Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2017


Recommended Posts

Depois de vários e vários dias de sol forte, tempo seco e calor, o dia hoje foi mais fresco e de predomínio de céu nublado. Ontem fez 34,8°C, e hoje "apenas" 28,2°C. O alívio veio um dia antes do esperado mas pelo simples fato do céu estar nublado. O alívio vai permanecer até pelo menos o dia 03/03, com chuvas a qualquer hora e máximas abaixo dos 30°C.

 

Já que ficamos praticamente o mês todo com tempo muito quente e seco, não seria problema se a situação fosse prolongada por mais uns dois dias, pois assim teríamos uma garantia melhor de ver o eclipse solar de domingo. Abaixo, o mapa com a imagem simulada do canal infravermelho para a manhã de domingo pelo modelo ECMWF:

 

W1Ztqpf.png

 

Mesmo que de forma parcial, moradores do sul e leste do MS, região Sul e oeste de São Paulo, nordeste de MG, centro-leste da BA e estados ao leste do Nordeste não devem ter problemas para ver o eclipse. Centro, leste e norte de SP, RJ, centro, sul e noroeste de MG terão predomínio de céu nublado no momento do eclipse, e dependerão basicamente da sorte. Eu, particularmente, estou rezando por um milagre pois nunca vi um hehehehe.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 755
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tivemos um fortíssimo temporal por aqui. Começou ainda antes das 17 horas e durou quase uma hora.

O céu chegou a ficar escuro na hora da chuvarada.

Houve rajadas de ventos, principalmente quando começou o temporal.

Depois de chegar aos 31,2 graus, a chuva fez com que a temperatura caísse para 17,8 graus na Mooca. Agora estamos com 18,3 graus.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um fortíssimo temporal por aqui. Começou ainda antes das 17 horas e durou quase uma hora.

O céu chegou a ficar escuro na hora da chuvarada.

Houve rajadas de ventos, principalmente quando começou o temporal.

Depois de chegar aos 31,2 graus, a chuva fez com que a temperatura caísse para 17,8 graus na Mooca. Agora estamos com 18,3 graus.

 

Hoje o pau quebrou de maneira mais abrangente... toda a cidade em estado de alerta no CGE.

Meu filho mais velho estuda numa Etec no comecinho da rua Itanhaém. Estão ilhados até agora porque na esquina da Itanhaém com Américo Vespuccci, e setores baixos da Anhaia Melo, a água tá (ou pelo tava) na altura do joelho. 67,5 mm no CGE Vila Prudente. Aqui na Paulista o dia virou noite pelas 17h00 mas nada tão demais assim... por enquanto.

Link to comment
Share on other sites

Itapiranga tende a vencer na primavera e início do verão por ser mais continental

 

Mas Foz do Iguaçu tem altitude semelhante à de Itapiranga, e um verão que compete de igual pra igual com Morretes e Antonina, que são mais baixas que Foz... curioso.

 

Itapiranga tem 160/170m de diferença para Blumenau. Isso "de cara" já dá -0,9°C/-1°C. E é menos urbanizada também.

 

Interessante. Já reparou nas horas de sol/umidade do ar? Talvez possa ter influência. As normais das cidades paranaenses são completas?

 

Aqui em SC acho que relevo acho que não muda nada, só a amplitude. As estações de topo do Oeste seguem a mesma tendência de Itapiranga. Deve ser a questão oceano mesmo. Lá esquenta e esfria antes.

Link to comment
Share on other sites

Itapiranga certamente teria um verão bem mais quente que Blumenau se não fosse 150/170 metros mais alta.

 

Dia de sol e calor por aqui, bem 'menos pior' que ontem, máxima de 33,1, no momento nublado e 30 graus.

 

Esquentou mais do que imaginei. Achei que com as mínimas mais baixas o aquecimento iria ceder. Que nada!

 

Mas com as mínimas de hoje de manhã está muito melhor nos ambientes.

 

-----

 

Máxima de 33,4°C no Centro de Brusque. Máxima 33,5°C no Centro de Rio dos Cedros (máxima do Vale).

 

Bairro Santa Luzia com máxima de apenas 31,4°C e 24°C/23°C desde 16 horas com a chuva que caiu por lá. Agora já está na casa dos 22°C. Um verdadeiro oásis.

Link to comment
Share on other sites

Itapiranga tende a vencer na primavera e início do verão por ser mais continental

 

Mas Foz do Iguaçu tem altitude semelhante à de Itapiranga, e um verão que compete de igual pra igual com Morretes e Antonina, que são mais baixas que Foz... curioso.

 

Itapiranga tem 160/170m de diferença para Blumenau. Isso "de cara" já dá -0,9°C/-1°C. E é menos urbanizada também.

 

Interessante. Já reparou nas horas de sol/umidade do ar? Talvez possa ter influência. As normais das cidades paranaenses são completas?

 

Aqui em SC acho que relevo acho que não muda nada, só a amplitude. As estações de topo do Oeste seguem a mesma tendência de Itapiranga. Deve ser a questão oceano mesmo. Lá esquenta e esfria antes.

 

A grande questão é que a dife de altitude entre Tostapiranga e Blumenhell é a mesma que há entre Foz e o litoral paranaense.

As normais das cidades paranaenses de que falo estão em http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1070

Tá certo que a diferença de épocas torna a brincadeira um pouco mais complexa. Mas observe como São Miguel do Iguaçu a 260m (83-97) briga bem com Morretes, a 60m (1966-2015).

Link to comment
Share on other sites

Itapiranga tende a vencer na primavera e início do verão por ser mais continental

 

Mas Foz do Iguaçu tem altitude semelhante à de Itapiranga, e um verão que compete de igual pra igual com Morretes e Antonina, que são mais baixas que Foz... curioso.

 

Itapiranga tem 160/170m de diferença para Blumenau. Isso "de cara" já dá -0,9°C/-1°C. E é menos urbanizada também.

 

Interessante. Já reparou nas horas de sol/umidade do ar? Talvez possa ter influência. As normais das cidades paranaenses são completas?

 

Aqui em SC acho que relevo acho que não muda nada, só a amplitude. As estações de topo do Oeste seguem a mesma tendência de Itapiranga. Deve ser a questão oceano mesmo. Lá esquenta e esfria antes.

 

Mas acho que no caso Blume x Ita, a urbanização de Blu pesa sim. Afinal, é "apenas" uma das maiores cidades se SC. Seria justo comparar Ita com uma cidade do mesmo porte no litoral de SC. Aí ficaria divertido ver até que ponto a continentalidade piora o verão no interior, ou não.

Link to comment
Share on other sites

Tivemos um fortíssimo temporal por aqui. Começou ainda antes das 17 horas e durou quase uma hora.

O céu chegou a ficar escuro na hora da chuvarada.

Houve rajadas de ventos, principalmente quando começou o temporal.

Depois de chegar aos 31,2 graus, a chuva fez com que a temperatura caísse para 17,8 graus na Mooca. Agora estamos com 18,3 graus.

 

Hoje o pau quebrou de maneira mais abrangente... toda a cidade em estado de alerta no CGE.

Meu filho mais velho estuda numa Etec no comecinho da rua Itanhaém. Estão ilhados até agora porque na esquina da Itanhaém com Américo Vespuccci, e setores baixos da Anhaia Melo, a água tá (ou pelo tava) na altura do joelho. 67,5 mm no CGE Vila Prudente. Aqui na Paulista o dia virou noite pelas 17h00 mas nada tão demais assim... por enquanto.

 

Incrível a chuva que cai no leste paulista nessa sexta!

Bastou a atmosfera se instabilizar para haver toda essa descarregar toda essa energia que estava sendo acumulada durante o tempo em que a ASAS ficou atuando.

A última vez que Sampa teve uma chuva decente foi no dia 6 de fevereiro.

 

E continua a chover aqui de moderada até forte intensidade. Mooca com 18,7 graus e acumulado de 33,2 mm.

Link to comment
Share on other sites

 

Mas Foz do Iguaçu tem altitude semelhante à de Itapiranga, e um verão que compete de igual pra igual com Morretes e Antonina, que são mais baixas que Foz... curioso.

 

Itapiranga tem 160/170m de diferença para Blumenau. Isso "de cara" já dá -0,9°C/-1°C. E é menos urbanizada também.

 

Interessante. Já reparou nas horas de sol/umidade do ar? Talvez possa ter influência. As normais das cidades paranaenses são completas?

 

Aqui em SC acho que relevo acho que não muda nada, só a amplitude. As estações de topo do Oeste seguem a mesma tendência de Itapiranga. Deve ser a questão oceano mesmo. Lá esquenta e esfria antes.

 

Mas acho que no caso Blume x Ita, a urbanização de Blu pesa sim. Afinal, é "apenas" uma das maiores cidades se SC. Seria justo comparar Ita com uma cidade do mesmo porte no litoral de SC. Aí ficaria divertido ver até que ponto a continentalidade piora o verão no interior, ou não.

 

Acho que não faz tanta diferença não, as médias de Blumenau tem ficado na casa de 0,5/0,7 de diferença pro INMET/Indaial, com zero urbanização e 80m de altitude e menos ainda em comparação àqui no Progresso. Blumenau tem o nível do mar num local a quase 50km da costa, isso pesa muito nas médias daqui, possivelmente mesmo sem urbanização seria o verão mais quente de SC. Ilha de calor muito importante só em cidades bem grandes como São Paulo, Curitiba, etc. Ilha de calor aqui fica na casa dos 0,3/0,4C no máximo

 

E ao que parece as médias do leste do Paraná são muito mais baixas que as daqui :shok:

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

o GFS 18Z está indicando ótimos acumulados de chuva de domingo para segunda, Vale do Paraíba fluminense, região de Juiz de Fora.

 

o modelo CMC 12Z está melhor para minha região, choveria em quantidade razoável somente de segunda para terça de carnaval.

 

o modelo Cosmo/Inmet 12Z indicando grandes acumulados de chuva a partir de segunda até sexta para Sul de Minas, Mantiqueira mineira e paulista, Vale do Paraíba paulista e fluminense(região de Resende e municípios ao redor), restante do Rio, Zona da Mata mineira e Sul capixaba um fracasso de chuvas

Link to comment
Share on other sites

A grande questão é que a dife de altitude entre Tostapiranga e Blumenhell é a mesma que há entre Foz e o litoral paranaense.

As normais das cidades paranaenses de que falo estão em http://www.iapar.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=1070

Tá certo que a diferença de épocas torna a brincadeira um pouco mais complexa. Mas observe como São Miguel do Iguaçu a 260m (83-97) briga bem com Morretes, a 60m (1966-2015).

 

Tem coisas suspeitas. A média mínima de Antonina chega a 12,3°C em Julho, média de Indaial é 12,2°C no inverno, não sei, pode estar certo ou não. A média mínima de SM Iguaçu, com 260 metros e sendo bem interior não deveria ser de apenas 11,5°C em Julho, uma diferença muito pequena para Antonina. Neste caso, a normal de Foz de 9,2°C em Julho parece ser mais real.

 

Talvez sejam particularidades do clima. Não sei se algum vento do Chaco possa prejudicar a região de Foz. Antonina extremamente chuvosa e pouca ensolarada e a outra mais seca e com mais sol.

 

Mas acho que no caso Blume x Ita, a urbanização de Blu pesa sim. Afinal, é "apenas" uma das maiores cidades se SC. Seria justo comparar Ita com uma cidade do mesmo porte no litoral de SC. Aí ficaria divertido ver até que ponto a continentalidade piora o verão no interior, ou não.

 

Sobre urbanização, citei apenas como um "tempero" e o Felipe tem toda razão. A estação do CEOPS/Itoupava Central era rural e tinha quase as mesmas médias da região central. Daria +-1°C de altitude +-0,6°C de urbanização (comparação Blumenau com Indaial).

 

Blumenau é uma cidade morrenta. E nestas cidades os morros altos acabam impedindo uma urbanização extensa, diminuindo as ilhas de calor, que ficam mais espalhadas. Bem diferente de planícies e planaltos onde morros e colinas menores não impedem o total uso do solo, criando uma urbanização contínua por longas distâncias, como é o caso de Curitiba e São Paulo que você citou. Além de ser Blumenau ser bem menor.

 

Mas as contas, para SC, ficaram bem próximas do real. As do PR que não fecham.

 

PS: Um dia, compararemos Uruguaiana com Mostardas! :mail:

Link to comment
Share on other sites

Talvez a média do PR até feche, por se tratar de um período diferente de dados... Ainda assim pelo que se observa não tem sido mais quente que Blumenau e Brusque, por exemplo.

 

Muito bem colocado sobre a ilha de calor de Blumenau, os dados 'provam' que a UHI é relativamente ineficiente por aqui :hi:

Link to comment
Share on other sites

Finalmente depois de dezesseis dias, voltou a chover aqui em Barra do Piraí, com bastante raios e ventania :clapping:

 

Máxima foi de 35,5°C

 

Mínima de 20,5°C, durante a chuva

 

Acumulado de 43 mm e total do mês em 328,0 mm

 

Chove fraco/moderado com trovoadas e 21,5°C e 95% de umidade

 

 

=========

 

 

Máximas hoje:

 

Resende: 35,4 (automática)

Valença: 34,5

Rio Claro: 36,3 (máxima do ano)

Três Rios: 34,5

Mendes/INPE: 36,0

Seropédica: 37,0

Vila Militar: 37,2

Xerém: 35,7

Link to comment
Share on other sites

Chuva Torrencial atingiu São Paulo na tarde desta sexta, ocasionando o transbordamento de vários córregos!

 

Na Rede Telemetrica do Alto Tiete, os maiores acumulados ficaram na região Sudeste da cidade.

 

C2BqAe6.png

 

Dados Estimados pelo Radar de São Roque também indicam a mesma situação.

 

oaeVbbP.png

 

O Temporal entrou na cidade por volta das 16h30, e como se pode ver na animação do Radar, foi mais intenso entre o Ipiranga e a Vila Prudente.

 

kSVwWcZ.gif

Link to comment
Share on other sites

Finalmente depois de dezesseis dias, voltou a chover aqui em Barra do Piraí, com bastante raios e ventania :clapping:

 

Máxima foi de 35,5°C

 

Mínima de 20,5°C, durante a chuva

 

Acumulado de 43 mm e total do mês em 328,0 mm

 

Chove fraco/moderado com trovoadas e 21,5°C e 95% de umidad

 

=========

 

 

Máximas hoje:

 

Resende: 35,4 (automática)

Valença: 34,5

Rio Claro: 36,3 (máxima do ano)

Três Rios: 34,5

Mendes/INPE: 36,0

Seropédica: 37,0

Vila Militar: 37,2

Xerém: 35,7

 

Por favor Andoni,

 

mande uns 40 mm para minha cidade, os agricultores e outros não aguentam mais tanta estiagem.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Bom saber desses temporais ocorridos em Sampa, São José dos Campos, Barra do Piraí e etc. Espero que nos próximos dias caia algo por aqui também.

 

Nani, passarei o carnaval em Tuiutinga e espero temporais nessa região , mas bem que poderia ter céu mais claro na hora do eclipse, né ?

 

Renan,

 

se for considerar a previsão do Cosmo/Inmet nada vai atrapalhar o eclipse, é calor para Tuiutinga, Laje, Muriaé etc no sábado, domingo, segunda e terça de carnaval.

 

Qual a hora do eclipse?

 

O eclipse parcial de julho de 1993 no começo da manhã enfraqueceu o sol e fez a temperatura em meu termômetro cair quase 2ºC, mesmo com céu limpo.Parecia que estava nublado, foi muito legal.

Link to comment
Share on other sites

ECMWF diminuiu um pouco a nebulosidade sobre o centro do estado de São Paulo na manhã de amanhã, o que pode facilitar a visualização do eclipse nas regiões de Bauru, Araraquara e São Carlos. Permanece com grandes chances de predomínio de céu nublado o norte e leste de São Paulo, estado do Rio e grande parte de Minas, exceto leste e nordeste que provavelmente não terão impedimentos para ver o fenômeno.

 

Áreas que devem ter visualização plena do eclipse:

Centro, sul e leste do MS;

Toda a região Sul (maior dificuldade no leste do PR);

Oeste de São Paulo;

Espírito Santo;

Nordeste e leste de Minas Gerais;

Sudeste, leste e nordeste da Bahia;

Sergipe;

Alagoas;

Paraíba;

Pernambuco;

Rio Grande do Norte;

Ceará.

 

As outras áreas, como falei, dependerão da sorte. Inclusive eu.

 

qq5ai3K.gif

 

mxL6UcI.png

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS, COMPENSADAS, ATÉ O DIA 24

 

27,2 ITAPIRANGA/W.L +1,7

27,0 FPOLIS/CONV. +2,3

26,7 AUTOMÁTICA +2,0

26,3 CRICIÚMA/SATC +2,3

26,0 FPOLIS/CARIJÓS* --

21,3 LAGES/INMET +- +1,0

21,1 FRAIBURGO* +0,9

21,0 SANTA ISABEL* --

20,1 PERICÓ/F.K --

19,6 URUPEMA* +- 1,5

19,4 B.JARDIM* -+ 1,5

19,3 CLIMATERRA +1,6

19,1 CRUZEIRO/CLIMATERRA +- +1,5

18,9 S.JOAQUIM/INMET +1,6

18,3 CRUZEIRO/F.K. --

17,4 URUBICI* --

16,6 M.TORRES*

16,0 M.IGREJA/INMET

 

*EPAGRI.

Link to comment
Share on other sites

MÉDIAS, COMPENSADAS, ATÉ O DIA 24

 

27,2 ITAPIRANGA/W.L +1,7

27,0 FPOLIS/CONV. +2,3

26,7 AUTOMÁTICA +2,0

26,3 CRICIÚMA/SATC +2,3

26,0 FPOLIS/CARIJÓS* --

21,3 LAGES/INMET +- +1,0

21,1 FRAIBURGO* +0,9

21,0 SANTA ISABEL* --

20,1 PERICÓ/F.K --

19,6 URUPEMA* +- 1,5

19,4 B.JARDIM* -+ 1,5

19,3 CLIMATERRA +1,6

19,1 CRUZEIRO/CLIMATERRA +- +1,5

18,9 S.JOAQUIM/INMET +1,6

18,3 CRUZEIRO/F.K. --

17,4 URUBICI* --

16,6 M.TORRES*

16,0 M.IGREJA/INMET

 

*EPAGRI.

 

Bastante quente e desconfortável esse Fevereiro em SC, Ronaldo. Mais um FERVEreiro quente na conta. Incrível como esse mês tem sido quase sempre acima dá média histórica em boa parte do país.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

acho que a chuva chegou em Tuiutinga perto de 19 horas, na pluviométrica de São Sebastião da Vargem Alegre acumulou 29 mm a partir de 19 h até 19 h 45.Amanhã informo o total em São Sebastião Vargem Alegre.

 

Aqui choveu localmente dentro do município a partir de 17 h 15, na área urbana medi 5 mm a partir de 17 h 30.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Andoni,

 

na automática de Rio Claro/Passa Três-RJ choveu 84 mm até 23 horas.

 

 

Alguns acumulados de ontem:

 

74,5 mm na Barragem Santa Cecília/Barra do Piraí

58,9 mm em Morsing/Mendes

80,2 mm em Vargem Alegre/Barra do Piraí

85,4 mm em Rio Claro/INMET

 

 

No meu pluviômetro, choveu 44,0 mm

 

 

Hoje refrescou bem, céu nublado o dia todo, e um mormaço no início da tarde

 

Extremos em 19,8°C a 28,0°C

 

Agora céu encoberto e 24,0°C e umidade em 87%

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

acho que a chuva chegou em Tuiutinga perto de 19 horas, na pluviométrica de São Sebastião da Vargem Alegre acumulou 29 mm a partir de 19 h até 19 h 45.Amanhã informo o total em São Sebastião Vargem Alegre.

 

Aqui choveu localmente dentro do município a partir de 17 h 15, na área urbana medi 5 mm a partir de 17 h 30.

 

Nani, depois me diga o acumulado total. Choveu bastante aqui em Tuiutinga, distrito da cidade de Guiricema. Por volta das 18:30 chegaram as grandes nuvens de trovoadas, tivemos raios e ventos fortes, além de bastante chuva. A zona da mata mineira foi toda ela beneficiada hoje , graças a Deus.

Link to comment
Share on other sites

Início de noite com muitas nuvens médias e altas por aqui. Temos inclusive algumas aberturas no céu. Esse tempo já está assim desde o meio da tarde.

Quem sabe ainda pela manhã tenhamos um pouco de sol, mesmo sendo entre nuvens.

Agora temos 21 graus na Mooca. Máxima de 24,6 graus e mínima de 19 graus.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na Zona Norte de São Paulo(mais precisamente na região próxima da Fernão Dias e divisa com Guarulhos, região do Jaçanã/Fontalis) neste momento(10:17) estamos no eclipse, mas por enquanto imperceptível(aqui é por sorte mesmo o eclipse). 11:30 tem a maior percepção do eclipse aqui em São Paulo(e em Porto Alegre o eclipse, além de ser mais perceptível, as condições atmosféricas são muito favoráveis, possível que vejam até estrelas no eclipse em Porto Alegre)

Link to comment
Share on other sites

Fiz o recomendado para ver o eclipse, quando deu 11:30, que é o horário em que o eclipse esteve no seu auge, o sol estava em formato de uma lua minguante, usei um raio-x para ver mais nitidamente o eclipse no auge. Então, foi por sorte mesmo o eclipse por aqui no extremo da ZN. O brilho do sol estava um pouquinho mais fraco no auge do eclipse.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

o total em São Sebastião da Vargem Alegre foi de 32,0 mm, uma chuva boa por 45 minutos 29 mm e depois choveu mais 3 mm.

 

Destaque na pluviométrica de Laranjal/usina Barra do Braúna com 60,4 mm fica ao sul de Muriaé.

 

nas estações do Cemaden em Muriaé-MG,

 

39,7 mm distrito de Vermelho 8 km oeste do centro de Muriaé.

37,8 mm Zé Cirilo bairro no oeste.

35,0 mm Aeroporto ídem acima.

31,8 mm Muriaé/hidrológica

23,4 mm TV/Muriaé pertinho da automática/Inmet que está sem funcionar uns 10 dias.

 

Em estações do Cemaden/Juiz de Fora choveu bem na estações ao redor de Benfica acima de 35 mm.

 

Outras áreas da Zona da Mata entre Juiz de Fora até Ubá, Viçosa a chuva foi ínfima.No distrito de Glória/Cataguases choveu apenas 1mm fica bem perto de Miraí.

 

Por enquanto chuvas mal distribuídas, aqui em Laje choveu 5,2 mm bem mais cedo que Tuiutinga.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde, Belo Horizonte tem dia completamente encoberto com chuvas ocasionais. Em nenhum momento foi possível ver o eclipse :negative:

Durante a manhã(inclusive no horário do eclipse), estava bem escuro, mas não deu pra associar diretamente com o fenômeno pois havia nebulosidade carregada no céu.

 

Nesse momento, segue encoberto, choveu há pouco, faz 23,8C na automática da Pampulha.

Link to comment
Share on other sites

Apesar do predomínio de céu nublado, como previsto, as nuvens eram pouco densas e permitiam a passagem de raios solares. Sendo assim, com filmes de raio x era possível visualizar o eclipse solar com boa nitidez. No ápice do evento, entre 11:15 e 11:45, nuvens mais densas e baixas impediram a visão. Pelo menos consegui ver um pouco hehe.

 

O dia hoje foi predominantemente nublado, com algumas pancadas de chuva, e variação até o momento de 18,4°C a 26,2°C.

Link to comment
Share on other sites

De volta ao terror tropical desde à noite de ontem! Desembarquei no aeroporto com 30° (creio que estava menos até realmente descer do avião). Bem abafado.

 

No período em que fiquei fora, da noite do dia 9 até a noite de ontem, tive variação de 21,8° a 37,0°. O que chamou a atenção foi a u.r. mínima: 46%. Ou seja: tempo EXTREMAMENTE abafado e permanentemente desagradável, vide que minha mínima absoluta NÃO CHEGOU nem mesmo à média mínima de fevereiro!!!

 

Hoje variação de 23,1° a 32,4°. u.r. mínima de 51%. Abafado, mas nada de morrer. Agora faz 28,9° com 61%.

 

Até é bom pegar um calor de vez em quando, mas no máximo por dois dias. Amanhã já estarei de mal com o calor de novo.

Link to comment
Share on other sites

Nada de especial por aqui nos últimos dias, Fevereiro bem marcado pelo marasmo total. Realmente apenas um mês pra passar calor, vai se encerrar em 2 dias e tivemos mínimas variando de 21,2 a 25,5 e máximas variando entre 27,2 e 38,7 na estação do Centro. :lazy:

 

Hoje mínima de 21,3 e máxima de 32,4 aqui em casa, Alertablu não transmitiu os dados regularmente, mas deve ter variado entre 23 e 32-33.

 

Muito interessante o eclipse, na luminosidade não interferiu quase nada, mas a intensidade da radiação estava bem baixa, estilo 'luz de geladeira'. Meu pico de radiação durante o eclipse foi 390w/m² (deu um boa limpada na duração do evento) e a temperatura caiu 1,2C

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.