Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2017


LucianoD
 Share

Recommended Posts

  • Replies 981
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Tive 22 mm durante a noite/madrugada :clapping:

Já tenho 60 mm no mês

 

Hoje, mínima de 21,4°C, e máxima de 32,3°C

 

Agora, temporal chegando com muitos raios :clapping:

 

 

Radar

 

lYjVSe0.png

 

 

Por volta das 15:30h, era isso:

 

 

tHfdWQq.jpg

 

 

E virou isso:

 

FqtnYA0.jpg

 

 

Já são 8 dias com trovoadas no mês!

 

Andoni,

faz muito tempo que não forma um Cumulus Nimbus desse tipo aqui em Laje do Muriaé e depois avançando com essas nuvens escuras e chuvas.As chuvas que caíram na 2ª quinzena de novembro e 1ª quinzena de dezembro aqui na região foram linhas de instabilidades ou frente fria.

Link to comment
Share on other sites

Florianópolis vem tendo jornadas de muito calor, com raras tréguas. Os dias estão típicos pra época. Ano até aqui:

 

01 - 22,8 / 33,7 - 1,0mm

02 - 22,0 / 33,3 - 0,0mm

03 - 22,7 / 30,9 - 0,0mm

04 - 24,2 / 32,0 - 0,3mm

05 - 23,1 / 33,2 - 9,9mm

06 - 23,0 / 29,4 - 0,0mm

07 - 21,6 / 27,1 - 0,8mm

08 - 21,9 / 32,3 - 15,6mm

09 - 23,5 / 33,3 - 0,3mm

 

Agora temos 33,3°C com 65%. Forno

Link to comment
Share on other sites

O que mais me chama a atenção nas temperaturas em Florianópolis e Blumenau nesta época são as mínimas altas demais. A umidade muito elevada atrapalha a queda das temperaturas à noite. Por aqui, mesmo com as temperaturas elevadas à tarde, sempre há refresco à noite, mínimas entre 17C / 19C são comuns em JF durante todo o verão.

Link to comment
Share on other sites

 

Hoje tá amazônico! A esperança é de alguma pancada de chuva.

 

Está quente demais. Acho que hoje não teremos chuva para dar uma aliviada no calor.

 

:heat:

 

Aqui até choveu bem, mas continua quente. Espanta ver o GFS diminuindo cada vez mais os acumulados de chuva para os próximos dias aqui PR.

 

Hoje está mais abafado que ontem. A temperatura no momento é 33.5°C. A umidade do ar está em 58%. :heat:

Link to comment
Share on other sites

O que mais me chama a atenção nas temperaturas em Florianópolis e Blumenau nesta época são as mínimas altas demais. A umidade muito elevada atrapalha a queda das temperaturas à noite. Por aqui, mesmo com as temperaturas elevadas à tarde, sempre há refresco à noite, mínimas entre 17C / 19C são comuns em JF durante todo o verão.

 

Nessa hora a altitude em muito manda hehe

 

No momento 38,2C no centro, sol ainda bem alto no céu, quem sabe um 40C....

Link to comment
Share on other sites

O que mais me chama a atenção nas temperaturas em Florianópolis e Blumenau nesta época são as mínimas altas demais. A umidade muito elevada atrapalha a queda das temperaturas à noite. Por aqui, mesmo com as temperaturas elevadas à tarde, sempre há refresco à noite, mínimas entre 17C / 19C são comuns em JF durante todo o verão.

Eu diria que essas mínimas altas são comuns no verão na maior parte do litoral e das terras baixas, desde o RS.

 

No litoral paulista não é diferente.

 

Em Santos, mínimas de 22 a 25°C são muito comuns nesta época, com algumas noites "indormíveis" sem ventilador ou ar condicionado.

 

---------------------

 

Sampa esteve com muitas nuvens médias e altas durante a maior parte da manhã.

Estava até relativamente "agradável" até umas 10h30/11h da manhã (Verão).

 

Aí, o céu deu uma limpada (Não total), o sol veio com tudo e... :heat:

 

Máxima de 30,8°C na automática do Mirante, por enquanto.

 

No momento, a nebulosidade média e alta já aumentou de novo.

Link to comment
Share on other sites

Infelizmente nada de chuva hoje por aqui. O tempo bem que poderia dar uma amenizada, mas está difícil.

Já estamos há mais de 3 semanas com calor. Do dia 17 até o dia 22 ainda estava agradável, com máximas comportadas e noites mais frescas, sendo que aqui ficava até abaixo dos 20 graus. Mas do dia 23 em diante, a situação ficou tensa.

Agora estamos com 30,6 graus na Mooca. A máxima chegou aos 31,6 graus e a mínima ficou em 21,9 graus.

Link to comment
Share on other sites

A máxima hoje em Blumenau foi de 38,6ºC na estação do alertablu, calor típico do verão blumenauense, úmido. Em casa tive máxima de 38,0 com UR mínima de 47%.

 

Depois do calor veio um belo temporal e durante a chegada dele registrei a temperatura de 35,0C com UR em 80% (PO EM 31,1) e sensação de 57C :heat:

 

Choveu 20mm e agora tenho deliciosos 24C

Link to comment
Share on other sites

Belo temporal em Blumenau pra aliviar o calor. Aqui na Velha tivemos inclusive granizo por alguns minutos e bastante rajadas de vento, deixando inclusive sem energia aqui em casa e na região. Certamente tivemos estragos por aqui. Temperatura caiu para 24°C assim como falado pelo Felipe.

 

Abs

 

é, formou um belo núcleo de tempestade sobre a cidade:

A3sDi76.png

Link to comment
Share on other sites

Andoni, muito significativa a média das máximas em Três Rios. Aqui em Juiz de Fora, temos muito intercâmbio com Três Rios e a piadinha é sempre a mesma: "Vou descer lá pra Três Infernos" :mosking:

 

Que belíssimo CB que deu aí hoje, heim ! Belíssimo ! Para mim essa é a única vantagem do verão, que são as observações de nuvens e tempestades.

 

Tive apenas chuva fraca agora à noite. 04,2mm acumulados, e alguns poucos relâmpagos.

 

 

Três Infernos hahahahaha

Essa não conhecia :rofl:

 

Essas tempestades além de serem belas, trazem um belo refresco :mosking:

 

Acumulado de ontem ficou em 16 mm em casa

 

Valença/INMET: 39,6 mm

Resende/conv: 39,0 mm (na automática deu rajada de 86 km/h)

 

 

 

Andoni,

faz muito tempo que não forma um Cumulus Nimbus desse tipo aqui em Laje do Muriaé e depois avançando com essas nuvens escuras e chuvas.As chuvas que caíram na 2ª quinzena de novembro e 1ª quinzena de dezembro aqui na região foram linhas de instabilidades ou frente fria.

 

 

Aqui tem formado trovoadas todos os dias, algumas acabam dissipando no caminho...

 

Desde o dia 30/12 que tem trovejado todas as tardes/noites

 

 

 

Hoje formou trovoadas, mas choveu fraco, míseros 1 mm

Acumulado mensal em 77,0 mm

 

Variação ficou em 20,7°C a 35,0°C, bem mais alto que as estações da região :russian:

 

Resende: 20,7/31,7

Valença: 20,8/33,4

Rio Claro: 19,9/33,6

Três Rios: 21,0/33,9

Link to comment
Share on other sites

Aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte, apenas chuva fraca por enquanto e algumas trovoadas.

 

A estação do CGE-M'Boi Mirim (Aquele MB de cor vermelha à esquerda do mapa abaixo, postado pelo Rodolfo), já acumula 82,8 mm

 

Chovendo forte nesse momento sobre a Zona Sul, e em áreas do centro de São Paulo.

http://i.imgur.com/3Us9kyv.png

 

Estado de Alerta, por conta de transbordamento de córregos, já decretado pelo CGE em 2 bairros. Algumas regiões já acumulam mais de 40mm.

 

lQyaMoP.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui no meu bairro (Tucuruvi), na zona norte, apenas chuva fraca por enquanto e algumas trovoadas.

 

A estação do CGE-M'Boi Mirim (Aquele MB de cor vermelha à esquerda do mapa abaixo, postado pelo Rodolfo), já acumula 82,8 mm

 

Chovendo forte nesse momento sobre a Zona Sul, e em áreas do centro de São Paulo.

http://i.imgur.com/3Us9kyv.png

 

Estado de Alerta, por conta de transbordamento de córregos, já decretado pelo CGE em 2 bairros. Algumas regiões já acumulam mais de 40mm.

 

lQyaMoP.png

 

 

Ao todo 3 Subprefeituras entraram em estado de Alerta... Subprefeitura do Butantã também entrou na lista.

 

Atualizando os índices:

 

M'Boi Mirim (CGE) 85,8mm

Córrego Ponte Baixo - M'boi Mirim (SAISP): 77,2mm

Córrego Pirajuçará (Sharp - SAISP): 57,8mm

 

BE58c6C.jpg

Link to comment
Share on other sites

Grande núcleos convectivos, de grande escala, estão se formando sobre o estado de SP nesta noite. Deve ser efeito da perturbação em altos níveis causada pela alta da Bolívia. E também há um fluxo grande de umidade amazônica descendo pro Sudeste e o VCAN no Nordeste. Bons ingredientes se formando para um evento de ZCOU...

Link to comment
Share on other sites

Boa noite. Aqui em Buenos Aires tivemos um dia dinâmico hoje. Amanhecemos com temperatura ao redor de 21ºC e neblina, principalmente na Grande Buenos Aires. Ao longo do dia fez sol, com URA elevada e abafamento. A máxima foi de 32,3ºC, com altíssima sensação térmica, passando de 37ºC. Depois o céu nublou e o dia se fez noite por volta de 18h30. Entre 18h45 e 19h15 choveu bem forte, com acumulado de 30 mm nessa meia hora e fortes rajadas de vento, que chegaram a 111 km/h. Inclusive temos agora 160 mil usuários sem luz em Buenos Aires e Grande Buenos Aires devido ao temporal. Com a chuva, a temperatura desabou e foi a 18,8ºC, mínima do dia. Depois o sol reapareceu, mas com muito vento, o que aliado à temperatura amena ajudou a refrescar os ambientes internos e hoje vai dar pra dormir sem ar condicionado.

 

Agora (22h05, hora local) temos céu parcialmente nublado, com 18,9ºC, URA de 83%, vento sudeste a 10 km/h e pressão em 1.004,6 hpa.

 

Para amanhã a previsão é de um dia de sol, com vento sul e posteriormente leste, o que vai ajudar a segurar um pouco a temperatura. O SMN coloca mínima de 17ºC e máxima de 28ºC. O sol nasce às 5h52 e se põe às 20h10.

Link to comment
Share on other sites

Chuva vista pelo radar de São Roque.

 

X45Q6s2.jpg

 

-------------------

 

Por aqui chove fraco desde as 21 horas. Agora 21 graus na Mooca. Noite super agradável.

 

Noite tempestuosa no interior de SP. Expectativa é de que essa situação permaneça por muitos dias agora no Sudeste, gerando acumulados grandes e generalizados na região. Estou bastante otimista.

Link to comment
Share on other sites

Faço duas perguntas aos heróis bazianos do monitoramento:

 

1- Como está a média de temperaturas em SP nesse mês? A impressão é que as máximas estão acima de 30 graus de média. As mínimas parecem estar dentro da média 81-10

 

2- Sabem se há boas chances de nevar em Bariloche no meio de Abril? Estou pensando em ir pra lá nas minhas férias, só consegui ver que as temperaturas nesse mês giram entre 1/14.

Link to comment
Share on other sites

Chuva vista pelo radar de São Roque.

 

http://i.imgur.com/X45Q6s2.jpg

 

Noite tempestuosa no interior de SP. Expectativa é de que essa situação permaneça por muitos dias agora no Sudeste, gerando acumulados grandes e generalizados na região. Estou bastante otimista.

 

Sim. Isso é muito bom.

Graças à Deus está sendo a despedida desse padrão de bloqueio que já vinha durando desde que aquela forte massa polar se afastou.

Agora sim os níveis dos reservatórios terão altas frequentes e não de vez em quando.

Link to comment
Share on other sites

A noite foi de tempestades no Rio Grande do Sul. Do pouco que olhei, quase todas as cidades tiveram temporais essa madrugada, com elevados acumulados de chuva em poucas horas e muito vento. Agora está acalmando.

 

Aqui mínima de 19,5C e temos o sol brilhando lá fora. Hoje deve ter temporais na cidade também.

Link to comment
Share on other sites

Faço duas perguntas aos heróis bazianos do monitoramento:

 

1- Como está a média de temperaturas em SP nesse mês? A impressão é que as máximas estão acima de 30 graus de média. As mínimas parecem estar dentro da média 81-10

 

2- Sabem se há boas chances de nevar em Bariloche no meio de Abril? Estou pensando em ir pra lá nas minhas férias, só consegui ver que as temperaturas nesse mês giram entre 1/14.

 

1- Deve estar por volta dos 30,XºC. As mínimas estão bem acima da média. Se não me engano, a média é de 18/19ºC, baseado na Normal 81-90. Deve estar em 20/21ºC.

 

2-Creio que em meados de Abril as chances de neve em Bariloche ainda sejam pequenas. Mas não impossível!

Link to comment
Share on other sites

Às 2:30 o tempo virou em POA bem rápido e caiu uma chuva TORRENCIAL! Eu estava no Hospital de Clínicas e tinha visto a edifícios a algumas centenas de metros. A cidade quase sumiu tamanha era a enxurrada. Sem contar os fortes relâmpagos. Do meio dos edifícios saiu um clarão, como um holofote. Deu curto-circuíto na rede elétrica.

 

No total acumulei 35,3 mm e a mínima chegou a 21,6°. Agora faz 24,6° e a u.r. está em 90% ou mais. Será um dia mais agradável.

Link to comment
Share on other sites

Já choveu mais da metade do esperado para o mês até ontem no Mirante. Bem provável que a média de chuva será atingida até domingo(15). Só basta chover 100mm até lá e alcançará a média de janeiro(isso é bastante provável). Em menos de duas semanas choveu o equivalente a janeiro de 2015 e 2016. Deve ser o janeiro mais chuvoso dos últimos anos na estação do Mirante de Santana.

Link to comment
Share on other sites

Às 2:30 o tempo virou em POA bem rápido e caiu uma chuva TORRENCIAL! Eu estava no Hospital de Clínicas e tinha visto a edifícios a algumas centenas de metros. A cidade quase sumiu tamanha era a enxurrada. Sem contar os fortes relâmpagos. Do meio dos edifícios saiu um clarão, como um holofote. Deu curto-circuíto na rede elétrica.

 

No total acumulei 35,3 mm e a mínima chegou a 21,6°. Agora faz 24,6° e a u.r. está em 90% ou mais. Será um dia mais agradável.

 

Nos bons tempos do blog da Metsul sempre aparecia um sujeito de Porto Alegre que era fanático por tempestades torrenciais que, segundo o mesmo, ''nunca'' aconteciam na cidade. Ele volta e meia caracterizava o clima local como ''árido'' ou ''semi-árido'' e deixava o Eugenio Hackbart louco da vida! :mosking:

Link to comment
Share on other sites

Finalmente voltou a chover bem por aqui. Os acumulados de ontem pelo Cemaden foram

Jardim Conduta: 81,8 mm

Vila Operária: 77,2 mm

Santa Maria: 77 mm

Inocoop: 65,4 mm

Em casa acumulou 65,4 mm, mas não confio muito no pluviômetro da minha estação. Quando eu tinha um pluviômetro de plástico, esse sempre registrava mais chuva do que o da minha estação. Acho que o real acumulado foi um pouco maior em casa. :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde!

Quando não é a sensação térmica desconfortável, são as temperaturas extremas e altas.

Sequência de temperaturas "senegalesas" para PORTO ALEGRE, a partir de sexta pela METSUL. Será insuportável.

Abraços!

 

Boa tarde João Tur, primeiros 10 dias de janeiro horríveis em Blumenau, temperaturas típicas de verão com madrugadas muito quentes. E pra piorar a ST chegando a 50ºC em alguns dias.... São Joaquim vai fazer bem pra mim no final de semana...rsrs

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

já está formando áreas de chuvas e trovoadas na região de Passa Vinte-MG, Santa Rita da Jacutinga-MG e adjacências.

 

Acredito que ao longo da BR-267 no trecho que vai de Juiz de Fora até Caxambu(um pouco ao sul dessa BR-267, Santa Bárbara,Santa Rita da Jacutinga, Passa Vinte, Rio Preto registra os maiores acumulados de chuvas anuais de Minas Gerais e poderia ser chamada de "rodovia mineira das chuvas e trovoadas".

Link to comment
Share on other sites

Nos bons tempos do blog da Metsul sempre aparecia um sujeito de Porto Alegre que era fanático por tempestades torrenciais que, segundo o mesmo, ''nunca'' aconteciam na cidade. Ele volta e meia caracterizava o clima local como ''árido'' ou ''semi-árido'' e deixava o Eugenio Hackbart louco da vida! :mosking:

Hahah! Acho que lembro de uns comentário assim. Aqui ocorre muito da instabilidade se aproximar, mas chover nos vales ao norte, na Região Metropolitana. POA tem a infelicidade de estar na distância certa dos vales de forma que a instabilidade se desenvolve mais por lá e drena o calor daqui para abastecer o sistema. Resultado: "esfria" um pouco, mas nubla e não chove.

 

Agora 29,1° e 68%. Nublado. Meio amazônico.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

 

já está formando áreas de chuvas e trovoadas na região de Passa Vinte-MG, Santa Rita da Jacutinga-MG e adjacências.

 

Acredito que ao longo da BR-267 no trecho que vai de Juiz de Fora até Caxambu(um pouco ao sul dessa BR-267, Santa Bárbara,Santa Rita da Jacutinga, Passa Vinte, Rio Preto registra os maiores acumulados de chuvas anuais de Minas Gerais e poderia ser chamada de "rodovia mineira das chuvas e trovoadas".

 

Concordo, Nani. Talvez essa seja a região mais chuvosa do estado mesmo, pois temos orografia com muitos desníveis de altitude na região, numa faixa que vai de Alagoa até Santa Rita de Jacutinga, é frequente o desenvolvimento de células nesta faixa.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.