Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Estações Meteorológicas do CGE/SP - Localização/Fotos


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

Salve Rodolfo!

 

Há de se notar que mais de 60% das estações do cge estão instaladas em locais não recomendados pela OMM. Há estações sob árvores, no teto de prédios, em areas concretadas, cimentadas e asfaltadas. Isso de certa forma é uma vergonha, depois vem gente ai dizer que estamos sob aquecimento.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo

A estação Tremembé mudou de local ?

Antigamente ela tinha mínimas bem interessantes.

Excelente trabalho, parabéns

 

Sim! A Estação era no bairro do Tremembé, dentro duma escola, e foi mudada para este local agora que fica no Jaçanã.

 

ESTAÇÃO PINHEIROS

Parque Linear das Corujas - Vila Madalena

-46.695939, -23.551871

743 metros

Excelente tópico. Moro próximo a essa estação.

 

Embora seja denominada Pinheiros (por ficar dentro da área da Prefeitura Regional), a estação fica na verdade, no Bairro da Vila Madalena, numa bela baixada!

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo

A estação Tremembé mudou de local ?

Antigamente ela tinha mínimas bem interessantes.

Excelente trabalho, parabéns

Sim! A Estação era no bairro do Tremembé, dentro duma escola, e foi mudada para este local agora que fica no Jaçanã.

A localização anterior era mais distante do centro da cidade.

 

Conheço bem o local atual.

É bem na ponte sobre o córrego Tremembé, área totalmente urbanizada.

Existe uma praça com árvores ao lado da ponte, que aparece na foto.

Link to comment
Share on other sites

Concordo com o Artur.

A localização de boa parte das estações está bem longe dos padrões OMM.

 

Eu acho que seus dados devem e podem ser considerados sim, mas não como valores oficiais.

Principalmente as máximas.

 

----------------

 

Eu sempre ficava embatucado com a estação M'Boi Mirim.

Suas mínimas são relativamente altas para um bairro já periférico.

 

Agora entendi.

Está ao lado da represa do Guarapiranga, uma massa de água enorme.

 

----------------

 

O mesmo vale para Campo Limpo.

Mas, ao ver a foto, também dá pra entender: está rodeada de cimento e asfalto.

Link to comment
Share on other sites

 

Eu acho que seus dados devem e podem ser considerados sim, mas não como valores oficiais.

Principalmente as máximas.

 

 

Perfeito!

 

Seus Dados servem como uma referência real de temperatura pela cidade, e sim devem ser considerados!

 

Porém para padrões Oficiais, sempre e somente será o Mirante ou o IAG.

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...

Não é do CGE, mas vale a pena fazer o registro de uma Estação Particular confiável que sempre está online.

 

É uma DAVIS VUE que fica numa empresa de taxi aereo em São Caetano do Sul, próximo a divisa com São Paulo.

 

http://www.weatherlink.com/user/hangarabc/index.php?view=summary&headers=1

 

Slj6bcT.png

0BCti0T.png

Link to comment
Share on other sites

Seus Dados servem como uma referência real de temperatura pela cidade, e sim devem ser considerados!

 

Porém para padrões Oficiais, sempre e somente será o Mirante ou o IAG.

As estações dão um quadro completo da cidade. Estão em todos os locais possíveis.

 

O único porém é a altura em que praticamente todas foram colocadas. Acabam por pegar a temperatura em nível acima ou bem acima do solo. De qualquer forma, reflete a realidade da cidade e como vivem as pessoas.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Alguém já fez uma comparação dos valores das temperaturas atuais de Marsilac com as médias da Normal de Sampa de 31-60 ou 61-90? Eu posso estar errado, mas tenho uma pulga atrás da orelha, analisando os mapas da estações agora, que devido ao excesso de urbanização onde se encontram 90% das estações, estas, sem sombra de dúvida respondem a este fenômeno, com elevação de suas temperaturas ao longo dos anos!

 

Já Marsilac não, por ainda se situar em zona praticamente ainda rural, em área arborizada, sem asfalto, concreto, poluição, monóxido de carbônico dos veículos, etc....

 

São Mateus, Santana de Parnaíba, Parelheiros Barragem, Granja Viana, Itapevi, Capela do Socorro, IAG, Riacho Grande, Perus são exemplos intermediários. São locais "semi-urbanos".

 

Conseguem ter ainda mínimas de destaque.

 

Veja o "estrago" que a urbanização faz com as mínimas, especialmente...

 

O curioso de São mateus e o IAG é que ambas são dois "parques" arborizados inseridos numa área mais urbanizada. Significa dizer que o grande potencial que a vegetação tem para reter o frio mesmo que numa área urbanizada. Isso nos anima bastante! Que sirva de estímulo.

 

Mas seria muito interessante e curioso comparar os dados de Marsilac com as Normais de Sampa passadas. 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

18 horas atrás, Caco Pacheco disse:

Alguém já fez uma comparação dos valores das temperaturas atuais de Marsilac com as médias da Normal de Sampa de 31-60 ou 61-90? Eu posso estar errado, mas tenho uma pulga atrás da orelha, analisando os mapas da estações agora, que devido ao excesso de urbanização onde se encontram 90% das estações, estas, sem sombra de dúvida respondem a este fenômeno, com elevação de suas temperaturas ao longo dos anos!

 

Já Marsilac não, por ainda se situar em zona praticamente ainda rural, em área arborizada, sem asfalto, concreto, poluição, monóxido de carbônico dos veículos, etc....

 

São Mateus, Santana de Parnaíba, Parelheiros Barragem, Granja Viana, Itapevi, Capela do Socorro, IAG, Riacho Grande, Perus são exemplos intermediários. São locais "semi-urbanos".

 

Conseguem ter ainda mínimas de destaque.

 

Veja o "estrago" que a urbanização faz com as mínimas, especialmente...

 

O curioso de São mateus e o IAG é que ambas são dois "parques" arborizados inseridos numa área mais urbanizada. Significa dizer que o grande potencial que a vegetação tem para reter o frio mesmo que numa área urbanizada. Isso nos anima bastante! Que sirva de estímulo.

 

Mas seria muito interessante e curioso comparar os dados de Marsilac com as Normais de Sampa passadas. 

 

 

 

 

 

Marsilac encarna bem a condição de "Curitibinha paulista. Estimo médias de 13,9 em junho-julho e 21,2 em fervereiro.

Mas é inegável que alguma coisa aconteceu na dinâmica se compararmos o período atual com o período entre 1500 e 1900.

Anchieta relatou casquinha de gelo no Tamanduateí. Hoje é um parto para, simplesmente, dar alguns míseros décimos negativos nos sertões da RMSP.

Para se ter uma ideia: na última década do século XIX, Sampa tinha médias de 13,6 e 21,2 no mês mais frio e mais quente. Isso, mais ao norte que Marsilac, pois naquela época a estação ficava na Praça da República. Apenas no começo do século XX é que a Paulista tb ganhou a sua estação.

Link to comment
Share on other sites

7 horas atrás, LuluBros disse:

 

Marsilac encarna bem a condição de "Curitibinha paulista. Estimo médias de 13,9 em junho-julho e 21,2 em fervereiro.

Mas é inegável que alguma coisa aconteceu na dinâmica se compararmos o período atual com o período entre 1500 e 1900.

Anchieta relatou casquinha de gelo no Tamanduateí. Hoje é um parto para, simplesmente, dar alguns míseros décimos negativos nos sertões da RMSP.

Para se ter uma ideia: na última década do século XIX, Sampa tinha médias de 13,6 e 21,2 no mês mais frio e mais quente. Isso, mais ao norte que Marsilac, pois naquela época a estação ficava na Praça da República. Apenas no começo do século XX é que a Paulista tb ganhou a sua estação.

Então..., essas médias correspondem às médias que você estima para a Marsilac de hoje. Não corrobora com minha ideia?

 

Tenho acompanhado o comportamento das temperaturas  de Marsilac. A única diferença por lá é que as temperaturas caem mais bruscamente ao entardecer... E só.

 

Outra... o relato sobre "casquinhas de gelo no Tamanduateí" me parece muito "romanceado", quando, na realidade, se tratava apenas de uma geada...

 

Estou começando a achar que Marsilac mantém o mesmo o clima da Praça da República da última década do século XIX.

 

Olhem o ESTRAGO provocado pela URBANIZAÇÃO... 

 

Link to comment
Share on other sites

Tão NÍTIDO para mim verificar os "efeitos mortais" que a urbanização provocam, especialmente sobre as temperaturas MÍNIMAS.... 

 

Basta olhar "com carinho" o mapa e se dar conta que, não por acaso, estação menos afastadas pela urbanização, como: Santana do Parnaíba (que está no extremo NO), São Mateus (um "bosque", inserido em área urbana na Zona Leste) e o IAG, um parque arborizado inserido em área urbana da Zona sul, Barragem-Parelheiros... TODAS REGISTRAM MÍNIMAS EXCECIONALMENTE MAIS BAIXAS do que às registradas pelo "centro expandido": Sé, Pinheiros, Inmet/Santana, Moóca, Itaquera, Aeroporto Congonhas, Vila Mariana, Santo Amaro, Pinheiros, Ipiranga, etc...   

 

Perus e Capela do Socorro (que registra a menores mínimas, provavelmente por ser baixada),  também seguem nessa linha...

 

Isso não quer dizer que não houve uma mudança no padrão climático, porém, a mim, os efeitos nas temperaturas médias, são mais impactados pelo fator URBANIZAÇÃO.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.