Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Sign in to follow this  
LucianoD

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2017

Recommended Posts

O que impressiona é que essa cidade fica à 36,7 S de latitude. Um valor absurdo!

Para um padrão América do Sul é bastante. Para um padrão hispalense não seria tanto.

A causa dos recordes são os incêndios juntamente com a massa de ar seco.

ONTEM DEU 119 MM EM MENOS DE 2 H EM GUABIRUBA! (PERTO DE BRUSQUE)

Foi forte! Em menos de duras horas, cerca de 1 hora e meia, talvez até menos pois houve interrupção de energia. Ainda bem que foi isolado. Outras estações não chegaram a 60 mm.

Alguma pequena chuva durante a madrugada em Brusque. Agora 22°C, começando a abrir o tempo.

Bom dia, manhã bem agradável em Blumenau essa.

choveu bastante ontem por aqui também, acumulei 46mm e a temperatura caiu (óbviamente por causa da atuação de ar mais frio) a 21C e a noite foi muito boa pra dormir, dispensou ar condicionado. Em algum momento o céu deu uma abrida e cheguei aos 18,9C de mínima.

No momento tenho 23C e muitas nuvens

A saída 0Z do GFS indica grandes acumulados em MG e na BA na primeira quinzena de fevereiro. Tem sido uma tendência, apesar da variabilidade do GFS... rsrsr

GFS.png.a79e9536874d4d36fa9f5707858908dc.png

Inacreditável o valor do Chile!! :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok: :shok:

Aqui tive mínima de 18,0°, o menor valor do ano até o momento. Muito agradável!! No INMET deu 17,8°. Foi a segunda maior mínima de todo o RS, apenas 0,3° abaixo de Tramandaí. Como aqui é ruim para mínimas, pela mordedeus........... Até Mostardas cercada de água foi mais fria com 17,4°.

Agora 24,3° com 57%. Bom que será uma tarde seca. Ruim é a previsão para os próximos dias. Na próxima semana vamos aos 35° ou mais!

Maiores médias de SC em janeiro de 2017:

26,7 Blumenau/Alertablu

26,4 Itapiranga*

26,3 Luiz Alves*

26,2 Balneário Barra do Sul*

26,2 Blumenau/Progresso

26,1 Caibí*

26,0 Joinville*

26,0 São José*

*Epagri

Um mês bem quente, vamos ver o que os últimos dias farão com as médias.

A saída 0Z do GFS indica grandes acumulados em MG e na BA na primeira quinzena de fevereiro. Tem sido uma tendência, apesar da variabilidade do GFS... rsrsr

Mas a grande novidade é que desta vez é consenso entre os modelos, inclusive o Europeu. Acho que desta vez vai chover mesmo aqui em Minas !

O que impressiona é que essa cidade fica à 36,7 S de latitude. Um valor absurdo!

---------------------------------

Aqui agora temos apenas céu nublado. Faz 21,8 graus na Mooca!

Neuquén está a 39S e tem média das máximas de 32C em janeiro.

A partir de domingo, o calorão toma conta. Teremos a semana que vem tórrida, com máximas entre 35°c e 37°c em PORTO ALEGRE.

Por enquanto, noites agradáveis e dias de calor moderado.

Bom final de semana a todos!

Mas a grande novidade é que desta vez é consenso entre os modelos, inclusive o Europeu. Acho que desta vez vai chover mesmo aqui em Minas !

Renan estou torcendo pro GFS agora, SP já teve bastante chuva, se continuar fresco está ótimo, mas pelo mapa que o William postou do Euro existe grande divergência de onde seriam os maiores acumulados, inclusive o Euro ta concentrando em SP de novo...

Pelo gfs a chuva voltaria pro rs a partir de domingo a tarde pelo norte do estado, segunda a chuva se espalharia pelo estado em forma de pancadas isoladas.. tomara, que aqui em cruzeiro do sul n chove bem faz 10 dias, . quase todo dia dah uns pingos e deu,. sempre pega as vizinhanças

Moretão, você faz as médias de Brusque???

Comecei a pouco tempo. Estou atrasado, fazendo do ano passado ainda. Mas se quiser posso fazer alguma...

Se querer calor vá para Pomerode, tem 70% de chance de bater Blumenau...

Coutinho,

esse tempo "murrinha" aqui no sul de Floripa (muito vento sul/leste e quase nublado/nublado) deve continuar nos próximos dias? Ou vai melhorar, calmar o vento e fazer sol?

Moretão, você faz as médias de Brusque???

Comecei a pouco tempo. Estou atrasado, fazendo do ano passado ainda. Mas se quiser posso fazer alguma...

Se querer calor vá para Pomerode, tem 70% de chance de bater Blumenau...

Discordo totalmente, mas alta e menos urbana. :laugh:

se puder fazer a média da estação do Centro de Brusque pra comparar com as outras seria bem interessante. :good2:

Não deve ficar muito distante da média de Blumenau.

Delícia de dia, sol com muitas nuvens e apenas 28C

Coutinho,

esse tempo "murrinha" aqui no sul de Floripa (muito vento sul/leste e quase nublado/nublado) deve continuar nos próximos dias? Ou vai melhorar, calmar o vento e fazer sol?

MANTÉM ASSIM NO FINDI E COM CHANCE DE CHUVA, ESPECIALMENTE NO DOMINGO, "AMENO"

Renan estou torcendo pro GFS agora, SP já teve bastante chuva, se continuar fresco está ótimo, mas pelo mapa que o William postou do Euro existe grande divergência de onde seriam os maiores acumulados, inclusive o Euro ta concentrando em SP de novo...

Sim, mas desta vez temos uma distância maior de dias entre a previsão do evento e o acontecimento do mesmo, então há chances maiores desses dois modelos chegarem a um consenso desta vez. O problema é que neste último evento de ZCAS, aqui em MG, só choveu mais forte no triângulo e sul do estado; No restante, choveu pouco ou nada! Vamos esperar que desta vez sobre algo pelo menos para a zona da mata, vertentes e BH.

Sim, mas desta vez temos uma distância maior de dias entre a previsão do evento e o acontecimento do mesmo, então há chances maiores desses dois modelos chegarem a um consenso desta vez. O problema é que neste último evento de ZCAS, aqui em MG, só choveu mais forte no triângulo e sul do estado; No restante, choveu pouco ou nada! Vamos esperar que desta vez sobre algo pelo menos para a zona da mata, vertentes e BH.

Tomara mesmo Renan, falando nisso como está o norte de Minas, a bacia do São Francisco está se recuperando?

35k5p20.jpg

(dmc)

Que queda abrupta!! compatível com alguma mudança ambiental ou da própria estação (abrigo ou troca de localização?).

Claro, uma análise totalmente leiga da minha parte mas acho difícil uma mudança cíclica com proporções tão intensas em um período tão curto. Se fizesse uma média centralizada o negócio ia ficar bem louco :laugh:

Notem que o padrão pós-1920 não tem flutuações desse tipo.

Sol com tudo aqui, temperatura já voltando à casa dos 30C

Discordo totalmente, mas alta e menos urbana. :laugh:

se puder fazer a média da estação do Centro de Brusque pra comparar com as outras seria bem interessante. :good2:

Não deve ficar muito distante da média de Blumenau.

70% das vezes que vou lá está mais quente. Pode ter sido azar. A diferença é pequena de altitude. Daria em torno de -0,3/0,4°C. Valor que é possível tirar em uma cidade 20 km ao norte, e mais continental.

Vou fazer de Brusque, você está calculando média simples, 24 h ou compensada? Imagino que simples. Vai ficar perto do Alerta Blu.

Guest
This topic is now closed to further replies.
Sign in to follow this  

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.