Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO)

Recommended Posts

O Luiz Carlos Molion contesta a formação do El Niño. Segundo ele, o segundo semestre será sob influência do fenômeno La Niña. O que vocês acham?

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

Well,

Em um recente comentário meu foi postado que a previsão das condições de ENSO são piores que no passado tanto por modelos dinâmicos quanto estatísticos.

Estamos no período de "cortina de imprevisibilidade" da primavera (Vale o hemisfério norte).

Resumindo; A chance de Não El Nino é de 75 %.

Que gire a roleta.

[quote name="André Luiz DS"...O que vocês acham?

Well' date='

Em um recente comentário meu foi postado que a previsão das condições de ENSO são piores que no passado tanto por modelos dinâmicos quanto estatísticos.

Estamos no período de "cortina de imprevisibilidade" da primavera (Vale o hemisfério norte).

Resumindo; A chance de Não El Nino é de 75 %.

Que gire a roleta.[/quote]

:good2:

O Luiz Carlos Molion contesta a formação do El Niño. Segundo ele, o segundo semestre será sob influência do fenômeno La Niña. O que vocês acham?

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

Eu acho legal! :good2: :mosking:

[bbvideo=560,315]

[/bbvideo]

Eu acho legal! :good2: :mosking:

Vai ser bem interessante de conferir essa teoria do ciclo lunar nodal

Espero que o Molion esteja errado. Neutralidade seria o "ideal" para o segundo semestre. La Niña é sinônimo de chuvas muito irregulares na maior parte do estado. A exceção foi 2010/2011.

La Niña e seus feitos aqui na região Sul, é péssimo para um país tão dependente de commodities quanto o Brasil

Mas ja tivemos la nina nos últimos meses, embora fraca, certo?

Sim.

Início no trimestre JAS e fim em NDJ.

Na Amazônia há uma diferença no regime das chuvas em a Amazônia do Norte e a Amazônia do Sul.

Vai quebrar a cara de forma bruta...

Concordo...está parecendo aquela teoria sem embasamento científico dos cientistas russo de que haveria uma nova "era do gelo" nos próximos anos. rsrs

Dois pontos a destacar no áudio do Molion. (deixando claro que não tenho apreço pela forma atabalhoada que geralmente posiciona o seu pensamento).

a- Uma critica severa a um tipo de previsão chamada previsão de consenso. (aqui muitos são contra incluso o Ronaldo).

b- E pela primeira vez vejo saindo do meio acadêmico em língua portuguesa ainda que não com todas as palavras uma critica ao departamento de-com-supercomputadores-mais-possantes-teremos-previsões-mais-acuradas....Como apresentado recentemente a comparação entre a previsões anteriores a 2000 e as posteriores a 2000 mostram discrepâncias cada vez maior nas previsões recentes....Fato que revela que ao menos não temos compreensão do fenômenos....e fatores extratropicais também influenciam o fenômeno.

Independentemente do resultado as colocações positivas superam com larga margem o resultado em si.

Como ilustração:

O glorioso Europeu de tantas glórias:

317iecg.png

Após essa do Molion, ESTOU MUITO CURIOSO PARA SABER O QUE VAI ROLAR NA PRIMAVERA: EL NINO OU LA NINA...

Pelo que eu entendi ele meio que vai no caminho oposto aos modelos estatísticos (é isso mesmo?) e sua teoria é que após El ninos fortes (com a tal relação lunar) sempre sucede La Ninas. Bem, estou realmente curioso?

Se sua teria se comprovar, teremos que tirar o chapéu, pois aparentemente é um dos únicos a apostar em La Nina.

Para o Mafili, a chance de NÃO nINO É 75%, É ISSO? Tipo... 75% para neutralidade + La nina e 25% El Nino? Aproxima do Molino...

Eu só estou de espectador...

O tão falado ciclo nodal lunar de 18.5 anos:

DiagramDiff.gif

Os valores do gráfico são a diferença entre a angulação mínima e máxima.

Agora é só comparar com os eventos de ENOS... uma observação rápida parece mostrar que os Niños costumam ocorrer próximos dos mínimos e máximos do ciclo enquanto as Niñas ocorrem mais no meio (ascendente ou descendente do ciclo).

Fonte dos dados: http://www.jgiesen.de/sunmoonpolar

Se sua teria se comprovar, teremos que tirar o chapéu, pois aparentemente é um dos únicos a apostar em La Nina.

Para o Mafili, a chance de NÃO nINO É 75%, É ISSO? Tipo... 75% para neutralidade + La nina e 25% El Nino? Aproxima do Molino...

Eu só estou de espectador...

Pacheco,

Repetindo o que Molion disse é o seguinte: _ "Previsão de consenso... há modelos tanto estatísticos quanto dinâmicos que não acusam El Niño então vou contrariar e falar Nina'' algo assim.

O que eu pensei em dizer é que há três posições para ENSO (Neutro 50%, La Nina 25%, El Niño 25%)

Então, a probabilidade de não El Niño é 75%.

=======

Estamos no período de baixa previsibilidade de ENSO (razão da discussão).

Há elementos para questionamento.

O tão falado ciclo nodal lunar de 18.5 anos:

DiagramDiff.gif

Os valores do gráfico são a diferença entre a angulação mínima e máxima.

Agora é só comparar com os eventos de ENOS... uma observação rápida parece mostrar que os Niños costumam ocorrer próximos dos mínimos e máximos do ciclo enquanto as Niñas ocorrem mais no meio (ascendente ou descendente do ciclo).

Fonte dos dados: http://www.jgiesen.de/sunmoonpolar

Muito interessante ! Incrível como que bate com ENSO.

Então, a probabilidade de não El Niño é 75%.

=======

Por que então há um certo "consenso geral" de que haverá El Nino a partir de set/out??????

[quote name="Mafili"

Por que então há um certo "consenso geral" de que haverá El Nino a partir de set/out??????

A- Contei há mais de 144 caracteres na ''nota'' da Somar.

B- O texto é escrito no estilo ''se chover a tarde iremos pela manhã '' (do mesmo dia).

Well' date=' como a primavera termina no dia 21 de dezembro (acho).....vai chover até lá.

25a2kok.png

FEVE E MARÇO , MAIOR PARTE DE SC TEVE CHUVA ABAIXO DA MÉDIA, ALGUMAS ESTAÇÕES BEM ABAIXO DA MÉDIA.....

FEVE E MARÇO , MAIOR PARTE DE SC TEVE CHUVA ABAIXO DA MÉDIA, ALGUMAS ESTAÇÕES BEM ABAIXO DA MÉDIA.....

Impossível acontecer isto com um Menino bem caracterizado, confere?

AINDA, SC, ESTAMOS COM PADRÃO DE LA-NINA.

Valeu Coutinho!

Valeu Coutinho!

Em compensação desde final de março e até agora estamos com uma quantidade positiva de dias chuvosos e fechados. Normalmente estaria bem mais estável.

A nossa sorte que ainda não deu 1 ou 2 dias de chuva forte, porque se não traria problemas, o solo já está saturado, inclusive eu dessa umidade toda.