Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2017


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Mais uma chuva volumosa em Blumenau. Chego assim próximo dos 200mm em apenas 11 dias desse mês.

 

A máxima foi bem mais comportada hoje, 32,4C com bastante nebulosidade durante o fim da manhã e tarde. No momento ainda goteja e faz agradáveis 24,5.

 

Confesso que ja enjoei desse padrão, calor úmido e chuva todo fim de tarde. Que esse ar seco mude o padrão e atue por um bom tempo.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 981
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Foi só eu reclamar que aconteceu uma belíssima tempestade hoje em Juiz de Fora. Bons acumulados ao longo da cidade, mas o destaque maior ficou para as zonas norte e nordeste. A CB era enorme, maior que a área urbana inteira da cidade. Tive 31mm acumulados aqui na estação :ok: !!!!!

 

FOTOS !!

 

RlLe4zW.jpg

 

CdWFfmP.jpg

 

OF1Ub9o.jpg

Link to comment
Share on other sites

Como comentado, essa atuação de bloqueio está bem mais tranquila que em 2014/2015. Aqui em BH, pelo segundo dia consecutivo, tivemos chuvas e raios a partir do meio da tarde. Até 14h, sol e muito calor, a máxima passou de 32°C.

 

Hoje ela foi mais generalizada e prolongada, com isso temos uma temperatura muito agradável, principalmente diante desse período muito quente que vivemos. Aqui na região da Pampulha, choveu 29mm e a temperatura está entre 19 e 20 graus desde o fim da tarde. :good:

Link to comment
Share on other sites

Na capital paulista, chove na maior parte da cidade.

 

O maior acumulado pontual desde a tarde, por enquanto, está na estação do CGE-Vila Prudente (Zona sudeste) com 42,8 mm.

 

Nas estações mais próximas daqui de casa (Desde a tarde):

Mirante (Aut): 14,2 mm

CGE-Vila Maria/Guilherme: 11,8 mm

CGE-Tremembé: 0,2 mm

 

Máximas de hoje:

Mirante (Conv): 30,1°C

IAG: 28,6°C

Link to comment
Share on other sites

Uma boa notícia para quem estava preocupado com o possível bloqueio.

Os modelos em suas últimas corridas indicam que a duração do mesmo será mais curta.

 

Tudo bem que o modelo de clima CFS tem sido péssimo a prever.

Mas a rodada de hoje tem sido ótima em boa parte do sudeste para o restante desse mês. Talvez isso nos traga mais ânimo.

 

FsbLwX0.png?1

Link to comment
Share on other sites

A chuva "pulou" a cidade. Muitas instabilidade na região de Cianorte neste momento:

 

Sim! REGISTREI UM BELÍSSIMO FUNIL!

 

[attachment=2]P1150602.JPG[/attachment]

 

[attachment=1]P1150617.JPG[/attachment]

 

[attachment=0]P1150618.JPG[/attachment]

 

Não é só um belíssimo funil. É um belíssimo funil numa estrutura supercelular.

 

Obrigado pessoal!

Link to comment
Share on other sites

Última chuva razoável aqui foi durante a manhã,tarde e noite do dia 15 de dezembro(32 mm),o resto de dezembro foi de chuvas inexpressivas,tipo 5 mm, 4mm, muito calor a partir do dia 23/12.

Janeiro não choveu por 10 dias, mas a partir de 19 h 20 caíram chuvas de um temporal formado a menos de 20 km daqui,chuva mansa mas que quebrou a estiagem de 15 dias, medi 22,4 mm ás 21 h 30.

 

As chances de chover aqui pelo modelo GFS vai de quinta a sábado, depois seca de novo.

Link to comment
Share on other sites

 

Sim! REGISTREI UM BELÍSSIMO FUNIL!

 

[attachment=2]P1150602.JPG[/attachment]

 

[attachment=1]P1150617.JPG[/attachment]

 

[attachment=0]P1150618.JPG[/attachment]

 

Caramba!!

 

Sensacional esse funil :clapping:

 

Também é sensacional a outra supercélula (de fevereiro) com com rotação visível :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Foi só eu reclamar que aconteceu uma belíssima tempestade hoje em Juiz de Fora. Bons acumulados ao longo da cidade, mas o destaque maior ficou para as zonas norte e nordeste. A CB era enorme, maior que a área urbana inteira da cidade. Tive 31mm acumulados aqui na estação :ok: !!!!!

 

FOTOS !!

 

http://i.imgur.com/RlLe4zW.jpg

 

http://i.imgur.com/CdWFfmP.jpg

 

http://i.imgur.com/OF1Ub9o.jpg

 

Bela tempestade!!

 

 

 

Hoje, mais uma passou por aqui, a 11ª do mês :mosking:

 

 

Só deu pra tirar essa foto....

 

Por volta das 14:30h

kVjzCFp.jpg

 

Acumulado ficou em 12 mm, total mensal em 89 mm

 

Variação ficou em 22,0 a 34,5 :heat:

Link to comment
Share on other sites

Bacana, Andoni ! Com a chuva de ontem meu acumulado passou para 64,6mm. Ainda é pouco !

 

E para vocês terem uma ideia do quanto está quente por aqui em Janeiro, até ontem a média das máximas na minhas estação estava em 32,5ºC !!! :cray:

 

 

E eu tendo maximas por volta de 23-25°C nos ultimos dias :laugh:

 

 

Ontem tivemos muita chuva em uma parte da cidade em casa apenas 4mm , chama a atenção o modelo cosmo colocando mais de 200mm hoje em areas do litoral de SP

Link to comment
Share on other sites

Após mais de 3 semanas, finalmente estamos tendo um dia mais civilizado aqui em Sampa e com os ventos soprando do mar o dia todo.

O sol por aqui apareceu fraco e poucas vezes.

Chegou a chover, mas a chuva pegou mais o norte da Grande SP e foi até possível ouvir alguns trovões aqui.

 

Agora estamos com 24,1 graus na Mooca. A máxima chegou aos 26,6 graus e a mínima ficou em 21,1 graus. Hoje não será preciso dormir com o ventilador ligado, graças à Deus.

Link to comment
Share on other sites

Depois do forte calor do final de dezembro e inicio de janeiro estamos tendo um clima mais suportável no sudoeste de Minas, agora pouco tivemos um forte temporal com raios e chuva forte, domingo também tivemos temporal, graças a Deus as previsões mudaram, gfs 12z indica 178mm pra cá nos próximos 10 dias.

Link to comment
Share on other sites

Hoje, com muito suor, tivemos a primeira sub-20 do ano no município. O isso que significa? Nada. Continua fazendo muito calor e o ar deve permanecer ligado.

 

Após um período com pouca chuva do natal até o dia 4, tivemos um período mais úmido até ontem e agora vamos de hoje até a próxima segunda sem chuva.

 

No momento sol entre nuvens, 28,2°C, 28,3°C e 29,6°C são as temperaturas nas três estações da cidade.

Link to comment
Share on other sites

Amanhã devemos ter as primeiras mínimas sub-10 nas cidades da serra Catarinense no ano (o Morro da Igreja já registrou 8,9°C dia 6).

 

Segundo a Climaterra, as mínimas vão ficar nos 6/9°C nos pontos mais frios.

 

Na leitura das 18 horas, Urupema tinha 19,0°C e registrava 11,2mm acumulados na hora! Bom Jardim marcava 20,6°C, sem chuva.

Link to comment
Share on other sites

Bacana, Andoni ! Com a chuva de ontem meu acumulado passou para 64,6mm. Ainda é pouco !

 

E para vocês terem uma ideia do quanto está quente por aqui em Janeiro, até ontem a média das máximas na minhas estação estava em 32,5ºC !!! :cray:

 

Olha pelo lado bom, aqui ta em 34,0C :mosking:

 

Hoje o dia foi um bom refresco em relação aos anteriores, mínima de 20,3C e máxima de apenas 31,5 com sol. :good2:

 

Agora anoiteceu e o ar seco deve começar a atuar com mais força, o céu deve limpar a teremos uma bela mínima amanhã, quem sabe na casa dos 15/16C :yahoo:

 

Refresco curto, pois as máximas continuarão altas nos próximos dias.

 

O calor não se restringe às temperaturas, a sensação térmica tem sido bem alta nesses dias. Índices de calor máximos na minha estação:

 

Dia ---H.I.Max. em ºC

1 ------ 48

2 ------ 47

3 ------ 40

4 ------ 44

5 ------ 49

6 ------ 32

7 ------ 39

8 ------ 51

9 ------ 57 :heat:

10 ------ 46

11 ------ 42

12 ------ 38

Link to comment
Share on other sites

Andoni, Renan,

 

o GFS 12Z intensificou as chuvas nos próximos dias para Noroeste do Rio, Zona da Mata de Minas(parte leste),sul do Espírito Santo, aqui em Laje só chuviscou hoje, mas na divisa de Minas com o Espírito Santo na cidade de Espera Feliz já choveu 93 mm hoje, 74 mm a partir da tarde.

Link to comment
Share on other sites

Bacana, Andoni ! Com a chuva de ontem meu acumulado passou para 64,6mm. Ainda é pouco !

 

E para vocês terem uma ideia do quanto está quente por aqui em Janeiro, até ontem a média das máximas na minhas estação estava em 32,5ºC !!! :cray:

 

Olha pelo lado bom, aqui ta em 34,0C :mosking:

 

 

Ganhei kkkkkkkkkk

 

Contando com hoje, média máxima de 34,2°C :heat:

 

XpuBgYB.png

 

Chove fraco no momento, já deu uma pancada mais forte, com trovoadas às 22h

Faz 24,1°C e umidade em 95%

Link to comment
Share on other sites

Andoni, Renan,

 

o GFS 12Z intensificou as chuvas nos próximos dias para Noroeste do Rio, Zona da Mata de Minas(parte leste),sul do Espírito Santo, aqui em Laje só chuviscou hoje, mas na divisa de Minas com o Espírito Santo na cidade de Espera Feliz já choveu 93 mm hoje, 74 mm a partir da tarde.

 

 

Choveu 20 mm na convencional de Itaperuna, entre às 16h e 22h, conforme dados synop

18 mm na convencional de Campos :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Que mês lixo. O pior é ver a previsão para os próximos dez dias para o RS. É uma coisa TRÁGICA! Além de MUITO calor (sempre acima de 32°, muitas vezes em 35°-38°) será com tempo bom.

 

Talvez haja um falso refresco entre 4ª e 5ª da semana que vem com máxima em 30°.

 

Podem estender a previsão deste calor para todo o Sul e Sudeste. É só calor, calor, calor, e piorando muito, principalmente no RS e SC. Uma merda.

 

Hoje variação de 21,1° a 30,2°. Agora faz 22,2° com 75%.

Link to comment
Share on other sites

Belo Horizonte teve uma tempestade no final da tarde e a noite, com grande quantidade de raios, ventos e muita chuva. Houveram alagamentos e outros transtornos pontuais.

 

É inegável como as chuvas típicas de verão estão mais frequentes nesse verão, em relação aos últimos. Mesmo nesse período de bloqueio que tivemos, a maior umidade da atmosfera conseguiu trazer alguns eventos, impedindo sequências significativas sem precipitação. :clapping:

 

Nesse momento, não chove mais, o céu está abrindo um pouco e faz 20 graus na capital.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Andoni, Felipe,

 

Deve ser tenso uma média das máximas de 34 graus pra cima....Medo !!!

 

Nani,

 

Eu vi o quanto as previsões para chuva melhoraram , a mudança veio rapidamente e espero que mantenha.

 

Neste momento por aqui, chuva moderada com trovoadas leves. Pela imagem do radar parece que teremos mais chuva madrugada adentro.

Link to comment
Share on other sites

Boa noite! Em Buenos Aires ontem e hoje foram dias de sol e calor, mas nada extraordinário. Ontem a mínima foi de 20,2ºC e a máxima de 31ºC, enquanto que hoje variamos entre 22ºC e 32,3ºC, com sensação térmica beirando os 34ºC.

 

Agora (23h10) temos bastante calor ainda: faz 29,5ºC, com URA de 53% e sensação térmica de 30,7ºC. Pelo menos a noite é arejada, com vento noroeste a 13 km/h. A pressão atual é de 1.003,8 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de um dia com muita nebulosidade e possibilidade de chuvas desde a manhã. Segundo o SMN, a temepratura varia entre 23 e 31ºC. O sol nasce às 5h55 e se põe às 20h09.

Link to comment
Share on other sites

Estranho é ter vindo de um Dezembro fresco e mergulhar nesse calor. olha esse comparativo nas médias:

 

Dezembro: 24,3 (20,4 / 30,1)

Janeiro: 26,9 (22,8 / 33,9)

 

*dados da estação do alertablu

 

A noite ta decepcionando aqui, nada do céu limpar como era esperado, faz 24,5C na cidade ainda. Calor!! :hang1:

Link to comment
Share on other sites

Amanhecer GÉLIDO em Florianópolis!

 

Foi registrada a menor temperatura do ano disparado (é a menor pra janeiro desde 2014).

 

No ano em que a temperatura ainda não tinha baixado de 20,9°C, foi registrado 16,3°C! O lençol quase não serviu esta noite!

 

A mínima de SC ficou no Morro da Igreja, com 6,8°C (mas às 23h de ontem). Na cidade de Bom Jardim da Serra (Epagri/Ciram), fez 7,3°C.

Link to comment
Share on other sites

Bom dia galera! Sou novo postando aqui no fórum. Visito a bastante tempo, gosto muito de meteorologia, e to sempre acompanhando as discussões aqui. Hj resolvi postar pra compartilhar com vcs uma das fotos mais incríveis de tempestade que já vi na minha cidade natal, Birigui, interior de São Paulo. Ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 11 de janeiro agora. Não pude acompanhar essa tempestade pessoalmente, pois trabalho em SP capital, a foto é de uma amiga da minha mãe, mas é verídica, minha mãe confirmou. Abraço pessoal.

IMG-20170112-WA0069.thumb.jpg.603ba4bdec86219084dc8b9005ddc3f4.jpg

IMG-20170112-WA0070.thumb.jpg.dc51ea65bfb3777a989ad80e5e0015c6.jpg

Link to comment
Share on other sites

Bom dia galera! Sou novo postando aqui no fórum. Visito a bastante tempo, gosto muito de meteorologia, e to sempre acompanhando as discussões aqui. Hj resolvi postar pra compartilhar com vcs uma das fotos mais incríveis de tempestade que já vi na minha cidade natal, Birigui, interior de São Paulo. Ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 11 de janeiro agora. Não pude acompanhar essa tempestade pessoalmente, pois trabalho em SP capital, a foto é de uma amiga da minha mãe, mas é verídica, minha mãe confirmou. Abraço pessoal.

 

Belas fotos, Conrado. Participe sempre. Abraço!

Link to comment
Share on other sites

Hoje as mínimas em Blumenau, embora maiores do que o esperado, foram excelentes pra Janeiro de 2017. Tive 17,7C e no centro a mínima foi de 19,3C, um alívio!!

 

Céu segue sem uma nuvem sequer, um dia perfeito de verão, faz apenas 24C agora com previsão de aquecimento de tarde, mas com um tempo limpo assim pode fazer 35C que eu não reclamo (mesmo porque a umidade se manterá bem baixa) :heart:

Link to comment
Share on other sites

Bom dia galera! Sou novo postando aqui no fórum. Visito a bastante tempo, gosto muito de meteorologia, e to sempre acompanhando as discussões aqui. Hj resolvi postar pra compartilhar com vcs uma das fotos mais incríveis de tempestade que já vi na minha cidade natal, Birigui, interior de São Paulo. Ocorreu na tarde de quarta-feira, dia 11 de janeiro agora. Não pude acompanhar essa tempestade pessoalmente, pois trabalho em SP capital, a foto é de uma amiga da minha mãe, mas é verídica, minha mãe confirmou. Abraço pessoal.

 

Bem vindo, Conrado ! Belíssima imagem da tempestade, participe sempre ! :clapping: :hi:

Link to comment
Share on other sites

Hoje as mínimas em Blumenau, embora maiores do que o esperado, foram excelentes pra Janeiro de 2017. Tive 17,7C e no centro a mínima foi de 19,3C, um alívio!!

 

Céu segue sem uma nuvem sequer, um dia perfeito de verão, faz apenas 24C agora com previsão de aquecimento de tarde, mas com um tempo limpo assim pode fazer 35C que eu não reclamo (mesmo porque a umidade se manterá bem baixa) :heart:

 

 

BEM DENTRO DO PREVISTO; 16/18 A 32/34....É CAPAZ DE PASSAR DOS 34

Link to comment
Share on other sites

PORTO ALEGRE terá seu apelido, FORNO ALEGRE, justificado a partir de hoje.

Vejam as temperaturas máximas previstas pela METSUL:

Hoje: 37°c

Sábado: 35°c

Domingo: 35°c

Segunda: 36°c

Detalhe: de sábado a segunda com mais nuvens e mais umidade um pouco. Sensação térmica será terrível.

Abraços e bom final de semana a todos!

Link to comment
Share on other sites

Hoje as mínimas em Blumenau, embora maiores do que o esperado, foram excelentes pra Janeiro de 2017. Tive 17,7C e no centro a mínima foi de 19,3C, um alívio!!

 

Céu segue sem uma nuvem sequer, um dia perfeito de verão, faz apenas 24C agora com previsão de aquecimento de tarde, mas com um tempo limpo assim pode fazer 35C que eu não reclamo (mesmo porque a umidade se manterá bem baixa) :heart:

 

 

BEM DENTRO DO PREVISTO; 16/18 A 32/34....É CAPAZ DE PASSAR DOS 34

 

Bem capaz mesmo, Coutinho. No verão são raros os dias assim claros como hoje, sem aquela nebulosidade alta insistente ou mesmo as nuvens cumulus.

 

Tenho 29C com apenas 60%, deve baixar bem dos 50% à tarde :good:

Link to comment
Share on other sites

BEM DENTRO DO PREVISTO; 16/18 A 32/34....É CAPAZ DE PASSAR DOS 34

 

Bem capaz mesmo, Coutinho. No verão são raros os dias assim claros como hoje, sem aquela nebulosidade alta insistente ou mesmo as nuvens cumulus.

 

Tenho 29C com apenas 60%, deve baixar bem dos 50% à tarde :good:

 

 

HOJE TIREI ONDA DA FALTA DE FÉ DO FELIPE NA GUARAREMA DE BLUMENAU.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.