Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Fevereiro/2017


Recommended Posts

Uma tarde quente um pouco menos quente que ontem. A máxima no Centro de Brusque chegou a 35,3°C. A máxima no Vale do Itajaí foi em Blumenau/Progresso/Felipe com um décimo a mais: 35,4°C.

 

Quando a primeira quinzena de Fevereiro teve algumas máximas baixas já imaginei que havia algo errado. Agora a segunda quinzena que geralmente é mais fresca vem compensando um pouco. Pelo menos mais 9 dias "intermináveis" no Vale do Itajaí. "A luta continua companheiros".

 

Lutemos, nada de frescor até o fim de fevereiro, tem que torcer pra ter uma primeira quinzena de março fresca pra descansar desse calor.

 

Noite com uma brisa agradável (a que ponto chegamos?), faz 27C com ur na casa dos 80% :laugh:

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 755
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

16 horas:

 

32,9° C em Jundiaí (hoje passamos dos 34° C),

 

22,3° C em Tapiraí (na borda da Serra, próximo a Piedade/Sorocaba).

 

O relativo frescor de Tapiraí durante essa tarde calorenta tem sido um vislumbre de esperança por uma noite mais amena em Jundiaí.

 

E justamente agora, começa a soprar com rajadas o - ainda quente - vento sudeste por aqui. :girlwitch:

 

Alivio noturno à vista. :heart:

 

Entrou uma brisa monstro hoje

 

 

[attachment=0]mapserv.jpg[/attachment]

 

21,0° C às 23 horas com belas rajadas do fresco vendo sudeste.

 

MM, sua linda! :heart: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

Boa noite,

 

Prezados, nesta Segunda-feira tivemos mais do mesmo, porém a máxima não ficou tão elevada (atingiu 31,1 graus). As mínimas seguem comportadas, dentro da média para o mês. E neste momento, meia noite e poucos, faz 20,4ºC.

 

Euro segue melhorando a previsão de chuvas nos proximos dias

 

[attachment=0]1.png[/attachment]

 

Comparando com o GFS:

 

XSO9KcX.png

Link to comment
Share on other sites

Característica deste início de 2017 tem sido um tempo mais seco e fica ainda mais marcante pelo extremo que foi 2016, este provavelmente será o 2° início ( bimestre) mais seco que registro:

Chuva acumulada ( JAN/FEV):

2017: 360 mm

2016: 1024 mm

2015: 496 mm

2014: 358 mm

2013: 611 mm

2012: 379 mm

2011: 757 mm

2010: 644 mm

2009: 814 mm

2008: 510 mm

2007: 696 mm

2006: 446 mm

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou entrando mais no detalhe para ver as condições de instalação de algumas estações nesta onda de calor, pois tenho notado alguns dados duvidosos.

Não quero entrar em polêmicas, apesar de ser um fórum para discutirmos idéias.

Porém, ao entrar no detalhe, vi algumas estações em cima de concreto, telhado, enfim, bem fora dos padrões.

Exemplo: A estação de Rodeio/Moacir esses dias deu 26ºC de mínima, sendo que estações da região deram 22/23ºC. E nas máximas também, a estação de Timbó eu acredito que esteja próximo de fontes de calor. Domingo Indaial foi a 36,6ºC e Timbó 38,4ºC. Quando dá um dia de sol forte direto, as estações mais descalibradas se revelam.

Agora, quem merece os parabéns na região é o Ciro Groh de Brusque, dados excelentes, não temos nada a questionar.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou entrando mais no detalhe para ver as condições de instalação de algumas estações nesta onda de calor, pois tenho notado alguns dados duvidosos.

Não quero entrar em polêmicas, apesar de ser um fórum para discutirmos idéias.

Porém, ao entrar no detalhe, vi algumas estações em cima de concreto, telhado, enfim, bem fora dos padrões.

Exemplo: A estação de Rodeio/Moacir esses dias deu 26ºC de mínima, sendo que estações da região deram 22/23ºC. E nas máximas também, a estação de Timbó eu acredito que esteja próximo de fontes de calor. Domingo Indaial foi a 36,6ºC e Timbó 38,4ºC. Quando dá um dia de sol forte direto, as estações mais descalibradas se revelam.

Agora, quem merece os parabéns na região é o Ciro Groh de Brusque, dados excelentes, não temos nada a questionar.

 

Sobre a estação de Rodeio sim, ele sempre foi errada puxando para cima, ficava em cima um telhado.

 

Sobre a de Timbó não, é uma Vantage Vue e não é sempre que é mais quente. Ontem por exemplo, ele foi menos quente na máxima e na mínima. Se estivesse descalibrada dificilmente conseguiria isso. Você viu ela em um telhado?

 

O centro de Indaial é bem quente e dá mais que o INMET. INMET fica no Warnow bem perto do rio e sem qualquer urbanização. Mas o Centro/Norte de Indaial é mais quente com toda certeza.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou entrando mais no detalhe para ver as condições de instalação de algumas estações nesta onda de calor, pois tenho notado alguns dados duvidosos.

Não quero entrar em polêmicas, apesar de ser um fórum para discutirmos idéias.

Porém, ao entrar no detalhe, vi algumas estações em cima de concreto, telhado, enfim, bem fora dos padrões.

Exemplo: A estação de Rodeio/Moacir esses dias deu 26ºC de mínima, sendo que estações da região deram 22/23ºC. E nas máximas também, a estação de Timbó eu acredito que esteja próximo de fontes de calor. Domingo Indaial foi a 36,6ºC e Timbó 38,4ºC. Quando dá um dia de sol forte direto, as estações mais descalibradas se revelam.

Agora, quem merece os parabéns na região é o Ciro Groh de Brusque, dados excelentes, não temos nada a questionar.

 

Sobre a estação de Rodeio sim, ele sempre foi errada puxando para cima, ficava em cima um telhado.

 

Sobre a de Timbó não, é uma Vantage Vue e não é sempre que é mais quente. Ontem por exemplo, ele foi menos quente na máxima e na mínima. Se estivesse descalibrada dificilmente conseguiria isso. Você viu ela em um telhado?

 

O centro de Indaial é bem quente e dá mais que o INMET. INMET fica no Warnow bem perto do rio e sem qualquer urbanização. Mas o Centro/Norte de Indaial é mais quente com toda certeza.

 

Ontem ficou mais tempo nublado em Timbó, segundo informações do Carlos... Quero comparar mais dias de sol a pino.

Link to comment
Share on other sites

Euro e GFS

 

 

[attachment=1]1.png[/attachment][attachment=0]2.png[/attachment]

 

GFS colocando chuvas intensas e generalizadas pelo Sudeste, enquanto o Euro restringe a área de precipitação mais para SP, sul MG e Triângulo. Já vimos este filme....

 

Você quer dizer que agora vamos ter a parte II do filme que já estamos assistindo né? :heat:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia! Que calor em Buenos Aires!

 

No domingo tivemos dia de sol, com mínima ainda agradável, em 19,6, e a máxima chegou a 32,2, com sensacao térmica de 35.

 

Ontem foi pior: muito sol, com mínima de 23 e máxima de 32,7. A sensacao térmica beirou os 38 graus a tarde e o SMN decretou alerta amarelo por onda de calor.

 

Mas nao há nada que esteja ruim que nao possa piorar. Hoje faz mais calor ainda: já registramos 31,8, com sensacao térmica de 37. Fez bastante calor inclusive de madrugada: a 1h da manha a sensacao térmica ainda era de quase 32 graus e a mínima na automática foi de 24,3. A máxima prevista para hoje é de 36! Caso se confirme será a mais alta deste verao.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro está um tédio total. 90% do mês dá pra fazer previsão do tempo com ctrl c + ctrl v. Janeiro mostrou-se muito mais dinâmico, picos de calor maior mas com mais entradas de ar frio que baixava as mínimas. Fora que quase todos os dias dava trovoadas e com vento refrescava os ambientes internos.

 

Já este mês é certeza de calor forte todos os dias com atmosfera estável, com ausência de chuva e mínimas sempre altas o concreto e asfalto não esfriam nunca criando assim fortes ilhas de calor em áreas urbanizadas, terrível.

Link to comment
Share on other sites

Euro e GFS

 

 

[attachment=1]1.png[/attachment][attachment=0]2.png[/attachment]

 

GFS colocando chuvas intensas e generalizadas pelo Sudeste, enquanto o Euro restringe a área de precipitação mais para SP, sul MG e Triângulo. Já vimos este filme....

 

Você quer dizer que agora vamos ter a parte II do filme que já estamos assistindo né? :heat:

 

Acredito que existam chances de termos a parte II do filme que assistimos de camarote em Janeiro, quando o GFS foi humilhado pelo Europeu naquela batalha da ZCAS que acabou ficando só no estado de SP mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro está um tédio total. 90% do mês dá pra fazer previsão do tempo com ctrl c + ctrl v. Janeiro mostrou-se muito mais dinâmico, picos de calor maior mas com mais entradas de ar frio que baixava as mínimas. Fora que quase todos os dias dava trovoadas e com vento refrescava os ambientes internos.

 

Já este mês é certeza de calor forte todos os dias com atmosfera estável, com ausência de chuva e mínimas sempre altas o concreto e asfalto não esfriam nunca criando assim fortes ilhas de calor em áreas urbanizadas, terrível.

 

Sim, horrível. Ainda bem que logo acaba.

 

Enquanto não acaba vamos tendo mais um dia de calor, mas bem mais leve que os anteriores. Tenho no momento apenas 32,4C e venta moderado de leste sudeste, com ur não muito alta. :good2:

 

Mínima de 23,9 no alertablu e 22,7 no Progresso

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acumulei 28 mm durante a madrugada de hoje. :good:

Agora estou com 104 mm em fevereiro (e no ano), exatamente a média mensal.

 

No sertão nordestino, o maior acumulado dentre as estações do INMET hoje foi de 48,6 mm em Petrolina - PE.

 

 

Desde a penúltima semana os dias estão sendo "frescos" por aqui, as máximas estão sendo entre 30 e 33° e as minímas entre 21 e 23°.

Há previsão de chuvas em boa quantidade na próxima semana.

Link to comment
Share on other sites

Euro e GFS

 

 

[attachment=1]1.png[/attachment][attachment=0]2.png[/attachment]

 

GFS colocando chuvas intensas e generalizadas pelo Sudeste, enquanto o Euro restringe a área de precipitação mais para SP, sul MG e Triângulo. Já vimos este filme....

 

Renan,

 

a comparação entre o GFS e Europeu teria que ser de 10 dias, no mapa do GFS o acumulado de chuvas vai até ás 6 horas do dia 7 de março, no mapa do Europeu o acumulado de chuvas vai até a noite de 2 de março.

Link to comment
Share on other sites

Lutemos, nada de frescor até o fim de fevereiro, tem que torcer pra ter uma primeira quinzena de março fresca pra descansar desse calor.

 

Noite com uma brisa agradável (a que ponto chegamos?), faz 27C com ur na casa dos 80% :laugh:

 

Ontem de noite tive um chuvisco fervente aqui. De madrugada choveu um pouco e mesmo assim amanheceu abafado. Estilo Kuala Lumpur. :mail:

 

Em Brusque a mínima ficou entre 21/23. A máxima acabou atingindo 33,2°C no Centro. A máxima no Vale do Itajaí foi em Timbó com 34,8°C.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

Infelizmente hoje os ventos marítimos não estão soprando com a mesma intensidade observada ontem durante à tarde.

Nesse momento temos céu cirroso por aqui.

A máxima chegou aos 32 graus na Mooca e a mínima ficou em 20,1 graus. Não será possível informar a temperatura desse momento já que o site do CGE está fora do ar, mas eu imagino que o valor esteja em 27,x graus.

Link to comment
Share on other sites

Depois de dias e dias de tempo seco, com poucas chuvas isoladas sobre o estado de São Paulo, as chuvas amplas retornarão neste final de semana para estragar a alegria dos foliões para amenizar o calorão. Entre os dias 27/02 e 01/03 um cavado se amplifica em 500mb trazendo condições para queda nas temperaturas sobre São Paulo e sul de Minas. Não há ar polar avançando, então não se espera uma queda generalizada, mas sim bem localizada.

Link to comment
Share on other sites

Mais um dia tórrido aqui no Oeste Paulista;

Dracena 23.2°C/35.4°C/INMET

M. do Paranapanema 24.0°C/34.6°C/CIIAGRO

Presidente Epitácio 24.1°C/35.5°C/CIIAGRO

Presidente Prudente 23.6°C/34.5°C/INMET

Rancharia 20.7°C/35.6°C/INMET

Teodoro Sampaio 24.1°C/35.7°C/CIIAGRO

:heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Aqui, ontem fomos de 21,4° C a 34,6° C. E ao fim da tarde o fresco vento sudeste :girlwitch: fez cair bem a temperatura. Em consequência...

 

18,7° C de mínima hoje. :good2:

 

E fez calor de novo hoje, a máxima ultrapassou os 32 graus. Mas o fresco vento sudeste :girlwitch: voltou no fim da tarde e, em consequência...

 

25,4° C às 19 horas. Quente ainda, mas a noite será bem arejada e agradável para dormir ainda.

 

Felizmente o vento sudeste nos salvará até quinta, pela previsão do GFS. Depois, que volte a chuva. Veremos...

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Hoje estive na cidade de São Carlos no interior paulista e peguei um forte calor com céu quase 100% limpo e umidade baixa, já estou de volta ao sul de minas e por aqui o calor é menos intenso, Poços de Caldas teve máxima em torno de 31ºC, agora as 19:10 temos 25ºC. Graças a Deus as temperaturas devem baixar nos próximos dias, esse calor esta bem desconfortável.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde.

Infelizmente hoje os ventos marítimos não estão soprando com a mesma intensidade observada ontem durante à tarde.

...

 

Acabei queimando a língua e agora temos um início de noite fresco aqui. Há até MM atuando.

Faz 23,6c na Mooca.

 

Só que pelas previsões, infelizmente amanhã os ventos realmente não soprarão com tanta força do mar, devido à mudança do posicionamento da ASAS.

Link to comment
Share on other sites

Pessoal, estou entrando mais no detalhe para ver as condições de instalação de algumas estações nesta onda de calor, pois tenho notado alguns dados duvidosos.

Não quero entrar em polêmicas, apesar de ser um fórum para discutirmos idéias.

Porém, ao entrar no detalhe, vi algumas estações em cima de concreto, telhado, enfim, bem fora dos padrões.

Exemplo: A estação de Rodeio/Moacir esses dias deu 26ºC de mínima, sendo que estações da região deram 22/23ºC. E nas máximas também, a estação de Timbó eu acredito que esteja próximo de fontes de calor. Domingo Indaial foi a 36,6ºC e Timbó 38,4ºC. Quando dá um dia de sol forte direto, as estações mais descalibradas se revelam.

Agora, quem merece os parabéns na região é o Ciro Groh de Brusque, dados excelentes, não temos nada a questionar.

 

Sobre a estação de Rodeio sim, ele sempre foi errada puxando para cima, ficava em cima um telhado.

 

Sobre a de Timbó não, é uma Vantage Vue e não é sempre que é mais quente. Ontem por exemplo, ele foi menos quente na máxima e na mínima. Se estivesse descalibrada dificilmente conseguiria isso. Você viu ela em um telhado?

 

O centro de Indaial é bem quente e dá mais que o INMET. INMET fica no Warnow bem perto do rio e sem qualquer urbanização. Mas o Centro/Norte de Indaial é mais quente com toda certeza.

 

Vi a estação de Timbó e infelizmente está bem próxima da rua de calçamento, com brita envolta e fixada em suporte de concreto.

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro foi BEM pior do que eu esperava antes de sair se POA. A cidade, salvo engano, teve minima de 21 uma vez. Todos os demais dias acima disso.

 

Aqui em Londres houve máxima de 18 num bairro distante do Centro no dia de ontem, algo incrivel (felizmente eu estava em Paris, onde não passou dos 12), mas estou aliviado assim mesmo. Aqui um dia de frio porto-alegrense variando de 10 a 13. Agora 11,4. Em se tratando do Reino Unido, uma bela merda.

 

Sábado estou de volta ao terror.

Link to comment
Share on other sites

Europeu segue firme com a volta da chuva , e agora coloca um carnaval bem fresco

 

Os acumulados previstos no mapa já estão se aproximando daquela previsão da ZCAS raiz que tivemos em janeiro. :clapping: :clapping:

 

-------

 

Aqui outra noite muito boa. Dentro de casa novamente confortável!

22,4 graus na Mooca.

 

Apesar dos pesares, eu ainda continuo achando que o calor desse evento de bloqueio está menos insuportável do que no fim de dezembro do ano passado.

Acredito que seja pelo fato da umidade estar mais baixa, das mínimas que aqui têm ficado na casa dos 21/22 graus e também dos raios solares já estarem mais inclinados (até porquê no fim do ano por aqui, a inclinação é de apenas alguns décimos de graus. 0 grau no trópico de capricórnio, no solstício de verão).

Link to comment
Share on other sites

Bazianos,e aí td bem...

-Fevereiro mais úmido que eu me lembre

-Índice de calor em níveis muito altos todos os dias

-Acumulado de chuva bem acima da média histórica...

E não é só fevereiro, foi em janeiro, e final de dezembro assim...

Só pra constar, máxima ontem 33.9º com sensação de 41.7º em Solecity! :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat: :heat:

Link to comment
Share on other sites

Euro e GFS

 

 

[attachment=1]1.png[/attachment][attachment=0]2.png[/attachment]

 

GFS colocando chuvas intensas e generalizadas pelo Sudeste, enquanto o Euro restringe a área de precipitação mais para SP, sul MG e Triângulo. Já vimos este filme....

 

Renan,

 

a comparação entre o GFS e Europeu teria que ser de 10 dias, no mapa do GFS o acumulado de chuvas vai até ás 6 horas do dia 7 de março, no mapa do Europeu o acumulado de chuvas vai até a noite de 2 de março.

 

Opa, é verdade Nani, não tinha observado esse detalhe. De qualquer forma, parece que o carnaval vai continuar sendo de sol predominando no leste do Sudeste, o que acha ?

Link to comment
Share on other sites

O calor não deu trégua durante toda a madrugada no noroeste, parte do oeste e no litoral. A mínima em Umuarama foi 24.3°C.

 

Mínima de 24 graus deve ser muito desagradável, heim André ? Nunca tive que presenciar isso aqui na minha cidade, até onde eu me lembre. Hoje tive mínima de 17,6ºC e agora faz 26 graus.

Link to comment
Share on other sites

O calor não deu trégua durante toda a madrugada no noroeste, parte do oeste e no litoral. A mínima em Umuarama foi 24.3°C.

 

Mínima de 24 graus deve ser muito desagradável, heim André ? Nunca tive que presenciar isso aqui na minha cidade, até onde eu me lembre. Hoje tive mínima de 17,6ºC e agora faz 26 graus.

 

Estava quente e úmido. É muito desconfortável. Durante a maior parte da primavera e todo o verão, dificilmente a temperatura baixa dos 20ºC por aqui.

Link to comment
Share on other sites

Dia quente em Blumenau, máxima de 34,1C.

 

As mínimas dessa noite foram bem mais baixas que as dos últimos dias, tive 21,3 e o Alertablu baixou a 22,9C (primeira vez que baixa de 23C em 9 dias)

 

O destaque hoje vai para o calor no oeste, Itapiranga registra às 15h temperatura de 37,9C, recorde pra estação que foi instalada em agosto de 2014

Link to comment
Share on other sites

Fevereiro foi BEM pior do que eu esperava antes de sair se POA. A cidade, salvo engano, teve minima de 21 uma vez. Todos os demais dias acima disso.

 

Aqui em Londres houve máxima de 18 num bairro distante do Centro no dia de ontem, algo incrivel (felizmente eu estava em Paris, onde não passou dos 12), mas estou aliviado assim mesmo. Aqui um dia de frio porto-alegrense variando de 10 a 13. Agora 11,4. Em se tratando do Reino Unido, uma bela merda.

 

Sábado estou de volta ao terror.

 

O mês aqui até agora:

 

OwdIozv.png

 

Nesse mês nós tivemos londrinos 17,7°C :pleasantry:. Escapaste do período mais terrível, não és tããão pé-frio assim hehe.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.