Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Abril/2017


Recommended Posts

  • Replies 1.2k
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

João Tucci,

 

parece que sua estação na Vila Inglesa voltou a funcionar melhor, não teve nenhuma interrupção desde a madrugada.

 

 

A estação da vila inglesa ta aqui em casa a uns 2 meses , o João me mandou pra dar manutenção nela , eu descobri o defeito que fazia ela não funcionar a noite troquei um capacitor e estou testando ao que parece esta 100% agora esta na beira da piscina kk , passado os feriados irei levar a ele

Link to comment
Share on other sites

Nani, tem muita nebulosidade nessa noite aqui na mata mineira e também no RJ, realmente não vejo chances de mínimas recordes neste ano até agora. Uma nova chance ocorre na manhã de Sexta-feira, com o ar mais seco.

 

Hoje à noite até choveu rápido aqui. Faz agora 17,6C lá em casa e 16,3C no INMET.

Link to comment
Share on other sites

Após termos céu limpo na maior parte da noite, agora o tempo fechou por aqui.

Temos no momento 17,3 graus na Mooca.

 

Para amanhã ainda não teremos chances de chuvas por aqui.

A chuva das instabilidades deverá se concentrar mais na metade oeste do estado.

 

Realmente esse mês de abril tem sido marcado por dias nublados, bem diferente do que foi o ano passado.

Estou achando mais parecido com abril de 2015, onde naquela ocasião predominou várias dias com os ventos soprando do mar.

Link to comment
Share on other sites

Realmente o final de Abril está pintando com cara de inverno na região Sul, com sucessivas entradas de ar polar. Tem também me chamado a atenção as últimas rodadas do CFS, que mostram um grande período frio do final de Abril até o dia 10 de Maio.

 

Esse mesmo CFS mostra hoje um mês de Maio com temperaturas na média ou um pouco abaixo da média em todo o centro-sul.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, desculpem-me por incomodá-los, gostaria de tirar uma dúvida. Eu consegui séries pluviométricas de uma localidade que vai do ano de 1934 a 1991 (pertencentes à ANA) e de 2000 a 2016 (pertencentes à Aesa). Alguns meses do primeiro período estão com falha nos dados. Pra fazer uma média histórica, eu devo utilizar todos os anos ou somente um período específico do banco de dados?

Link to comment
Share on other sites

João Tucci,

 

parece que sua estação na Vila Inglesa voltou a funcionar melhor, não teve nenhuma interrupção desde a madrugada.

 

 

A estação da vila inglesa ta aqui em casa a uns 2 meses , o João me mandou pra dar manutenção nela , eu descobri o defeito que fazia ela não funcionar a noite troquei um capacitor e estou testando ao que parece esta 100% agora esta na beira da piscina kk , passado os feriados irei levar a ele

Isso mesmo, a estaçao da Vila Inglesa esta de ferias em maria da Fé. O will arrumou para mim, o que sou muito grato. Em breve instalaremos novamente em Campos do Jordao.

Abs

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, desculpem-me por incomodá-los, gostaria de tirar uma dúvida. Eu consegui séries pluviométricas de uma localidade que vai do ano de 1934 a 1991 (pertencentes à ANA) e de 2000 a 2016 (pertencentes à Aesa). Alguns meses do primeiro período estão com falha nos dados. Pra fazer uma média histórica, eu devo utilizar todos os anos ou somente um período específico do banco de dados?

Eu utilizaria a série toda para a média total (1934-1991).

 

Mas calcularia também os períodos 1934 a 1960 e 1961 a 1991.

É interessante pra ver se houve alteração entre um período e outro.

 

Esse período de 2000 a 2016 foi medido exatamente no mesmo local?

Se não, acho que deve ser calculado separadamente.

Link to comment
Share on other sites

E Sampa já deu uma esquentada hoje.

Depois de muitas nuvens no início da manhã, o dia foi de bastante sol, com nuvens altas, principalmente cirrus, em vários períodos.

Os ventos, predominantes de leste, diminuíram de intensidade em relação a ontem.

 

Na automática do Mirante e no IAG, máxima de 27,9°C (Por enquanto).

Mínimas de 16,0°C na convencional do Mirante e 15,7°C no IAG.

 

A automática de Barueri bateu nos 28,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Será razoável afirmar que já temos uma CERTEZA de que a MP mais forte do ano até o momento começará a influenciar o tempo no Brasil a partir da semana que vem ?

 

__________________________________

 

Céu claro e forte queda de temperatura, já tenho 19,3ºC e a máxima foi de super amenos 23,7ºC.

Link to comment
Share on other sites

Será razoável afirmar que já temos uma CERTEZA de que a MP mais forte do ano até o momento começará a influenciar o tempo no Brasil a partir da semana que vem ?

 

__________________________________

 

Céu claro e forte queda de temperatura, já tenho 19,3ºC e a máxima foi de super amenos 23,7ºC.

 

Pra mim é certeza, até agora não teve nada que preste

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, desculpem-me por incomodá-los, gostaria de tirar uma dúvida. Eu consegui séries pluviométricas de uma localidade que vai do ano de 1934 a 1991 (pertencentes à ANA) e de 2000 a 2016 (pertencentes à Aesa). Alguns meses do primeiro período estão com falha nos dados. Pra fazer uma média histórica, eu devo utilizar todos os anos ou somente um período específico do banco de dados?

Eu utilizaria a série toda para a média total (1934-1991).

 

Mas calcularia também os períodos 1934 a 1960 e 1961 a 1991.

É interessante pra ver se houve alteração entre um período e outro.

 

Esse período de 2000 a 2016 foi medido exatamente no mesmo local?

Se não, acho que deve ser calculado separadamente.

 

Houve sim uma diferença gritante entre um período e outro.

 

Sim, Aldo. A estação fica no mesmo lugar.

 

Qual média que deve ser usada dessas quatro abaixo?

5a4e89fea8bc6_mdiasolhodgua.png.a60dedc8aa5f6dba297f427db2bf5639.png

Link to comment
Share on other sites

Temos nesse momento o predomínio de nuvens altas aqui na cidade, o que já mostra um pouco de influência das instabilidades que continuam a trazer chuvas no interior paulista.

Pela previsão do GFS, a chuva atingirá a Grande SP à partir do meio da tarde.

 

A temperatura caiu um pouco na Mooca e agora faz 19,7 graus.

Link to comment
Share on other sites

Impressionante, o GFS/Avn mostra uma PODEROSA baixa no Atlântico Sul, que vai ganhando potência. Chega até aos 943 mb no sábado da semana que vem!! Resultado: a alta de 1026 mb será arremessada na América do Sul, atravessando o centro-sul dos Andes. É o ideal para um mp continentalizada.

 

Isso vai provocar forte advecção e máximas bem baixas, caso se confirme a previsão. O modelo dá 0° em 850 hpa até o extremo-sul do RS dias 27 e 28, mas a advecção é que fará a diferença.

Link to comment
Share on other sites

Céu nublado aqui em Sampa.

Aqui na zona norte houve até umas ameaças de aberturas de sol pela manhã. Mas... ficou nisso.

 

Chuva até agora, só um "chuvisqueiro" rápido pela manhã, que nem molhou direito o chão.

 

Temperatura agradável.

Às 15h, a automática do Mirante e o IAG registravam a mesma temperatura: 23,9°C.

Link to comment
Share on other sites

Houve sim uma diferença gritante entre um período e outro.

 

Sim, Aldo. A estação fica no mesmo lugar.

 

Qual média que deve ser usada dessas quatro abaixo?

Em cidades do interior do Nordeste às vezes acontece isso mesmo.

 

Eu usaria a última coluna da direita (1934/1991+2000/2016).

 

Mas... estou em dúvida se as normas permitem usar um período com esta interrupção de 9 anos no meio.

Não sei.

 

Aí precisaria confirmar com quem está acostumado com o cálculo de médias: Coutinho, Mafili, Rodolfo...

Link to comment
Share on other sites

Impressionante, o GFS/Avn mostra uma PODEROSA baixa no Atlântico Sul, que vai ganhando potência. Chega até aos 943 mb no sábado da semana que vem!! Resultado: a alta de 1026 mb será arremessada na América do Sul, atravessando o centro-sul dos Andes. É o ideal para um mp continentalizada.

 

Isso vai provocar forte advecção e máximas bem baixas, caso se confirme a previsão. O modelo dá 0° em 850 hpa até o extremo-sul do RS dias 27 e 28, mas a advecção é que fará a diferença.

 

Repare que o centro da alta fica mais ao norte que o normal, esse seria o grande diferencial desta massa polar. Forte advecção + forte subsidência, influenciando grandemente uma enorme parte do Centro-sul. Desta forma, com esse cenário atual, o que mais chamaria a atenção seriam as temperaturas mínimas, e as baixadas poderiam ter valores incrivelmente baixos para a época, com recordes como disse o Coutinho.

Link to comment
Share on other sites

Sim, Renan, mas com o tamanho da baixa e o corredor aberto teremos alguns dias seguidos de advecção, vento S/SO constante por longo período. Isso gera máximas baixas, mesmo quando a alta polar não tem pressão muito alta. O ar frio se desloca rápido desde o sul do continente e não tem tempo de aquecer.

 

Aqui a frente passou e choveu 14,2 mm. Agora faz maravilhosos 18,2°. A máxima foi 26,1°.

Link to comment
Share on other sites

Alguém notou a forte divergência do INMET com as previsões de temperatura do Wunderground, FORECA e CLIMATEMPO para BH??

O INMET deu previsão de máximas entre 21 e 22 graus para domingo e segunda, e mínimas de 14 e 12 (respectivamente), mais típicas do fim de maio, ao passo que nenhum dos outros institutos prevê frio para BH nesses dias (eles prevêem temperaturas entre 16 e 26 graus, só prevendo um leve friozinho lá pelo dia 28, com temperaturas entre 15 e 22 graus).

Erro do INMET?

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.