Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Maio/2017


Recommended Posts

  • Replies 1.4k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

BH começa maio com cara de maio. Céu bem claro, com mínima mais baixa do ano aqui em casa (970 mts.): 15,9 C.

Com tempo seco, os microclimas da cidade aparecem mais: na Pampulha (830 mts., mas com muito mais áreas verdes, mínima de 14,1 C); no Cercadinho (1150 mts., perto de casa, mínima de 13,2 C).

Agora faz 18,2 C.

Link to comment
Share on other sites

Fez frio nessa primeira madrugada do ano aqui no Rio. A mínima aqui no bairro de Copacabana foi de apenas 17,8°C, a menor do ano, com sensação térmica ainda menor devido aos constantes ventos vindos do mar. No momento, apesar do céu completamente limpo, a temperatura ainda é muito amena. Tenho 23,8°C por aqui, com vento moderado.

Link to comment
Share on other sites

Depois de um abril muito chuvoso(com direito a quebra de recorde de chuva em 24 horas para abril), além dessa chuva excessiva ter roubado o sol em abril aqui em São Paulo, começamos maio muito bem, com algumas nuvens.

Vamos recapitular maio de 2016 no Mirante:

Em maio de 2016 foram acumulados 105,7mm, 48% acima do normal. Grande parte da chuva de maio de 2016 ocorreu na última semana do mês(aliás, a última semana de maio e a primeira semana de junho do ano passado tiveram chuvas excessivas, com mais de 300mm acumulados nessas duas semanas. O fato de junho explicarei melhor quando junho começar). Maio de 2016 também tivemos algumas coisas atípicas para o mês aqui em São Paulo, como fortíssimas rajadas de vento, quedas de árvores(ocorrido durante passagem de uma frente fria no dia 16 de maio do ano passado) e diversos sistemas de baixa pressão que foram responsáveis pelas chuvas no final daquele mês.

Vamos ver quanto irá chover neste Maio de 2017. E só um detalhe importante: entre o final de maio e a metade de junho aqui em São Paulo e em várias partes do Brasil teremos os dias em que o pôr do sol ocorrerá mais cedo este ano(no caso de São Paulo o pôr do sol mais cedo entre o final de maio e a metade de junho ocorrerá ás 17:27(no Rio de Janeiro ocorrerá ás 17:14 e em Paranaíba, no MS, que é a cidade em que ocorre o pôr do sol mais cedo no Brasil, ele ocorrerá ás 16:52(UTC-4))

Link to comment
Share on other sites

O primeiro dia de Maio foi bastante ameno e com céu encoberto, porém as nuvens já foram bem menos espessas que nos dias anteriores. Sinal de que existe uma chance, ainda que pequena, do céu limpar à noite. Existe a expectativa das menores mínimas dessa MP aqui no Sudeste acontecerem entre os dias 2 e 4, portanto, estou na torcida.

 

Máxima de 21,3C

Mínima de 15,3C (por enquanto).

Link to comment
Share on other sites

O primeiro dia de Maio foi bastante ameno e com céu encoberto, porém as nuvens já foram bem menos espessas que nos dias anteriores. Sinal de que existe uma chance, ainda que pequena, do céu limpar à noite. Existe a expectativa das menores mínimas dessa MP aqui no Sudeste acontecerem entre os dias 2 e 4, portanto, estou na torcida.

 

Máxima de 21,3C

Mínima de 15,3C (por enquanto).

 

Renan,

o CMC 12Z indica de 10 a 12ºC amanhã para Juiz de Fora, o amanhecer mais frio seria na quarta de 8 a 10ºC.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de sol por aqui. Hoje ele apareceu com mais forte do que ontem (sobretudo pela manhã).

Pela tarde chegamos a ter a presença de algumas nuvens médias e também altas.

Já nesse começo de noite, os ventos marítimos estão trazendo algumas nuvens baixas.

 

A temperatura na Mooca chegou aos 24,8 graus, após uma mínima de 15,6 graus. Agora temos 17,8 graus.

Link to comment
Share on other sites

Buguei.

O fato do pôr do sol ser mais cedo no MS do que no RJ/SP estaria ligado ao relevo/fuso?

E o pôr do Sol mais cedo não deveria ser precisamente no dia do Solstício d'inverno?

 

1 - Fuso apenas. No horário solar é impossível.

 

2 - Não tenho certeza, mas creio que o dia que anoitece mais cedo é antes do solstício de inverno, o que amanhece mais tarde depois ele. Já o dia que amanhece mais cedo é antes do solstício de verão, e o dia que anoitece mais tarde após.

 

--

 

Abril deve ter fechado dentro da média em Indaial e um pouco abaixo. O Felipe deve saber melhor.

 

Dia nublado com chuva no final do dia, a máxima atingiu 23 graus. Esta semana predominará mais o tempo nublado. Sem grandes atrativos nas temperaturas.

Link to comment
Share on other sites

 

Abril deve ter fechado dentro da média em Indaial e um pouco abaixo. O Felipe deve saber melhor.

 

Dia nublado com chuva no final do dia, a máxima atingiu 23 graus. Esta semana predominará mais o tempo nublado. Sem grandes atrativos nas temperaturas.

 

Fechou levemente abaixo. Mínimas normais e máximas praticamente 1C abaixo.

 

De fato a circulação marítima voltou com tudo, acumulei 8mm hoje e no momento muita umidade com 'quentes' 18,7C.

 

Variação de 13,2C a 22,4C, máxima mais baixa do ano.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia de sol por aqui. Hoje ele apareceu com mais forte do que ontem (sobretudo pela manhã).

Pela tarde chegamos a ter a presença de algumas nuvens médias e também altas.

Já nesse começo de noite, os ventos marítimos estão trazendo algumas nuvens baixas.

 

A temperatura na Mooca chegou aos 24,8 graus, após uma mínima de 15,6 graus. Agora temos 17,8 graus.

Situação parecida com a observada aki.

Sol entre nuvens boa parte do período. Em certos momentos muito nublado e presença maior de luminosidade/sol durante a (as) tarde (s).

Geralmente lá pelas 16h as nuvens baixas se amontoam na serra e cobrem parte do planalto durante a noite/madrugada.

18156375_620184334845873_8595145369842527428_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=4a740b34c36c2294887ca5156c8f5250&oe=59C18B2C

 

Hj, recordando a geada do dia 1 de Maio/2016, com algumas imagens q eu fiz nakela manhã gelada, com mínima de -0,3°C na minha estação:

13122837_472041126326862_109419926552302282_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=0b65ebc801c3884415324666739d9087&oe=5980A4C2

13086923_472173162980325_4412394696511154990_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=1e30b05917d5622b16ce04fb36a3cf39&oe=598D1ECE

13087237_472042166326758_9070126064530945899_o.jpg?efg=eyJpIjoidCJ9&oh=06fcc54b7e5d9c45d90ce360d5b170be&oe=598590B4

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow]Maio, geralmente o mês em que o inverno climático costuma dar as caras[/highlight]...que felicidade em saber disso !

 

 

Geralmente é assim. Mas muda de ano para ano. Ano passado, por exemplo, o outono inexistiu! Passamos de transição verão-outono de fins de abril direto para o inverno com aquele porrete polar e sucessivas MP´s fortes em maio e um junho gélido. Este ano, acho que termos um outono mais prolongado; não consigo ver um MP potente até meados do mês. Depois, não sei...

Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow]Maio, geralmente o mês em que o inverno climático costuma dar as caras[/highlight]...que felicidade em saber disso !

 

 

Geralmente é assim. Mas muda de ano para ano. Ano passado, por exemplo, o outono inexistiu! Passamos de transição verão-outono de fins de abril direto para o inverno com aquele porrete polar e sucessivas MP´s fortes em maio e um junho gélido. Este ano, acho que termos um outono mais prolongado; não consigo ver um MP potente até meados do mês. Depois, não sei...

 

2016 foi loucura total, né ? rs....esse ano está bastante típico, todos os meses estão dentro da casinha até o momento, o frio chegando nas horas certas de chegar. Está me lembrando os bons anos 90, Caco. Você acha que podemos ter uma invasão polar estilo anos 90, meu amigo ?

Link to comment
Share on other sites

Por aqui, mínima boa de 13,0ºC. No final da madrugada o céu se encheu de nuvens altas do tipo Altostratus e permanece assim no momento. De certa forma preocupante, pois permanecendo assim na próxima noite não há chances de mínima sub-10 (particularmente não tenho esperanças disso para amanhã). GFS e CMC colocam essa chance, mas estou pessimista.

 

Essa MP que ainda atua no Sudeste, fracassou em matéria de temperatura mínima, mas as máximas foram boas.

 

William, infelizmente não foi desta vez que MDF registrou sua primeira geada no ano.

Link to comment
Share on other sites

Noite começando com chuva entre o oeste paulista e norte do PR devido a influência de instabilidades, que devem atingir o leste paulista amanhã.

 

4Yo6xWi.png

 

Percebi que alguns institutos andaram revendo a previsao para SP e colocam possibilidades de chuva entre hoje e amanha na capital.

 

Neste momento nublado no centro da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Algumas consideraçoes do EPS que saiu ontem , devemos ter um MP a partir do dia 10 de Maio parecida com essa ultima e a BOMBA prevista pra Junho esta mantida

 

[attachment=0]WhatsApp Image 2017-05-02 at 08.28.48.jpeg[/attachment][attachment=7]WhatsApp Image 2017-05-02 at 08.29.01.jpeg[/attachment][attachment=6]WhatsApp Image 2017-05-02 at 08.29.14.jpeg[/attachment][attachment=5]WhatsApp Image 2017-05-02 at 08.29.30.jpeg[/attachment][attachment=4]WhatsApp Image 2017-05-02 at 08.29.39.jpeg[/attachment][attachment=3]WhatsApp Image 2017-05-02 at 08.32.51.jpeg[/attachment][attachment=2]WhatsApp Image 2017-05-02 at 08.33.11.jpeg[/attachment][attachment=1]WhatsApp Image 2017-05-02 at 08.33.54.jpeg[/attachment]

 

 

Realmente, estou otimista que venha algo alí pelos dias 12/13 aqui para SC.

Estava observando isto já há uns 2 dias.

Link to comment
Share on other sites

[highlight=yellow]Maio, geralmente o mês em que o inverno climático costuma dar as caras[/highlight]...que felicidade em saber disso !

 

 

Geralmente é assim. Mas muda de ano para ano. Ano passado, por exemplo, o outono inexistiu! Passamos de transição verão-outono de fins de abril direto para o inverno com aquele porrete polar e sucessivas MP´s fortes em maio e um junho gélido. Este ano, acho que termos um outono mais prolongado; não consigo ver um MP potente até meados do mês. Depois, não sei...

 

2016 foi loucura total, né ? rs....esse ano está bastante típico, todos os meses estão dentro da casinha até o momento, o frio chegando nas horas certas de chegar. Está me lembrando os bons anos 90, Caco. Você acha que podemos ter uma invasão polar estilo anos 90, meu amigo ?

 

Realmente, para mim este ano está MUITO dentro da casinha. Invasão polar "estilo anos 80/90" ainda estou para ver... A última que me recordo foi set/2002, que, embora tenha dado acho que 5,XºC no Mirante frente aos 3,5ºC do ano passado, foi mais ao estilo dos anos 80/90, as quais vinham "rasgando", a temperatura caia em poucas horas e já limpava o tempo.Tenho certeza que algo mudou na dinâmica no Pós-2000. Ontem, olhando o tópico sobre ENSO, PDO, tenho poucas dúvidas que o responsável por essa mudança é o[highlight=yellow]Atlântico aquecido[/highlight] (muito mais do que El, La Nino, Neutro, etc...). Desde 1996 o Atlântico entrou numa fase de aquecimento que permanece até hoje. Da década de 60 até 1996, ao contrário, esteve com anomalia negativa. Não acredito que seja mera coincidência.

 

Acho mais fácil não vir uma MP ao estilo anos 80/90; infelizmente, devido ao Atlântico aquecido. Mas...quem sabe? Não é uma variável DETERMINANTE, mas um COMPLICADOR.

 

Até agora estamos com uma dinâmica bem interessante, isso é positivo. Desde meados de março já fomos atingidos por umas 4/5 FF´s, sendo esta última forte. Está muito bom!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.