Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2017


LucianoD
 Share

Recommended Posts

(dmc)

 

Que queda abrupta!! compatível com alguma mudança ambiental ou da própria estação (abrigo ou troca de localização?).

 

Claro, uma análise totalmente leiga da minha parte mas acho difícil uma mudança cíclica com proporções tão intensas em um período tão curto. Se fizesse uma média centralizada o negócio ia ficar bem louco :laugh:

 

Notem que o padrão pós-1920 não tem flutuações desse tipo.

 

Sol com tudo aqui, temperatura já voltando à casa dos 30C

Se olhar bem o gráfico o aquecimento fica nítido. Só observar.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 981
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Aí eu acho que o mais correto era falar em médias.

 

Me lembro de ter visto no blog da Metsul, há muito tempo, que existem algumas cidades sul-americanas que mostram tendência a resfriamento.

Uma delas, se não me engano, era Puerto Montt, no Chile (Litoral, 220 mil habitantes, praticamente na mesma latitude de Bariloche).

Link to comment
Share on other sites

Aí eu acho que o mais correto era falar em médias.

 

Me lembro de ter visto no blog da Metsul, há muito tempo, que existem algumas cidades sul-americanas que mostram tendência a resfriamento.

Uma delas, se não me engano, era Puerto Montt, no Chile (Litoral, 220 mil habitantes, praticamente na mesma latitude de Bariloche).

 

 

graficoaquecimentopuertomontt.JPG

Link to comment
Share on other sites

Discordo totalmente, mas alta e menos urbana. :laugh:

 

se puder fazer a média da estação do Centro de Brusque pra comparar com as outras seria bem interessante. :good2:

 

Não deve ficar muito distante da média de Blumenau.

 

70% das vezes que vou lá está mais quente. Pode ter sido azar. A diferença é pequena de altitude. Daria em torno de -0,3/0,4°C. Valor que é possível tirar em uma cidade 20 km ao norte, e mais continental.

 

Vou fazer de Brusque, você está calculando média simples, 24 h ou compensada? Imagino que simples. Vai ficar perto do Alerta Blu.

 

Acho díficil chutar a temperatura assim...acho que só mesmo uma estação para tirar a dúvida...Não tem nenhuma estação ou alguém que anote em Pomerode? Alguém tem os dados da UFSC ou da FURB de Rio dos Cedros?Acho que Felipe está usando 24 Hrs Moretão....

 

 

Olhando por cima segue abaixo uma pequena comparação....

 

Estações EPAGRI

Alt - Distacia da Urbanização - Média 24 Hrs

Jaraguazinho 92 M 10 Km 25,6°C

Schroeder 71 M - 5 Km - 25,8°C

Corupá Guarajuva - 176 M - 4 Km - 25,8 °C

Corupá - Vale do Garrafão - 360 M - 7 Km - 25,1°C

Joinville - Vila Nova - 47m - 11 Km - 25,9°C

Joinville - Pirabeiraba - 58m - 9Km - 26,0°C

 

A Altitude do Centro de Pomerode é 58m, ou não consegui achar relação alguma nas estaçoes acima, corupá e schroeder mesma distancia dos centros (que são pequenos, menores que pomerode), porém a de corupa se encontra a 100 m acima...A outra de corupa esta a 200 m acima e tem somente 0,7°C de diferença, Pirabeiraba tem 58M de altitude mas não tem urbanização, pomerode tem mais que o dobro (estação urbana, como o alertaBlu), Luis Alves esta a 26m de altitude sem urbanização (comparada a Blumenau) com 26,3°C e Barra do Sul a 5m com 26,2°C ao lado do mar sem urbanização...

Não estou conseguindo tirar média 24hRS das PWS de Jaragua, porém a média simples da Rio da Luz esta em 27,07°C, 45m sem urbanização, a da barra do rio cerro, está a 40 m com urbanização com média simples de 27,58°C..É dificil tirar uma conclusão...

Link to comment
Share on other sites

Chego a ficar irritado com a incompetência do Ciiagro. Site novamente fora do ar. Sem contar suas estações, a grande maioria apresentando problemas. Ontem pela manhã notei que instalaram uma estação em Limeira. Já está apresentando problemas. Algumas estão claramente com problemas no abrigo pois registram máximas absurdamente altas em relação a outras cidades das proximidades. De que adianta ter tantas estações? Não seria melhor ter menos e todas funcionando com dados corretos?

Link to comment
Share on other sites

Após uma manhã de sol com muitas nuvens, chegamos a ter chuva forte por aqui à partir do começo da tarde. Depois a chuva foi enfraquecendo e ora parava, ora voltava.

Agora temos até algumas aberturas no céu.

No momento faz 23,1 graus na Mooca. A máxima chegou aos 26,6 graus e a mínima ficou em 20,4 graus.

Link to comment
Share on other sites

Finalmente choveu bastante aqui em casa, foram 67 mm :clapping:

 

 

Que delícia de chuva, Andoni ! Estou com saudades de um temporal desse quilate, o último por aqui foi no dia 26 de Dezembro passado. Mas, pelo que vejo, continuam as temperaturas bem acima da média, não ?

 

 

 

Sim, continuam acima, mas diminuíram ao longo da semana :heat:

Em Resende, foi a que teve a maior queda nas médias, devido a maior nebulosidade e chuvas....

 

Média máximas e chuvas: (não contei as máximas de hoje)

 

Resende: 31,7°C e 346,2 mm

 

Valença: 32,0°C e 170,6 mm

 

Rio Claro: 31,4°C e 282,2 mm

 

Três Rios: 33,7°C e 230,6 mm

 

 

 

No meu quintal: 33,2°C e 198,5 mm (abrigo de madeira)

 

 

Hoje tive 35,2°C de máxima, dia ensolarado e umidade mais baixa, tive pico de 41%

A pressão atmosférica teve uma ligeira elevação, em relação aos últimos dias.

 

Agora faz 32,1°C e umidade em 59%

Vento sul chegou a uns 30 min

Link to comment
Share on other sites

Andoni,

 

Resende está com bons acumulados de novembro a janeiro.

 

Agora, choveu bem mais foi na estação telemétrica da ANA em Ponte do Souza/Resende, fica na divisa com Minas Gerais nas margens do rio Preto, a mineira Bocaina de Minas está a menos de 15 km em linha reta ao norte,consegui localizar o pluviômetro de Ponte do Souza no google street view .

 

573,6 mm novembro 2016

367,2 mm dezembro

588,2 mm janeiro 17(até manhã de hoje).

 

Venho acompanhando os acumulados em Ponte do Souza desde 2015 devido ao grande acumulado anual naquela região, como não tem outras estações telemétricas na região, escolhi essa.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Acho díficil chutar a temperatura assim...acho que só mesmo uma estação para tirar a dúvida...

 

Mas as variadas vezes que eu fui foi mais ou menos isso mesmo. Dava para sentir que estava mais quente. Pode ser que deu azar.

 

Não tem nenhuma estação ou alguém que anote em Pomerode? Alguém tem os dados da UFSC ou da FURB de Rio dos Cedros?Acho que Felipe está usando 24 Hrs Moretão....

 

Por enquanto não sei de ninguém. Se for 24 horas já não conseguirei calcular, teve falhas. :russian:

 

Olhando por cima segue abaixo uma pequena comparação....

 

Estas cidades do norte me parecem ser mais nubladas, inclusive Jaraguá do Sul. Joinville se colocar um estação no centro acredito que poderá ter valores altos, mas Joinville conheço bem menos, seria apenas uma suposição.

 

A Altitude do Centro de Pomerode é 58m,

 

Depende a rua, obviamente... Se colocar 58 m a diferença seria menor ainda. Acho que a altitude pouco influencia considerando as distâncias. Ficaria em -0,3 na média... Outros fatores como relevo, nebulosidade, vento, latitude influenciam mais.

 

É dificil tirar uma conclusão...

 

Eu não apostaria nas cidades do Vale do Itapocu com chance de ser mais quente. Apostaria no Vale do Itajaí, Pomerode e Timbó com alguma chance de ser mais quente que Blumenau. Especialmente na média máxima. Gaspar também precisa de uma.

 

Brusque teve pequenas aberturas de sol, mas por pouco tempo. Choveu/chuviscou no fim da tarde. 24°C no Rio Branco agora.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva ainda aqui no sudoeste de MG, vi em um jornal local que Poços de Caldas tem acumulado de 358mm neste mês. Ontem tivemos temporal com raios pela manhã, hoje foi no inicio da tarde, fazia tempo que não via um janeiro tão chuvoso e ameno assim. A discrepância entre o sul e triangulo de MG com o restante do estado chega a ser absurda, regiões leste e nordeste ainda são influenciadas pela ASAS.

Link to comment
Share on other sites

Muita chuva ainda aqui no sudoeste de MG, vi em um jornal local que Poços de Caldas tem acumulado de 358mm neste mês. Ontem tivemos temporal com raios pela manhã, hoje foi no inicio da tarde, fazia tempo que não via um janeiro tão chuvoso e ameno assim. A discrepância entre o sul e triangulo de MG com o restante do estado chega a ser absurda, regiões leste e nordeste ainda são influenciadas pela ASAS.

 

 

também to gostando do mês, hoje não choveu e passou dos 25C depois de 23 dias esse mês temos media de 18C e 220mm de chuva

Link to comment
Share on other sites

Renan,

desde o começo de janeiro fiz uma pesquisa na estação desativada da ANA, de chuvas mensais volumosas em Juiz de Fora a partir da década de 1960.Achei dados preciosos.

 

555 mm fevereiro 1962

539 mm janeiro 1966

498 mm fevereiro 1964

371 mm novembro 1971

 

Mas em janeiro de 1961 as chuvas foram extraordinárias na bacia do Pomba e Paraibuna, maiores chuvas em estações da ANA.

 

934 mm faz. Ferraz/Rio Pomba

 

913 mm estação Juiz de Fora(desativada)

 

868 mm Chapéu D'uvas/região rural ao norte Juiz de Fora.

 

839 mm Tabuleiro

 

805 mm Rio Novo

 

742 mm Piau

 

710 mm Cataguases

 

664 mm Guarani

 

641 mm usina Maurício/Itamarati de Minas

 

619 mm Matias Barbosa

 

594 mm usina Lima Duarte(a oeste de Juiz de Fora).

 

500 mm Patrocínio do Muriaé(pertinho daqui, apenas 12 km linha reta).

Link to comment
Share on other sites

. A discrepância entre o sul e triangulo de MG com o restante do estado chega a ser absurda, regiões leste e nordeste ainda são influenciadas pela ASAS.

 

Por mais que eu esteja descurtindo esse Janeiro, tenho que admitir que está interessante essa enorme discrepância da chuva no Sudeste que começou na metade do mês e seguiu por ele todo até o final. Diferente do ocorrido em Novembro, quando foi o leste do SE que teve os maiores acumulados. Não é muito comum haver diferenças tão grandes quanto essa desse mês, pois normalmente o que acontece é a ZCAS se deslocar e provocar chuvas em quase toda a região. Porém, devido à proximidade da ASAS, não deu para o fluxo de umidade se deslocar pra cá.

Link to comment
Share on other sites

Em relação as previsões, a minha torcida é para que o GFS acabe se confirmando!

A previsão está sendo perfeita para a primeira metade do próximo mês, ou seja, menos chuva onde não precisa mais chover tanto e bastante chuva onde está precisando.

 

Acredito que se as chuvas se concretizarem, os reservatórios do setor elétrico das regiões sudeste/centro-oeste e também nordeste terão altas mais expressivas.

Devido ao bloqueio pegando o centro do Brasil entre o final do ano passado e início desse ano e também da atuação da ZCAS atuando mais a oeste, os níveis dos reservatórios daqui da região não tiveram muita alta. De 33,7% no início desse mês para 36,5% ontem.

Ano passado janeiro começou com 29,8% e terminou com 44,4%, ou seja, uma alta de quase 15% justamente por causa daquela forte ZCAS.

Link to comment
Share on other sites

(dmc)

 

Que queda abrupta!! compatível com alguma mudança ambiental ou da própria estação (abrigo ou troca de localização?).

 

Claro, uma análise totalmente leiga da minha parte mas acho difícil uma mudança cíclica com proporções tão intensas em um período tão curto. Se fizesse uma média centralizada o negócio ia ficar bem louco :laugh:

 

Notem que o padrão pós-1920 não tem flutuações desse tipo.

 

Sol com tudo aqui, temperatura já voltando à casa dos 30C

 

Quanto aos erros/abrigo é difícil dizer alguma coisa, mas a estação da Quinta Normal de Santiago é a mais antiga em operação contínua no Chile (desde 1914) e nunca foi mudada de lugar. O dept. meteorológico chileno fala de duas ondas de calor nessa época, em dezembro de 1915 e 1919. Nos anuários, que existem desde 1860, os dados mostram também nessa época chuvas quase 300% acima da média atual em 1914/1919.

 

Mesmo para a época eles eram bem detalhados: existem registros especiais contando durante o ano os dias de "verão" (máx. ≥25º), "gelados" (mín. <0º) e "glaciais" (máx. negativas), entre outros dados.

 

Quanto as médias mínimas e precipitação para Santiago:

 

200cxmx.png

 

Sin embargo, se observa que la temperatura máxima presenta diferencias con respecto a las ciudades ubicadas en la costa norte y el resto del país, donde muestra una tendencia negativa de 0.10°C/década, mientras que tendencias positivas relativamente homogéneas, en la zona central y sur son del orden de 0.13°C/década. En consecuencia, la tendencia de la temperatura media se presenta al alza en todo el país, distinguiéndose la ciudad de Calama con una tendencia de 0.23° C/década. Se destaca también el incremento que se aprecia en la zona central, el cual se manifesta en el interior de esta área, es probable, que estas áreas estén influenciadas por el comportamiento humano en el cambio de entorno a lo largo de los años.

 

(dcm)

Link to comment
Share on other sites

Fez frio pela manhã em parte do Mato Grosso do Sul e sudoeste do Paraná. As mínimas:

 

14,3°C Amambaí

14,3°C Foz do Iguaçu

14,4°C Bela Vista

15,7°C Maracaju

16,2°C Porto Murtinho

16,8°C Dourados

16,9°C Ponta Porã

 

Hoje a ZCAS está um pouco mais ao sul que antes, garantindo um dia de sol em parte do estado de São Paulo, que passou dias e dias com céu nublado e tempo chuvoso. No estado paulista, apenas o oeste e sul devem ter céu fechado e chuva a qualquer hora hoje. Nas outras áreas, onde o sol predomina, podem ocorrer pancadas de chuva à tarde, podendo ser fortes em alguns pontos - incluindo a capital.

 

ohQk8VP.jpg

 

Amanhã o canal de umidade recua ainda mais, e norte, noroeste e leste de SP devem ter um dia de muito sol, calor e poucas nuvens. Vejam que falei sobre canal de umidade, pois segundo o CPTEC a ZCAS se desconfigura amanhã. As chuvas, caso ocorram nestas áreas, serão muito isoladas. Isso acontece devido à aproximação do núcleo de alta pressão em 500mb do litoral do RJ e norte de SP e domínio anticiclônico em superfície ao largo do litoral do Sudeste e Sul. Na segunda-feira (30) as chuvas de verão voltam a cair sobre São Paulo, principalmente sul e leste (incluindo capital), diminuindo um pouco o calor. Pelo menos até quinta-feira (02/02) não há indicativos que alguma ZCOU/ZCAS irá se formar. Talvez, e só talvez, no início da segunda semana de fevereiro com a manutenção do padrão de circulação em altos níveis algum canal de umidade se forme. Até lá, apenas ação pura e simples da termodinâmica.

Link to comment
Share on other sites

Boa tarde! Ontem tivemos o terceiro dia consecutivo de tempo fresco em Buenos Aires. A temperatura mínima foi de apenas 13,7ºC e a máxima não superou 25,9ºC, mesmo com o sol.

 

Hoje começou a esquentar. A mínima foi de 18,8ºC e neste momento, meio-dia, temos 26,1ºC, com URA de 49% e sensação térmica de 26,6ºC. O vento sopra de noroeste a 11 km/h e a pressão é de 1.016,6 hpa. A máxima prevista para hoje é de 30ºC.

Link to comment
Share on other sites

Chego a ficar irritado com a incompetência do Ciiagro. Site novamente fora do ar. Sem contar suas estações, a grande maioria apresentando problemas. Ontem pela manhã notei que instalaram uma estação em Limeira. Já está apresentando problemas. Algumas estão claramente com problemas no abrigo pois registram máximas absurdamente altas em relação a outras cidades das proximidades. De que adianta ter tantas estações? Não seria melhor ter menos e todas funcionando com dados corretos?

No vale do Ribeira, quase metade está fora de operação.

 

Isto sem falar nas convencionais que estão fora de operação há tempos ("Por falta de suporte financeiro").

Algumas que registravam dados interessantes no inverno, como São Roque, Ibiúna...

 

------------------

 

Sampa vai tendo um dia seco de muito sol hoje, a exemplo de boa parte do interior, conforme comentado pelo Vinicius.

 

Agora, a quantidade de cumulus já aumentou bem por aqui, na zona norte, mas ainda sem ameaça de chuva.

 

A automática do Mirante já bateu nos 30,1°C.

Link to comment
Share on other sites

Renan,

consultei Wxbrasil ás 22 horas para ver os acumulados diários para os próximos 10 dias no GFS 18Z, indica a volta das chuvas durante a 1ª semana de fevereiro para regiões de Minas e Rio onde não tem chovido nos últimos 12 dias, continua com aquelas previsões absurdas de chuvas de mais 150 mm em 24 horas numa determinada área.

 

Está prevendo das 15Z de sábado(04) até 12Z de domingo(05) em 24 horas a expressiva chuva de 282 mm na cidade de Conceição do Castelo-ES, se for período de 30 horas seguida a chuva passa de 300 mm.

Para a cidade de Brejetuba-ES preve 219 mm que fica a noroeste da citada anteriormente.

 

Continua indicando ótimos acumulados para o centro-norte de Minas e boa parte da Bahia do dia 6 ao dia 14 de fevereiro. Quem dera se chovesse mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Na previsão para o litoral do Amapá os Modelos Europeu e GFS concordam com grandes acumulados para os próximos 10 a 15 dias.

 

Da ilha de Maracá/município de Amapá-AP subindo o litoral passando pelo município de Cunani-AP e finalmente em Calçoene-AP e perto do Cabo de Orange fica o lugar mais chuvoso do Brasil que abrange uma área de milhares de quilômetros quadrados.Média anual acima de 3500 mm.

Link to comment
Share on other sites

Hoje foi o dia mais fresco do mês. Minima na casa dos 18 até 21. Máximas entre 24/26.

 

Felipe:

 

Centro. 27 dias.

 

Mín: 22,4°C

Máx: 33,5°C

Méd: 28°C

 

:heat: :heat:

 

Parece que temos um empate técnico com Blumenau, que em 27 dias tinha

 

Mín: 22,3

Máx: 33,7

Média simples: 28

24h: 26,6

 

Acho que a proximidade com o oceano ta traindo Brusque nas mínimas :laugh:

 

Calor voltou pra Blumenau hoje com máxima de 30,6C no Alertablu e de 31,3 aqui em casa.

 

-----------------

 

Muito interessantes os dados, Anderson, nas mínimas é realmente bem mais difícil ter falhas nas medições :ok:

Link to comment
Share on other sites

Depende a rua, obviamente... Se colocar 58 m a diferença seria menor ainda. Acho que a altitude pouco influencia considerando as distâncias. Ficaria em -0,3 na média... Outros fatores como relevo, nebulosidade, vento, latitude influenciam mais.

 

 

Eu desconsidero a latitude pra distâncias tão ínfimas. De Blumenau a Pomerode são apenas 20km no sentido norte-sul. Coisa de 0,1C de variação por latitude para uma distância dessas, nem vale à pena considerar.

Link to comment
Share on other sites

William,

 

essa estação de Mauá vai ser boa em frio e altos acumulados de chuva de outubro a abril, mais um monitoramento das chuvas na região de Resende.

 

 

Agora que consegui um bom fornecedor de boas estações o Brasil vai ficar pequeno kkk acho que já importei umas 15 nos últimos meses pros amigos do baz, e espero importar rápido uma pra reserva

Link to comment
Share on other sites

William,

 

essa estação de Mauá vai ser boa em frio e altos acumulados de chuva de outubro a abril, mais um monitoramento das chuvas na região de Resende.

 

 

Agora que consegui um bom fornecedor de boas estações o Brasil vai ficar pequeno kkk acho que já importei umas 15 nos últimos meses pros amigos do baz, e espero importar rápido uma pra reserva

 

Show, William. Graças a ti o Brasil está sendo muito mais bem monitorado!! :clapping: :clapping:

 

Noite fresca aqui, 24C

Link to comment
Share on other sites

Muito calor hoje na capital paulista, sem chuvas.

 

A automática do Mirante bateu nos 32,6°C, a maior de 2017 até agora.

Vamos ver os dados da convencional.

 

No IAG: 31,2°C de máxima.

 

A automática de Barueri, na região oeste da grande São Paulo, chegou nos 30,2°C.

 

Do jeito que vai, as temperaturas de janeiro no Mirante devem ficar ligeiramente acima da média da normal 1981-2010, já que não há previsão de refresco até o dia 31.

Link to comment
Share on other sites

Céu nublado nesse final de noite por aqui. Assim como ontem, tivemos calor e mais para o meio da tarde os ventos passaram a soprar do mar.

Temos no momento 23,3 graus na Mooca. A máxima chegou aos 32,4 graus e a mínima de 21,2 graus.

 

------

 

Meus parabéns para mais uma estação instalada! O Brasil cada vez mais sendo monitorado!

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.