Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Junho/2017


Recommended Posts

Boa noite! Em Buenos Aires a temperatura já coemçou a subir rapidamente. O dia foi de sol e as temperaturas ficaram, em média, cinco graus e meio acima das registradas ontem. Hoje variamos entre 7,3ºC e 20,6ºC.

 

Agora temos céu parcialmente nublado, com um pouquinho de neblina (9 km). Faz 13,7ºC, com URA de 83%, vento nordeste a 3 km/h e pressão em 1.019,2 hpa.

 

A previsão do SMN para amanhã é de nebulosidade variável, com mínima de 9ºC e máxima de 20ºC. O sol nasce às 7h58 e se põe às 17h49.

Link to comment
Share on other sites

GFS 18z A PARTIR DO DIA 25 SOCORRO

 

Adrian,

 

é a já famosa daqui a 300h põe e tira no outro dia.KKKKKKKKKKKK

 

Não ta estável nem pra 130 Horas :laugh:

 

queda lenta por aqui, céu limpo e 13,0C

 

Tu não acompanhas as rodadas? O GFS desde as 240h quando apontou a tendência da MP do dia 18/19 não tirou em nenhum momento.

 

O modelo norte-americano neste atual momento não é mais o mesmo de 2/3 semanas atrás.

Link to comment
Share on other sites

Nani,

 

Agora o GFS 18Z também indica possibilidade de geada, ainda que fraca, na serra da Mantiqueira no dia 16/05. Estou achando que vai dar pra sentir um ótimo frio em Bocaina de Minas, que é uma das cidades mais frias do estado, junto com Delfim Moreira, Gonçalves, Maria da Fé, Senador Amaral, dentre outras.

 

Já o CMC, este dá chance ALTA de geada na Mantiqueira para o dia 17/05. Então, eu estou entendendo que os dias 16 e 17 serão os mais frios na minha estadia.

 

Uma coisa já é certa, Nani. Minhas primeiras temperaturas realmente baixas do ano serão verificadas nessa minha viagem, hehehe :lol:

Link to comment
Share on other sites

Torço por mps semicontinentais. nem tanto ao mar; nem tanto à terra. Que rasguem o território brasileiro de forma diagonal. Se maritimizar, sobra frio pra mantiqueira e nos puxa um calorzinho ...um veranico

 

Eu torço exatamente pelo mesmo tipo de MP que você. Essas ondas levam o núcleo da alta pressão a passar pelo RS, para em seguida entrarem no oceano e estenderem um "braço de isóbaras" que percorre na diagonal, dribla as terras altas da Mantiqueira e atinge em cheio o leste de SP, RJ, sul e sudeste de MG, além do ES.

 

Entretanto, as marítimas 100% também não são ruins pra cá. O formato do território nos ajuda nesse caso.

 

EXEMPLIFICANDO, UM CASO PERFEITO DO QUE ESTOU QUERENDO TE DIZER:

 

rean_as_g500_2007072918Z.png

Link to comment
Share on other sites

 

Tu não acompanhas as rodadas? O GFS desde as 240h quando apontou a tendência da MP do dia 18/19 não tirou em nenhum momento.

 

O modelo norte-americano neste atual momento não é mais o mesmo de 2/3 semanas atrás.

 

Mostrar alguma MP e estar estável são coisas diferentes. Europeu ta igualmente instável pra cá

Link to comment
Share on other sites

 

Eu torço exatamente pelo mesmo tipo de MP que você. Essas ondas levam o núcleo da alta pressão a passar pelo RS, para em seguida entrarem no oceano e estenderem um "braço de isóbaras" que percorre na diagonal, dribla as terras altas da Mantiqueira e atinge em cheio o leste de SP, RJ, sul e sudeste de MG, além do ES.

 

Entretanto, as marítimas 100% também não são ruins pra cá. O formato do território nos ajuda nesse caso.

 

EXEMPLIFICANDO, UM CASO PERFEITO DO QUE ESTOU QUERENDO TE DIZER:

 

http://www.meteopt.com/imagens/clima/ncep/diario/as/2007/rean_as_g500_2007072918Z.png

 

 

CONSIDERO MUITO ESSA!!!

 

Fez 5,0 em Resende, 5,9 em Valença, e 2,6 em Avelar

 

---------------

 

Choveu forte com trovoadas, acumulando 25 mm no meu pluviômetro

 

Segue chovendo, agora com intensidade fraca/moderada

 

Já tenho 43 mm no mês.

Link to comment
Share on other sites

 

 

CONSIDERO MUITO ESSA!!!

 

Fez 5,0 em Resende, 5,9 em Valença, e 2,6 em Avelar

 

---------------

 

Choveu forte com trovoadas, acumulando 25 mm no meu pluviômetro

 

Segue chovendo, agora com intensidade fraca/moderada

 

Já tenho 43 mm no mês.

 

Eu também ! Fez 5,7ºC no INMET daqui e 03,9ºC na minha estação, com geada fraca. Convém lembrar que já se passaram 10 anos desta onda polar, e de lá pra cá, infelizmente, não voltou a ter uma temperatura tão baixa no INMET quanto nesse evento. O que mostra que estamos um tanto carentes de massas frias fortes. :russian:

 

Aqui começou a chover fraquinho. Sem trovoadas.

Link to comment
Share on other sites

Há estudo do Inmet para a instalação de estações automáticas em vários municípios até o final de 2018, porém, dependem de parceria com órgãos e entidades locais.

 

Estão fazendo parceria com universidades, dado o número elevado de furtos de cobre onde estão as estações mais antigas e em locais com menor “segurança”. A última a ter cobre furtado foi a de Ourinhos.

[...]

Uma coisa que me deixa "admirado" é a estação do Mirante de Santana aqui na cidade de São Paulo.

 

Não fica no terreno de nenhuma instituição, área militar, escola, etc.

Fica numa praça pública mesmo, na maior cidade do hemisfério sul. => viewtopic.php?f=125&t=15199

 

E, pelo menos até agora, nunca soube que tivesse sumido alguma coisa de lá.

Realmente inusitado e espantoso em se tratando de Brasil. :prankster:

Link to comment
Share on other sites

 

Eu torço exatamente pelo mesmo tipo de MP que você. Essas ondas levam o núcleo da alta pressão a passar pelo RS, para em seguida entrarem no oceano e estenderem um "braço de isóbaras" que percorre na diagonal, dribla as terras altas da Mantiqueira e atinge em cheio o leste de SP, RJ, sul e sudeste de MG, além do ES.

 

Entretanto, as marítimas 100% também não são ruins pra cá. O formato do território nos ajuda nesse caso.

 

EXEMPLIFICANDO, UM CASO PERFEITO DO QUE ESTOU QUERENDO TE DIZER:

 

http://www.meteopt.com/imagens/clima/ncep/diario/as/2007/rean_as_g500_2007072918Z.png

CONSIDERO MUITO ESSA!!!

 

Fez 5,0 em Resende, 5,9 em Valença, e 2,6 em Avelar

São Paulo (Mirante):

 

28/07/2007

9,2°C / 11,9°C

Insolação: 0

Nebulosidade a 0h UTC: 10/10 (Ou seja,totalmente nublado)

 

29/07

7,9°C / 11,9°C

Insolação: 3,4 h

Nebulosidade 0h UTC: 10/10

 

30/07

6,4°C / 17,0°C

Insolação: 8,1 h

Nebulosidade 0h UTC: 3/10

 

Ou seja, não foi grandes maravilhas para Sampa.

Link to comment
Share on other sites

É verdade Gamboa, choramos muito, rsrsrsrs

 

Quanto a este outono/início inverno estou achando "nota 6'! De bom tamanho por ora. Tenho para mim praticamente certo que ainda ocorrerá uma MP mais potente que esta que passou; e outras ainda fortes também.

 

Já tivemos invernos tenebrosos, que pela circunstâncias e perspectivas deste atual, não se repetirá: 95/97/98/2002/2005/2006/2012 e o FATÍDICO E IMBATÍVEL 2015!

 

Não dá para cobrar um 2016, 2011, 2000, etc toda hora...; são mais atípicos mesmo.

 

Tenho um "feeling", que a partir de 2007, aos poucos, as coisas começaram a melhorar, a começar do pelo Sul.Nos últimos anos já verifica-se invernos melhores em SP do que no início do pós-2000.

Em 2002 e 2006 neve em setembro...

Em 2012, mínimas absurdamente baixas no outono...

 

Sim, sim.. o outono de 2012 foi até certo muito bom (abril e maio). Mas o inverno foi uma catástrofe! A neve de 3 set/2002 salvou aquele ano (bela neve por sinal! com ciclone; raríssimo hoje em dia). De resto foi uma lástima (outono e inverno com médias muito altas); acho que foi o ano que as MP´s ficaram presas no sul do RS, se não me engano.... Início do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

Em 2006 houve eventos amplos de frio em Abril e Maio, além de Setembro, não foi de todo ruim, agora os outros nem se fala.Já 2007 As massas polares eram amplas de intensidade moderada, chegavam facilmente ao norte de Minas e Sul da Amazônia com facilidade, faltou só a neve, talvez porque quando as massas polares esparramam muito rápido indica frio em altura muito seco. Grandes ondas de frio geralmente avançam aos poucos.

 

Sinceramente, no tocante a 2006, só me lembro de bom da neve em setembro. Pode ser como tenha dito em Maio e abril dos eventos de frio... já faz 11 anos. Ou talvez tenha ficado restrito ao Sul e não tenha atingido Sampa. Da neve em set recordo-me plenamente; a propósito acho que foi parecida com a desse ano,não?

Link to comment
Share on other sites

 

28/07/2007

9,2°C /[highlight=yellow] 11,9°C[/highlight]

Insolação: 0

Nebulosidade a 0h UTC: 10/10 (Ou seja,totalmente nublado)

 

29/07

7,9°C /[highlight=yellow]11,9°C[/highlight]

Insolação: 3,4 h

Nebulosidade 0h UTC: 10/10

 

30/07

[highlight=yellow]6,4°C / 17,0°C[/highlight]

Insolação: 8,1 h

Nebulosidade 0h UTC: 3/10

 

Ou seja, não foi grandes maravilhas para Sampa.

 

Até que foi Aldo! Dois dias seguidos com máximas não chegando aos 12ºC. E no 3º dia deve ter sido de sol com mínima de 6ºC e máxima não ultrapassando os 17ºC. Os interiores ficaram gelados!

Link to comment
Share on other sites

 

 

CONSIDERO MUITO ESSA!!!

 

Fez 5,0 em Resende, 5,9 em Valença, e 2,6 em Avelar

 

Eu também ! Fez 5,7ºC no INMET daqui e 03,9ºC na minha estação, com geada fraca. Convém lembrar que já se passaram 10 anos desta onda polar, e de lá pra cá, infelizmente, não voltou a ter uma temperatura tão baixa no INMET quanto nesse evento. O que mostra que estamos um tanto carentes de massas frias fortes. :russian:

 

Aqui começou a chover fraquinho. Sem trovoadas.

 

 

Realmente estamos carentes kkkkkk

 

É o menor valor da estação de Valença, esses 5,9°C

O segundo é 6,5°C dia 19/07/2016 (deu 8,0 em casa)

 

 

São Paulo (Mirante):

 

28/07/2007

9,2°C / 11,9°C

Insolação: 0

Nebulosidade a 0h UTC: 10/10 (Ou seja,totalmente nublado)

 

29/07

7,9°C / 11,9°C

Insolação: 3,4 h

Nebulosidade 0h UTC: 10/10

 

30/07

6,4°C / 17,0°C

Insolação: 8,1 h

Nebulosidade 0h UTC: 3/10

 

Ou seja, não foi grandes maravilhas para Sampa.

 

Resende:

Nebulosidade em oitavos

 

t6kyeDE.png

Ogimet

 

 

 

----------

 

Continua chovendo por aqui, moderada intensidade

Já tem quase quatro horas de chuva!

Link to comment
Share on other sites

A chuva parou aqui nesse final de noite. Temos céu nublado e é até possível ver um pouco a lua, mas bem escondida nas nuvens.

Pela previsão a chuva começa a diminuir amanhã já que o cavado vai se afastando.

 

Agora temos 15,5 graus na Mooca.

 

Infelizmente o radar de São Roque voltou a ficar fora do ar.

Link to comment
Share on other sites

 

Tu não acompanhas as rodadas? O GFS desde as 240h quando apontou a tendência da MP do dia 18/19 não tirou em nenhum momento.

 

O modelo norte-americano neste atual momento não é mais o mesmo de 2/3 semanas atrás.

 

Mostrar alguma MP e estar estável são coisas diferentes. Europeu ta igualmente instável pra cá

 

Não é "mostrar alguma MP" meu caro, o modelo está relativamente estável sim, a cada rodada mantendo praticamente o mesmo cenário sinótico projetado desde que começou a pegar em 240 horas, não estou falando em condições locais (micro), mas sinóticas.

Link to comment
Share on other sites

 

Tu não acompanhas as rodadas? O GFS desde as 240h quando apontou a tendência da MP do dia 18/19 não tirou em nenhum momento.

 

O modelo norte-americano neste atual momento não é mais o mesmo de 2/3 semanas atrás.

 

Mostrar alguma MP e estar estável são coisas diferentes. Europeu ta igualmente instável pra cá

 

Não é "mostrar alguma MP" meu caro, o modelo está relativamente estável sim, a cada rodada mantendo praticamente o mesmo cenário sinótico projetado desde que começou a pegar em 240 horas, não estou falando em condições locais (micro), mas sinóticas.

 

Já pegou esta MP sim. O Global do Inpe, por enquanto, mantém o frio mais represado e bem forte para o centro-sul do RS. A questão é se este frio avança ou não.[highlight=yellow] Para o centro-sul do RS já é garantia de frio muito forte (acho que mais forte do que esta última MP)[/highlight]. Resto região sul também terá frio, mas por ora em menor intensidade última MP. Para o Sudeste por enquanto, MP inferior à anterior. Mas vamos monitorando.

 

Em Sampa segue chuviscando e 15ºC.

Link to comment
Share on other sites

Ontem fomos de 11,7° C a 18,7° C.

 

11,4 mm acumulados em um dia de baixa amplitude térmica.

 

12,1° C de mínima hoje, com céu completamente aberto.

 

Não estou contente com o andar da carruagem dessa próxima MP. Ela até será interessante para o Sul e para a Mantiqueira, mas terá intensidade realmente inferior à anterior. Ao menos isso é que as últimas rodadas indicam. Isso em se falando de GFS.

 

Para o CMC, o Rio Grande experimentaria temperaturas negativas da fronteira sul até a Serra.

 

A ver...

 

Bom dia!!!

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje completo 10 anos de monitoramento meteorológico em Teutônia. Meu primeiro registro foi em 14/06/2007, mínima de 16,7ºC e máxima de 23,4ºC.

Tudo começou com um termo-higrômetro de mínima e máxima, um pluviômetro de plástico e uma planilha em Excel. Hoje são 5 estações automáticas, 2 câmeras, site, página no Facebook e perfil no Twitter. hehe

 

Hoje a cerração foi tão intensa que estava tudo completamente molhado, como se tivesse chovido. Tanto é que várias pessos estão indo trabalhar com guarda-chuva, mas vão acabar usando como "sombrinha" logo mais. Pela câmera do Morro das Antenas, solzão vai aparecer com tudo logo mais:

snapshot_cgi.jpg.384c5e8c015b73c1f699843b612167d2.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Não estou contente com o andar da carruagem dessa próxima MP. Ela até será interessante para o Sul e para a Mantiqueira, mas terá intensidade realmente inferior à anterior. Ao menos isso é que as últimas rodadas indicam. Isso em se falando de GFS.

 

Para o CMC, o Rio Grande experimentaria temperaturas negativas da fronteira sul até a Serra.

 

A ver...

 

Bom dia!!!

 

Para Juiz de Fora, será mais forte que a última. Mas, não é tarefa difícil para esta próxima MP, convenhamos :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui padrão verao muita chuva a noite e tempo limpo na madrugada totoal ausência de frio 8°C

 

Fique tranquilo, William, pois estarei trazendo de volta o frio da Mantiqueira. Todos os modelos concordam que as noites frias retornam a partir de amanhã, mas terá até chance de geada na Sexta e no Sábado. Espero para Bocaina de Minas temperaturas mínimas entre 4 e 6 graus na Sexta e de 3 a 5 no Sábado. Chance de geada fraca.

 

ENtretanto, se eu animar a ir no Garrafão de manhã cedo (e minha noiva, principalmente :laugh: ), por lá estará próximo de zero ou mesmo negativo, com geada moderada / forte.

Link to comment
Share on other sites

Hoje completo 10 anos de monitoramento meteorológico em Teutônia. Meu primeiro registro foi em 14/06/2007, mínima de 16,7ºC e máxima de 23,4ºC.

Tudo começou com um termo-higrômetro de mínima e máxima, um pluviômetro de plástico e uma planilha em Excel. Hoje são 5 estações automáticas, 2 câmeras, site, página no Facebook e perfil no Twitter. hehe

 

Hoje a cerração foi tão intensa que estava tudo completamente molhado, como se tivesse chovido. Tanto é que várias pessos estão indo trabalhar com guarda-chuva, mas vão acabar usando como "sombrinha" logo mais. Pela câmera do Morro das Antenas, solzão vai aparecer com tudo logo mais:

[attachment=0]snapshot.cgi.jpg[/attachment]

 

Parabéns pelo trabalho!

 

Por aqui situação semelhante, estava "chovendo" hoje de manhã. Acredito que é o final da MP, que durou bastante, apesar de deixar a desejar um pouco nas mínimas.

Link to comment
Share on other sites

Amigos, quem puder ajudar: comprei nova fonte para a Davis de Urupema, pois com as pilhas e o WeatherLink ligado a estação durou aproximadamente três dias. Se alguém puder antecipar e enviar uma fonte para Vantage Pro 2 sem uso para lá, agradeço. Depois logicamente quando da chegada da nova no Brasil eu reponho.

 

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

Em BH os dez primeiros dias de junho foram horríveis, com temperaturas bem acima do normal, como mostra o mapa acima postado pelo Renan. Tem sido um junho quente, e maio também não foi muito diferente em BH.

Felizmente, do dia 12/06 para cá as coisas começaram a mudar por aqui, com chuva à noite no dia 12 e o ingresso de ar um pouco mais fresco em BH.

Com isso, ontem tive máxima de 23,6º e mínima de 16,6º, sendo que hoje o dia começou cinzento e com chuva fina, com mínima de 17,2º (ainda alta), mas parece que a máxima não vai subir muito com o tempo fechado (tive máxima de 21,0º C até o momento, e a temperatura agora continua em 21º C cravados).

Link to comment
Share on other sites

Tempo fechadão por aqui. O nevoeiro do final da noite ficou durante toda a madrugada. Mínima de 12,3°. No INMET 11,9°, a terceira maior mínima de todo o RS, à frente apenas de São Borja e Mostardas, ambas ventosas. Enfim, nada de novo.

 

Agora ainda nublado e 13,7°. Pelo visto o sol só volta depois do meio-dia.

 

Este ano está lembrando muito 1998. Só espero que eu esteja enganado quanto ao inverno inteiro.

Link to comment
Share on other sites

Tempo fechadão por aqui. O nevoeiro do final da noite ficou durante toda a madrugada. Mínima de 12,3°. No INMET 11,9°, a terceira maior mínima de todo o RS, à frente apenas de São Borja e Mostardas, ambas ventosas. Enfim, nada de novo.

 

Agora ainda nublado e 13,7°. Pelo visto o sol só volta depois do meio-dia.

 

Este ano está lembrando muito 1998. Só espero que eu esteja enganado quanto ao inverno inteiro.

 

Acho que não teremos sol hoje. Dia inteiro de cerração.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não teremos sol hoje. Dia inteiro de cerração.

Quais as condições que geram esses dias de cerração persistente aqui nos vales e RM? Diferentemente dos outros dias desta semana, por exemplo.

 

Inversão fudida! Hoje de manhã tava 15C em São Francisco de Paula e 2C no Castelinho. Essa é a receita.

Link to comment
Share on other sites

Acho que não teremos sol hoje. Dia inteiro de cerração.

Quais as condições que geram esses dias de cerração persistente aqui nos vales e RM? Diferentemente dos outros dias desta semana, por exemplo.

Inversão fudida! Hoje de manhã tava 15C em São Francisco de Paula e 2C no Castelinho. Essa é a receita.

Vento N na serra. Temos uma camada de ar quente sendo continuamente injetada em altitude. É capaz de realmente não abrir. Apostaria numa máxima de 16°. Agora tenho 14,3° e umidade em torno dos 90%.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.