Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão - Brasil/América do Sul - Janeiro/2017


LucianoD
 Share

Recommended Posts

Por aqui a última noite foi um fiasco total em queda de temperatura e as temperaturas mínimas só chegaram próximo a média do mês (20/21). Com essas mínimas pode fazer 5% de umidade relativa que continua sendo ruim. Restou ar seco, mas nada de frio, nem mesmo na mínima de manhã.

 

As máximas ficaram entre terríveis 35/37 na região. A única ajuda contra esta fornalha são os ventos marítimos.

 

Alguns cumulus congestus no céu. Esperança pequena.

 

Gostos são gostos, eu tenho certo apreço pelo calor se for seco, não é desagradável como o calor úmido. E calor no geral é aproveitável no verão... :beach:

 

No mais uma madrugada muito quente aqui, mínima de 24,1C no centro graças ao céu aberto, senão sem dúvida ficaria na casa nos 26C (aliás, isso tem nos salvo durante o mês todo, quase todas as noites tem sido de céu aberto em Blumenau).

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 981
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

Como eu já havia dito anteriormente, Janeiro está muito quente até o momento em JF:

 

Em relação à normal 81-2010:

 

Média das máximas: 29,5ºC (+02,8)

 

Média das mínimas: 19,4ºC (+01,5)

 

Média compensada: 23,0ºC (+01,5)

 

- Entretanto, ainda está distante do Janeiro mais quente de sempre, que foi o de 2015 (só podia!!!), que fechou em absurdos 24,3ºC

Link to comment
Share on other sites

CANAL DE UMIDADE SIGNIFICATIVO DEVE SE FORMAR ESTA SEMANA SOBRE O SUDESTE!

 

Um intenso e significativo canal de umidade, é previsto por todos os modelos para se formar ao longo desta semana, a medida que um sistema frontal chegar ao Sudeste por volta da quarta-feira. No momento, o destino mais provável deste canal é o estado de São Paulo, que poderá receber valores excessivos de chuvas (+200mm localmente) nos próximos 7-10 dias.

Pelo o Europeu, o canal de umidade [highlight=yellow]assume características típicas de ZCAS sobre o estado de São Paulo[/highlight], com um canal de umidade praticamente estacionado sobre o estado por 4 dias, e com formação de um padrão de AB e VCAN alinhados.

 

o14Zlhd.png

G7rWwKd.gif

zwFV6Bi.png

 

Outro modelo que também dá uma solução típica de ZCAS é o Cosmo.

 

OytO79o.png

LpyYA8T.png

 

O GFS tem uma solução menos "egoista" em relação ao Europeu, e mostra o canal se formando em São Paulo, porém avançando em direção ao RJ, trazendo assim volumes de chuva mais generalizados entre SP-RJ-MG.

 

DoM55bC.png

CnZykhX.png

L2a6ZTJ.png

 

O motivo da chuva ser mais generalizada pelo GFS, é não formação do VCAN sobre o Nordeste, indicada no Europeu e Cosmo. Portanto a solução do GFS não indica a formação de uma ZCAS (sendo mais provável uma ZCOU).

 

PtXUwt0.png

 

 

Outro modelo que é favorável a formação de um corredor de umidade significativo sobre São Paulo é o CMC.

 

Y07G0UV.png

 

Um fator muito importante é a indicação da passagem da onda de Madden Julian esta semana sobre a América do Sul (cor verde). Geralmente passagens da MJO ou OJM em português, favorecem a fluxos de umidade, e portanto a formação de corredores de umidades, e em muitas vezes a ZCAS.

 

A acompanhar...

 

b1QV7kg.gif

Link to comment
Share on other sites

Bom dia, pessoal. Na sexta-feira tivemos uma madrugada nublada e muito abafada em Buenos Aires, com temperatura mínima de 25,8ºC. Durante o dia, céu nublado e muito abafamento, com algumas gotas por volta das 13 e 14h. Por volta de 15h tivemos a entrada de vento leste-sudeste, que levou as nuvens embora e trouxe um ar mais fresco. A máxima foi de 30ºC às 0h UTC (ou seja, 21h de quinta-feira) e a mínima foi de 23ºC às 0h UTC seguinte (ou seja, 21h de sexta).

 

Ontem tivemos um dia todo ensolarado e com calor agradável devido à presença do vento leste. A temperatura variou entre 18 e 28ºC. À noite tivemos aumento de nebulosidade.

 

Hoje tivemos uma madrugada nublada e abafada, com mínima de 22,8ºC. O domingo está sendo bem nublado e há possibilidade de chuvas. Faz muito agradáveis 23,4ºC, com URA de 71%, vento leste a 7 km/h e pressão em 1.006,8 hpa. A máxima prevista para hoje é de apenas 26ºC.

Link to comment
Share on other sites

CANAL DE UMIDADE SIGNIFICATIVO DEVE SE FORMAR ESTA SEMANA SOBRE O SUDESTE!

 

Acho que este janeiro aqui em São Paulo a chuva ficará acima da média(última vez que isso ocorreu foi em 2012).

 

Se essa previsão se confirmar este será o janeiro mais chuvoso desde 2011(quando choveu aproximadamente 500mm). Já choveu 150mm desde o começo do mês no Mirante.

Link to comment
Share on other sites

Por aqui temos cúmulos se desenvolvendo. Agora faz 31,8 graus na Mooca.

 

Após pouco mais de 3 semanas do solstício de verão, já se pode observar é que os raios solares aqui no meio dia solar já estão começando a se inclinar para sul, embora seja algo discreto.

 

Outra situação interessante é que já umas 3 semanas que o meio dia solar está acontecendo depois das 12 horas do horário solar. Será assim até mais ou menos agosto. Geralmente na primavera esse meio dia solar ocorre entre 11:40 e 12:00.

Link to comment
Share on other sites

Tenho notado que nos últimos anos tem sido muito difícil se formar aquelas grandes áreas de instabilidade que se formam no oeste de SP ou no leste de MS e cruza todo o estado de São Paulo. Penso que esse é um dos grandes motivos de estar chovendo pouco por aqui. Esse ano, para piorar, as áreas de chuva se formam de forma extremamente isolada, alcançando poucas cidades. Ontem, por exemplo, enquanto Corumbataí teve mais de 70 MM e algumas áreas de Rio Claro registraram acumulados altos, em casa tive apenas 7,6 MM.

Aliás, o BAZ anda muito parado de algum tempo pra cá. Até alguns anos atrás, mesmo nessa época quente, eram 2, 3 páginas por dia. No inverno então, nem se fala. Hoje em dia é raro dar 1 página a cada dois dias. Triste :good:

Link to comment
Share on other sites

Rodolfo Alves,

 

muito boa a análise para a formação do canal de umidade na semana.

 

Vai ser emocionante acompanhar os acumulados de chuvas na semana na ótima rede estações de monitoramento do Cemaden.

 

Aqui para minha região pelo modelo Europeu vamos continuar com pouca chuva e muito calor,com chuvas bem abaixo da média.

 

O CFS indica desde ontem bons acumulados para os próximos 5 dias em Minas, São Paulo e nos outros 5 dias mais chuvas entre SP/Minas e sobrando para minha região divisa Minas/Rio/ES.

Link to comment
Share on other sites

Aqui na região de Poços de Caldas temos 5 dias seguidos com chuva, algumas foram fortes. Nunca vi o GFS prever tanta chuva assim pra cá, saída 12Z estima 427mm nos próximos 10 dias sendo que boa parte desse acumulado aconteceria amanhã e na terça, vamos seguir acompanhando, tanta chuva assim pode causar problemas como enchentes e deslizamentos de encostas.

 

JKxh1CN.png

Link to comment
Share on other sites

Aqui um dia bem abafado com cirrus e cumulus o dia todo. Variação de 23,6° a 32,7° sem baixar dos 60%. Foi um domingo bem desagradável: tudo quente, ar quente dentro e fora de casa. Nem no ventilador a sensação era muito boa.

 

Agora faz 26,3° com 77%. Prefiro nem comentar muito a previsão para os próximos dias. Bom só para quem está na praia.

Link to comment
Share on other sites

Gostos são gostos, eu tenho certo apreço pelo calor se for seco, não é desagradável como o calor úmido. E calor no geral é aproveitável no verão... :beach:

 

Eu já não tenho apreço pelo calor, hehehe. Até acho melhor calor seco, mas isso é limitado até uma temperatura. Depois disso não há nada agradável.

 

Acho aproveitável para ver gostosas com pouca roupa, piscina, cachoeira, tomar bebidas geladas, etc. Porém isso não deve representar 10% do tempo, mesmo dos que defendem o verão. Os outros 90% é puro sofrimento se escondendo no ar-condicionado, embaixo de ventilador...

 

Ar seco com ar quente Foi a terceira noite mais quente do verão por aqui. As máximas ficaram próximas de 35°C na três estações. Segue muito quente agora, variando de 25 a 27 graus. Céu com poucas nuvens.

Link to comment
Share on other sites

Torcerei neste caso pelo GFS, pois faz muito mais sentido a chuva ser mais bem distribuída do que apenas no estado de SP, né ? E obrigado pelas atualizações, Rodolfo !

 

Tive um dia totalmente típico por aqui, com muitas nuvens, várias aparições do sol e rápidas pancadas de chuva. O acumulado ficou em apenas 2mm.

 

A máxima atingiu 28 graus, enquanto a mínima desceu a 19,9.

Link to comment
Share on other sites

Mais uma noite bastante desconfortavel para se dormir. São 23:14 e temos ainda 27.1°C, com 77% de umidade!

 

 

Porém há uma notícia boa: GFS insistentemente aponta um refresco essa semana por aqui, a iniciar a partir da quinta-feira. Traria máximas comportadas e possivelmente dias secos, com menos sensação de calor, além de madrugadas frias para época. Não duvido , pelas projeções do GFS, da temperatura chegar na casa dos 15°C em algum ponto da cidade. Caso se confirme, será um frio siberiano em meio a este tórrido período que Blumenau vive!

Link to comment
Share on other sites

Ontem instalamos a Davis que o Fernando comprou para por no Distrito do Pericó... o local é uma baixada de 1170m rodeada por morros de 1450/1600m

 

A expectativa é de que em dias com MP seca o local brigue e até fique á frente de urupema/bom jardim/ cruzeiro.

 

No primeiro dia já ficou grande parte da madrugada na frente do Cruzeiro... E hoje já chegou a 29,9°C de Máxima, como já era o esperado. Lá é um lugar com uma amplitude térmica muito grande, comportamento típico de baixada. Vai registrar muitas noites de frio vampiro.

Link to comment
Share on other sites

Chove torrencialmente na zona norte da capital. No bairro do Tremembé, já são 111,5 mm acumulados - sendo cerca de 70 mm na última hora - e não para de chover. Muito preocupante pq é a mesma área que sofreu com a enxurrada de março do ano passado.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Fazia tempo que não postava vídeo em timelapse aqui no fórum (nascimento de filho, câmera em manutenção, etc.). Então aí vai um que fiz na tarde de hoje, onde variamos dos 20,8ºC aos 30,6ºC aqui em Mogi das Cruzes, com direito a uma forte pancada de chuva no meio da tarde:

 

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]
Link to comment
Share on other sites

Boa noite, pessoal. Em Buenos Aires tivemos um domingo nublado do começo ao fim. Desde por volta de 15h chove, com intensidade fraca. Foi um dia muito fresco, com mínima de 19,4ºC por volta das 21h e máxima de apenas 24,7ºC, a menor desde 19 de novembro e a primeira abaixo dos 25ºC desde esse dia também. Um alivio!

 

Agora temos chuvas ainda e vento nordeste, fazendo a temperatura subir rapidamente (já subiu 3 graus em duas horas). Faz 22,1ºC, con URA de 94%, vento nordeste a 16 km/h e pressão em 1.004,6 hpa.

 

Para amanhã a previsão indica a continuidade das chuvas principalmente de madrugada e de manhã e tempo abrindo no período da tarde. A temperatura varia entre 19ºC e 26ºC. O sol nasce às 5h58 e se põe às 20h09.

Link to comment
Share on other sites

Chove torrencialmente na zona norte da capital. No bairro do Tremembé, já são 111,5 mm acumulados - sendo cerca de 70 mm na última hora - e não para de chover. Muito preocupante pq é a mesma área que sofreu com a enxurrada de março do ano passado.

 

Fortíssimo temporal atingindo São Paulo nessa noite, madrugada de segunda.

 

O CGE já decretou Estado de Alerta nas Prefeituras Regionais do Tremembé e da Penha, por conta de transbordamento de córregos.

 

5WtJFy7.png

 

 

MAIORES VOLUMES DE CHUVA ATÉ A 00H30:

 

Tremembé/CGE: 116,8mm

Santana/CGE: 94,5mm

Rio Tamanduateí (Pq dom Pedro/Mercado Municipal): 84,8mm

Cabuçu de Cima (Guarulhos): 82,0mm

Anhembi/CGE (Marginal Tietê): 79,4mm

Mooca/CGE (Marginal Tietê): 71,4mm

Sé/CGE (Próximo a Paulista): 70,8mm

Vila Guilherme/CGE: 69,6mm

Link to comment
Share on other sites

Corrigindo: Tremembé e Penha estão em estado de ALERTA, o estado de atenção são os que estão em amarelo no mapa.

 

Foi através de um tópico deste fórum que descobri a localização da estação do Tremembé do CGE, fica no Jardim Corisco, justamente no bairro onde eu moro, situada em cima da escola onde meus irmåos mais novos estudam. Expressivo acumulado de chuva que ocorreu nesta estação do Tremembé.

 

Estação automática do Inmet no Mirante acumulou 64,6 mm às 02UTC(00:00 de Brasília). Ao que tudo indica, a chuva de janeiro já atingiu a média no convencional do Mirante(10:00 vai haver a confirmação)

Link to comment
Share on other sites

MIRANTE DE SANTANA (AUTOMÁTICA) ATÉ 01H00: 97,0mm

 

O recorde é 106,4mm(esse recorde de chuva em 24 horas para janeiro desde 1961 na convencional do Mirante ocorreu em 16/01/1991, há exatamente 25 anos). Falta menos de 10 mm para bater esse recorde, o que é bem provãvel isso acontecer. O último recorde da estação desde 1961 para chuva 24h/mês foi de 46mm em 21/08/2016.

 

Qual foi a maior chuva em 24 horas para janeiro no Mirante desde 1943?

Link to comment
Share on other sites

MIRANTE DE SANTANA CONVENCIONAL: 115,0mm

 

- Maior Acumulado em 24h para Janeiro desde 1961 ao menos! (O recorde anterior da série, era de 16/01/1991, quando deu 106,4mm).

 

[highlight=yellow]- O Recorde Histórico de Chuva 24h para Janeiro segue sendo o de 12/01/1949, quando deu 127,4mm[/highlight]

 

- Acumulado em Janeiro 2017 no Mirante agora está em [highlight=yellow]271,2mm (94,1% da média climatológica 1981-2010 de 288,2mm)[/highlight]

Link to comment
Share on other sites

A chuva de janeiro já ultrapassou a média do mês(se considerado o período 1961-1990). Esse deve ser o janeiro mais chuvoso desde 2011 e também o mês mais chuvoso dos últimos anos. E ao meio dia já estaremos na metade do mês. Ainda tem a segunda metade do mês e esse acumulado vai aumentar ainda mais. Deve chover mais de 300mm neste mês.

Sobre esse acumulado: deve ser a maior chuva 24h da estação do Mirante na década. Durou exatamente 25 anos para bater esse recorde.

 

Sobre os janeiros mais chuvosos, antes de 2011, o recorde anterior era de 1947(o único antes de 1961 antes de chover quase 500mm em 2011, batendo o recorde mais antigo do Mirante naquela ocasião, aquele janeiro de 2011 impressionou pois em 2010 choveu 480mm). O recorde mensal de chuva mais antigo ainda não batido é o de outubro de 1969.

Edited by Guest
Link to comment
Share on other sites

Incríveis acumulados de chuva esta noite pelo estado de SP. Na estação da Ciiagro de Araçatuba choveu 98mm, a maior parte na madrugada. Me lembro de verões clássicos no interior de SP, com ZCAS atuando, em que a maior parte do dia passava com pancadas de chuva mais isoladas ou nublado, e conforme a noite avançava as tempestades ganhavam muita força. Não sei se esse é o padrão da ZCAS, mas vai ser interessante acompanhar essa semana!! :mail:

Link to comment
Share on other sites

Incríveis acumulados de chuva esta noite pelo estado de SP. Na estação da Ciiagro de Araçatuba choveu 98mm, a maior parte na madrugada. Me lembro de verões clássicos no interior de SP, com ZCAS atuando, em que a maior parte do dia passava com pancadas de chuva mais isoladas ou nublado, e conforme a noite avançava as tempestades ganhavam muita força. Não sei se esse é o padrão da ZCAS, mas vai ser interessante acompanhar essa semana!! :mail:

Chove muito na grande sp, no oeste do estado. Aqui por enquanto nada. :laugh: :laugh: :laugh:

Link to comment
Share on other sites

ATUALIZANDO OUTROS ACUMULADOS PELA RMSP:

 

[highlight=yellow]Tremembé/CGE: 135,0mm[/highlight]

 

Jardim Guapira (Jaçanã)/CEMADEN: 122,0mm

 

Mirante (Aut): 113,4mm

 

Santana/CGE: 108,5mm

 

Francisco Morato/CEMADEN: 103,4mm

 

Luz/CEMADEN: 102,5mm

 

Franco da Rocha/CEMANDEN: 98,4mm

 

Mooca (Radial Leste)/CEMADEN: 94,4mm

 

Jardim Valparaiso (Jaçanã)/CEMADEN: 85,7mm

 

Anhembi/CGE (Marginal Tietê):85,8mm

 

Vila Guilherme/CGE: 80,8mm

 

Recreio São Jorge (Guarulhos)/CEMADEN: 80,4mm

 

Mooca/CGE (Marginal Tietê): 78,8mm

 

Sé/CGE (Próximo a Paulista): 77,5mm

Link to comment
Share on other sites

Modelos seguem insistindo na formação de um significativo Canal de Umidade (Possível ZCAS) sobre o Sudeste!

 

O GFS é neste momento a solução outlier, colocando o canal entre RJ-MG.

 

o8Wad9b.png

 

Já os demais modelos, liderados pelo Europeu, indicam o canal exatamente em cima do Estado de São Paulo.

 

j01Lq8o.png

vB8fRin.png

PlkM6XL.png

 

Meteograma do Europeu para a cidade de São Paulo indica mais [highlight=yellow]224mm[/highlight] nos próximos 10 dias

SZYsxZC.png

Link to comment
Share on other sites

Pelo ECMWF, a situação nos próximos 10 dias pode ser crítica em pontos do estado de São Paulo, com destaque para as regiões de Marília, Bauru e Avaré. Entre 150 e 250mm em uma ampla área, cortando o estado de norte a sul. Só, a princípio, não seria análogo ao evento intenso de chuvas de janeiro de 2016 pois a chuva seria distribuída em todos os dias. Também, por ação da umidade constante, as temperaturas serão brandas. Não há indicativos de forte calor no estado paulista nos próximos dias.

Link to comment
Share on other sites

Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share


×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.