Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

São Paulo-SP, INMET-Mirante de Santana, normal 1981-2010


Recommended Posts

Para comparar, a normal 1931-1960 do Mirante:

 

Mês---Mínimas--Máximas--Compens.---Chuva

Jan------17,6------27,7-------21,6-------253,4

Fev------17,9------27,6-------21,7-------226,8

Mar------17,2------26,6-------20,8-------173,0

Abr------14,8------24,6-------18,7---------80,6

Mai------12,9------22,9-------15,9---------54,3

Jun------11,0------21,8-------15,6---------52,8

Jul-------10,1------21,2------14,6----------43,4

Ago------11,3------23,4------16,2----------38,8

Set-------12,7------24,5------17,3----------64,2

Out------14,4------24,8-------18,6--------126,8

Nov------15,0------25,2-------19,2--------131,2

Dez------16,2------25,9-------20,2--------180,2

Ano------14,3------24,7-------18,4-----1.425,3

 

----------------------

 

Abaixo, a normal 1961-1990:

 

Mês---Mínimas--Máximas--Compens.---Chuva

Jan------18,7------27,3-------22,1-------238,7

Fev------18,8------28,0-------22,4-------217,4

Mar------18,2------27,2-------21,7-------159,8

Abr------16,3------25,1-------19,7---------75,8

Mai------13,8------23,0-------17,6---------73,6

Jun------12,4------21,8-------16,5---------55,7

Jul-------11,7------21,8-------15,8---------44,1

Ago------12,8------23,3-------17,1---------38,9

Set-------13,9------23,9-------17,8---------80,5

Out-------15,3-----24,8--------19,0-------123,6

Nov-------16,6-----25,9--------20,3-------145,8

Dez-------17,7-----26,3--------21,1-------200,9

Ano-------15,5-----24,9--------19,3-----1.454,8

Link to comment
Share on other sites

A antiga estação do INMET no Horto Florestal poderia ser um parâmetro.

 

Embora ficasse apenas 4 km em linha reta a norte do Mirante, já estava no limite entre a área urbana e o Parque Estadual da Cantareira.

 

Ela tinha sido aberta em 1940 mas infelizmente foi desativada em fins da década de 1980.

Motivo: o observador se aposentou e não havia substituto.

Prenúncio do que vem acontecendo nos últimos anos com várias convencionais. :negative:

 

------------------------

 

Havia outra estação em Mogi das Cruzes, a leste da Grande S. Paulo.

Foi aberta em 1923 mas desativada em fins da década de 1970, provavelmente em 1977.

Link to comment
Share on other sites

A diferença nas máximas se revelou surpreendentemente baixa para mim. Um outro fator me passou pela cabeça. A nebulosidade aumentou?

 

Dias mais secos/ensolarados = mínimas menores, máximas não tão menores. Dias mais úmidos = máximas pouco menores (aqui elas não são menores pois a urbanização) e mínimas bem maiores.

 

Penso que poderia haver alguma influência.

Link to comment
Share on other sites

A diferença nas máximas se revelou surpreendentemente baixa para mim. Um outro fator me passou pela cabeça. A nebulosidade aumentou?

 

Dias mais secos/ensolarados = mínimas menores, máximas não tão menores. Dias mais úmidos = máximas pouco menores (aqui elas não são menores pois a urbanização) e mínimas bem maiores.

 

Penso que poderia haver alguma influência.

É possível. As ilhas de calor estimulam a formação de nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Quanto à nebulosidade, não tenho parâmetros para responder.

A minha sensação é que a nebulosidade pode até ter diminuído em Sampa nas últimas décadas, com o clima ficando mais seco (Ou menos úmido).

Mas, como eu disse, é apenas uma sensação.

 

Pelo que sei, picos de umidade de 9, 10, 11, 12% como já tivemos nos últimos anos aqui na capital paulista, nos meses mais secos, eram praticamente desconhecidos há 30, 40 anos atrás.

 

Outro parâmetro que pode mostrar a diminuição da umidade é a queda da frequência de dias com nevoeiro.

A neblina que começava pelas 8-9h da noite está praticamente extinta, se restringindo atualmente às áreas mais próximas da Serra do Mar (ABCD, etc).

Só persiste o nevoeiro pela manhã.

 

Até a década de 1980, mais ou menos, podia acontecer de termos nevoeiro das 8-9h da noite até 11h/meio-dia do dia seguinte.

Hoje, isto não acontece mais.

 

--------------

 

Quanto ao fenômeno ilha de calor, é como o Marcos disse.

Ele se manifesta mais nas mínimas do que nas máximas.

 

O cimento, o concreto e o asfalto retêm calor, diminuindo a perda pela radiação noturna, o que vai se manifestar diretamente nas mínimas.

 

Já li que existem estudos que mostram que no centro das grandes metrópoles, durante o dia, existe uma espécie de "efeito caverna" nas ruas que ficam sombreadas pelos prédios.

Essas ruas sofreriam um aquecimento menor.

Link to comment
Share on other sites

A diferença nas máximas se revelou surpreendentemente baixa para mim. Um outro fator me passou pela cabeça. A nebulosidade aumentou?

Dias mais secos/ensolarados = mínimas menores, máximas não tão menores. Dias mais úmidos = máximas pouco menores (aqui elas não são menores pois a urbanização) e mínimas bem maiores.

Penso que poderia haver alguma influência.

É possível. As ilhas de calor estimulam a formação de nuvens.

Os boletins anuais do IAG mostram que na estação meteorológica deles, a tendência, desde 1933, é de aumento no volume anual de chuvas (Como no Mirante) e diminuição no número de dias com precipitação.

 

Isto é, tem chovido mais em menos dias.

 

Consequentemente, a tendência é de chuvas cada vez mais volumosas num determinado período de tempo.

Link to comment
Share on other sites

Como eu procurei bastante e não consegui encontrar no forum, vou postar (Novamente??) a normal 1981-2010 da estação do INMET- Mirante de Santana

 

achei pra vc...

 

 

Normal 1981-2010 para São Paulo (Mirante)

 

[tabela]L=Mês&Chuva, mm&Média das Mínimas, °C&Média das Máximas, °C&Média Compensada, °C

L=Jan&288,2&19,3&28,1&22,8

L=Fev&247,2&19,5&28,7&23,2

L=Mar&213,3&18,8&27,8&22,3

L=Abr&86,1&17,3&26,1&20,9

L=Mai&81,8&14,6&23,4&18,3

L=Jun&56,0&13,0&22,5&17,1

L=Jul&47,6&12,4&22,4&16,7

L=Ago&35,5&13,0&24,1&17,7

L=Set&90,1&14,4&24,3&18,4

L=Out&127,1&16,0&25,8&19,9

L=Nov&137,5&17,3&26,9&21,2

L=Dez&224,4&18,3&27,6&22,1

L=Ano&1.634,8&16,2&25,6&20,0[/tabela]

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

- Sobre a questão da urbanização, tenho uma experiência pessoal e posso afirmar que a "São Paulo da garoa" ainda existe em algumas áreas da Região Metropolitana, no caso me refiro especificamente a cidade de Embu-Guaçu, provavelmente uma das menores  e menos urbanizadas cidades locais. Meus pais moram especificamente numa região bem arborizada (um condomínio dentro de uma área de preservação), e é impressionante a diferença do tempo lá em relação à Capital. Mesmo no verão, ainda é possível ter aquela virada no tempo no meio da tarde, com o céu ficando cinza e com garoa. As máximas raramente passam dos 30ºC, e as mínimas comumente ficam abaixo dos 10ºC (este ano, por exemplo, eles registraram valores na casa dos 5ºC). É interessante que eu moro em Curitiba e muitas vezes ao ligar para eles, nas conversas sobre tempo percebo que as temperaturas são bem parecidas, exceto nas ondas de frio de inverno, quando as mínimas geralmente ficam 2 ou 3ºC mais altas. Quero ver se compro uma estação, nem que seja das mais simples, para ter mais dados da região.

  • Like 5
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Felipe Kanhotto disse:

- Sobre a questão da urbanização, tenho uma experiência pessoal e posso afirmar que a "São Paulo da garoa" ainda existe em algumas áreas da Região Metropolitana, no caso me refiro especificamente a cidade de Embu-Guaçu, provavelmente uma das menores  e menos urbanizadas cidades locais. Meus pais moram especificamente numa região bem arborizada (um condomínio dentro de uma área de preservação), e é impressionante a diferença do tempo lá em relação à Capital. Mesmo no verão, ainda é possível ter aquela virada no tempo no meio da tarde, com o céu ficando cinza e com garoa. As máximas raramente passam dos 30ºC, e as mínimas comumente ficam abaixo dos 10ºC (este ano, por exemplo, eles registraram valores na casa dos 5ºC). É interessante que eu moro em Curitiba e muitas vezes ao ligar para eles, nas conversas sobre tempo percebo que as temperaturas são bem parecidas, exceto nas ondas de frio de inverno, quando as mínimas geralmente ficam 2 ou 3ºC mais altas. Quero ver se compro uma estação, nem que seja das mais simples, para ter mais dados da região.

 

Se busca ter uma estação profissional de confiança, fale com @Fernando Keiser. Recomendo alto 

 

Não é a toa o merchandising gratuito, mas por que sou favorável à todos termos sua própria estação. Pois além de despertar o hobby e o interesse por meteorologia, se tornar fã da ciência (o que aconteceu comigo), contribui para a riqueza de informações para a comunidade BAZ aqui e para o Brasil.

 

Eu comecei com um simples termômetro, e hoje tenho uma rede de estações próprias, há 11 anos ininterruptos.

 

Há 12 dias atrás estive pessoalmente com o @Rodolfo Alves no Mirante de Santana, conheci a estação e a anotadora que faz os registros desde 1978, foi incrível.

  • Like 2
Link to comment
Share on other sites

Em 26/10/2018 em 21:01, kevin cassol disse:

 

Se busca ter uma estação profissional de confiança, fale com @Fernando Keiser. Recomendo alto 

 

Não é a toa o merchandising gratuito, mas por que sou favorável à todos termos sua própria estação. Pois além de despertar o hobby e o interesse por meteorologia, se tornar fã da ciência (o que aconteceu comigo), contribui para a riqueza de informações para a comunidade BAZ aqui e para o Brasil.

 

Eu comecei com um simples termômetro, e hoje tenho uma rede de estações próprias, há 11 anos ininterruptos.

 

Há 12 dias atrás estive pessoalmente com o @Rodolfo Alves no Mirante de Santana, conheci a estação e a anotadora que faz os registros desde 1978, foi incrível.

Ah sim, obrigado pela dica Kevin, em breve pretendo ter uma...vocês têm algum grupo no whattsapp?Sobre as observações, eu já fui observador meteorológico na estação do IAG-USP lá no zoológico, e é bem interessante que mesmo lá é possível verificar uma diferença significativa em relação ao Mirante de Santana. Na época eu ainda estudava e muitas vezes eu dormia por lá, e não era raro ter noites de neblina, sozinho naquela imensidão e só escutando o barulho dos animais do zoo. Tem que ter coragem hehe

Link to comment
Share on other sites

10 horas atrás, Felipe Kanhotto disse:

Ah sim, obrigado pela dica Kevin, em breve pretendo ter uma...vocês têm algum grupo no whattsapp?Sobre as observações, eu já fui observador meteorológico na estação do IAG-USP lá no zoológico, e é bem interessante que mesmo lá é possível verificar uma diferença significativa em relação ao Mirante de Santana. Na época eu ainda estudava e muitas vezes eu dormia por lá, e não era raro ter noites de neblina, sozinho naquela imensidão e só escutando o barulho dos animais do zoo. Tem que ter coragem hehe

Boa noite! Me passe seu whats por DM ou aqui mesmo que eu te adiciono.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
Em 08/03/2020 em 12:33, Renan disse:

Gente, estou "revivendo" este tópico porque infelizmente a imagem que o Aldo postou da normal 81-2010 do Mirante sumiu do tópico. Eu vim para procurar isso, então seria legal repostar os dados. 

 

Chiii, Renan... procurei pra postar de novo e não achei.

Acho que estava no outro velho PC que eu tinha e pifou irremediavelmente.

Fiz backup de quase tudo mas acho que essa tabela, por algum motivo que ignoro, se perdeu.

 

Mas, por enquanto, o jeito é ir usando a tabela da 1981-2010 do INMET mesmo.

http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisClimatologicas

No alto à esquerda ("Período: selecione o mapa"), selecionar o período 1981-2010.

Depois, à direita, ir selecionando as planilhas.

 

Edited by Aldo Santos
  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.