Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Marcos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017

Recommended Posts

O modelo que sei "ler" e acompanho, por ora dá frio tiro curto na 6ª e sábado. Pouca possibilidade de neve... São Paulo com MP "normal" apenas.

Interessante o que o Renan comentou: sobre a "divisão" do frio entre pequenas diferenças de latitude entre a Argentina (Bs Aires) e Porto Alegre. Frente bem estacionária. represando ar frio mais ao sul. Isso não me cheira bem... Já vi alguns invernos com esta mesma situação; porém o "bloqueio", com a FF estacionária ficava mais ao Norte entre o PR/SP, e o frio mais represado de SC para baixo com sol e tempo seco, vide julho/agosto de 2009. Resumindo: o bloqueio está mais ao sul ainda!

E mais uma vez LAMENTÁVEL a previsão de hoje para Sampa; como já dito choveu a madrugada e manhã sem parar! Com direito a raios e trovejadas. Meus Deus!? Não aprenderam com ontem? Incompetência?

Agora, o sol dá as caras em Pinheiros e até faz um certo calorzinho... tempo maluco. Mas, apesar da chuva não fez um pingo de frio ontem e hoje.

A projeção de nebulosidade no GFS, me pareceu a ideal, fica sobre a Serra do Botucaraí, até a noite de sexta...

PH, tu estima em quanto as mínimas aí na região no sábado e domingo?

Vamos ver o que o Coutinho está achando para o Planalto Sul de SC e os Campos de Cima da Serra do RS. Acho que vai ser um evento bem interessante.

Patrick Agostini,

no São Joaquim on-line do Coutinho de ontem, indicou a chance de neve para sexta.

O Coutinho vai atualizar a previsão logo mais, para os dias 4 a 10 de junho.

Edited by Guest

Vamos ver o que o Coutinho está achando para o Planalto Sul de SC e os Campos de Cima da Serra do RS. Acho que vai ser um evento bem interessante.

Patrick Agostini,

no São Joaquim on-line do Coutinho de ontem, indicou a chance de neva para sexta.

O Coutinho vai atualizar a previsão logo mais, para os dias 4 a 10 de junho.

Verdade. Não tinha visto.

Observação 1: Adorei a rodada 12Z do GFS. :clapping:

Observação 2: Que tarde gelada no sul do RS ! Pinheiro Machado, a princesinha do Hedgspa (cadê ele?), vem se destacando hoje, e em média 1 grau mais fria que Canguçu;

Observação 3: SÃO PAULO SALVOU SANTA CATARINA da enchente. Esse erro de localização da chuva foi fundamental para que os catarinenses não sofressem tanto. Rolou uma intervenção divina aí, só pode.

E a última observação: Forte calor em Juiz de Fora hoje, tenho tenebrosos 28,2ºC :hysteric:

No caso do Hedgspa (acho que ele criou o login digitando com o cotovelo haha) deve ter dado um sentimento de missão cumprida, ahh instalaram a estação na minha cidade indicada e ela está sendo a mais fria da região, agora tenho mais nada pra postar lá.

O modelo que sei "ler" e acompanho, por ora dá frio tiro curto na 6ª e sábado. Pouca possibilidade de neve... São Paulo com MP "normal" apenas.

Interessante o que o Renan comentou: sobre a "divisão" do frio entre pequenas diferenças de latitude entre a Argentina (Bs Aires) e Porto Alegre. Frente bem estacionária. represando ar frio mais ao sul. Isso não me cheira bem... Já vi alguns invernos com esta mesma situação; porém o "bloqueio", com a FF estacionária ficava mais ao Norte entre o PR/SP, e o frio mais represado de SC para baixo com sol e tempo seco, vide julho/agosto de 2009. Resumindo: o bloqueio está mais ao sul ainda!

E mais uma vez LAMENTÁVEL a previsão de hoje para Sampa; como já dito choveu a madrugada e manhã sem parar! Com direito a raios e trovejadas. Meus Deus!? Não aprenderam com ontem? Incompetência?

Agora, o sol dá as caras em Pinheiros e até faz um certo calorzinho... tempo maluco. Mas, apesar da chuva não fez um pingo de frio ontem e hoje.

De qual modelo você tá falando, Caco ? Olha, eu peço para acreditar desta vez, meu amigo. O Mirante vai a 7/8 graus e a Granja Viana atingirá pelo menos 5ºC.E quanto à neve, vai ser a melhor oportunidade desde 2013, anote aí.

Esse bloqueio do frio é temporário, Caco. A porteira vai ser aberta esse fim de semana !

É preciso ter muita cautela pra não se desapontar depois. De 2010 pra cá foram dezenas de rodadas (especialmente o GFS) em que os modelos apontavam verdadeiras nevascas, e conforme chegava na data chave a coisa não era bem assim.

A hora que um instituto se arriscar em dizer moderada a grande chances de neve me empolgarei a fazer uma caçada a neve.

Pra mim o grande vilão da falta de neve de 2002 pra cá não é nem o frio nem a falta de umidade, e sim a sincronia entre os dois. Foras muitas vezes que deixou de cair muita neve por questões de poucas horas de desencontro.

Ou quando tinha o encontro perfeito, faltava frio em altitude.

É preciso ter muita cautela pra não se desapontar depois. De 2010 pra cá foram dezenas de rodadas (especialmente o GFS) em que os modelos apontavam verdadeiras nevascas, e conforme chegava na data chave a coisa não era bem assim.

A hora que um instituto se arriscar em dizer moderada a grande chances de neve me empolgarei a fazer uma caçada a neve.

Perfeito, Beto!

Neve no Brasil é loteria. Sempre foi e será. Se vier, é como um brinde da natureza. No pós 2000, a dinâmica para a queda de neve piorou bastante. Sempre foi difícil uma boa nevada, até nas décadas em que a dinâmica para a neve era melhor e ela aparecia com mais frequência (anos 60, 70, 80, 90).

O frio é certo que vem, com baixa sensação térmica na sexta-feira. Estava mais do que na hora. Maio foi um verdadeiro fiasco em matéria de frio.

Abraços! :good:

Boa tarde amigos. Diante deste evento, estou como Tomé, só acredito vendo. Acredito que se tivermos alguma coisa em solo gaúcho, as regiões privilegiadas serão os Aparados e talvez São Chico pela localização geográfica. As fichas estão lançadas!

WP_20170606_001.thumb.jpg.f3bcfdbea808cdceedfa403802a671a7.jpg

Pra mim o grande vilão da falta de neve de 2002 pra cá não é nem o frio nem a falta de umidade, e sim a sincronia entre os dois. Foras muitas vezes que deixou de cair muita neve por questões de poucas horas de desencontro.

Perfeito o comentário.

Perfeito o comentário.

Concordo plenamente, e aliás isso acontece até em países onde a neve é comum de acontecer. A falta de sincronia às vezes gera outros fenômenos invernais interessantes: Chuva congelada, chuva congelante...o fato é que é exatamente ISSO que gera toda a emoção aqui neste espaço. Nada mais gostoso do que acompanhar o Nowcast da neve no Brasil.

Ainda sobre as chuvas em São Paulo nas últimas 24 horas, o maior acumulado registrado no estado chamou atenção:

Sorocaba quebrou recorde de chuva em 24 horas para junho desde 1961: 116,2mm.

Ainda sobre as chuvas em São Paulo nas últimas 24 horas, o maior acumulado registrado no estado chamou atenção:

Choveu mais do que maio de 2005, quando teve tornado em cidades paulistas?

Mais um dia de chuva fraca em Blumenau, a temperatura variou de ridículos 18,5C a 21,3C e ninguém mais aguenta chuva e tempo úmido. Onde clica pra ir pra sexta? :sarcastic:

Choveu mais do que maio de 2005, quando teve tornado em cidades paulistas?

Em 25/05/2005, a convencional de Sorocaba registrou 145,4 mm.

Mas o Darley falou em junho.

Cabe uma observação: a automática de Sorocaba fica em lugar totalmente diferente da convencional.

A convencional fica na área urbana de Sorocaba.

A automática fica em área rural.

Leva o nome de Sorocaba mas na verdade já fica em terras do município vizinho de Iperó.

Bom...a Climatempo lançou esse vídeo aqui, com a famosa Josélia comentando:

https://www.climatempo.com.br/videos/video/9/W0BZagSYvzY

Eu já desmarquei qualquer compromisso para 6feira!

Desculpem-me o OFF mas... cada vez que vejo a Josélia, ela engordou mais um pouco.

Eu, como já estou vacinado, só vou começar a me animar a partir de 48h antes do evento.

Inclusive quanto à possibilidade de baixas temperaturas em Sampa.

Vejo pouca gente comentar aqui sobre 2007.

Quase todas MP's passavam na "horizontal", direto da Argentina para o Atlântico via Uruguai e RS.

Na época, no interativo da Climatempo, eu via gente do sul reclamando que não aguentava mais frio :laugh: e nós aqui do sudeste chupando o dedo, numa monotonia de dar sono. :lazy:

Vocês se lembram de 2007, Renan, Daniel e Nani?

Enquanto isso, em Curitiba, a automática do INMET acumulou 33,2mm na última hora(se esse acumulado em um dia é bastante, imagine em uma hora). Parece que a média de chuva de junho em Curitiba deve ser batida amanhã. O recorde para junho em Curitiba desde 1961 é o de 1964, com 312,7. Em 2013 teve o segundo maior desde 1961, com 308,9mm(naquele ano a cidade teve recorde de chuva em 24 horas para junho, com 128mm, e em junho de 2012 também teve chuva acima de 100mm em 24 horas na cidade). Em Curitiba, de janeiro a maio deste ano, apenas janeiro teve mais de 100mm.

Desculpem-me o OFF mas... cada vez que vejo a Josélia, ela engordou mais um pouco.

Eu, como já estou vacinado, só vou começar a me animar a partir de 48h antes do evento.

Inclusive quanto à possibilidade de baixas temperaturas em Sampa.

Vejo pouca gente comentar aqui sobre 2007.

Quase todas MP's passavam na "horizontal", direto da Argentina para o Atlântico via Uruguai e RS.

Na época, no interativo da Climatempo, eu via gente do sul reclamando que não aguentava mais frio :laugh: e nós aqui do sudeste chupando o dedo, numa monotonia de dar sono. :lazy:

Vocês se lembram de 2007, Renan, Daniel e Nani?

Vamos enviar pra Josélia por e-mail algumas dicas de alimentação saudável e exercícios físicos. :mosking:

Eu me lembro muito bem do inverno de 2007, Aldo.

- Magistral no RS, excelente em SC, bom no PR e fraco nos demais estados. O que salvou foi aquela bomba do final de Julho, quando registrei em termômetro caseiro aqui em casa a temperatura de 03,9ºC no dia 31 de Julho. Nesse mesmo dia, deu 05,7ºC no INMET. Ah! Mas em 2007 também teve uma ótima MP forte e abrangente em Maio ou Junho. Mas, no geral, não tivemos um bom inverno por aqui no Sudeste.

Fim de tarde com predomínio de nuvens médias e altas por aqui. Durante a tarde o sol chegou a aparecer fraco.

A área de chuva que estava no sul e sudoeste de SP perdeu forças ao avançar para leste.

Agora estamos com 21,3 graus na Mooca.

A máxima chegou aos 23,8 graus por conta de sol (mesmo fraco).

A chuva de hoje acumulou 7,6 mm (também na Mooca).

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.