Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2017


Recommended Posts

 

Abril deve ter fechado dentro da média em Indaial e um pouco abaixo. O Felipe deve saber melhor.

 

Dia nublado com chuva no final do dia, a máxima atingiu 23 graus. Esta semana predominará mais o tempo nublado. Sem grandes atrativos nas temperaturas.

 

Fechou levemente abaixo. Mínimas normais e máximas praticamente 1C abaixo.

 

De fato a circulação marítima voltou com tudo, acumulei 8mm hoje e no momento muita umidade com 'quentes' 18,7C.

 

Variação de 13,2C a 22,4C, máxima mais baixa do ano.

 

Como de praxe fins de março/começo de abril vem uma MP que derruba as temperaturas e depois pouco a pouco abril vai ficando quente até que na última semana do mês vem frio de verdade. São poucos os anos que não são assim.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Caco, gostei das tuas ponderações. Pode me encaminhar essa informação de que o Atlântico está mais aquecido desde 1996 ?

 

Por aqui seguimos com temperatura bastante amena, céu continua encoberto, 19,2ºC. Dia delicioso, digno de outono / inverno.

 

Ronaldo, antes dessa MP tem a de 10/05. Muito otimista para o mês de Maio !

Link to comment
Share on other sites

Caco, gostei das tuas ponderações. Pode me encaminhar essa informação de que o Atlântico está mais aquecido desde 1996 ?

 

 

É um gráfico postado pelo Flávio Feltrini; está no tópico ENSO/PDO; as correlações de ausência de MP´s fortíssimas para o Sudeste e escassez de nevasca "como de outrora no Sul" (frequência e intensidade) são absurdamente INCRÍVEIS.

Link to comment
Share on other sites

"E VAMO QUE VAMO..."

 

 

Bom teste para a estação no Cruzeiro longe do lago.

 

Tenho uma dúvida sobre a minha estação também, ela fica em torno de 10 metros da casa, e a casa gera um pouco de calor em função da lareira e fogão a lenha etc...

Talvez eu afastando um pouco mais ganharia alguns décimos, vai saber.

Link to comment
Share on other sites

A boa notícia da rodada 12Z do GFS é que ela mostra uma longa sequência de frio vampiro típico para o leste do Sudeste; ajudando assim a manter as médias de Maio num nível normal. Mas para a Mantiqueira deverão ser dias ainda melhores. Ou seja: MP velha à vista.

Link to comment
Share on other sites

"E VAMO QUE VAMO..."

 

 

Bom teste para a estação no Cruzeiro longe do lago.

 

Tenho uma dúvida sobre a minha estação também, ela fica em torno de 10 metros da casa, e a casa gera um pouco de calor em função da lareira e fogão a lenha etc...

Talvez eu afastando um pouco mais ganharia alguns décimos, vai saber.

 

 

Eu colocaria mais distante da casa, quanto mais, melhor...

Link to comment
Share on other sites

"E VAMO QUE VAMO..."

 

 

Bom teste para a estação no Cruzeiro longe do lago.

 

Tenho uma dúvida sobre a minha estação também, ela fica em torno de 10 metros da casa, e a casa gera um pouco de calor em função da lareira e fogão a lenha etc...

Talvez eu afastando um pouco mais ganharia alguns décimos, vai saber.

A Davis dá pra colocar 300m longe da casa Mario, 3x mais longe que a Oregon. hehe

Link to comment
Share on other sites

Mínima de 15,0°. Agora, o que ninguém merece é passar dos 20° às 10 h da manhã em pleno maio. Agora 27,8° com 52%. Além de quente um pouco abadado. Um dos pontos mais quentes do RS, só não batendo Campo Bom enfiado num vale e um que outro ponto do oeste sob vento N-NE desde ontem. E pelo visto será esta merda a semana toda.

 

Qualquer nebulosidade ou chuva que possa atrapalhar o sol será bem-vinda.

Link to comment
Share on other sites

A boa notícia da rodada 12Z do GFS é que ela mostra uma longa sequência de frio vampiro típico para o leste do Sudeste; ajudando assim a manter as médias de Maio num nível normal. Mas para a Mantiqueira deverão ser dias ainda melhores. Ou seja: MP velha à vista.

 

Exato. Os pontos mais altos da Mantiqueira soltam rojões com este padrão. Para cá, ficaremos no marasmo até a próxima FF.

Link to comment
Share on other sites

Caco, gostei das tuas ponderações. Pode me encaminhar essa informação de que o Atlântico está mais aquecido desde 1996 ?

Tá aqui => viewtopic.php?p=556303#p556303

É bom ler aqui também => viewtopic.php?p=556367#p556367

 

Já tinha lido e tinha me esquecido de salvar essa preciosidade. Valeu, Aldo ! :good:

Link to comment
Share on other sites

 

 

Bom teste para a estação no Cruzeiro longe do lago.

 

Tenho uma dúvida sobre a minha estação também, ela fica em torno de 10 metros da casa, e a casa gera um pouco de calor em função da lareira e fogão a lenha etc...

Talvez eu afastando um pouco mais ganharia alguns décimos, vai saber.

A Davis dá pra colocar 300m longe da casa Mario, 3x mais longe que a Oregon. hehe

 

Então vou ter que testar outros lugares que estão na minha imaginação a muito tempo hehe

Link to comment
Share on other sites

Fechou levemente abaixo. Mínimas normais e máximas praticamente 1C abaixo.

 

1°C abaixo em relação a 61/90 ou 81/10?

 

--

 

Dia nubladão com chuva, nada incomum para época. No começo da tarde uma pancada forte pancada de chuva não permitiu que as máximas subissem muito.

 

-Máxima de 22,4°C no Centro, foi a segunda menor do ano;

-Máxima de 22,4°C no Rio Branco, também foi a segunda menor do ano;

-Máxima de 21,1°C no Santa Luzia iguala a menor máxima do ano;

 

Acumulados pontuais acima de 10 mm.

 

No Oeste a temperatura chegou a 27,79°C em Águas Frias.

Link to comment
Share on other sites

Realmente, parece que teremos dias de monotonia pela frente em Sampa.

 

Em maio pode até fazer calor na capital paulista mas, felizmente, temperaturas de 30°C são raras.

 

Desde 2000, o Mirante tem 4 registros de 30°C ou mais em maio:

30,7°C (02/05/2001)

31,7°C (03/05/2001, que é o recorde absoluto para o mês desde a abertura da estação)

30,1°C (01/05/2003)

31,3°C (07/05/2010)

 

Na normal 1961-1990 não houve nenhum registro.

 

----------------

 

Hoje,

Mirante: 16,1°C / 23,2°C

IAG: 14,2°C / 23,9°C

Link to comment
Share on other sites

Um dia absolutamente desinteressante hj aki no leste paranaense.

Sol em alguns momentos e muitas nuvens em outros..

As instabilidades que avançaram pelo noroeste do estado durante o dia de ontem, não trouxeram chuvas e já se afastaram há muitas horas.

Continuamos na mesma situação dos últimos dias, com ventos oceânicos um pouco frios e bem desagradáveis.

 

Aglomerado de nuvens orográficas, tipicas de finais de tarde, qdo a umidade oceânica avança pelo litoral, atinge a serra e se infiltra no nosso planalto:18208950_621849534679353_7473834794790315287_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=e919125bde33435f0578219d55f2f6fb&oe=59BB441C

Link to comment
Share on other sites

Um dia absolutamente desinteressante hj aki no leste paranaense.

Sol em alguns momentos e muitas nuvens em outros..

As instabilidades que avançaram pelo noroeste do estado durante o dia de ontem, não trouxeram chuvas e já se afastaram há muitas horas.

Continuamos na mesma situação dos últimos dias, com ventos oceânicos um pouco frios e bem desagradáveis.

 

 

Baita sol no planalto paranaense.

 

Aqui em Blumenau o dia foi bem escuro e úmido, acumulei 12mm em chuvas que caíram próximas do meio dia.

 

Mínima de 17,6C e máxima de 23,3C, Começou a xoxisse...

Link to comment
Share on other sites

Um dia absolutamente desinteressante hj aki no leste paranaense.

Sol em alguns momentos e muitas nuvens em outros..

 

Baita sol no planalto paranaense.

 

Aqui em Blumenau o dia foi bem escuro e úmido, acumulei 12mm em chuvas que caíram próximas do meio dia.

 

Mínima de 17,6C e máxima de 23,3C, Começou a xoxisse...

Dias escuros são sempre bem vindos... ou o contrário: sem nebulosidade (se frios ou kentes, não importa).

 

Sobre a XUxisse rs, o mês de Maio muitas vzs me dá nos nervos, mas o jeito é torcer (como sempre fazemos) pra q tenhamos boas surpresas neste 2017.

Na kestão pluviométrica, só tenho observado, mas percebi q as chuvas aki estão bem irregulares nos últimos meses.

 

Link to comment
Share on other sites

As instabilidades que chegaram aqui no leste paulista não chegou a trazer chuva.

A manhã foi nublada, com predomínio de nuvens médias e altas no céu devido a essas instabilidades. Mas a partir da tarde, o tempo abriu e assim, o sol apareceu com mais força.

 

A temperatura na Mooca chegou aos 24,7 graus, após uma mínima de 16,2 graus. Agora estamos com 17,6 graus. Céu limpo e com apenas uma névoa úmida.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma mínima típica de Maio por aqui, com 13,2ºC em casa e 13,8ºC no INMET. A previsão para os próximos dias é boa, pois vai permanecer com noites e manhãs frias, e temperaturas à tarde em ligeira elevação, quem sabe até uma máxima acima de 25 graus ? Quem diria, no verão ficamos rezando para uma máxima sub-25, e agora em Maio se torna lugar comum isso. Já tem quase 1 semana que não sei o que é sentir uma temperatura acima de 25, e quase 1 mês que não sinto 30 graus ou mais.

Link to comment
Share on other sites

Um cavado em superfície e o JBN, e, posteriormente, a amplificação de cavados em médios e altos níveis, devem provocar chuvas fortes com potencial para grandes acumulados pontuais, ventos fortes, raios e granizo em alguns pontos no noroeste do RS, praticamente todo o estado de SC e PR (com menor chance no sul de SC), MS, SP e sul de MG entre hoje e domingo. O risco de tempo severo é maior no oeste da região Sul e sudoeste do MS. Em SP, os temporais devem ser bem mais isolados.

 

Entre sábado e domingo deve se formar uma baixa no litoral de SP, de fraca intensidade.

 

PdQtHIs.png

efQWWnm.png

EkLKoVg.png

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante esta imagem do nevoeiro abrindo justamente sobre a Grande SP. Efeito do aquecimento mais acentuado da área urbana.

 

Aqui mínima de 16,4°. Agora já faz 26,1° com elevados 60%. Felizmente há cirrustratus, senão estaria mais quente. Mas vendo a previsão para os próximos 7-8 dias infelizmente teremos que aceitar que para que maio feche na média aqui terá de ter uma segunda quinzena fria. Caso contrário será MAIS UM MÊS acima do normal.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante esta imagem do nevoeiro abrindo justamente sobre a Grande SP. Efeito do aquecimento mais acentuado da área urbana.

 

Aqui mínima de 16,4°. Agora já faz 26,1° com elevados 60%. Felizmente há cirrustratus, senão estaria mais quente. Mas vendo a previsão para os próximos 7-8 dias infelizmente teremos que aceitar que para que maio feche na média aqui terá de ter uma segunda quinzena fria. Caso contrário será MAIS UM MÊS acima do normal.

 

POA teve algum mês abaixo da média este ano ? E nos últimos 12 meses, quantos abaixo da média ?

Link to comment
Share on other sites

POA teve algum mês abaixo da média este ano ? E nos últimos 12 meses, quantos abaixo da média ?

Renan, não tenho os dados do INMET, mas neste ano sei que ainda não houve mês abaixo da média. Já nos últimos 12 meses tivemos maio, junho (o + ou 2º + frio já registrado) e julho. Setembro, outubro e novembro ficaram na média, ou muito próximo disso. Mas a segunda metade de 2016 foi exceção nesta década, bem como parte de 2013.

 

Agora 27,0° com 58%.

Link to comment
Share on other sites

Realmente está me chamando a atenção o início de Maio quente nas terras baixas do RS, Marcos. As estações do Frederico estão apresentando valores elevados neste momento, por volta dos 28 graus, e até na serra gaúcha temos valores acima dos 25 graus agora. A tendência não é muito boa nos próximos 7 dias por lá.

 

Já aqui no leste do Sudeste, um excelente início de Maio e ao contrário de lá, os próximos 7 dias permanecerão com temperaturas abaixo da média histórica. Agora temos 21,9C em Juiz de Fora.

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante esta imagem do nevoeiro abrindo justamente sobre a Grande SP. Efeito do aquecimento mais acentuado da área urbana.

 

Aqui mínima de 16,4°. Agora já faz 26,1° com elevados 60%. Felizmente há cirrustratus, senão estaria mais quente. Mas vendo a previsão para os próximos 7-8 dias infelizmente teremos que aceitar que para que maio feche na média aqui terá de ter uma segunda quinzena fria. Caso contrário será MAIS UM MÊS acima do normal.

 

POA teve algum mês abaixo da média este ano ? E nos últimos 12 meses, quantos abaixo da média ?

 

 

Ano passado metade dos meses tiveram anomalia negativa sobre a normal 1961/1990 em Porto Alegre. São eles: Março (-0,2C), maio (-1,5C), junho (-2,8C), julho (-0,3C), setembro (-0,4C) e novembro (-0,1C). Contudo, o ano fechou com média de 19,7C (+0,2C).

 

Em 2017 nenhum abaixo da média, mas também nenhuma loucurada. Desvios pequenos sobre a 1961/1990

Link to comment
Share on other sites

Muito interessante esta imagem do nevoeiro abrindo justamente sobre a Grande SP. Efeito do aquecimento mais acentuado da área urbana.

 

Aqui mínima de 16,4°. Agora já faz 26,1° com elevados 60%. Felizmente há cirrustratus, senão estaria mais quente. Mas vendo a previsão para os próximos 7-8 dias infelizmente teremos que aceitar que para que maio feche na média aqui terá de ter uma segunda quinzena fria. Caso contrário será MAIS UM MÊS acima do normal.

 

POA teve algum mês abaixo da média este ano ? E nos últimos 12 meses, quantos abaixo da média ?

 

 

Ano passado metade dos meses tiveram anomalia negativa sobre a normal 1961/1990 em Porto Alegre. São eles: Março (-0,2C), maio (-1,5C), junho (-2,8C), julho (-0,3C), setembro (-0,4C) e novembro (-0,1C). Contudo, o ano fechou com média de 19,7C (+0,2C).

 

Em 2017 nenhum abaixo da média, mas também nenhuma loucurada. Desvios pequenos sobre a 1961/1990

 

Junho/16 inacreditável em POA. Vai ser difícil vocês viverem isso novamente.

Link to comment
Share on other sites

Será que POA ta tirando o atraso no aquecimento que tem em relação ao resto do Brasil? :laugh:

 

São realmente muitos meses quentes nos anos 2010

 

A normal 1961/1990 de POA é de 19,5C. Acho que era essa também na 1931/1960.

 

Até 2014 eu via Porto Alegre absolutamente normal (pois enxergava 2012 um ano bizarro aleatório). Todos os anos fechavam entre 19,5 e 19,8 na cidade. O bizarro 2012 fechou em 20,5C. Daí 2013 voltou ao normal fechando com 19,5C. O problema é que vieram 2014 (20,7C) e 2015 (20,6C), que junto com 2012 formaram o trio parada dura 2012/2014/2015. Esse trio fez uma bizarrice no gráfico até então bem comportado de Porto Alegre. Porém, 2016 voltou ao patamar da média de 50 anos atrás novamente. Fechou em 19,6C.

 

O trio parada dura abalou minha confiança de que POA estava imune ao aquecimento do resto do país, porém a facilidade com que ela registra médias no entorno da 1961/1990 - ou até mesmo da 1931/1960 - me faz ainda crer que o trio parada dura é apenas um respingo. Pode vir a se confirmar esse aquecimento nos próximos anos como ocorreu com Ctba e SP nas últimas décadas. Daí POA vai entrar na turma. Por ora ainda é cedo. E eu creio que a tendência climática para os próximos anos (ENSO, SOI, Sol, etc) deverá levar POA para um resfriamento.

 

Let us see...

Link to comment
Share on other sites

ABRIL/COLOMBO/950 M/CTBA ANTIGA

 

22,2/13,7/16,8 EXTREMOS; 27,7/4,8

-0,1/+0,9/+0,1

 

ESTA ESTAÇÃO REPRESENTA CTBA SEM O EFEITO DA ILHA DE CALOR.....A ESTAÇÃO ESTÁ QUASE NA MESMA ALTITUDE DA DO INMET/923 M.

 

NENHUM MÊS DE CTBA, ATUAL, AQUECEU MAIS DE 0,9°C......ENTRE +0,1 A +0,9°C E COLOMBO REPRESENTA A CTBA ANTIGA, ESTÁ +- 15/20 KM DA ATUAL EM ÁREA COMPLETAMENTE RURAL. MESMO QUE FOSSE OS 1050 M AINDA ASSIM SERIA IRRISÓRIO.

Link to comment
Share on other sites

ABRIL/COLOMBO/CTBA ANTIGA

 

22,2/13,7/16,8

 

O problema é que Colombo tem 1050 metros de altitude. São mais de 100 metros a mais que Curitiba/INMET. São comparações entre grandezas não comparáveis. É como dizer que os dados da Cantereira são da São Paulo antiga.

 

O raciocínio não me parece estar errado, mas acho um exagero comparar o efeito orográfico de Colombo - mais ou menos 100 m de diferença em relação a Curitiba - com a formação da Serra da Cantareira, na RMSP, que apresenta quotas altimétricas bem mais discrepantes em relação a Sampa.

 

Tanto é verdade que, se de Sampa ou Guarulhos podemos enxergar ao longe a Serra da Cantareira, o mesmo não se pode dizer de Colombo em relação a Curitiba.

 

Não que eu questione a ''perda'' da normal 1961/1990, isso aconteceu e não se discute.

 

O que eu ressalto é que essa ''zoada'' da antiga normal pode estar sendo em parte superdimensionada pelo fenômeno da metropolização.

 

É evidente que em termos morfológicos, Colombo faz parte da mesma realidade de Curitiba, que é como lá eles chamam Primeiro Planalto Paranaense.

Link to comment
Share on other sites

Quarta feira de sol aqui em Sampa, após uma manhã nublada por nuvens baixas.

As nuvens começaram a se dissipar à partir das 9 da manhã e assim, o sol apareceu forte.

 

A temperatura ficou agradável durante a tarde, chegando a 26,4 graus na Mooca. A mínima ficou em 15,6 graus e agora estamos com 19,7 graus e ventos soprando do mar, que mais tarde poderá trazer MM.

Link to comment
Share on other sites

NÃO LERAM! 923/CTBA E 950 COLOMBO!

 

É que vc editou depois que eu escrevi. Ronaldo, 950 metros em colombo deve ser uma baixada Cuiúda com C maiusculo. Vc olhou a topografia da cidade? Está entre 950 no local mais baixo possível e 1100 metros. Ainda acho que não são variáveis comparáveis.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.