Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Clima nas capitais do mundo


Vinicius Lucyrio
 Share

Recommended Posts

Estava querendo desenvolver este tópico há um bom tempo, e hoje finalmente finalizei o trabalho.

 

Aposto que muita gente aqui tem as curiosidades: qual a capital mais fria do mundo? E a mais quente? Qual a mais úmida? Eu também tinha e sanei todas após esta pesquisa. Eis os resultados.

 

Antes de mais nada, peço que me avisem sobre quaisquer inconsistências para que eu possa consertá-las.

 

As 20 mais frias, considerando estados dependentes

Sfe9Kr6.png

 

As 20 mais quentes, considerando estados dependentes

JNh1SsN.png

 

Interessante que apenas 1 dentre as 20 capitais com maiores médias anuais do mundo está no Oriente Médio, o caso de Mascate, no Omã. As duas mais quentes estão naquela região do 'Chifre da África', região onde está Dallol, a cidade abandonada detentora da maior média do mundo (34,4°C). Bangkok, com toda a sua umidade, é a mais quente fora do Oriente Médio e da África. Várias da lista tem baixíssima variação anual, caso das capitais da Oceania e Caribe.

 

10 maiores extremos de calor

yYIFmMX.png

 

27 capitais possuem recorde igual ou superior a 45,0°C, e 50 tem recordes iguais ou acima a 42,0°C.

 

10 menores extremos de calor

nItvTgU.png

 

Nesse caso, ou está localizada em latitude muito alta ou tem mais de 2300m de altitude.

 

10 maiores extremos de frio

NDZwkC5.png

 

10 menores extremos de temperatura mínima

gGOE9up.png

 

25 capitais tem recorde de mínima igual ou maior a 17,0°C.

 

20 mais chuvosas

7Hh0uC5.png

 

Apenas Hong Kong tem recorde de frio abaixo dos 10°C, e nenhuma teve 40°C ou mais.

 

20 menos chuvosas

zMWB01A.png

 

Menos chuvosa não é sinônimo de mais seca. Lima tem umidade relativa do ar alta o ano todo, e um inverno úmido e nublado, apesar de chover muito pouco. Todas estão em áreas de deserto.

 

15 mais altas

n4VsVCS.png

 

São 32 capitais localizadas a 1000m ou mais. As mais baixas são Amsterdam e Baku (Azerbaijão); a última está a -28m.

  • Thanks 1
Link to comment
Share on other sites

Genial.

A latitude das 20 mais feias e a latitude das 20 mais quentes ...

talvez uma alma caridosa ajude.

 

Lindo trabalho.

 

O Bruno Maon deu a ideia de colocar as coordenadas, Mafili. Vou dar um upgrade nas tabelas e incluir mais outras aqui. As mais frias/quentes da zona intertropical, da zona temperada, etc.

 

E obrigado a todos, pessoal!

Link to comment
Share on other sites

Lindo. Parabéns.

 

O que mais me chamou atenção foi Lima ser a mais seca. Acreditava que era uma das mais chuvosas... falha nossa :russian:

 

Ah! E eu já ia pensando "que horror viver em Palau, extremos de 35,0/20,6". Mas aí lembrei de um documentário que vi de Palau.

 

Queria morar em Palau.

Link to comment
Share on other sites

Baita tabela! Deve ter dado muito trabalho, Parabéns!

 

Ah! E eu já ia pensando "que horror viver em Palau, extremos de 35,0/20,6". Mas aí lembrei de um documentário que vi de Palau.

 

Queria morar em Palau.

É assim na maioria das ilhas do Pacífico e do Caribe. O que falta em variação sobra em beleza, hehe.

Link to comment
Share on other sites

Ficou muito show mesmo! Excelente estudo. Parabéns, Vinícius!

Vinícius: tem uma cidade que fiquei curioso (pode eu não tenha visto, mas tentei achar e não achei na lista): Cairo (Egito).

Como estarei lá dia 03/03, pois irei levar um grupo para um tour no Egito + Cruzeiro pelo Nilo, tenho lido tudo sobre o clima desse interessante país.

Pelo o que olhei, estaria uma média de 25°c na parte da tarde e uns 16°c ou 17°c à noite no início de março, que é final de inverno.

Abraços. :good:

Link to comment
Share on other sites

Ficou muito show mesmo! Excelente estudo. Parabéns, Vinícius!

Vinícius: tem uma cidade que fiquei curioso (pode eu não tenha visto, mas tentei achar e não achei na lista): Cairo (Egito).

Como estarei lá dia 03/03, pois irei levar um grupo para um tour no Egito + Cruzeiro pelo Nilo, tenho lido tudo sobre o clima desse interessante país.

Pelo o que olhei, estaria uma média de 25°c na parte da tarde e uns 16°c ou 17°c à noite no início de março, que é final de inverno.

Abraços. :good:

 

 

Olha a 2° da lista das menos chuvosas ! :good:

Link to comment
Share on other sites

Ficou muito show mesmo! Excelente estudo. Parabéns, Vinícius!

Vinícius: tem uma cidade que fiquei curioso (pode eu não tenha visto, mas tentei achar e não achei na lista): Cairo (Egito).

Como estarei lá dia 03/03, pois irei levar um grupo para um tour no Egito + Cruzeiro pelo Nilo, tenho lido tudo sobre o clima desse interessante país.

Pelo o que olhei, estaria uma média de 25°c na parte da tarde e uns 16°c ou 17°c à noite no início de março, que é final de inverno.

Abraços. :good:

 

 

Olha a 2° da lista das menos chuvosas ! :good:

 

Nossa! Bem em cima e eu não achava! :mosking:

47,8°C a máxima absoluta. :heat: Ainda bem que na época que vou não vai estar assim...

Obrigado, William! Abraços.

Link to comment
Share on other sites

Astana e Ulaanbaatar, são dois baita lugares pra se viver e ter uma PWs! Parabéns, excelente trabalho!

 

Vi um programa uma vez sobre construção civil em Astana, que é bem complicado em virtude da variação térmica anual, além dos ventos fortes que assolam a cidade com frequência.

Link to comment
Share on other sites

O interessante é que Lima está praticamente na latitude de Salvador-BA (Na verdade, cerca de 1°mais próxima da linha do Equador do que a capital baiana).

 

O que não faz uma corrente fria no mar, a corrente de Humboldt...

 

Luanda, capital de Angola, tb até q é amena para a latitude. Creio que a secura em Santa Helena seja devido não apenas ao ASAS, mas a algum resquício da mesma corrente fria que deixa o clima ameno no litoral angolano.

Link to comment
Share on other sites

Luanda, capital de Angola, tb até q é amena para a latitude. Creio que a secura em Santa Helena seja devido não apenas ao ASAS, mas a algum resquício da mesma corrente fria que deixa o clima ameno no litoral angolano.

Faz sentido.

 

A região de Cabo Frio-RJ é onde menos chove no sudeste (784,5 mm anuais na normal 1961-1990).

Menos que no norte de MG e médio vale do Jequitinhonha.

 

Inclusive a vegetação local tem semelhanças com a do sertão do Nordeste.

 

A causa é a subida para a superfície de águas frias da corrente das Malvinas.

Link to comment
Share on other sites

Para continuar o coro, meus parabéns! Agrega muito conhecimento.

 

Alguns destaques:

 

Longyearbyen e Nuuk- praticamente nunca passam dos 20 graus. Deve ser horrível de morar.

Kuwait: 52 graus. Um desrespeito.

Lima! Insolação baixíssima(menor que a de Moscou), céu nublado constante e quase total ausência de chuva. Já vi relatos na internet de que alguns moradores de lá viram chuva pela primeira vez quando vieram ao Brasil. Um clima muito peculiar.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
Em 03/02/2017 em 16:23, Aldo Santos disse:

Faz sentido.

 

A região de Cabo Frio-RJ é onde menos chove no sudeste (784,5 mm anuais na normal 1961-1990).

Menos que no norte de MG e médio vale do Jequitinhonha.

 

Inclusive a vegetação local tem semelhanças com a do sertão do Nordeste.

 

A causa é a subida para a superfície de águas frias da corrente das Malvinas.

Se não me engano a questão da região de Cabo Frio/RJ é  a ressurgência (um fenômeno localizado onde águas profundas e frias atingem a superfície mais quente e rasa), e não tem relação direta com a corrente das Malvinas, uma vez que ela teria que contornar todo o litoral chileno, argentino e do Centro-Sul brasileiro para atingir a região citada.

Link to comment
Share on other sites

Em 05/02/2017 em 16:47, LeoP disse:

Para continuar o coro, meus parabéns! Agrega muito conhecimento.

 

Alguns destaques:

 

Longyearbyen e Nuuk- praticamente nunca passam dos 20 graus. Deve ser horrível de morar.

Kuwait: 52 graus. Um desrespeito.

Lima! Insolação baixíssima(menor que a de Moscou), céu nublado constante e quase total ausência de chuva. Já vi relatos na internet de que alguns moradores de lá viram chuva pela primeira vez quando vieram ao Brasil. Um clima muito peculiar.

 

A insolação de Lima é a menor dentre as capitais da América do Sul, e muito menor que a de Moscou(apenas 1230 horas de sol por ano, menos do que em Murmansk na Rússia, que fica bem ao norte do Círculo Ártico, com 1298 horas de sol por ano). Bogotá tem apenas 1326 h/ano de sol. É difícil ter dias de sol forte em Bogotá e Lima.

 

Ainda sobre Moscou, são 1731 horas na média 61-90(não sei qual foi a média de insolação em Moscou na 81-2010, mas acho que foi acima de 1800), mas nos últimos anos dificilmente está fazendo menos de 1800 hs de sol por ano. Se considerar a média 2007-2016, a insolação média do período em Moscou foi de 1882,6 horas. E frequentemente está fazendo mais sol em Moscou do que em São Paulo mesmo com as características do clima de Moscou em dezembro(exemplos foram os anos de 2009, 2010, 2011 e 2015). Entre 2005 e 2010 a média foi de 1881hs de sol em Moscou.

 

Em Chonqing(China) é horrível: menos de 1000 horas de sol na média 81-2010(e olha que a cidade está na latitude 29°N) praticamente não faz sol em Chongqing.

Edited by Darley
  • Like 1
  • Sad 1
Link to comment
Share on other sites

2 horas atrás, Felipe Kanhotto disse:

Se não me engano a questão da região de Cabo Frio/RJ é  a ressurgência (um fenômeno localizado onde águas profundas e frias atingem a superfície mais quente e rasa), e não tem relação direta com a corrente das Malvinas, uma vez que ela teria que contornar todo o litoral chileno, argentino e do Centro-Sul brasileiro para atingir a região citada.

 

Corrente das Malvinas não tem nada a ver com litoral chileno. A que pega o Chile é a de Humboldt, e provoca aridez ao norte do paralelo 30. 

Link to comment
Share on other sites

1 hora atrás, Darley disse:

 

A insolação de Lima é a menor dentre as capitais da América do Sul, e muito menor que a de Moscou(apenas 1230 horas de sol por ano, menos do que em Murmansk na Rússia, que fica bem ao norte do Círculo Ártico, com 1298 horas de sol por ano). Bogotá tem apenas 1326 h/ano de sol. É difícil ter dias de sol forte em Bogotá e Lima.

 

Ainda sobre Moscou, são 1731 horas na média 61-90(não sei qual foi a média de insolação em Moscou na 81-2010, mas acho que foi acima de 1800), mas nos últimos anos dificilmente está fazendo menos de 1800 hs de sol por ano. Se considerar a média 2007-2016, a insolação média do período em Moscou foi de 1882,6 horas. E frequentemente está fazendo mais sol em Moscou do que em São Paulo mesmo com as características do clima de Moscou em dezembro(exemplos foram os anos de 2009, 2010, 2011 e 2015). Entre 2005 e 2010 a média foi de 1881hs de sol em Moscou.

 

Em Chonqing(China) é horrível: menos de 1000 horas de sol na média 81-2010(e olha que a cidade está na latitude 29°N) praticamente não faz sol em Chongqing.

 

E isso porque a Chon... tá na cara da alta siberiana. 

Edited by LuluBros
Link to comment
Share on other sites

Em 10/10/2018 em 17:02, LuluBros disse:

 

Corrente das Malvinas não tem nada a ver com litoral chileno. A que pega o Chile é a de Humboldt, e provoca aridez ao norte do paralelo 30. 

Verdade, me confundi com a Humboldt, mas de qualquer forma ela não influencia a região de Cabo Frio, ela basicamente só influencia alguma coisa ali pela metade sul da Argentina, não tem relação com as águas frias na região citada.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Em 15/10/2018 em 07:55, Felipe Kanhotto disse:

Verdade, me confundi com a Humboldt, mas de qualquer forma ela não influencia a região de Cabo Frio, ela basicamente só influencia alguma coisa ali pela metade sul da Argentina, não tem relação com as águas frias na região citada.

 

Essa ressurgência na região de Cabo Frio não teria alguma relação com predomínio de vento nordeste? Porque é bem fora da casinha ter mar fervente no litoral paulista e litoral sul do RJ e essa queda em CF.

Link to comment
Share on other sites

Sobre Cabo Frio, também é interessante notar como o calor por lá é frequentemente muito tranquilo de lidar, graças aos ventos frescos que sopram do mar gelado da região. Isso é mais evidente em Arraial do Cabo e Búzios, que são cidades em penínsulas, estando constantemente sujeitas aos ventos oceânicos. Cabo Frio ainda recebe ventos do continente às vezes.

Link to comment
Share on other sites

15 minutos atrás, LuluBros disse:

 

Essa ressurgência na região de Cabo Frio não teria alguma relação com predomínio de vento nordeste? Porque é bem fora da casinha ter mar fervente no litoral paulista e litoral sul do RJ e essa queda em CF.

Sim, muito provavelmente, teria que ser algum fenômeno do tipo para gerar essa circulação vertical...e venta muito ali na região, inclusive as temperaturas máximas são bem mais baixas do que na Baixada Fluminense...não são comuns valores beirando os 40 graus como ocorre com os cariocas. E toda essa situação particular criou um bioma bem característico, com grande presença de cactos e vegetação típica de regiões semi-áridas, sem falar na areia bem clara. Eu morei uns meses em Arraial do Cabo e parece que você está em outro país, pelo menos em relação às paisagens naturais.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

2 minutos atrás, Felipe Kanhotto disse:

Sim, muito provavelmente, teria que ser algum fenômeno do tipo para gerar essa circulação vertical...e venta muito ali na região, inclusive as temperaturas máximas são bem mais baixas do que na Baixada Fluminense...não são comuns valores beirando os 40 graus como ocorre com os cariocas. E toda essa situação particular criou um bioma bem característico, com grande presença de cactos e vegetação típica de regiões semi-áridas, sem falar na areia bem clara. Eu morei uns meses em Arraial do Cabo e parece que você está em outro país, pelo menos em relação às paisagens naturais.

 

Raramente faz calor forte em Arraial do Cabo. A estação automática na cidade comprova isso.

 

Por outro lado, raramente faz frio também, devido aos ventos constantes.

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.