Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

ão eventos distintos: 2000 pela sequência incomum de MP´s violentas e 94/julho pela intensidade e abrangência da neve. Ouso a dizer que 94 foi a "última GRANDE NEVADA GENERALIZADA". nÃO FALO EM TEMPERATURAS, MAS SIM EM NEVE.

 

Em abrangência de neve, 2013 ganha. Lembro que o coutinho disse que a última vez que se viu algo parecido foi em 1942.

42 FOI EM RELAÇÃO AO CAMBIRELA/PALHOÇA/FLORIPA. EM TERMOS DE ABRANGÊNCIA, 2000 TEVE MAIS MUNICÍPIOS, 94, 75, 81 E O TOP DO TOP,65
Link to comment
Share on other sites

temos evoluído a ponto de rompermos o "achismo". Difícl analisar algo sem ter dados concretos. Eu tinha, há muito tempo, a visão de que "antigamente" tínhamos mais frio. No entanto, após buscar informações e estudar dados, verifiquei que, mesmo no século passado, houve ausencia de frio em muitos invernos. Em épocas de pouca atividade industrial, pouca urbanização, refiro-me a 1910 a 1928, e , posteriormente, tivemos década de 50 mais aquecida. Não tenho tempo de me debruçar, devido às atrividades profissionais que desempenho(nada a ver com meteorologia).Mas, temos que ter em mente que a ciência é observação e estatística. Não adianta tentar definir as coisas pelo que se sente. Na década de 70 tínhamos manchetes dizendo que estávamos iniciando uma pequena era, quase do gelo. Nas últimas décadas, fomos invadidos por terrorismo de aquecimento global. Ora, tenhamos os pés no chão e a cabeça na informção. sem elas, viramos somente alguns crentes sem destino.

Aqui, tive uma surpreendente alteração de temperatura. O meu cebolão marcava, agora há pouco, 9.6.

 

Fato é que nos últimos anos tem sido registrado aquecimento em praticamente todos os locais do Brasil, coisa que, pra mim, é fora desses ciclos naturais como o da década de 50, é mais acelerado do que deveria num caso de evento cíclico natural.

 

Tenho tabelados alguns dados de Santa Maria-RS e Indaial-SC e ambas registraram bastante aquecimento no tão falado pós-2000.

 

Felipe. Houve aquecimento. Haverá aquecimentos; resfriamentos. Nosso ciclo de vida é muito curto. O ciclo geológico é muito maior. Há 10mil anos tínhamos uma situação bem diferente. Nos anos da idade média, 800 a 1400, o aquecimento foi tanto que permitiu o povoamento da Groenlândia. Permitiu que os Vikings fizessem suas navegações. Há relatos de civilizações inteiras que desapareceram na América do Norte, devido a super El Ninos. Logo, há ciclos, sim.

Tem outro fator também não menos determinante: os locais das estações que medem o "aquecimento". Vide denúncias das tesses do IPCC, sobre estações meteorológicas localizadas em locais que as aqueceram. Mascararam dados. As desativações das estações que registravam temperaturas mais baixas do globo, na Sibéria, como o fim da URSS. Logo, temos que separar as coisas. Houve aquecimento? Houve. Inegável. Mas, são ciclos, muitas vezes independente de açóes humanas. Ciclos do planeta. O que são 100 anos? Quantos de nós atingirâo essa idade? Parece muito. Logo, a terra é um planeta mutante. Uma grande bola pendurada no universo. Sujeita a ações internas e externas enormes. Talvez, um dos poucos planetas habitáveis dentre os bilhões que existem no universo.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Caxias ta bem dizer igual semana passada céu chapado mas acho que não tem muita precipitação, mas nas áreas acima de 1500 metros acho que pode nevar sim, como já falei, aqui teve chuva congelada como semana passada.

 

 

Os maluquinhos de rua não condizem com a realidade. É preciso checar essa informação pois pela região a temperatura é baixa, mas não há frio suficiente em altura ou superfície que suporte essa notícia.

Link to comment
Share on other sites

A chuva congelada foi registrada pela reporter da RBS hoje no Bom dia Rio Grande.

 

Aí piorou. Repórteres querem manchetes e sensacionalismo. Como disse, todo cuidado é pouco, não há condições atmosférica que suporte precipitação invernal hoje na serra gaúcha ou catarinense.

 

Se a notícia partisse de ontem, nos cerros do sul do RS, eu colocaria mais fé.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 8,7°. É a menor do ano até agora.

 

Coincidentemente hoje faz um ano da menor máxima do ano passado, quando cravei 10,0°. Era um domingo, e o nevoeiro persistiu o dia inteiro em parte de POA, fazendo com que alguns bairros não passassem dos 8°, algo inédito, que eu nunca vi!!

 

Agora faz 10,4° com 77%. O sol apareceu só há pouco. Será nosso primeiro dia frio com sol. Amanhã espero mínima de 5°/6°.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos bazianos. Ontem passamos o dia em Bom Jesus. Bastante sol e calorzinho até. Deu bem para aproveitar com as crianças no sítio e acabamos voltando a noite. Detalhe, pelo termômetro do carro o efeito latitude se manifestava. Saí com 13 graus de lá às 21h. Estradas esburacadas, muita neblina e chuva em partes do trecho. Cheguei em Canela às 23h45 com 8 graus. Hoje pela manhã nenhum rastro de precipitação, o tempo já está secando...

Link to comment
Share on other sites

Pelo oeste às 13UTC:

 

4,2°C Dionísio Cerqueira-SC

6,0°C Ponta Porã-MS

7,5°C Sete Quedas-MS

7,8°C Amambaí-MS

11,0°C Corumbá-MS

11,3°C Maracaju-MS

11,7°C Miranda-MS

11,9°C Porto Murtinho-MS

14,0°C Vila Bela da Santíssima Trindade-MT

14,4°C Pontes e Lacerda-MT

 

Frio espetacular em Ponta Porã ! Será que Vilhena também vai ter uma tarde gelada ?

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Caio, não existe a menor possibilidade de ter caído qualquer tipo de precipitação hibernal hoje em Caxias do Sul.

Não havia (e não há), suporte de frio em altura, e muito menos frio em superfície. As temperaturas registradas em termômetros de rua não

são confiáveis. Na realidade, a mínima em Caxias do Sul nessa madrugada não deve ter caído de 4ºC, estando em torno de 5C agora.

O relato do repórter é sensacionalismo baseado em deduções pessoais, algo como,"o termômetro de rua marca 2ºC e choveu de madrugada,

logo foi chuva congelada"...

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!! Buenos Aires teve uma manha muito fria, com a menor temperatura do ano. Fez 2,3, com sensacao térmica de 1.

 

Agora temos tempo ensolarado e apenas 8,3. A máxima prevista para hoje é de 11, segundo o SMN. Espero que se confirme, já que, com a ausencia de nuvens, talvez passe um pouco disso.

 

E em relacao a amanha, o vento norte vai comecar a soprar a tarde e nos próximos dias a temperatura sobe rapido. Mas temo que possa vir antes ou rolar qualquer outra coisa que estrague a mínima. Mas, por enquanto, o SMN coloca 0!

Link to comment
Share on other sites

Ponta Porã-MS com 5,8°C às 14UTC! Ainda há margem para queda, pois o céu só deve limpar no meio da tarde por lá.

 

Importante destacar aqui a possibilidade de geada em pontos do extremo sudoeste do MS amanhã pela manhã, com mínimas entre 1 e 3°C nas regiões de Paranhos, Coronel Sapucaia, Sete Quedas, Amambaí e Aral Moreira.

Link to comment
Share on other sites

Deixo aqui um lindo vídeo que a página do Cerro Catedral, em Bariloche, postou, com imagens da montanha ontem, após a neve dos últimos dias:

 

E a neve também chegou a província de Buenos Aires. O fenomeno aconteceu em Sierra de la Ventana, no sul da província, a 556 km de Buenos Aires (e 250 m de altitude). Nesta reportagem do Clarín tem algumas fotos: https://www.clarin.com/sociedad/sierra-ventana-amanecio-cubierta-nieve_0_BJ1z9IN7W.html

Link to comment
Share on other sites

Em Ibitipoca (1300 metros), ao sul de Barbacena e próximo a Juiz de Fora, o frio ficou aquém das expectativas (mas estou num topo, e com uma grande baixada com mata nas adjacencias, que seguramente deve ter registrado temperatura bem inferior, talvez 7 ou 8 graus). Ontem tive mínima de 12,0 C e máxima de 21,0 C. Hoje tive mínima de 12,2 C e a máxima deve ser novamente de 21C. Agora o céu está claro, com 16,9 graus.

 

Rafael, mesmo estando em topo achei muito altas as suas temperaturas em Ibitipoca, afinal nesse findi eu registrei 11,8C e 10,1C aqui em JF. Da próxima vez que for a Ibitipoca, procure fazer medições de temperatura um pouco antes da portaria do parque, onde temos algumas casas que vendem o famoso pão com canela da região. Das vezes que medi temperaturas por lá, sempre registrei mais frio nesse local que citei, pois fica nessa altitude de 1300m e a característica é de baixada total.

 

Agora em Juiz de Fora, temos sol entre nuvens e umidade baixa, temperatura de 23,6ºC.

Link to comment
Share on other sites

Incrível. Hoje, pela manhã, com temperatura de 9,1 aqui, nuvens bem grisalhas no céu de Porto Alegre. Pensei, será que pode nevar?

Essas características são bem específicas.

Creio que é a prova maior de que os modelos não conseguem, muitas vezes, captar um evento e prevê-lo, com exatidão

Link to comment
Share on other sites

Ainda chegamos a ter céu aberto pela manhã aqui.

Agora já temos algumas nuvens e os ventos já começam a mudar de direção, soprando do oceano.

 

Depois de uma mínima de 14,9 graus, a temperatura chegou aos 25,8 graus.

Agora estamos com 24,6 graus.

 

-----

 

Incrível essas temperaturas em parte do MS e também MT.

Link to comment
Share on other sites

Já atingimos a máxima do dia: 25,0ºC. Agora já começa a cair a temperatura, temos 23,4 nesse momento. Essa é uma das maiores maravilhas desta época do ano, o pico de calor é muito pontual, a maior parte da tarde é bastante agradável, diferente do verão onde temos várias horas seguidas de calorão durante o dia.

 

GFS 12Z é um bálsamo de regozijos para o leste do SE :heart: :heart:

Link to comment
Share on other sites

Já atingimos a máxima do dia: 25,0ºC. Agora já começa a cair a temperatura, temos 23,4 nesse momento. Essa é uma das maiores maravilhas desta época do ano, o pico de calor é muito pontual, a maior parte da tarde é bastante agradável, diferente do verão onde temos várias horas seguidas de calorão durante o dia.

 

GFS 12Z é um bálsamo de regozijos para o leste do SE :heart: :heart:

 

Aqui também Renan. Quando temos alguns dias um pouco mais quentes no inverno, o pico do calor também é mais pontual. Diferente do verão, que aliado ao grande período de horas de sol, faz com que o calor se prolongue muito.

Link to comment
Share on other sites

Que coisa incrível!!! Neve quando ninguém esperava. Não sei como está a atmosfera, mas os modelos previam a linha de 0° em 850 hpa no máximo até a serra do RS. Aqui em POA isso ou um pouquinho abaixo.

 

Interessante notar que o INMET de Canela NÃO PASSOU dos 4,9°. Se não há frio em altura para a neve, com essa temperatura não duvidaria de pelo menos chuva congelada.

 

Aqui em POA frio muito bom à tarde. O INMET não passou dos 12,5°. Aqui em casa 14,0°. Confesso que esperava menos, mas um bom dado. Só agora no meio da tarde é que o sol está predominando. O resto do dia foi cheio de estratus ou nublado.

 

Agora 13,5°com 60%.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.