Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

FRIO/SC

 

Mínimas abaixo dos 7°C

 

-5,7 B.Jardim*

-4,7 S.Joaquim/F.Keiser

3,2 Urubici/Mundo Novo* (teve negativa no município)

4,2 Campo Alegre*

 

*Epagri

 

9,9°C Florianópolis/Epagri. Teve geada isolada no norte da Ilha.

1,8°c Cidade de S.Joaquim/Climaterra.

 

Coutinho,

e a mínima de Urupema/Epagri, foi noite/madrugada de frio de baixada.

Link to comment
Share on other sites

 

A DE FLORIPA FOI HOJE!!

 

Com todo o respeito, eu duvido de geada. a foto é de hoje mesmo? :russian:

 

NÃO FOSSE A JAQUELINE, JÁ FOI ATIVA AQUI, NÃO ACREDITARIA. AR MUITO SECO, NO LOCAL DEVE TER OSCILADO ENTRE 6/8°C. JÁ VI GEADA COM 5,4 NO ABRIGO EM FPOLIS.

 

Coutinho,

concordo com você, fez monitoramento na ilha durante anos, depois foi para a serra, teve vivência.

Link to comment
Share on other sites

Incrível essa geada em Floripa..dificil acreditar, ainda mais sendo em região litorânea e a uma latitude inferior a aqui...para se ter uma ideia tive minima de pífios 10,5ºC e olha que estou a uns 680 a 700m em região de baixada e as noites estao sendo com tempo aberto..essa ASAS não está influenciando positivamente em nada o RS, nem mesmo a serra...ja de SC pra cima... parece que a coisa ta sendo diferente. ..como disse um companheiro aqui: efeito PNI bombando total em SC...

 

As estações PWS de São José dos Ausentes(-1,7ºC) e Potreirinhos(-2,6ºC) registraram negativas,

Link to comment
Share on other sites

Incrível essa geada em Floripa..dificil acreditar, ainda mais sendo em região litorânea e a uma latitude inferior a aqui...para se ter uma ideia tive minima de pífios 10,5ºC e olha que estou a uns 680 a 700m em região de baixada e as noites estao sendo com tempo aberto..essa ASAS não está influenciando positivamente em nada o RS, nem mesmo a serra...ja de SC pra cima... parece que a coisa ta sendo diferente. ..como disse um companheiro aqui: efeito PNI bombando total em SC...

 

As estações PWS de São José dos Ausentes(-1,7ºC) e Potreirinhos(-2,6ºC) registraram negativas,

É essa região de fronteira com a serra catarinense digamos que seja a unica região que de fato tenha se beneficiado com a ASAS justamente pela proximidade com SC...Caxias pra baixo principalmente foi muito pífia ou ausente sua influência. . .

Link to comment
Share on other sites

URUPEMA VAI SER AGORA. CUTUCARAM A GIGANTE.

 

QTO A FPOLIS

 

NÃO PERCO MEU TEMPO, FOI E PRONTO. MAIS DE 1600 DIAS DE GEADA NA VIDA DE TUDO QTO É MANEIRA, TEM ALGUM VALIDADE. FORA A IDONEIDADE DA JAQUELINE.

 

Perfeito. Temos muito que aprender com nosso próprio quintal. Essa ASAS mais perto do continente e a próxima prevista para o começo de Julho nos trará oportunidades de aprender mais com nossas diversidades climáticas.

Link to comment
Share on other sites

12Z DO EUROPEU ESPETACULAR PRO SUDESTE , SÃO TERIA CHANCE DE MAXIMAS SUB 10

 

 

RJ FICARIA COM TODO O TERRITÓRIO ABAIXO DE 6°C EM 850HPA [attachment=4]WhatsApp Image 2017-06-26 at 15.54.20.jpeg[/attachment][attachment=5]WhatsApp Image 2017-06-26 at 15.55.32.jpeg[/attachment][attachment=6]WhatsApp Image 2017-06-26 at 15.55.10.jpeg[/attachment]

 

William,

Europeu indicando máximas bem baixas para segunda e terça no Rio, Sul de Minas e Zona da Mata de Minas.

Essa massa polar marítima deve provocar rajadas de vento fortíssimas no avanço do ar frio nas estações do Morro Massena e Furnas.

As imagens mais incríveis para o Sudeste que já vi do modelo Europeu.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em BH tive um dia delicioso, com boa sensação de frio e mínima de 13,7º C, com máxima de 22,0º C. Começou com céu limpo, nublou significativamente em boa parte da manhã, tendo começado a abrir no início da tarde para terminar com céu limpo à tardinha e boa queda de temperatura. Agora faz 16,1º C aqui em casa.

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente, é dificil de dizer somente pelas fotos...Por aqui existem diversos dias que tem orvalho na relva e parece geada...Até mesmo no ano passado em junho em alguns dias com 2 ou 3°c, parecia geada, mas "quando ia la checar era só orvalho...Apesar disso, de não querer acreditar, não duvido da formação de geada em tais condições, pois meu pai disse que já presenciou geada com 5/6°c....Eu, particularmente ainda estou para ver...

 

Sim, após noites de 6/8°C com UR bem alta eu já vi amanhecer semelhante ao das fotos em áreas planas por aqui, mas não é geada. Se chegar perto fica claro que nada mais é que água. Então tem que ter um mínimo de perícia na hora de observar. Mas se a pessoa que observou conhece não há o que discutir.

 

1,1°C em São Joaquim.

Link to comment
Share on other sites

William, E OLHA ATÉ ONDE VAI A INFLUÊNCIA DESSA MASSA POLAR, LÁ NO SERTÃO NORDESTINO !

 

Garanhuns vai gelar !

 

Renan,

se o Europeu manter essas previsões nos próximos dias, estou curioso nas máximas na Rio, Zona da Mata mineira, PNI/Mantiqueira,Sul de Minas.

 

A mínima na baixada da estação automática de Águas Vermelhas-MG/divisa com a Bahia.

Link to comment
Share on other sites

URUPEMA VAI SER AGORA. CUTUCARAM A GIGANTE.

 

QTO A FPOLIS

 

NÃO PERCO MEU TEMPO, FOI E PRONTO. MAIS DE 1600 DIAS DE GEADA NA VIDA DE TUDO QTO É MANEIRA, TEM ALGUM VALIDADE. FORA A IDONEIDADE DA JAQUELINE.

 

Perfeito. Temos muito que aprender com nosso próprio quintal. Essa ASAS mais perto do continente e a próxima prevista para o começo de Julho nos trará oportunidades de aprender mais com nossas diversidades climáticas.

Perfeito 2

:clapping:

Link to comment
Share on other sites

Bomba Maritima as anomalias em 850hpa chegam a -10°C na Mantiqueira

Ventos marítimos no leste paulista.

Prováveis máximas baixas e mínimas nem tanto.

 

Mas... ainda tá longe.

em 72h entra no RS .....

É que ando escaldado. :laugh:

Só ando botando fé faltando 48h aqui.

 

Por enquanto, o Global, ETA, CMC e GFS indicam ventos e bastante variação de nuvens no leste paulista nos dias 02 a 04/07.

 

Para o leste paulista, tá parecendo aquelas MPs marítimas com:

- muito vento

- baixa sensação térmica o dia todo, devido ao vento

- sol com grande variação de nuvens durante o dia

- noites parcialmente nubladas a encobertas

- possíveis garoas esparsas

- máximas baixas e mínimas nem tanto, tipo 7-9°/14-16°C no(s) dia(s) mais frio(s) aqui em Sampa.

 

Vamos acompanhando...

Link to comment
Share on other sites

URUPEMA VAI SER AGORA. CUTUCARAM A GIGANTE.

 

QTO A FPOLIS

NÃO PERCO MEU TEMPO, FOI E PRONTO. MAIS DE 1600 DIAS DE GEADA NA VIDA DE TUDO QTO É MANEIRA, TEM ALGUM VALIDADE. FORA A IDONEIDADE DA JAQUELINE.

Perfeito. Temos muito que aprender com nosso próprio quintal. Essa ASAS mais perto do continente e a próxima prevista para o começo de Julho nos trará oportunidades de aprender mais com nossas diversidades climáticas.

Perfeito 2

:clapping:

Me lembro da Metsul ter publicado foto de geada aqui em Sampa, no canteiro central de uma das principais avenidas do bairro de Pinheiros (Av. Pedroso de Morais) na zona oeste.

Pena que agora não dá pra localizar no site da Metsul, já faz alguns anos.

Me lembro que, naquele dia, o Mirante não baixou de 7 / 8°C.

 

Numa outra vez, há poucos anos (Junho de 2011, se não me engano), o topão de Mirante deu 6,x°C.

O aeroporto Campo de Marte, na várzea do Tietê (Baixada, portanto) a apenas 2 km do Mirante e mais próximo do centro da cidade, amanheceu com 3°C e geada.

Apareceu até na TV, aviões de pequeno porte e jatinhos cobertos de gelo.

Link to comment
Share on other sites

Essa imagem eu vou guardar no meu PC, para o caso de não concretizar:

 

GJOihMm.png

 

- A linha abaixo de 10ºC em 850hpa cobra TODO o Sudeste e vai ATÉ A DIVISA DA BAHIA COM PERNAMBUCO;

 

- A linha de temperaturas abaixo de 6ºC em 850 cobre boa parte de MG e vai até O DISTRITO FEDERAL ! :shok:

 

E NO MESMO MOMENTO, A REGIÃO DE BUENOS AIRES E O CENTRO DA ARGENTINA FERVERIA COM TEMPERATURAS EM 850HPA POR VOLTA DE 20 GRAUS !!!!!!!!!!!

Link to comment
Share on other sites

Essa imagem eu vou guardar no meu PC, para o caso de não concretizar:

 

http://i.imgur.com/GJOihMm.png

 

- A linha abaixo de 10ºC em 850hpa cobra TODO o Sudeste e vai ATÉ A DIVISA DA BAHIA COM PERNAMBUCO;

 

- A linha de temperaturas abaixo de 6ºC em 850 cobre boa parte de MG e vai até O DISTRITO FEDERAL ! :shok:

 

E NO MESMO MOMENTO, A REGIÃO DE BUENOS AIRES E O CENTRO DA ARGENTINA FERVERIA COM TEMPERATURAS EM 850HPA POR VOLTA DE 20 GRAUS !!!!!!!!!!!

 

 

CHAMEM O SAMÚ :rofl: :help:

Link to comment
Share on other sites

Hoje tive extremos de 12,8°C a 23,5°C e denso nevoeiro, que só dissipou depois das 10:30h da manhã

O céu encheu de nuvens baixas depois da hora do almoço, mas limpou mais tarde.

 

Ontem tive variação de 15,2°C a 24,5°C

 

À tarde, chegou a 42% de UR no termômetro seco/molhado e 49% no higrômetro.....

O que ajudou na boa queda da temperatura durante a última madrugada.

 

Extremos ontem:

 

Resende: 14,6/24,7

Valença: 14,1/24,6

Rio Claro: 14,2/23,5

Três Rios: 13,3/25,0

 

 

Hoje:

 

Resende: 11,6/24,5

Valença: 10,9/23,7

Rio Claro: 10,6/23,9

Três Rios: 11,1/24,4

 

 

Agora tenho 15,8°C/92% e 14,7 na relva.

Céu com algumas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Aposto que não vai ocorrer, já vi este filme antes, tomara que queime a língua. Agora já tenho 1 digito antes da meia noite e mínima do dia, faz 9,9 aqui.

 

Creio ser até provável que não seja isso tudo, mas com o consenso geral entre os modelos que aparece agora, é igualmente PROVÁVEL que tenhamos ao menos uma forte onda de frio oceânica.

Link to comment
Share on other sites

Hoje mais um dia de sol, algumas nuvens e temperaturas relativamente baixas aqui na cidade do Rio. Aqui em Copacabana, na zona sul, a máxima foi de apenas 21,9°C, mesmo com sol na maior parte do dia, com apenas um período de pouco mais de 1 hora com mais nebulosidade no começo da tarde. A mínima, que havia sido de 17,2°C, acaba de alterar para 17,1°C que é a temperatura atual aqui na região do posto 2. O sereno é bem forte, voltei agora pouco da rua e mais parecia que havia chovido de tão molhados que estão os carros estacionados. Teremos mais uma madrugada fria e a terça feira deve ser amena.

Link to comment
Share on other sites

Maioria das estações do CGE em Sampa variando entre 14/15ºC.

 

Pinheiros, como de costume, uma das mais quentes no momento, com 16,1ºC. A mais fria, Santana do Parnaíba (para os lados de Alphaville), tem 11,4ºC; mais fria do que Parelheiros, que tem 13,1ºC. Pça da Sé, a segunda mais quente após Pinheiros, com 15,8ºC.

 

Sem advecção e com ar muito seco, os microclimas BOMBAM! Baixadas também fazem a festa.

Link to comment
Share on other sites

Essa imagem eu vou guardar no meu PC, para o caso de não concretizar:

 

http://i.imgur.com/GJOihMm.png

 

- A linha abaixo de 10ºC em 850hpa cobra TODO o Sudeste e vai ATÉ A DIVISA DA BAHIA COM PERNAMBUCO;

 

- A linha de temperaturas abaixo de 6ºC em 850 cobre boa parte de MG e vai até O DISTRITO FEDERAL ! :shok:

 

E NO MESMO MOMENTO, A REGIÃO DE BUENOS AIRES E O CENTRO DA ARGENTINA FERVERIA COM TEMPERATURAS EM 850HPA POR VOLTA DE 20 GRAUS !!!!!!!!!!!

 

 

CHAMEM O SAMÚ :rofl: :help:

 

INACREDITÁVEL!!!

Link to comment
Share on other sites

Me desculpem pelas letras garrafais, mas é que eu realmente nunca tinha visto um desenho sinótico desses. Já aconteceu alguma vez antes ??

 

Já, e cito os casos de Jul/04, Jul/86, Jun/05 e Jul/88 como análogos na sinótica. Esse absurdo sobre BsAs é até bem esperado pelo forte gradiente de pressão gerado pela alta que é bem intensa. Estranho seria se não ocorresse uma advecção absurdamente quente sobre a Argentina com linha de 1032 invadindo boa parte do Sudeste haha.

 

Antes que surtem com Jul/88 ali nos análogos, devo frisar que a progressão daquele sistema foi completamente diferente do atual. E Jun/05, alta bem forte mas sem suporte em altitude. Provocou apenas frio vampiro.

Link to comment
Share on other sites

Me desculpem pelas letras garrafais, mas é que eu realmente nunca tinha visto um desenho sinótico desses. Já aconteceu alguma vez antes ??

 

Já, e cito os casos de Jul/04, Jul/86, Jun/05 e Jul/88 como análogos na sinótica. Esse absurdo sobre BsAs é até bem esperado pelo forte gradiente de pressão gerado pela alta que é bem intensa. Estranho seria se não ocorresse uma advecção absurdamente quente sobre a Argentina com linha de 1032 invadindo boa parte do Sudeste haha.

 

Antes que surtem com Jul/88 ali nos análogos, devo frisar que a progressão daquele sistema foi completamente diferente do atual. E Jun/05, alta bem forte mas sem suporte em altitude. Provocou apenas frio vampiro.

 

Adorei seus análogos. Vou analisá-los com carinho. :heart:

 

Todos eles tiveram temperaturas muito boas por aqui, sensação térmica bem baixa também. Destaque para 2004 pela durabilidade. Vamos ver como será este evento que já se aproxima. Creio ser um bom teste para o PNI !

Link to comment
Share on other sites

19260670_645357918995181_5656672451663657289_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=b9137752e85c5d6ad0628e8c72ce6e47&oe=59D8F7A2

 

Às 17h00 as nuvens vindas do nordeste já cobriam boa parte do céu:

19260701_645357875661852_8024144143373328733_n.jpg?efg=eyJpIjoiYiJ9&oh=677fc826ed202bf995198bdad855aeee&oe=59CBECF5

 

Lindas imagens do Primeiro Planalto do Paraná! :hi:

 

Ontem eu passei o dia na belíssima Curitiba, desde a manhã muy fresca e adradável, quando a estação Juvevê registrou 11,3° C de mínima. A máxima na mesma estação ontem foi de tão somente 20,2° C. Um dia perfeito, fresco, de pouco vento e céu azul. Que me fez recordar tempos de antanho, quando morei na cidade :heart: Laaaaaaaa por 1982.

 

Já na estação Jundiaí-Etec do Ciiagro, ontem fomos de 11,1° C a 25,4° C. :heat:

 

Interessante notar como no mesmo dia tivemos em Jundiaí uma marca inferior ao do bairro Juvevê, em Curitiba. Mas é importante considerar que a estação Jundiaí-ETEC está em uma área de campo, zona rural. Próxima a uma estrada e lindeira ao aeroporto da cidade. Ela representa até bem o meu bairro aqui, que é 10 km afastado do centro. Mas o seu entorno é caracteristicamente rural e se localiza bem próximo ao sopé da Serra do Japi. Enquanto isso, o Juvevê está no ''miolo'' de Curitiba.

 

11,3° C de mínima hoje. 13,1° C às 8 horas.

 

Bom dia!!!

Link to comment
Share on other sites

Pousada Cantinho do Verde marcou -1,8ºC ás 6 h(acho que foi a mínima do ano), deve ter formado uma boa geada e no bairro Garrafão mais geada também.

 

Estação automática de Nova Friburgo/Salinas/rural registrou a mínima de junho e de 2017 com 1,8ºC ás 5 horas.O interessante foi que a temperatura caiu 7,0ºC entre 21 h(tava 10,0) de ontem e 2 h(3,0) da madrugada.

 

Estação automática de Cambuci-RJ marcou também a mínima do ano e junho,com 12,0ºC ás 3 h.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre, continuamos com o clima de outubro em pleno final de junho, época que deveria estar frio intenso. Junho em termos de frio e inverno já foi pro saco. Fraquíssimo. Com esperanças agora no próximo frio do final de semana. No entanto, pela previsão da METSUL, as noites serão muito frias, mas a temperatura a tarde será mais amena, domingo e segunda. Grande amplitude térmica. Pessoalmente, prefiro mínimas não tão baixas e frio se mantendo mais o dia todo, dando cara de inverno até durante a tarde. Muito melhor um dia com mínima de 9°c e máxima de 13°c ou 14°c, do que mínima de 5°c e máxima de 20°c, na minha opinião. Vamos ver se em julho o inverno chega de verdade. Tenho esperanças desse próximo mês ser mais dentro da realidade do inverno gaúcho. Abraços a todos!

Link to comment
Share on other sites

^^ Minima de 7 graus cravados aqui na area urbana, meu termometro ainda marca 10 graus agora. :clapping:

Bom dia!

 

Rafael,

 

Com a temperatura registrada hoje na área rural de Friburgo, provavelmente houve geada. Tem alguma foto de hoje ?

Bom dia Renan, a area rural fica em torno de 10 kms daqui, um pouquinho distante. Se eu achar alguma foto na midia eu posto sim.

Link to comment
Share on other sites

Pode dar um tilt e alguns, mas... vai ter ar frio chegando ao RS de NORTE/NORDESTE, pois o ar frio deve fazer uma volta completa na alta. QUE INCRÍVEL!!!

 

7aJKudx.png

 

Gaúchos, não chorem. O ar frio vai chegar forte pra vocês e provocará mínimas bem baixas no início do evento. Não haverá forte aquecimento depois. O ar quente vai todo para a Argentina, fiquem sossegados.

Link to comment
Share on other sites

Dentre tudo o que já foi muito bem mostrado pelo Willian para esta erupção que aparece com muita força para o sudeste e nordeste do Brasil, o que mais me impressiona é a imagem abaixo:

 

UdfD90c.png

 

Depois de varrer boa parte do litoral do sudeste, compreendendo a totalidade do estado do RJ e boa parte do ES, a isoterma de 0oC em 700hpa invade o interior da Bahia e o norte de MG, cobrindo uma ampla área.

 

Em meu acompanhamento de clima, mapas e modelos, que se me recordo deve ter iniciado entre 1994 (previsões na imprensa) e 1996/1997 (modelos/internet), eu jamais observei mapa como este acima. Isso representa até uma quebra de paradigmas para mim. É algo simplesmente inacreditável o avanço do frio em 700hpa pelo sudeste e, principalmente, nordeste do Brasil.

 

A confirmar a rodada das 00Z do Europeu, além de possível neve no alto Itatiaia, outros fenômenos e marcas muito expressivas (e até históricas) de baixa temperatura poderão ser aferidas em boa parte do RJ, ES e Sul da Bahia. Sendo um dos episódios mais marcantes de advecção de ar frio acima do paralelo 20S que se tem notícia na era dos modelos.

 

Muito, mas muito curioso pelas rodadas que teremos a frente para a manutenção deste padrão absurdamente inimaginável.

Link to comment
Share on other sites

BH hoje teve mínima muito boa de 13,4º aqui em casa, 10,5º na parte mais alta e 11,8º na Pampulha, área de baixada.

Agora faz 19,7º, com céu parcialmente nublado, e até o momento não passamos de 19,9º C.

Esse sistema (ASAS) gera boas mínimas por dias seguidos aqui, e consegue manter temperaturas baixas por um período muito mais frio que o de massas polares, que chegam fracas por aqui. Além disso, o ASAS, nessa época, gera máximas bem agradáveis para BH (geralmente ao redor de 20º C), e com dias ventosos, tornando-se possível usar roupas de frio ao longo de todo o dia.

Link to comment
Share on other sites

Dentre tudo o que já foi muito bem mostrado pelo Willian para esta erupção que aparece com muita força para o sudeste e nordeste do Brasil, o que mais me impressiona é a imagem abaixo:

 

UdfD90c.png

 

Depois de varrer boa parte do litoral do sudeste, compreendendo a totalidade do estado do RJ e boa parte do ES, a isoterma de 0oC em 700hpa invade o interior da Bahia e o norte de MG, cobrindo uma ampla área.

 

Em meu acompanhamento de clima, mapas e modelos, que se me recordo deve ter iniciado entre 1994 (previsões na imprensa) e 1996/1997 (modelos/internet), eu jamais observei mapa como este acima. Isso representa até uma quebra de paradigmas para mim. É algo simplesmente inacreditável o avanço do frio em 700hpa pelo sudeste e, principalmente, nordeste do Brasil.

 

A confirmar a rodada das 00Z do Europeu, além de possível neve no alto Itatiaia, outros fenômenos e marcas muito expressivas (e até históricas) de baixa temperatura poderão ser aferidas em boa parte do RJ, ES e Sul da Bahia. Sendo um dos episódios mais marcantes de advecção de ar frio acima do paralelo 20S que se tem notícia na era dos modelos.

 

Muito, mas muito curioso pelas rodadas que teremos a frente para a manutenção deste padrão absurdamente inimaginável.

 

Realmente esse sistema é fantástico. O FORECA chega a colocar para BH, em 04/07, máxima de apenas 17º C, com mínima de 09º C, condição muito difícil de acontecer em BH (Quando as mínimas são menores que 10º C, geralmente as máximas atingem 19/20º C; quando as máximas ficam ao redor de 17º C, isso costuma ocorrer com tempo chuvoso/encoberto, e as mínimas não costumam ir além de 12º C).

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.