Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2017


Recommended Posts

É também ficou claro que a foto não retrata um tornado.

 

Quanto a citar uma conversa de caráter privado em público não acho conveniente qualquer outro questionamento sobre o tema. A CONVERSA NÃO FOI PARTICULAR, FOI COLOCADO AQUI NO FÓRUM, VÁRIOS, FIGURAS DIVERSAS MOSTRANDO SER IMPOSSÍVEL NEVAR COM AQUELA SITUAÇÃO. CITEI PELO FATO QUE NÃO SABEMOS MUITO SOBRE A NATUREZA, MUITAS REGRAS AINDA SERÃO REVISTAS COM A MELHORA DA TECNOLOGIA.

 

Quanto ao evento dominical lentamente irei assimilar os dados e creio que muitas evidências aparecerão eventualmente alguma poderá ser conclusiva:

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Temperaturas mínimas de hoje em Teutônia/RS:

 

8,9ºC Welp

10,0ºC INMET

10,4ºC Catarina

11,2ºC Languiru

11,8ºC Lagoa da Harmonia

13,4ºC Morro das Antenas

 

Dei minha tradicional pedalada matutina, peguei trechos de baixada com 5,7ºC. Olha só o gráfico da temperatura e relevo do trajeto:

5a4e89f8a3be9_WhatsAppImage2017-03-14at08_54_30.thumb.jpeg.18a1c1a6666c64bd36d3d41361fc916a.jpeg

Nada mal pra março ao nível do mar.

Link to comment
Share on other sites

Fiquei surpreso com minha mínima: 14,3°. Para quem tinha 17,8° à meia-noite, foi uma boa queda para o mês de março num relevo declinado.

 

Agora 24,3° com 57%. Fora o pico de 32° amanhã à tarde, não há previsão de calor por pelo menos uma semana. Se vier (SE vier), será só bem depois do dia 20. Graças a Deus.

Link to comment
Share on other sites

O leste do sudeste aparece com anomalias negativas do dia 16 ao dia 29 de Março

 

Sim, isso graças à entrada do anticiclone sobre o oceano, mantendo o ar frio por aqui durante vários dias. Com isso, malgrado as anomalias de temperatura muito positivas até o momento, acredito que ainda podemos fechar na média ou só um pouco acima da média no fechamento do mês. Neste momento, no entanto, a preocupação maior é o quanto que vai chover, pois o leste do Sudeste está com grande déficit de chuvas neste ano, de forma geral. A tendência é se formar uma potente FF, capaz de quebrar o padrão seco do mês.

Link to comment
Share on other sites

A proxima MP que deve chegar ao Brasil em 3 dias

 

[attachment=0]1.png[/attachment][attachment=1]WhatsApp Image 2017-03-14 at 09.18.58.jpeg[/attachment][attachment=2]WhatsApp Image 2017-03-14 at 09.19.19.jpeg[/attachment][attachment=3]WhatsApp Image 2017-03-14 at 09.19.51.jpeg[/attachment]

 

William,

antes de refrescar o Leste do Sudeste, quero que chova bastante em minha região de preferência a partir do sábado a tarde e continue no domingo também.

 

No mapa de anomalias negativas que postou para o final de março,deve ser outra frente fria avançando para Minas, Rio e Espírito Santo.

Link to comment
Share on other sites

O leste do sudeste aparece com anomalias negativas do dia 16 ao dia 29 de Março

 

Sim, isso graças à entrada do anticiclone sobre o oceano, mantendo o ar frio por aqui durante vários dias. Com isso, malgrado as anomalias de temperatura muito positivas até o momento, acredito que ainda podemos fechar na média ou só um pouco acima da média no fechamento do mês. Neste momento, no entanto, a preocupação maior é o quanto que vai chover, pois o leste do Sudeste está com grande déficit de chuvas neste ano, de forma geral. A tendência é se formar uma potente FF, capaz de quebrar o padrão seco do mês.

 

Renan,

 

tomara que a queda na temperatura a partir de 18 de março em nossa região seja em consequência de chuvas generalizadas e no últimos 10 dias de março que chova bastante.

Link to comment
Share on other sites

Essa MP ficou mais restrita ao RS e interior de SC e SW do Paraná. Aqui no Vale só um sopro, as MPs de janeiro e mesmo de fevereiro foram mais fortes pra cá...

 

Já essa outra que vai vir boto fé. De qualquer forma a temporada de tempestades isoladas de verão pro RS e SC terminou.

 

Se o El-Niño 1+2 continuar com temperaturas ao redor de 2ºC acima da média, RS, SC e PR vão registrar muitas tempestades. Abril tem mais tempo severo na região Sul do que março.

Link to comment
Share on other sites

Essa MP ficou mais restrita ao RS e interior de SC e SW do Paraná. Aqui no Vale só um sopro, as MPs de janeiro e mesmo de fevereiro foram mais fortes pra cá...

 

Já essa outra que vai vir boto fé. De qualquer forma a temporada de tempestades isoladas de verão pro RS e SC terminou.

 

Se o El-Niño 1+2 continuar com temperaturas ao redor de 2ºC acima da média, RS, SC e PR vão registrar muitas tempestades. Abril tem mais tempo severo na região Sul do que março.

 

Tempestades pode dar o ano inteiro aqui no sul por passagens de FF e linhas de instabilidade independente de El nino. O que me referi é a termodinâmica exclusivo de verão, trovoadas isoladas, alimentadas pelo sol a pino e atmosfera propícia para convecção, num bairro dá 90mm no bairro vizinho 5mm, you get it?

Link to comment
Share on other sites

Essa MP ficou mais restrita ao RS e interior de SC e SW do Paraná. Aqui no Vale só um sopro, as MPs de janeiro e mesmo de fevereiro foram mais fortes pra cá...

 

Já essa outra que vai vir boto fé. De qualquer forma a temporada de tempestades isoladas de verão pro RS e SC terminou.

 

Se o El-Niño 1+2 continuar com temperaturas ao redor de 2ºC acima da média, RS, SC e PR vão registrar muitas tempestades. Abril tem mais tempo severo na região Sul do que março.

 

 

Qual nos influencia mais por aqui Nani ? O 3+4 ta se mantendo negativo e o 1+2 ta com tendencia de queda nas proximas semanas

 

 

95ba2ede-3a8c-4b80-a7fa-2a1c8c82e94a.thumb.jpg.746819b7756e69742811f32f2318281f.jpg

Link to comment
Share on other sites

 

Qual nos influencia mais por aqui Nani ? O 3+4 ta se mantendo negativo e o 1+2 ta com tendencia de queda nas proximas semanas

 

 

Se for no Uruguay na primavera Outubro e Novembro o raciocínio é correto.

 

Se for na Amazônia do Norte (margem esquerda do Solimões) em abril, maio e junho o raciocínio é perfeito.

 

Sudeste brasileiro em MAM não faz sentido.

 

Onde e quando (tempo e espaço)

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Nani,

 

Como você pode ver, vamos ter chuvas mais fortes e generalizadas a partir desse final de semana, causadas pelas instabilidades que a FF vai trazer, porém não deverá ser um evento significativo de chuvas, mas algo normal para o mês de Março. Tempestades isoladas poderão ser observadas durante a passagem da frente, como é costume de acontecer nesse choque de massas de ar.

 

Mas a maior parte da queda da temperatura, Nani, será mesmo devido ao anticiclone polar. Me parece provável termos as primeiras mínimas sub-15 do ano na semana que vem, em vastas áreas da zona da mata mineira e estado do RJ.

Link to comment
Share on other sites

Incrível o que aconteceu por aqui a pouco. Apesar da refletividade não tão alta nem no radar de São Roque nem no do Ipmet choveu forte com granizo. O mais engraçado é que quando o granizo começou estava apenas chuviscando. Já perdi as contas de quantas tempestades de granizo tive por aqui esse ano. Tempos interessantes.

Link to comment
Share on other sites

Tempestades monstro se formando à sudeste de Rio Claro. Um pouco acima de Campinas. Acho que hoje essas instabilidades darão o que falar nos próximos minutos.

 

Vai atingir EM CHEIO a linda cidade de Holambra ! Provável evento de tempo severo nesse local

Estou acompanhando. Está ganhando força em Araras. Acho que vou ser atingido em cheio. :laugh: :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

A MP realmente tem sido muito fraca, tanto que nessa tarde há áreas de chuvas pipocando no leste paulista, em regiões como o Vale do Paraíba, sistema Cantareira e Campinas. Essas áreas já está entrando na Grande SP e talvez possa atingir áreas da capital paulista como o centro e as zonas norte e leste.

 

KXa2HkG.png

 

Aqui nesse momento temos 22 graus na Mooca. A máxima chegou aos 26,1 graus e a mínima ficou em 19,7 graus. O sol apareceu com força da hora do almoço até o meio da tarde.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS ATÉ HOJE, 11/3/2017 E 13/3/2017

 

26,5 ITAPIRANGA 26,2

26,4 FPOLIS 26,0

25,7 FPOLIS/CARIJÓS 25,3

25,6 CRICIÚMA 24,9

21,3 FBGO 21,0

20,7 LAGES 20,3

20,6 STA ISABEL 20,1

19,5 PERICÓ 19,1

19,1 B.JARDIM 18,7

19,1 URUPEMA 18,7

18,6 CLIMATERRA 18,1

18,3 INMET 17,7

17,9 CRUZEIRO 17,3

16,9 URUBICI/MUNDO NOVO 16,6

16,1 M.TORRES 15,7

15,6 M.I 15,2

Link to comment
Share on other sites

EURO 12Z INDICANDO ATÉ 165mm DE CHUVA PRA JF DE HOJE ATÉ DIA 20/03 !

 

Tudo fruto dessa intensa frente fria, que está prometendo!

 

Renan,

a chuva indicada pelo Euro seria no sábado, domingo e segunda?

 

Você viu essa previsão do Euro específica para Juiz de Fora?

 

Pede o Europeu para mandar pelo menos uns 90 mm para Laje de sábado até segunda. :cray:

Link to comment
Share on other sites

EURO 12Z INDICANDO ATÉ 165mm DE CHUVA PRA JF DE HOJE ATÉ DIA 20/03 !

 

Tudo fruto dessa intensa frente fria, que está prometendo!

 

Renan,

a chuva indicada pelo Euro seria no sábado, domingo e segunda?

 

Você viu essa previsão do Euro específica para Juiz de Fora?

 

Pede o Europeu para mandar pelo menos uns 90 mm para Laje de sábado até segunda. :cray:

 

 

Atingi com a chuva de hoje 170mm aqui esse mês , o euro diminuiu bem a chuva da FF aqui do fim de semana , agora coloca mais seco e com isso minimas menores a partir de segunda

 

ecmwf_tprecip_rio_25.thumb.png.50a866895adc399005c3db6313db3d94.png

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS ATÉ HOJE, 11/3/2017 E 13/3/2017

 

26,5 ITAPIRANGA 26,2

26,4 FPOLIS 26,0

25,7 FPOLIS/CARIJÓS 25,3

25,6 CRICIÚMA 24,9

21,3 FBGO 21,0

20,7 LAGES 20,3

20,6 STA ISABEL 20,1

19,5 PERICÓ 19,1

19,1 B.JARDIM 18,7

19,1 URUPEMA 18,7

18,6 CLIMATERRA 18,1

18,3 INMET 17,7

17,9 CRUZEIRO 17,3

16,9 URUBICI/MUNDO NOVO 16,6

16,1 M.TORRES 15,7

15,6 M.I 15,2

 

26,5 BLUMENAU 26,2

 

Nublado e fresco por aqui, 21 graus

Link to comment
Share on other sites

Nani, bom dia !

 

Exatamente, a chuva da frente fria será entre Sábado e Segunda próxima. Ontem formou uma bela tempestade ao sul daqui, onde ameaçou chover forte por mais de 1h, porém infelizmente não choveu nada :sad:

 

Minha esperança fica por conta dessa próxima frente fria, Nani. Espero que desta vez caia algo na minha horta. Abração.

Link to comment
Share on other sites

Nani, bom dia !

 

Exatamente, a chuva da frente fria será entre Sábado e Segunda próxima. Ontem formou uma bela tempestade ao sul daqui, onde ameaçou chover forte por mais de 1h, porém infelizmente não choveu nada :sad:

 

Minha esperança fica por conta dessa próxima frente fria, Nani. Espero que desta vez caia algo na minha horta. Abração.

 

PARABÉNS E SAÚDE!!! DE TODOS AQUI DA SERRA!KKK

Link to comment
Share on other sites

As evidências apontam para tornado e não microexplosão devido à forma de como foi destruído as coisas, não foram de forma plana e uniforme.

 

Só pq o tal satélite não apresentou o tal gancho não significa ser impossível não ter havido tornado.

 

RS é a segunda região com maior frequência de tornados das Américas, longe de ser incomum isso.

 

Mas pouco a pouco a cultura climatológica do Brasil vai mudando, 20 anos atrás era crime classificar Tornados.

Link to comment
Share on other sites

As evidências apontam para tornado e não microexplosão devido à forma de como foi destruído as coisas, não foram de forma plana e uniforme.

 

Só pq o tal satélite não apresentou o tal gancho não significa ser impossível não ter havido tornado.

 

RS é a segunda região com maior frequência de tornados das Américas, longe de ser incomum isso.

 

Mas pouco a pouco a cultura climatológica do Brasil vai mudando, 20 anos atrás era crime classificar Tornados.

 

Talvez!

Talvez você tenha razão Beto.

Aliás, em nenhum momento eu disse que era micro-explosão ou tornado.

 

Apenas disse que a foto apresentada pelo Valdir não era de um tornado.

 

E retomei o tema para dizer que a frame foi ''photoshoppada'' de alguma forma.

 

Naquilo que observei pelos danos foi: As casas de madeiras sucumbiram e as estruturas de alvenaria apresentam danos significativos.

 

Como eu não tenho condições de avaliar a distribuição das casas de madeiras no terreno obviamente tenho minhas restrições a aceitar estudos não detalhados.

 

Como o meu interesse é apenas entender o fato repito não tenho pressa.

 

Abs.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.