos.

Link to comment
Share on other sites

Não sei sem tem "tipos" de ASAS, que variam em função de posicionamento, etc.. Minha opinião em geral, é, que para São Paulo-Capital, não é muito boa. Em geral, as temperaturas no Mirante variam de 15/25ºC. Mas neste ASAS específico não está tão ruim assim: as mínimas no Mirante têm ficado em 14/15ºC (o que é insatisfatória para a época, mas não tão ruim), porém as máximas têm estado bem comportadas (21/22ºC). Uma característica de ASAS por aqui é que se acentuam abruptamente as diferenças nas mínimas noturnas e ao amanhecer conforme vai se afastando do centro; creio que o ar bem mais seco propicia isso. Veja: hoje a mínima na Capela do Socorro foi 9ºC e alguns décimos, ao passo que no Mirante foi quase 15ºC.

 

O problema desse ano tem sido as MÍNIMAS MÉDIAS em Sampa! De máxima, está agradável.

 

Teremos uma semana de mínimas um pouco mais "altas" e máximas também mais "altas" em relação aos dias anteriores, antecedendo a MP do início julho.

 

O que configurará o fechamento de junho ligeiramente acima da média nas máximas +0,5 e no patamar de +1,5 acima das mínimas, creio eu.

 

Creio não existir tipos de ASAS, ela é única. Geralmente ela oscila entre 20° e 40°S, com núcleo mais próximo ou mais distante do continente. Pequenas variações na sua posição podem provocar diferentes efeitos:

- Mais ao norte: Minas Gerais, Espírito Santo e norte do Rio de Janeiro estarão na rota do ar mais frio advindo do vento oceânico trazido pela ASAS, enquanto SP (principalmente oeste, centro e sul), MS e PR (as vezes SC) estarão na rota do ar quente trazido por ventos de noroeste, potencializados pelo gradiente de pressão. Pode se formar alta em 500mb centrada entre o RJ e leste de SP, o temido bloqueio.

- Mais ao sul (atual cenário): na rota dos ventos mais frios vindos do oceano estão praticamente todas as áreas do Sudeste, enquanto os ventos quentes vão para o MS, oeste do PR e SC, e RS. Nestes casos, a alta em 500mb pode se formar mais ao sul. Este cenário é menos frequente que o primeiro.

 

Vale ressaltar que mesmo o núcleo da alta estando longe, sua circulação periférica pode influenciar nas condições atmosféricas mesmo no Brasil Central. Obviamente com menos poder de advectar frio, e maiores chances de estagnação (aquecimento, e consequente fortalecimento de altas em 500mb). Há de se considerar também que a influência maior é durante os meses de inverno, sendo que no verão sua circulação enfraquece e sua influência (mesmo que reduzida) se restringe mais ao leste do Sudeste.

 

Com o fortalecimento da ASAS nos meses do inverno, ocorre como efeito direto o aumento da pluviosidade no litoral leste do Nordeste. Nestas áreas, há um regime de chuvas mais próximo do Mediterrâneo que Tropical.

 

Segue uma parte do trabalho "Análise Climatológica da Alta Subtropical do Atlântico Sul", de Camilla C. Bastos e Nelson J. Ferreira. O artigo completo pode ser lido aqui: http://www.cbmet.com/cbm-files/12-9aa4d9a24f61ccc12555eb0ff9784ced.pdf

 

No nível de 1000 hPa, próximo da superfície terrestre, observa-se que o centro da circulação anticiclônica está localizado na latitude de 30º Sul e na longitude 0º (Figura 2). O campo de vento (linhas de corrente) mostra que prevalecem ventos de sudeste no litoral leste do NE, ventos de leste no Sul da Bahia e norte do Espírito Santo, ventos de nordeste no litoral do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Na costa norte do NE os ventos são essencialmente paralelos à costa, tornando-se de nordeste á partir do estado do Maranhão. Os ventos mais fortes (vide escala de cores) localizam-se respectivamente a nordeste, noroeste e sudeste e do centro do anticiclone. A configuração do campo de vento sugere que, durante esta estação, o litoral leste do NE se beneficia bastante do transporte de vapor de água oriundo do Atlântico Sul. Isto tem um impacto no regime de chuvas daquela região. Observa-se que a ASAS pode ser melhor avaliada utilizando-se o nível de 850 hP (figura 3), pois é neste nível que aproximadamente ocorre as inversões de subsidência. Assim, as regiões que sofrem maior influência da ASAS são o Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Nas regiões Norte e Nordeste o escoamento associado a alta, torna-se gradativamente de leste com a altura.
Link to comment
Share on other sites

Impressionam as mínimas negativas de dois dígitos, mas me veio uma curiosidade.

Temos em nosso histórico mínimas negativas de dois dígitos em noites de ADVECÇÃO?

Bem possível q não. Essas condições não seriam observadas nas nossas latitudes /altitudes. Nem mesmo no alto do MI.

Não sei como fizeram pra obter akeles -17,8°C mas o valor sem dúvida não está correto. Provavelmente nem -7,8°C sob advecção seria possível eu creio, já q nessas condições tãoo extremas em 1.800m, São Joaquim registraria -5°C sob advecção.

A linha dos 2 dígitos negativos/850 teria q alcançar o topo da Serra. Nc vi isso..

Mas vai saber...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

METSUL prevê máximas entre 26ºc e 28ºc até quarta-feira pelo menos por aqui. Estamos tendo dias com cara de outubro na capital gaúcha. Segundo a previsão estendida para PORTO ALEGRE, esfria um pouco no final de semana, mas nada demais, muito longe de ser um frio digno para um final de junho, pleno inverno climático e astronômico. Vamos aguardar o que julho nos reserva. Ainda com esperança de uma MP potente ao menos, talvez duas. Junho foi muito fraco. FRIOS, FRIOS foram dois ou 3 dias no máximo. Boa semana a todos!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Mais ao sul (atual cenário): na rota dos ventos mais frios vindos do oceano estão praticamente todas as áreas do Sudeste, enquanto os ventos quentes vão para o MS, oeste do PR e SC, e RS. Nestes casos, a alta em 500mb pode se formar mais ao sul. Este cenário é [highlight=yellow]menos frequente que o primeiro[/highlight].

 

Valeu pela explicação!

 

Bem que eu havia percebido; esta é uma ASAS não tão prejudicial a São Paulo-Capital.

Link to comment
Share on other sites

Mais ao sul (atual cenário): na rota dos ventos mais frios vindos do oceano estão praticamente todas as áreas do Sudeste, enquanto os ventos quentes vão para o MS, oeste do PR e SC, e RS. Nestes casos, a alta em 500mb pode se formar mais ao sul. Este cenário é [highlight=yellow]menos frequente que o primeiro[/highlight].

 

Valeu pela explicação!

 

Bem que eu havia percebido; esta é uma ASAS não tão prejudicial a São Paulo-Capital.

 

Esta é uma ASAS muito boa, trazendo frio de qualidade ao leste do Sudeste, norte de MG e BA. O ar está muito seco sobre a serra catarinense e leste do PR, trazendo mínimas bem expressivas nesses locais também. O inverno começou com tudo por aqui, e devemos ter a MP mais forte do ano para o leste da região neste FDS. Continuemos a monitorar.

Link to comment
Share on other sites

Impressionam as mínimas negativas de dois dígitos, mas me veio uma curiosidade.

Temos em nosso histórico mínimas negativas de dois dígitos em noites de ADVECÇÃO?

Bem possível q não. Essas condições não seriam observadas nas nossas latitudes /altitudes. Nem mesmo no alto do MI.

Não sei como fizeram pra obter akeles -17,8°C mas o valor sem dúvida não está correto. Provavelmente nem -7,8°C sob advecção seria possível eu creio, já q nessas condições tãoo extremas em 1.800m, São Joaquim registraria -5°C sob advecção.

A linha dos 2 dígitos negativos/850 teria q alcançar o topo da Serra. Nc vi isso..

Mas vai saber...

 

Em 2013 o Morro da Igreja teve -7,8°C sob advecção polar. Em julho de 2000 São Joaquim teve -7,0°C no primeiro dia de ar polar. Creio ser possível valores mais baixos sim.

Link to comment
Share on other sites

BH TEVE UMA NOITE DE CÉU LIMPO, COM MÍNIMA DE 13,7º AO AMANHECER. AGORA HÁ POUCO FICOU NUBLADO, COM POUCAS ABERTURAS DE SOL E A TEMPERATURA ESTÁ EM 17,4º C. A MÁXIMA DE HOJE DEVE FICAR EM AGRADÁVEIS 22º C.

 

Apenas complementando as informações, a temperatura mínima nas estações do inmet Pampulha e Cercadinho foram, respectivamente, 11,8 e 10,8C. O aeroporto também baixou para 11C. Interessante que esses valores ocorreram entre 7h e 8h, quando as nuvens chegaram.

 

Agora o céu está nublado, venta um pouco e faz entre 18 e 17°C.

Link to comment
Share on other sites

Mais de meia-noite e 18,4° com 72% apesar do céu limpo. Parece outubro. Não baixo dos 16° nesta noite.

ASAS para POA é LIXO TOTAL! Acredito que, no RS, ASAS só "beneficia" mínimas noturnas pontuais das serras devido ao ar seco.

Por um milagre a temperatura afundou nesta noite!! Tive 13,6°, o que significa queda de 5° a partir da meia-noite só pela perda de calor. O INMET que tinha 18,1° à meia-noite chegou a 12,2°, queda de 5,9°, isso num topo baixo em que está a estação. É certamente uma das maiores quedas que tivemos em anos sob esta condição atmosférica. É quase um milagre!!

 

Agora 19,1° com 65%. Agora o vento voltou de N, mas estranhamente não está esquentando muito.

Link to comment
Share on other sites

Mais ao sul (atual cenário): na rota dos ventos mais frios vindos do oceano estão praticamente todas as áreas do Sudeste, enquanto os ventos quentes vão para o MS, oeste do PR e SC, e RS. Nestes casos, a alta em 500mb pode se formar mais ao sul. Este cenário é [highlight=yellow]menos frequente que o primeiro[/highlight].

 

Valeu pela explicação!

 

Bem que eu havia percebido; esta é uma ASAS não tão prejudicial a São Paulo-Capital.

 

[highlight=yellow]Esta é uma ASAS muito boa, trazendo frio de qualidade[/highlight] ao leste do Sudeste, norte de MG e BA.[highlight=yellow]O ar está muito seco sobre a serra catarinense e leste do PR[/highlight], trazendo mínimas bem expressivas nesses locais também. O inverno começou com tudo por aqui, e devemos ter a MP mais forte do ano para o leste da região neste FDS. Continuemos a monitorar.

 

E, conforme post posterior do Marcos, até "beneficiou"a mínima noturna em POA!!! ASAS "diferenciada" essa, rsrsrrs

 

Aqui em Pinheiros, mínima de 13ºC. Sol BOMBANDO desde manhã e 19ºC. Muito agradável.

Link to comment
Share on other sites

Impressionam as mínimas negativas de dois dígitos, mas me veio uma curiosidade.

Temos em nosso histórico mínimas negativas de dois dígitos em noites de ADVECÇÃO?

Bem possível q não. Essas condições não seriam observadas nas nossas latitudes /altitudes. Nem mesmo no alto do MI.

Não sei como fizeram pra obter akeles -17,8°C mas o valor sem dúvida não está correto. Provavelmente nem -7,8°C sob advecção seria possível eu creio, já q nessas condições tãoo extremas em 1.800m, São Joaquim registraria -5°C sob advecção.

A linha dos 2 dígitos negativos/850 teria q alcançar o topo da Serra. Nc vi isso..

Mas vai saber...

 

Em 2000 fez -9,xoC no Inmet de SJ com advecçao! Com certeza o MI fez bem abaixo disso, também com advecçao! Portanto, para termos esta situação basta termos outro 2000!!

Link to comment
Share on other sites

Obrigado ao Coutinho pela lembrança, e parabéns a todos que mantém PWS's padronizadas e em boas condições de manutenção.

 

Realmente estamos vivendo um novo tempo na meteorologia nacional com tantas e tão boas estações localizadas em microclimas, desvendando um outro cenário do frio no Brasil. Influenciado por altas marítimas, frio por irradiação e relevo.

 

Aos poucos vamos formando uma rede muito confiável e on-line como sempre sonhada por muitos aqui...

 

Em tempo a 06Z do GFS foi uma rodada BEM forte. Veremos...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

❄ Palmas abaixo dos 18ºC! ❄

 

A madrugada de hoje em Palmas foi a mais fria desde 19 de junho de 2015. A estação convencional registrou 17,6 ºC!

Confira outras marcas expressivas desta madrugada no estado!

 

Pium: 13,2ºC -Recorde

Lagoa da Confusão: 13,8ºC - Recorde

Rio sono: 13,5ºC - Recorde

Mateiros: 13,5ºC

Colinas: 15,5ºC - Recorde

Araguaína (UFT- EMVZ): 15,7ºC - Recorde

Almas: 16,2ºC

Link to comment
Share on other sites

Mais de meia-noite e 18,4° com 72% apesar do céu limpo. Parece outubro. Não baixo dos 16° nesta noite.

 

ASAS para POA é LIXO TOTAL! Acredito que, no RS, ASAS só "beneficia" mínimas noturnas pontuais das serras devido ao ar seco.

Nem assim, aqui na Serra, Bom Jesus, ficamos com 6°C.

Link to comment
Share on other sites

 

Creio não existir tipos de ASAS, ela é única. Geralmente ela oscila entre 20° e 40°S, com núcleo mais próximo ou mais distante do continente. Pequenas variações na sua posição podem provocar diferentes efeitos:

Show de análise, Viny! :good2:

 

Hoje, finalmente, tive a primeira sub 20 do ano com 19,8°C. No ano passado, nesta mesma época, já tinha umas 4.

Ontem tive a primeira máxima sub 30 em dia de poucas nuvens desde que comecei meus registros (dezembro de 2015), 29,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Obrigado ao Coutinho pela lembrança, e parabéns a todos que mantém PWS's padronizadas e em boas condições de manutenção.

 

Realmente estamos vivendo um novo tempo na meteorologia nacional com tantas e tão boas estações localizadas em microclimas, desvendando um outro cenário do frio no Brasil. Influenciado por altas marítimas, frio por irradiação e relevo.

 

Aos poucos vamos formando uma rede muito confiável e on-line como sempre sonhada por muitos aqui...

 

Nesse ritmo em pouco tempo todos os segredos do planalto sul será revelado. Pena que estamos num período de vacas magras, mas como esse ano ta meio estranho capaz desse ano mesmo termos alguma marca se não de 2 dígitos negativos ou beliscando.

Link to comment
Share on other sites

Impressionam as mínimas negativas de dois dígitos, mas me veio uma curiosidade.

Temos em nosso histórico mínimas negativas de dois dígitos em noites de ADVECÇÃO?

Bem possível q não. Essas condições não seriam observadas nas nossas latitudes /altitudes. Nem mesmo no alto do MI.

Não sei como fizeram pra obter akeles -17,8°C mas o valor sem dúvida não está correto. Provavelmente nem -7,8°C sob advecção seria possível eu creio, já q nessas condições tãoo extremas em 1.800m, São Joaquim registraria -5°C sob advecção.

A linha dos 2 dígitos negativos/850 teria q alcançar o topo da Serra. Nc vi isso..

Mas vai saber...

 

Em 2013 o Morro da Igreja teve -7,8°C sob advecção polar. Em julho de 2000 São Joaquim teve -7,0°C no primeiro dia de ar polar. Creio ser possível valores mais baixos sim.

Bem eu não chego nem perto de ser perito em meteorologia e talvez eu esteja entendendo errado o q seria exatamente ADVECÇÃO POLAR. No meu entendimento advecção: entrada do ar (polar) sobre uma determinada região, com ventos soprando com relativa intensidade e até nebulosidade se deslocando pelo céu ao sabor desses ventos. Mínimas observadas nesse tipo de situação eu considero mínimas sob advecção polar.

Obviamente qdo ocorre entrada de ar polar, mas com os ventos se acalmando ao anoitecer, eu considero temperaturas sob assentamento do ar polar e não sob advecção polar.

Se realmente fez -7,0°C em SJoaquim em 2.000 e esse valor foi registrado com vento, considero sob advecção, caso contrário, não. O mesmo valeria para os -9°C mencionado pelo Vicente.

Pra mim, mínimas no primeiro dia da entrada do ar polar não necessariamente seriam sob advecção.

Mas enfim... Estou aqui tbm para aprender.

 

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Muito obrigado ao Coutinho pela citação ao meu nome e do Diego Soares e do Caio. Essas coisas, além dos resultados, nos motivam ainda mais.

 

O Santo Antão foi uma grata surpresa, indicado pelo Sobânia e que me ajudou na instalação. Mas foram mais moradores de São Joaquim que também já tinham comentado deste local, então por isso optei por instalar a estação alí. Eu diria que foi a estação que mais me surpreendi com os resultados.

Link to comment
Share on other sites

Impressionam as mínimas negativas de dois dígitos, mas me veio uma curiosidade.

Temos em nosso histórico mínimas negativas de dois dígitos em noites de ADVECÇÃO?

Bem possível q não. Essas condições não seriam observadas nas nossas latitudes /altitudes. Nem mesmo no alto do MI.

Não sei como fizeram pra obter akeles -17,8°C mas o valor sem dúvida não está correto. Provavelmente nem -7,8°C sob advecção seria possível eu creio, já q nessas condições tãoo extremas em 1.800m, São Joaquim registraria -5°C sob advecção.

A linha dos 2 dígitos negativos/850 teria q alcançar o topo da Serra. Nc vi isso..

Mas vai saber...

 

Em 2013 o Morro da Igreja teve -7,8°C sob advecção polar. Em julho de 2000 São Joaquim teve -7,0°C no primeiro dia de ar polar. Creio ser possível valores mais baixos sim.

 

 

JÁ, EM 1991 -10 COM VENTANIA E 2000 NO CRUZEIRO.

Link to comment
Share on other sites

Passei o fim de semana em Teresópolis, na região serrana do Rio, a 100 km da capital e cerca de 900 metros de altitude. Uma realidade climática completamente diferente daqui da capital. No sábado, cheguei pouco depois do meio dia e fazia 18°C com sol e algumas nuvens(no Rio somente MPs muito fortes são capazes de provocar um cenário de sol e temperatura abaixo de 20°C nesse horário do dia). Tão logo a tarde foi avançado e a temperatura foi caindo, por volta das 18h já fazia 14°C e garoava esporadicamente. A noite foi gelada, com muito frio úmido: garoava e parava, com alguns períodos de diminuição de nebulosidade, e ainda havia vento. Por volta de 1h30 os termômetros na cidade marcavam entre 10 e 12°C. No domingo, o dia foi completamente ensolarado, ainda com algum vento. No começo da tarde a temperatura era de 19°C no Centro, até que fomos para um sítio na área rural, próximo à estrada Teresópolis-Friburgo. Já era uma realidade distante da área urbana da cidade, com vapor saindo em grande quantidade da boca e nariz já às 15h. Não estava com termômetro mas estimo que fazia pelo menos 14°C no sítio. Finalmente às 19h voltamos ao centro para pegar o ônibus de volta ao Rio, e a temperatura era muito baixa: já fazia 12°C com céu limpo. Ao passar de ônibus na saída da cidade, pouco antes da descida da serra e logo após a entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, um termômetro na estrada marcava apenas 9°C às 19:30! Ao chegar no Rio, o frio era bem menor, com 18,1°C às 21:30 aqui em Copacabana. Hoje a mínima por aqui foi de 17,2°C e no momento tenho 21,9°C com muitas nuvens após uma manhã ensolarada.

Link to comment
Share on other sites

JULHO COMEÇARÁ COMO JULHO....FRIO.

 

Assim que deve ser. Estamos tendo uma semana de primavera, nem parece pleno final de junho. Pessoal que vende roupa de frio, precisa do frio para esvaziar as prateleiras. Tenho amigas com malharias na serra, pois conheço algumas, em função dos grupos que eu levava, e elas estão bem chateadas, com pouquíssima venda de roupa de inverno. Tiveram prejuízo em 2014 e um enorme prejuízo em 2015. Ano passado, 2016, venderam muito bem!

Interessante que a METSUL não atualizou as temperaturas para o próximo final de semana. O FORECA, que segue o Europeu e é conservador nas mínimas, prevê um bom frio até para sábado e domingo que vem em PORTO ALEGRE. Abraços e boa semana!

Link to comment
Share on other sites

FRIO/SC

 

Mínimas abaixo dos 7°C

 

-5,7 B.Jardim*

-4,7 S.Joaquim/F.Keiser

3,2 Urubici/Mundo Novo* (teve negativa no município)

4,2 Campo Alegre*

4,4 Papanduva*

4,5 Urupema/M.Torres*

4,8 Major Vieira/Inmet

5,6 Painel*

5,6 Joinville/S.D.Francisca/DSoares

5,8 São Bento do Sul*

5,8 Monte Carlo*

5,9 Frei Rogério*

6,2 Rio Negrinho/Inmet

6,3 Fraiburgo*

6,3 Tangará*

6,9 Mafra*

 

*Epagri

 

9,9°C Florianópolis/Epagri. Teve geada isolada no norte da Ilha.

1,8°c Cidade de S.Joaquim/Climaterra.

Link to comment
Share on other sites

Essa geada foi nesse último frio que tivemos na metade do mês?

 

A DE FLORIPA FOI HOJE!!

 

Com todo o respeito, eu duvido de geada. a foto é de hoje mesmo? :russian:

 

NÃO FOSSE A JAQUELINE, JÁ FOI ATIVA AQUI, NÃO ACREDITARIA. AR MUITO SECO, NO LOCAL DEVE TER OSCILADO ENTRE 6/8°C. JÁ VI GEADA COM 5,4 NO ABRIGO EM FPOLIS.

Link to comment
Share on other sites

Podem me criticar e até me chamarem de "burro". Em meteorologia ainda sou em muitas coisas mesmo. No entanto, embora eu não duvide dos dados passados pelo nosso amigo Coutinho, pois sei da seriedade dele como profissional, fica difícil demais entender esses quase 6 negativos em SC essa madrugada passada! Muito difícil. Estamos com calor aqui em PORTO ALEGRE. Manhãs pouco frias, tardes quentes para a época. Pessoas de manga curta facilmente na rua. No sol parados suamos. De onde esse frio todo? Esse ASAS pega em cheio meu Estado vizinho também? Aqui nem parece inverno. Sério, gostaria da explicação dos especialistas em clima do fórum. Fica complicado para um leigo entender tanto frio, tanta diferença daqui. Digitando rapidamente nuns minutos de folga no trabalho. Abraços, e desde já, obrigado!

Link to comment
Share on other sites

GRAÇAS A PESSOAS COMO ELA, CAIO, F.K E DSOARES É QUE MUITOS "DOGMAS" ESTÃO INDO LADEIRA ABAIXO. APOSTO COMO MUITOS DOUTORES DUVIDAM DOS DADOS, POIS NÃO TIRAM......DA CADEIRA E NUNCA FIZERAM LEITURA NA VIDA!!!

 

Estou custando a acreditar que deu geada hoje em Floripa, um verdadeiro choque de paradigma.

Link to comment
Share on other sites

GRAÇAS A PESSOAS COMO ELA, CAIO, F.K E DSOARES É QUE MUITOS "DOGMAS" ESTÃO INDO LADEIRA ABAIXO. APOSTO COMO MUITOS DOUTORES DUVIDAM DOS DADOS, POIS NÃO TIRAM......DA CADEIRA E NUNCA FIZERAM LEITURA NA VIDA!!!

 

Estou custando a acreditar que deu geada hoje em Floripa, um verdadeiro choque de paradigma.

Eu também! Muito chocado!

Link to comment
Share on other sites

Podem me criticar e até me chamarem de "burro". Em meteorologia ainda sou em muitas coisas mesmo. No entanto, embora eu não duvide dos dados passados pelo nosso amigo Coutinho, pois sei da seriedade dele como profissional, fica difícil demais entender esses quase 6 negativos em SC essa madrugada passada! Muito difícil. Estamos com calor aqui em PORTO ALEGRE. Manhãs pouco frias, tardes quentes para a época. Pessoas de manga curta facilmente na rua. No sol parados suamos. De onde esse frio todo? Esse ASAS pega em cheio meu Estado vizinho também? Aqui nem parece inverno. Sério, gostaria da explicação dos especialistas em clima do fórum. Fica complicado para um leigo entender tanto frio, tanta diferença daqui. Digitando rapidamente nuns minutos de folga no trabalho. Abraços, e desde já, obrigado!

 

Sinceramente não sei o que é pior esses quase 6 negativos ou geada em Florianópolis! A natureza é mais difícil de entender do que mulher de TPM.

Link to comment
Share on other sites

Podem me criticar e até me chamarem de "burro". Em meteorologia ainda sou em muitas coisas mesmo. No entanto, embora eu não duvide dos dados passados pelo nosso amigo Coutinho, pois sei da seriedade dele como profissional, fica difícil demais entender esses quase 6 negativos em SC essa madrugada passada! Muito difícil. Estamos com calor aqui em PORTO ALEGRE. Manhãs pouco frias, tardes quentes para a época. Pessoas de manga curta facilmente na rua. No sol parados suamos. De onde esse frio todo? Esse ASAS pega em cheio meu Estado vizinho também? Aqui nem parece inverno. Sério, gostaria da explicação dos especialistas em clima do fórum. Fica complicado para um leigo entender tanto frio, tanta diferença daqui. Digitando rapidamente nuns minutos de folga no trabalho. Abraços, e desde já, obrigado!

 

Sinceramente não sei o que é pior esses quase 6 negativos ou geada em Florianópolis! A natureza é mais difícil de entender do que mulher de TPM.

: :mosking:
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.