Jump to content
Brasil Abaixo de Zero

Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO) 2016-2020


Rodolfo Alves
 Share

Recommended Posts

 

Impossível acontecer isto com um Menino bem caracterizado, confere?

 

AINDA, SC, ESTAMOS COM PADRÃO DE LA-NINA.

 

Valeu Coutinho!

 

Em compensação desde final de março e até agora estamos com uma quantidade positiva de dias chuvosos e fechados. Normalmente estaria bem mais estável.

 

A nossa sorte que ainda não deu 1 ou 2 dias de chuva forte, porque se não traria problemas, o solo já está saturado, inclusive eu dessa umidade toda.

Link to comment
Share on other sites

E assim caminha a humanidade.

 

Ty Will.

 

Rodada do EPS pra Abril agora ....

 

...

 

Will,

 

Tem para precipitação anomalia acumulada para april 2017

 

Abs

 

 

[attachment=4]1.png[/attachment][attachment=3]2.png[/attachment][attachment=2]3.png[/attachment][attachment=1]5.png[/attachment][attachment=0]6.png[/attachment]

Link to comment
Share on other sites

Nino 1+2 caiu para + 0,9 (ORL).

Nino 3,4 atinge +0,3

 

Ocean Heat Content próximo a zero.

 

Anomalia no hemisfério Sul por satélites +0,07C.

 

Temperatura nos trópicos em queda.

 

Oceano operando neutro (talvez neutro quente).

 

Atmosfera operando em La Nina.

 

Totalmente desacoplados no momento.

 

Veremos que bicho da.

Link to comment
Share on other sites

Nino 1+2 caiu para + 0,9 (ORL).

Nino 3,4 atinge +0,3

 

Ocean Heat Content próximo a zero.

 

Anomalia no hemisfério Sul por satélites +0,07C.

 

Temperatura nos trópicos em queda.

 

Oceano operando neutro (talvez neutro quente).

 

Atmosfera operando em La Nina.

 

Totalmente desacoplados no momento.

 

Veremos que bicho da.

 

Mais uma vez então fizeram um hype em cima do El Nino.

 

Cenário imprevisível até o momento.

Link to comment
Share on other sites

 

Mais uma vez então fizeram um hype em cima do El Nino.

 

Cenário imprevisível até o momento.

 

No sentido em que El Niño traz sem dúvida liberação de calor dos oceanos para atmosfera nos trópicos. Sim.

 

Sempre haverá hype.

 

O calor é festivo para os aquecimentistas antropogênicos.

 

A minha decepção é alguém pegar uma probabilidade de El Niño (NOAA por exemplo).

 

Pegar saída de modelo para 30 dias.

 

Publicar no dia 27 de março algo do tipo ''....em condições de El Niño a atuação de JBN é destacada...." veja que isso é um fato.

 

Na saída do modelo diz atuação de JBN levando chuvas....

 

Aí, meo irmãozinho....faz a seguinte ''previsão''.....'''''de acordo com nossos meteorologistas a situação no Pacífico Equatorial caminha a passos largos para o estabelecimento de El Niño como sabido este provoca intensificação dos JBN o que deve levar chuvas extremas para Santa Catarina.....e por aí vai..."""

 

10 dias depois publica ''''' as chuvas ocorreram e os nossos meteorologistas são bons demais....estamos emocionados com tantas vidas salvas.....""

 

Esse tipo de coisa ofende.

 

Abraços

Link to comment
Share on other sites

 

Mais uma vez então fizeram um hype em cima do El Nino.

 

Cenário imprevisível até o momento.

 

No sentido em que El Niño traz sem dúvida liberação de calor dos oceanos para atmosfera nos trópicos. Sim.

 

Sempre haverá hype.

 

O calor é festivo para os aquecimentistas antropogênicos.

 

A minha decepção é alguém pegar uma probabilidade de El Niño (NOAA por exemplo).

 

Pegar saída de modelo para 30 dias.

 

Publicar no dia 27 de março algo do tipo ''....em condições de El Niño a atuação de JBN é destacada...." veja que isso é um fato.

 

Na saída do modelo diz atuação de JBN levando chuvas....

 

Aí, meo irmãozinho....faz a seguinte ''previsão''.....'''''de acordo com nossos meteorologistas a situação no Pacífico Equatorial caminha a passos largos para o estabelecimento de El Niño como sabido este provoca intensificação dos JBN o que deve levar chuvas extremas para Santa Catarina.....e por aí vai..."""

 

10 dias depois publica ''''' as chuvas ocorreram e os nossos meteorologistas são bons demais....estamos emocionados com tantas vidas salvas.....""

 

Esse tipo de coisa ofende.

 

Abraços

 

Nenhum órgão meteorológico competente está isento de cometer fiascos, faz parte da profissão infelizmente.

 

Geralmente quando os institutos emitem muitos alertas de chuva e fazem estardalhaços e o povo começa a falar em enchente não vem nada demais.

 

A grande maioria absoluta das enchentes que tiveram em SC dos anos 80 pra cá parece que os institutos não constavam com tanta água e só emitiam alerta quando já estava feia a coisa.

 

A única vez que me lembro de um aviso realmente com vários dias de antecedência e alertas foi na Climaterra na forte enchente que tivemos em 2011, de resto os alertas já estavam em cima do laço.

Link to comment
Share on other sites

 

Nenhum órgão meteorológico competente está isento de cometer fiascos, faz parte da profissão infelizmente.

 

 

Beto,

 

Acho que não fui claro o suficiente.

 

Não se trata de fiasco.

 

Situação fictícia:

 

Ontem 10 de abril :

 

Mafili ''publica'' a seguinte observação ''El Niño em formação....blá,blá....isso vai provocar fortes chuvas em Tocantins...''

 

No dia 10 de abril antes de ''publicar'' o Mafili viu que todos os modelos já ''''previam'''' fortes chuvas para o Tocantins nos dias 15,16,17 de abril.

 

No dia 18 de abril....Mafili publica "" Como previsto por mim lá atrás....fortes chuvas atingiram o Tocantins em virtude do EL Niño...''

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, o Oceano Índico está com vastas anomalias negativas na sua porção Equatorial, ao passo que o Pacífico está aquecido na sua porção mais a oeste. Isso está induzindo a um desabamento da SOI (bateu -35), o que também é um forte indutor de El Niño.

 

IMG_2433.thumb.JPG.57a70a3a75537db12283094a429414f2.JPG

 

Difícil crer no Molion. Também está difícil crer num inverno frio nesse 2017.

Link to comment
Share on other sites

Gurizada, o Oceano Índico está com vastas anomalias negativas na sua porção Equatorial, ao passo que o Pacífico está aquecido na sua porção mais a oeste. Isso está induzindo a um desabamento da SOI (bateu -35), o que também é um forte indutor de El Niño.

 

Difícil crer no Molion. Também está difícil crer num inverno frio nesse 2017.

 

São indicativos que podemos ter um IOD positivo.

 

Em atenção ao Ronaldo...Chifre da África.

 

========

 

No momento NEUTRÃO:

 

Niño 4 0.0ºC

Niño 3.4 0.2ºC

Niño 3 0.7ºC

Niño 1+2 0.5ºC

 

==========

 

Estamos em plena cortina da imprevisibilidade da Primavera (HN).

 

Então, apenas acompanhando semana por semana.

 

===========

 

Já deve estar nos radares dos modelos intensa atividade da MJO em breve. (característica da neutralidade plena).

 

Normalmente tais ''trancos'' na atmosfera conduzem a mudança do padrão reinante por um período relativamente prolongado (20 a 40 dias).

 

Vamos indo.

Link to comment
Share on other sites

Pô Mafili, pela tendência deste gráfico, tá pintando realmente um El nino na primavera!

 

Pra mim tá é o samba do gráfico doido. Sabor agridoce amarzedo. :good2:

 

quote="LuluBros"]

Pô Mafili, pela tendência deste gráfico, tá pintando realmente um El nino na primavera!

 

Pra mim tá é o samba do gráfico doido. Sabor agridoce amarzedo. :good2:

 

Parece que a previsão de El Niño em ABRIL ''furou'' ou como se dizia no BAZ antigamente PNEU.

 

ENSO neutral, but tropical Pacific waters continue to warm

The El Niño–Southern Oscillation (ENSO) remains neutral. However the Bureau's ENSO Outlook is currently at El Niño WATCH, meaning there is around a 50% chance—twice the normal likelihood—of El Niño developing in 2017.

Tropical Pacific sea surface temperatures (SSTs) have warmed since the start of the year. SSTs in the central tropical Pacific are now 0.5 °C warmer than average, still below the +0.8 °C threshold for El Niño levels. Atmospheric indicators of ENSO remain firmly neutral, although the Southern Oscillation Index (SOI) has returned to negative values over the past fortnight.

International climate models suggest the tropical Pacific Ocean is likely to continue warming in the coming months, though in recent weeks some models have reduced the expected extent of warming. Five of eight models indicate that sea surface temperatures will exceed El Niño thresholds during the second half of 2017; a reduction of two models since the last Wrap-Up release. It should be noted that models have lower accuracy at this time of year.El Niño is often, but not always, associated with below average winter–spring rainfall over eastern Australia. Of the 27 El Niño events since 1900, 18 resulted in widespread dry conditions for parts of Australia.

The Indian Ocean Dipole (IOD) is currently neutral. Four out of six climate models suggest a positive IOD is likely during winter. When a positive IOD coincides with El Niño, the typical El Niño dry signal expands, and generally stretches further west over eastern and central Australia.

Link to comment
Share on other sites

Pô Mafili, pela tendência deste gráfico, tá pintando realmente um El nino na primavera!

 

Caco, acho que não enxergamos a mesma coisa no gráfico! A linha média do ensemble mostra situação neutra na primavera, sem contar que a maioria dos membros vai "descendo" a cada previsão.

 

Como bem disse Mafili, "ao sabor do vento..."

 

Veremos a partir de julho como será essa dança!

Link to comment
Share on other sites

Pô Mafili, pela tendência deste gráfico, tá pintando realmente um El nino na primavera!

 

Caco, acho que não enxergamos a mesma coisa no gráfico! A linha média do ensemble mostra situação neutra na primavera, sem contar que a maioria dos membros vai "descendo" a cada previsão.

 

Como bem disse Mafili, "ao sabor do vento..."

 

Veremos a partir de julho como será essa dança!

 

Sim, sim! Juro que fiquei uns 2 minutos tentando acompanhar a tendência do gráfico com um olho e, com o outro olho, as data de referência em cima. Tinha uma dificuldade tremenda...!!! E acabei invertendo as datas.

 

Realmente, com o decorrer do tempo a linha da tendência "vai descendo" para uma situação "neutra" na primavera. Que ótimo!

 

Ponto para o Mafili e Molion por enquanto. Que esta tendência continue!

Link to comment
Share on other sites

Sim, sim! Juro que fiquei uns 2 minutos tentando acompanhar a tendência do gráfico com um olho e, com o outro olho, as data de referência em cima. Tinha uma dificuldade tremenda...!!! E acabei invertendo as datas.

 

Realmente, com o decorrer do tempo a linha da tendência "vai descendo" para uma situação "neutra" na primavera. Que ótimo!

 

Ponto para o Mafili e Molion por enquanto. Que esta tendência continue!

 

Sim, é difícil mesmo acompanhar data e gráfico ao mesmo tempo!

Link to comment
Share on other sites

Calma.

Já estamos em Maio.

Metade da cortina de imprevisibilidade transposta.

O Sol "subindo" no horizonte do hemisfério Norte.

Aquecimento nas complicadas correntes do imenso Pacífico Norte, novas distribuições dos campos de pressão...enfim, novos parâmetros.

Nova temporada de furacões no Atlântico a partir de 01 de Junho.

Agora, previsão de El Nino para Abril e suas consequências para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul olhando modelos e atribuindo qualidades de "previsão" a um pretenso El Nino essa furou...Pneu.

 

Vamos acompanhando.

 

Abs

Link to comment
Share on other sites

Calma.

Já estamos em Maio.

Metade da cortina de imprevisibilidade transposta.

O Sol "subindo" no horizonte do hemisfério Norte.

Aquecimento nas complicadas correntes do imenso Pacífico Norte, novas distribuições dos campos de pressão...enfim, novos parâmetros.

Nova temporada de furacões no Atlântico a partir de 01 de Junho.

Agora, previsão de El Nino para Abril e suas consequências para Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul olhando modelos e atribuindo qualidades de "previsão" a um pretenso El Nino essa furou...Pneu.

 

Vamos acompanhando.

 

Abs

 

Hj aprendemos que 90% chances não são 100% de chances.

Link to comment
Share on other sites

Como podemos ver nesse grafico , as linhas vermelhas indicam as saidas mais antigas , as azuis indicam as mais novas , fica evidente que a linha azul das saídas mais recentes indicam uma tendencia de neutralidade

 

[attachment=0]nino34SeaE120.gif[/attachment]

 

Antes certeza de El Niño. Hoje boas chances de neutralidade ou Niño fraco. Em breve boas chances de La Niña ?

Link to comment
Share on other sites

Como podemos ver nesse grafico , as linhas vermelhas indicam as saidas mais antigas , as azuis indicam as mais novas , fica evidente que a linha azul das saídas mais recentes indicam uma tendencia de neutralidade

 

[attachment=0]nino34SeaE120.gif[/attachment]

 

Antes[highlight=yellow] certeza[/highlight] de El Niño. Hoje boas chances de neutralidade ou Niño fraco. Em breve boas chances de La Niña ?

 

Talvez daí a indignação do Mr. Mafili com alguns institutos que já davam como certo o El Nino. Estamos falando em probabilidades e, principalmente, em algo dinâmico.

 

Hoje, a tendência caminha para uma neutralidade. Daqui algumas semanas pode mudar. Vamos monitorando.

Link to comment
Share on other sites

Caco, e se o Molion acertar e der La Niña ? Já pensou que zebra ? Seria como a Ponte Preta virar o jogo contra o Timão lá na Arena Corinthians. Vamos monitorando.

 

Renan, para mim, a probabilidade da Ponte virar é 0%. Agora, o Molion têm seus argumentos... ele não está "inventando" nada. Não sei se ele afirmou categoricamente "Vai ter La Nina". Se afirmou, acho errado. Se falou em maiores chances de ocorrer La Nina por este é aquele motivo na visão dele, tudo bem.

 

O que eu entendi do Mafili foi o de indignar-se com a pretensão de se já anunciar um El Nino para a primavera com ainda muita "água para rolar", coisa midiática, de causar impacto; para não falar em irresponsabilidade.

Link to comment
Share on other sites

Caco, e se o Molion acertar e der La Niña ? Já pensou que zebra ? Seria como a Ponte Preta virar o jogo contra o Timão lá na Arena Corinthians. Vamos monitorando.

 

Renan, para mim, a probabilidade da Ponte virar é 0%. Agora, o Molion têm seus argumentos... ele não está "inventando" nada. Não sei se ele afirmou categoricamente "Vai ter La Nina". Se afirmou, acho errado. Se falou em maiores chances de ocorrer La Nina por este é aquele motivo na visão dele, tudo bem.

 

O que eu entendi do Mafili foi o de indignar-se com a pretensão de se já anunciar um El Nino para a primavera com ainda muita "água para rolar", coisa midiática, de causar impacto; para não falar em irresponsabilidade.

 

:good2: :good: :clapping:

Link to comment
Share on other sites

Contudo, deixo a todos uma dúvida a respeito do infográfico interessante da correlação entre ENSO e atividade solar:

 

A apresentação mostra um El Niño em 2014/15 inferior aos anteriores. Mas este último não foi ''o maior já registrado''??? :russian:

Link to comment
Share on other sites

Contudo, deixo a todos uma dúvida a respeito do infográfico interessante da correlação entre ENSO e atividade solar:

 

A apresentação mostra um El Niño em 2014/15 inferior aos anteriores. Mas este último não foi ''o maior já registrado''??? :russian:

 

Parece-me que 14/15 foi "pau a pau com 97/98"; depois veio 82/83, se não me engano...

Link to comment
Share on other sites

Contudo, deixo a todos uma dúvida a respeito do infográfico interessante da correlação entre ENSO e atividade solar:

 

A apresentação mostra um El Niño em 2014/15 inferior aos anteriores. Mas este último não foi ''o maior já registrado''??? :russian:

 

Parece-me que 14/15 foi "pau a pau com 97/98"; depois veio 82/83, se não me engano...

 

É exatamente isso, Caco. O gráfico a seguir mostra exatamente isso:

 

kexgll.jpg

 

Nesse caso, o infográfico postado anteriormente dá a entender uma escala decrescente na intensidade das ocorrências de El Niño. E isso não bate com a realidade.

Link to comment
Share on other sites

Contudo, deixo a todos uma dúvida a respeito do infográfico interessante da correlação entre ENSO e atividade solar:

 

A apresentação mostra um El Niño em 2014/15 inferior aos anteriores. Mas este último não foi ''o maior já registrado''??? :russian:

 

Pessoal, acho que vocês confundiram! O gráfico mostra apenas a atividade de manchas solares, os dados de ENSO estão colocados por escrito encima da data que ocorreram, pra mostrar que sempre ocorrem em sequencia.

 

Como a atividade de manchas solares está caindo devido o fim do atual ciclo de Gleissberg, por isso que a cada onda o valor é menor! Abaixo segue o gráfico das manchas solares para vocês verem:

 

wolfmms.png

Link to comment
Share on other sites

Contudo, deixo a todos uma dúvida a respeito do infográfico interessante da correlação entre ENSO e atividade solar:

 

A apresentação mostra um El Niño em 2014/15 inferior aos anteriores. Mas este último não foi ''o maior já registrado''??? :russian:

 

Pessoal, acho que vocês confundiram! O gráfico mostra apenas a atividade de manchas solares, os dados de ENSO estão colocados por escrito encima da data que ocorreram, pra mostrar que sempre ocorrem em sequencia.

 

Como a atividade de manchas solares está caindo devido o fim do atual ciclo de Gleissberg, por isso que a cada onda o valor é menor! Abaixo segue o gráfico das manchas solares para vocês verem:

 

wolfmms.png

 

Obrigado pela colaboração, Flávio!

 

Embora o infográfico me parece que dá a entender uma ''redução'' gradativa na manifestação do El Ninõ, o que de fato não ocorreu.

Link to comment
Share on other sites

 

Obrigado pela colaboração, Flávio!

 

Embora o infográfico me parece que dá a entender uma ''redução'' gradativa na manifestação do El Ninõ, o que de fato não ocorreu.

Eu entendi que o gráfico mostra apenas redução gradativa dos ciclos de Schwabe (manchas solares). Os Niños e Niñas só foram colocados pra mostrar a relação com a atividade do Sol, foram apenas digitados encima das curvas para mostrar em que ponto da atividade solar ocorriam...

Link to comment
Share on other sites

Como novo aquecimento na região de ENSO vamos iniciando o inverno climático! Ê beleza!!

 

Leitura lançada hoje - variação em relação a semana anterior

 

Nino 1+2: +1.0 (+0,2oC)

Nino 3: +0.6 (+0,1oC)

Nino 3.4: +0.5 (+0,0oC)

Nino 4: +0.4 (+0,1oC)

 

As chances de el nino diminuíram bastante

 

 

Você quer dizer, as chances de agravamento do Menino né?

Porque se considerarmos o post do Caio César, já estamos em Niño, só que suave.

Link to comment
Share on other sites

  • Rodolfo Alves changed the title to Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO) 2016-2020
  • Augusto Göelzer featured this topic
  • Rodolfo Alves unpinned and unfeatured this topic
Guest
This topic is now closed to further replies.
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site, you agree to our Guidelines.