Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2017


Recommended Posts

  • Replies 755
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Dia perfeito hoje, em se tratando de verão. Foi bastante agradável o tempo todo, pois variamos de 18,8C de mínima a apenas 24,3C de máxima. Foi a menor máxima do verão até agora.

 

Agora está chovendo, e faz 20,6C.

 

 

Aqui também máxima ficou em 16C apenas no topo , máxima quase de outono , agora garoa e 14C , ta difícil chover forte , apenas chuva fraca 5mm em 48h

Link to comment
Share on other sites

Dando uma olhada mais "genérica" pelos modelos hoje parece que a partir da segunda metade dessa semana a atmosfera finalmente começará a dar os primeiros sinais de mudança, com pulsos polares avançando pouco a pouco mais pro norte.

 

Pela consistência parece que nas paragens mais ao sul da patagônia (+/- 45ºL) o outono começa essa semana por lá. Quiçá um período de transição climática se iniciará semana que vem nas serras do RS/SC.

 

Ao menos pelas projeções é o que parece não sei se estou enganado.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

novamente chuvas mal distribuídas na Zona da Mata,

 

Chuvas em estações do Cemaden,

 

71,6 mm distrito de Vermelho/Muriaé(uns 50 mm foi a partir 1 madrugada).

36,x mm José Cirilo/Muriaé

35,x mm Aeroporto/Muriaé

 

10,0 mm Guidoval

 

16,0 mm média nas de Cataguases

 

estações pluviométricas da ANA,

45,6 mm fazenda Umbaúbas/Muriaé

46,0 mm PCH barra do Braúna/Laranjal

32,4 mm usina Miguel Pereira/Miraí

23,0 mm São Sebastião da Vargem Alegre.

 

Aqui mais um fracasso de chuvas, apenas 2,6 mm, relampejou longe depois de 23 horas e de 1 h até 3 h madrugada trovoadas ao redor e longe.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Será que o outono climático vai se instalar antes do que é normal ? Torço para que sim ! Lembrando que ano passado foi o Abril mais quente de sempre, prolongando demais o verão. Uma compensação este ano seria bem vinda.

 

Hoje, lá em JF, mais um dia bastante confortável termicamente. Mínima de 18,3C e máxima de 26,9C. Um forte temporal se formou nas imediações da cidade, com características inclusive de super célula, pois claramente havia um mesociclone. Apesar disso, pouco atingiu a cidade. Na minha estação apenas 4mm acumulados com muito vento e raios.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

desliguei o computador ás 18 h 50 até 20 horas muitos relâmpagos e trovões.Mas choveu bem fraco e continua.

 

Armou chuva por aí por volta de 19 horas?

 

Tentei enviar nova mensagem ás 20 h 35.

 

Armou sim, Nani, logo ao anoitecer eu pude observar uma enorme formação de CB à norte ou noroeste daqui, enquanto na direção de Juiz de Fora também havia muitos relâmpagos. O resultado foi que choveu moderado durante aproximadamente 1 hora aqui em Tuiutinga. Infelizmente, não tenho a menor ideia de quantos mm deu. Uma coisa que reparei aqui em Tuiutinga é que as tempestades têm muito menos raios do que em JF.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

recebeu minha MP?

 

Choveu apenas 4,8 mm aqui,

 

na hidrológica de Patrocínio do Muriaé-MG, choveu 43 mm de 19 h até 20 h 30,fica apenas 12 km linha reta daqui, mas nas áreas rurais daqui, perto da divisa com Minas choveu bem.

 

Na fazenda Umbaúbas/distrito de Pirapanema/Muriaé choveu 49,8 mm em 30 minutos.

 

A estação de São Sebastião V. Alegre não registrou chuva até 20 h 45.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

MODELOS OTIMISTAS DEMAIS??

 

Modelos Climáticos parecem seguir bastante inclinados ao frio para este mês de Março no Centro-Sul do Brasil.

 

O CFS segue indicando ao menos 2 incursões significativas de ar frio.

 

Sendo uma agora, no começo do mês.

 

GmdAFXr.png

 

E outra na segunda quinzena.

 

me9e0aY.png

 

Hoje, saiu uma nova rodada do EPS Climático (Modelo Europeu de Longo Prazo). E a rodada veio muito impressionante para o frio!

 

Pelo EPS teriamos 3 INCURSÕES DE AR FRIO DURANTE O MÊS DE MARÇO

 

1º INCURSÃO:

04MkXiw.png

 

2º INCURSÃO:

vJshcoF.png

 

3º INCURSÃO:

JKJ4mC5.png

 

E ainda de brinde, teriamos uma Bomba Polar digna de Junho ou Julho, aparecendo na primeira quinzena de Abril!

 

qAJyqcY.png

MmR4sfZ.png

Link to comment
Share on other sites

Madrugada chuvosa hoje em Queimada Nova, a tempestade teve direito a muitas descargas elétricas e vento.

No total, foram 40 mm acumulados com chuva fraca até as 8h da manhã.

 

Com a chuva de hoje, fevereiro deve fechar com 150 mm, acima da média para o mês. :good2:

Ainda há previsão de chuva para os próximos 3 dias.

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo Alves,

 

na torcida para que essas temperaturas abaixo da média no Rio e Espírito Santo em março sejam consequências de chuvas mais generalizadas na região.Para quando entrarmos em de abril e as chuvas vão diminuir, não termos déficit hídrico tão alto.

 

Se acontecer esse resfriamento no final da 1ª quinzena de abril, que chova bastante aqui na região nos próximos 40 dias.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia amigos bazianos. Após longo tempo afastado devido a trabalho, vamos tentando voltar aos poucos. Canela vem enfrentando forte calor nestes últimos dias. Bem abafado e com pancadas de chuva "relãmpago" em certos dias. Chama a atenção que nestes últimos dias a quantidade de mosquitos tem aumentado, consequências do tempo abafado e úmido que estamos vivendo. Sobre os fortes pulsos que estão sendo previstos, a natureza aqui em cima já dá sinais de que o outono se aproxima. Ainda bem que terminaram o asfalto em nossa rua e o tempo colaborou bastante para isso.

Link to comment
Share on other sites

Euro coloca um frio de respeito para a época aqui, a partir do dia 08 de Março. Bom, é ver para crer. Essas tendências para o início do mês que vem certamente estão muito boas, pois pelo GFS teríamos boas chuvas e pelo Euro é chuva e frio. Tá bom em todo caso!

 

Agora, céu parcialmente nublado, 27C.

Link to comment
Share on other sites

Calorão infernal hoje e próximos dias. Estive em Criciúma sábado , domingo e segunda e a reclamação das pessoas é de que não aguentam mais esse verão. Fiz um lindo passeio domingo pela Serra do Rio do Rastro. Que lugar incrível! Lá em cima, 1431 metros, estava bem agradável e em certos momentos dava pra sentir um leve friozinho. Foi só descer a serra , pro calorão voltar . Desculpem, mas não levo fé nesse "frio" que estão falando pra março. Pode até amenizar um pouco, mas se repetir o ano passado, teremos verão escaldante até quase final de abril no Sul. Ano passado até dia 23 era calorão aqui. Abraços e bom final de feriado a todos!

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

ok,

 

sempre avise aqui no monitoramento se enviar MP,esqueço de olhar lá.

 

novamente em dias com instabilidades na Zona da Mata e Rio, o radar do Pico do Couto pifou faz uns dias.

Incluíndo os radares do Sul, Centro-Oeste e Sudeste, o do Couto é o que fica mais fora do ar, isso faz alguns anos.

 

Tem um linha de trovoadas organizando-se de norte a sul do Centro de Minas até a região de Volta Redonda-MG

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

foi só reclamar o radar do Couto voltou e mostra várias áreas com trovoadas na bacia do rio Pomba e arredores de Santos Dumont, Juiz de Fora.

 

de ontem para hoje boas chuvas em pontos da bacia do rio Muriaé-MG,

 

pluviométricas ANA:

 

56,6 mm Carangola

54,2 mm faz.Umbaúbas/Muriaé

50,8 mm Patrocínio do Muriaé

41,6 mm Eugenópolis

36,0 mm Rosário da Limeira.

Link to comment
Share on other sites

Aqui em São Paulo, no Mirante, este fevereiro foi bem diferente em relação aos últimos dois anos. Choveu 127,3mm. Ou seja, choveu abaixo da média neste fevereiro no Mirante(se comparando com janeiro, em que a chuva extrapolou demais a média e a boca do pluviômetro estourada, com 454mm, não iremos reclamar neste fevereiro, reclamamos muito o excesso de chuva em janeiro).

Link to comment
Share on other sites

Em Florianópolis o feriado de Carnaval foi muito aproveitável. Segue os registros desde sexta na estação do Itacorubi:

 

24/02: 20,7°C / 32,9°C - 00mm

25/02: 21,4°C / 30,2°C - 00mm

26/02: 23,3°C / 29,4°C - 1,0mm

27/02: 21,2°C / 29,7°C - 0,3mm

28/02: 21,2°C / 34,1°C - 0,0mm

 

Todos os dias tiveram sol, e a chuva de verão não foi suficiente pra atrapalhar nada. Amanhã estou de volta ao forno, mas otimista graças às previsões de frio :imsohappy:

Link to comment
Share on other sites

Ausentes hoje 10.2, ontem 10.1, minha estação.

 

Alguma expectativa pra tua estação ficar online?

 

Expectativa existe, agora tenho energia, porém existem 2 fatores, a serra da rocinha interditada devido a pavimentação da br285, isso dificulta muito para mim chegar até lá, pois tenho que andar 120 km a mais e muita estrada de chão ruim, e a falta de suporte para por internet, simplesmente a única empresa que fornece internet na região não me dá suporte pois o sinal é muito ruim, falei com o responsável que instala internet via satélite, mas é 250 mensais e limitado... Alguma sugestão aqui no BAZ?

Link to comment
Share on other sites

CORRETO, ESTA SEMANA DEVE MARCAR A DESPEDIDA DAS TROVOADAS DE VERÃO. OUTRO "SINTOMA"/SC É A VOLTA DO NEVOEIRO, COMEÇANDO PELO OESTE DE SC ONDE JÁ TEM DADO O AR DA GRAÇA, AQUI NA SERRA É O FIM DA TROVOADA DE VERÃO E AS MADRUGADAS ABAIXO DOS 12°C.

 

Trovoadas que foram um recorde negativo. Deve fazer alguns anos que não tivemos tão poucas trovoadas. O Nordestão esteve mais fraco que o comum, não sei se devido ao oceano mais quente.

 

--------------------

 

Dia 28, fim do feriadão, do mês e da temporada de verão para o litoral do sul. Alguns ainda estendem até a Páscoa. Em Brusque pelo que observei, os dias do feriadão foram de muito sol e calor.

 

A parte final do verão começa dia 07/03. A 12 Z do GFS derrubou qualquer mínima mais interessante para esta primeira MP.

 

A máxima atingiu 34,3°C em Brusque. No momento céu escuro por aqui, mas sem chuva.

Link to comment
Share on other sites

CORRETO, ESTA SEMANA DEVE MARCAR A DESPEDIDA DAS TROVOADAS DE VERÃO. OUTRO "SINTOMA"/SC É A VOLTA DO NEVOEIRO, COMEÇANDO PELO OESTE DE SC ONDE JÁ TEM DADO O AR DA GRAÇA, AQUI NA SERRA É O FIM DA TROVOADA DE VERÃO E AS MADRUGADAS ABAIXO DOS 12°C.

 

Trovoadas que foram um recorde negativo. Deve fazer alguns anos que não tivemos tão poucas trovoadas. O Nordestão esteve mais fraco que o comum, não sei se devido ao oceano mais quente.

 

--------------------

 

Dia 28, fim do feriadão, do mês e da temporada de verão para o litoral do sul. Alguns ainda estendem até a Páscoa. Em Brusque pelo que observei, os dias do feriadão foram de muito sol e calor.

 

A parte final do verão começa dia 07/03. A 12 Z do GFS derrubou qualquer mínima mais interessante para esta primeira MP.

 

A máxima atingiu 34,3°C em Brusque. No momento céu escuro por aqui, mas sem chuva.

 

Não tive esse feeling, após o natal tivemos várias trovoadas. Agora a pouco acabou de passar uma e dando um baita de um alívio. Mas tudo bem isoladas, tem bairros que não caiu 1 gota.

 

O que na minha opinião é que foram trovoadas menos fortes, até tivemos alguns casos de alagamentos, mas não se compara com último verão, onde tivemos trovoadas assustadoras que causaram muitos prejuízos.

 

Pelo jeito essa é a semana de despedida do core do verão

Link to comment
Share on other sites

Não tive esse feeling, após o natal tivemos várias trovoadas. Agora a pouco acabou de passar uma e dando um baita de um alívio. Mas tudo bem isoladas, tem bairros que não caiu 1 gota.

 

O que na minha opinião é que foram trovoadas menos fortes, até tivemos alguns casos de alagamentos, mas não se compara com último verão, onde tivemos trovoadas assustadoras que causaram muitos prejuízos.

 

Pelo jeito essa é a semana de despedida do core do verão

 

Não acho. Tivemos trovoadas dia 24. Depois houve um período até o começo de Janeiro onde não houve trovoadas ou houve (muito isoladas). Janeiro teve muitas pancadas de chuva e poucas trovoadas. Nenhuma ventania significativa

 

Em SC observei poucos eventos significativos.

 

-Me lembro que aqui houve vento em um bairro em uma destas trovoadas;

-Houve vento em Tijucas;

-Granizo forte em Fraiburgo (ainda na primavera);

-Vento em Tubarão e sul do Estado (também na primavera);

-Vento em Florianópolis em Dezembro (ciclone);

-Alguns alagamentos e granizo menores;

 

Tudo isso desde Setembro. Achei pouco se comparado aos últimos anos.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.