Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

O modelo que sei "ler" e acompanho, por ora dá frio tiro curto na 6ª e sábado. Pouca possibilidade de neve... São Paulo com MP "normal" apenas.

 

Interessante o que o Renan comentou: sobre a "divisão" do frio entre pequenas diferenças de latitude entre a Argentina (Bs Aires) e Porto Alegre. Frente bem estacionária. represando ar frio mais ao sul. Isso não me cheira bem... Já vi alguns invernos com esta mesma situação; porém o "bloqueio", com a FF estacionária ficava mais ao Norte entre o PR/SP, e o frio mais represado de SC para baixo com sol e tempo seco, vide julho/agosto de 2009. Resumindo: o bloqueio está mais ao sul ainda!

 

E mais uma vez LAMENTÁVEL a previsão de hoje para Sampa; como já dito choveu a madrugada e manhã sem parar! Com direito a raios e trovejadas. Meus Deus!? Não aprenderam com ontem? Incompetência?

 

Agora, o sol dá as caras em Pinheiros e até faz um certo calorzinho... tempo maluco. Mas, apesar da chuva não fez um pingo de frio ontem e hoje.

Link to comment
Share on other sites

Vamos ver o que o Coutinho está achando para o Planalto Sul de SC e os Campos de Cima da Serra do RS. Acho que vai ser um evento bem interessante.

 

Patrick Agostini,

 

no São Joaquim on-line do Coutinho de ontem, indicou a chance de neve para sexta.

 

O Coutinho vai atualizar a previsão logo mais, para os dias 4 a 10 de junho.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Vamos ver o que o Coutinho está achando para o Planalto Sul de SC e os Campos de Cima da Serra do RS. Acho que vai ser um evento bem interessante.

 

Patrick Agostini,

 

no São Joaquim on-line do Coutinho de ontem, indicou a chance de neva para sexta.

 

O Coutinho vai atualizar a previsão logo mais, para os dias 4 a 10 de junho.

 

Verdade. Não tinha visto.

Link to comment
Share on other sites

Observação 1: Adorei a rodada 12Z do GFS. :clapping:

 

Observação 2: Que tarde gelada no sul do RS ! Pinheiro Machado, a princesinha do Hedgspa (cadê ele?), vem se destacando hoje, e em média 1 grau mais fria que Canguçu;

 

Observação 3: SÃO PAULO SALVOU SANTA CATARINA da enchente. Esse erro de localização da chuva foi fundamental para que os catarinenses não sofressem tanto. Rolou uma intervenção divina aí, só pode.

 

E a última observação: Forte calor em Juiz de Fora hoje, tenho tenebrosos 28,2ºC :hysteric:

 

No caso do Hedgspa (acho que ele criou o login digitando com o cotovelo haha) deve ter dado um sentimento de missão cumprida, ahh instalaram a estação na minha cidade indicada e ela está sendo a mais fria da região, agora tenho mais nada pra postar lá.

Link to comment
Share on other sites

O modelo que sei "ler" e acompanho, por ora dá frio tiro curto na 6ª e sábado. Pouca possibilidade de neve... São Paulo com MP "normal" apenas.

 

Interessante o que o Renan comentou: sobre a "divisão" do frio entre pequenas diferenças de latitude entre a Argentina (Bs Aires) e Porto Alegre. Frente bem estacionária. represando ar frio mais ao sul. Isso não me cheira bem... Já vi alguns invernos com esta mesma situação; porém o "bloqueio", com a FF estacionária ficava mais ao Norte entre o PR/SP, e o frio mais represado de SC para baixo com sol e tempo seco, vide julho/agosto de 2009. Resumindo: o bloqueio está mais ao sul ainda!

 

E mais uma vez LAMENTÁVEL a previsão de hoje para Sampa; como já dito choveu a madrugada e manhã sem parar! Com direito a raios e trovejadas. Meus Deus!? Não aprenderam com ontem? Incompetência?

 

Agora, o sol dá as caras em Pinheiros e até faz um certo calorzinho... tempo maluco. Mas, apesar da chuva não fez um pingo de frio ontem e hoje.

 

 

De qual modelo você tá falando, Caco ? Olha, eu peço para acreditar desta vez, meu amigo. O Mirante vai a 7/8 graus e a Granja Viana atingirá pelo menos 5ºC.E quanto à neve, vai ser a melhor oportunidade desde 2013, anote aí.

 

Esse bloqueio do frio é temporário, Caco. A porteira vai ser aberta esse fim de semana !

Link to comment
Share on other sites

É preciso ter muita cautela pra não se desapontar depois. De 2010 pra cá foram dezenas de rodadas (especialmente o GFS) em que os modelos apontavam verdadeiras nevascas, e conforme chegava na data chave a coisa não era bem assim.

 

A hora que um instituto se arriscar em dizer moderada a grande chances de neve me empolgarei a fazer uma caçada a neve.

Link to comment
Share on other sites

É preciso ter muita cautela pra não se desapontar depois. De 2010 pra cá foram dezenas de rodadas (especialmente o GFS) em que os modelos apontavam verdadeiras nevascas, e conforme chegava na data chave a coisa não era bem assim.

 

A hora que um instituto se arriscar em dizer moderada a grande chances de neve me empolgarei a fazer uma caçada a neve.

 

Perfeito, Beto!

Neve no Brasil é loteria. Sempre foi e será. Se vier, é como um brinde da natureza. No pós 2000, a dinâmica para a queda de neve piorou bastante. Sempre foi difícil uma boa nevada, até nas décadas em que a dinâmica para a neve era melhor e ela aparecia com mais frequência (anos 60, 70, 80, 90).

O frio é certo que vem, com baixa sensação térmica na sexta-feira. Estava mais do que na hora. Maio foi um verdadeiro fiasco em matéria de frio.

Abraços! :good:

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o grande vilão da falta de neve de 2002 pra cá não é nem o frio nem a falta de umidade, e sim a sincronia entre os dois. Foras muitas vezes que deixou de cair muita neve por questões de poucas horas de desencontro.

 

Ou quando tinha o encontro perfeito, faltava frio em altitude.

 

Perfeito o comentário.

Link to comment
Share on other sites

Pra mim o grande vilão da falta de neve de 2002 pra cá não é nem o frio nem a falta de umidade, e sim a sincronia entre os dois. Foras muitas vezes que deixou de cair muita neve por questões de poucas horas de desencontro.

 

Ou quando tinha o encontro perfeito, faltava frio em altitude.

 

Perfeito o comentário.

 

Concordo plenamente, e aliás isso acontece até em países onde a neve é comum de acontecer. A falta de sincronia às vezes gera outros fenômenos invernais interessantes: Chuva congelada, chuva congelante...o fato é que é exatamente ISSO que gera toda a emoção aqui neste espaço. Nada mais gostoso do que acompanhar o Nowcast da neve no Brasil.

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre as chuvas em São Paulo nas últimas 24 horas, o maior acumulado registrado no estado chamou atenção:

Sorocaba quebrou recorde de chuva em 24 horas para junho desde 1961: 116,2mm.

Link to comment
Share on other sites

Ainda sobre as chuvas em São Paulo nas últimas 24 horas, o maior acumulado registrado no estado chamou atenção:

Sorocaba quebrou recorde de chuva em 24 horas para junho desde 1961: 116,2mm.

Choveu mais do que maio de 2005, quando teve tornado em cidades paulistas?

Em 25/05/2005, a convencional de Sorocaba registrou 145,4 mm.

Mas o Darley falou em junho.

 

Cabe uma observação: a automática de Sorocaba fica em lugar totalmente diferente da convencional.

 

A convencional fica na área urbana de Sorocaba.

 

A automática fica em área rural.

Leva o nome de Sorocaba mas na verdade já fica em terras do município vizinho de Iperó.

Link to comment
Share on other sites

É preciso ter muita cautela pra não se desapontar depois. De 2010 pra cá foram dezenas de rodadas (especialmente o GFS) em que os modelos apontavam verdadeiras nevascas, e conforme chegava na data chave a coisa não era bem assim.

 

A hora que um instituto se arriscar em dizer moderada a grande chances de neve me empolgarei a fazer uma caçada a neve.

 

Bom...a Climatempo lançou esse vídeo aqui, com a famosa Josélia comentando:

 

https://www.climatempo.com.br/videos/video/9/W0BZagSYvzY

Link to comment
Share on other sites

É preciso ter muita cautela pra não se desapontar depois. De 2010 pra cá foram dezenas de rodadas (especialmente o GFS) em que os modelos apontavam verdadeiras nevascas, e conforme chegava na data chave a coisa não era bem assim.

 

A hora que um instituto se arriscar em dizer moderada a grande chances de neve me empolgarei a fazer uma caçada a neve.

Eu já desmarquei qualquer compromisso para 6feira!

Link to comment
Share on other sites

Desculpem-me o OFF mas... cada vez que vejo a Josélia, ela engordou mais um pouco.

 

Eu, como já estou vacinado, só vou começar a me animar a partir de 48h antes do evento.

Inclusive quanto à possibilidade de baixas temperaturas em Sampa.

 

Vejo pouca gente comentar aqui sobre 2007.

Quase todas MP's passavam na "horizontal", direto da Argentina para o Atlântico via Uruguai e RS.

Na época, no interativo da Climatempo, eu via gente do sul reclamando que não aguentava mais frio :laugh: e nós aqui do sudeste chupando o dedo, numa monotonia de dar sono. :lazy:

 

Vocês se lembram de 2007, Renan, Daniel e Nani?

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, em Curitiba, a automática do INMET acumulou 33,2mm na última hora(se esse acumulado em um dia é bastante, imagine em uma hora). Parece que a média de chuva de junho em Curitiba deve ser batida amanhã. O recorde para junho em Curitiba desde 1961 é o de 1964, com 312,7. Em 2013 teve o segundo maior desde 1961, com 308,9mm(naquele ano a cidade teve recorde de chuva em 24 horas para junho, com 128mm, e em junho de 2012 também teve chuva acima de 100mm em 24 horas na cidade). Em Curitiba, de janeiro a maio deste ano, apenas janeiro teve mais de 100mm.

Link to comment
Share on other sites

Desculpem-me o OFF mas... cada vez que vejo a Josélia, ela engordou mais um pouco.

 

Eu, como já estou vacinado, só vou começar a me animar a partir de 48h antes do evento.

Inclusive quanto à possibilidade de baixas temperaturas em Sampa.

 

Vejo pouca gente comentar aqui sobre 2007.

Quase todas MP's passavam na "horizontal", direto da Argentina para o Atlântico via Uruguai e RS.

Na época, no interativo da Climatempo, eu via gente do sul reclamando que não aguentava mais frio :laugh: e nós aqui do sudeste chupando o dedo, numa monotonia de dar sono. :lazy:

 

Vocês se lembram de 2007, Renan, Daniel e Nani?

 

Vamos enviar pra Josélia por e-mail algumas dicas de alimentação saudável e exercícios físicos. :mosking:

 

Eu me lembro muito bem do inverno de 2007, Aldo.

- Magistral no RS, excelente em SC, bom no PR e fraco nos demais estados. O que salvou foi aquela bomba do final de Julho, quando registrei em termômetro caseiro aqui em casa a temperatura de 03,9ºC no dia 31 de Julho. Nesse mesmo dia, deu 05,7ºC no INMET. Ah! Mas em 2007 também teve uma ótima MP forte e abrangente em Maio ou Junho. Mas, no geral, não tivemos um bom inverno por aqui no Sudeste.

Link to comment
Share on other sites

Fim de tarde com predomínio de nuvens médias e altas por aqui. Durante a tarde o sol chegou a aparecer fraco.

A área de chuva que estava no sul e sudoeste de SP perdeu forças ao avançar para leste.

 

Agora estamos com 21,3 graus na Mooca.

A máxima chegou aos 23,8 graus por conta de sol (mesmo fraco).

 

A chuva de hoje acumulou 7,6 mm (também na Mooca).

Link to comment
Share on other sites

Enquanto isso, em Curitiba, a automática do INMET acumulou 33,2mm na última hora(se esse acumulado em um dia é bastante, imagine em uma hora). Parece que a média de chuva de junho em Curitiba deve ser batida amanhã. O recorde para junho em Curitiba desde 1961 é o de 1964, com 312,7. Em 2013 teve o segundo maior desde 1961, com 308,9mm(naquele ano a cidade teve recorde de chuva em 24 horas para junho, com 128mm, e em junho de 2012 também teve chuva acima de 100mm em 24 horas na cidade). Em Curitiba, de janeiro a maio deste ano, apenas janeiro teve mais de 100mm.

Chuva histórica hj em Curitiba!

Até às 17:45h foram 118,0 mm.

O temporal desta tarde, q durou 1:30h aproximadamente, foi um dos piores q eu já presenciei em meses invernais.

Em casa choveu 106,0 mm nas últimas 18h.

Ruas da parte baixa do município ficaram submersas em alguns trechos e tive q sair 2 vzs no temporal pra fazer algumas imagens (na primeira vez, a água batendo quase nos joelhos, mas retornei depressa devido aos raios, tenho pavor).

As ftos eu publico depois.

Na real, estou impressionado com esse quadro climático incomum!

Link to comment
Share on other sites

De fato, a quantidade de água advectada para o sul do Brasil nos últimos 15/20 dias não é brincadeira, boa parte da região sul teve algum(s) eventos de chuva importantes.

 

Eu me sinto agradecido pelo planalto paranaense ter tomado essa por nós, embora triste pelos atingidos, se chovesse 100mm no vale hoje a situação seria mais que calamitosa.

 

Enquanto isso, o nível dos rios baixa lentamente, em Blumenau temos 7,95m e Rio do Sul 10,59m, a barragem de Ituporanga segue vertendo um metro e meio

Link to comment
Share on other sites

Muitas estações acumulam acima de 400mm (e até 500mm) no estado de Santa Catarina nos últimos 15 dias, isso é MUITA coisa!!!

 

Os maiores acumulados são, pela Epagri/Ciram:

 

562mm Campo Belo do Sul

508mm Bocaina do Sul

499mm Lages

492mm Alfredo Wagner

476mm Abdon Batista

442mm Rio do Sul

429mm Campos Novos

Link to comment
Share on other sites

Desculpem-me o OFF mas... cada vez que vejo a Josélia, ela engordou mais um pouco.

 

Reparei a inchada dela.KKKKKKK

 

 

 

Vocês se lembram de 2007, Renan, Daniel e Nani?

 

Lembro bem, acompanhava a MetSul direto.

O mestre Eugênio Hackbart previa uma massa polar marítima que atingiria Minas, Rio e Espírito Santo com uns 17 dias de antecedência, no dia 30 de julho de 2007 fazia o maior frio no Sudeste, na manhã de 31 de julho de 2007 registrei a 2ª menor mínima para julho desde 1981( a menor aqui foi em 18 de julho de 2000).

Link to comment
Share on other sites

Vamos enviar pra Josélia por e-mail algumas dicas de alimentação saudável e exercícios físicos. :mosking:

 

Eu me lembro muito bem do inverno de 2007, Aldo.

- Magistral no RS, excelente em SC, bom no PR e fraco nos demais estados. O que salvou foi aquela bomba do final de Julho, quando registrei em termômetro caseiro aqui em casa a temperatura de 03,9ºC no dia 31 de Julho. Nesse mesmo dia, deu 05,7ºC no INMET. Ah! Mas em 2007 também teve uma ótima MP forte e abrangente em Maio ou Junho. Mas, no geral, não tivemos um bom inverno por aqui no Sudeste.

 

Renan,

O CMC não está indicando mínimas boas a partir de Juiz de Fora em direção ao Leste, mantendo muito frio para dia 10 e 11 na Mantiqueira até Bocaina de Minas.

Link to comment
Share on other sites

Algumas imagens q eu fiz no final da tarde de hj aki em Piraquara.

18950944_636800499850923_9047750314415258406_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=fe38dca577752f92b09a06a4b9dba8a0&oe=59A403AA

18951220_636800526517587_2210533832738255744_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=efd84d622cd0dfbf2a2e6a4c754dab64&oe=59A68869

18920707_636800546517585_7539934339438891546_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=d2430763a9753b12114f80a1895c8802&oe=59E1ED99

18920170_636800576517582_1022747708854143085_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=e967236f55d114eec016d8e76b047b59&oe=59E7CEAD

18519508_636800593184247_498915916406074103_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=0e92a50935b515a903337ccd31da900e&oe=599F78B0

18839295_636800666517573_1622940263314503948_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=8f6e3a1839fbd7f8c0f62da77714f411&oe=59AB52A3

 

Apenas água das chuvas. Não há nenhum rio cruzando o bairro.

Foram 80,0 mm em 1h30.

106,0 mm entre a madrugada e o final da tarde.

A chuva retornou forte há cerca de 30 minutos.

 

 

 

Carlos Campos,

 

esses grandes acumulados de chuva nos estados do Sul e parte de São Paulo está parecido com junho de 1983 quando choveu muito também.

Em 1983 era El-Niño.

Link to comment
Share on other sites

O modelo que sei "ler" e acompanho, por ora dá frio tiro curto na 6ª e sábado. Pouca possibilidade de neve... São Paulo com MP "normal" apenas.

 

Interessante o que o Renan comentou: sobre a "divisão" do frio entre pequenas diferenças de latitude entre a Argentina (Bs Aires) e Porto Alegre. Frente bem estacionária. represando ar frio mais ao sul. Isso não me cheira bem... Já vi alguns invernos com esta mesma situação; porém o "bloqueio", com a FF estacionária ficava mais ao Norte entre o PR/SP, e o frio mais represado de SC para baixo com sol e tempo seco, vide julho/agosto de 2009. Resumindo: o bloqueio está mais ao sul ainda!

 

E mais uma vez LAMENTÁVEL a previsão de hoje para Sampa; como já dito choveu a madrugada e manhã sem parar! Com direito a raios e trovejadas. Meus Deus!? Não aprenderam com ontem? Incompetência?

 

Agora, o sol dá as caras em Pinheiros e até faz um certo calorzinho... tempo maluco. Mas, apesar da chuva não fez um pingo de frio ontem e hoje.

 

 

De qual modelo você tá falando, Caco ? Olha, eu peço para acreditar desta vez, meu amigo. O Mirante vai a 7/8 graus e a Granja Viana atingirá pelo menos 5ºC.E quanto à neve, vai ser a melhor oportunidade desde 2013, anote aí.

 

Esse bloqueio do frio é temporário, Caco. A porteira vai ser aberta esse fim de semana !

 

É o Global do Inpe (Ensemble Médio e Espalhamento Temp. em 850 Hpa). Na última saída melhorou para a neve nas serras do RS e SC; principalmente madrugada de 6ª feira e 6ª manhã. Melhorou tbém para São Paulo. Mas já ví inúmeros modelos parecidos e não darem muita coisa. Vamos acompanhando. Aqui para São Paulo já COMEÇO a acreditar numa sub-10ºC no sábado e domingo de manhã no Mirante. Enfim, deu uma boa melhorada pro frio e a neve. Vamos monitorando e torcendo!

Link to comment
Share on other sites

Grandes emoções a caminho, bazianos! Primeiro grande chacoalhão democrático do ano, então vamos lá.

 

CHUVA: Mantém-se o alerta para o Sul, em especial o RS e, um pouco menos, o meio-oeste de SC. Entre a noite de amanhã e o início da madrugada de sexta-feira, o estado gaúcho deve ser amplamente atingido por grandes volumes de chuva. Os acumulados podem passar de 100mm em muitos locais. Observem o mapa abaixo que mostra os acumulados de chuva até sábado pelo modelo WRF abaixo. Tal condição se deve, além do contraste térmico, pelo fortalecimento do Jato de Baixos Níveis na tarde de amanhã.

 

Uk3HLxy.png

 

No avanço da frente fria ao longo de sexta-feira, pode chover muito também no Paraná, oeste e sul de São Paulo e boa parte do Mato Grosso do Sul, mas longe das condições esperadas para o Rio Grande do Sul. Nas outras regiões de São Paulo a chuva deve ser mais fraca.

 

A alta polar começa a transposição dos Andes já na madrugada de quarta para quinta-feira (08), e, com rápido avanço continental já deve influenciar o Mato Grosso do Sul na noite do dia 8. Ainda na noite de quinta, o cavado em 500mb começa a avançar de oeste para leste sobre o RS, SC e sul do PR.

 

Deve haver condições para precipitação invernal já na manhã de sexta-feira no sul do RS (região de Canguçu e Pinheiro Machado), e a partir da tarde a janela se abre na Serra Geral. A janela é relativamente curta, até a noite de sábado, e, pela força do cavado e a improvável inversão de camadas, pode até nevar legal nos pontos mais altos (1300/1400m+). A chance existe para o Planalto Médio, Serra Gaúcha, Catarinense e pontos mais altos do meio oeste, e pontos isolados altos no sul do PR (região de Palmas).

 

RLfJl9U.png

rleKNEu.png

 

Antes do frio chegar, algumas áreas litorâneas e próximas devem sofrer com o aquecimento pré-frontal. Litoral catarinense, paranaense, paulista e fluminense terão calor na tarde de quinta, e que se mantém no litoral do RJ na sexta.

 

Com o grande avanço da alta, que é ampla, aliada à circulação do cavado em 500 um pouco inserido no continente, o frio deve ser amplo e democrático. Na quinta-feira à noite a temperatura cai no centro-oeste do RS, oeste de SC, sudoeste do PR e do MS. Já amanhece muito frio no sudoeste do MS, sudoeste do PR, RS e boa parte de SC na sexta-feira. Ainda pela manhã o ar frio chega a todo o MS, sudoeste do MT, sul de RO e sul e oeste de SP. Destaque para a tarde: deve ser muito fria em todo o Sul do país, grande parte do estado de SP (o maior destaque, haverá cidades com 10/13°C em plena tarde), MS, sul de GO e sul do MT. O ar frio chega à noite ao Acre.

 

Na sexta à tarde deveremos ter umas imagens de satélite bem bonitas, por sinal.

 

sc1KBxb.png

 

rleKNEu.png

 

A alta polar:

 

2cEQVcM.png

 

Ao longo da noite o tempo abre em SP, e seca bastante. A temperatura despenca em todo o interior paulista e no Sul (em menor escala no RS), MS e sul de GO, podendo gear em todo o sul do MS, grande parte do Paraná (incluindo RM de Curitiba) e grande parte de São Paulo, com menores chances no nordeste e leste do estado. No sábado (10) o ar frio chega ao sudoeste do AM e por pouco não ultrapassa a linha do Equador. Mesmo com sol, a tarde é fria/amena em SP, PR, boa parte do MS e sul de MG (máximas entre 15 e 18°C).

 

L6FoO0Q.png

 

A chance de geada se mantém no domingo, agora estendendo-se à região de Campinas, pontos do Vale do Paraíba, sul de Minas e do RJ e Serra da Mantiqueira; estas regiões devem registrar as menores mínimas neste dia. Será também o dia com maior probabilidade de gear em amplas áreas no Sul do país. Será o dia das baixadas.

 

Vamos acompanhando pois há uma tendência dos modelos em melhorar pequenos detalhes nas últimas rodadas.

Link to comment
Share on other sites

Que chuvarada aí Kim! Aqui entre o noroeste e o norte a tarde teve muitas formações de supercélulas, vistas em várias cidades.

Preocupado com o quadro q ainda permanece muito instável e deve se manter assim pelos próximos 2 ou 3 dias.

Relatos de enchentes (e não apenas enxurradas localizadas) podem começar a ser noticiados...uma situação inusitada, já q não constava nada disso nas previsões dos modelos, ao menos não para o leste paranaense.

Agora o céu se encontra carregado e há núcleos de trovoadas pairando em áreas proximas.

 

Abraço

 

Nani Marinho, sempre lembro do fatídico ano de 1983 qdo temos essa situação incomum no inverno... ar morno em pleno começo de manhã e nuvens carregadas anunciando trovoadas.

Nakeles dias da grande enchente q atingiu tbm Piraquara, a situação era parecida com a atual.

A diferença agora é q ao contrário, estamos na iminência de uma nevada nas serras e fortes geadas aki na minha região.

Isso deve ekilibrar um pouco as coisas.

O frio seco será muito bem vindo.

Espero a primeira negativa deste chato 2017 agora no sábado... vamos ver...

 

Abraço

 

Link to comment
Share on other sites

Show de bola de análise Viny!

 

Só queria saber de uma coisa gente: POR QUE A NEVE PROVOCADA POR CICLONES PRÓXIMOS À COSTA BRASILEIRA (TÃO COMUNS OUTRORA, COMO DISSE O BETO (A ÚLTIMA PARECE QUE FOI EM 2002/SET), DESAPARECEU????? ALGUMA COISA A VER COM AQUECIMENTO DO ATLÂNTICO APÓS 1997?

Link to comment
Share on other sites

Aldo Santos,

o Inmet não divulgou a chuva acumulada até 9 horas e nem a mínima de hoje na convencional de Sorocaba.

Pois é, Nani.

 

Aliás, a convencional de Sorocaba está tendo apenas 2 leituras por dia.

Sei não se não é prenúncio de desativação.

 

--------------

 

Em junho de 1983, a estação do Mirante somou 220,7 mm.

Foi o 2º mês de junho mais chuvoso da série, apenas suplantado pelos 233,7 mm de junho de 2012.

 

Nos 6 primeiros meses de 1983, o Mirante acumulou 1.308,5 mm.

O total daquele ano foi 2.091,4 mm.

 

-------------

E.T.: Me dá uma preguiça danada de ficar matutando as mínimas para o bolão do BAZ. :mosking:

Vou tentar criar coragem neste.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Exclente análise Vinicius.

 

Dá pra perceber que a posição da alta Felizmente favorecerá os ventos de oeste pra cá, espantando o fantasma da MM que atrapalharia na queda da temperatura.

Agora vamos torcer pra que enfim ocorra a neve nas serras do sul. Já a sub-10 no Mirante está quase certa.

 

----------------------------------------------

 

GFS indica chance de alguma chuva pra cá para amanhã, que novamente não seria significativa. Mas como essas previsões têm errado...

 

Agora temos 18,5 graus na Mooca.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Pessoal que estiver na zona norte de São Paulo, estou vendo um ligeiro halo lunar neste momento. Eu nunca tinha visto halo lunar antes.

Vi halo lunar uma única vez na vida.

Foi na véspera da entrada da MP do final de julho de 1990.

 

Fui lá fora olhar agora.

Não vi o halo mas o motivo me surpreendeu: estamos com nevoeiro aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte.

Velhas recordações: há quanto tempo eu não via neblina ainda à noite aqui em Sampa...

 

E pensar que isso já foi bem comum até as décadas de 1970/1980... :cray:

Atualmente ficou restrita ao ABCDM e áreas mais próximas da serra do Mar.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Trabalho com a cota de 4C pra precipitação invernal, teremos temperaturas baixas e médias e altas altitudes, com isto temos uma sustentabilidade do sistema dia 9, por ora condição de precipitação RS/SC na cota de 900m e sustenta acumulação de 1 a 4cm, principalmente acima 1200m, se tratarmos chuva congelada podemos considerar cota de 700m, limite das condições, ainda podem se estender desde planalto RS, serra nordeste RS, planalto Sul SC, meio oeste SC....podendo até surpreender a dinâmica, podendo ocorrer algo, planalto médio RS, Oeste SC é sudoeste PR. Modelos indicam uma condição de umidade acima do previsto pelas rodadas, devido um cavado ao longo do oeste sul, sistema de baixa fria ao longo do litoral sul Brasileiro sustenta a isometria 0C, com isso modelos jogam com a cota nos 1200m de 6/8h, ora aparece algo em 800m 2/4h. Se tratando de uma grade ampliada, as rodadas indicam possibilidade de termos uma sequências de precipitação invernal neste junho até meados de junho e algo em agosto, aparece novamente...

Vamos acompanhar....

Em Lages, 14.5C, garoa, vento SW

Link to comment
Share on other sites

Pelo visto ainda vamos ter alguma dança dos modelos... E dança em locais onde a neve é limítrofe é sempre aquele sofrimento para os amantes das precipitações invernais... By the way, estou confiante que vai nevar, podendo até nevar bem na cidade de São Joaquim. E é isso que estas oscilações dos modelos põem e tiram a toda hora. 1oC a mais em 850hpa e o que seria uma bela neve na cidade de SJ vira chuva, com neve só acima de 1500m... A 18z do GFS reduziu um pouco o frio em 850hpa...

Link to comment
Share on other sites

Pessoal que estiver na zona norte de São Paulo, estou vendo um ligeiro halo lunar neste momento. Eu nunca tinha visto halo lunar antes.

 

Ontem eu vi aqui!

 

Já deve ser a sexta vez que vejo desde 2014.

 

Já halo solar, apenas uma vez, em março 2015

 

Acho que todas as vezes, em pré frontais :good2:

 

----------------

 

 

Hoje predomínio de nuvens e máxima mais baixa que o previsto, 25,3°C

 

Esse mês:

 

SSNi6R0.png

Link to comment
Share on other sites

Vamos acompanhando pois há uma tendência dos modelos em melhorar pequenos detalhes nas últimas rodadas.

 

 

Aonde eu assino? :clapping: :clapping: :clapping:

 

Um show de análise! Por isso que um post no BAZ vale mais do que mil mensagens no zap. Com todo o respeito a galera dos grupos, mas vejam que um post desse ficará para a história e poderá ser consultado daqui há anos como era o cenário anterior ao evento, inclusive com as projeções dos modelos arquivadas, justamente como temos de grandes erupções de 2013, 2011, 2010 entre outros que podem ser consultados aqui.

 

Dito isso, posso colaborar pouco, pois tenho um rebento de 4 meses que está tomando bastante do meu tempo. Graças a Deus!

 

No geral o quadro foi muito bem apresentado pelo Vinicius. Apenas faço a correção de que a janela da neve vai no máximo até o anoitecer de sexta-feira.

 

Neste momento o Europeu está mais forte que o GFS, que vem reduzindo ligeiramente o frio em 850 e nas camadas superiores, elevando pouco a pouco o snow-level. O ECMWF vem também insistindo em colocar a neve em seu mapa para o fenômeno, o que é deveras raro.

 

Tenda em conta a ampla convergência, especialmente observando a estabilidade e força apresentada pelo Europeu, que é sustentado pela maioria dos modelos globais e locais, é evidente que estamos diante de um evento de neve que poderá ocorrer ao longo desta sexta-feira.

 

Pessoalmente eu vejo um cenário favorável clássico onde pipocam notícias desde cedo com muitas cidades do oeste e campanha gaúcha reportando chuva com temperatura em queda vertiginosa. O que pelo projetado pelos modelos, abre a possibilidade para os pontos mais elevados dessas regiões registrarem alguma precipitação invernal ainda no amanhecer. Isso porque teremos a passagem de uma atmosfera muito fria e instável atravessando a região sob influência do potente cavado em altos níveis.

 

Logo na sequência a atmosfera gelada vai avançando e começa a atingir as partes mais elevadas do estado gaúcho e a divisa com SC ainda no início da manhã. E neste momento é que reina grande expectativa. Pois apesar da temperatura em 850mb não ser muito negativa, há sempre que se considerar a força e as digitais de um sistema que aparenta quase como uma bolha gelada atravessando os dois estados. Assim, as áreas mais elevadas do estado gaúcho e catarinense, na parte mais continental, podem sim registrar neve, como podem também passar em branco com uma chuva fina e gelada. Eu acredito mais na primeira opção, apesar de não considerar acúmulo para estas regiões, que devem altitude neste caso para uma temperatura em superfície propícia, dadas as condições apresentadas.

 

Quando já pelo meio da manhã o sistema atingir a Serra Geral no RS e SC é que as coisas tendem a ficar ainda mais interessantes. E é aí que sempre entra o fator chave da altitude, que conta muito em casos em que o nível de 850mb não apresenta um congelamento muito acentuado, como o de agora.

O cavado deve encontrar nos pontos mais elevados do RS e SC as condições propícias para fazer precipitar em forma de neve a instabilidade provocada pela perturbação do cavado. Ao passo que a atmosfera apresentará congelamento desde o nível de 850mb, sendo muito acentuado nas camadas superiores. Essa condição deverá permanecer por algumas poucas horas, quando da passagem total do sistema, fechando a janela propícia já no final da tarde e anoitecer da sexta-feira.

 

As projeções indicam que sobre a Serra Geral este episódio poderá apresentar alguma acumulação, algo bastante factível diante da confiança apresentada pelos mapas do Europeu. Em todos os casos as cartas estão postas na mesa. Teremos uma combinação rara, que ocorre poucas vezes no ano, quando ocorre, e que deverá marcar o início do inverno climático para a maior parte do Centro-Sul do Brasil quando do avanço de todo o sistema.

 

Espero geadas generalizadas espalhadas pelo PR, sul do MS, Oeste, Sul e Mantiqueira em SP, e Sul de MG, além do consagrado PNI.

 

Vamos acompanhar, pois a sexta-feira promete fortes emoções!

 

Obs: espero que as rodadas adiante não façam eu mudar esse post diminuindo o frio e a chance de neve. Acredito na manutenção com ajustes pontuais das condições atuais.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.