Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Nova Bréscia - RS: A Capital Nacional da Mentira e do Churrasqueiro


Patrick Agostini
 Share

Recommended Posts

Boa noite pessoal!

 

Resolvi criar esse tópico para mostrar a vocês um pouco da minha cidade, a pequena mas acolhedora Nova Bréscia. Com pouco mais de 3 mil habitantes e 102 KM², a cidade se destaca por sua qualidade de vida, tendo o maior IDH do Vale do Taquari.

 

Vovrb4n.png

Fonte: IMAGEMAEREARS - Essa fonte é na verdade um documentário sobre a cidade, por isso o selo da ADM municipal. Obtive as fotos através de print.

 

Igreja Matriz São João Batista feita em Pedra Basalto. A pedra fundamental data do ano de 1936.

bLY1m4P.jpg

 

A cidade está localizada na região do Vale do Taquari e em sua subdivisão alta. A sede do município está a 322 metros de altitude, rodeada de morros que estão em torno dos 450 a 550 metros. O ponto mais alto de Nova Bréscia fica na faixa dos 600 metros de altitude.

 

Mapa cartográfico de Nova Bréscia. A fonte utilizada é o Google Earth, portanto a altitude mostrada na imagem tende a ser alguns metros menor que a real.

 

AGAegwB.png

 

A cidade encontra-se sob o domínio da Floresta Estacional Decidual e em suas partes mais altas sob a Floresta Ombrófila

 

dSsSVAp.png

Fonte: IMAGEMAEREARS

 

 

 

Os principais assuntos aqui do BAZ referem-se a Meteorologia e seus principais ramos, mas neste quesito Nova Brésica não dispõe de muitos dados. O que se sabe sobre temperatura aqui no município vem de medições simples que produtores rurais fazem em suas propriedades, todos sem locais abrigando os termômetros, o que apenas serve como um parâmetro geral. De fontes orais confiáveis, sabemos que nevou no município algumas vezes, destacando os anos de 1965 e 1984.

 

Cachoeiras de Tigrinho

VobVbJQ.png

Fonte: IMAGEMAEREARS

 

Cachoeira de São Cristovão

TopcPjT.png

Fonte: IMAGEMAEREARS

 

Vale do Tigrinho

EnnHqoC.png

Fonte: IMAGEMAEREARS

 

Geada dia 09/06/2016

5ADAQNa.jpg

kMV3zTp.jpg

 

Geada dia 12/06/2016

qqD4YmK.jpg

2aQSU73.jpg

7Lp8ZKD.jpg

rG7v1kW.jpg

srq3aVj.jpg

Fkoe62B.jpg

 

Como falei anteriormente, as medições de temperatura estão fora do padrão, mas somente para servir de exemplo, no dia 12/06/2016 muitos produtores rurais registraram -5 em seus termômetros.

Link to comment
Share on other sites

Uma beleza, mesmo do alto dá pra se ver que o padrão arquitetônico/urbanístico é muito bom.

 

E em termos também arquitetônicos, o estilo da fachada da igreja e a sua torre separada da construção principal não mentem: a colonização é de origem vêneta. Então dá-lhe capeleti in brodo, galeto, polenta brustolata e vinho!

 

Interessante também é o modo como as matas e áreas verdes foram preservadas, mesmo em terrenos muito próximos ou até mesmo dentro da área urbana.

 

Eu amo tudo isso. :heart:

 

Pela localização no Vale do Taquari e pela modesta altitude, os verões aí devem ser bem quentes. Mas as imagens mostram matas de araucária (floresta ombrófila) das partes mais altas do município.

 

Deu vontade de conhecer...

Link to comment
Share on other sites

Oi Melo. Tudo bem contigo? É meio longe de Jundiaí, hahahahaha, mas se vier será bem recebido. E quanto a colonização tu acertou em cheio. A maioria dos imigrantes italianos que chegaram aqui eram provenientes da província de Vêneto. A cidade foi fundada no ano de 1895 e tornou-se município em 1965. A Igreja teve sua pedra fundamental colocada em 1936 e no ano de 1941 já eram celebradas missas em seu interior. Na verdade a igreja tem duas datas de construção. A primeira é 1919, quando foi erguida a primeira igreja, mas que teve que ser demolida em 1934. Suas pedras foram utilizadas para construir a atual igreja. A torre é do ano de 1957.

 

 

Primeira igreja: 1919-1934

pOCC9gL.jpg

 

 

Segunda Igreja: 1936-

jfrbmxI.jpg

 

 

 

Quanto as temperaturas, no verão aqui é quente sim, mas não um exagero, pois a noite geralmente refresca, ficando agradável para dormir. Eu viajo seguidamente para a parte mais baixa do vale (Lajeado e Teutônia por exemplo) e percebo que nos dias mais quentes a uma diferença de 2 a 3 graus a menos aqui em Nova Bréscia comparando com essas cidades. Acredito que seja pela vegetação que é bastante farta aqui.

 

Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Que graça de cidade! Pela posição e por estar encravada num vale, as mínimas de inverno devem ser bastante baixas. Diria que não muito longe dos -5°C registrados de forma extraoficial. Além disso, deve ter vários dias de céu encoberto e nevoeiro, quando a umidade fica retida nos vales.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
Que graça de cidade! Pela posição e por estar encravada num vale, as mínimas de inverno devem ser bastante baixas. Diria que não muito longe dos -5°C registrados de forma extraoficial. Além disso, deve ter vários dias de céu encoberto e nevoeiro, quando a umidade fica retida nos vales.

Há locais acima de 700m em Nova Bréscia, e vales de 200m a 500m, relevo muito dobrado, fica bem próxima daqui em linha reta, como referência, as baixadas clima parecido com o de Serafina Correa, embora esteja mais ao sul.Para os topos, muito semelhante aos Morros das Torres em Teutônia.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.