Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2017


Recommended Posts

As últimas rodadas estão de chorar. Maio foi para o espaço no Sul do Brasil.

 

Negócio é aceitar que dói menos, eu já aceitei faz tempo :laugh:

 

Pelo menos hoje com ar seco poderei ter uma mínima mais normal, tenho 17,7C com 90%, mínima do dia. A máxima foi de 25,9 com céu limpo e ventos de oeste

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

As últimas rodadas estão de chorar. Maio foi para o espaço no Sul do Brasil.

 

Negócio é aceitar que dói menos, eu já aceitei faz tempo :laugh:

 

Pelo menos hoje com ar seco poderei ter uma mínima mais normal, tenho 17,7C com 90%, mínima do dia. A máxima foi de 25,9 com céu limpo e ventos de oeste

 

Só entrando pra seita mesmo, Felipe.

 

Em Porto Alegre hoje foi um dia de variação de nebulosidade e algumas aberturas de sol, se bem me lembro rs. A máxima na automática do INMET foi de 20,7°C e a mínima ficou em 15,9°C.

 

O acumulado dos últimos dois dias ficou em 59,6 mm por aqui. Bastante chuva que reduziu a média das máximas que estava muito acima da média (e ainda está!).

Link to comment
Share on other sites

Mal vi chuva ou chuvisco em São Paulo... A novidade hoje foi um refresco na máxima; e só. E olhando os modelos até o final de maio, tá difícil para um "bom frio".

 

Mas continua agradável...

 

Alguém tem os desvio de Maio por enquanto para Sampa? Devem estar para cima (pouco nas máximas, mais para as mínimas, creio eu). Acho que a "frequência" de FF´s a nos atingir até que não está deixando a desejar este ano; o problema está sendo a potência, durabilidade do ar frio em altura. É o que vejo...

Link to comment
Share on other sites

Olhando o CFS nas últimas rodadas para JJA não passa outra coisa na minha mente que não seja algo parecido com 2015. Tá pior do que poderíamos imaginar...

 

Caio, confesso que me dá arrepios quando você visualiza este cenário pare este inverno. É não é a primeira vez! Você está "cantando a bola" para um inverno fraco já faz um certo tempo... Eu não "manjo" nada em ler modelos para daqui 2/3 meses..., mas espero ainda ser surpreendido neste inverno.

 

Não precisa ser um fiasco como 2015 (o que não me passa pela cabeça), mas se ocorrer um inverno PODRE, não hesitarei em te dar meus parabéns.

Link to comment
Share on other sites

[...]

Alguém tem os desvio de Maio por enquanto para Sampa? Devem estar para cima (pouco nas máximas, mais para as mínimas, creio eu). Acho que a "frequência" de FF´s a nos atingir até que não está deixando a desejar este ano; o problema está sendo a potência, durabilidade do ar frio em altura. É o que vejo...

Até hoje, 14, o Mirante está assim (Referência: normal 1981-2010):

 

Máximas: 24,0°C (+0,6)

Mínimas: 15,4°C (+0,8)

Chuva: 37,2 mm (Normal: 81,8 mm)

 

A máxima de hoje peguei da automática.

 

Decididamente, não estamos na situação do leste do sudeste, Zona da Mata mineira nem do sul de MG. :negative:

Estamos mais ou menos no meio termo entre o sul e as regiões que citei na linha acima.

Mas... "tá ruim mas tá 'bão'" :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Ontem tive a menor amplitude do ano até agora: 1,4°. Fui de 15,5° a 16,9°.

 

Pior que fiz um alerta no Facebook anunciando um toró por aqui. Acertei toda a dinâmica (erro de algumas horas), mas tanto a chuva quanto o vento foram bem menos intensos do que eu esperava. Eu e a maioria das previsões. Acumulei 29,0 mm no total (sáb. 14,2; dom. 14,8). Ou seja: fiz barulho e não aconteceu nada de mais, hehe.

 

Agora tenho 16,5° com 86%. Variação de 15,9° a 20,6°. Será mais uma semana mais ou menos. E maio segue firme para fechar acima ou bem acima da média.

Link to comment
Share on other sites

Não precisa ser um fiasco como 2015 (o que não me passa pela cabeça), mas se ocorrer um inverno PODRE, não hesitarei em te dar meus parabéns.

 

Neste caso como eu gostaria de receber um: você errou feio!

 

Não vejo um único fator que favoreça este inverno. Mas se serve como alívio, não enxergo algo pior que 2015. Ainda...

Link to comment
Share on other sites

Anomalia nas mínimas em Indaial subiu hoje pra +3,4 depois da mínima de 19,4 :hang1:

 

Muito ruim esse final de semana. Calor no Sábado, chuva que não refrescou e calor hoje de tarde.

 

Amanhã começa cair as médias o que é normal, já que a segunda quinzena é mais fria. A segunda quinzena vai ser um pouco mais fresca.

Link to comment
Share on other sites

Não precisa ser um fiasco como 2015 (o que não me passa pela cabeça), mas se ocorrer um inverno PODRE, não hesitarei em te dar meus parabéns.

 

Neste caso como eu gostaria de receber um: você errou feio!

 

[highlight=yellow]Não vejo um único fator que favoreça este inverno[/highlight]. Mas se serve como alívio, não enxergo algo pior que 2015. Ainda...

 

Quias fatores até agora indicam seu pessimismo quanto ao inverno Caio?

Link to comment
Share on other sites

[...]

Alguém tem os desvio de Maio por enquanto para Sampa? Devem estar para cima (pouco nas máximas, mais para as mínimas, creio eu). Acho que a "frequência" de FF´s a nos atingir até que não está deixando a desejar este ano; o problema está sendo a potência, durabilidade do ar frio em altura. É o que vejo...

Até hoje, 14, o Mirante está assim (Referência: normal 1981-2010):

 

Máximas: 24,0°C (+0,6)

Mínimas: 15,4°C (+0,8)

Chuva: 37,2 mm (Normal: 81,8 mm)

 

A máxima de hoje peguei da automática.

 

[highlight=yellow]Decididamente, não estamos na situação do leste do sudeste, Zona da Mata mineira nem do sul de MG. :negative:

Estamos mais ou menos no meio termo entre o sul e as regiões que citei na linha acima.

Mas... "tá ruim mas tá 'bão'" :laugh[/highlight]:

 

As partes citadas indicam 100% de concordância com seu pensamento Aldo.

 

Os desvios da média indicam isso.

Link to comment
Share on other sites

Não precisa ser um fiasco como 2015 (o que não me passa pela cabeça), mas se ocorrer um inverno PODRE, não hesitarei em te dar meus parabéns.

 

Neste caso como eu gostaria de receber um: você errou feio!

 

[highlight=yellow]Não vejo um único fator que favoreça este inverno[/highlight]. Mas se serve como alívio, não enxergo algo pior que 2015. Ainda...

 

Quias fatores até agora indicam seu pessimismo quanto ao inverno Caio?

 

Agora vi o post da tendência do japonês! :heat:

Link to comment
Share on other sites

Como já foi comentado, a frente fria trouxe muito mais nuvens do que chuva.

O tempo por aqui ficou nublado até o final da manhã, quando o sol começou a aparecer.

A temperatura deu uma boa subida com o afastamento das instabilidades frontais, chegando a 25,2 graus na Mooca. Agora temos 20,4 graus. Devido a pré frontal, tivemos uma madrugada tropical, chegando a ficar acima dos 21 graus.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Após uma manhã de céu parcialmente nublado, a tarde foi bem cinza e escura em Buenos Aires, mas sem chuva. Com o tempo nublado, a máxima ficou bem abaixo do previsto e não passou de 17ºC. A mínima foi de 12ºC.

 

Agora temos céu nublado, 15,2ºC, URA de 87%, vento calmo e pressão em 1.014,2 hpa.

 

Para amanhã o SMN coloca céu nublado a parcialmente nublado, com mínima de 13ºC e máxima de 20ºC. O sol nasce às 7h40 e se põe às 17h59.

Link to comment
Share on other sites

Na real as cartas na mesa já revelavam que esse inverno não teria o mesmo desempenho do ano passado.

 

O que está se desenhando é um inverno menos pior que 2012/2014/2015 mas muitooo inferior a 2013 e 2016.

 

Ta com cheiro de que será aquele inverno que teremos apenas 1 história pra contar, do tipo uma nevadinha ou negativas bem expressivas em tal evento e só.

 

Esse ano será um prato cheio para teólogos climáticos sem nada pra fazer fazendo comparações do tipo de POAxBrasília como já vimos N vezes em anos de inverno fraco, preparem-se.

Link to comment
Share on other sites

Na real as cartas na mesa já revelavam que esse inverno não teria o mesmo desempenho do ano passado.

 

O que está se desenhando é um inverno menos pior que 2012/2014/2015 mas muitooo inferior a 2013 e 2016.

 

Ta com cheiro de que será aquele inverno que teremos apenas 1 história pra contar, do tipo uma nevadinha ou negativas bem expressivas em tal evento e só.

Tenho a mesma posição que você.

 

Ademais, a previsão da MetSul para POA nesta semana é de dar sono: a mesmice de sempre, variando, grosso modo, de 13° a 23° com sol e nuvens e alguma instabilidade no final da previsão.

 

Agora 14,9°. É a mínima do dia.

Link to comment
Share on other sites

Quias fatores até agora indicam seu pessimismo quanto ao inverno Caio?

 

Em suma: praticamente todas as rodadas climáticas, as rodadas de longo prazo, o padrão dos oceanos e o padrão da SOI.

 

 

Mais se formos comparar os oceanos esse ano ta bem melhor que ano passado não ?

 

Por aqui o tempo limpou depois da cuva de ontem amanhecemos com muito sol e neblina as minimas ficaram entre 7°C e 8°C

Link to comment
Share on other sites

Sinceramente ? Achei bem estranho esse mapa do modelo japonês. Como assim, a América do Sul 99% acima da média ? Não faz sentido algum !

 

Pois eu digo que o inverno de 2017 não vai repetir a performance de 2016, mas ficará muito distante da ruindade de 2015, 2012 ou 2005.

Link to comment
Share on other sites

[...]

Alguém tem os desvio de Maio por enquanto para Sampa? Devem estar para cima (pouco nas máximas, mais para as mínimas, creio eu). Acho que a "frequência" de FF´s a nos atingir até que não está deixando a desejar este ano; o problema está sendo a potência, durabilidade do ar frio em altura. É o que vejo...

Até hoje, 14, o Mirante está assim (Referência: normal 1981-2010):

 

Máximas: 24,0°C (+0,6)

Mínimas: 15,4°C (+0,8)

Chuva: 37,2 mm (Normal: 81,8 mm)

 

A máxima de hoje peguei da automática.

 

[highlight=yellow]Decididamente, não estamos na situação do leste do sudeste, Zona da Mata mineira nem do sul de MG. :negative:

Estamos mais ou menos no meio termo entre o sul e as regiões que citei na linha acima.

Mas... "tá ruim mas tá 'bão'" :laugh[/highlight]:

 

As partes citadas indicam 100% de concordância com seu pensamento Aldo.

 

Os desvios da média indicam isso.

 

E a dinâmica desta semana promete mais e mais frio à zona da mata, sul de MG, RJ e ES...vamos ter um grande anticiclone dominando a paisagem do Atlântico, com núcleo de 1036hpa, prometendo trazer mais ar frio e úmido para nossa região. A circulação dos ventos promete trazer também bastante umidade, causando máximas baixas. E assim Maio vai caminhando melhor que o prometido por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Última rodada do Japonês é implacável com o nosso inverno (JJA):

 

http://i.imgur.com/hPn0P1j.png

 

 

Turbinado pelos oceanos mais do que desfavoráveis:

 

http://i.imgur.com/q3su6Gl.png

 

 

O que esperar disso tudo?

 

Resposta: o que vier é muito lucro!

 

Caio, eu não trabalharia com esses mapas de forma literal pois o modelos japonês SEMPRE dá temperaturas acima da média para grande parte do globo. É muito difícil ocorrer o contrário.

Link to comment
Share on other sites

Olhando o CFS nas últimas rodadas para JJA não passa outra coisa na minha mente que não seja algo parecido com 2015. Tá pior do que poderíamos imaginar...

 

Eu eu março escrevi no grupo do whatsapp que, pessoalmente, acharia que esse inverno seria xoxo. Não seria um 2015 (tão ruim), mas longe de repetir algo parecido com 2016. Não tenho base científica alguma, obviamente, e nem poderia afirmar nada (pois nem com base científica se pode afirmar algo), mas observando há anos e fazendo anotações, constatei que no pós 2000, dificilmente aconteceram sequências grandes de invernos gelados. Claro que nos anos 80, 90 também acontecia de intercalar inverno bom com ruim, mas a sequência de invernos bons era maior. Exemplos: 1988, 1989, 1990.

Mesmo com a previsão de um inverno ruim, de um modo geral, eu acredito ainda em 1 bomba polar ao menos este ano. Vamos aguardar para ver o que 2017 nos reserva até setembro. Ainda muita água vai rolar.

Abraços, Caio.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

 

Caio, eu não trabalharia com esses mapas de forma literal pois o modelos japonês SEMPRE dá temperaturas acima da média para grande parte do globo. É muito difícil ocorrer o contrário.

 

Concordo que não dá pra trabalhar de forma literal, como nenhum outro modelo ou rodada. Porém venho observado um ótimo skill para tendências por este modelo.

 

De outra maneira, esses mapas resumem de maneira mais acentuada um pouco da média da maioria dos modelos de clima de longo prazo.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui o frio surpreendeu pela manhã, tive mínima de 11,4C, a menor do mês até agora. Devido ao ar seco a temperatura disparou pela manhã e começamos a tarde com calorzinho de 25C, mas agradáveis pela secura.

 

No INMET mínima de 12,4C que derrubou a média mínima pra 17,5 (+3,0) e como o Moretão disse deve cair mais um pouco nessa segunda quinzena (até porque se subir mais... :diablo: )

Link to comment
Share on other sites

Na real as cartas na mesa já revelavam que esse inverno não teria o mesmo desempenho do ano passado.

O que está se desenhando é um inverno menos pior que 2012/2014/2015 mas muitooo inferior a 2013 e 2016.

Ta com cheiro de que será aquele inverno que teremos apenas 1 história pra contar, do tipo uma nevadinha ou negativas bem expressivas em tal evento e só.

Tenho a mesma posição que você.

Ademais, a previsão da MetSul para POA nesta semana é de dar sono: a mesmice de sempre, variando, grosso modo, de 13° a 23° com sol e nuvens e alguma instabilidade no final da previsão.

Agora 14,9°. É a mínima do dia.

Transmissão de pensamento... :laugh:

Eu estava pensando exatamente a mesma coisa.

 

Evidente que ainda é cedo e estou falando sem base científica, claro.

Mas eu estava lembrando de alguns invernos que aconteciam inclusive antes de 2000 aqui no estado de SP.

Uma única bomba polar que garantia uma mínima anual razoável e, no resto, aquele friozinho meia-boca, sem emoções.

Link to comment
Share on other sites

Na real as cartas na mesa já revelavam que esse inverno não teria o mesmo desempenho do ano passado.

O que está se desenhando é um inverno menos pior que 2012/2014/2015 mas muitooo inferior a 2013 e 2016.

Ta com cheiro de que será aquele inverno que teremos apenas 1 história pra contar, do tipo uma nevadinha ou negativas bem expressivas em tal evento e só.

Tenho a mesma posição que você.

Ademais, a previsão da MetSul para POA nesta semana é de dar sono: a mesmice de sempre, variando, grosso modo, de 13° a 23° com sol e nuvens e alguma instabilidade no final da previsão.

Agora 14,9°. É a mínima do dia.

Transmissão de pensamento... :laugh:

Eu estava pensando exatamente a mesma coisa.

 

Evidente que ainda é cedo e estou falando sem base científica, claro.

Mas eu estava lembrando de alguns invernos que aconteciam inclusive antes de 2000 aqui no estado de SP.

Uma única bomba polar que garantia uma mínima anual razoável e, no resto, aquele friozinho meia-boca, sem emoções.

 

Se for avaliar friamente, a única bomba de 2016, para a RMSP foi a que tivemos de 8 a 13 de junho. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

E o Pericó eihm? Desbancando mais uma vez as gigantes da Serra. Quem diria...

Uma coisa que eu percebi, Coutinho até pode me corrigir, mas parece que o Pericó sofre menos influência de nevoeiro se comparado ao Cruzeiro, por exemplo.

 

Somente até essa semana... Vacas Gordas ganhará pilhas novas e não irá mais ficar fora do ar depois das 4h00. Indo até o amanhecer o bixo vai pegar...

Link to comment
Share on other sites

Na real as cartas na mesa já revelavam que esse inverno não teria o mesmo desempenho do ano passado.

 

O que está se desenhando é um inverno menos pior que 2012/2014/2015 mas muitooo inferior a 2013 e 2016.

 

Ta com cheiro de que será aquele inverno que teremos apenas 1 história pra contar, do tipo uma nevadinha ou negativas bem expressivas em tal evento e só.

 

Esse ano será um prato cheio para teólogos climáticos sem nada pra fazer fazendo comparações do tipo de POAxBrasília como já vimos N vezes em anos de inverno fraco, preparem-se.

 

Exatamente, Beto! Tens a mesma impressão do que será esse inverno como eu tenho. Abraços.

Link to comment
Share on other sites

 

Se for avaliar friamente, a única bomba de 2016, para a RMSP foi a que tivemos de 8 a 13 de junho. :mosking:

 

Foi uma bela bomba polar aquela. Aqui pra roça de JF trouxe a mínima de 5,4ºC na minha estação, sendo esta a minha menor temperatura desde que instalei a minha Davis em 2012. Mas o meu histórico é pequeno, como você pode observar. O inverno de 2016 eu gostei bastante, mas pra minha região eu ainda prefiro:

 

1) O inverno de 2004 (o melhor pós-2000 !);

2) O inverno de 2008 (muitas mínimas sub-10 !);

3) O inverno de 2011 (incursões de frio mais constantes do que em 2016);

4) Agora sim, vem o inverno de 2016 (citando só os pós-2000).

 

Está havendo muito terrorismo em cima de 2017. Vamos deixar a água passar por debaixo da ponte.

Link to comment
Share on other sites

Se for avaliar friamente, a única bomba de 2016, para a RMSP foi a que tivemos de 8 a 13 de junho. :mosking:

Mas aquela valeu.

O Mirante teve mínimas de 5,5 / 6,4 / 6,1 e 3,5 em seguida.

Foram 8 mínimas sub-10 seguidas.

 

É que nem a de 1975.

Uma daquelas já basta. Valeu o ano. :laugh:

Embora eu não torça por uma daquelas porque o prejuízo pra agricultura é muito grande. :negative:

 

O que eu quis dizer é uma única bomba polar tiro-curto.

Que dá uma mínima razoável, mais umas duas sub-10 e pronto, já volta ao normal.

Link to comment
Share on other sites

Está havendo muito terrorismo em cima de 2017. Vamos deixar a água passar por debaixo da ponte.

Estou vendo passar uma água morna debaixo da ponte, kkkkk! Brincadeira.

 

O GFS/Avn dá a formação de uma baixa no Prata na 5ª-feira com chuva começando pelo oeste da Região Sul e pegando S do do MS e O de SP, depois chovendo em todo o Sul. Será atuação do jato, já que na retaguarda não há qualquer mp. O resfriamento será fraco. Pior: não dá NENHUMA mp até pelo menos os dias 24/25.

 

Aqui mínima de 14,1°. Agora faz 20,5° com 73% e muitas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

 

Se for avaliar friamente, a única bomba de 2016, para a RMSP foi a que tivemos de 8 a 13 de junho. :mosking:

 

Foi uma bela bomba polar aquela. Aqui pra roça de JF trouxe a mínima de 5,4ºC na minha estação, sendo esta a minha menor temperatura desde que instalei a minha Davis em 2012. Mas o meu histórico é pequeno, como você pode observar. O inverno de 2016 eu gostei bastante, mas pra minha região eu ainda prefiro:

 

1) O inverno de 2004 (o melhor pós-2000 !);

2) O inverno de 2008 (muitas mínimas sub-10 !);

3) O inverno de 2011 (incursões de frio mais constantes do que em 2016);

4) Agora sim, vem o inverno de 2016 (citando só os pós-2000).

 

Está havendo muito terrorismo em cima de 2017. Vamos deixar a água passar por debaixo da ponte.

 

Beleza, eu deixo a água passar debaixo da ponte, mas vou sair da ponte pra não morrer queimado com o excesso de vapor da água em ponto de fervura! :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Estou achando que a choradeira começou cedo, neste ano.

Basta olharmos posts antigos, até do glorioso 2013. Será que nossa memória é tão curta até para os amantes de determinado tema?

Sim, quando dizemos que o brasileiro tem memória curta.

Continuo com palpite de um frio que poderá vir forte até metade de julho. Depois? Buenas...depois , vai depender do Nino realmente vingar forte, ou da neutralidade deixar tudo à deriva...

Caio, tu tá muito pessimista. O que me preocupa, pois é um dos que mais acerta.

Link to comment
Share on other sites

Marcos e Lucci :laugh: :laugh: :laugh: ......

 

Europeu 12Z chuta o balde (literalmente) pra minha região e coloca um CAMINHÃO-PIPA de chuva pra cá, entre os dias 19 e 23. Se vingasse, poderíamos ter o Maio mais molhado da história, pois o modelo prevê algo em torno dos 150mm de chuva !

Link to comment
Share on other sites

Estou achando que a choradeira começou cedo, neste ano.[...]

 

Gamboa, no ano passado a choradeira começou já em abril. E posso dizer que até bem justificada pelas aberrações nas anomalias, bem como pela ausência de perspectivas até então. O resultado já sabemos: no fim de abril veio uma MP monumental que deu início a um inverno bem razoável, ainda mais em se tratando de pós 2000.

 

Como disseram, vai passar muita água debaixo da ponte. Mas cuidado pra não se queimar. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Em Sampa, no Mirante, o maio mais chuvoso foi em 1987, com 241,2 mm.

Em 24 horas foi em 25/05/2005, com 140,4 mm.

 

No IAG, o maio mais chuvoso também foi em 1987, com 246,3 mm.

 

Se a atmosfera fechar com o proposto pelo Europeu, tem tudo para quebrar o recorde, heim !

Link to comment
Share on other sites

Marcos e Lucci :laugh: :laugh: :laugh: ......

 

Europeu 12Z chuta o balde (literalmente) pra minha região e coloca um CAMINHÃO-PIPA de chuva pra cá, entre os dias 19 e 23. Se vingasse, poderíamos ter o Maio mais molhado da história, pois o modelo prevê algo em torno dos 150mm de chuva !

 

 

Pra que ir pra Londres se dar pra ir pras agulhas

 

 

Screenshot_20170515-172608.thumb.jpg.ccc3795622f4aa1bcca8e2738e0535e3.jpg

Link to comment
Share on other sites

Está havendo muito terrorismo em cima de 2017. Vamos deixar a água passar por debaixo da ponte.

Concordo. Até pouco tempo atrás estava "certa" a formação de El Niño no segundo semestre e agora já estamos caminhando mais para neutralidade. Eu prefiro me abster, porque os modelos mudam muito facilmente. Podemos ter um mês de inverno gélido, nunca se sabe.

 

Tenho a mesma posição que você.

Ademais, a previsão da MetSul para POA nesta semana é de dar sono: a mesmice de sempre, variando, grosso modo, de 13° a 23° com sol e nuvens e alguma instabilidade no final da previsão.

Agora 14,9°. É a mínima do dia.

Transmissão de pensamento... :laugh:

Eu estava pensando exatamente a mesma coisa.

 

Evidente que ainda é cedo e estou falando sem base científica, claro.

Mas eu estava lembrando de alguns invernos que aconteciam inclusive antes de 2000 aqui no estado de SP.

Uma única bomba polar que garantia uma mínima anual razoável e, no resto, aquele friozinho meia-boca, sem emoções.

 

Se for avaliar friamente, a única bomba de 2016, para a RMSP foi a que tivemos de 8 a 13 de junho. :mosking:

Agora, se for quente, por mim tudo bem, contanto que a bomba venha. Se der +1 de anomalia no trimestre e tivermos a aguardada bomba (padrão 2013 e 2000) e os dois dígitos negativos na serra de SC, tô no lucro. Sem reclamações :punish: :sarcastic:

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.