Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Boa noite, estou aqui na serra da Mantiqueira, cidade de Bocaina de Minas. Muito frio neste momento, mas infelizmente não dá pra ter muita ideia de quanto faz. Estou com um termômetro digital instalado na janela da pousada, que fica aliás num grande topo. Mesmo assim, tenho 9,2C. Nas enormes baixadas da região certamente já está abaixo dos 7C. Enfim, tem chance de geada amanhã cedo e vou acordar pra verificar.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite povo...

hoje foi mais um dia ensolarado, a temperatura chegou pela primeira vez aqui depois da última massa polar na casa dos 20ºC, na verdade 20,3ºC pra ser exato... a sensação térmica tava até de calorzinho, deu ate pra colocar bermuda o dia inteiro e no final da tarde pra exercitar...amanhã aqui espera-se até 22ºC e mais um dia ensolarado. ..agora 12,6ºC...

 

...................

Com relação à próxima onda de frio, o que se mostra de um modo geral é que essa MP estará bem bloqueada variando o seu avanço de acordo com os modelos... a 18Z do GFS mostra um avanço maior, na verdade, dos principais entre os internacionais, é o que mostra melhor cenário. ..mostra um bloqueio na altura de SC/PR, estes receberiam bons volumes de chuva entre segunda e quarta e um frio bem mediano... o único que se beneficiaria dessa alta seria o RS ,mais especificamente o sul gaúcho, a linha do 0º em 850 chegaria no maximo até a região de Bagé... em outras palavras essa seria uma MP tipicamente gaúcha, bem regional e restrita ao estado...gelaria a Argentina, Uruguai e especialmente o sul gaúcho. ..negativas seriam registradas na campanha e campos de cima da Serra...pra Caxias mostra máximas bem baixas na casa dos 7ºC na segunda e terça e minimas pouco expressivas com algo no maximo beirando os 4ºC de minima (que parto esse ano pra negativar aqui na região de Caxias)... vendo pelo GFS uma onda de frio forte pra ARG, URU e sul do RS, moderada pro restante do estado, fraca a moderada pra SC e acima apenas fraca (ao se deslocar pro mar a alta poderá gerar boas minimas pro leste do sudeste, especialmente a Mantiqueira no final da semana)..ja em relação ao europeu essa alta sequer atingiria o RS direito e ja se desviaria...a linha do 0º não chegaria ao estado...por ele o bloqueio estaria mais abaixo do que pelo GFS... bom frio apenas pro sul gaúcho. ..CMC converge pra o mesmo com poucas variações... dos males o menor, o jeito é torcer pelo americano que também não é um otimo cenário mas está sendo nesse momento o mais promissor. .. :good:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, estou aqui na serra da Mantiqueira, cidade de Bocaina de Minas. Muito frio neste momento, mas infelizmente não dá pra ter muita ideia de quanto faz. Estou com um termômetro digital instalado na janela da pousada, que fica aliás num grande topo. Mesmo assim, tenho 9,2C. Nas enormes baixadas da região certamente já está abaixo dos 7C. Enfim, tem chance de geada amanhã cedo e vou acordar pra verificar.

 

Renan, estou indo amanhã para perto de onde você está: vou pra Conceição do Ibitipoca.

Baseado nas previsões para Barbacena e na altitude da região, estimo temperaturas entre 8C e 18C, com mínimas mais baixas em baixadas. Você que é da região acredita em temperaturas nessa faixa?

 

A propósito, em BH agora faz 16,8 C. Tive mínima de 16,2 C e máxima de 23,6 C, com tempo parcialmente nublado.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Estamos tendo um dia meteorologicamente interessante aqui em Buenos Aires. A noite toda foi de vento norte e a mínima subiu bastante, para 13ºC. Durante o dia, céu nublado e temperatura em constante elevação o dia todo e também agora à noite. Para vocês terem uma ideia, a máxima foi de 18,6ºC e foi registrada por volta de 20h30.

 

Agora temos céu nublado, temperatura de 18,1ºC, URA de 89%, vento noroeste a 16 km/h e pressão em 1.007,3 hpa.

 

O vento norte continuará trazendo ar quente. Para amanhã a previsão do SMN indica céu nublado com possibilidade de garoa. A mínima deve ser de 17ºC, típica de MARÇO ou COMEÇO DE DEZEMBRO, e a máxima de 23ºC, típica de abril ou de outubro. O sol nasce às 7h59 e se põe às 17h49.

 

Uma curiosidade: ontem fez 50 anos do recorde de frio pra junho em Buenos Aires. Em 14 de junho de 1967 a mínima na capital argentina foi de -5,3ºC. Hoje em dia já temos seis anos consecutivos sem negativas (a última foi de -0,4ºC no dia 4 de julho de 2011).

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Estamos tendo um dia meteorologicamente interessante aqui em Buenos Aires. A noite toda foi de vento norte e a mínima subiu bastante, para 13ºC. Durante o dia, céu nublado e temperatura em constante elevação o dia todo e também agora à noite. Para vocês terem uma ideia, a máxima foi de 18,6ºC e foi registrada por volta de 20h30.

 

Agora temos céu nublado, temperatura de 18,1ºC, URA de 89%, vento noroeste a 16 km/h e pressão em 1.007,3 hpa.

 

O vento norte continuará trazendo ar quente. Para amanhã a previsão do SMN indica céu nublado com possibilidade de garoa. A mínima deve ser de 17ºC, típica de MARÇO ou COMEÇO DE DEZEMBRO, e a máxima de 23ºC, típica de abril ou de outubro. O sol nasce às 7h59 e se põe às 17h49.

 

Uma curiosidade: ontem fez 50 anos do recorde de frio pra junho em Buenos Aires. Em 14 de junho de 1967 a mínima na capital argentina foi de -5,3ºC. Hoje em dia já temos seis anos consecutivos sem negativas (a última foi de -0,4ºC no dia 4 de julho de 2011).

 

Onde fica a estação aí de Buenos Aires? O local é muito urbanizado?

Link to comment
Share on other sites

Boa noite, estou aqui na serra da Mantiqueira, cidade de Bocaina de Minas. Muito frio neste momento, mas infelizmente não dá pra ter muita ideia de quanto faz. Estou com um termômetro digital instalado na janela da pousada, que fica aliás num grande topo. Mesmo assim, tenho 9,2C. Nas enormes baixadas da região certamente já está abaixo dos 7C. Enfim, tem chance de geada amanhã cedo e vou acordar pra verificar.

 

Renan, estou indo amanhã para perto de onde você está: vou pra Conceição do Ibitipoca.

Baseado nas previsões para Barbacena e na altitude da região, estimo temperaturas entre 8C e 18C, com mínimas mais baixas em baixadas. Você que é da região acredita em temperaturas nessa faixa?

 

A propósito, em BH agora faz 16,8 C. Tive mínima de 16,2 C e máxima de 23,6 C, com tempo parcialmente nublado.

 

Acredito que vai pegar mais frio que sua projeção, rs. O arraial de Ibitipoca fica a uns 1300m , área de muito verde, baixadas não muito pronunciadas. Mesmo assim, é mais frio que Barbacena. Acredito que Sábado vc terá uns 5C de mínima.

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas médias parciais de junho em Teutônia:

 

12.5°C M. Antenas (+0.35)

12.9°C Lagoa da Harmonia (+0.27)

14.2°C Catarina

14.7°C Welp (+0.53)

15,4°C INMET (+0.20)

15.4°C Languiru (+0.82)

 

Os desvios são em relação a média da estação meteorológica no caso das minhas e no caso do INMET é a normal por interpolação de dados.

 

Pegando a estação do bairro Languiru, que é a que tenho a mais tempo, os meses de junho foram assim, do mais frio para o mais quente:

 

2016 - 11,74°C

2013 - 14,97°C

2012 - 15,01°C

2017 - 15,41°C

2014 - 15,43°C

2015 - 15,83°C

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

FORECA, que segue o Europeu, diminuiu muito o frio para PORTO ALEGRE! Serão somente dois dias um pouco mais frios mesmo: segunda e terça-feira. A partir de quarta-feira, começa a elevação das temperaturas. Semana que vem deverá terminar quente novamente. Dinâmica péssima esse ano, conforme já era prevista.

http://www.foreca.com/Brazil/Porto_Alegre?tenday

Link to comment
Share on other sites

Nos primeiros 15 dias de junho tive as seguintes médias:

 

Mínima: 12,7°

Máxima: 18,8°

Simples: 15,75°

 

Se acabasse hoje, junho ficaria bem na minha média, que nos últimos 21 junhos tem simples de 15,7°. Um mês absolutamente xoxo, sem qualquer novidade, nem frio intenso, nem calor intenso e muita umidade.

 

Hoje mínima de 15,1° .Agora faz 20,7° com 71% e temos uma camada de cirrustratus.

Link to comment
Share on other sites

Bairro Reserva até o momento 3,9°C de media minima e 10°C de media , o Bairro ira ganhar uma nova estação semana que vem , em um topo a menos de 500m da baixada , essa estação ficara em uma vinicola

 

cDZUl9T.jpg

 

William,

bairro Reserva ganhou na mínima do gigante PNI/Furnas(2,8ºC) 1000 metros mais alto, ventou muito toda a madrugada no Alto de Itatiaia.

 

Vai ser muito legal de fazer comparações das estações no Reserva, a diferença entre a mínima no topo e baixada em noites de céu claro e sem vento.

Link to comment
Share on other sites

Onde fica a estação aí de Buenos Aires? O local é muito urbanizado?

 

Fica num bairro muito urbanizado, mas dentro de um dos campus da Universidade de Buenos Aires, que fica num parque grande. Estive pesquisando e, caso queira ver, o endereco desse campus é Av. de los Constituyentes, 3454 - Agronomía - Ciudad Autónoma de Buenos Aires

Link to comment
Share on other sites

Bom dia a todos! Impressionante o calor esta madrugada em Buenos Aires. Saí de casa as 8h, que é a hora que está amanhecendo por aqui, e a temperatura era de 19,7!! Durante a madrugada chegou a baixar um pouco dos 18, mas ainda assim é um valor altíssimo para essa época do ano e, sem exagero, digno de verao. Estava úmido e abafado e vários lugares com ar condicionado ligado, em plena manha de junho. Bizarro.

 

Agora, apesar do céu totalmente nublado e da alta URA, já temos 22. A máxima prevista é de 24. Na Patagonia está nevando bastante desde ontem.

Link to comment
Share on other sites

E outra muito forte entrando no começo de Julho

 

[attachment=2]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.40.jpeg[/attachment][attachment=1]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.50.jpeg[/attachment][attachment=0]WhatsApp Image 2017-06-16 at 11.00.01.jpeg[/attachment]

 

Estou hipnotizado :cray:

Link to comment
Share on other sites

CMC 00Z aumentou o frio para o RS no amanhecer de terça, agora as negativas pegam de Bom Jesus, Vacaria descendo em diagonal passando pelo centro do RS, região de Santa Maria, mais Caçapava, Bagé, Canguçu, Dom Pedrito, Livramento, Quaraí etc.

Pega em cheio aqui, aliás mais aqui que na região de Bom Jesus...

Link to comment
Share on other sites

As pessoas deveriam pensar nas projeções como possibilidades a longo prazo, e tendências a médio e curto prazo;

o problema é que se entusiasmam demais. TODAS as MPs que acompanhei, sejam elas fracas ou muito fortes, foram

antecedidas por rodadas e rodadas que ora tiravam quase todo o frio, ora tiravam um pouco apenas, oras aumentavam,

oras exageravam...não adiante se estressar!

Link to comment
Share on other sites

E outra muito forte entrando no começo de Julho

 

[attachment=2]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.40.jpeg[/attachment][attachment=1]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.50.jpeg[/attachment][attachment=0]WhatsApp Image 2017-06-16 at 11.00.01.jpeg[/attachment]

 

Por enquanto o Global Acoplado sinaliza algo para o início de julho, assim como o europeu:

 

ANX6iIA.jpg

Link to comment
Share on other sites

E outra muito forte entrando no começo de Julho

 

[attachment=2]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.40.jpeg[/attachment][attachment=1]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.50.jpeg[/attachment][attachment=0]WhatsApp Image 2017-06-16 at 11.00.01.jpeg[/attachment]

Incrivel essa previsão principalmente essa do inicio de julho. ..pena que está muito longe...

 

William, em que site da pra acessar esses mapas? Muito interessantes...

Link to comment
Share on other sites

Dia muito agradável lá em JF hoje. Sol o dia todo, com máxima de 21,8C e mínima de 12,4C.

 

Já aqui na Mantiqueira, muito frio e nevoeiro denso pela manhã, sem geada na cidade de Bocaina de Minas. Meu termômetro digital media 8,1C durante o nevoeiro. Penso que antes de sua formação deveria estar por volta dos 6 graus.

 

Amanhã e Domingo seguirão com noites e manhãs geladas por aqui. No momento, céu claro e 12C.

Link to comment
Share on other sites

Dia muito agradável lá em JF hoje. Sol o dia todo, com máxima de 21,8C e mínima de 12,4C.

 

Já aqui na Mantiqueira, muito frio e nevoeiro denso pela manhã, sem geada na cidade de Bocaina de Minas. Meu termômetro digital media 8,1C durante o nevoeiro. Penso que antes de sua formação deveria estar por volta dos 6 graus.

 

Amanhã e Domingo seguirão com noites e manhãs geladas por aqui. No momento, céu claro e 12C.

 

Renan,

 

tem que descer do topo e ir na baixada ver a temperatura.

CMC indicando as melhores mínimas aí, no sábado, domingo e segunda.

Link to comment
Share on other sites

E outra muito forte entrando no começo de Julho

 

[attachment=2]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.40.jpeg[/attachment][attachment=1]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.50.jpeg[/attachment][attachment=0]WhatsApp Image 2017-06-16 at 11.00.01.jpeg[/attachment]

Incrivel essa previsão principalmente essa do inicio de julho. ..pena que está muito longe...

 

William, em que site da pra acessar esses mapas? Muito interessantes...

 

 

São do weatherbell

 

Maria da fé 5C agora uma maravilha depois da máxima de 18C

Link to comment
Share on other sites

E outra muito forte entrando no começo de Julho

 

[attachment=2]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.40.jpeg[/attachment][attachment=1]WhatsApp Image 2017-06-16 at 10.59.50.jpeg[/attachment][attachment=0]WhatsApp Image 2017-06-16 at 11.00.01.jpeg[/attachment]

Incrivel essa previsão principalmente essa do inicio de julho. ..pena que está muito longe...

 

William, em que site da pra acessar esses mapas? Muito interessantes...

 

 

São do weatherbell

 

Maria da fé 5C agora uma maravilha depois da máxima de 18C

:good: :good:

Link to comment
Share on other sites

O mapa do Willian mostra bem: boa parte das regiões catarinenses que sofrearam com a chuva estão com anomalias positivas. Os primeiros dias do mês com bastante chuva elevaram bem as médias. Acho que tem boa chance de Junho fechar acima.

 

---

 

Mais um dia xoxo por aqui. Agora céu com nuvens entre 16 e 18 graus.

Link to comment
Share on other sites

Dia muito agradável lá em JF hoje. Sol o dia todo, com máxima de 21,8C e mínima de 12,4C.

 

Já aqui na Mantiqueira, muito frio e nevoeiro denso pela manhã, sem geada na cidade de Bocaina de Minas. Meu termômetro digital media 8,1C durante o nevoeiro. Penso que antes de sua formação deveria estar por volta dos 6 graus.

 

Amanhã e Domingo seguirão com noites e manhãs geladas por aqui. No momento, céu claro e 12C.

 

Renan,

 

tem que descer do topo e ir na baixada ver a temperatura.

CMC indicando as melhores mínimas aí, no sábado, domingo e segunda.

 

Sim, Nani. Ontem eu fui fazer esse monitoramento nas baixadas, mas como formou nevoeiro, as temperaturas subiram na baixada. A expectativa é melhor nessa madrugada.

Link to comment
Share on other sites

A Patagônia argentina está GELADA. Muita neve e temperaturas abaixo de zero. Alguns casos:

 

Río Gallegos, lat -51,63, nível do mar:

16h: -1,9ºC

17h: -3,9ºC

18h: -6,8ºC

19h: -8ºC

20h: -9,4ºC

21h: -10,8ºC

22h: -11,6ºC com sensação térmica de -15,1ºC

 

Bariloche com neve o dia todo e abaixo de 0ºC desde 14h.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Buenos Aires tivemos um dia nublado e muito abafado. A mínima foi de 17,3ºC, a mais alta desde 7 de maio. Ezeiza sequer baixou de 19ºC! Durante o dia, máxima de 24,6ºC, a maior desde 5 de maio.

 

Mas o que mais me chama a atenção são as condições atuais. Faltam 4 dias pro inverno, são 23h21 e temos nada menos que 22,2ºC, com URA de 80%, vento noroeste a 5 km/h e pressão em 1.000,5 hpa. Está bem abafado, com muitos pernilongos voando.

 

Amanhã vai ser um dia bem agitado por aqui: teremo ventania de norte a princípio, seguido de ventania de oeste e depois de sul, com queda muito acentuada da temperatura. Também há previsão de alguns temporais isolados, que podem ser fortes, com queda de granizo. O SMN prevê mínima de 19ºC esta madrugada e máxima de 23ºC amanhã. De noite acredito que já teremos em torno de 13ºC para 21h (que seria considerado o fim do dia nos registros meteorológicos).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.