Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Marcos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017

Recommended Posts

Qual o seu palpite para o Mirante ? Estou apostando em 7 graus no bolão do BAZ. Aldo, acho que podemos considerar a possibilidade de geada na grande Sampa.

No momento, também acho que é por aí, em torno de 7°C.

Se o ar frio já estiver instalado, estabilizado, sem vento e sem MM, com 7°C no Mirante podemos ter geadas, fracas que sejam, no próprio município de Sampa, nos bairros mais periféricos e na zona rural.

Se os 7°C forem na advecção, aí acho que é bem mais difícil ter geada, pois as diferenças de temperatura dentro e fora da ilha de calor serão menores.

Ainda haverá muita advecção no Sábado e vai estabilizar no Domingo. As melhores chances de geada serão dia 11, portanto.

A propósito, você sabe se o INMET registrou oficialmente geada no Mirante ano passado ? :russian:

O bom deste frio é que ele, sim, será tiro curto na sua grande intensidade, mas permanece no início da semana que vem. A partir de sexta-feira começa o inverno climático nas terras baixas do Sul. Finalmente!!

Hoje até deu sol em POA. Variação de 15,0° a 19,9°. Agora nubladaço e faz 18,4° com 85%.

Alguém aqui utiliza o site freemeteo?

Em qual modelo é baseado?

Creio que seja o GFS mas não tenho certeza absoluta. .ao sincronizar alguns dados do site com o modelo foi o que me pareceu...

.....................

E pra manhã de sábado aqui o Foreca, que segue o Europeu ta dando mínima de 4C e o Meteoblue que segue o GFS da minima de 3C..ao que parece pelo menos pra cá sera um onda de frio comum, boa porém sem surpresas. ..o que mais esta interessando nesse evento será a possibilidade de neve na sexta nas áreas mais altas do planalto catarinense e nos Campos de Cima da Serra no RS, areas eu diria acima de 1000, 1100 metros...talvez a melhor oportunidade de neve pós 2013... será muito interessante acompanhar...

Ainda haverá muita advecção no Sábado e vai estabilizar no Domingo. As melhores chances de geada serão dia 11, portanto.

A propósito, você sabe se o INMET registrou oficialmente geada no Mirante ano passado ? :russian:

Não sei.

Mas tenho quase certeza que não.

A convencional do Mirante registrou 3,5°C no dia 13/06/2016.

Mas, na noite de 12 pra 13/06 ventava bem.

Me lembro que estava tomando cerveja no domingo à noite (12/06) :mosking: , com amigos e amigas num barzinho aqui na zona norte, e as árvores se mexiam bastante lá fora.

Moro a 3km em linha reta a NE do Mirante e não vi geada.

Geou em várias áreas da capital mas acredito que a geada teria sido bem mais ampla sem o vento.

Sampa chega a ter 10°C de diferença entre as áreas centrais e a periferia, em noites de ar frio estabilizado, sem vento e sem MM.

Naquele dia ficou em torno de 6°C.

Foi -0,6°C no CGE-Capela do Socorro e 5,x°C na estação do CGE mais "quente".

O IAG registrou 1,3°C.

Fim de tarde com predomínio de cirrus no céu.

Tivemos uma tarde quente e ensolarada depois de uma manhã nublada.

Agora estamos com 24,8 graus na Mooca. A máxima chegou aos 18 graus.

Não sei.

Mas tenho quase certeza que não.

A convencional do Mirante registrou 3,5°C no dia 13/06/2016.

Mas, na noite de 12 pra 13/06 ventava bem.

Me lembro que estava tomando cerveja no domingo à noite (12/06) :mosking: , com amigos e amigas num barzinho aqui na zona norte, e as árvores se mexiam bastante lá fora.

Moro a 3km em linha reta a NE do Mirante e não vi geada.

Geou em várias áreas da capital mas acredito que a geada teria sido bem mais ampla sem o vento.

Sampa chega a ter 10°C de diferença entre as áreas centrais e a periferia, em noites de ar frio estabilizado, sem vento e sem MM.

Naquele dia ficou em torno de 6°C.

Foi -0,6°C no CGE-Capela do Socorro e 5,x°C na estação do CGE mais "quente".

O IAG registrou 1,3°C.

Algumas fotos que eu registrei na USP (300 m da marginal pinheiros) nesse dia 13/06/2016. Se não estou enganado no CGE Butantã estava marcando 3,x ºC.

vooc46.jpg

2rrs5m0.jpg

2say1eb.jpg

sv3pmu.jpg

Se tudo correr bem, mais uma Davis no Alto da Serra do Botucaraí, já para esta onda de frio... :dirol: :dirol: :dirol: :dirol:

Será em qual local exatamente?

Pois é grande Fernando...em Fontoura Xavier...baixada boa...tipo B Farroupilha, tem tudo para ficar on line...

Obrigado, Aldo.

Anderson, geada fantástica ano passado aí, quem sabe um repeteco agora ?

Chuva moderada nesse momento em Nova Brescia-RS. Vamos para o 5° dia seguido de chuva, variando de fraca/moderada intensidade a períodos de nublado. Já são 5 dias sem sol.

Obrigado, Aldo.

Renan,

o CMC de 12Z intensificou as mínimas para o amanhecer de domingo, na Zona da Mata, Noroeste do Rio, Serrana do Rio.

Tomara que mantenha essas mínimas baixas até a rodada de 00Z de Sábado.

Ontem o CMC indicava mínimas bem maiores para as regiões citadas acima.

Vinicius Lucyrio,

a estação de Vacas Gordas/Urubici fica sem funcionar de 3 h da madrugada até perto de 8 h da manhã, está desse jeito faz uns 60 dias.

A estação da Pousada Cantinho do Verde está fora do ar faz uns dias.

Vai valer a aposta com 2 estações que ficam horas sem divulgar os dados?

EUROPEU DANDO DE 50 A 75 NO´S A 10 M AO NORTE DA GRANDE POA , SERRA, PLANALTO MÉDIO E APARADOS NO RS, SOBRA UM POUCO PARA SC!!!!

EUROPEU DANDO DE 50 A 75 NO´S A 10 M AO NORTE DA GRANDE POA , SERRA, PLANALTO MÉDIO E APARADOS NO RS, SOBRA UM POUCO PARA SC!!!!

QUE?

em Blumenau mais um dia úmido, abafado e de pouca amplitude térmica, variação de 18,8 (absurdo) a 20,2C. Amanhã teremos pré-frontal e à noite deve finalmente começar a esfriar :heart:

até agora junho tem sido nada mais que a continuação do horroroso mês de maio

Edited by Guest

Coutinho,

então podem preparar que vai ter estragos.

QUE?

Vento: 50 a 75 nós.

92,6 a 138,9 km/h.

Quando fala a 10 m, normalmente é vento.

QUE?

Vento: 50 a 75 nós.

92,6 a 138,9 km/h.

Quando fala a 10 m, normalmente é vento.

Muito obrigado <3

E choveee....

Olhando algumas cartas...achei alguma semelhança com 08 de julho de 1994...

Nenhuma semelhança

iFrjhRs.png

FNBLrLs.png

K7HB9Dk.png

NzjLhvn.png

Infelizmente, nenhuma semelhança.

Esquentou bastante hoje aqui no sul do RJ... amanhã deve esquentar mais :heat:

Tive extremos de 16,3°/30,0° hoje

Na região:

Resende/conv: 16,6/29,6 (recorde de junho 32,0, 1987)

Resende/aut: 16,7/30,4

Valença: 16,5/31,0 (recorde da estação em junho, 10 anos)

Rio Claro: 15,6/30,3

Três Rios: 16,6/31,2

Cordeiro: --/29,9*

Itaperuna: 18,2/33,0

Campos: 20,2/32,2

Galeão: 19,9/29,1

*Mínima saiu no synop como 28,7, erro de digitação, talvez 18,7;

Agora 21,1°C e 85% de umidade, apenas cirrus

Previsão do Foreca: :clapping:

PdJgnri.png

Obrigado, Aldo.

As previsões estão interessantes, vamos acompanhando. :good2:

Caco,

Mais um dia de "quanto maior a latitude, mais frio":

GELADO NO URUGUAI!

Salto (lat. 31,4S): 02,8ºC

Paso de los Toros (lat. 32,7S): 02,1ºC

Rocha (lat. 34,4S): -00,7ºC !

- Para fazer frente ao Uruguai, aqui no Brasil, só mesmo a cidade de maior latitude, o Chuí, que amanheceu com: 04,0ºC !

Em geral, é o que ocorre Renan. O Uruguai, embora minúsculo, já há uma ligeira diferença entre sua parte mais ao norte e ao sul em relação às MP´s.

Até acho que possa nevar...mas, vendo no mapa postado pelo Viny, a potência desta MP é "fichinha" comparado à MP de 94.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.