Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2017


Recommended Posts

  • Replies 755
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Acabei de ler no site do Incaper-ES, vai ganhar mais 2 estações automáticas em março, agora no norte do estado nos municípios de Ecoporanga e Marilândia(teve ou tem uma convencional), as 4 novas estações foram indicadas pelo Incaper.

 

O meteorologista e chefe do setor de estações do Inmet Edmundo Wallace Lucas acompanhado de outros do Inmet, inspecionou a localização das estações já em funcionamento no estado Capixaba.

 

Será que o meteorologista e chefe de estações, Edmundo Wallace Lucas vai visitar o PNI/Campo Belo para ver o local da nova estação?

Link to comment
Share on other sites

A carta de 250 hpa do CPTEC mostra um vórtice ciclônico bem ali.

Aldo, é esse vórtice que está empurrando o centro da ASAS bem mais ao sul do que o normal não é?

Olhando a carta de 250 hpa do CPTEC até parece que sim.

 

Mas na carta de 500 hpa o vórtice parece muito pequeno para ter o poder de empurrar a alta mais para o sul.

 

Entretanto, deixo para os que entendem mais do assunto.

Link to comment
Share on other sites

Acabei de ler no site do Incaper-ES, vai ganhar mais 2 estações automáticas em março, agora no norte do estado nos municípios de Ecoporanga e Marilândia(teve ou tem uma convencional), as 4 novas estações foram indicadas pelo Incaper.

 

O meteorologista e chefe do setor de estações do Inmet Edmundo Wallace Lucas acompanhado de outros do Inmet, inspecionou a localização das estações já em funcionamento no estado Capixaba.

 

Será que o meteorologista e chefe de estações, Edmundo Wallace Lucas vai visitar o PNI/Campo Belo para ver o local da nova estação?

O Espírito Santo tem algumas estações convencionais "fantasmas" (Aquelas que não aparecem no site mas constam como operantes no BDMEP, com dados recentes).

 

São elas:

Boa Esperança (83557)

Ecoporanga (83546)

Itarana (83034)

Marilândia-Colatina (83596)

Muniz Freire (83013)

Link to comment
Share on other sites

Espetacular a imagem deste VCAN sobre Minas Gerais. Uma imagem rara, eu diria. A banda de ar seco trazido pelo vórtice está passando diretamente aqui por cima de Cabo Frio, os dias estão sendo de céu absurdamente azul por aqui. O resultado está nas fotos espetaculares que estão rendendo no meu Facebook, hehehe.

 

Hoje lá em casa, mínima foi de 18,1C e a máxima atingiu os 30,3C. Tudo normal em termos de temperatura.

Link to comment
Share on other sites

Renan, aqui em Sampa, por enquanto, nenhum valor fora do normal.

 

Após os 32,8°C de ontem, o Mirante registrou 31,8°C hoje (Leitura de 0h UTC).

 

O que pode sair do normal é que hoje já é o 5º dia seguido acima dos 30°...

 

Se esta ASAS durar o que os modelos estão prevendo, podemos ter outra longa sequência acima dos 30°C, quase sem chuvas.

Aí já deixa de ser normal. :sad: :negative:

 

-------------

 

Hoje, a brisa marítima entrou firme aqui em Sampa.

Depois do calorão do dia, o final de tarde e o início da noite ficaram bem agradáveis para quem estava em ambientes externos.

Link to comment
Share on other sites

Renan, aqui em Sampa, por enquanto, nenhum valor fora do normal.

 

Após os 32,8°C de ontem, o Mirante registrou 31,8°C hoje (Leitura de 0h UTC).

 

O que pode sair do normal é que hoje já é o 5º dia seguido acima dos 30°...

 

Se esta ASAS durar o que os modelos estão prevendo, podemos ter outra longa sequência acima dos 30°C, quase sem chuvas.

Aí já deixa de ser normal. :sad: :negative:

 

-------------

 

Hoje, a brisa marítima entrou firme aqui em Sampa.

Depois do calorão do dia, o final de tarde e o início da noite ficaram bem agradáveis para quem estava em ambientes externos.

 

 

Ta começando a melhorar a previsão euro ja indica pancadas a partir do dia 21-22

 

ecmwf_tprecip_brazil_41.thumb.png.c45faee4af0f060cf279a468e1b7ed43.png

Link to comment
Share on other sites

Belas imagens das tempestades!

Hoje deu uma boa limpada aqui, a SO céu azul. Nos últimos 7 dias os acumulados de chuva estão variando de 90 a 110 mm.

[attachment=0]snapshot.cgi.jpg[/attachment]

[attachment=1]snapsho1t.cgi.jpg[/attachment]

 

Temperaturas atuais em Teutônia:

 

31,1ºC Linha Catarina

30,8ºC Languiru

29,7ºC Linha Welp

27,3ºC INMET

25,3ºC Lagoa da Harmonia

23,7ºC Morro das Antenas

 

Final de semana preciso conversar contigo para ativar a Oregon em Joinville.

Tá difícil!!!!

:good:

Link to comment
Share on other sites

Renan, aqui em Sampa, por enquanto, nenhum valor fora do normal.

 

Após os 32,8°C de ontem, o Mirante registrou 31,8°C hoje (Leitura de 0h UTC).

 

O que pode sair do normal é que hoje já é o 5º dia seguido acima dos 30°...

 

Se esta ASAS durar o que os modelos estão prevendo, podemos ter outra longa sequência acima dos 30°C, quase sem chuvas.

Aí já deixa de ser normal. :sad:

 

Acredito que este evento de ASAS não poderá ser comparado com o de 2014 ao terminar o ciclo, principalmente devido às temperaturas,.Que estão muito mais moderadas neste evento atual. Lá em JF aliás as temperaturas estão normais para a época.

Link to comment
Share on other sites

William,

 

bem que você comentou ontem, o GFS indicando mínimas baixas no Sudeste hoje,

 

1,7ºC no PNI/Furnas ás 7 h 10

 

7,4ºC no Cantinho do Verde

 

11,2ºC no sítio da Lage

 

12,3ºC na automática rural Nova Friburgo

 

Será que no Campo Belo ficou negativa?

 

O vento parou no PNI/Furnas a partir de 3 h da madrugada,com chances da temperatura no Campo Belo descer muito.

Link to comment
Share on other sites

Uma madrugada MUITO quente em Blumenau, hoje a mínima registrada pela estação do Alertablu foi de absurdos 25,5C, a segunda maior já registrada pela estação (atrás apenas dos 25,7 de ABRHELL de 2016) desde fevereiro de 2014, quando foi inaugurada.

 

Aqui em casa tive de mínima 24,7C e já tenho 33,6C com 58% :heat:

Link to comment
Share on other sites

Aumento de nuvens por aqui nesse momento. Está até com cara de que choverá, apesar de o radar não mostrar ainda nenhum nucleo de chuva na Grande SP.

Agora temos 31,1 graus na Mooca, após chegar aos 32,3 graus.

 

Por enquanto o calor trazido por este bloqueio está um pouco mais confortável do que aquele boqueio que tivemos no final do ano passado.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, antepenúltimo dia do horário de verão, tivemos um dia bonito de manhã, mas neste momento aqui no extremo da ZN(Tremembé) ameaçando chover e ventar. Amanhã quem assistir ao Bom Dia SP o programa vai começar ainda escuro, mas na segunda(20) vai começar bem claro já com o sol raiando. No sábado(18), último dia do horário de verão, será o dia em que o sol vai nascer mais tarde neste ano aqui em SP(no meio do ano o máximo que o sol vai nascer é as 06:50, enquanto no sábado dia 18 será ás 06:57). O meio dia solar até o sábado será lá pras 13:20.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre também um dia de muito calor. Temos agora 34,4°C no INMET com 58%. A mínima foi de quentes 24,2°C. Pela região, muito calor também (máximas até as 15h em algumas estações):

 

36,2°C - São Leopoldo

35,5°C - Campo Bom

35,3°C - Parobé

O frio aqui em Londres está muito decepcionante (faz 9,8 agora, não baixo dos 5 desde terça e segunda vou a 14!!!), mas vc não imagina como é bom estar longe disso.

Link to comment
Share on other sites

Dia bem quente em Blumenau, máxima de 36,6 no Alertablu e 35,6 no Progresso.

 

O pior dos últimos dias é o fim da tarde, a temperatura é bem alta e entra vento do mar, elevando absurdamente a umidade a ponto de parecer bem mais quente do que antes.

 

Pra dar uma ideia, tenho um céu azul quase invernal, mas temperatura macapaense, faz 29,2C com insanos 84% de umidade

 

Ao que parece temos ar seco em altitude mas umidade oceânica sempre presente em superfície. Sauna!

Link to comment
Share on other sites

Dia bem quente em Blumenau, máxima de 36,6 no Alertablu e 35,6 no Progresso.

 

O pior dos últimos dias é o fim da tarde, a temperatura é bem alta e entra vento do mar, elevando absurdamente a umidade a ponto de parecer bem mais quente do que antes.

 

Pra dar uma ideia, tenho um céu azul quase invernal, mas temperatura macapaense, faz 29,2C com insanos 84% de umidade

 

Ao que parece temos ar seco em altitude mas umidade oceânica sempre presente em superfície. Sauna!

 

Blumenau estava literalmente um forno com toda essa umidade, e é incrível como o ar estava pesado para respirar.

 

Pelo visto teremos mais uma madrugada muito desconfortável. Ainda temos 28,2°C e 80% de umidade.

Link to comment
Share on other sites

 

Blumenau estava literalmente um forno com toda essa umidade, e é incrível como o ar estava pesado para respirar.

 

Pelo visto teremos mais uma madrugada muito desconfortável. Ainda temos 28,2°C e 80% de umidade.

 

Você mede também, Lucas?

 

Renan, aqui anoitece mais tarde, quando postei ainda havia sol. Ainda assim a mínima deve ficar alta, 23/25C pela região já que a umidade é alta e as nuvens baixas ja crescem.

Link to comment
Share on other sites

Início de noite com muitas nuvens por aqui. Onde eu moro não foi atingido pela chuva e também não chegou a trovejar. Apenas ficou o céu ficou fechado.

Agora estamos com 26,9 graus na Mooca.

Algumas pancadas rápidas e bem isoladas atingiram partes das zonas norte, leste e sul da capital paulista.

 

Aqui onde moro (Tucuruvi), na zona norte, caiu um "chuvisqueiro" que mal molhou o chão.

 

Me parece que essas chuvas não eram esperadas para hoje... :russian:

Link to comment
Share on other sites

Me parece que essas chuvas não eram esperadas para hoje... :russian:

 

Pelo que o modelo GFS vinha indicando, havia uma possibilidade de termos pancadas de chuvas não só na Grande SP como em outras áreas do estado paulista.

 

-----

 

Céu limpando agora de noite por aqui. Agora temos 25,2 graus na Mooca.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, antepenúltimo dia do horário de verão, tivemos um dia bonito de manhã, mas neste momento aqui no extremo da ZN(Tremembé) ameaçando chover e ventar. Amanhã quem assistir ao Bom Dia SP o programa vai começar ainda escuro, mas na segunda(20) vai começar bem claro já com o sol raiando. No sábado(18), último dia do horário de verão, será o dia em que o sol vai nascer mais tarde neste ano aqui em SP(no meio do ano o máximo que o sol vai nascer é as 06:50, enquanto no sábado dia 18 será ás 06:57). O meio dia solar até o sábado será lá pras 13:20.

 

Boa noite Darley.

Já que você comentou que o meio dia solar até sábado será por volta das 13:20, tem algum lugar onde eu possa saber a que horas ocorre o meio-dia solar aqui em Sampa durante cada dia do ano?

Percebo que por aqui, o meio dia solar do fim de dezembro até mais ou menos agosto, acontece depois das 12 horas do horário solar. Já entre setembro até o meados de dezembro, ocorre entre 11:40 e 12:00 do horário solar.

Link to comment
Share on other sites

Me parece que essas chuvas não eram esperadas para hoje... :russian:

Pelo que o modelo GFS vinha indicando, havia uma possibilidade de termos pancadas de chuvas não só na Grande SP como em outras áreas do estado paulista

É... ontem e hoje não consultei modelos.

Até 3ª feira, as chances de chuva eram mínimas aqui pra Sampa.

 

Sabia que o oeste paulista tinha mais possibilidades de chuva mas não me atualizei quanto ao leste e a capital. :good2:

Link to comment
Share on other sites

Dia bem quente em Blumenau, máxima de 36,6 no Alertablu e 35,6 no Progresso.

 

O pior dos últimos dias é o fim da tarde, a temperatura é bem alta e entra vento do mar, elevando absurdamente a umidade a ponto de parecer bem mais quente do que antes.

 

Pra dar uma ideia, tenho um céu azul quase invernal, mas temperatura macapaense, faz 29,2C com insanos 84% de umidade

 

Ao que parece temos ar seco em altitude mas umidade oceânica sempre presente em superfície. Sauna!

 

A brisa oceânica é um alívio isso sim!! Estive a tarde no centro de Brusque e recebi vento de 5-10 km/h, Olhei sua estação e foi bem paracido. Era vento úmido mas com toda certeza baixava a sensação térmica! Mais quente que antes? Jamais!

 

Ruim é agora quem tem 0 km/h. E como Sábado, Domingo onda o vento era bem fraco.

 

É melhor um vento úmido, com 90% de UR, que pouco vento.

Link to comment
Share on other sites

 

Blumenau estava literalmente um forno com toda essa umidade, e é incrível como o ar estava pesado para respirar.

 

Pelo visto teremos mais uma madrugada muito desconfortável. Ainda temos 28,2°C e 80% de umidade.

 

Você mede também, Lucas?

 

Renan, aqui anoitece mais tarde, quando postei ainda havia sol. Ainda assim a mínima deve ficar alta, 23/25C pela região já que a umidade é alta e as nuvens baixas ja crescem.

 

Não tenho não Felipe, nao por enquanto! Costumo acompanhar a do AlertaBlu por ser perto daqui.

 

Falando nisso, lá marca amazônicos 26,2°C quase 1 da manhã. Acaba fevereiro!

Link to comment
Share on other sites

Dia bem quente em Blumenau, máxima de 36,6 no Alertablu e 35,6 no Progresso.

 

O pior dos últimos dias é o fim da tarde, a temperatura é bem alta e entra vento do mar, elevando absurdamente a umidade a ponto de parecer bem mais quente do que antes.

 

Pra dar uma ideia, tenho um céu azul quase invernal, mas temperatura macapaense, faz 29,2C com insanos 84% de umidade

 

Ao que parece temos ar seco em altitude mas umidade oceânica sempre presente em superfície. Sauna!

 

A brisa oceânica é um alívio isso sim!! Estive a tarde no centro de Brusque e recebi vento de 5-10 km/h, Olhei sua estação e foi bem paracido. Era vento úmido mas com toda certeza baixava a sensação térmica! Mais quente que antes? Jamais!

 

Ruim é agora quem tem 0 km/h. E como Sábado, Domingo onda o vento era bem fraco.

 

É melhor um vento úmido, com 90% de UR, que pouco vento.

 

Acho horrível, não sei como é em Brusque, mas aqui ja ventava a tarde inteira(seco), a brisa do mar só elevou a umidade, o ponto de orvalho disparou de 23 pra 28.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia!

Calorão vai aumentar muito. Teremos um final de semana tórrido no RS e semana que vem promete também dias de calor intenso, segundo a METSUL.

Hoje no CORREIO DO POVO, um dos jornais de PORTO ALEGRE, ao lado da previsão feita pela METSUL, está a nota do link abaixo, que é preocupante. Será que os meteorologistas da METSUL concordam com isso ou discordam? Fica a questão.

Abraços.

http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/Geral/Meio%20Ambiente/2017/2/610483/Quantidade-de-gelo-nos-polos-tem-queda-recorde-em-janeiro

Link to comment
Share on other sites

Aqui em Porto Alegre também um dia de muito calor. Temos agora 34,4°C no INMET com 58%. A mínima foi de quentes 24,2°C. Pela região, muito calor também (máximas até as 15h em algumas estações):

 

36,2°C - São Leopoldo

35,5°C - Campo Bom

35,3°C - Parobé

O frio aqui em Londres está muito decepcionante (faz 9,8 agora, não baixo dos 5 desde terça e segunda vou a 14!!!), mas vc não imagina como é bom estar longe disso.

 

Falei que vc ia torrar! :heat: :diablo:

Link to comment
Share on other sites

Acho horrível, não sei como é em Brusque, mas aqui ja ventava a tarde inteira(seco), a brisa do mar só elevou a umidade, o ponto de orvalho disparou de 23 pra 28.

 

Em Brusque ou Blumenau, eleva a umidade mas melhora a sensação térmica. Nunca vi ninguém reclamar que ficou mais quente quando sopra uma brisa. Sobre ventos secos penso o contrário, todos são horrivelmente quentes nesta época, ONO ou N, lixão total. Detesto quando eles sopram!

 

Saudações marítimas.

 

Lucas Busnardo, 26,1°C talvez supere a maior mínima de 2014. Houve um dia que fez 26,0°C em Janeiro. Não sei se houve noites mais quentes naquele ano. Mas eu fico com o Felipe e não acredito muito nela por aquecer demais.

Link to comment
Share on other sites

Em 2014 teve mínima de 26,8 na FURB.

 

antes da brisa eu tinha 35C com ur girando em torno de 50% com ventos em torno dos 4km/h em superfície. a partir das 16:30 a brisa soprou e fiquei em torno de 33/34C com umidade acima dos 70% e vento em torno dos 8km/h, Gostos são gostos mesmo... :sarcastic:

 

A sensação térmica AQUI subiu, não há o que se discutir.

Link to comment
Share on other sites

Porto Alegre tem uma tarde mais "fresca" hoje. Depois de ontem ter tido máxima de 35,6°C sem baixar dos 50%, hoje só chegamos aos 30,3°C até agora, com 67%. Mas isso por causa das nuvens, se não... :diablo: :diablo:.

 

A previsão para a semana é completamente chuchônica. Realmente insuportável (para a alegria do Marcos, hehe :sacblum:)

 

pVM5Ya3.png

Metroclima POA

Link to comment
Share on other sites

Em 2014 teve mínima de 26,8 na FURB.

 

antes da brisa eu tinha 35C com ur girando em torno de 50% com ventos em torno dos 4km/h em superfície. a partir das 16:30 a brisa soprou e fiquei em torno de 33/34C com umidade acima dos 70% e vento em torno dos 8km/h, Gostos são gostos mesmo... :sarcastic:

 

A sensação térmica AQUI subiu, não há o que se discutir.

Engraçado...

Aqui em Sampa quando entra a brisa marítima a temperatura cai bem mais, tipo de 32° para 27°/26° até 25°C.

Embora dentro dos ambientes continue quase a mesma coisa.

 

Talvez seja a altitude...

 

---------------

 

E o maçarico vai aquecendo em Sampa... :diablo:

Hoje 33,1°C na convencional do Mirante na leitura de 18h UTC (16h verão).

A mínima foi 20,3°C.

No IAG: 33,9°C :heat:

 

Alguns locais mais arborizados e/ou fora da ilha de calor tiveram mínimas agradáveis hoje:

CGE-Capela do Socorro: 15,0°C

CGE-Barragem (Parelheiros): 16,9°C

CGE-São Mateus: 17,2°C

IAG: 17,6°C

Link to comment
Share on other sites

Dia chuchônico aqui em Sampa. Hoje o ar voltou a ficar mais estável e dessa forma, não tivemos pancadas como foi observado ontem.

Agora estamos com 30,3 graus na Mooca. A máxima chegou aos 34,8 graus e a mínima ficou em 21,3 graus.

 

OBS.: Chuchônico é um termo usado para designar que está quente. É derivado do termo chucha (significa calor). :sarcastic: :sarcastic:

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Aqui, depois de ultrapassarmos os 33º C, a temperatura levou um ''tombo'':

 

32,5º C às 17 horas,

 

26,1º C às 18 horas.

 

Dentro de casa a temperatura é superior a 28º C, só volta para a casa dos 26 graus bem cedo de manhã.

 

Realmente, eu não suportaria mais viver em planícies, vales ou regiões litorâneas em latitudes inferiores a de lugares como Montevideo. Daí pra ''cima'', só se for em planaltos ou montanhas. :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Em 2014 teve mínima de 26,8 na FURB.

 

antes da brisa eu tinha 35C com ur girando em torno de 50% com ventos em torno dos 4km/h em superfície. a partir das 16:30 a brisa soprou e fiquei em torno de 33/34C com umidade acima dos 70% e vento em torno dos 8km/h, Gostos são gostos mesmo... :sarcastic:

 

A sensação térmica AQUI subiu, não há o que se discutir.

Engraçado...

Aqui em Sampa quando entra a brisa marítima a temperatura cai bem mais, tipo de 32° para 27°/26° até 25°C.

Embora dentro dos ambientes continue quase a mesma coisa.

 

Talvez seja a altitude...

 

 

provavelmente é o Resfriamento adiabático da serra do mar.

 

um dia quente por aqui mas nada de mais, máxima de 34,7.

 

No momento céu escuro, 29,2C / 81%, parece que teremos chuva pra refrescar

Link to comment
Share on other sites

Realmente, eu não suportaria mais viver em planícies, vales ou regiões litorâneas em latitudes inferiores a de lugares como Montevideo. Daí pra ''cima'', só se for em planaltos ou montanhas. :mosking:

 

Questão de costume. Eu nunca morei em planalto então nem sei como seria diferente :mosking:

 

Ainda falando em calor, fevereiro já está com média mais alta que janeiro no vale, a estação do Alertablu está com média de 26,5 contra 26,3 do mês passado.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.