Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
Marcos

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2017

Recommended Posts

Caio César,

a estação de Vacas Gordas continua com a bateria velha,né.

Eu já enviei e já chegou em mãos, vou perguntar sobre a instalação.

SC E RS sofrendo com acumulado alto de chuva, alguns rios ja transbordaram. Como deve ficar o acumulado até quarta ? imagens ?

SC E RS sofrendo com acumulado alto de chuva, alguns rios ja transbordaram. Como deve ficar o acumulado até quarta ? imagens ?
Em SC a chuva deve diminuir nesta segunda e terça, porém na quarta retorna com força, podendo ter acumulados de até 100 mm em algumas áreas de acordo com GFS. A chuva faz uma pausa entre quinta e domingo e retorna na segunda (5) podendo ser significativa. Nos próximos 10 dias áreas do estado de SC podem acumular até 300 mm pelas previsões do GFS, isto é preocupante!

gfs_apcpn_samer_40.thumb.png.2cd6131d26d98046f72ed6458fa2eefe.png

CMC mostra o pior da chuva nos próximos 10 dias se concentrando um pouco mais ao sul que o GFS.

Os maiores acumulados nos próximos 10 dias seriam registrados no norte do RS.

Destaque também para acumulados significativos no litoral do NE.

gem_apcpn_samer_40.thumb.png.005095431f51fc4dc72f4229fb14dff9.png

CMC mostra o pior da chuva nos próximos 10 dias se concentrando um pouco mais ao sul que o GFS.

Os maiores acumulados nos próximos 10 dias seriam registrados no norte do RS.

Destaque também para acumulados significativos no litoral do NE.

Esse cenário seria terrível para o RS.

Floripa segue sem registrar máximas sub20 no INMET em 2017.

Máxima hoje foi de 20,4ºC, sendo a menor do ano.

Nas estações na ilha a máxima ficou na casa dos 19ºC.

Estivemos no Passo da Taipa S Luzia, hoje instalando a estação Oregon Scientific, abrigo radiation shield em alumínio.Ficará off line.Tempo fechado com garoas esparsas.

5a4e8a072b8b3_2805SLuziainstalacao.jpg.0507b37a99d0af254ddd7d7a2ace93b5.jpg

Felipe F,

se puder passe o endereço do Tropicaltbits, quero acompanhar as previsões do CMC.

Envie um e-mail para o Fale Conosco do Inmet e reclame da estação de Patrocínio está fora do ar de novo.

Peça para eles colocaram no mapa de automáticas a localização correta da nova estação de Patos de Minas, no mapa aparece perto da cidade de Corinto.

William,

o CMC indica mínimas baixas para o Sul de Minas e Mantiqueira do dia 2 até 7 de junho.

Será que vai acertar uma sequencia longa de mínimas?

Ta bem desagradável entrar no mês de Junho sem nenhuma previsão consistente de frio. Estou torcendo pra que 2015 não se repita... :cray:

Dia garoento e com neblina nos morros, cara de frente quente, a temperatura variou de 17,8 a 20,2C

Mês de maio típico aqui em Belo Horizonte, sem extremos. Predomínio de temperaturas amenas, um pouco de frio à noite e de manhã cedo e temperaturas agradáveis ao longo do dia. Nos últimos dias temos tido sol, máximas em torno de 25 graus e mínimas entre 17 e 14 graus.

As chuvas acumularam entre 20 e 30mm, estando dentro da média para o mês. A única coisa que podemos chamar de destaque é a sequência de 8 dias seguidos em que o céu ficou com muitas nuvens ou nublado. Não é comum no período seco.

Temperatura em declínio, 20,0C às 19h com céu estrelado. Institutos variam suas previsões entre 14 e 11C amanhã cedo.

12Z GFS insistiu com o frio forte por volta dos dias 10-11/06. Bom sinal!

Tá difícil de acreditar nos modelos, faltando 3/4 dias eles tiram tudo o frio. Eu já joguei a toalha, não olho mais nada pra não me iludir.

Felipe F,

se puder passe o endereço do Tropicaltbits, quero acompanhar as previsões do CMC.

Envie um e-mail para o Fale Conosco do Inmet e reclame da estação de Patrocínio está fora do ar de novo.

Peça para eles colocaram no mapa de automáticas a localização correta da nova estação de Patos de Minas, no mapa aparece perto da cidade de Corinto.

CMC: http://www.tropicaltidbits.com/analysis/models/?model=gem&region=us&pkg=mslp_pcpn_frzn&runtime=2017052812&fh=12&xpos=0&ypos=0

E-mail enviado. :good2:

Eu acho que teremos uma situação muito preocupante para enchentes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Os rios já estão fora dos leitos e o quadro é de muita chuva pra cair ainda!

Coutinho, qual a tua previsão? Enchentes?

Tomás WRuas,

vai chover muito na bacia do rio Pelotas, indo desaguar no rio Uruguai que vai um subir bem.

Ta bem desagradável entrar no mês de Junho sem nenhuma previsão consistente de frio. Estou torcendo pra que 2015 não se repita... :cray:

Dia garoento e com neblina nos morros, cara de frente quente, a temperatura variou de 17,8 a 20,2C

Apesar de Maio provavelmente fechar com temperaturas abaixo da média histórica por aqui...mas quando vejo este Junho-17, não estou muito confiante para o início do mês não ! Essas previsões de chuvarada no Sul, indicam pouco frio subindo.

Tomás WRuas,

vai chover muito na bacia do rio Pelotas, indo desaguar no rio Uruguai que vai um subir bem.

Estou preocupado com o Guaíba. Se essa chuva descer um pouquinho teremos problemas graves por aqui também!

Estação do PNI/Furnas marcando 1,2ºC e caminhando para mais uma negativa na madrugada, se os ventos não mudarem e parar a queda.

Hoje de madrugada negativa de -1,8ºC.

Estação do Campo Belo já com geada formando e negativando.

Hoje não choveu, mas o céu ficou cheio de nuvens, embaçado. Subiu bem a temperatura, chegando a 26ºC. As lavouras agradeceram essa pausa na umidade excessiva.

5a4e8a072dda1_P1000573-Cpia.JPG.9392e2a8b96f029ebd38b725cd310d2f.JPG

5a4e8a07302ab_P1000582-Cpia.JPG.1579530577a50aff5c7f5b2219346a15.JPG

DADOS REGISTRADOS - 28/05/2017 20h:16 - Atualização dos níveis de rios em SC:

18700103_1017758538365767_2955952935832767280_n.jpg.a0ba7e66649180e4d3c5593e96e1af85.jpg

os efeitos da frente quente foram, e estão sendo bem perceptíveis no vale do Itajaí.

É realmente preocupante a situação do Vale quanto à uma possível cheia, ainda mais que os modelos estão indicando muita chuva para os próximos dias, principalmente nas rodadas 12Z, acho que serão obrigados a despachar o máximo possível de água até a quarta-feira, quando a chuva volumosa retorna devido à frente fria :russian:

Domingo nublado na maior parte do tempo aqui em Sampa. O tempo só foi abrir um pouco à partir do meio da tarde.

Agora de noite estamos tendo céu limpo.

Por causa da maior nebulosidade, a máxima na Mooca ficou em 22 graus, contra 25,x de ontem. A mínima ficou em 18,4 graus, novamente um valor alto.

Agora estamos com 18,5 graus, encostando na mínima do dia.

Eu acho que teremos uma situação muito preocupante para enchentes em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul nos próximos dias. Os rios já estão fora dos leitos e o quadro é de muita chuva pra cair ainda!

Coutinho, qual a tua previsão? Enchentes?

Eu acho a situação de Rio do Sul crítica!

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.