Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Março/2017


Recommended Posts

 

Pelo menos voltou a indicar mais chuva. Só que de fato, nada de ar polar à vista ! As previsões do fim de Fevereiro, como eu imaginava, eram ilusões. Não estou nada confiante para este inverno de 2017, acho que será tipo 2012 !

 

Não vi bloqueio no EPS :russian:

 

 

Achei que essa linha indicava , que bom que não então :sarcastic: mais as ondas de frio ele matou

 

[attachment=3]1.png[/attachment][attachment=2]2.png[/attachment][attachment=1]3.png[/attachment][attachment=0]4.png[/attachment]

 

Essas manchas azuis seriam o ar polar começando a entrar com força na Argentina?

Link to comment
Share on other sites

No leste de São Paulo as instabilidades nos salvam do calor.

 

Mas em uma ampla área que engloba o oeste de SP, o norte do Paraná, o Centro Oeste, o Paraguay, o Chaco Paraguayo :diablo: e o Rio Grande do Sul, predominam as temperaturas altas.

 

Já, entre o Uruguay e Argentina, esse início de março apresenta marcas amenas. Como era de se esperar. Na Argentina principalmente, o verão pode ser infernal, mas ao menos é mais breve.

 

2lmnb49.gif

Link to comment
Share on other sites

Não estou nada confiante para este inverno de 2017, acho que será tipo 2012 !

Muito infelizmente esta é a minha aposta: um novo 2012.

 

Baseado em que vocês afirmam isso?

 

Eu estava bastante confiante para o inverno de 2017 até o meio do ano passado, quando muitos projetavam um mergulho para La Niña neste ano, passado o super Niño que tivemos. No entanto, tudo mudou agora, e não espero nada demais desse inverno. Expectativa zero ! O que vier será lucro e muito comemorado por mim. Eu citei 2012, mas eu também poderia citar 1995, 1998, 2002, 2006, etc.

 

EXCETO 2015 ! Este ninguém supera na ruindade ! :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Não estou nada confiante para este inverno de 2017, acho que será tipo 2012 !

Muito infelizmente esta é a minha aposta: um novo 2012.

 

Baseado em que vocês afirmam isso?

Na verdade é uma percepção, uma expectativa. Meu fundamentos são: a) padrão norte-americano, b) neutralidade do Pacífico, c) Atlântico quente e d) bloqueio atmosférico no sul da América do Sul, vide os calorões no Chile neste verão.

 

O "d" para mim é o pior, porque com bloqueio ao sul ou no Pacífico, qualquer mp decente já era. Foi o que aconteceu em 2012 ao longo de praticamente TODO o ano, com exceção de julho e alguns episódios em junho.

Link to comment
Share on other sites

Aqui também explodindo fortes instabilidades... sem tocar em POA, é claro. Estamos cercado de células de tempestade ao sul e à leste. Resultado: céu um pouco nublado, vento quente, abafamento e nenhuma gota de chuva, enquanto desaba o mundo em Viamão e Alvorada.

 

Agora 34,7° com 52%. Bati máxima de 36,6°. Terror total.

Link to comment
Share on other sites

Aqui também explodindo fortes instabilidades... sem tocar em POA, é claro. Estamos cercado de células de tempestade ao sul e à leste. Resultado: céu um pouco nublado, vento quente, abafamento e nenhuma gota de chuva, enquanto desaba o mundo em Viamão e Alvorada.

 

Agora 34,7° com 52%. Bati máxima de 36,6°. Terror total.

 

Uma imagem vale mais que mil reclamações hehehe :sarcastic:

 

66FzUeV.png

Link to comment
Share on other sites

PIOR AINDA: tempo bom APENAS à noroeste... e aqui. Climaticamente POA é o local mais quente e o que menos chove indo para QUALQUER direção num raio de 100 km.

 

E agora cravado em 30,0°, nubladaço, abafado, trovoadas, mas chove há mais de hora à leste, chuva forte ao norte, pesado e escuro à oeste... essa imagem de satélite reflete bem a dinâmica daqui em relação aos vizinhos no verão. No inverno é o inverso: fecha com a MM do Guaíba e o resto fica limpo.

 

Essa imagem do radar merece um quadro e uma exposição no Louvre.

Link to comment
Share on other sites

PIOR AINDA: tempo bom APENAS à noroeste... e aqui. Climaticamente POA é o local mais quente e o que menos chove indo para QUALQUER direção num raio de 100 km.

 

E agora cravado em 30,0°, nubladaço, abafado, trovoadas, mas chove há mais de hora à leste, chuva forte ao norte, pesado e escuro à oeste... essa imagem de satélite reflete bem a dinâmica daqui em relação aos vizinhos no verão. No inverno é o inverso: fecha com a MM do Guaíba.

 

Essa imagem do radar merece um quadro e uma exposição no Louvre.

 

Marcos, eu entendo sua dor e compartilho aqui também uma outra imagem de radar, que ocorre neste momento aqui no Sudeste e também representa verdadeiro calvário para Juiz de Fora. Aliás, a grande parte das cidades num raio de 100km daqui já tiveram pelo menos mais de 300mm de chuva nesse ano, enquanto aqui mal passou dos 200mm:

 

PiMIABs.jpg

 

APOSTO 1 PICOLÉ DE ABOBRINHA QUE ESTA LINHA À OESTE SE DISSIPARÁ ANTES DE CHEGAR AQUI !

Link to comment
Share on other sites

Marcos, eu entendo sua dor e compartilho aqui também uma outra imagem de radar, que ocorre neste momento aqui no Sudeste e também representa verdadeiro calvário para Juiz de Fora. Aliás, a grande parte das cidades num raio de 100km daqui já tiveram pelo menos mais de 300mm de chuva nesse ano, enquanto aqui mal passou dos 200mm:

Tenho acompanhado teu calvário.

 

No verão nosso único consolo são as chuvas. A pior coisa que há é quando chove ao lado e temos vento. Esse vento não refresca direito e corta a energia necessária para causar instabilidade. Resultado: nubla, abafa, mas não chove.

Link to comment
Share on other sites

Marcos, eu entendo sua dor e compartilho aqui também uma outra imagem de radar, que ocorre neste momento aqui no Sudeste e também representa verdadeiro calvário para Juiz de Fora. Aliás, a grande parte das cidades num raio de 100km daqui já tiveram pelo menos mais de 300mm de chuva nesse ano, enquanto aqui mal passou dos 200mm:

Tenho acompanhado teu calvário.

 

No verão nosso único consolo são as chuvas. A pior coisa que há é quando chove ao lado e temos vento. Esse vento não refresca direito e corta a energia necessária para causar instabilidade. Resultado: nubla, abafa, mas não chove.

 

Melhorou hahahaha

 

IMHCArL.jpg

Link to comment
Share on other sites

Uma imagem vale mais que mil reclamações hehehe :sarcastic:

Você viu a imagem mais recente? As instabilidades cercaram POA e deixaram a cidade num buraco. SÉRIO!! Não estou brincando!!

 

Aqui 29,0° e 54% com algum vento. Nublado. Sem chuva, é claro.

 

Vimos juntos. A última atualização merece ser postada aqui:

 

hTNo4jI.jpg

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente o sol começou a aparecer por aqui por volta das 13 horas e dessa forma, as temperaturas que estavam amenas, dispararam.

O final de tarde está sendo abafado e com muitas nuvens no céu.

Agora estamos com ainda 27,7 graus na Mooca, após a máxima ter chegado aos 28,9 graus.

 

O consolo é que temos uma área de chuva já entrando na capital paulista.

 

bFcmqwX.png?1

Link to comment
Share on other sites

Vimos juntos. A última atualização merece ser postada aqui:

Ponho minha mão no fogo que não teremos sequer chuva moderada. Isto SE chover! No oeste tem chuva há mais de hora, mas ela não chega, e se mantém relativamente fraca.

 

Aqui 26,9° com 71%. Tão nublado que chega a ficar escuro.

 

Que dinâmica do %*#$#@$ que tem essa cidade, pqp... :rtfm: :rtfm: :rtfm: :rtfm:

Link to comment
Share on other sites

[quotimagem"Tomás WRuas"]

Uma imagem vale mais que mil reclamações hehehe :sarcastic:

Você viu a imagem mais recente? As instabilidades cercaram POA e deixaram a cidade num buraco. SÉRIO!! Não estou brincando!!

 

Aqui 29,0° e 54% com algum vento. Nublado. Sem chuva, é claro.

 

Vimos juntos. A última atualização merece ser postada aqui:

 

hTNo4jI.jpg

Essa imagem sim, merece ir pro louvre, do lado da Monalisa. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Muito calor em Brusque. Ganhei do Marcos por um décimo. Máxima de 36,7°C no Centro, a máxima do Vale do Itajaí. Além deste valor, anotamos 35,7°C no Rio Branco e 34,4°C no Santa Luzia.

 

No fim da tarde as águas de Março vieram. Acumulados de 40 mm em média, o maior valor foi de 78 mm mas há estações com poucos valores, uma tem apenas 0,4 mm.

 

As temperaturas caíram um pouco, chegando a 23,1°C no Centro, 23,8°C no Rio Branco e 22,3°C no Santa Luzia e agora já subiram um pouco. A chuva não parou e está bem fraca.

Link to comment
Share on other sites

Aqui tem chovido todos os dias desde sábado passado, o carnaval foi um "carnachuva" lembrando 2011, algumas das pancadas nestes dias foram fortes não sei quanto acumulou, mas o solo esta bem encharcado, Março por enquanto está bem diferente do que foi Fevereiro. GFS 12Z prevê bons acumulados nos próximos 10 dias no sul/sudeste de MG e Vale do Paraíba, verão vai indo embora e estou otimista com relação ao outono/inverno, espero que pelo menos chegue perto do que foi 2016.

Link to comment
Share on other sites

Muito calor em Brusque. Ganhei do Marcos por um décimo. Máxima de 36,7°C no Centro, a máxima do Vale do Itajaí. Além deste valor, anotamos 35,7°C no Rio Branco e 34,4°C no Santa Luzia.

 

No fim da tarde as águas de Março vieram. Acumulados de 40 mm em média, o maior valor foi de 78 mm mas há estações com poucos valores, uma tem apenas 0,4 mm.

 

As temperaturas caíram um pouco, chegando a 23,1°C no Centro, 23,8°C no Rio Branco e 22,3°C no Santa Luzia e agora já subiram um pouco. A chuva não parou e está bem fraca.

 

E aqui só chuviscou :laugh:

 

Vi nuvens pesadas se levantando, mas rumaram pra sul....

Link to comment
Share on other sites

70mm acumulados aqui em 24h uma maravilha pra quem veio de um fevereiro extremamente seco, durante a tarde ficamos com 15°C

 

70mm em 24 horas ! Puxa vida, a última vez que vi isso foi em Dezembro passado. Saudades...

 

Hoje foi um dia bastante quente, fluxos de ventos quentes e úmidos passavam bem em cima daqui enquanto eles alimentavam suas instabilidades aí em MDF. A temperatura atingiu os 32 graus. Agora ainda com 22,6C devido ao tempo nublado.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma super noite agradável por aqui.

Aquela área de chuva comentada em meu post anterior chegou a atingir o meu bairro, trazendo chuva de fraca a moderada intensidade mais para o início dessa noite. No momento não chove mais, temos apenas céu nublado.

Agora faz 21 graus na Mooca. Tivemos 3,4 mm de acumulados.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

muito calor desde o final da manhã de quinta, as três maiores máximas no Brasil ontem, na rede de estações do Inmet, foram em estações do Rio e Espírito Santo

 

38,2ºC Cambuci-RJ

37,8ºC Presidente Kennedy-ES

37,4ºC Campos dos Goitacases-RJ

 

Aqui em Laje do Muriaé o acumulado de chuva foi pior do que em Juiz de Fora,

 

48,5 mm janeiro

79,5 mm fevereiro

 

128,0 mm total do bimestre.

Link to comment
Share on other sites

Saída 12z do ECMWF projeta ótimos eventos para os próximos dias aqui na região. Começando pela formação da baixa amanhã no continente aonde teremos um fluxo forte em superfície de leste/sudeste que poderá provocar rajadas de vento em toda costa sul/sudeste do RS. Depois o modelo coloca um baita nordestão entre quarta e quinta feira, na sexta feira vento forte de sudoeste com a entrada da massa de ar polar e no domingo outro belo evento de nordestão!

 

Finalmente a dinâmica começando a mudar aqui no sul.

 

 

Meteograma do modelo regional WRF 12z (alimentado pelo GFS) para Rio Grande, em vermelho a projeção de vento médio!

 

f0QkYhB.png

Link to comment
Share on other sites

Muito infelizmente esta é a minha aposta: um novo 2012.

 

Baseado em que vocês afirmam isso?

Na verdade é uma percepção, uma expectativa. Meu fundamentos são: a) padrão norte-americano, b) neutralidade do Pacífico, c) Atlântico quente e d) bloqueio atmosférico no sul da América do Sul, vide os calorões no Chile neste verão.

 

O "d" para mim é o pior, porque com bloqueio ao sul ou no Pacífico, qualquer mp decente já era. Foi o que aconteceu em 2012 ao longo de praticamente TODO o ano, com exceção de julho e alguns episódios em junho.

 

Olha eu prefiro ser mais conservador dessa vez, 2014/2015 vi muitas pessoas confiantes e otimistas para o inverno, na premissa de que outono frio significa inverno quente, e outono quente significa inverno frio, e deu no que deu...

 

Ano passado tivemos tanto outono (curtíssimo é verdade) quanto inverno bons.

 

De qualquer forma estou confiante na ruptura desse calor infernal a partir do final de semana que vem, e muita chuva pro RS.

Link to comment
Share on other sites

Extremos aqui em Barra do Piraí, nos últimos dias:

 

Chuvas até às 09h do dia

 

27/02: 20,3 / 30,3 - 2,0 mm

28/02: 21,4 / 32,1 - 1,0 mm

01/03: 21,0 / 34,5 - 0,0 mm

02/03: 23,0 / 34,5 - 0,0 mm

03/03: 21,8 / 34,5 - Inapreciável

 

De tarde, choveu forte com trovoadas, escureceu muito, quantidade absurda de raios. Acumulado de 22,0 mm

 

Chove fraco e faz 22,7°C e umidade em 94%

 

 

 

Alguns acumulados de hoje aqui na região:

 

Valença/INMET: 37,2 mm

Resende/INMET: 1,1 mm (convencional, até às 21h)

Rio Claro/INMET: 11,6 mm (até às 20h)

Três Rios/INMET: 0,0 mm (até às 20h)

Mendes/PCD/INPE: 43,0 mm

Barra do Piraí/Santa Cecília/Light: 15,5 mm

Barra do Piraí/Light: 26,4 mm

Volta Redonda/Light: 24,2 mm

Mendes/Morsing/Light: 27,7 mm

Piraí/Elevatória Vigário/Light: 61,1 mm

Link to comment
Share on other sites

O Andoni aparecerá hoje à noite dizendo que choveu mais uns 50mm em Barra do Piraí, enquanto que na sua vizinha à nordeste, aproximadamente 120km em linha reta, recém chegou a 200mm no ano inteiro! :cray:

 

 

kkkkkkkkkkkk :laugh:

 

Dessa vez foram só 22 mm hoje

 

Hoje, os maiores acumulados ficaram ao sul daqui, Piraí com 61,1 mm e Mendes com 43,0 mm

 

Tenho 530,5 mm somando jan e fev, 198,5 e 332,0 respectivamente

Resende tem 440 mm, 357,6 e 82,8

Link to comment
Share on other sites

Depois dessa chuva que não chega, deixo aqui esta previsão dos infernos que a MetSul fez para POA pelo Metroclima.

 

Sábado 04/03

mín. 23°C · máx. 28°C

 

Domingo 05/03

mín. 22°C · máx. 28°C

 

Segunda 06/03

mín. 20°C · máx. 29°C

 

Terça 07/03

mín. 20°C · máx. 31°C

 

Quarta 08/03

mín. 20°C · máx. 35°C

 

Quinta 09/03

mín. 23°C · máx. 37°C

 

Sexta 10/03

mín. 20°C · máx. 39°C

 

Agora faz "bons" 24,5° com 85%. Até parece agradável, mas é um ledo engano pois amanheci com 25,2°. Fui.

Link to comment
Share on other sites

O Andoni aparecerá hoje à noite dizendo que choveu mais uns 50mm em Barra do Piraí, enquanto que na sua vizinha à nordeste, aproximadamente 120km em linha reta, recém chegou a 200mm no ano inteiro! :cray:

 

 

kkkkkkkkkkkk :laugh:

 

Dessa vez foram só 22 mm hoje

 

Hoje, os maiores acumulados ficaram ao sul daqui, Piraí com 61,1 mm e Mendes com 43,0 mm

 

Tenho 530,5 mm somando jan e fev, 198,5 e 332,0 respectivamente

Resende tem 440 mm, 357,6 e 82,8

 

Muito significativa a diferença de pluviometria entre a minha região e a tua nesse ano, mesmo ficando tão próximos... mesmo em 3 Rios já deve ter passado dos 300mm esse ano né ? Tenho tido azar esse ano, vamos ver como serão os próximos dias, que reservam mais chuva para nós.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia abafadíssimo por aqui com variação de 24,2° a 29,9°. É claro que não choveu p*** nenhuma: só molhou o chão. Em Campo Bom, uns 40 km ao norte, foram 22,0 mm. Mais quente que aqui só Tramandaí que bateu 23,2°.

 

Agora 24,7° com 84% e há chuva uns 80 km para O e SO. Mas aposto que não vai chove $%*$* nenhuma de novo.

Link to comment
Share on other sites

Que foto linda do raio, William. Já chegou aos 100mm e eu ainda estou em 1,6mm, hehehe.

 

Entretanto, existe consenso entre Euro e GFS para as chuvas entre amanhã até Terça numa área mais abrangente da região Sudeste. Espero acumular ao menos uns 30mm.

 

 

Chove a 4h seguidas por aqui 35mm já , 115mm no mês , faz 15C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.