Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2017


Recommended Posts

Eu sinceramente prefiro muito sol, secura e calor acima de 35C a esse abafamento horrível

 

Eu sinceramente prefiro os 19ºC do Cruzeiro....kkkkkkkk

 

:rofl: :rofl:

 

É, Conrado, a SST ta altíssima e bem anormal. A imagem aqui não ta indo muito bem, se tu puder hospedar ela nesse site e depois linkar aqui seria ótimo: http://imgur.com/ :hi:

 

Além de ser melhor pra visualizar não vai se perder com o tempo

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 755
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

O mar no litoral de SC ta muitoo quente, uma grande área com 28ºC, na costa deve estar até mais!! A área de 27ºC está imensa esse ano, suportaria sistemas tropicais facilmente...

[attachment=0]TSM.jpg[/attachment]

Como é que ainda não houve a formação de sistemas tropicais com o oceano Atlântico anormalmente quente?

Link to comment
Share on other sites

É, Conrado, a SST ta altíssima e bem anormal. A imagem aqui não ta indo muito bem, se tu puder hospedar ela nesse site e depois linkar aqui seria ótimo: http://imgur.com/ :hi:

 

Além de ser melhor pra visualizar não vai se perder com o tempo

 

Humm obrigado pela dica Felipe, mas não sei como hospedar a imagem... :(

Link to comment
Share on other sites

Como é que ainda não houve a formação de sistemas tropicais com o oceano Atlântico anormalmente quente?

 

Klinsmannrdesouza, eu não entendo muito disso, mas acho que as baixas pressões não podem encontrar ventos muito fortes em altos níveis, senão não evoluem. Em 2005 o RS passava por uma grande seca e a atmosfera estava bem estável por lá na formação do Catarina. Anos de La Ninã tem as correntes de jato enfraquecidas, o que favorece a formação das baixas quentes no verão, acho que é algo assim...

Link to comment
Share on other sites

Como é que ainda não houve a formação de sistemas tropicais com o oceano Atlântico anormalmente quente?

 

Klinsmannrdesouza, eu não entendo muito disso, mas acho que as baixas pressões não podem encontrar ventos muito fortes em altos níveis, senão não evoluem. Em 2005 o RS passava por uma grande seca e a atmosfera estava bem estável por lá na formação do Catarina. Anos de La Ninã tem as correntes de jato enfraquecidas, o que favorece a formação das baixas quentes no verão, acho que é algo assim...

 

O Catarina se formou em março de 2004, e não em 2005. :good:

Link to comment
Share on other sites

[fade][/fade]

Como é que ainda não houve a formação de sistemas tropicais com o oceano Atlântico anormalmente quente?

 

Klinsmannrdesouza, eu não entendo muito disso, mas acho que as baixas pressões não podem encontrar ventos muito fortes em altos níveis, senão não evoluem. Em 2005 o RS passava por uma grande seca e a atmosfera estava bem estável por lá na formação do Catarina. Anos de La Ninã tem as correntes de jato enfraquecidas, o que favorece a formação das baixas quentes no verão, acho que é algo assim...

Acho que a a culpada seja a ASAS que tem ficado próxima da costa do Brasil; se ela estivesse afastada já teria ocorrido ao menos um sistema tropical em meio a um oceano fervenote como está agora.

Link to comment
Share on other sites

 

Humm obrigado pela dica Felipe, mas não sei como hospedar a imagem... :(

 

acho que tem que criar conta no site antes. Vai em new post, arrasta a imagem, vai no menuzinho ao lado do 'copy' e vai em 'get share links', copia o de 'Fórums' e cola aqui :good2:

 

------

 

Dia bem quente por aqui, nublado e com pouca amplitude. Variação de 24,6 a 31,3

Link to comment
Share on other sites

Humm obrigado pela dica Felipe, mas não sei como hospedar a imagem... :(

Primeiro de tudo você deve salvar a imagem no seu PC, na pasta "Imagens".

 

Eu me dou melhor com o site de hospedagem http://tinypic.com

 

1. Vai aparecer: "Upload images & videos"

2. Escolher arquivo

3. Vai abrir a pasta "Imagens"

4. Clicar na figura escolhida

5. Clicar em "Abrir"

6. "Upload Now"

7. Copiar o 2º link (IMG Code for Forums & ...)

8. Colar na página do BAZ.

Link to comment
Share on other sites

E a cidade de São Paulo vai esquentando... :heat:

Por enquanto, nada fora do normal.

 

Hoje, a convencional do Mirante chegou aos 32,3°C de máxima às 18h UTC (16h verão).

Pode subir alguns décimos na leitura de 0h UTC (22h verão).

 

É a maior temperatura do ano até agora, superando os 32,0°C registrados em 29 de janeiro.

As mínimas, que foram sub-20 nos primeiros 10 dias deste mês, também subiram, variando entre 20,4 e 21,8°C nos últimos 4 dias, tornando necessários os ventiladores pra dormir. :heat:

 

Até hoje, estamos assim neste fevereiro no Mirante (Entre parênteses, a normal 1981-2010):

Máximas: 29,6°C (28,7°C)

Mínimas: 19,5°C (19,5°C)

Chuva: 79,4 mm (247,2 mm)

 

Pelo andar da carruagem, mais um mês com temperaturas acima da média... :sad:

Link to comment
Share on other sites

Aldo Santos,

 

vai ser interessante acompanhar os acumulados de chuvas na estação de Bertioga-SP em ocasiões de grandes chuvas no litoral paulista associadas a frentes frias.

Digo isso porque dei uma pesquisada na estação pluviométrica de Bertioga mantida pelo DAEE-SP, ela fica(va) a poucos quilômetros da automática do Inmet.Tem dados bem interessantes de chuvas mensais.

 

Outra que pesquisei foi a da represa de Itatinga, naquele fatídico março de 1967 em Caraguatatuba.

março de 1967 choveu 744 mm, nos dias 18 e 19 não choveu tanto.

fevereiro de 1967 choveu 1157 mm, nos dias 18 (408 mm) e no dia 19 (324 mm).

Em dois dias foram 732 mm, um valor que nunca choveu em minha cidade num mês completo, pelo menos nos últimos 111 anos.

Nani, na tragédia de Caraguatatuba, em 18/03/1967, certa vez eu li que o pluviômetro de uma fazenda particular, a poucos km da cidade, transbordou em poucas horas de chuva.

O total de chuva medido foi mais de 400 mm, fora o que transbordou do aparelho. :shok:

 

O pluviômetro do DAEE que ficava ao lado da cidade de Caraguatatuba, na região mais castigada, foi carregado pela avalanche de lama, árvores e detritos que desceu a serra, por isso nunca se soube o quanto choveu naquela área naquele dia.

 

A antiga estação do INMET em Santos tinha um registro de 368,8 mm em 24 horas, no dia 18/02/1934.

Link to comment
Share on other sites

[fade][/fade]

Como é que ainda não houve a formação de sistemas tropicais com o oceano Atlântico anormalmente quente?

 

Klinsmannrdesouza, eu não entendo muito disso, mas acho que as baixas pressões não podem encontrar ventos muito fortes em altos níveis, senão não evoluem. Em 2005 o RS passava por uma grande seca e a atmosfera estava bem estável por lá na formação do Catarina. Anos de La Ninã tem as correntes de jato enfraquecidas, o que favorece a formação das baixas quentes no verão, acho que é algo assim...

Acho que a a culpada seja a ASAS que tem ficado próxima da costa do Brasil; se ela estivesse afastada já teria ocorrido ao menos um sistema tropical em meio a um oceano fervenote como está agora.

 

Aliás tão próxima que fui ver nos modelos agora há pouco e o centro dela parece que vai tocar o continente em SC, particularmente, não me lembro de uma ASAS tão ao sul, em fevereiro de 2014 me lembro de ela ter posicionado o seu centro no RJ.

Link to comment
Share on other sites

Os primeiros de bloqueio estão sendo bem agradáveis por aqui, ontem igualei a menor mínima do ano com 21,3°C.

 

Hoje tive a segunda menor máxima de 2017, 29,7°C (isso por que meu termômetro aumentou a máxima, na realidade não deve ter nem chegado aos 29°C).

O dia foi de céu totalmente encoberto por altostratus, a partir das 12h o sol sumiu completamente, chuviscou na maior parte da tarde.

 

Praticamente todo o sul do Piauí teve um dia com as mesmas características daqui. No norte, além de ter tido muitos cirrus, também formaram vários núcleos associados a ZCIT, por causa disso, a maior máxima de todo o estado foi de apenas 30,6°C em Piripiri.

 

No momento tenho 24,5°C.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui no interior do RN, tempo mudou por completo, tenho acumulados quase 300 mm em apenas 5 dias! :clapping: Do Sábado pro Domingo choveu sem parar totalizando 198,2 mm.

 

Ontem a tarde uma verdadeira tempestade DESPEJOU 82 mm na cidade em meia hora de chuva! Muitos transtornos em relação aos alagamentos, porém muita felicidade com o retorno das chuvas como há muito tempo não se via.

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

Deixo aqui imagens do temporal de hoje a tarde, acompanhado de muitos raios, porém não tão intenso como o de ontem:

 

16465158_1827541264153377_7654997155999907840_n.jpg

 

C4pb1bqXUAAs2La.jpg

 

C4pV5RfW8AAHYCY.jpg

Link to comment
Share on other sites

Já passa de meia-noite e as temperaturas continuam amazônicas em SP:

 

CGE (00:00)

Santana 25,7º

Tremembé 25,6º

 

No extremo sul, Capela do Socorro tem 20,4º.

 

Por aqui, às 0:20 h de hoje tivemos 21,8° C. Foi outra noite quente, mas ainda sem problemas pra dormir.

 

Ontem fomos de 19,4° C a 33,1° C. :heat:

 

19,3° C de mínima hoje.

 

25,4° C já às 9 horas. :heat:

 

Bom dia a todos.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui no interior do RN, tempo mudou por completo, tenho acumulados quase 300 mm em apenas 5 dias! :clapping: Do Sábado pro Domingo choveu sem parar totalizando 198,2 mm.

 

Ontem a tarde uma verdadeira tempestade DESPEJOU 82 mm na cidade em meia hora de chuva! Muitos transtornos em relação aos alagamentos, porém muita felicidade com o retorno das chuvas como há muito tempo não se via.

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

 

Deixo aqui imagens do temporal de hoje a tarde, acompanhado de muitos raios, porém não tão intenso como o de ontem:

 

16465158_1827541264153377_7654997155999907840_n.jpg

 

C4pb1bqXUAAs2La.jpg

 

C4pV5RfW8AAHYCY.jpg

 

Espetaculares imagens das tempestades ! Fico muito feliz com essa chuvarada no RN e boa parte do nordeste. Vocês merecem e muito. Aqui no Sudeste, ficamos no aguardo de Março. As águas de Março fechando o verão !

Link to comment
Share on other sites

Belas imagens das tempestades!

Hoje deu uma boa limpada aqui, a SO céu azul. Nos últimos 7 dias os acumulados de chuva estão variando de 90 a 110 mm.

snapshot_cgi.jpg.bd95702609b5cf82da114ee8c209193b.jpg

snapsho1t_cgi.jpg.0f363b5115a4e858f7248e7ab0ae6df2.jpg

 

Temperaturas atuais em Teutônia:

 

31,1ºC Linha Catarina

30,8ºC Languiru

29,7ºC Linha Welp

27,3ºC INMET

25,3ºC Lagoa da Harmonia

23,7ºC Morro das Antenas

Link to comment
Share on other sites

Assino embaixo, esse site do Ciiagro é lamentável.

 

Recém voltou ao ''ar'', mais parece um vaga-lume.

Voltou. No momento pela região.

Corumbataí: 30°C

Itirapina: 30°C

Limeira: 30°C

Analândia: 29°C

Ipeúna: 29°C

Pensei que do final do ano passado para cá eles tivessem resolvido o problema, pois não estava mais caindo tanto. Mas de algumas semanas para cá, começaram de novo os problemas no site.

Gostaria que aquele fale conosco do outro site ciiagro.sp.gov funcionasse. Seria melhor para entender o que acontece, mas eu tento entrar e a página recarrega. :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Por aqui bastante sol e calor, no momento temos 30ºC com céu limpo, nas imagens de satélite é possível ver uma banda de nuvens na região de BH devido ao posicionamento do VCAN, estão se deslocando para sul, vamos ver se chega aqui. Espero que a ASAS esteja atuando no dia 26/02, estou na expectativa para ver o eclipse parcial.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui bastante sol e calor, no momento temos 30ºC com céu limpo, nas imagens de satélite é possível ver uma banda de nuvens na região de BH devido ao posicionamento do VCAN, estão se deslocando para sul, vamos ver se chega aqui. Espero que a ASAS esteja atuando no dia 26/02, estou na expectativa para ver o eclipse parcial.

 

 

Formação interessante

 

ir1_c_amsul.thumb.gif.013eff858358698ec6a292b0d4f0f8b6.gif

5a4e89f493223_wv1_se_br(1).thumb.gif.f1b188cc3905070877a07200fbcf60aa.gif

Link to comment
Share on other sites

Belas imagens das tempestades!

Hoje deu uma boa limpada aqui, a SO céu azul. Nos últimos 7 dias os acumulados de chuva estão variando de 90 a 110 mm.

[attachment=0]snapshot.cgi.jpg[/attachment]

[attachment=1]snapsho1t.cgi.jpg[/attachment]

 

Temperaturas atuais em Teutônia:

 

31,1ºC Linha Catarina

30,8ºC Languiru

29,7ºC Linha Welp

27,3ºC INMET

25,3ºC Lagoa da Harmonia

23,7ºC Morro das Antenas

 

Final de semana preciso conversar contigo para ativar a Oregon em Joinville.

Tá difícil!!!!

Link to comment
Share on other sites

A carta de 250 hpa do CPTEC mostra um vórtice ciclônico bem ali.

 

Aldo, é esse vórtice que está empurrando o centro da ASAS bem mais ao sul do que o normal não é?

 

Ontem discordei de vc Conrado, mas olhando o desenho do satélite hoje, tá bem com cara disso mesmo.

Trazendo o ASAS mais para o sul e mais continente adentro.

Convenhamos, não é muito normal Bsb ter uma tarde clara em fevereiro...

Link to comment
Share on other sites

Ciiagro é realmente uma vergonha. De que adianta tantas estações se o site ciiagro.org. vive fora do ar. Pior que nem o fale conosco do ciiagro.sp não funciona. Sempre que clico por lá a página recarrega e não vai a lugar nenhum. :-x

 

Governo e partido autoritário,gostam de uma censura, 23 anos no poder.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.