Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2017


Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Boa noite! Em Buenos Aires a chuva se intensificou bastante durante a noite de ontem e a madrugada de hoje. Chegou a chover 82 mm em apenas 6 horas e o total das 9h de ontem até 9h de hoje foi de surpreendentes 105 mm, mais do que TODA a média para o mês de maio. Hoje tivemos uma manhã nublada e uma tarde bem chuvosa. Deixou de chover por volta das 16h. No período de 0 a 0 UTC, a máxima foi de 20,6ºC e a mínima foi de 15,4ºC às 21h de hoje.

 

Agora já temos a entrada de ar mais frio, com céu totalmente limpo e temperatura em queda. Faz 14,6ºC, com URA de 91%, vento sul a 5 km/h e pressão em 1.012,8 hpa.

 

Para amanhã o SMN prevê um dia de poucas nuvens, com mínima de 14ºC (já é a temperatura atual, então acho que cai um pouco mais) e máxima de 18ºC. O sol nasce às 7h35 e se põe às 18h03.

Link to comment
Share on other sites

Uma coisa que eu queria destacar é que agora a anomalia vai cair bem rápido por aqui, porque, segundo as previsões, as máximas dos próximos dias serão o que estávamos tendo de mínima semana passada. De ontem pra hoje a anomalia da média simples 81-10 passou de +5,2ºC para +4,9ºC. A partir de amanhã acentua a queda.

Link to comment
Share on other sites

Que belíssimo lugar, Gabriel. O engraçado é que, por mais que eu tente procurar no GE, não consigo achar esse lugar de jeito nenhum ! Tem como me passar as coordenadas ? Eu estarei na cidade de Bocaina de Minas-MG durante o feriado de Corpus Christi e gostaria de fazer uma visita nesse lugar gélido.

Link to comment
Share on other sites

 

EPS que saiu agora a noite mostra isso , um mp fraca a partir de 14 um forte depois do dia 20 e um mastodonte no começo de junho

 

Você quis dizer no meio de Junho né, bem durante o feriado que passarei lá em Bocaina de Minas. Se bobear eu dou uma esticada ao PNI para ver a neve :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Lua bombando e 17ºC em Pinheiros. Céu bem limpo e total ausência de vento. Vai dar 15ºC de mínima por aqui. Juiz de Fora já tem ótimos 14ºC, mesmo valor de Soledade! As partes mais altas da Mantiqueira devem estar arrebentando. Vou checar.

 

Maria da Fé 4ºC

 

Campos do Jordão 5ºC

 

Geadão à vista!!!

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem os desvios/anomalias de Curitiba para até estes dias de Maio? Quero checar se está o horror que domina o RS e parte de SC (partes abaixo dos 1000 m), ou está mais parecido com São Paulo (dentro ou ligeiramente acima da média).

 

A correlação do sul/RS com a região Bs Aires é incrível! A própria dinâmica de POA é bastante similar com BsAires, ao passo que é o avesso se comparado a São Paulo. Queria chegar num meio ponto do Sul, que a dinâmica já começa a ter características mais relevantes de tropical; acho que talvez seja o NE de SC: Joinville/Itajaí. Não digo que esta região seja mais tropical do que subtropical! [highlight=yellow]Acho que ela temais características de subtropical[/highlight]; mas o teor de tropicalidade já exerce uma influência boa.

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem os desvios/anomalias de Curitiba para até estes dias de Maio? Quero checar se está o horror que domina o RS e parte de SC (partes abaixo dos 1000 m), ou está mais parecido com São Paulo (dentro ou ligeiramente acima da média).

 

A correlação do sul/RS com a região Bs Aires é incrível! A própria dinâmica de POA é bastante similar com BsAires, ao passo que é o avesso se comparado a São Paulo. Queria chegar num meio ponto do Sul, que a dinâmica já começa a ter características mais relevantes de tropical; acho que talvez seja o NE de SC: Joinville/Itajaí. Não digo que esta região seja mais tropical do que subtropical! [highlight=yellow]Acho que ela temais características de subtropical[/highlight]; mas o teor de tropicalidade já exerce uma influência boa.

 

sei não, em regimes de variação térmica é menos tropical que muitas regiões serranas.... Aí teria que usar ou definir critérios de classificação

Link to comment
Share on other sites

Lua bombando e 17ºC em Pinheiros. Céu bem limpo e total ausência de vento. Vai dar 15ºC de mínima por aqui. Juiz de Fora já tem ótimos 14ºC, mesmo valor de Soledade! As partes mais altas da Mantiqueira devem estar arrebentando. Vou checar.

 

Maria da Fé 4ºC

 

Campos do Jordão 5ºC

 

Geadão à vista!!!

 

Pena as MMs terem atrapalhado era pra ter negativado , só começou a limpar após as 23h

 

Foram as menores do ano por aqui :

 

2.2°C Maria da Fé/Reserva

3.1°C Campos/Vila Inglesa

3.7°C Maria da Fé/Lage

3.9°C Maria da Fé/Pomaria

4.9°C Monte Verde/INMET

6.4°C Campos/INMET

6.8°C Maria da Fé/INMET

Link to comment
Share on other sites

Lua bombando e 17ºC em Pinheiros. Céu bem limpo e total ausência de vento. Vai dar 15ºC de mínima por aqui. Juiz de Fora já tem ótimos 14ºC, mesmo valor de Soledade! As partes mais altas da Mantiqueira devem estar arrebentando. Vou checar.

 

Maria da Fé 4ºC

 

Campos do Jordão 5ºC

 

Geadão à vista!!!

 

Pena as MMs terem atrapalhado era pra ter negativado , só começou a limpar após as 23h

 

Foram as menores do ano por aqui :

 

2.2°C Maria da Fé/Reserva

3.1°C Campos/Vila Inglesa

3.7°C Maria da Fé/Lage

3.9°C Maria da Fé/Pomaria

4.9°C Monte Verde/INMET

6.4°C Campos/INMET

6.8°C Maria da Fé/INMET

 

Quanto será que deu em Bocaina de Minas, heim ? Uns 5 graus talvez ? :clapping: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Alguém tem os desvios/anomalias de Curitiba para até estes dias de Maio? Quero checar se está o horror que domina o RS e parte de SC (partes abaixo dos 1000 m), ou está mais parecido com São Paulo (dentro ou ligeiramente acima da média).

 

A correlação do sul/RS com a região Bs Aires é incrível! A própria dinâmica de POA é bastante similar com BsAires, ao passo que é o avesso se comparado a São Paulo. Queria chegar num meio ponto do Sul, que a dinâmica já começa a ter características mais relevantes de tropical; acho que talvez seja o NE de SC: Joinville/Itajaí. Não digo que esta região seja mais tropical do que subtropical! [highlight=yellow]Acho que ela temais características de subtropical[/highlight]; mas o teor de tropicalidade já exerce uma influência boa.

 

O seu ponto de intersecção não está no NE de SC, está ligeiramente acima de Curitiba, divisa do PR com SP e litoral sul do estado de SP, isso em termos de litoral. Acima disso a balança está muito mais para o tropical, e abaixo disso está muito mais para o subtropical. O limite sul do subtropical seria Chui/Jaguarão-RS.

Link to comment
Share on other sites

Falando em Curitiba, ela se apresenta bem diferente daqui neste momento. Hoje bateu 10°C em duas estações de manhã. Noite fria. Já por aqui não temos noite fria para nossos padrões, pelo contrário. Ficamos entre 18 e 19 graus.

 

Tempo nublado quase a manhã inteira, com poucas aberturas de sol. Mas bem seco. 23°C no Centro.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, tendência de forte onda de frio a partir do dia 21 em todo o Centro-Sul, com forte friagem no Centro-Oeste e Amazônia. Algumas rodadas sugerem que a onda de frio seja ampla além de muito forte. Alguns mapas:

 

Média das últimas 20 rodadas do CFS:

OoCFjvD.png

 

CFS das 00Z de hoje:

0jDDNOS.png

 

GEFS (ensemble do GFS):

QXsO3G5.png

 

Média de 7 dias pelo ensemble do ECMWF (EPS):

dn01Ydc.png

 

Saída de controle das 00Z de ontem do EPS:

6KSQ8Pm.png

 

Além disso tudo, o GFS vem sempre com essa tendência há alguns dias. A 12Z de hoje:

dd2F3zn.png

SJT4LlP.png

 

Ainda está longe, após 330h, mas a tendência está claramente firmada. Vamos acompanhando.

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 18,1 por aqui, ta um lixo esse mês de maio, estou aguardando algo de interessante mas ate agora nada.... Enquanto isso anomalia de uns 2/2,5C

Está até "bom". Aqui mínima de 19,2° e média mínima até hoje de 18,0° nos meus dados!!!! São +4° de anomalia mínima!

 

Quanto aos prognósticos, primeiro está muito longe o frio colocado para em torno do dia 25. Ademais, anomalia de no máximo -5° em POA não adianta muita coisa nessas alturas. Primeiro porque não é um frio excepcional (daria algo como 6° a 15° com média de 11° num mês em que a média é 16°), segundo porque vem tarde.

 

Já disse: maio é um mês praticamente perdido aqui na média. Nesta semana teremos muita chuva e estará morno, via de regra entre 15°/17° a 20°/22°. Podemos ainda fechar bem acima da média. Com sorte menor do que +1°.

 

Aqui 21,7° e 74%.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Marcos. Teria que ser uma bomba em Maio para neutralizar o calor que vem fazendo em POA nesse mês de Maio.

 

Não adianta: Sem advecção polar significativa nas terras baixas do Sul = sem frio forte. Já na Mantiqueira e leste do Sudeste, uma parca permanência de um anticiclone no oceano já é suficiente para manter a temperatura dentro ou abaixo da média. E é justamente isso que temos observado nesse mês.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Marcos. Teria que ser uma bomba em Maio para neutralizar o calor que vem fazendo em POA nesse mês de Maio.

 

Não adianta: Sem advecção polar significativa nas terras baixas do Sul = sem frio forte. Já na Mantiqueira e leste do Sudeste, uma parca permanência de um anticiclone no oceano já é suficiente para manter a temperatura dentro ou abaixo da média. E é justamente isso que temos observado nesse mês.

Isto vale para a região centro oeste do país também: sem massas polares, a região do Pantanal/Chacota esquenta mais que todo o país.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Marcos. Teria que ser uma bomba em Maio para neutralizar o calor que vem fazendo em POA nesse mês de Maio.

 

Não adianta: Sem advecção polar significativa nas terras baixas do Sul = sem frio forte. Já na Mantiqueira e leste do Sudeste, uma parca permanência de um anticiclone no oceano já é suficiente para manter a temperatura dentro ou abaixo da média. E é justamente isso que temos observado nesse mês.

Isto vale para a região centro oeste do país também: sem massas polares, a região do Pantanal/Chacota esquenta mais que todo o país.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Marcos. Teria que ser uma bomba em Maio para neutralizar o calor que vem fazendo em POA nesse mês de Maio.

 

Não adianta: Sem advecção polar significativa nas terras baixas do Sul = sem frio forte. Já na Mantiqueira e leste do Sudeste, uma parca permanência de um anticiclone no oceano já é suficiente para manter a temperatura dentro ou abaixo da média. E é justamente isso que temos observado nesse mês.

 

Pelo EPS até semana que vem essa anomalia se reverte , pelo euro as proximas 240h RS e Argentina ficam sob influencia de MPS são no minimo 4 mps sendo 2 mais forte

 

Cenario atual esta assim

 

5a4e8a02e2544_WhatsAppImage2017-05-09at16_37_04.thumb.jpeg.854bc98ddf951a6972fac32b289e484c.jpeg

 

Pela rodada do EPS que saiu ontem o mes termina assim nas medias

 

eps_t2m_mon_samerica_MAY.thumb.png.7165cd96e7d04f07d434baf98dca311e.png

Link to comment
Share on other sites

Que belíssimo lugar, Gabriel. O engraçado é que, por mais que eu tente procurar no GE, não consigo achar esse lugar de jeito nenhum ! Tem como me passar as coordenadas ? Eu estarei na cidade de Bocaina de Minas-MG durante o feriado de Corpus Christi e gostaria de fazer uma visita nesse lugar gélido.

22°11'25.4"S 44°43'49.3"W Renan.

Link to comment
Share on other sites

Que belíssimo lugar, Gabriel. O engraçado é que, por mais que eu tente procurar no GE, não consigo achar esse lugar de jeito nenhum ! Tem como me passar as coordenadas ? Eu estarei na cidade de Bocaina de Minas-MG durante o feriado de Corpus Christi e gostaria de fazer uma visita nesse lugar gélido.

22°11'25.4"S 44°43'49.3"W Renan.

 

Minha nossa senhora. Que achado esse lugar ! Mínimas abaixo de -5C devem ser comuns por lá, ocasionalmente chegando a -10C nas ondas de frio mais fortes. Espetacular, pena que fica meio longe de Bocaina de Minas, não sei se conseguirei ir até lá.

Link to comment
Share on other sites

Que belíssimo lugar, Gabriel. O engraçado é que, por mais que eu tente procurar no GE, não consigo achar esse lugar de jeito nenhum ! Tem como me passar as coordenadas ? Eu estarei na cidade de Bocaina de Minas-MG durante o feriado de Corpus Christi e gostaria de fazer uma visita nesse lugar gélido.

22°11'25.4"S 44°43'49.3"W Renan.

 

Minha nossa senhora. Que achado esse lugar ! Mínimas abaixo de -5C devem ser comuns por lá, ocasionalmente chegando a -10C nas ondas de frio mais fortes. Espetacular, pena que fica meio longe de Bocaina de Minas, não sei se conseguirei ir até lá.

Sim Renan! Tive registro de -8 la ano passado, e por grande sorte minha soube que o tio de um amigo da sala tinha esse sitio no local, ai n resisti em por uma estação lá, pena não ter internet no bairro.Sobre sua ida no corpus christi, eu devo estar la também, até te mandei mensagem no face, podemos nos encontrar no centro de alagoa que te levo la na estação. Só combinarmos certinho.

Link to comment
Share on other sites

Que belíssimo lugar, Gabriel. O engraçado é que, por mais que eu tente procurar no GE, não consigo achar esse lugar de jeito nenhum ! Tem como me passar as coordenadas ? Eu estarei na cidade de Bocaina de Minas-MG durante o feriado de Corpus Christi e gostaria de fazer uma visita nesse lugar gélido.

22°11'25.4"S 44°43'49.3"W Renan.

Dei uma comparada entre o Google Earth e a carta do IBGE.

 

Pelo que vi, é no município de Alagoa quase na divisa com Baependi.

A divisa Alagoa/Baependi vem pelo ribeirão Santo Agostinho ou do Charco e depois segue sentido oeste pelo seu afluente córrego dos Coelhos.

Estou certo?

 

A carta do IBGE edtá aqui: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Z-A-I-2.jpg

Cliquem em cima do mapa para ampliar.

Está bem à esquerda no mapa, entre as linhas horizontais 7548 e 7546.

Link to comment
Share on other sites

Que belíssimo lugar, Gabriel. O engraçado é que, por mais que eu tente procurar no GE, não consigo achar esse lugar de jeito nenhum ! Tem como me passar as coordenadas ? Eu estarei na cidade de Bocaina de Minas-MG durante o feriado de Corpus Christi e gostaria de fazer uma visita nesse lugar gélido.

22°11'25.4"S 44°43'49.3"W Renan.

Dei uma comparada entre o Google Earth e a carta do IBGE.

 

Pelo que vi, é no município de Alagoa quase na divisa com Baependi.

A divisa Alagoa/Baependi vem pelo ribeirão Santo Agostinho ou do Charco e depois segue sentido oeste pelo seu afluente córrego dos Coelhos.

Estou certo?

 

A carta do IBGE edtá aqui: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/mapas/GEBIS%20-%20RJ/SF-23-Z-A-I-2.jpg

Cliquem em cima do mapa para ampliar.

Está bem à esquerda no mapa, entre as linhas horizontais 7548 e 7546.

Certissimo, Aldo.

Link to comment
Share on other sites

Após uma manhã fria, a tarde desta terça feira foi um pouco quente aqui em Sampa (para os padrões de maio).

Tivemos céu praticamente limpo durante o dia.

 

A máxima chegou aos 26,4 graus na Mooca, após uma mínima de 14,9 graus, 1 grau a mais do que a mínima de ontem. Agora estamos com 14,9 graus.

Link to comment
Share on other sites

A SERRA ESTÁ ENTRE ACIMA DOS +2°C.

 

É... está um horror mesmo. Florianópolis deve estar por aí também, ou pior.

 

O que quero dizer, é que "subindo", estas anomalias devem cair. Quero saber o quanto elas decrescem. outra: acredito que a altitude "relativiza" a anomalia na temperatura mínima no atual padrão atmosférico de "secura".

 

Alguém tem as anomalias até agora do mês de Maio para Joinville, Blumenau e Curitiba, tanto para mínimas quanto para máximas?

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 8,6ºC lá em Patrocínio hoje, sendo a menor do ano e a primeira sub10ºC.

Uma estação na zona rural da cidade registrou 5,7°C.

Agora já faz quase 27ºC.

Aproveitando o gancho, algumas mínimas em MG hoje (INMET):

 

Maria da Fé: 6,7°C

Monte Verde: 8,4°C

Patrocínio: 8,6°C

Florestal: 9,4°C

Passos: 10,0°C

São Lourenço (Conv): 10,0°C

Bambuí (Conv): 10,2°C

São Sebastião do Paraíso: 10,3°C

Uberaba (Conv): 10,6°C

Link to comment
Share on other sites

A SERRA ESTÁ ENTRE ACIMA DOS +2°C.

 

É... está um horror mesmo. Florianópolis deve estar por aí também, ou pior.

 

O que quero dizer, é que "subindo", estas anomalias devem cair. Quero saber o quanto elas decrescem. outra: acredito que a altitude "relativiza" a anomalia na temperatura mínima no atual padrão atmosférico de "secura".

 

Alguém tem as anomalias até agora do mês de Maio para Joinville, Blumenau e Curitiba, tanto para mínimas quanto para máximas?

 

Indaial(aut.): 17,7 / 26,0 +2,7 (+3,2 em relação à normal da convencional) nas mínimas e +2,4 nas máximas (dados da automática) em relação à 2007-2017

 

Joinville(Diego): 17,8 / 25,3 +1,6 / +1,4 em relação à 2010-2017 (provavelmente com uma normal completa daria um pouco mais.

 

Curitiba(conv.): 13,8 / 22,6 +2,3 / +1,6 em relação à 1991-2016

 

Completamente xoxo em todas as cidades mas nada muito anormal :hi:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.