Jump to content
Brasil Abaixo de Zero
Rodolfo Alves

Monitoramento e Previsão Climática (ENSO/SST/AAO/PDO)

Recommended Posts

Em 09/01/2019 em 10:12, Ivan disse:

Renan, em 2013 passei o mês de Janeiro em Puerto Montt (sul do Chile), 40°S.

Peguei temperaturas entre 4°C e 15°C com bastante sol e vento gelado de Sul constante. 

Eu adorei, pois me senti no inverno uruguaio em pleno Janeiro. Hahaha 

Por lá a sensação de todos é que está cada vez mais frio.

A cidade fica na beira do Pacífico. 

Um amigo que mora lá diz que as pessoas reclamam o tempo todo que não existe verão. 

Olha o verão por lá, dados de agora.

Screenshot_20190109-110700.png

Na costa oeste da América do Sul tem uma grande área entre as latitudes 20 e 40S que muitas vezes está muito abaixo da média, justamente na região dessa cidade; mais ao sul as águas estão aquecidas, enfraquecendo as altas polares de adentrarem o continente pela Patagônia, o que acaba por alimentar o bloqueio atmosférico do lado de cá.

• Like 1
  • Sad 1

Em 09/01/2019 em 09:46, Renan disse:

É verdade. Por sinal, você reparou que o oceano Atlântico tem ficado muito mais tempo aquecido do que resfriado nos últimos anos ? Isso com certeza está impactando no rigor do verão.

Renan, a ZCAS virou raridade nos últimos verões, ASAS um padrão para a nossa latitude. Nossos verões estariam sofrendo uma mudança climatológica? 

• Like 1

32 minutos atrás, Ivan disse:

Renan, a ZCAS virou raridade nos últimos verões, ASAS um padrão para a nossa latitude. Nossos verões estariam sofrendo uma mudança climatológica? 

Vamos esperar mais uns 20 anos para ter certeza. Por hora, uma flutuação bizonha, porém impossível de saber se já aconteceu em algum passado remoto.

• Like 1

Em 11/01/2019 em 14:23, Renan disse:

Vamos esperar mais uns 20 anos para ter certeza. Por hora, uma flutuação bizonha, porém impossível de saber se já aconteceu em algum passado remoto.

Ate o mês passado tava tudo indo bem, tanto é que algumas estações aki passaram de 400 mm e tivemos uma super onda de frio além da de calor.

Posso lembrar inclusive da chuva de inverno que surpreendeu e da primavera que tb não desapontou com granizo severo e rajadas de quase 100 km/h.

Janeiro cagou tudo.

Edited by HenriqueBH
  • Like 2

Em 12/01/2019 em 20:09, HenriqueBH disse:

Ate o mês passado tava tudo indo bem, tanto é que algumas estações aki passaram de 400 mm e tivemos uma super onda de frio além da de calor.

Posso lembrar inclusive da chuva de inverno que surpreendeu e da primavera que tb não desapontou com granizo severo e rajadas de quase 100 km/h.

Janeiro cagou tudo.

Concordo!

Por gentileza, peço que foquem as conversas no tema do tópico.

Assuntos não relacionados ao tema, estarão sujeitas a remoção por parte da Administração do BAZ.

Obrigado! 

• Like 4

Passamos do momento mais propício ao fortalecimento do El Niño e ele não veio, embora esse longo período de "quase El Niño" tenha impactado de alguma forma, quase como um Modoki.

Quanto ao Atlântico Sul, segue a bizarra "anaconda infernal" 🤣

Resta saber se ficaremos nessa neutralidade "positiva" para então de fato vir um Niño 2019-20 ou se mergulharemos em TSM negativa e daremos boas-vindas a La Niña!

Ps: fiquem de olho as águas frias que surgem na região do canal do Panamá, essa área costuma disparar processos!

nino34.png

cdas-sflux_ssta_samer_1.png

Edited by Flavio Feltrim
  • Like 7
  • Thanks 2

46 minutos atrás, Flavio Feltrim disse:

Passamos do momento mais propício ao fortalecimento do El Niño e ele não veio, embora esse longo período de "quase El Niño" tenha impactado de alguma forma, quase como um Modoki.

Quanto ao Atlântico Sul, segue a bizarra "anaconda infernal" 🤣

Resta saber se ficaremos nessa neutralidade "positiva" para então de fato vir um Niño 2019-20 ou se mergulharemos em TSM negativa e daremos boas-vindas a La Niña!

Ps: fiquem de olho as águas frias que surgem na região do canal do Panamá, essa área costuma disparar processos!

nino34.png

cdas-sflux_ssta_samer_1.png

Espero que este el niño não aconteça, será melhor a neutralidade do que ele, assim poderemos ter chuvas dentro da normalidade e temperaturas na média.

O Atlântico está comandando completamente o padrão do verão em boa parte do país.

1 hora atrás, Flavio Feltrim disse:

Com processos você diz La Nina?

• Thanks 1

6 minutos atrás, Renan disse:

O Atlântico está comandando completamente o padrão do verão em boa parte do país.

O Atlântico por vezes pode até anular os efeitos sobre o clima do Pacífico, dependendo a intensidade das suas anomalias, agora estamos tendo um verão insuportável por causa dele.

Em 1997, mesmo com o el niño mais intenso desde o início dos registros, em junho daquele ano houve uma massa polar continental intensa que provocou muita chuva na maior parte do Brasil e frio até no oeste da Bahia, isso com um cavado sobre o Sudeste. 

• Like 3

Existe histórico de TSM do Atlântico assim como há do Pacífico ? Queria fazer umas correlações com a temperatura média registrada na minha cidade.

• Like 1

10 horas atrás, Renan disse:

Existe histórico de TSM do Atlântico assim como há do Pacífico ? Queria fazer umas correlações com a temperatura média registrada na minha cidade.

Uma questão que me intriga desde 2015: é o bloqueio em 500 hPa que começa a gerar TSM mais alta que o normal no Atlântico ou ela é que gera o bloqueio?

Que existe um feedback positivo fdp entre os dois processos, disso já estou ciente.

Mas minha dúvida é: o que inicia esse processo maligno?

• Like 1

6 horas atrás, LuluBros disse:

Uma questão que me intriga desde 2015: é o bloqueio em 500 hPa que começa a gerar TSM mais alta que o normal no Atlântico ou ela é que gera o bloqueio?

Que existe um feedback positivo fdp entre os dois processos, disso já estou ciente.

Em alguns casos o bloqueio em 500mb se forma no Pacífico sul, impedindo o avanço das frentes frias de lá para o Atlântico, isso acaba por fortalece a ASAS sobre o Brasil, pois há poucos sistemas frontais para impelir a alta para o oceano, daí surgem as anomalias positivas nos dois oceanos. Em outros casos, a própria circulação no Pacífico Equatorial, em padrão el niño, ocasionando uma subsidência sobre o Nordeste brasileiro, essa massa de ar seco pode se juntar a ASAS secando a atmosfera.

O problema é que nem sempre o Pacífico é mais influenciador, no verão 2014-2015 da costa do Peru as águas estavam levemente mais frias do que o normal, porém a ASAS ganhou força em janeiro por duas semanas. 

• Like 2

15 horas atrás, LuluBros disse:

A atual anomalia positiva da TSM no Atlântico parece ter vindo DEPOIS que começaram esses dias mais quentes, portanto, não parece ser a causadora (ou pelo menos está retroalimentando)... mas preciso analisar com mais profundidade!

• Like 1

Meteorologia Australiana já rebaixou o el niño, de estado de alerta para atenção. Interessante é que uma bolha fria vem tomando conta das águas em profundidade na região do pacífico equatorial, poderemos ter surpresas nos próximos meses.

20190122.tao_sub_surface.thumb.png.f82e314b0d67b82ff6d755a549a3647b.png

20190122.sub_surface_anom.thumb.png.2475353d01fa3db0dcfe2f7c63409f1f.png

• Like 3

2 horas atrás, Flavio Feltrim disse:

A atual anomalia positiva da TSM no Atlântico parece ter vindo DEPOIS que começaram esses dias mais quentes, portanto, não parece ser a causadora (ou pelo menos está retroalimentando)... mas preciso analisar com mais profundidade!

As anomalias positivas do Atlântico se intensificaram em dezembro, mesmo que não estejamos oficialmente num el niño, já foi suficiente para aumentar a influência da ASAS sobre o Brasil, no Pacífico as anomalias dão a entender que recentemente estamos num el niño Modoki de média intensidade, na prática ocasiona menos danos do que num el niño clássico. 

• Like 1

1 hora atrás, Augusto Goelzer disse:

Meteorologia Australiana já rebaixou o el niño, de estado de alerta para atenção. Interessante é que uma bolha fria vem tomando conta das águas em profundidade na região do pacífico equatorial, poderemos ter surpresas nos próximos meses.

20190122.tao_sub_surface.thumb.png.f82e314b0d67b82ff6d755a549a3647b.png

20190122.sub_surface_anom.thumb.png.2475353d01fa3db0dcfe2f7c63409f1f.png

O Pacífico está volátil desde o meio do ano passado; este atraso na configuração do el nino está prejudicando as chuvas agora no Sudeste e causando transtornos no RS. Este cenário confuso, mantendo está configuracão de águas quentes/frias poderá permanecer durante o outono.

• Like 1

5 horas atrás, Flavio Feltrim disse:

O Aleff Matos é a favor da teoria da retroalimentação. 

• Like 1

12 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

O Pacífico está volátil desde o meio do ano passado; este atraso na configuração do el nino está prejudicando as chuvas agora no Sudeste e causando transtornos no RS. Este cenário confuso, mantendo está configuracão de águas quentes/frias poderá permanecer durante o outono.

Concordo, essa situação indefinida não tem sido interessante e deixa tudo muito irregular! Ora o comportamento lembra El Niño, ora neutralidade...

12 horas atrás, klinsmannrdesouza disse:

As anomalias positivas do Atlântico se intensificaram em dezembro, mesmo que não estejamos oficialmente num el niño, já foi suficiente para aumentar a influência da ASAS sobre o Brasil, no Pacífico as anomalias dão a entender que recentemente estamos num el niño Modoki de média intensidade, na prática ocasiona menos danos do que num el niño clássico. 

Tenho minhas dúvidas até mesmo quanto a estarmos em um Modoki... mas é fato que esse cenário de quase El Niño tem sua influência.

• Like 1
  • Thanks 1

Em 11/01/2019 em 14:23, Renan disse:

COM CERTEZA JÁ OCORREU E OUTRAS MAIS BIZARRAS ACONTECERÃO.

NEUTRALIDADE É ISTO, EXCESSO DE CHUVA, FALTA, CALOR, FRIO, FICA INDEFINIDO O COMPORTAMENTO, UMA BOMBA PARA O QUE DIZER A FRENTE.

• Like 1

Em 25/01/2019 em 13:41, coutinho disse:

COM CERTEZA JÁ OCORREU E OUTRAS MAIS BIZARRAS ACONTECERÃO.

Totalmente de acordo!

1 hora atrás, Flavio Feltrim disse:

Disparar processos tipo isso:

Nina.png

Poderia manter essas anomalias negativas até julho, assim teríamos um bom outono/inverno.